domingo, janeiro 30, 2022

Dia de Combate e Prevenção da Hanseníase alerta para importância do diagnóstico


Neste domingo (30/1), é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a data marca a importância do diagnóstico da doença. Isso porque o tratamento precoce não deixa sequelas, mas caso ocorra de maneira tardia pode causar deformações. A transmissão também é interrompida.

“A principal importância do diagnóstico precoce da hanseníase deve-se ao êxito no tratamento”, explica a enfermeira do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), Leidijany Paz. A hanseníase afeta a pele e os nervos e é transmitida pelo ar por gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas e que não estão tratando a doença.

A maioria das pessoas consegue se defender naturalmente da bactéria responsável pela enfermidade, porém cerca de 10% desenvolvem a doença. Em geral, é preciso uma relação próxima e frequente para que a doença instale-se, por conta disso, todas as pessoas que convivem com o doente devem ser examinadas.

Presidente anula decretos que revogavam luto oficial

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (29), por meio de suas redes sociais, que decidiu anular os atos em que revogava decretos de luto oficial editados em seu governo e por antecessores.

"Tendo em vista o apelo popular para que todos esses Decretos permanecessem vigentes, em respeito à história e à memória dos falecidos, tornarei sem efeito as revogações dos 122 atos, independente do governo que os decretou ou da personalidade homenageada", justificou Jair Bolsonaro.

Entre os lutos oficiais, estavam os do ex-arcebispo emérito de Recife e Olinda dom Helder Câmara, do ex-governador Rio de Janeiro Leonel Brizola e do sociólogo Darcy Ribeiro.

Agência Brasil

Moradores de três cidades ficam sem energia por mais de um dia e comerciantes protestam após temporal na RMR

Houve registros no Recife, em Olinda e em Paulista. Comerciantes do Mercado de Água Fria interditaram via, neste domingo (30), pedindo providências à Neoenergia (Reprodução g1 PE)

Mais de um dia depois das fortes chuvas que deixaram estragos em diversas cidades do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco, na sexta-feira (28), moradores de diversas cidades ainda estão sem energia elétrica.

Na manhã deste domingo (30), comerciantes do Mercado de Água Fria, na Zona Norte da capital, fizeram um protesto por causa do problema e interditaram, com pneus queimados e galhos de árvores, os dois sentidos da Estrada Velha de Água Fria.

De acordo com a Neoenergia Pernambuco, antiga Celpe, a falta de energia ocorreu devido a problemas causados pelos ventos de até 60 quilômetros por hora. Durante o temporal, dezenas de árvores caíram, bem como postes. Também houve enxurradas na Zona da Mata.

Comportas da Hidrelétrica de Três Marias serão fechadas a partir de segunda-feira(31)

Três Marias libera água do Rio São Francisco para o reservatório de Sobradinho (Foto:Cemig/Divulgação)

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que vai iniciar o fechamento gradual do vertedouro da Usina Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central Mineira. De acordo com a estatal, passados os reflexos do evento chuvoso que produziu o recorde de afluência ao reservatório, a Cemig, a partir de segunda-feira (31) será iniciado o fechamento gradual das comportas.

O vertimento foi capaz de reduzir de 94% para 90% o volume útil do reservatório, sem causar grandes inundações nas cidades abaixo da barragem.

O fechamento será realizado em patamares, da mesma forma que foi realizada a abertura, para evitar impactos à vida aquática do rio São Francisco e proteger os terrenos das planícies naturais ocupada pelas águas. Partindo do patamar final de liberação que hoje totaliza 3.040 m³/s, as reduções seguirão um cronograma conforme abaixo:
  • 31/01/2022, segunda-feira: redução da liberação de vazão para 2.640 m³/s (vazão turbinada + vazão vertida);
  • 01/02/2022, terça-feira: redução da liberação de vazão para 2.200 m³/s (vazão turbinada + vazão vertida);
  • 02/02/2022, quarta-feira: redução da liberação de vazão para 1.640 m³/s (vazão turbinada + vazão vertida);
  • 03/02/2022, quinta-feira: redução da liberação de vazão para 1.300 m³/s (vazão turbinada + vazão vertida);
  • 04/02/2022, sexta-feira: redução da liberação de vazão para 800 m³/s (vazão turbinada e fechamento total do vertedouro).

