sexta-feira, março 25, 2022

Jovem de 21 anos é assassinado com tiros em Paulo Afonso/BA



Um homem de 21 anos foi morto a tiros na noite de quinta-feira (24), na Rua Belmonte, Bairro Tancredo Neves (BTN 3), em Paulo Afonso, Bahia.

A vítima identificada pelo nome de Alan Cavalcante dos Santos morreu no local após ser atingidos por disparos de arma de fogo.

De acordo com populares, Alan estava voltando para sua casa que fica localizada na Rua Nossa Senhora das Dores, no mesmo bairro.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal de Paulo Afonso (IML). A polícia vai investigar o caso.

Por Redação (pa4.com.br)

Petrolândia: Projeto de Lei do vereador Silvio Rogério denomina o nome de ELOI MANOEL VIANA ao Centro de Abastecimento de Petrolândia- CEAPE, unidade a ser construída no município


Projeto de Lei de autoria do vereador Sílvio Rogério, apreciado na Câmara Municipal de Petrolândia nessa quarta-feira (23/03/2022), em sessão ordinária, determina a Denominação de Centro de Abastecimento de Petrolândia-CEAPE, unidade a ser construída no município, em nome de ELOI MANOEL VIANA (ELOI BENTO).

Aprovada, a Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Eloi Manoel Viana nasceu em 31/12/1922 em Petrolândia, menino sertanejo que aos 13 anos ficou órfão de pai e de mãe, e, com apenas um pedaço de "terra seca" teve que encarar as adversidades da vida. Trabalhou em usina de açúcar e álcool, de alugado, de tropeiro e de marchante. Com o tempo, conseguiu comprar alguns caprinos e bovinos, pois tinha muita vontade de “crescer na vida”. Por um período de tempo trabalhava de alugado para terceiros durante o dia, e, à noite, cuidava da sua pequena fazenda. O grande amor de sua vida foi Dona Senhorinha, com quem estava noivo, e, nesse interim, trabalhava na usina e adoeceu. Ao adoecer, com receio de não ter como sustentá-la, chegou a dizer-lhe que, em razão da enfermidade, não poderia mais casar com ela; ao que, a noiva muito determinada e por ele se apaixonara, de pronto, respondeu-lhe que se ele não pudesse casar ficariam os dois solteiros. Seguros do amor, casaram-se e viveram juntos até a sua morte. Foi pecuarista, comerciante e agricultor de sucesso. Eloi Bento, como era conhecido, fez parte do primeiro perímetro de irrigação do Vale do São Francisco, o saudoso núcleo colonial de Barreiras, onde, além de produzir frutas, iniciou a produção de frango de corte, passando a ser o maior produtor desse segmento na região, inclusive trabalhando em sistema de integração com dezenas de outros pequenos produtores, alavancando uma importante e promissora atividade econômica na cidade de Petrolândia. Em razão desse último fato, projeto de lotes irrigados ficou conhecido pelos moradores da região como “as granjas”.

Eloi Bento também era criador de gado no regime extensivo na antiga Fazenda Mandacaru, local onde, atualmente, parte do Perímetro Apolônio Sales está alocado, tendo sido sua última morada nesse plano.

Sentindo a necessidade de levar os filhos para estudar, construiu uma casa e uma bodega na Ruinha de Barreiras, atividade desenvolvida com ajuda de sua família (esposa e filhos), assim, garantiu estudo a todos.

Homem trabalhador, justo, de gênio forte e, ao mesmo tempo, extrovertido; Eloi Bento deixou mais de 100 afilhados, 05 filhos (Zezé (in memorian), Lena, Bezinho, Miguel e Cicero), 15 netos e 17 bisnetos, que têm nele, uma referência de homem íntegro, trabalhador e empreendedor. Entre os conselhos que Eloi Bento dava, dizia: "Quer ser feliz nunca queira nada de ninguém", "quem compra fiado não pode vender fiado" e "não bajulo homem nenhum, nem que seja rico". Dava risadas ao contar para os netos que aprendeu a nadar quando o pai dele o jogou dentro do rio fundo para que aprendesse nadar ou “morresse”. “Teve que aprender na marra”.

