terça-feira, maio 15, 2018

Petrolândia: Vereador Toinho de Eugênio pede que a Casa Legislativa preste homenagem a diretores do STR pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos reassentados da barragem de Itaparica


Em reunião da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na última quarta-feira (09), o vereador Toinho de Eugênio (SD) destacou suas indicações na Câmara de Vereadores, e parabenizou os trabalhos dos diretores atuais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), José Maurício (presidente) e Natanael Caetano (vice).

Também fez apelo ao presidente da Câmara, Delano Santos, para que a Casa Legislativa preste homenagem ao ex-presidente do do STR de Petrolândia - Vicente Coelho -  pelos trabalhos prestados na década de 80 na famosa ''batalha pelo reassentamento do povo de Petrolândia, no período da barragem de Itaparica. 

''Quero que essa Casa preste homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de  Petrolândia - Vicente Coelho -  por aquela batalha pelo reassentamento que foi uma glória, uma vitória para o povo de Petrolândia'' discursou o vereador.

O vereador Toinho de Eugênio fez referência ao famoso "acordo de 1986" 

Entenda o caso

Esse acordo foi a referência mais significativa e a vitória mais importante do movimento organizado pelos atingidos da barragem de Itaparica, coordenados pelo Pólo Sindical, que teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia.  Ficou ali demonstrado que a CHESF não tinha formulado até então nenhum projeto de reassentamento.  A repercussão nacional e internacional do conflito (houve fechamento da barragem)  terminou forçando o acordo. Na oportunidade foi acertado o seguinte: terra para irrigação; casa de moradia; terra para o criatório; assistência técnica; garantia de 2,5 salários mínimos até o inicio da produção; indenização justa; participação dos trabalhadores nas decisões de reassentamento. A aplicação do acordo começou em 1987: a compra das terras, a construção das casas e o início de algumas obras de implantação do sistema de irrigação.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário