terça-feira, 15 de maio de 2018

PMPE de luto: dois policiais do 16º BPM morrem atropelados pelo metrô do Recife e dois ficam feridos

O metrô acabou atingindo em cheio todo o efetivo policial Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Local do acidenteFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Uma operação policial terminou em tragédia na noite desta terça-feira (15) no Recife. Dois policiais militares morreram atropelados por uma composição do Metrô do Recife e dois outros PMs ficaram feridos.

O acidente ocorreu por volta das 20h40 na comunidade do Papelão, no bairro de São José, perto da estação Joana Bezerra, quando quatro PMs cruzaram a linha férrea atrás de um grupo encapuzado que estaria para executar um homem e foram atingidos pelo metrô. Todos as vítimas pertenciam ao 16º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM).

No atropelamento, o sargento Enéas Severino de Sena, 42 anos,que integra a Banda de Música da Polícia Militar, morreu no local do acidente. O sargento Adeildo morreu a caminho do Hospital da Restauração, para onde os feridos foram levados. No HR, que se localiza também na região central do Recife, foram internados o PM Clécio Santos, que estaria em estado grave, e o quarto policial ferido.


Policial civil mata mulher, duas filhas e comete suicídio, em Belo Horizonte

Paulo José de Oliveira, de 40 anos, estava preso na Casa de Custódia da Polícia Civil e fugiu do local para cometer o triplo assassinato seguido de suicídio.

A fuga do policial Civil Paulo José de Oliveira, de 40 anos, da Casa de Custódia da Polícia Civil, no Bairro Horto, Região Leste de Belo Horizonte, será investigada. A Polícia Civil informou, em nota, que a corregedoria da corporação já abriu um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias em que ocorreu a fuga e uma eventual responsabilidade disciplinar ou criminal de servidores da Casa de Custódia.

Paulo estava preso no local desde 27 de julho do ano passado, segundo informações que constam no boletim de ocorrência da Polícia Militar gerado para o caso. O relato da ocorrência diz que ele invadiu a casa de Luciana Petronilho, de 40 anos, no Bairro Monte Carmo, em Santa Luzia, matando ela e suas duas filhas, Nathalia Petronilho, de 18, e Victoria Petronilho, de 15. Ele disparou contra a cabeça das vítimas e em seguida se matou.

A principal testemunha do crime, que é marido de Luciana, contou aos militares que a motivação do crime seria a condenação de Paulo por estupro praticado pelo autor contra as duas filhas de Luciana, que também foram assassinadas.


Petrolândia: Vereador Zé Pezão faz críticas e elogios à prefeita em reunião ordinária da Câmara


Críticas a iluminação pública, transportes e merenda escolar, foram alguns dos temas destacados pelo vereador de oposição - Zé Pezão (PTB) - na sessão da última quarta-feira (09), na Câmara Municipal de Petrolândia.

O vereador também fez elogios a gestora Janielma Souza por recente serviço prestado por parte da prefeitura em sua comunidade, a Agrovila 02 do Bloco 01.

Assista ao  pronunciamento do vereador José Luiz (Zé Pezão), na íntegra, no vídeo abaixo.


Veja mais notícias relacionadas à reunião da Câmara Municipal de Petrolândia realizada em 09 de maio de 2018.

>Petrolândia: Após ter requerimento rejeitado, vereador Jorge Viana critica duramente Presidente da Câmara
>>Petrolândia: Vereador Louro do Vidro faz cobranças ao governo municipal em discurso na Câmara
>Petrolândia: Vereador Sílvio Rogério faz forte discurso em defesa da comunidade de Caldeirão, Caxiado e Bem Querer, em reunião da Câmara
>Petrolândia: ''Na gestão atual o Mercado Público foi piorado mil por cento'', afirma vereador Evaldo em reunião da Câmara
>Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio pede que a Casa Legislativa preste homenagem a diretores do STR pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos reassentados da barragem de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: Vende-se uma casa em construção no Bairro Nova Esperança


Vende-se uma casa em construção (fotos acima) no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia. O terreno mede 8X24m.

Preço a combinar com o proprietário.

Interessados, por favor, ligar para o celular (87) 99900-4964.

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Proprietário

O Blog de Assis Ramalho divulga gratuitamente os classificados de Petrolândia e região. Contatos: (87) 9955-1186 ou e-mail: assis.ramalholeal@gmail.com


Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta-feira (16) a partir das 8 horas

Dr Érico Herbert

A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente à Celpe, informa que Dr Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira (16) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica


Amupe convida gestores, secretários e sociedade civil para lançamento do Prêmio ODS Brasil


Será lançado oficialmente nesta quarta (16) na Amupe, às 9h, o Prêmio ODS Brasil. Ele será apresentado aos prefeitos, secretários e a sociedade civil. Também estão sendo convidados instituições sem fins lucrativos e demais categorias. A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Governo da Presidência da República por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS/SEGOV), e tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional.

Instituído pelo Decreto Presidencial nº 9.295, de 28 de fevereiro de 2018, a premiação será concedida bienalmente, até 2030. A intenção do Governo Federal é reconhecer projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos - essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, e multiplicar soluções sustentáveis.


Gilmar Mendes manda soltar Milton Lyra, suposto operador do MDB


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, mandou nesta terça-feira (15) soltar Milton Lyra, suposto operador do MDB no Senado (leia detalhes sobre a decisão mais abaixo).

