quinta-feira, 10 de maio de 2018

Petrolândia: Climagem informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (11)


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (13), a partir das 09 horas.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente ao MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


São Paulo/Petrolândia: Corinthians enfrenta Vitória na Copa do Brasil no Itaquerão com a presença do petrolandense Ivanildo (Tuí)


No início da noite desta quinta-feira (10), o Corinthians entra em campo pelo duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil 2018. Na Arena Corinthians (Itaquerão), o Timão recebe o Vitória, às 19h30.

A partida será prestigiada pelo desportista petrolandense Ivanildo Vieira do Nascimento, o popular Tuí.

De férias, em passeio por São Paulo, onde visita parentes, com certeza ele vai dá uma secadinha no Coringão - pois seu time do coração é o Santos F.C.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Sepultamento de Nivalda 'de Seu Lon' será realizado na tarde desta sexta às 16h00; corpo está sendo velado na residência da família


A família enlutada comunica que o sepultamento do corpo Nivalda Maria de Souza, mais conhecida por Nivalda de seu Lon relojoeiro, será realizado às 160h00 desta sexta-feira (11), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

O velório está sendo realizado na residência de sua mãe, na rua da Matriz, no centro de Petrolândia.

Funcionária pública aposentada, Nivalda faleceu nesta quinta-feira (10) no Recife em decorrência de CA. 

Nossas condolências à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Internet


Policial é morto a tiros durante tentativa de assalto em Caruaru


Um policial reformado foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no final da tarde desta quinta-feira (10) no bairro João Mota, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, dois homens teriam anunciado o assalto dentro de um supermercado quando a vítima teria reagido. O policial morreu no local.

Ainda segundo a PM, os suspeitos fugiram em seguida e até o momento desta publicação, não foram localizados. A Polícia Militar está em busca dos assaltantes.

Nas imagens é possível ver a movimentação na rua onde o crime aconteceu.

G1 Caruaru


Petrolândia: Correspondente bancário da Farmácia Central receber contas da CELPE com baixa de pagamentos na hora

 

A partir do início deste mês as casas lotéricas passaram a não mais receber pagamentos de contas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). No entanto, em Petrolândia, os clientes da CELPE continuam contando com o correspondente bancário do Banco do Brasil, instalado na Farmácia Central.

Também avisa que a baixa é feita automaticamente no momento em que o cliente efetua o pagamento do talão de conta na boca do caixa.

Além do recebimento de pagamento das contas de luz da Celpe, o  correspondente bancário do Banco do Brasil da Farmácia Central - com organização de Cid e Márcia - permite saques, depósitos e pagamentos de aposentadorias INSS/BB, além dos serviços de receber boletos bancários, contas da Compesa, telefone e também vende recarga de crédito de celular.

A excelente localização, no centro de Petrolândia, sempre foi o ponto forte do correspondente bancário Multiserviços do Banco do Brasil, franquia instalada na Farmácia Central, na rua Aureliano de Menezes, ao lado do Mercado Público.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Farmácia Central
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Ministro diz que vereador, policial militar e ex-PM estão entre os investigados no caso Marielle

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (Foto arquivo/BlogAR)

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta quinta-feira (10) que entre os investigados no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco estão o vereador Marcello Siciliano (PHS), um policial militar e o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo, que está preso acusado de chefiar uma milícia. Segundo o ministro, a investigação está chegando ao fim.

De acordo com informações obtidas pelo jornal "O Globo", uma testemunha contou à polícia que o vereador e o ex-PM queriam a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL). O vereador e o ex-policial militar negam participação no crime.

Durante entrevista concedida após a primeira reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção Social e Segurança Pública, o ministro foi indagado se os três estavam entre os investigados.

“Eu disse lá atrás que tudo apontava para as milícias, não estou dizendo que são esses especificamente. O que eu posso dizer é que esses e outros são investigados e que a investigação do caso Marielle está chegando à sua etapa final, e eu acredito que em breve nós devemos ter resultados”, disse o ministro.



