segunda-feira, fevereiro 21, 2022

Paulo Câmara participa do lançamento da pré-candidatura de Danilo Cabral a governador




O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (21.02), do lançamento da pré-candidatura do deputado federal Danilo Cabral a ao Governo de Pernambuco. O evento ocorreu no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, e contou com a participação da cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB), além de dirigentes de outras legendas que compõem a Frente Popular de Pernambuco.

“Danilo tem experiência no parlamento e no Executivo, mas, sobretudo, além da capacidade já testada e aprovada, ele tem a sensibilidade social e os princípios que a Frente Popular sempre defendeu. Nós precisamos muito dessa união de virtudes, que também é capaz de unir pessoas”, declarou Paulo Câmara.

Durante seu discurso, o governador destacou ainda a importância da inserção de Pernambuco no cenário político nacional. “Tudo que aconteceu no País nos últimos anos afetou a vida dos Pernambucanos. Então, essa discussão tem que existir, e não vamos nos omitir. Seguiremos debatendo, sabendo que Pernambuco pode andar melhor e fazer mais se tivermos um governo federal comprometido. Vamos fazer isso aqui, com Danilo, e apoiar também a candidatura do presidente Lula”, pontuou.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Petrolândia: Confira calendário para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde: Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19

 

Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, nos horários manhã e tarde, de 21 a 25 de fevereiro de 2022. Confira mais abaixo.

ATENÇÃO!
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Escrivã da Polícia Civil morre em acidente de trânsito na Bahia

Agaracy Vasconcelos tinha 57 anos e atuava na 14ª Coorpin, em Irecê — Foto: Reprodução/TV São Francisco

A escrivã da Polícia Civil da Bahia Agaracy de Cerqueira Vasconcelos, 57 anos, morreu em um acidente de trânsito na BA-052, em um trecho próximo à cidade de Mundo Novo, no norte do estado. O caso ocorreu na tarde de domingo (20), na localidade conhecida como Estrada do Feijão.

De acordo com testemunhas, ela retornava de Feira de Santana quando aconteceu o acidente. Não há detalhes sobre o que provocou a ocorrência. Em imagens registradas pelos agentes que removeram o corpo, é possível verificar que o veículo estava com a parte frontal destruída.

Floresta/PE: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana; Agende sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada em Floresta, no Sertão de Pernambuco, sediada na Rua Capitão Olímpio de Menezes, 63, divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana, de 21 a 25/02/2022; Confira acima.


A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Jatobá/PE: Fábio Santana Carvalho (Fabinho de Seu Firmino) morre em capotamento na AL-220, zona rural de Girau do Ponciano



Imagem divulgação/Portal Jatobá

Saída de pista seguida de capotamento deixa motorista morto na AL-220, zona rural de Girau do Ponciano — Foto: Divulgação/BPRv

Faleceu na manhã deste domingo (20/02), o jovem Fábio Santana Carvalho, popularmente conhecido como “Fabinho de Seu Firmino“, natural da cidade de Jatobá/PE

Ele morreu em um capotamento na rodovia AL-220. Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o condutor seguia viagem sentido Olho D'água das Flores, mas o carro saiu da pista e capotou no Povoado Maria Margarida, na zona rural de Girau do Ponciano.

De acordo com o BPRv, o motorista Fábio Santana de Carvalho, de 35 anos, estava sem cinto de segurança, e morreu dentro do veículo.

Testemunhas contaram à polícia que havia uma pessoa no banco do passageiro, que ficou ferida e foi socorrida para a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

O jovem é de uma família muito respeitada na cidade de Jatobá, onde muitos tinha Fabinho como um homem de grande coração, que sempre estava disposto a ajudar a todos que faziam parte do seu círculo de amizades.

O sepultamento estava prevista para acontecer na manhã desta segunda-feira (21) no cemitério de Jatobá

Com informações do G1 AL e Portal Jatobá



Filho de vereadora na Paraíba morre aos 19 anos após ser atingido com tiro de espingarda

Matheus José Ferreira Policarpo foi atingido com um tiro na coxa quando saía de casa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco 

O filho de uma vereadora da cidade de Lagoa Seca, Região Metropolitana de Campina Grande, morreu após ser atingido com um tiro na coxa, quando saía de casa na noite de sábado (19). Matheus José Ferreira Policarpo, de 19 anos, era filho da vereadora Maria José Policarpo, conhecida como Zezé da Verdura.

De acordo com a Polícia Civil, que está investigando o caso, o rapaz passou um ano no Rio de Janeiro e teria retornado à cidade natal poucos dias antes do acontecimento. Matheus estava saindo de casa de moto quando foi atingido por um tiro de espingarda na coxa. Segundo a delegada do caso, Mercília Dantas, em entrevista ao JPB1, pessoas que estavam no local conseguiram ver uma pessoa atirando.

Ele chegou a ser socorrido para o Hospital de Campina Grande, mas não resistiu ao ferimento.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima não tem antecedentes criminais. A delegada afirmou também que não há registro de algum desentendimento envolvendo Matheus.