Pela decisão do ministro, Milton Lyra:

Está proibido de manter contato com os demais investigados;
Está proibido de deixar o país sem autorização da Justiça;
Deve entregar o passaporte em até 48 horas.

Milton Lyra se entregou à Polícia Federal em 12 de abril, após ter a prisão decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

A prisão havia sido determinada no âmbito da Operação Rizoma, que investiga prejuízos no Postalis, fundo de pensão dos funcionários nos Correios.

Citado em delações premiadas devido à relação com políticos do MDB, Lyra é suspeito de envolvimento no esquema que desviou recursos do fundo.


Messi solta o verbo na TV: "Neymar no Real Madrid é golpe"


Avesso a entrevistas, o craque argentino Lionel Messi abriu uma exceção e recebeu em sua casa, em Barcelona, o canal argentino "TyC Sports" às vésperas da Copa do Mundo da Rússia. No bate papo, divulgado nesta terça-feira, o camisa 10 do Barça falou dos prêmios individuais, dos títulos na equipe catalã, da expectativa para o Mundial e da possibilidade de ver o amigo Neymar no maior rival.

O camisa 10 reconheceu que uma possível transferência de Neymar, seu ex-colega de Barcelona, para o Real Madrid seria "uma lástima". Atualmente no Paris Saint-Germain, para onde saiu depois de três anos no Barça, Neymar vem sendo especulado como possível reforço do Real, embora ainda tenha contrato em vigor com o clube francês.

- Ver Neymar no Real Madrid seria uma lástima, por tudo que significou para o Barcelona. Seria um golpe terrível para a torcida - afirmou Messi.


Jatobá: Processo de reintegração de posse não considera direitos de mais de 300 famílias agricultoras

Fotos: Joelma Gomes


As 302 famílias das comunidades Bem-Querer de Baixo, Bem-Querer de Cima, Cacheado e Caldeirão, no município de Jatobá, no Sertão do Submédio São Francisco, permanecem acampadas e em vigília, resistindo e cobrando das autoridades que a situação das terras em que moram, há diversas gerações, seja resolvida. Elas vivem em meio a um polêmico processo de reintegração de posse, a partir de uma decisão do Juiz Federal Felipe Mota Pimentel, que deu 10 dias de prazo, para que elas saíssem do local. A situação foi agravada pois essa notificação vem sendo feita pela Polícia Federal, desde o dia 02 de maio. A área em questão será reintegrada aos índios Pankararu, pois foi reconhecida como território indígena.

Os moradores e moradoras reivindicam que o INCRA identifique, no município de Jatobá, uma terra produtiva para que eles sejam reassentados de forma digna e possam continuar trabalhando e produzindo, assegurando o sustento de suas famílias. Além disso, cobram que a indenização seja justa, e para todos, reconhecendo todas as benfeitorias promovidas pelas famílias em suas moradias e no entorno.

Agricultores e agricultoras familiares dessas comunidades, que produzem, entre outras coisas, mandioca, feijão, milho, caju, frutas nativas, como murici e umbu, tudo de forma agroecológica; e onde há uma pequena agroindústria de polpa de frutas, coordenada por mulheres, são herdeiros de pessoas que há mais de 300 anos habitaram essas terras, sempre de forma pacífica e respeitando a comunidade indígena.

“O tratamento que vem sendo dado a essas famílias é desumano. Não podemos admitir que essas pessoas sejam colocadas em qualquer lugar, sem as condições necessárias para viver e trabalhar, como sempre fizeram. A FETAPE tem acompanhado esse processo e tem presenciado pessoas idosas de 80, 90 anos, que estão sofrendo com o descaso a que estão submetidas. Vamos lutar até que haja justiça para cada agricultor e agricultora que lá está”, explica o presidente da FETAPE, Doriel Barros.

Entenda melhor


IFPE abre vagas para professor substituto em três campi

São oferecidas 11 vagas voltadas para profissionais de diversas áreas para atuação nos campi Afogados da Ingazeira, Barreiros e Pesqueira (Foto: Divulgação/IFPE)

O Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está com três processos seletivos abertos para contratação de professor substituto. No total, são oferecidas 11 vagas em diversas áreas, distribuídas entre os campi Barreiros, Pesqueira e Garanhuns. Cada campus possui um cronograma e um edital específico. Os salários podem variar de R$ 3.121,76 a R$ 5.742,14, a depender da da titulação do docente. Confira abaixo os detalhes de cada seleção:

CAMPUS AFOGADOS DA INGAZEIRA - A seleção foi aberta para contratação de profissional do eixo Informação e Comunicação. As inscrições, que acontecem de 18 a 30 de maio, serão realizadas presencialmente na Coordenação de Gestão de Pessoas (CGPE) do próprio campus. A taxa de inscrição custa R$ 70. Farão parte do processo seletivo a análise de títulos, de caráter classificatório, e uma prova de conhecimentos práticos específicos, de caráter eliminatório. Consulte o Edital


Governo de PE pode perder até R$ 298,2 milhões disponíveis em caixa para realização de 29 convênios, aponta relatório da deputada Priscila Krause

Priscila Krause descobre quase R$ 300 milhões parados em contas do Governo do Estado. Muitos dos repasses da União estão disponibilizados há vários anos e envolvem obras estruturadoras, entre penitenciárias, habitacionais e escolas técnicas. Montante pode ser devolvido ao Governo Federal.