Tacaratu: Escola Estadual Juazeiro é contemplada na III Conferência Estadual pelo Meio Ambiente (CEIJMA)




  

A Escola Estadual Juazeiro, situada no município de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, está novamente em destaque - Desta vez com a Professora Célia Maria e o aluno Wesley, morador da agrovila 04 bloco do 02, sendo escolhido em 2º lugar na III Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), promovida pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

O evento, que consiste na etapa estadual da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), do Ministério da Educação (MEC), reúniu 57 projetos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental de todo o Estado no Hotel Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá.

A abertura da III Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA) aconteceu na terça-feira ( 08). Na quarta-feira (09), último dia da III CEIJMA, foram divulgados os estudantes delegados e projeto que farão parte da delegação do Estado na etapa nacional da conferência do MEC, em Brasília, de 15 a 19 de junho.

Entre os selecionados, a professora Célia Maria e o aluno Wesley, da Escola Estadual Juazeiro, situada no município de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco.

A Escola de Tacaratu foi contemplada com O Projeto - Conservação e Preservação dos Recursos Hídricos e Meio ambiente

Na conferência nacional, a delegação de Pernambuco vai socializar, junto às delegações das demais as unidades federativas do Brasil, as experiências e pesquisas realizadas durante todas as etapas da CNIJMA.

Leia também
>Tacaratu/Petrolândia: No Caribe, merendeira Gilda Cordeiro, da Escola Juazeiro, fala sobre satisfação de participar do intercâmbio, antes do reality show na TV Escola

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Após ter requerimento rejeitado, vereador Jorge Viana critica duramente Presidente da Câmara

Jorge Lino Viana acusa colegas de curvarem-se ao Poder Executivo (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

A Câmara Municipal de Petrolândia realizou na noite dessa quarta-feira (09), a primeira sessão ordinária deste mês. Sob a presidência do vereador Delano Santos (PSB), a sessão registrou a presença dos vereadores, Joilton Pereira (PTB), Sílvio Rogério (SD), Toinho (SD), Louro do Vidro (PC do B), Zé Pezão (PTB), Professor Evaldo (PSD), Jorge Viana (PSL) e Nilson Pescador (PSDC).

Ausentes: Dedé de França (PSB) e Dr. Eudes Fonseca (PV).

Em seu pronunciamento, o vereador Jorge Viana teceu duras críticas ao presidente da Mesa Diretora, Delano Santos. ''Há dez anos que sou vereador e fico indignado com o procedimento que vem sendo tomado nessa casa'', disparou o edil, em referência a requerimento para solicitação de notas fiscais e contratos de processo licitatório, não aprovado pela Casa Legislativa.

''Aqui, vocês se ajoelham para o poder [executivo] municipal, atrás de meia dúzia de empregos, e esquecem do povo'', acrescentou Jorge Viana.

O vereador também não poupou críticas ao governo da prefeita Janielma Souza. Assista ao  pronunciamento de Jorge Viana, na íntegra, no vídeo abaixo. 


Os pronunciamentos dos demais vereadores, indicações, moção de pesar e demais assuntos tratados na sessão serão postadas em destaques individuais neste blog.

No final da reunião o presidente da Câmara, Delano Santos, anunciou a próxima reunião para o dia 30 de maio, às 19h00.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: Comunidade quilombola da Borda do Lago Negros de Betinho recebe visita de engenheiros da Codevasf



Cícero Abraão, Presidente da Associação Quilombola Borda do Lago da Agrovila 04 da Reta, divulga nota de agradecimento ao deputado federal Fernando Filho, e aos vereadores Delano Santos e Dedé de França.

Como foi prometido pelo deputado, a comunidade recebeu - nesta quarta-feira - a visita de dois  engenheiros da Codevasf, em busca de solucionar problema de abastecimento de água daquela região.

Confira a nota

Amigo Assis Ramalho! Após a vinda do deputado federal Fernando Filho e sua comitiva, junto com os vereadores Delano Santos e Dedé de França - e grupo de apoiadores -  a comunidade quilombola borda do lago Negros de Betinho, na agrovila 04 da reta ( 05 de maio), como prometido pelo deputado Fernando filho, recebemos a vista dos engenheiros da Codevasf os senhores Augusto e Leonardo. Na oportunidade eles estiveram na  comunidade para olhar o problema da nossa água, e solucionar o problema com a indicação de outro poço profundo para comunidade.

