terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Petrolândia: Rogério Novaes defende indenização de prejuízos causados aos produtores pela falta de água no perímetro irrigado

Rogério Novaes é produtor rural no Icó-Mandantes (Foto: Divulgação)

O ex-vereador Rogério Novaes, produtor rural no Icó-Mandantes, envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho, em referência ao comunicado da Chesf sobre a elevação do nível do Lago de Itaparica, reduzido repentinamente de 10/11% para 6% de sua capacidade a fim de propiciar a realização de procissão de barcos na cidade alagoana de Penedo, no último domingo (08). 

Produtores dos Blocos 01, 02, 03 e 04 do Perímetro Irrigado, em Petrolândia, denunciaram a falta de água nas estações de bombeamento e, consequentemente, prejuízo com a perda de plantações. 

Nesta terça (10), a Chesf comunicou que o nível do Lago de Itaparica será novamente elevado. O ex-vereador defende que os produtores rurais busquem na Justiça indenização pelas perdas. Abaixo a nota de Rogério Novaes, na íntegra.

Petrolândia, 10 de Janeiro de 2017,

ISSO É MAIS UMA PIADA PARA NÓS AGRICULTORES, eles têm é que indenizar os prejuízos, os agricultores tem que entrar imediatamente com uma ação.

E os prejuízos serão ainda maiores a transposição está recebendo duas enormes bombas, para fazer o enchimento em 25 dias , um trabalho que deveria ser de 90 dias , com certeza os canais das EBS's dos Mandantes irão parar.

E essa água que eles liberaram só chegará em 10 dias. E até lá quem irá arcar com os prejuízos?

Rogério Novaes, ex-Vereador.


Notícia relacionada

Redação do Blgo de Assis Ramalho


Petrolândia: Codevasf vai providenciar desassoreamento de canais de estações de bombeamento do Perímetro Irrigado

Codevasf deve promover nova dragagem em canais (Foto: Thiago Moraes/Plena)

Esta semana, após drástica redução do nível do Lago de Itaparica, produtores rurais do Perímetro Irrigado de Itaparica, em Petrolândia, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), reclamaram da falta de água nos Blocos 01, 02, 03 e 04, com prejuízos ao abastecimento humano e atividades agropecuárias. 

Ao Blog de Assis Ramalho chegam, de fonte segura, informações de que, ciente da situação, a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) providenciou junto à Plena uma escavadeira hidráulica de longo alcance para desassoreamento. 

A máquina deverá chegar nessa quarta-feira (11) em Petrolândia, onde vai fazer o procedimento de limpeza dos canais de aproximação para as estações de bombeamentos dos perímetros irrigados.

Após a limpeza deverá haver maior disponibilidade hídrica para os perímetros.

Esse trabalho foi realizado anteriormente, em outubro de 2014, por ocasião de mobilização dos produtores rurais do Perímetro Irrigado.

Notícias relacionadas:
>Plena Consultoria divulga nota sobre assistência prestada aos projetos irrigados do município
>Após dragagem, canal de irrigação das agrovilas da Reta funciona com normalidade
>Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados
>Lideranças de Petrolândia reúnem-se com minístro da Integração e decidem por manutenção do bloqueio de acesso à Transposição
>Após desbloqueio em guarita da Transposição, Lourival Simões fala sobre o protesto realizado por petrolandenses em Floresta
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado

Redação do Blog de Assis Ramalho


Mutirão de limpeza conclui trabalhos no João de Deus e recolhe lixo das margens do Rio São Francisco em Petrolina.

Ação retirou 630 toneladas de resíduos na zona norte da cidade e realizou coleta que deveria ter sido feita ano passado, depois do Natal (Foto: Ivaldo Reges/Prefeitura de Petrolina/Divulgação)

Finalmente quem passa pelo ponto das barquinhas em Petrolina vai ter uma paisagem mais limpa. É que nesta terça-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, em parceria com Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Petrolina (COOMARCA), realizou a coleta do lixo retirado por mergulhadores do Rio São Francisco e que foi deixado no local, inicialmente, sob forma de protestar contra as agressões sofridas pelo nosso Velho Chico. O detalhe é que segundo os organizadores da ação, que integram os movimentos Eco Rio e #SalveChico, o lixo deveria ter sido retirado do local pela prefeitura no ano passado, logo depois do Natal, o que não aconteceu.