Eloi Bento não acreditava que qualquer homem fosse capaz de cobrir a Petrolândia antiga com água e nem que água pudesse chegar nas proximidades da sua fazenda mandacaru. Ficou surpreso com o feito, e, resiliente que era, logo cuidou de aproveitar a água para produzir, até que no 13 de abril do ano de 1994, fez sua última viagem para junto do Pai Eterno, deixando com saudades a família e uma legião de compadres, afilhados e muitos amigos, sobretudo, um legado de superação, integridade e da alegria que o mundo tanto anseia.

Assim sendo, como forma de prestar-lhe esta homenagem, pelos relevantes serviços destinados a este Município, e pela importância de sua trajetória terrena em nossa cidade, nada mais justo que atribuir o seu nome ao CEAPE- Centro de Abastecimento de Petrolândia, estabelecido neste Município.

Sala das Sessões, em 26 de Janeiro de 2022.

Silvio Rogério da Silva
Vereador SD

Blog de Assis Ramalho
Fito: Fonte/Família

Ucrânia afirma ter matado 200 soldados russos em um único dia



Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (25), o Ministério da Defesa ucraniano afirmou que, apenas no dia de ontem (24), o exército do país repeliu 9 ataques russos, destruiu 12 tanques, cerca de 20 unidades de equipamentos blindados e automotivos e 9 sistemas de artilharia. Ainda de acordo com o documento, mais de 200 militares russos foram executados. Além disso 2 aviões foram abatidos, assim como 2 Veículos Aéreo Não-Tripulado (VANT) da Rússia.

“A Força Aérea da Ucrânia ontem atingiu 6 alvos aéreos inimigos: 1 avião, 1 VANT e 4 mísseis de cruzeiro. A força aérea patrulhou o espaço aéreo, destruiu as tropas e instalações e disparou contra os veículos blindados de transporte de pessoal, centros de logística e agrupamentos de tropas inimigas. O agrupamento das Forças de Defesa continua realizando uma operação de defesa nas direções Leste, Sudeste e Nordeste”, diz o comunicado.

Fiocruz: Pela primeira vez desde julho de 2020, todo o país está fora da zona de alerta para Covid-19





O novo boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira, mostrou que todos os estados brasileiros estão marcados na cor verde, sinalizando que estão fora da zona de alerta com taxas de ocupação de leitos inferiores a 60%. É a primeira vez que todo o país está nesse estágio desde julho de 2020.

Doença degenerativa com apenas sete casos no mundo: Paranaense conta a saga de filhos diagnosticados com mutação genética raríssima e incurável

Nova onda? Especialistas calculam o risco de aumento de casos de Hong Kong e do Reino Unido chegar ao Brasil

Por que a Covid não se espalhou pela África? Cientistas estudam por que efeito devastador esperado pelas condições sociais do continente não foi observado

“O cenário atual é resultado do avanço na vacinação, com 82% da população com a primeira dose, 74% com o esquema de vacinação completo e 34% com a dose de reforço. Porém, este avanço precisa ser ampliado e acelerado para que se reflita em maior velocidade na queda das internações e óbitos”, diz o documento.

Polícia Federal abre inquérito para investigar possível esquema de pastores no Ministério da Educação


A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades cometidas por pastores evangélicos que instalaram uma espécie de “gabinete paralelo” no Ministério da Educação (MEC) para negociar a liberação de verbas a prefeituras.

Segundo apurou a coluna, o inquérito foi aberto no âmbito da Superintendência da PF no Distrito Federal. Entre os investigados, não há ninguém com foro privilegiado até o momento, o que exclui a possibilidade de o ministro Milton Ribeiro ser alvo desta apuração específica, por enquanto.