Queremos agradecer ao deputado Fernando Filho, que cumpriu com sua palavra, e aos vereadores Delano Santos e Dedé de França.

Leia também
Petrolândia: Fernando Filho faz entrega de trator e implementos agrícolas a comunidade quilombola da Borda do Lago Negros de Betinho

Cícero Abraão, Presidente da Associação Quilombola Borda do Lago.


Petrolândia: Morre Nivalda de Seu Lon; Sepultamento do corpo será nesta sexta, às 16h00


Notícias chegadas a nossa redação dão conta que faleceu nesta quinta-feira (10), no Recife, a funcionária pública aposentada Nivalda Maria de Souza, mais conhecida por Nivalda de seu Lon relojoeiro.

Ainda segundo as mesmas informações, Nivalda - ex-esposa de Domingos Sávio - teria sido diagnosticada, há poucos meses, com CA.

O velório está sendo realizado na residência de sua mãe, na rua da Matriz, no centro de Petrolândia.

O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira, às 16h00, no Cemitério São Francisco, nesta cidade.

Nossas condolências à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Internet


Fiocruz divulga nota contra flexibilização de lei sobre agrotóxicos


Em Nota Pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se posiciona de forma contrária ao Projeto de Lei 6299/02, que trata do registro de agrotóxicos no país, com votação prevista no Congresso Nacional na terça-feira (8/5). Para a Fundação, o projeto visa alterar em profundidade o Marco Legal sobre o tema (lei 7.802/1989), que negligencia a promoção da saúde e a proteção da vida, e configura uma desregulamentação que irá fragilizar o registro e reavaliação desses produtos no Brasil. A proposta significa um retrocesso que põe em risco a população, em especial grupos populacionais vulnerabilizados como mulheres grávidas, crianças e os trabalhadores envolvidos em atividades produtivas que dependem da produção ou uso desses biocidas.

A reportagem é publicada por Agência de Notícias Fiocruz, 09-05-2018.

A instituição vem produzindo pesquisas que evidenciam os impactos negativos dos agrotóxicos para a saúde, o ambiente e a sociedade. A Fiocruz ressalta que o cenário de enormes vulnerabilidades sociais e institucionais existentes na maioria dos territórios onde há uso de agrotóxicos, que interferem diretamente na ocorrência dos casos de intoxicação, constitui uma situação verdadeiramente preocupante, e que pode ter repercussões graves e irreversíveis para gerações atuais e futuras.

Confira a nota na íntegra:

Nota pública contra a flexibilização da legislação de agrotóxicos


A expansão das commodities agrícolas impulsionou o mercado de agrotóxicos no Brasil, que hoje configura-se como um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. O uso desses biocidas representa um grave problema de saúde pública devido tanto à toxicidade dos produtos quanto às enormes vulnerabilidades socioambientais e político-institucionais que o país enfrenta.


IFPE lança edital do Vestibular 2018.2 com 2.585 vagas


Inscrições vão de 21 de maio a 10 de junho. As vagas são distribuídas nos 16 campi (Foto: Hugo Peixoto/Ascom IFPE)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quinta-feira (10), o edital do Vestibular 2018.2. Nesta edição, serão ofertadas 2.585 vagas em 42 cursos técnicos e superiores, distribuídos nos 16 campi (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão). As inscrições começam no dia 21 de maio e seguem até 10 de junho.

A novidade deste Vestibular é a oferta do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, no Campus Igarassu. O curso, de nível superior tecnológico, tem carga horária total de 2.220 horas/aula, podendo ser concluído em dois anos e meio. São oferecidas 36 vagas para o turno da tarde.

Entre os cursos técnicos, 31 são na modalidade Subsequente, voltada para quem já concluiu o Ensino Médio, e outros oito, na modalidade Integrado, para quem deseja aliar a formação profissional ao Ensino Médio regular. Também é ofertado um curso de nível Médio Integrado através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destinado a candidatos com mais de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio. No nível superior, além do novo curso do Campus Igarassu, há o curso de Licenciatura em Química, do Campus Barreiros.