A coleta realizada hoje integra as ações do mutirão de limpeza, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e que desde o início da semana está percorrendo os bairros da cidade. Somente no último domingo foram retiradas quase 600 toneladas de lixo do bairro Vila Eduardo. Na segunda e terça-feira, foi a vez do bairro João de Deus receber as equipes da secretaria que retiraram 630 toneladas de material da localidade. Nesta quarta-feira, o mutirão de limpeza vai chegar ao bairro São Gonçalo. Uma pá carregadeira, 01 retroescavadeira, 04 caminhões caçamba e 20 homens começam a trabalhar na rua 42 a partir das 7h. A ideia é acabar com o lixo e o entulho acumulados indevidamente por toda Petrolina, atendendo uma das prioridades da gestão do prefeito Miguel Coelho.


Prefeito de Petrolândia prestigia 14ª Fenahall e visita artesãs do município

 


O prefeito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, acompanhado pela esposa Líbia Holanda, visitou nesta terça (10) a Feira Nacional de Artesanato (Fenahall), realizada no Classic Hall, em Olinda.

Ricardo e Líbia visitaram os estandes das artesãs petrolandenses Associação Café com Arte, presidida por Fátima Belém, e Ilga Carvalho (Sabonetes 100% Artesanais).

Em sua página no Facebook, Ricardo fez check in no Classic Hall, postou as fotos acima e deixou mensagem de incentivo aos artesãos do município.

"Fenahall... Petrolândia tem muita coisa bonita pra mostrar! Nosso artesanato vai gerar muita renda e emprego... Vou apoiar todas as iniciativas como estas. Parabéns Ilga Carvalho e Fátima Belém Café com Arte e todas as nossas associações de cultura e artesanato! Abraço carinhoso..."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Ricardo Rodolfo


Chesf comunica elevação do nível do Reservatório de Itaparica

Empresa esclarece que redução anterior deveu-se à liberação de água para realização da Procissão Fluvial do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. Em Petrolândia, produtores sofreram prejuízos com a queda brusca no nível do Lago.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, desde a zero hora de hoje (10/01), foi iniciada a recuperação do nível do Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga (PE), por meio da elevação da vazão de Sobradinho com o objetivo específico de transferência de água. Até o final do mês de janeiro, a Empresa espera que Itaparica retome o patamar de 10% de seu volume útil (atualmente está em cerca de 6%).

A Chesf esclarece que houve redução no nível do reservatório de Itaparica para garantir a segurança da navegação, em atendimento à solicitação da Prefeitura Municipal de Penedo (AL), para realização da Procissão Fluvial do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, ocorrida no dia 08 de janeiro de 2017.



MP recomenda saída de mais de 5 mil contratados da Prefeitura de Caruaru


O Ministério Público de Pernambuco recomendou à Prefeitura de Caruaru, no Agreste do estado, a rescisão de 5.251 pessoas que têm contrato temporário. As contratações foram realizadas em 2015. O MPPE disse ainda que a nova gestão não poderá realizar novos contratos temporários para "ocupações de natureza efetiva". A prefeita Raquel Lyra tem dez dias para informar ao órgão se acata a recomendação, conforme a assessoria.

A assessoria da prefeitura informou que ainda não foi notificada.

Segundo o promotor de Justiça do Patrimônio Público Marcus Tieppo, tramitam duas ações de responsabilidade por Ato de Improbidade Administrativa relacionadas às contratações temporárias e à cessão de contratados temporários para atuarem de forma diferente da que foi ensejada na contratação. As ações tramitam na 1ª Vara da Fazenda Pública.


Prefeitura de Petrolândia esclarece redução drástica do nível do Lago de Itaparica que prejudicou abastecimento no município

Redução brusca no nível do Lago de Itaparica para viabilizar procissão em Penedo-AL causou prejuízos ao abastecimento de água para consumo humano, agricultura e pecuária em Petrolândia (Foto: Cézar Cavalcante)

A Prefeitura de Petrolândia obteve da Chesf a informação de que a baixa brusca no nível do Reservatório de Itaparica, inclusive sendo o menor da história, se deve a uma operação especial, autorizada em conjunto pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo foi atender a uma demanda de aumento de volume do Rio São Francisco na altura do Município de Penedo – AL, garantindo a realização da Procissão Centenária do Bom Jesus. Informa ainda que em reunião realizada nessa segunda (09), a ANA e a ONS, definiram o aumento de vazão de Sobradinho em favor de Itaparica, com a perspectiva de em 2 dias recuperar o volume útil e tentar manter o patamar de 10 a 11%. Nível que corresponde ao de 15 dias atrás.