Policiais do serviço de inteligência da 4° CIPM cumpre Mandado de Prisão em Petrolândia/PE

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), na tarde de sexta-feira (28),  policiais do serviço de inteligência da 4° CIPM foram contactados por policiais civis, também do serviço de inteligência da cidade de Petrolina, para averiguar um fugitivo do sistema prisional que respondia, também, por roubo a carga na região de Arcoverde, Sertânia/PE e cidades circunvizinhas. 

Na ocasião foi localizado o endereço [Quadra 17, Petrolândia-PE]  e certificada da presença do suspeito, tendo sido montada uma operação com os policiais do GATI, o Graduado de Operações e o efetivo da Operação Polígono. Após cerco montado, o suspeito tentou se evadir por cima dos muros, porém foi contido pelo policiamento, o qual deu voz de prisão. No decorrer das abordagens, foi encontrada uma porção de 15g de maconha com o suspeito. Em ação contínua, o suspeito e o proprietário da residência foram conduzidos à Delegacia de Polícia da cidade de Floresta, onde foram entregues ao Delegado responsável pela Delegacia de Arcoverde, local onde tramita Inquérito de Roubo a Carga. Vale salientar que o suspeito ainda tinha mais dois Mandados de Prisão de Comarcas distintas: da 3° Vara Regional de Execuções Penais da Comarca de Caruaru, por evasão do sistema prisional, e outro da 2° Vara Criminal da Comarca de Garanhuns , por receptação, uso de documentos falsos, desobediência e posse de entorpecentes.

RESULTADO DA OCORRÊNCIA:

02 Encaminhamentos;

01 Recolhimento;

01 Ponto debelado;

15g de maconha apreendida;

03 Mandados de Prisão cumpridos:

01 Celular apreendido

DISK DENUNCIA : 190

Tacaratu/PE: Polícia cumpre mandado de prisão e posse ilegal de armas no sítio Serra Grande


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), na tarde deste sábado (29), por volta das 16h300, o efetivo da GTI em patrulhamento ostensivo no município de Tacaratu -PE, recebeu informações de colaboradores, os quais repassaram informações ao efetivo da GTI de Jatobá, sobre um indivíduo que estaria ameaçando populares com uma arma de fogo, no sítio Serra Grande, zona rural daquela cidade.
 
De imediato foram acionados o Graduado de Operações , Oficial de Supervisão e a Central de Operações da 4ª CIPM, que por sua vez empenhou, também, o GATI e o efetivo do serviço de inteligência da 4 CIPM para um possível cerco policial naquela localidade. 

Ao chegar no local, o suspeito foi localizado e, ao ser abordado, confessou ser fugitivo da justiça e que possuía um mandado de prisão contra ele expedido pela comarca de Buíque-PE. Não obstante, foi indagado sobre sua arma de fogo e o mesmo confessou que estaria na residência de outro indivíduo, conhecido por populares por dar moradia a pessoas de conduta e caráter duvidosos e de má índole. Ao localizar a residência deste último indivíduo, o mesmo permitiu fazer uma busca pessoal no interior de sua residência e foram encontrados: 01 (um) rifle puma de calibre .44, pertencente ao primeiro envolvido, e 04 (quatro) espingardas de fabricação artesanal, pertencente ao segundo envolvido. Diante dos fatos, todos os envolvidos, juntamente com material apreendido, foram encaminhados à 187 DPC de Floresta a fim de serem tomadas todas as providências legais e cabíveis.