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) apresentou na sessão plenária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, relatório elaborado pelo seu gabinete que apurou a existência de R$ 298,2 milhões depositados em contas corrente, poupanças e fundos de investimento, sob responsabilidade do governo de Pernambuco, vinculados à execução de 29 convênios em prol da realização de obras e ações em benefício do povo pernambucano. Firmados entre a administração estadual e o governo federal, os convênios estão, em sua maioria, próximos do termo final do seu prazo, o que – caso medida em contrário - obrigaria a gestão estadual a devolver os recursos para Brasília. De acordo com Priscila, a situação demonstra a lentidão administrativa da gestão do governador Paulo Câmara (PSB) e exige da própria Assembleia Legislativa a execução de uma força tarefa em prol do destravamento das obras e ações.

De acordo com o relatório (confira os dados), que foi confeccionado a partir de apurações no Portal da Transparência do Executivo estadual, de dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e de solicitações de dados via Lei de Acesso à Informação, os vinte e nove convênios estão distribuídos, na administração estadual, em dez unidades gestoras, entre elas a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e as secretarias de Ciência e Tecnologia, de Educação e das Cidades. As obras e ações pactuadas entre os governos federal e estadual beneficiam diretamente doze municípios, além das ações transversais, que alcançam a população de todo o Estado. “A gente sempre escuta que a crise é a justificativa para todo tipo de paralisação de obras, de ações, mas nesse caso o dinheiro está depositado, a gente consegue acessar o extrato, e a realidade das pessoas não muda”, explicou Priscila.


Carga roubada avaliada em R$ 315 mil é encontrada em supermercado de Paulo Afonso


Por volta das 19h dessa segunda-feira (14), policiais do 20º BPM (Batalhão da Polícia Militar da Bahia) receberam informação de uma seguradora, que fez uso de um dispositivo rastreador, no qual localizou uma carga da empresa que contratou seus serviços, que havia sido roubada há algum tempo. O local apontado era nas proximidades de um supermercado de Paulo Afonso.

Diante das informações, os militares se deslocaram até o endereço citado e o rastreador identificou a origem do sinal em um depósito do supermercado.

Em contato com a gerência do estabelecimento comercial, foi solicitada a presença do proprietário. Como tal solicitação não foi atendida, policiais militares permaneceram no local, para assegurar que ele fosse preservado, e o coordenador de área foi orientado ir à delegacia para o registro da ocorrência e adoção das medidas próprias.


Situação do Instituto Agronômico de Pernambuco é debatida em audiência pública na Alepe


O sucateamento do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA e as más condições de trabalho impostas aos servidores foram tema de debate na manhã de segunda–feira (14), em uma audiência pública, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, proposta pela deputada estadual Socorro Pimentel (PTB). A queda nos investimentos e a falta de assistência ao homem do campo também foram discutidas no encontro.

Um levantamento recente, feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), apontou que os investimentos na instituição vêm diminuindo cerca de 30% a cada ano, impactando na pesquisa, extensão rural e infraestrutura dos recursos hídricos, o que tem afetado diretamente a agricultura familiar no Estado.

De acordo com o presidente do Sintape, Adailton Melo, a falta de investimento também tem refletido na questão salarial dos servidores que estão sem reposição há quatro anos, tendo, em média, 10% dos empregados ganhando um salário-base abaixo do salário mínimo.


Quadrilha especializada em assalto a bancos é presa em Belém de São Francisco, no Sertão de PE

Foto: Divulgação/PMPE

Quatro homens foram presos por integrar uma quadrilha na tarde da última segunda-feira (14), no Alto Novo Horizonte, em Belém de São Francisco. Os dois pernambucanos e dois baianos realizavam assaltos a bancos, roubo de cargas nas BRs, além de tráfico de drogas e homicídios.

Uma denúncia de que o grupo estava na cidade para cometer um homídio facilitou a captura. Eles pretendiam assassinar um antigo comparsa, que teria baleado um deles durante uma discussão provocada por causa da divisão do dinheiro apurado em um dos assaltos cometidos pelos criminosos.

Os homens foram localizados na casa do pai de um deles e, após ser dada a voz de prisão, o efetivo realizou buscas na residência, encontrando três armas do grupo, todas devidamente municiadas: um revólver calibre 38, que havia sido tomado de um vigilante durante assalto a uma agência do Bradesco, em Iguaci, Alagoas; uma pistola calibre 7,65 com numeração adulterada, o que impossibilita a identificação de sua origem; e uma espingarda calibre 12, na mesma situação.

Eles foram encaminhados, juntamente com todo o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta, onde foram autuados por associação criminosa e posse ilegal de armas.

Por Diário de Pernambuco


Alberto Feitosa comemora inauguração do teleférico de Bonito


O deputado estadual Alberto Feitosa (SD) comemorou, durante sessão plenária desta terça-feira (15), a inauguração do Teleférico Governador Eduardo Campos, em Bonito, agreste pernambucano. A obra foi idealizada quando Feitosa era secretário de Turismo de Pernambuco e teve início em março de 2014, executada pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O equipamento será entregue nesta quinta-feira (17), às 15h.