A Chesf ainda informou que a faixa operativa do Reservatório de Itaparica, está entre a mínima na cota 299,00 e a máxima na cota 304,00. Com a baixa brusca chegou-se a cota 299,34, portanto, ainda dentro da variação prevista. Há ainda para apreciação do ONS e ANA, demanda semelhante de liberação de água a partir do Lago de Itaparica para atender outro evento no final do mês em Propriá – SE.

O Município de Petrolândia-PE, manifesta-se contrário a atitudes como essa! Pois, de forma brusca e sem a devida mensuração das consequências, deixou milhares de usuários na região de Itaparica, sem conseguir captar água para consumo humano, agricultura e pecuária. Essa atitude, inconsequente, provocou nos usuários pavor, além de prejuízos. Pois, algumas plantas a depender da fase vegetativa, não suportam um dia sem água.

Ainda com relação a possibilidade de nova operação do gênero, prevista para o final de janeiro, é necessário um planejamento efetivo de forma que as manobras aconteçam mantendo o equilíbrio entre os Lagos do Rio São Francisco, sem penalizar apenas determinada região, como aconteceu com Itaparica.

Por fim, enviaremos ofícios aos órgãos competentes, para que se tenha mais cuidado e transparência em ações que possam prejudicar ainda mais os ribeirinhos e outros usuários do Rio São Francisco.

Petrolândia-PE, 09 de janeiro de 2017.

Ricardo Rodolfo - Prefeito de Petrolândia/PE

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia


Proprietários rurais podem emitir CCIR 2015-2016 sem multa até 14 de janeiro

Titulares de imóveis rurais privados devem emitir o CCIR 2015-2016 (Foto: Paulo Ernani Peres Ferreira/Embrapa)

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) relativo aos exercícios de 2015 e 2016 já está disponível para emissão e pode ser pago até 14 de janeiro de 2017 sem cobrança de juros sobre o valor da taxa de serviço cadastral.

O alerta é feito pela Coordenação Geral de Cadastro Rural - vinculada à Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra -, como orientação aos detentores de mais de 5,7 milhões de imóveis rurais privados para regularização do cadastro dessas áreas junto ao Instituto.

Emissão


Petrolândia: Promoção de aniversário de 3 anos da Pisebem Revestimentos contempla cliente com moto 0 km


Durante todo o ano de 2016, a Pisebem Revestimentos no aniversário de três anos da loja em Petrolândia, conteplou seus clientes através de vários sorteios. 

O último deles aconteceu no dia 30 de dezembro quando o cliente José Sobreira Lima, residente em água Branca (AL), foi contemplado com uma moto 0 KM.

A Pisebem aproveita para dsejar um feliz 2017 para todos os seus vlientes!

Pisos, revestimentos, porcelanatos, pastilhas, revestimento HD, em vários tipos e padrões, procure na Pisebem Revestimentos, a loja especializada na área, onde você também encontra azulejos decorativos, frisos e outras peças para sua embelezar sua obra.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

Pisebem Revestimentos, a loja da sua casa
Em Petrolândia/PE: Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191


Pisebem Revestimentos


Jatobá: Prefeita Goreti Varjão decreta estado de emergência financeira e administrativa do Município


De acordo com informações do site Jatobá Notícias, a Prefeitura de Jatobá, cidade localizada no Sertão de Pernambuco, decretou estado de emergência financeira e administrativa pelo prazo de 90 dias. Segundo a mesma fonte, Goreti Varjão determina ainda 10 dias de funcionamento exclusivamente para expediente interno da Prefeitura, período destinado à organização dos setores e ao diagnóstico da atual situação do órgão.

O decreto determina também o recadastramento de todos os servidores municipais, processo a ser iniciado no prazo de 10 dias.

Segundo o site, ao decretar emergência financeira e administrativa, os servidores de Jatobá deixam de receber ajudas de custo, diárias, gratificações, adicional noturno, férias e demais benefícios não incorporados à remuneração salarial.

Leia abaixo a íntegra do Decreto Nº 001/2017 da Prefeitura Municipal de Jatobá-PE


Marca Fortaleza ensina como fazer receita de sorvete caseiro com merengue

Informe publicitário
Fácil de preparar e refrescante, a sobremesa de morango é feita com biscoito tortinhas

Janeiro! Dias ensolarados, férias e muitos encontros com a família e com os amigos. Para celebrar em grande estilo esse momento, que tal fazer uma deliciosa sobremesa? A Marca Fortaleza, da M. Dias Branco, ensina como fazer: Sorvete Assado.