Ministro da Educação participa de reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal


Presidente da Comissão, deputado Danilo Cabral, conduziu os trabalhos por sete horas. Reunião foi marcada por fortes questionamentos da oposição.

A reunião da Comissão de Educação desta quarta-feira (9) durou cerca de sete horas, marcada por vários questionamentos dos parlamentares ao Ministro da Educação, Rossieli Soares. O presidente da Comissão, deputado Danilo Cabral (PSB/PE) mostrou-se satisfeito com a presença o ministro, dizendo ser enriquecedora para a continuidade dos trabalhos da Comissão.

“A visita do ministro foi de extrema relevância e reforçou a busca para manter o ambiente de diálogo na Comissão. As pautas foram delegadas e as alternativas foram postas. Acredito que causou um efeito positivo para a Câmara e sobretudo para a sociedade”.

Em sua apresentação, o ministro mostrou o panorama da educação brasileira e citou alguns números. Segundo ele, há 57 milhões de matrículas na educação, sendo que oito milhões são da graduação.


SJDH promove calendário especial de ativismo LGBT no mês de maio, em Pernambuco

As atividades acontecem em alusão ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia, comemorado no dia 17 deste mês

Em comemoração ao dia 17 de maio, Dia Internacional Contra a LGBTfobia, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) e Coordenadoria LGBT, promove uma agenda intensa de ativismo LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante todo o mês de maio. As atividades têm a finalidade de difundir políticas no combate e enfrentamento à LGBTfobia e acontecem em parceria com diversas prefeituras da Região Metropolitana do Recife (RMR), secretarias estaduais e organizações não governamentais.

A programação contará com formação de gestores, orientação psicossocial, retificação do nome social, exames de sorologia, além de esclarecimentos fornecidos pelos órgãos e empresas que atendam a este público. As ações previstas no calendário contemplam cidades da RMR, Mata Norte e Agreste. Compõem a programação oficinas sobre diversidade sexual e de gênero com professores e alunos de Escolas de Referência em Ensino Médio e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas; rodas de diálogos com os líderes dos terreiros e capacitação com técnicos e gestores das secretarias municipais, além da formação de técnicos do Programa Atitude e servidores Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).


Petrolândia: Juliano Vans e Ilha de Rarrá oferecem o mais agradável Dia das Mães, neste domingo (13)



Presenteie sua Rainha com um lindo dia na Ilha de Rarrá, no domingo das mães, 13 de Maio!

Juliano Vans Leva para este passeio incrível com vários atrativos:
- Passeio de Catamarã
- Visita à Igreja Submersa
- Zumba na Ilha
- Dia de Beleza com Produtos Mary Kay
- Fotógrafo para registrar todos os momentos do Passeio!

Reserve sua vaga com Juliano Vans e viva o mais feliz Dia das Mães! Reservas: 87 99624-4561.

Juliano Vans


O mito da indústria das multas de trânsito ou da arrecadação? Artigo de José Luiz Neto

Por Lei, os órgãos responsáveis pelo recolhimento são obrigados a divulgar os valores arrecadados e a destinação de todo o dinheiro. 

Escutamos muito que há uma “indústria de multa”, principalmente, de quem já foi multado. No entanto, o termo está errado. O que há é uma “indústria de arrecadação” e isso faz toda a diferença. Um alto valor em multas é pago todos os anos, é comum que surja o questionamento sobre o destino dado ao dinheiro originado das multas de trânsito.

Os responsáveis pelos serviços públicos não gostam e se sentem até ofendidos quando se fala em indústria de multas, mas ocorre que essa é a percepção da população e todos sabemos que a Voz do povo é a própria sabedoria popular. Se o povo encara como indústria de multas é porque indústria é.

A percepção tem a ver com o descompasso entre o discurso dos gestores e a realidade. O discurso parece correto: é para cumprir a lei e com isso proteger os cidadãos, diminuindo o número de acidentes e outras ocorrências. Em parte, isso é verdade. Ocorre que o outro lado, ou seja, o direito que temos como cidadãos, não é levado em consideração.