O inquérito foi aberto pela PF com base em denúncia encaminhada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Em entrevista à CNN Brasil na quarta-feira (23/3), Milton Ribeiro contou que havia acionado a CGU para investigar denúncia de possível irregularidade na conduta do pastor Arilton Moura.

Prefeitos de diversos municípios têm acusado Arilton e o pastor Gilmar Silva dos Santos de cobrarem vantagens indevidas de prefeitos para facilitar a liberação de verbas no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao MEC. Entre as vantagens, estariam dinheiro e até ouro.

Ceará tem 14 açudes com capacidade máxima; reservatório de Caucaia sangrou nesta sexta-feira (25)


Ceará tem 14 açudes com capacidade máxima — Foto: Matheus Ferreira/TV Verdes Mares

Com as boas chuvas dos últimos dias subiu para 14 o número de açudes no Ceará que estão com 100% do volume. O açude Cauhipe, em Caucaia, sangrou nesta sexta-feira (25), segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Três últimos reservatórios que haviam atingido 100% de sua capacidade foram os açudes Angicos, em Coreaú; Muquém, em Cariús e Do Coronel, em Antonina do Norte.

As chuvas de março no Ceará encontram-se em torno da média, conforme balanço parcial a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a Funceme, o acumulado até esta sexta-feira (25) é de 222,2 milímetros. A categoria representa o intervalo entre 172,6 milímetros e 241,08 milímetros.

Neste segundo mês da Quadra Chuvosa, as macrorregiões com os maiores acumulados são o Cariri, Litoral de Fortaleza e Ibiapaba respectivamente com 326,3, 301,1 e 271,5 milímetros, sendo que somente a primeira apresenta, até este momento, precipitações acima da média.

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 12,83% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 30,04%.

Já o Banabuiú se encontra com 8,20%. O estado tem 19 açudes com volume acima de 90% e 64 reservatórios com volume inferior a 30%.

Por g1 CE

Governo publica medida provisória para regulamentar o trabalho remoto; medida faz parte do Programa Renda e Oportunidade



O governo federal apresentou hoje (25) duas medidas provisórias (MP) para regulamentar o trabalho remoto, promover mudanças no auxílio-alimentação e também com ações como a antecipação de férias ou benefícios como abono para os trabalhadores, em caso de ocorrência de situação de calamidade. As medidas fazem parte do Programa Renda e Oportunidade e, segundo o governo, visam ajudar na retomada da economia.

Como as MPs têm força de lei, elas começam a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. Mas para virar lei em definitivo é preciso que elas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

A primeira medida trata do trabalho remoto, também chamado de teletrabalho. Entre as alterações no trabalho remoto, está a regulamentação da modalidade que poderá ser realizada no modelo híbrido e na contratação com controle de jornada ou por produção.

A adoção desse regime poderá ser acordada entre o empregador e o trabalhador e deverá seguir regras já previstas na legislação. No caso do controle de jornada, continuam valendo regras como a da intrajornada, pagamento de horas-extras, etc.

Pesquisa Ipespe aponta Lula na frente com 44%, Bolsonaro com 26%, Sergio Moro 9% e Ciro Gomes 7%



Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta (25/3) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança das intenções de voto com 44%, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 26%. O levantamento mostra ainda que 65% dos participantes desaprovam o atual governo.

Em terceiro lugar na pesquisa está o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 9% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 7%. Os demais nomes apresentados no estudo são o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%, e, empatados com 1% dos votos, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB), o deputado federal André Janones (Avante) e Felipe D'avila (Novo).

Em relação ao atual governo Bolsonaro, 54% dos entrevistados o avaliam como ruim ou péssimo, 26% consideram bom ou ótimo, e 19% o consideram regular.

Sobre a economia brasileira, 63% dos ouvidos acreditam que ela está no caminho errado, enquanto 27% acham que está correta e 10% não sabem ou não responderam.