Simples de preparar, a receita tem ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar em qualquer mercado próximo. O sorvete é feito como leite condensado, leite, creme de leite, ovos, essência de baunilha e biscoito de morango. Já o merengue leva apenas claras, açúcar e água.

Se sua família é grande e o pessoal gosta de outros sabores de sorvete, você pode fazer também com o biscoito Tortinhas Chocolate. Faça uma decoração bem bonita do jeito que preferir!


STF suspende liminar que paralisava concurso para cartórios na Bahia


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu decisão e efeitos de medida liminar, expedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinava a suspensão de concurso público para cartórios de notas e registros na Bahia.

Na decisão, Cármen Lúcia considera a ocorrência de prejuízos à ordem e à economia públicas, por conta da interrupção do concurso. Dessa forma, acrescentou ela, a suspensão do certame poderia resultar em um atraso a algo que é de interesse público, pela necessidade de tutela dos direitos da coletividade, tanto de candidatos como de cidadãos que aguardam o encerramento do concurso que envolve 1.383 cartórios do estado.


Petrolândia: STR volta a fazer denúncia de descaso com produtores rurais dos blocos 01, 02, 03 e 04.do perímetro irrigado



Na última segunda-feira (09), conforme nota divulgada neste meio de comunicação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR) fez denúncia do descaso com os agricultores dos blocos 01, 02, 03 e 04.

Segundo o STR, todas as estações de bombeamento (EB’s) estariam desligadas por falta de água, causando grande prejuízo a mais de 2000 agricultores.

Nesta terça-feira (10), o STR voltou a divulgar uma outra nota de denúncia sobre o mesmo caso; confira abaixo.

Na manhã desta terça feira (10), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR) se deslocou até a estaçao de bombeamento (EB 1) para presenciar - junto com os agricultores - o principal problema da redução de Água, que está sendo a falta de manutençao do canal. O serviço deveria está sendo feito pela empresa que presta serviços para a CODEVASF.

Chegando lá, o STR constatou que é pelo contrario! Quem está a frente desse trabalho são os próprios agricultores reassentado, em média de 20 pessoas que estão dentro do canal, que correm o risco de adquirir várias doenças. Tudo para que não se tenha a perda total de suas plantações.

Quando se tomamos certas atitudes, ao invés de resolverem a questão, eles fazem ao contrario; entram com um processo contra o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolandia.

Esperamos que isso seja resolvido.


José Mauricio Filho - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR).

Algum tempo atrás, no mesmo local, a reportagem do Blog de Assis Ramalho registrou os mesmos problemas de agora. confira abaixo.
Notícia relacionada (clique para ler)

Notícia relacionada (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Labaredas esquenta a Fenahall 2017 na noite desta terça (10)

Labaredas (Foto: Paulo Paiva/DP)

A 14ª edição da Feira Nacional de Artesanato (Fenahall) tem continuidade nesta terça-feira, a partir das 16 horas, com cerca de 200 expositores no Classic Hall, em Olinda. Além do artesanato, a feira deste ano conta com belas obras de arte sacra em exposição e venda no mezanino. Vale a pena conferir.

A atração de hoje no palco da praça de alimentação é Labaredas, uma das mais tradicionais bandas do brega pernambucano, com mais de 30 anos em atividade. Amanhã é a vez de Faringes da Paixão, Banda de brega recifense dedicada a homenagear os tempos de outrora, tocar os corações do público na Fenahall 2017.



Ministro Mendonça Filho destina 493 mil para escolas em Petrolândia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho destinou, desde que assumiu o Ministério da Educação, até hoje, R$493.428,40 para obras no município de Petrolândia. Esses valores, no entanto, são referente as obras do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC 2) e do Plano de Ações Articuladas (PAR), que preveem a aquisição de mobiliário e equipamentos para as escolas da cidade. “São recursos relevantes, que mostram nossa disposição no investimento na educação básica e que nos motiva a cada vez mais seguir nesse caminho”, destacou o ministro Mendonça Filho.

Além desses valores, a cidade de Petrolândia recebeu R$11,5 mil do Programa Dinheiro Direto na Escola. Esse montante é a soma de todos os repasses feitos desde que o ministro assumiu o ministério. “Esses recursos são essenciais para a gestão escolar, com eles os gestores conseguem adquirir materiais de uso diário, realizar projetos pedagógicos e realizar pequenos reparos nas unidades educacionais”, detalhou Mendonça.