Prefeitura de Petrolina convoca produtores interessados em ‘6º Prêmio Culturas Populares’

Fotos: Divulgação/Seculte 

A Prefeitura de Petrolina realizará, na próxima segunda-feira (14), uma oficina que irá explicar as diretrizes do ‘6º Prêmio Culturas Populares’. O evento é voltado aos mestres; mestras; grupos e instituições privadas, sem fins lucrativos, que desejem concorrer ao edital que pode premiar com até R$ 20 mil. A reunião acontece às 9h, no auditório do IGEPREV, localizado na rua José Maniçoba, ao lado do Centro de Convenções Nilo Coelho.

Devem participar do encontro todo aquele que promove a música; canto; dança; encenações; festas; literatura; jogos; brincadeiras; artesanato; culinária tradicional e etc. Transmitida de geração em geração, de forma oral ou por imitação que nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Emicio Junior, esta oficina é uma oportunidade de impulsionar as ações locais. “Artesãos, produtores culturais, herdeiros de mestres, entre outras pessoas que fomentam a cultura popular, tem uma oportunidade ímpar de concorrer a um edital, que pode fortalecer a tradição local. Esta é mais uma maneira que a prefeitura e o Ministério da Cultura encontraram de fomentar as manifestações culturais que resistem na nossa região”, convida.


Gonzaga Patriota participa do 18ª edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas


Nesta quarta-feira (9), o deputado federal Gonzaga Patriota participou 18º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado pela Comissão de Viação e Transportes, em parceria com a Associação Nacional do Transporte de Cargas no Brasil (NTC), Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), e a Confederação Nacional dos Transportes Autônomos.

O deputado foi, pelo décimo oitavo ano consecutivo, requerente deste seminário, com o intuito de ampliar no país o debate sobre os principais problemas enfrentados pelo setor. ¨Estamos aqui não somente para discutir o transporte de grandes cargas realizados por empresas consolidadas, mas também os roubos de cargas, a fiscalização, os excessos de impostos, e principalmente a organização e as condições dos transportadores autônomos¨, declarou o deputado, que logo pela manhã concedeu entrevista à rádio câmara, onde destacou seu empenho nos últimos 18 anos em contribuição para a melhoria do transporte de carga no Brasil e, principalmente, para os transportadores autônomos, que segundo Patriota eram esquecidos.



Armando obtém do ministro dos Transportes solução emergencial para acesso a Igarassu

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, aprovou uma solução de emergência que facilitará o acesso a Igarassu pela BR-101, com a construção de uma rótula alongada próxima à entrada da cidade. A medida foi decidida em audiência no Ministério com o senador Armando Monteiro (PTB-PE) e o prefeito do município, Mário Ricardo (PTB). “Estamos começando a solucionar um problema que se arrasta há mais de cinco anos”, comemorou Armando.

O prefeito explicou ao ministro que a duplicação da BR-101 dividiu Igarassu ao meio e dificultou enormemente a circulação de pessoas e de veículos, por não terem sido construídas as vias de acesso à cidade a partir da rodovia. Mário Ricardo entregou a Valter Casimiro, que conheceu o problema in loco, numa visita ao município como diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o anteprojeto das vias de acesso. Por sugestão do próprio ministro, o elevado previsto no anteprojeto será substituído por um viaduto. As obras estão estimadas em R$ 24 milhões.


Priscila Krause propõe PEC para dar transparência à execução de emendas



A deputada estadual Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (08), para solicitar ao presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PSC), que coloque em pauta, assim que os prazos de parecer se findem, no final do mês, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que passa a obrigar o Poder Executivo a publicar bimestralmente, no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), dados a respeito da execução orçamentária das emendas impositivas, aquelas que cada deputado tem direito a indicar, anualmente, para obras e ações por todo o Estado. O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Casa é o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD).

De acordo com a parlamentar, a aprovação da PEC tornou-se ainda mais relevante a partir da apreciação das contas do governo estadual referentes ao exercício de 2016, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no último dia 25 de abril. De acordo com o relator das contas, conselheiro Valdecir Pascoal, o procedimento de execução de emendas carece de maior disciplinamento. O órgão de fiscalização entende, segundo o voto, que a inexistência de disciplinamento deu margem a alto nível de informalidade. A atual legislatura indicou aos Orçamentos de 2016, 2017 e 2018 R$ 214,8 milhões em emendas parlamentares impositivas. Apesar da realidade, a execução de tais emendas tornou-se obrigatória a partir de PEC aprovada na Casa em 2013 por proposição do ex-governador Eduardo Campos.