“A família não consegue informar pra gente se houve um problema entre ele depois que ele chegou do Rio, ou mesmo antes dessa viagem, já que ele passou um ano fora da Paraíba”.

Por G1 PB

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana; Agende sua consulta


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta semana, de 21 A 25/02/2022;

VEJA DIA E DATA NO QUADRO ACIMAAgende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Calcinha Preta suspende shows até dia 10 de março por causa da internação de Paulinha Abelha; cantora permanece na UTI com quadro neurológico inalterado


A banda Calcinha Preta anunciou nesta segunda-feira (21) a suspensão de todos os seus shows até o dia 10 de março, por causa da internação da vocalista Paulinha Abelha.

Paulinha é vocalista da banda ao lado de Silvânia Aquino, Bell Oliver e Daniel Diau.

Ela está internada em coma, com quadro neurológico grave, respirando com a ajuda de aparelhos e necessitando de diálise, segundo o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira.


A cantora mantém quadro o neurológico inalterado, sem sinais de instabilidade hemodinâmica, respirando com a ajuda de aparelhos e necessitando de diálise. Ela também permanece em processo de investigação clínica, segundo o último boletim médico divulgado ao meio dia desta segunda-feira (21) pelo hospital particular onde ela está internada em Aracaju.

Por G1

Petrolândia: Procura-se proprietário de cartão de crédito encontrado em frente ao Atacadão de Armando (Sanfrancisco)


Foi encontrado um cartão de crédito em frente ao Atacadão Sanfrancisco (Atacadão de Armando) na Av. Auspício Valgueiro de Barros, em nome de Entony A. Silva.

Pede-se a quem conhecer o proprietário do cartão, por favor, entrar em contato com o número (87) 9.9612-7439

Redação do Blog de Assis Ramalho

TCE aplica multa a ex-prefeito de Inajá/PE por funcionamento de lixão



A Segunda Câmara do TCE julgou irregular, na manhã da última quinta-feira (17), o objeto de uma Auditoria Especial realizada no município de Inajá, no exercício financeiro de 2020. O processo (nº 21100213-6), de relatoria do conselheiro Carlos Neves, apurou mais um caso de destinação inadequada de resíduos sólidos, responsabilizando o ex-prefeito Adilson Timoteo Cavalcante.

Com o objetivo de examinar os serviços de limpeza urbana com foco na coleta e deposição dos Resíduos Sólidos Domiciliares, a equipe técnica do TCE realizou inspeções no município e analisou documentação referente ao assunto, com vistas a apurar a qualidade da prestação dos serviços e a legalidade do local de destinação.

Segundo o relatório de auditoria, somente parte dos resíduos sólidos do município é despejada em local adequado, o Aterro Sanitário de Ibimirim. O restante é jogado num “lixão” ainda ativo em Inajá. A disposição inadequada dos resíduos ocasiona graves danos ao meio ambiente e à saúde dos cidadãos. Essa conduta é tipificada como crime ambiental na Lei nº 9.605/1998.

A prática também fere o disposto na Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), proibindo a destinação dos resíduos sólidos a céu aberto, e a utilização de rejeitos de alimentação, catação e fixação de habitações temporárias. De acordo com o voto do relator, “a PNRS estabeleceu a obrigatoriedade da correta disposição dos resíduos sólidos em 2014, tendo o responsável pela irregularidade findado o seu mandato em 2020 sem cumprir a determinação legal”.

Apesar de o prazo de adequação para os municípios com menos de 50 mil habitantes ter sido prorrogado para 2024, o ex-prefeito Adilson Timoteo Cavalcante não chegou a tomar qualquer providência para desativar o “lixão”. Sendo assim, o gestor foi punido com uma multa no valor de R$ 9.813,00, decisão que ainda cabe recurso.

ll ATUAÇÃO ll

O Tribunal de Contas do Estado possui um importante papel na promoção da transparência e de um maior controle social na destinação dos resíduos sólidos. Desde 2014, realiza a divulgação de um diagnóstico anual, monitorando o cumprimento, por parte das prefeituras, das ações propostas pela PNRS. No próximo mês de março, o TCE participará da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol) no Recife, contribuindo para o aprofundamento do tema “A gestão de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/02/2022
TCE-PE

Segurados do INSS têm direito de receber juros sobre pagamentos de benefícios em atraso



A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em 1.755.859 pessoas, segundo informações do órgão em resposta ao questionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demora na concessão de benefícios previdenciários e assistenciais. O maior número de requerimentos é de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoa portadora de deficiência de baixa renda, com 757.566 pedidos; seguido de aposentadorias (519.465), que o órgão não detalhou quais são, e salário-maternidade (179.819). O que muitos segurados não sabem é que o INSS tem que pagar juros sobre os valores atrasados, quando o pagamento é finalmente liberado.

Isso ocorre porque, após um acordo fechado entre o governo e o Ministério Público Federal (MPF) e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2021, o INSS pode demorar de 30 a 90 dias para analisar pedidos de benefícios. Há ainda mais dez dias para tramitação do pedido na Central de Análise Emergencial de Prazo (Cemer). Após esse período, o instituto é obrigado a pagar os atrasados com juros, além da correção monetária. Esse dinheiro deve vir corrigido já no primeiro pagamento do benefício.