Assessoria de Imprensa MEC


Secult-PE promove oficinas do Funcultura em comunidades tradicionais


Povo Pankararu recebe Capacitação do Funcultura em Tacaratu nos dias 24 e 25 de janeiro (Foto: Lúcia Xavier)


Dando continuidade em 2017 às ações formativas envolvendo a capacitação de povos quilombolas, indígenas e ciganos para o edital do Funcultura, além de oficinas de elaboração de projetos culturais em segmentos como teatro e dança, a Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE inicia nesta segunda-feira (9), um novo ciclo de suas atribuições. Prosseguindo até o dia 16 de fevereiro, as ações são oferecidas gratuitamente, atendendo a demandas específicas de cada comunidade onde acontecem.

“Neste ciclo, temos como novidade a participação de estudantes do Curso de Antropologia Indígena da UFPE/NUPE, que estarão conhecendo de perto as características culturais dos povos Tuxá (Inajá), Pankararu (Tacaratu), Xukuru (Pesqueira) e Fulni-ô (Águas Belas), e contribuindo com suas observações acadêmicas durante as atividades formativas”, adiantou Francisco de Assis, representante da Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE.

“No caso da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, o principal objetivo é possibilitar não apenas a inclusão dos povos tradicionais nos editais do Funcultura, mas também contribuir para que novos projetos culturais destas comunidades possam ser beneficiados pelo programa”, destacou Francisco.


Petrolândia: Prefeito Ricardo Rodolfo participa do 4º Seminário do TCE-PE para novos gestores municipais


Prefeito Ricardo Ricardo, ao lado da esposa, Líbia Holanda, participa do IV Seminário do TCE-PE (Foto: TCE-PE/Divulgação)

Palestra de  João Eudes Bezerra Filho sobre Convergência e Consistência Contábil dos Municípios (Fotos: Ricardo Rodolfo)


Realiza-se nesta terça-feira (10), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Recife, o quarto seminário direcionado aos novos prefeitos e presidentes de câmaras do Estado de Pernambuco. O evento é dividido em dois módulos: prefeitos reúnem-se hoje (10/01) e presidentes de câmaras no próximo dia 24/01. O prefeito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo Souza Leal, participa do evento em companhia de sua esposa e assessora, Líbia Holanda. Em rede social, no intervalo para almoço, o prefeito postou mensagem sobre o seminário.

"Lutas pela frente! Não somente em Petrolândia, mas em todo o país... MAS COM RESPONSABILIDADE FISCAL, CONTROLE DE GASTOS (qualidade, eficácia no gasto público municipal)... Vamos caminhar e fazer o melhor... Iremos precisar de sabedoria do alto, inteligência financeira e criatividade em tudo para economizar e fazer render cada centavo arrecadado no município ou recebido de repasses dos governos, estadual e federal... Mas cremos... VAI DAR TUDO CERTO!!! Com meu amigo, secretário de finanças Fernando Leme. abraço a todos!", escreveu Ricardo.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente do TCE, Carlos Porto. Ao dar as boas-vindas aos participantes do seminário, Porto fez questão de deixar claro que é missão constitucional do órgão fiscalizar as prefeituras. Mas já é tradição na Casa realizar um seminário de orientação, a cada quatro anos, após o período eleitoral, para que os novos prefeitos sejam devidamente informados sobre como devem proceder no manuseio dos recursos públicos.


Mais leitura e menos jogos eletrônicos

Alexandra Vieira de Almeida (Foto: Tiberius Drumond)

Por Alexandra Vieira de Almeida – Escritora e Doutora em Literatura Comparada (UERJ)

No universo infanto-juvenil, a leitura deixou de ser uma necessidade dando lugar assustadoramente aos jogos eletrônicos. As famílias modernas permitiram que a rotina tecnológica na vida dos pequenos ganhasse força e, hoje, enfrentam dificuldades no combate de tal.

As crianças e adolescentes não podem deixar suas vidas sendo guiadas por pequenos aparelhos, como meio de divertimento e prazer. Esse elemento deveria ser secundário e não o fundamental. Com isso, temos uma geração mais cansada e preguiçosa para pensar, pesquisar e refletir.

Por outro lado, a leitura é o eixo que leva os jovens para o espaço do imaginário mais fecundo, revelando uma criatividade muito mais rica e plena do que os videogames. Estes jogos desconcentram as crianças e jovens do hábito da leitura e estudos, pois muitas horas são gastas nesta distração.