“Eu estava na Secretaria de Turismo de Pernambuco e tive a oportunidade de conversar com o então governador Eduardo Campos sobre um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que deveria ser aplicado no Prodetur. Propus investirmos em um equipamento que trouxesse retorno turístico para as cidades: um teleférico. Em uma visita a Bariloche vi como o teleférico local atraía os turistas, então sugeri que fossem instalados em Gravatá, Caruaru, Bezerros e Bonito. Quando saí da Setur, deixei esses projetos prontos para serem executados e é com muita alegria que anunciamos essa entrega em Bonito”, afirmou Feitosa.


FETAPE inaugura nova sede no Recife nesta quarta (16)

Projeto da nova sede (Foto: Divulgação/Fetape)

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) inaugura, nesta quarta-feira (16/05), às 16h, as instalações de sua nova sede no Recife. Localizada na Rua Gervásio Pires, nº 876, no bairro de Santo Amaro, o prédio é a concretização de um sonho antigo do Movimento Sindical Rural, que foi colocado em prática pela atual Diretoria em parceria com seus sindicatos filiados. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, realizará a bênção do edifício, que receberá o nome do Deputado Estadual Manoel Santos, em homenagem ao grande líder sindical e primeiro agricultor familiar a ocupar um assento na Assembleia Legislativa.

Depois de uma proposição da Direção da FETAPE e da aprovação por seu Conselho Deliberativo, em 2016, a Presidência e a Diretoria de Finanças e Administração da instituição coordenaram a obra, que foi financiada 50% pelos sindicatos filiados à FETAPE e os outros 50% pela própria Federação.

“A nova sede expressa a força da FETAPE no estado, que a cada ano se consolida, e que representa mais de 1 milhão e meio de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco. Essa é a casa do homem e da mulher do campo na capital pernambucana. Nesse espaço, eles serão acolhidos com respeito e atendidos com todo o empenho pela nossa Direção e equipe de colaboradores”, comenta o presidente da Federação, Doriel Barros.


Audiência discute a regularização das terras de comunidade quilombola no Agreste Meridional


Na última quinta-feira (10), foi realizada audiência pública para discutir os desdobramentos do processo em favor da regularização fundiária da comunidade quilombola do Castainho, localizado na área rural do município de Garanhuns. A audiência, realizada na sede da associação da comunidade, teve a participação de representantes do Ministério Público Federal, Procuradoria do Estado de Pernambuco, INCRA, Iterpe e dos remanescentes do Quilombo do Castainho.

Nesse processo, o Estado de Pernambuco, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, se compromete a realizar a emissão do Título de Domínio Coletivo em nome de Remanescentes do Quilombo do Castainho.

A expectativa é que a partir da titulação coletiva, a comunidade quilombola do Castainho amplie o acesso à diversas políticas públicas asseguradas constitucionalmente às comunidades remanescentes, entre elas a construção de escola, posto de saúde e políticas públicas de desenvolvimento rural.

Iterpe


São João de Arcoverde terá Marília Mendonça, Cordel do Fogo Encantado e Alceu Valença


A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta terça-feira (15) as atrações do seu São João 2018. São 150 nomes, que se apresentarão em mais de dez polos, entre 22 e 30 de junho, gratuitamente. 

O Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, é o que recebe as atrações principais. Entre os nomes confirmados, estão Cordel do Fogo Encantado, Marília Mendonça, Alceu Valença, Flávio Leandro, Maciel Melo, Jorge de Altinho, Mano Walter, Banda Magníficos e Avine Vinny.

Montadas por meio de edital, as programações dos polos Gastronômico, Vila Rio Branco, Pé de Serra, Artes, Poesia, Raízes do Coco, Diversão e Rubens Pastor ainda serão divulgadas.


Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio pede que a Casa Legislativa preste homenagem a diretores do STR pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos reassentados da barragem de Itaparica


Em reunião da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na última quarta-feira (09), o vereador Toinho de Eugênio (SD) destacou suas indicações na Câmara de Vereadores, e parabenizou os trabalhos dos diretores atuais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), José Maurício (presidente) e Natanael Caetano (vice).

Também fez apelo ao presidente da Câmara, Delano Santos, para que a Casa Legislativa preste homenagem ao ex-presidente do do STR de Petrolândia - Vicente Coelho -  pelos trabalhos prestados na década de 80 na famosa ''batalha pelo reassentamento do povo de Petrolândia, no período da barragem de Itaparica. 

''Quero que essa Casa preste homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de  Petrolândia - Vicente Coelho -  por aquela batalha pelo reassentamento que foi uma glória, uma vitória para o povo de Petrolândia'' discursou o vereador.