RESULTADO DA OCORRÊNCIA
01 Cumprimento de Mandado de Prisão;
01 APFD;
02 Recolhimentos ;
05 Armas de fogo apreendidas (01 rifle puma Cal. 44 e 04 espingardas de fabricação artesanal )

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Petrolândia: Domingo é dia de saborear o delicioso baião-de-dois no Maria Fumaça; a partir das 19h tem som ao vivo com o grupo Pagode Pra Recordar

 

Neste domingo, 30 de janeiro de 2022, é dia de saborear o delicioso baião-de-dois do Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, com ambiente confortável e deliciosas opções em carnes .e peixes.

O funcionamento deste domingo é das 11:30 às 24 horas

A partir das 19 horas tem som ao vivo com o grupo Pagode Pra Recordar

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!

Petrolândia: Classificados - Dois terrenos para venda ou troca no Bairro Nova Esperança


Valor do terreno: R$ 14 mil, cada um



 Blog de Assis Ramalho

Informação: Proprietário dos terrenos

Confira manchetes dos principais jornais do país deste domingo 30 de janeiro de 2022










 


Blog de Assis Ramalho
Com Rede Brasil de Notícias


Eduardo Campos em entrevista à Assis Ramalho: Foto arquivo/Blog AR

OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sábado das 06:30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Clique e OUÇA A WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

 

Comediante morre de Covid dias após se arrepender de não tomar vacina

Christian Cabrera se negou a tomar a vacina contra a Covid-19. Ele tinha 40 anos e deixa mulher e um filho de três anos(foto: reprodução instagram)

Comediante norte-americano morre após se recusar a tomar vacina contra a covid-19

Ocomediante norte-americano Christian Cabrera, de 40 anos, que morreu no dia 14 de janeiro por complicações causadas pelo covid-19 disse a seu irmão poucos dias antes de sua morte ter “se arrependido” por não ter tomado a vacina contra o vírus. Ele deixou esposa e um filho de três anos.

Cabrera foi diagnosticado com covid-19 após o Natal. No início de janeiro foi hospitalizado após sentir falta de ar e ser diagnosticado com pneumonia, em decorrência da covid-19.

Petrolândia: Confira preço e cardápio deste domingo do Sabor Real [Marmitex e Lanches], que funciona de terça a domingo, na Quadra 12



Funcionamento de Terça a Domingo. 
De 11:30 hrs ás 14:30 hrs - Rua Lizandro Aurélio dias Nº 63 Quadra 12

Vazão de 4 mil m³/s na Barragem de Sobradinho tem nova previsão, informa Chesf


Inicialmente com previsão até o próximo dia 1º de fevereiro, a defluência (quantidade de água liberada) na Barragem de Sobradinho (BA), de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), deverá se estender até a próxima sexta-feira, 4 de fevereiro. É o que informou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em mais um relatório.

Para este fim de semana, o volume útil da barragem é de 68,27% neste sábado (29); já amanhã (30) estará em 68,80%. Na próxima semana, segundo a previsão da Chesf, o volume atingirá 71,86% no dia 4/02. A Companha ressalta que esses valores podem sofrer alterações devido à necessidade operacional ou por razões naturais.

Via Blog Carlos Brito 


Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana; Agende sua consulta


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta próxima semana; VEJA DIA E DATA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Mega-Sena: Aposta única acerta as seis dezenas e leva R$ 36,7 milhões; veja os demais sorteios deste sábado (29) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



Uma aposta de Blumenau (SC) acertou as seis dezenas do concurso 2.449 da Mega-Sena e vai receber um prêmio de R$ 36,7 milhões. O sorteio foi realizado na noite deste sábado (29) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Veja as dezenas sorteadas: 14 - 20 - 21 - 31 - 49 - 52.

A quina teve 65 apostas ganhadoras; cada uma levou R$ 50.669,64. A quadra teve 3.771 apostas ganhadoras; cada uma ganhou R$ 1.247,68.

O próximo concurso (2.450) será na quarta-feira (2). O prêmio é estimado em R$ 20 milhões.

>> Veja as demais loterias da Caixa sorteiadas na noite deste sábado (29/01/2022)

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira,
situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.