Governo brasileiro realiza cerimônia fúnebre em homenagem a embaixador grego

Fotos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo brasileiro realizou hoje (10) pela manhã, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. uma cerimônia de honras fúnebres com corpo presente em homenagem ao embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, e ao governo grego.

O ritual seguiu a liturgia cristã grega ortodoxa e foi restrito a familiares do homenageado e autoridades federais e estaduais. Como previsto em cerimônias fúnebres de chefes de missão estrangeira, foram prestadas honras militares ao diplomata, vítima de crime passional no Rio no final do mês passado.

O embaixador da Grécia em Buenos Aires, Dimitrios Zevelakis, esteve presente na cerimônia representando o governo grego. O subsecretário geral do Itamaraty, José Antônio Marcondes de Carvalho, representou o presidente Michel Temer, que está em viagem a Portugal.


São Paulo/Petrolândia: Residente em São Paulo, filho procura por pai em Petrolândia

Hamilton Mendes da Silva, nasceu na Velha Petrolândia - de onde saiu com 6 anos - e procura por seu pai

Assis Ramalho, em nome de sua coluna saúdo a todos nossos conterrâneos! Meu nome; Hamilton Mendes daSilva, venho através desta coluna social pelo o seguinte motivo, a procura de familiares pois nasci em Petrolândia velha no ano de 1976. Sair aos seis anos de idade e não conheço meu pai biológico, pois fui registrado por homem de uma grandura. Não que meu pai biológico tenha sido um homem desnaturado e não soubece a minha existência, lembro me que por várias vezes ele tentou se aproximar de mim. Só que a minha mãe não o deixava ele se aproximar de mim. Ele tinha uma rural, na época carro do ano, e ela falou- me. ''Hamilton quando você ver este homem você corra, que ele é um lobisomem pega criancinhas e mata'', quando eu o avia saia correndo, gritando e com medo pois ele era noivo e minha mãe se envolveu com ele. Pelo pouco que sei, o nome dele é Milton, ou Nilton..Nome da minha mãe, Edileuza Mendes dá Silva (conhecida por Leide) ela era manicure, morei próximo ao posto Shell..Entre o saudoso seu Cajá, mercearia do Zé Paraíba e de frente ao ponto comercial de  Zé de Merosa e Panta Leão. Nasci em 15-02-1976. Muito grato a todos, moro atualmente em São Paulo.

Quem souber qualquer informação, favor, ligar para o cel. (011) 9.6352-0076

Blog de Assis Ramalho
Informação: Hamilton Mendes da Silva 


Globeleza aparece vestida em nova vinheta; mudança é celebrada nas redes sociais

Erika Moura na gravação da vinheta de carnaval 2017 (Foto: Globo/Ramón Vasconcelos)
Após anos de polêmica em torno da objetificação da mulher e reforço de estereótipos de gênero e raça, a Globo resolveu vestir a Globeleza.

Na vinheta do Carnaval de 2017, lançada nesta segunda-feira (9), Érika Moura aparece com vários "looks" típicos da festa nas diferentes regiões brasileiras.

Acompanhada de um mestre-sala, ela roda o vestidão de porta-bandeira, em outro momento dança axé a bordo de um top colorido e se arrisca até no frevo e no bumba-meu-boi.


Nilton Mota discute avanços para aperfeiçoar modelo que beneficia setor sucroalcooleiro no Estado


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, esteve nesta segunda-feira (09) na Associação dos Fornecedores de Cana do Estado de Pernambuco, onde participou de uma reunião para discutir avanços e melhorias para o setor sucroalcooleiro no Estado, mais especificamente sobre as usinas Cruangi e Pumaty, que retomaram as atividades em 2015, com o apoio do Governo de Pernambuco.

Participaram do encontro o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Alexandre Andrade Lima, e o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindicape), Gerson Carneiro Leão.


Prefeitura de Petrolândia publica avisos de licitação para merenda escolar e outros produtos

Foto ilustrativa

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Petrolândia, presidida pela pregoeira Simone Alves de Souza, publicou nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e Diário Oficial da União, avisos de licitação para compra de gêneros alimentícios, gás de cozinha, contratação de link de internet, cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal e produtos descartáveis para uso em diversas secretarias do Município. Confira publicação abaixo.