Apesar do acordo homologado no STF, o que se vê são prazos não cumpridos. No caso de aposentadoria por tempo de contribuição, em dezembro de 2021, segundo a resposta do INSS ao Supremo, a demora estava em 113 dias. No caso de auxílio-doença com documento médico, o benefício estava saindo com 209 dias, mas o limite são 45 dias

Caixa paga hoje (21) Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 6



A Caixa Econômica Federal paga hoje (21) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

Polícia investiga morte de empresário em Garanhuns; corpo foi encontrado dentro de casa


Corpo de Ademir Galindo foi encontrado dentro de casa, em Garanhuns — Foto: Agreste Violento/Divulgação

A Polícia Civil está investigando a morte do empresário Ademir Galindo César, de 48 anos, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O corpo dele foi encontrado dentro de casa, no bairro do Magano, no domingo (20).

De acordo com a polícia, o corpo de Ademir foi encontrado em estado de decomposição. Há a suspeita de que o homem tenha tirado a própria vida.

O Instituto de Criminalística (IC) realizou uma perícia no local e o corpo do empresário foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.

Por G1 Caruaru

Confira manchetes dos principais jornais do país desta segunda-feira 21 de fevereiro de 2022

 

Petrolândia: Farmácia 2 Irmãos [Farmácia de Anselmo], na saúde sua melhor opção!

 


Petrolândia e região conta com a competencia da equipe qualificada da Farmácia 2 Irmãos.

A Farmácia de Anselmo, como é também conhecida, funciona de segunda a sábado, das 7h00 às 20h20, com completo sortimento de medicamentos, aplicação de injeções e aferição gratuita de pressão arterial.

A organização da Farmácia 2 Irmãos é de Anselmo Gomes dos Santos, farmacêutico reconhecido com vários prêmios de pesquisas de opinião pública.

A Farmácia 2 Irmãos está localizada na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, 43 - Centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: 3851-1529.

FARMÁCIA 2 IRMÃOS
NA SAÚDE SUA MELHOR OPÇÃO!

Flamengo desembarca no Rio de Janeiro após derrota nos pênaltis para o Atlético-MG na Supercopa do Brasil

Gabigol desembarca no Galeão após Flamengo perder o título da Supercopa — Foto: André Durão/ge

Vitinho no desembarque do Flamengo — Foto: André Durão/ge

David Luiz, Andreas e Pedro no desembarque do Flamengo — Foto: André Durão/ge

Léo Pereira deixa o aeroporto do Galeão após Flamengo perder o título da Supercopa — Foto: André Durão/ge

Flamengo retornou ao Rio de Janeiro na noite deste domingo após perder a Supercopa do Brasil para o Atlético-MG nos pênaltis. A segurança no aeroporto do Galeão estava reforçada, mas o desembarque foi tranquilo. Cerca de 20 seguranças do Flamengo, além de seguranças do aeroporto e uma viatura da Polícia Militar estavam no local.

Abatidos, os jogadores deixaram o aeroporto em carros particulares, e não havia torcedores na área da saída dos atletas.

O voo do Flamengo estava previsto para chegar ao aeroporto às 23h55 (de Brasília), mas a aeronave fez o pouso cerca de 20 minutos antes. Os jogadores não falaram com a imprensa no desembarque.

O Atlético-MG venceu o Flamengo nas penalidades por 8 a 7 neste domingo, após empate por 2 a 2 no tempo normal, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Rubro-Negro teve quatro chances de fechar a disputa, mas perdeu todas elas. Na coletiva após o jogo, o técnico Paulo Sousa afirmou que o time precisa agora recuperar a "fome de títulos".

O Flamengo volta a campo na quarta-feira para encarar o Botafogo, às 20h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela oitava rodada do Campeonato Carioca.

Por Ronald Lincoln — Rio de Janeiro

Paulo Afonso (BA): Duas mortes comovem redes sociais durante o fim de semana


As causas foram diferentes e os dias também, eles não tinham afinidade, mas as mortes de Maria Isabel, 53 anos e do empresário Marcelino (Marcelo Celular) tiveram algo em comum: repercutiram nas redes sociais e comoveram Paulo Afonso, durante o final de semana.

Maria Isabel morava na Rua Tamandaré e morreu na noite do sábado (19). A causa da morte não foi divulgada, mas pessoas próximas da família informaram que ela passou mal ao se engasgar com um pedaço de carne.

Já Marcelino que tinha uma loja de componentes e conserto de celular na rua Padre Lourenço, no Bairro Tancredo Neves (BTN 2), foi encontrado morto na tarde deste domingo (20) no BTN. “Atrás de sorriso tão bonito se escondia uma tristeza né, infelizmente tirou sua vida, depressão não é brincadeira. Que Jesus receba ele de braços abertos”, disse um amigo ao lamentar a perda do empresário.

Outra amiga também se comoveu: “Vá com Deus, Marcelo. Que Ele te coloque em bom lugar. É muito triste a forma que vc se foi, sinto muito”.

PorRedação (pa4.com.br)