Os dados são da pesquisa estimulada, na qual os participantes são apresentados a uma lista de candidatos. Foram entrevistadas mil pessoas de todo o país entre os dias 21 e 23 de março, por telefone. A margem de erro estimada é de 3,2%.

Por Correio Braziliense  


Após eliminação na Copa do Nordeste para o CRB, Tiago Nunes não é mais técnico do Ceará



Tiago Nunes não é mais técnico do Ceará. O treinador deixou o clube após eliminação para o CRB nas quartas de final da Copa do Nordeste, em pleno Castelão, na noite desta quinta-feira (24).

Além disso, Tiago Nunes amargou com o Ceará eliminação no Cearense, nas quartas de final, para o Iguatu. Com isso, não conseguiu os objetivos nas duas competições.

Em 2021, foram 19 jogos com o Vozão. Em 2022, ao todo, foram 13 jogos. Após a eliminação para o Ceará chegou a contratar Dentinho, Lindoso e Matheus Peixoto. Dentinho e Lindoso perderam pênaltis na decisão contra o CRB.

O Ceará ainda tem Série A do Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana nesta temporada.

Por Thaís Jorge — Fortaleza, CE


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas, de 28/03 a 1º de abril, na Secretaria de Saúde: Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19


Calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia (28/03 a 1º/04), nos horários manhã e tarde. Confira mais abaixo.

ATENÇÃO!
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Floresta garantirá água potável para 21 comunidades rurais



Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (24), em Arcoverde,o município de Floresta foi oficialmente integrado ao SISAR Moxotó - Sistema Integrado de Saneamento Rural.

O SISAR é um programa do Governo do Estado que tem como objetivo levar água de qualidade e saneamento às comunidades rurais dos 14 municípios integrantes.

Atualmente, 21 comunidades rurais de Floresta estão sendo contempladas. São recursos do Governo Federal, que foram liberados graças aos esforços conjuntos da prefeita Rorró Maniçoba, do Governo do Estado, do deputado federal, Eduardo da Fonte, e do presidente do IPA, Kaio Maniçoba.

A prefeita Rorró esteve no evento acompanhada pelo Secretário Municipal de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Betinho Numeriano; o Secretário de Governo, Dário Novaes Ferraz; o presidente do CMDRS de Floresta, Manoel Bernardo; a presidente da Associação de Moradores da Agrovila 6, Eliane, e o presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Curralinho dos Angicos, Sr. Zezão.

No uso da palavra, Rorró enalteceu a importância do SISAR, dos esforços desenvolvidos para a liberação dos recursos do Governo Federal e parabenizou a presidente do programa, Regiane, e a equipe pela condução exemplar do SISAR. “ Floresta disponibilizará todo esforço para consolidar cada vez mais essa parceria, de maneira que esses serviços de água tratada e saneamento cheguem o mais rápido possível às comunidades rurais do nosso município”, completou.

O Secretário Betinho fez uso da palavra reconhecendo a importância do SISAR para as comunidades rurais na medida que, através de água tratada e saneamento, leva qualidade de vida e dignidade às comunidades rurais. “A soma dos esforços do SISAR Moxotó, do Governo do Estado e da COMPESA, na pessoa do diretor Sérgio Murilo, tem mudado para melhorar a realidade da nossa gente”, ressaltou.

Blog de Assis Ramalho, com assessoria do governo de Floresta

Libertadores 2022: veja como ficaram os grupos após sorteio


A Conmebol realizou na tarde desta sexta-feira o sorteio que definiu os grupos da Libertadores deste ano. O evento foi realizado em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da entidade. Entre os destaques, o Corinthians, no Grupo E, terá pela frente o Boca Juniors, da Argentina, adversário do título da equipe paulista em 2012. Haverá também clássico mineiro no Grupo D, entre Atlético-MG e América-MG.