AVISOS DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL No - 1/2017 Proc. No - 012/2017 Objeto: aquisição de gêneros alimentícios, perecíveis, não-perecíveis, pães, bolos, salgados, e hortifrutigranjeiros, para merenda escolar e diversas secretarias do município, no valor para o Lote I - Não perecíveis, no valor anual de: R$ 1.141.804,01 (Hum Milhão, Centro e Quarenta e Um Mil, Oitocentos e Quatro Reais e Um Centavo; Lote II - Perecíveis, no valor anual de: R$ 1.201.291,41 (Hum Milhão, Duzentos e Um Mil, Duzentos e Noventa e Um Reais e Quarenta e Um Centavo); Lote III - Padaria, no valor anual de: R$ 121.782,90 (Cento e Vinte e Um Mil, Setecentos e Oitenta e Dois Reais e Noventa Centavos); Lote IV - Hortifrutigranjeiros no valor anual de: R$ 215.462,90 (Duzentos e Quinze Mil, Quatrocentos e Sessenta e Dois Reais e Noventa Centavos); Data abertura: 19/01/2017 às 09:00 horas, respectivamente.

PREGÃO PRESENCIAL No - 2/2017 PROC. No - 013/2017 Objeto: Aquisição de temperos e granjeiros, para atender a merenda escolar e diversas secretarias do município, no valor anual para os Lotes I - Temperos R$ 50.152,36 (Cinquenta Mil, Cento e Cinquenta e Dois Reais e Trinta e Seis Centavos); Lote II - Granjeiros, R$ 57.340,00 (Cinquenta e Sete Mil e Trezentos e Quarenta Reais); Data abertura: 20/01/2017 às 09:00 horas, respectivamente. Pregão Presencial No - 003/2017 - Proc. No - 014/2017 Objeto: aquisição de gás oxigênio medicinal em cilindros em atendimento às necessidades do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima quanto a secretaria municipal de saúde, conforme descrições, quantitativos e demais condições estabelecidas no termo de referência, no valor anual de: R$ 245.640,00 (Duzentos e Quarenta e Cinco Mil e Seiscentos e Quarenta Reais); Data abertura: 23/01/2017 às 09:00 horas, respectivamente.


Estrela ensina receita de quiche para começar o ano com uma dieta mais equilibrada e saudável

Informe publicitário
Prática de preparar e muito saborosa, a massa da quiche é feita com Biscoito Cream Cracker

A Estrela, marca da M. Dias Branco, sugere uma receita de Quiche de Berinjela e Atum para complementar o almoço ou jantar e ajudar você na dieta pós-festas de fim de ano.

O prato é nutritivo, leve, rende 10 porções e preparado com ingredientes acessíveis que podem ser encontrados em qualquer supermercado próximo. Dê uma olhada na sua despensa e na geladeira porque você pode ter a maioria dos ingredientes em casa, ajudando na economia doméstica.

Confira abaixo a receita completa.
Como fazer Quiche de Berinjela e Atum


Petrolândia: Prefeitura publica aditivos e homologação de contratos no Diário Oficial da União


A edição deste dia 10 de janeiro de 2017 traz a primeira publicação da Prefeitura Municipal de Petrolândia, sob a gestão de Ricardo Rodolfo Souza Leal. Confira abaixo a primeira parte das publicações, contendo Termos Aditivos de Contratos, Homologações de Dispensas de Licitação e Extrato de Contrato. Confira abaixo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA EXTRATOS DE TERMOS ADITIVOS

3º TERMO ADITIVO DO PROC. No - 032/2014 Pregão Presencial No - 014/2014. Contrato Inicial No - 035/2014 - OBJETO: contratação de empresa para execução de serviços de tributação municipal com locação de software, do município de Petrolândia/PE, prorrogação de prazo por um período de 02 de janeiro a 29 de Dezembro de 2017, no valor anual de: R$ 55.200,00 (Cinquenta e Cinco Mil e Duzentos Reais). EMPRESA CONTRATADA: EMBRASIL - EMPRESA BRASILEIRA DE MELHORAMENTOS SETORIAIS LTDA, CNPJ sob o n.º 10.773.268/0001-10, FUNDAMENTO: Art. 57, Inciso II § 2º da Lei No - 8.666/1993 e suas posteriores alterações.