O vereador Toinho de Eugênio fez referência ao famoso "acordo de 1986" 

Entenda o caso

Esse acordo foi a referência mais significativa e a vitória mais importante do movimento organizado pelos atingidos da barragem de Itaparica, coordenados pelo Pólo Sindical, que teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.  Ficou ali demonstrado que a CHESF não tinha formulado até então nenhum projeto de reassentamento.  A repercussão nacional e internacional do conflito (houve fechamento da barragem)  terminou forçando o acordo. Na oportunidade foi acertado o seguinte: terra para irrigação; casa de moradia; terra para o criatório; assistência técnica; garantia de 2,5 salários mínimos até o inicio da produção; indenização justa; participação dos trabalhadores nas decisões de reassentamento. A aplicação do acordo começou em 1987: a compra das terras, a construção das casas e o início de algumas obras de implantação do sistema de irrigação.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR


Governo proíbe banco público de renegociar dívidas rurais de R$ 17 bi


Sem dinheiro em caixa, o governo determinou que os bancos públicos não renegociem dívidas de produtores rurais, beneficiados pela aprovação no Congresso de uma lei que lhes concede descontos de até 95% no saldo devedor. Esses descontos terão de ser bancados pelo Tesouro Nacional, mas não há previsão no Orçamento para isso. Segundo apurou o Estadão/Broadcast, o custo total para o Tesouro poderia chegar a R$ 17 bilhões, caso todos os produtores renegociassem as dívidas.

A reportagem é de Adriana Fernandes e Gustavo Porto, publicada por O Estado de S. Paulo, 15-05-2018.

A possibilidade de renegociação desses débitos, incluindo parcelas não vencidas, foi incluída na Lei 13.606, que criou o Refis do Funrural – uma espécie de contribuição previdenciária dos produtores rurais. A lei foi aprovada com uma série de artigos que permitiram a renegociação também de dívidas com bancos públicos, sem relação com o Funrural.

O presidente Michel Temer vetou as benesses. Mas, em abril, o Congresso derrubou todos os vetos, com apoio até mesmo de lideranças da base governista, na maior derrota para a equipe econômica em 2018. Agora, essa conta terá de ser paga pelo Tesouro Nacional.


Petrolândia/Jatobá/Tacaratu: Promoção Dia das Mães da Clínica e Laboratório Jaques vai até o final de maio

Clínica e laboratório JAQUES presenteia todas as mamães com essa super Promoção pra cuidar da sua saúde e do seu filho (a)!Aproveitem!

Divulgação: Clínica e Laboratório Jaques


Colombiano é detido por embriaguez ao volante em Serra Talhada


Teste do bafômetro registrou índice de 0,41 mg/l, que configura crime de trânsito (Foto: Divulgação/PRF)

Um colombiano, de 31 anos, foi detido por embriaguez ao volante nesta terça-feira (15), na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. O homem estava conduzindo uma motocicleta e foi abordado em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante uma fiscalização no quilômetro 405 da rodovia, os policiais abordaram o veículo ocupado apenas pelo condutor. O homem realizou o teste do bafômetro e foi constatado o índice de 0,41mg/l, que configura crime de trânsito.


Morador de Brasília compra por R$ 2,2 milhões triplex atribuído a Lula


O imóvel pivô da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato tem um novo dono. Nesta terça-feira (15/5) foi encerrado o leilão, do triplex 164-A, no condomínio Solaris. O apartamento foi arrematado pelo valor mínimo estipulado no edital, de R$ 2,2 milhões. O lance vencedor foi o único a ser oficializado.

A página do leilão atingiu 55 mil visitantes. O nome do comprador não foi revelado. O nome de usuário utilizado pelo arrematante é Garujapar e consta em seu cadastro no site responsável pela concorrência que ele é de Brasília. Além do valor do triplex, ele vai arcar com uma dívida de R$ 47 mil de condomínio.

O apartamento e suas reformas, supostamente custeadas pela OAS, foram apontadas pelo juiz Sérgio Moro e pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) como propinas de R$ 2,2 milhões da empreiteira ao ex-presidente.

A descrição do imóvel


Fundação Terra abre inscrições para curso gratuito de informática


Instituição oferta 40 vagas para o curso de informática básica. Matrículas começam nesta terça-feira, dia 15, e seguem até o dia 21 de junho (Foto: Divulgação/Fundação Terra)

A Fundação Terra abre, nesta terça-feira (15), as inscrições para preencher 40 vagas em duas turmas de férias do curso de informática básica. O prazo para se candidatar segue até o dia 21 de junho. As aulas vão acontecer na sede da instituição, em Arcoverde.

A oportunidade compreende seis módulos, incluindo atividades práticas de Windows, Word, Excel, PowerPoint, internet e digitação. O curso começa no dia 2 de julho, com duração total de um mês e carga horária de 130 horas/aula. Há vagas para os turnos da manhã, das 8h às 11h, e à noite, das 18h às 20h30, de segunda a sexta-feira.


Enquanto o governador gasta com flores e crustáceos, a UPE padece de velhos problemas - Artigo de Moisés Almeida


Por Moisés Almeida[1]

Não é de hoje que me manifesto publicamente a respeito do tratamento que o Governo do Estado dedica a Universidade de Pernambuco. Fui gestor por quatro anos e sofri na pele os constantes cortes no orçamento, devido a sua “política de contingenciamento”. Já publiquei alguns textos, apresentando uns dados que comprovam a diminuição de repasse financeiro, que já eram diminutos em demasia. Só para lembrar o investimento na UPE Campus Petrolina em 2014 foi de R$ 2.422.910,42 e em 2017 o executado chegou a R$ 1.721.427,20. As notícias para os recursos de 2018 não são alvissareiras e mais uma vez teremos uma dotação menor. Para vocês terem uma ideia, só a conta de energia da instituição, nos meses de intenso calor ultrapassa o valor de R$ 40.000,00. Atualmente a Gestão mal consegue manter a instituição aberta, estando prejudicada, por exemplo, a visita aos alunos que fazem estágio em escolas, postos de saúde e hospitais, devido à falta de orçamento para combustível.