Veja os grupos:

Grupo A

Palmeiras
Emelec (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Independiente Petrolero (BOL)

Grupo B

Athletico-PR
Libertad (PAR)
Caracas (VEN)
The Strongest (BOL)

Grupo C

Nacional (URU)
Vélez Sarsfield (ARG)
Bragantino
Estudiantes (ARG)

Grupo D

Atlético-MG
Indep. Del Valle (EQU)
Tolima (PER)
América-MG

Grupo E

Boca Juniors (ARG)
Corinthians
Deportivo Cali (COL)
Always Ready (BOL)

Grupo F

River Plate (ARG)
Colo-Colo (CHI)
Alianza Lima (PER)
Fortaleza

Grupo G

Peñarol (URU)
Cerro Porteño (PAR)
Colón (ARG)
Olímpia (PAR)

Grupo H

Flamengo
Universidad Católica (CHI)
Sporting Cristal (PER)
Talleres (ARG)

Petrolândia: Começa hoje no bar mais badalado da cidade! Cantor Luiz Fernando abre agenda do final de semana no Maria Fumaça neste sexta (11); Programação vai até o domingo, confira




Os cantores Índio Safadão, Adeise Alves e Carlos Lima abrem a agenda do final de semana do Maria Fumaça neste sexta (25/03/2022).

Confira abaixo as três grandes atrações que vão agitar o bar mais badalado da cidade neste final de semana.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

O funcionamento desta sexta-feira é das 11:30 às 24:00


Blindado, avião de Putin tem botões nucleares, academia e interior decorado com ouro

 

Vladimir Putin dentro do avião presidencial em foto de arquivo — Foto: Kremlin via AP

Modelo exclusivo, produzido na Rússia, o mais seguro possível e, de preferência, enorme. Foi assim que a Aeronave nº 1, o avião presidencial, foi concebida em meados do século passado.

Desde 1996, essa função é desempenhada por um Ilyushin Il-96, a única aeronave que Vladimir Putin usa para suas viagens tanto pelo país quanto para o exterior.

Cerveja, pãozinho e carne ficarão mais caros com a guerra Rússia x Ucrânia; "Petróleo, gás natural, fertilizante e trigo foram os primeiros a serem impactados


A guerra entre Rússia e Ucrânia ameaça diretamente o bolso (e a alegria) dos brasileiros. O aumento do preço de commodities usadas em larga escala, como petróleo e trigo, deve impactar os preços de produtos que os brasileiros adoram, como a carne, a cerveja e o pãozinho.

"Petróleo, gás natural, fertilizante e trigo foram os primeiros a serem impactados. Só que esses quatro produtos acabam afetando uma vasta cadeia. A alta atinge fertilizantes, o que impacta soja, milho, ração e proteína animal (principalmente porcos, leite e ovos)", disse Roberto Dumas, professor do Insper e especialista em economia internacional. O UOL conversou com especialistas e listou alguns dos produtos cotidianos dos brasileiros para entender o impacto da guerra nos preços. Confira:

Cerveja.

INSS começa a pagar aposentadorias e pensões referentes a março, a partir desta sexta (25) - Veja calendário




O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dá início, nesta sexta-feira (25), aos pagamentos dos benefícios para aposentados e pensionistas referentes ao mês de março.

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Nesta sexta-feira (25), recebem o benefício aposentados e pensionistas que recebem até 1 salário mínimo com Número de Identificação Social (NIS) final 1.

Veja abaixo o calendário:

Ucrânia confirma 300 mortos em ataque a teatro: “Crueldade desumana”



Autoridades locais em Mariupol confirmaram a morte de pelo menos 300 pessoas após bombardeio russo a um teatro. O lugar seria usado como abrigo para os ucranianos. Havia, inclusive, inscrições em tinta branca ao lado do edifício avisando aos invasores que crianças estavam escondidas por lá.

O ataque aconteceu no dia 16 de março. Ainda segundo os serviços de emergência, que já não estão mais atuando na cidade, cerca de 1.500 pessoas se abrigavam no Teatro Drama. Somente 150 conseguiram sair imediatamente após o bombardeio.