1º TERMO ADITIVO DO PROC. No - 051/2016 Pregão Presencial No - 027/2016. Contrato Inicial No - 053/2016 - OBJETO: contratação de empresa especializada para prestação de serviços de transporte, coleta, tratamento e destinação final sobre incineração dos resíduos sólidos de saúde, dos grupos "a", "b", e "e", conforme determinação da CPRH, resolução do CONAMA 358/2005 e ANVISA 306/2004, prorrogação de prazo por um período de 02 de janeiro a 29 de Dezembro de 2017, no valor anual de: R$ 81.600,00 (Oitenta e Um Mil e Seiscentos Reais). EMPRESA CONTRATADA: BRASCON GESTÃO AMBIENTAL LTDA, CNPJ sob o n.º11.863.530/0001-80, FUNDAMENTO: Art. 57, Inciso II § 2º da Lei No - 8.666/1993 e suas posteriores alterações.


Há 5 anos: notícias regionais em destaque no Blog de Assis Ramalho em 09 de janeiro de 2014


Asfaltamento chega às ruas da feira livre e alguns dos estabelecimentos são transferidos para o novo Mercado Público de Petrolândia (Registro do dia 09 de janeiro de 2014) - fotos: Assis Ramalho

No dia 31 de outubro de 2016, o Blog de Assis Ramalho completou 5 anos de atividade. A partir de então, iniciamos o projeto "Há 5 anos", com resgate de notícias de nossa região, publicadas há cinco anos neste espaço de divulgação. 

Nesta postagem, destacamos as publicações de notícias de interesse de Petrolândia e região. No dia 09 de janeiro de 2014 - há três anos atrás -publicamos matéria em que mostravamos o início da pavimentação asfáltica da rua Regente Feijó, via em que estavam localizadas as bancas de frutas e verduras da feira livre, e da rua Coronel Aureliano de Menezes, onde estavam situados os bares improvisados em barracos.

Aproveitando a oportunidade, a Prefeitura da cidade dava início também ao deslocamento dos proprietários de barracos para o novo Mercado Público, que seria inaugurado em breve.


Blog de Assis Ramalho
Resgatando os acontecimentos dos últimos 5 anos


Reajuste da Polícia Civil de PE é homologado

Sindicato comemorou a notícia, mas avaliou que ainda foi fora do ideal e prometeu focar, agora, em condições de trabalho.

Enquanto os policiais e bombeiros militares ainda negociam um possível reajuste salarial com o Governo do Estado, a Polícia Civil comemorou a publicação de um projeto de lei complementar que aumenta progressivamente os vencimentos e reestrutura o plano de cargos e carreiras de alguns servidores. Delegados, peritos criminais e médicos legistas foram contemplados.

Entre as várias demandas estão novas regras para a promoção dos agentes e delegados, assim como o fato de que a remuneração da categoria se dará sob a forma jurídica de subsídio. O aumento, seguindo o acordo, acontece neste mês e também está previsto para 2018.

Na prática, o salário base de um delegado de primeira classe, por exemplo, passa a compreender R$ 15.452,07, valor que subirá para R$ 17.769,89 no próximo ano. O delegados especiais receberão mais de R$ 19 mil. Com o reajuste em 2018, essa categoria terá salários que passarão dos R$ 26 mil.


Posse do novo Procurador Geral de Justiça de Pernambuco será na próxima sexta-feira (13)


Está marcada para a próxima sexta-feira (13), às 15 horas, a posse de Francisco Dirceu Barros no cargo de procurador-geral de Justiça. Ele será empossado em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a ser realizada no Salão dos Órgãos Colegiados, no Edifício Roberto Lyra, na rua do Imperador Dom Pedro II, 473, Santo Antônio, Recife.

Francisco Dirceu Barros foi um dos três mais votados na eleição para procurador-geral, realizada no dia 3 de janeiro. No dia seguinte, ele foi escolhido pelo governador do Estado, Paulo Câmara, dentre os nomes da lista tríplice, para ser o chefe do MPPE no biênio 2017-2018.

MPPE


Confira os concursos públicos previstos para 2017


O ano de 2017 será dos concursos públicos estaduais e municipais. Com os concursos no Poder Executivo Federal suspensos, os candidatos que buscam uma vaga no serviço público terão que mudar o foco dos estudos ou esperar por novas seleções no ano que vem. Em meio à crise fiscal, o governo vem enxugando as despesas públicas e interrompeu as contratações de servidores. Os cargos comissionados foram cortados e diversas estatais anunciaram programas de demissão voluntária.

A saída para os concurseiros é olhar para as vagas municipais e estaduais. O G1 fez uma lista de concursos previstos por estado, confira .

Clique aqui>CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Por Pâmela Kometani
G1