No dia 26 de abril, a Gestão do Campus publicou uma nota à comunidade acadêmica com informações drásticas a respeito da quantidade insuficiente de servidores técnicos administrativos, para atender a uma demanda de mais de três mil pessoas. Quais as consequências para a vida prática da Instituição? Segundo a Gestão do Campus “a Biblioteca, maior bem da Universidade, não tem mais como manter suas portas abertas nos três turnos, só sendo possível o funcionamento das 14 às 20h. Estamos sem Secretários na Direção e Coordenação de Graduação. Nossa Secretaria não consegue atender todas as solicitações que chegam em tempo normal, visto que há apenas 02 funcionárias no setor, que também funciona agora de 14 às 20h. Nosso núcleo de apoio psicológico está com funcionamento suspenso, devido a inexistência de funcionários para o setor”. Lembramos que o concurso para servidores foi realizado em outubro de 2017 e até agora nenhum servidor foi chamado. A nota de grande valia para entendimento da situação caótica, termina afirmando que “não tem como sobreviver a este desmonte”.


Parecer de Armando multiplica municípios beneficiados por receita do ISS no Uber

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

A cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) no transporte por aplicativos, como o Uber, 99 e Cabify, será feita no local do embarque do passageiro e não mais no município onde está sediada a empresa detentora da tecnologia. A mudança, estabelecida em parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei aprovado nesta terça-feira (15), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), beneficiará de imediato 30 prefeituras pernambucanas ao descentralizar a arrecadação do imposto.

“Haverá desconcentração da arrecadação do ISS e, portanto, maior justiça no recolhimento do imposto”, justifica o parecer de Armando. Informou ele que, no caso de Pernambuco, o Uber opera em 30 municípios, incluindo toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, o Agreste e o Sertão (Petrolina e Lagoa Grande), enquanto a 99 atua nos 15 municípios da RMR. O projeto de lei seguirá direto para a pauta do plenário do Senado.


Museu da Cidade do Recife promove oficinas gratuitas na 16ª Semana de Museus

Foto:Jadson Barros/MCR

Atividades manuais para a criançada e a família estão na programação do Museu da Cidade do Recife de 15 a 20 de maio, quando acontece em todo o Brasil a 16ª Semana Nacional de Museus. As brincadeiras foram pensadas para estimular o visitante a conhecer a história do Forte e a nova exposição “Cinco Pontas” de maneira lúdica, num exercício de aprendizado que envolva mais diversão manual e menos virtual.

Confira a programação:

Todos os dias, de 15 a 20 de maio, às 9h e 17h - Jogo “O Forte e o Tempo”

A atividade estimula os visitantes a interagir com a fortaleza de maneira diferente. Após passear pela nova exposição "Cinco Pontas", eles podem jogar, respondendo perguntas para construir seu “próprio forte”. A disputa é para todas as idades e ideal para ser partilhada em família.

Sábado, 19 de maio, às 10h - "Monstros marinhos"


'Ouvi tiros e alguém gritou por ajuda', diz testemunha da morte de estilista no CE

Nayara Costa foi morta enquanto saía do trabalho, no Bairro Parangaba, em Fortaleza (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma testemunha ouvida pela polícia afirmou nesta segunda-feira (14) que presenciou o momento em que a estilista Nayana Costa foi atingida por um tiro e morta após sair de uma fábrica onde trabalhava em Fortaleza. A testemunha contou, no local do crime, que tentou ajudá-la. Segundo a secretaria da Segurança, três homens tentaram tomar o carro da vítima, mas fugiram sem levar nenhum objeto.

Veja o caso Modelo e estilista é morta com tiro no Ceará

A estilista Nayana Mara Costa Araújo, de 32 anos, foi abordada ao entrar no carro dela por três homens que estavam em um veículo na Rua Roquete Pinto, no Bairro Parangaba, em Fortaleza, por volta das 15 horas desta segunda. Nayana foi atingida por um tiro no rosto e morreu no local. A Divisão de Homicídios investiga o caso. Ninguém foi preso.

“Estava em um estabelecimento do lado da loja de confecção. Quando eu saí desse local que eu ouvi tiros e alguém gritou por ajuda. Aí, eu corri e vi a mão dela na porta do carro e em seguida a vi passar a mão na cabeça ensanguentada e tentei ajudá-la, mas preferi não mexer. Depois ela tentou sair do carro e caiu no chão”, disse a testemunha à reportagem da TV Diário.


Fintech supera número de lotéricas no Pernambuco

Serviço financeiro já responde por até 20% da renda familiar dos agentes que operam no estado.

O estado do Pernambuco expandiu seu mercado e gerou grandes fontes de renda com soluções tecnológicas diversas nos últimos anos. Exemplo desse crescimento é a chegada de fintechs - startups de tecnologia voltadas a serviços financeiros - que atuam nas regiões mais remotas do estado, onde há carência de tecnologias específicas para o pequeno empreendedor, além de uma redução recorrente de agências bancárias - um total de 1.500 agências foram fechadas no Brasil só em 2017.

