18 dezembro 2025

13º salário: prazo para receber 2ª parcela termina nesta sexta (19)



13º salário — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Parcela única e primeira parte já foram pagas no fim de novembro; Segunda parcela do benefício, paga nesta sexta-feira (19), vem com descontos obrigatórios.



Por Rafaela Zem, g1 — São Paulo

O prazo para receber a segunda parcela do 13º salário termina nesta sexta-feira (19). Na prática, o pagamento será feito um dia antes, já que a data oficial — 20 de dezembro — cai num sábado.

A primeira parcela e a parcela única (para empresas que optam por quitar tudo de uma vez) já foram pagas no fim de novembro. Agora resta apenas a segunda — que vem com os descontos obrigatórios, como INSS e Imposto de Renda, quando aplicáveis.

Para te ajudar, a calculadora do g1 mostra uma estimativa de quanto deve cair na conta. Basta preencher os dados e a ferramenta calcula automaticamente a segunda parcela já com os descontos.

1. Quem tem direito ao 13º salário?

PF faz operação contra desvios do INSS: senador Weverton e secretário da Previdência são alvo


Senador Weverton Rocha (PDT-MA) — Foto: Carlos Moura/Agência Senado


Secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF também prendeu Romeu Carvalho Antunes, filho do 'Careca do INSS'.


Por Fábio Amato, Isabela Camargo, Afonso Ferreira, Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A TV Globo apurou que um dos alvos de mandados de buscas é o senador Weverton Rocha (PDT-MA). O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, foi afastado do cargo e teve prisão domiciliar decretada.

A PF também prendeu Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS" e preso pelo mesmo esquema desde setembro, e Eric Fidélis, filho do ex-diretor de Benefícios do órgão, André Fidelis (veja quem são os alvos mais abaixo).

🔎Em abril, investigações da PF revelaram um esquema criminoso para realizar descontos irregulares de valores recebidos por aposentados e pensionistas do INSS, ocorridos no período de 2019 a 2024. Os desvios, conforme as investigações, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Nesta quinta, a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares.

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorre nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

Quem são os alvos?