Procurado por tráfico é preso após tentar fugir de fiscalização da PRF em Garanhuns


Homem era procurado desde janeiro de 2017, a partir de um mandado expedido em Caruaru (Foto: Divulgação/PRF)

Um procurado da justiça pelo crime de tráfico de drogas foi detido nesta quarta-feira (09) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O homem, de 47 anos, foi alcançado após tentar fugir da fiscalização na rodovia.

O flagrante ocorreu durante a abordagem a uma motocicleta, no quilômetro 94 da BR 423. Ao verificar a documentação do condutor, que não era habilitado, foi descoberto o mandado de prisão emitido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Caruaru, desde janeiro de 2017.



TCE-PE autoriza Coniape a dar prosseguimento a concursos públicos realizados pela ADM&TEC


O Tribunal de Contas de Pernambuco(TCE-PE) autorizou nesta quarta-feira (09), em sua sessão do Pleno, o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) a dar continuidade a um concurso público que se realizaria no último mês de março em quatro municípios daquela região (Santa Cruz do Capibaribe, Altinho, Cupira e Panelas) e que foi suspenso por uma Medida Cautelar expedida pela Primeira Câmara por solicitação do Ministério Público de Contas (MPCO).

O procurador Ricardo Alexandre argumentou em seu parecer que a realização de concurso público por parte de um consórcio de municípios seria inconstitucional, que a empresa contratada (sem licitação) para a realização do certame (ADM & TEC) não teria “inquestionável reputação” no mercado e que haveria indícios de irregularidades num concurso realizado por ela na cidade de Buíque.

O presidente do Consórcio e prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Édson Vieira, recorreu ao Pleno contra a decisão da Primeira Câmara e o relator do recurso foi o conselheiro Dirceu Rodolfo, que, através de um longo voto, elogiado pela maioria dos seus colegas, enfrentou todas as questões suscitadas pelo MPCO e foi acompanhado pela unanimidade do Conselho.


Rodrigo Novaes cobra reassentamento de famílias que viviam em terra indígena em Jatobá

Foto: Roberto Soares

Mais de um ano depois de a Justiça Federal determinar a desocupação de mais de 1,6 mil hectares de terra indígena Pankararu nos municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, no Sertão, a disputa no local segue sem solução. Foi o que alertou o deputado Rodrigo Novaes (PSD) em discurso no Pequeno Expediente desta quarta (9).

De acordo com o parlamentar, as mais de 300 famílias que residiam na área há quase dois séculos ainda não foram reassentadas e metade delas sequer recebeu a indenização prevista na decisão judicial. “A Polícia Federal estipulou o prazo de dez dias para que essas pessoas fossem retiradas e as propriedades, com casas e benfeitorias úteis, abandonadas”, explicou o parlamentar.


Bancos podem ter horário especial em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo


O Banco Central publicou circular, nesta quarta-feira (9), para regulamentar o funcionamento das instituições bancárias durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia 2018, que será disputada entre os dias 14 de junho e 15 julho.

A autorização - que vale para bancos múltiplos com carteira comercial, bancos comerciais e as caixas econômicas - prevê que as agências poderão alterar o horário de atendimento ao público, mas deverão garantir funcionamento mínimo de quatro horas ao longo do dia, uma hora a menos do que as cinco horas obrigatórias exigidas para os dias úteis. Além disso, as agências ficam dispensadas do cumprimento do horário ininterrupto de funcionamento, conforme as normas em vigor. Nesse caso, os bancos podem, por exemplo, abrir antes das partidas, fechar no início dos jogos e reabrir as portas após o término das disputas. 


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 10 de maio de 2018

 
 
 
Nesta quinta-feira 10 de maio de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país.