Prova da receptividade do estado para novas tecnologias é a grande expansão do Celcoin. Focado em PMEs e autônomos, o aplicativo gratuito transforma o smartphone em uma maquineta de serviços financeiros para pagamento de contas, recargas de celular e compra de conteúdo digital e passagens de ônibus, entre outros serviços.

Permitindo que os usuários ganhem uma renda extra de acordo com a quantidade de transações realizadas no app, a fintech conta atualmente com o total de 479 agentes Celcoin em todo o Pernambuco, totalizando mais de 30 mil transações pelo aplicativo, atendendo mais de 30 mil clientes e movimentando a marca de R$ 0.8 milhões somente no último mês.


Rodrigo Novaes: 'Planos de Saúde terão que justificar negativa de cobertura de serviços'

Rodrigo Novaes em entrevista a Assis Ramalho no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia (Foto/arquivo BlogAR)


Foi aprovado na última segunda-feira (14), em segunda discussão na Assembleia Legislativa, o substitutivo nº 01/2018 ao projeto nº 1840/2018 do deputado Rodrigo Novaes (PSD) que determina que as operadoras de planos de saúde entreguem por escrito uma justificativa, ao cliente, em caso de negativa de cobertura de serviços médicos.

Para o parlamentar, a lei é uma conquista importante aos consumidores pernambucanos. “Além de dar mais transparência na relação consumerista, os clientes poderão por meio de medida judicial ir atrás de seus direitos”, ressaltou. Ele destacou que, atualmente, as unidades de saúde não dão uma resposta imediata, o que ocasiona demora na prestação de serviço. “É causado um prejuízo aos pacientes que precisam de uma rápida autorização de cirurgia, exame, tratamento ou internação”, completou.

De acordo com o deputado, no caso do não cumprimento da lei, a multa é de R$ 50 mil por dia. “Assim que o consumidor solicitar, o serviço hospitalar é obrigado a dar imediatamente a justificativa da negativa. Quem não se adequar, será multado. Portanto, o cliente terá de forma ágil a documentação e poderá procurar a justiça, se for o caso”, explicou. O prazo para lei entrar em vigor é de 15 dias, quando ela deverá ser sancionada pelo executivo.

Blog de Assis Ramalho


Serra Talhada: Governo de Pernambuco lança edital de licitação das obras do Hospital Geral do Sertão


Buscando a melhoria no sistema público de Saúde no Sertão do estado, o Governo de Pernambuco publicou, na última sexta-feira (11), a abertura da licitação que vai escolher a empresa responsável pela contrução da 1ª etapa do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos, no município de Serra Talhada

Após a conclusão da terraplanagem, serão executados os serviços de locação e escavação dos elementos de fundação, drenagem de águas pluviais e serviços preliminares de contrução, para, em seguida, ser iniciada a edificação da unidade hospitalar, que terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída. A previsão de conclusão das obras totais do hospital é de 24 meses (dezembro de 2019). O custo total, incluindo todas as etapas, será de aproximadamente R$ 60 milhões.


Floresta/Petrolândia/Itacuruba/ Carnaubeira da Penha: Ecooterra entrega recibos do CAR para agricultores familiares e quilombolas do Sertão de Itaparica



Nesta segunda-feira (14), o Serviço Ecooterra realizou evento para celebrar a entrega de recibos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para as comunidades quilombolas do sertão de Itaparica.

Foram contemplados as comunidades Borda do Lago (Petrolândia), Poços dos Cavalos (Itacuruba) Ingazeira (Itacuruba), Tiririca (Carnaubeira da Penha) e Raízes do Pajeú (Floresta).

O evento, que que aconteceu no município de Floresta - na residência da quilombola Verinha, foi coordenado pelos Técnicos da Ecooterra, Ana Karla e Diego Reis.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado pela Lei 12.651/12, e é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Quilombolas Borda do Lago da Agrovila 04 da Reta


Fortaleza dá dicas de como conservar os biscoitos na despensa de casa sem perder o sabor

Para evitar desperdícios, dedique um tempinho para armazenar e conservar os alimentos da melhor maneira.

Os biscoitos fazem parte do dia a dia das famílias brasileiras e são ótimas para consumir no café da manhã ou da tarde. E quando você resolve abrir a despensa e descobre que alguns deles estão murchos porque foram acondicionados de forma errada após abertos? A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, apresenta dicas importantes de como organizar o local de armazenamento dos produtos e evitar que isso aconteça.

Manter os alimentos em boas condições de conservação é essencial para que eles tenham toda a sua qualidade e sabor preservados. É importante deixar a despensa sempre seca, ventilada, protegida do sol, limpa e sem produtos vencidos. Além disso, é fundamental guardar os biscoitos na parte que fica próxima à visão de nossos olhos e longe dos produtos de higiene e limpeza, pois há itens em sua composição que podem afetar a segurança dos alimentos que serão consumidos.

Confira abaixo cinco dicas simples da marca e separe um tempinho do dia para deixar tudo no lugar certo!


Petrolândia: Moradora do Projeto Icó-Mandantes reclama de falta de carro para recolher lixo e desentupir fossa nas agrovilas


"Faça um apelo aí neste meio de comunicação que para mim é o melhor para ajudar a população petrolandense. As comunidades do Projeto Icó Mandantes desejam saber se a prefeitura AINDA é responsável pela coleta de lixo e esgotamento das fossas. Por que não se vê mais nenhum deles por aqui e faz tempo. A Escola ICÓ-MANDANTES, por exemplo, está com mau cheiro faz tempo, por conta das fossas cheias. E as casas das famílias nem se fala. Especialmente aqui, na (Agrovila) 5 dos Mandantes, que nem lembro a última vez que houve a limpeza das mesmas.

Acho um descaso isso. Hoje só se consegue a realização dos nossos direitos depois de muita luta. Quando é direito.

Obrigada por ser nossa voz."

Marinalva
Agrovila 05 do Icó-Mandantes


Teresa Leitão critica Clube dos Oficiais da PM por recusar evento do PT no Recife

Foto: Roberto Soares/Alepe

A quebra de contrato realizada pelo Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Pernambuco ao cancelar o aluguel do espaço no próximo domingo (20) para um evento de militantes do Partido dos Trabalhadores recebeu críticas da deputada Teresa Leitão (PT), no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nessa segunda (14). O ato, que agora ocorrerá no Clube Internacional, será em favor da pré-candidatura da vereadora Marília Arraes ao Governo do Estado.

O presidente da entidade, coronel Josué Limeira, justificou a recusa por considerar que o espaço seria usado para ato em defesa do ex-presidente Lula, e isso “prejudicaria a imagem do clube”.

Segundo Teresa Leitão, o Clube dos Oficiais já foi utilizado por vários sindicatos e mandatos parlamentares, mas no atual momento político, “tudo é pretexto para a intolerância”, avaliou. A parlamentar lembrou que o Clube foi reservado, contratado e teve uma parte paga. "Ele diz equivocadamente que é uma atividade de campanha, e não é de campanha", lembrou Teresa.


Funcionários do Sindicombustíveis são presos por suspeita de cartel em Pernambuco

Operação Funil: foram expedidos três mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão (Foto: Reprodução/TV Jornal)

Três pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento com cartel de combustíveis na Região Metropolitana do Recife. Os suspeitos são integrantes do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis de Pernambuco, segundo a Polícia Civil e, teriam comedido crime contra a ordem econômica, manipulando os preços de gasolina, álcool e diesel nas bombas. Os presos estão na sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, mas já estão com prisão preventiva decreta e devem ser encaminhados ainda nesta terça-feira para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o valor médio do combustível é de R,20 para gasolina e o de R,20 para o alcoól.

O operação, batizada de Funil, é a 14° realizada pela Polícia Civil de Pernambuco este ano. A investigação, que resultou na prisão dos envolvidos, teve início há 11 meses pela Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária (Decot). Nesta terça-feira, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 10 mandados em residências de suspeitos. Os policiais ainda estão na rua tentando apreender mais documentos que comprovem a fraude. Um total de 163 policiais civis, entre delegados, comissários, agentes e escrivães estão na operação.


Polícia Federal cumpre mandado contra lavagem de dinheiro do tráfico em Pernambuco

Outros cinco estados e o Distrito Federal também recebem ações da Operação Efeito Dominó, que investiga membros de estrutura criminal voltada para tráfico internacional de drogas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Efeito Dominó, um desdobramento da Operação Spectrum, iniciada em julho de 2017, que desarticulou uma estrutura estabelecida para o tráfico internacional de drogas.

Cerca de 90 policiais cumprem 26 ordens judiciais, sendo 18 de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e três de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.

Durante as investigações da Operação Spectrum, a PF desarticulou uma estrutura criminal criada visando o tráfico internacional de drogas. Esse esquema era comandado por Luiz Carlos da Rocha, mais conhecido como Cabeça Branco. Ele era tido como um dos maiores traficantes da América do Sul, tendo conexões em dezenas de outros países.


Menina de 12 anos marca encontro pelas redes sociais e é abusada por dois homens

A Polícia investiga o caso, ocorrido no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife

A polícia procura por dois homens, suspeitos de estuprar uma menina de 12 anos, com quem eles marcaram um encontro pela Internet. A denúncia de abuso sexual contra a criança foi feita pela mãe da vítima ao Conselho Tutelar de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo relato da família ao conselho, o primeiro abuso ocorreu no dia 13 de janeiro deste ano. O acusado, que tem cerca de 25 anos, teria usado as redes sociais para atrair a garota. O crime ocorreu justamente no horário em que a menina deveria estar na escola. Os outros encontros aconteceram mais sete vezes, segundo a vítima relatou ao conselho.


Endometriose x Endometrioma

Presidente da SBRA explica as variações das doenças e como atingem a fertilidade da mulher (Foto ilustrativa)

A endometriose, doença silenciosa que afeta mais de 7 milhões de brasileiras, será um dos temas debatidos no XXII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA), que acontece em Brasília entre os dias 01 a 04 de agosto de 2018. “Se considerarmos que cerca de 20% dos casais que desejam engravidar concebem por mês, a endometriose sem tratamento poderia prejudicar a fertilidade ao extremo de 90% dos casais afetados”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Hitomi Nakagawa.

A endometriose representa 1/3 das doenças ginecológicas em idade fértil da mulher, ou seja, dos 15 aos 49 anos. Apesar de estar presente em torno de 10% das mulheres férteis, 1/3 das pacientes com esse diagnóstico enfrentam problemas de fertilidade. Além disso, desse total, entre 17 a 44% podem desenvolver o endometrioma - um estágio avançado da endometriose.