A Tarde
Bahia registra 15 mortes por H1N1; Salvador lidera ranking com 10

Correio da Bahia
Médica vai responder por homicídio culposo em acidente com professora de balé
Tribuna da Bahia
Preço da cesta básica aumenta em Salvador. Média é de R$ 325,42
O Globo
Testemunha do caso Marielle terá proteção da Polícia Civil. Reconstituição será hoje
O Dia
Morre PM baleado na Rocinha; parte alta da favela está sem luz
Extra
Operações das forças de segurança do Rio prendem 21 acusados de envolvimento com roubo de cargas
Folha de São Paulo
Dias Toffoli propõe ampliar a restrição do foro especial a todas autoridades
O Estado de São Paulo
Gilmar nega pedido e 2ª turma do STF tem maioria para manter Lula preso
Valor Econômico
Petróleo supera US$ 71 em NY com saída dos EUA de acordo com o Irã
Estado de Minas
PF prende prefeito com R$ 4,6 milhões e US$ 216 mil em dinheiro vivo
Jornal do Commercio
Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública
Diário do Nordeste
Correios têm lucro de R$ 667 milhões; melhor resultado desde 2013
Zero Hora
"Corta a carne e dá ovo para essas crianças", diz alvo de operação que apura desvios na merenda escolar
Brasil Econômico
INSS amplia quantidade de serviços que serão feitos com agendamento


Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras



Legalidade da vistoria de veículos em empresas credenciadas pelo Detran é debatida em audiência na Alepe



O serviço de vistoria de veículos nas empresas credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) foi tema de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na última terça-feira (08), por solicitação da deputada estadual Socorro Pimentel (PTB).

A prática, estabelecida pelo diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, permite que o serviço seja feito tanto nas empresas credenciadas quanto nas unidades do departamento de trânsito. Uma medida que, de acordo com Socorro Pimentel, fere a legislação.

“Vistoriar veículos de forma responsável e legal é competência de órgãos públicos, atribuição que não pode ser subdelegada às empresas particulares. Qualquer procedimento administrativo que trate dessa permissão é manifestadamente inconstitucional. Ora, se só ao Estado cabe o exercício do poder de polícia, como um órgão público pode delegar poderes a empresas privadas com este fim?”, indagou a deputada.


Técnico do ProRural de Petrolândia participam da Assembleia Pankararu "Mãe Pindaé", na Aldeia Brejo dos Padres, em Tacaratu


Técnicos do ProRural de Petrolândia estiveram presentes, na última sexta-feira (04), na Assembleia Pankararu “Mãe Pindaé’’, que aconteceu na Aldeia Brejo dos Padres, no terreiro do João Binga. O objetivo do encontro foi discutir temas como o direito à terra, à saúde, à Educação, além de debates sobre a conjutura politica na terra Pankararu, a gestão territorial e a segurança pública.

Na oportunidade, o coordenador do ProRural no Sertão de Itaparica, Kleyton Lima, falou sobre o projeto do Centro Cultural e Multiuso que está em análise no órgão, e do projeto de quintais produtivos a serem financiados pelo Programa, e que estão sendo pensados para as mulheres Pankararu.



Lúpus em foco no mês de Maio


Esta quinta-feira, 10 de maio, marca o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Trata-se de uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico, que pode atingir 200 mil pessoas no Brasil.1,2

Entendendo o Lúpus:
Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do paciente ataca o seu próprio organismo. Isso gera danos irreversíveis aos tecidos e órgãos e pode levar à morte prematura.2,3
A incidência de morte em pacientes com Lúpus que têm menos de 40 anos é 10 vezes maior do que a população em geral.4

O Lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos.5,6

A doença pode ser classificada de 3 formas. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), no qual um ou mais órgãos internos são acometidos, o Lúpus Cutâneo, que é restrito à pele e o Lúpus Induzido por Drogas, que surge após a administração de medicamentos, podendo haver comprometimento cutâneo e de outros órgãos – há melhora com a retirada do medicamento que desencadeou o quadro.5,7

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é a forma mais séria da doença e também a mais comum afetando aproximadamente 70% dos pacientes com lúpus.8

Ele afeta principalmente as mulheres, sendo 9 em 10 pacientes, com risco mais elevado de início de LES durante a idade fértil.9