“Infelizmente, começamos este dia com más notícias. Testemunhas oculares relataram que cerca de 300 pessoas morreram no Teatro Drama de Mariupol, como resultado do bombardeio de um avião russo. Não quero acreditar neste horror até o fim. Até o fim quero acreditar que todos conseguiram escapar. Mas as palavras de quem estava dentro do prédio no momento desse ato terrorista dizem o contrário”, assinalava a mensagem da Câmara Municipal de Mariupol no Telegram.

Estado de Pernambuco terá montadora no Sertão

Foto: Rômulo Chico / DP Foto


O Grupo Novo Brasil (NBR) lançou ontem a pedra fundamental de sua nova montadora, em Araripina, município do Sertão de Pernambuco. A estrutura, com um investimento inicial de R$ 260 milhões, terá uma plataforma modular e deve fabricar carros compactos e buggies. O projeto também inclui uma usina solar fotovoltaica e uma pista de testes. Durante a fase de construção, que deve durar cerca de 18 meses, a expectativa é de que sejam gerados 240 empregos diretos. Quando entrar em operação, o total subirá para 450, além de mais de três mil indiretos.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro do grupo, Edilson Vieira, um dos fatores que influenciaram a escolha por Araripina foi a localização estratégica do município, tendo em vista que, no local, a empresa estará a um raio de 300 km de sete estados. “Temos um sonho de trazer desenvolvimento para o Sertão e impactar o Nordeste colocando nossa marca em ação. Araripina está no epicentro da logística que será escoada pelos portos de Pecém (CE) e Suape e Salgueiro, de onde estaremos mais próximos do Sudeste do que Goiana”, afirmou.

Utilizando tecnologia europeia, a planta industrial será mista, com mão de obra humana e robotizada, e terá capacidade instalada de 1.600 carros por mês. Inicialmente, a produção será de 1.200 unidades. No entanto, a previsão é de que em três anos, o número possa ser dobrado. Já a mão de obra será prioritariamente local. Para tal, o grupo NBR está negociando com a Secretaria de Trabalho, Capacitação e Empreendedorismo de Pernambuco e ao Sistema S um projeto de capacitação para até mil pessoas nas áreas de laminação de fibra de vidro e de carbono, elétrica, mecânica, montagem e funilaria, entre outros.

Solidariedade anuncia nesta sexta (25 filiação de Marília Arraes; partido deverá lançar pré-candidatura ao governo



Presidente do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força (SP) confirmou que Marília Arraes (PT-PE) vai se filiar ao partido, nesta sexta-feira (25). A deputada federal deverá lançar pré-candidatura ao governo de Pernambuco e forma palanque para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.

"Ela vai ser candidata ao governo e nossa articulação, agora, é para que ela ganhe o governo de Pernambuco", disse Paulinho da Força, por meio de nota. "O Solidariedade não aceitará qualquer hostilidade à Marília Arraes em Pernambuco. Ela tem um partido que a defenderá", seguiu.

A deputada avalia convites do MDB e do Solidariedade. Na última semana, a parlamentar chegou a desmentir o PT quando o partido indicou seu nome para o Senado, segundo ela, sem sua autorização. "Me usam como massa de manobra", afirmou na ocasião.

"Não autorizei que envolvessem o meu nome em qualquer negociação, menos ainda que tornassem público, como se fossem os senhores do meu destino", escreveu a deputada na semana passada. Apesar de romper com o partido, contudo, ela confirmou que mantém apoio ao nome de Lula à Presidência.

Por Diário de Pernambuco

Confira manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira 25 de março de 2022

Bolsonaro diz que "bota a cara no fogo" por ministro da Educação



O presidente Jair Bolsonaro defendeu o ministro da Educação, Milton Ribeiro, na noite desta quinta-feira (24), durante sua live semanal nas redes sociais.

"[Sobre] o Milton, coisa rara eu falar aqui: eu boto minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia com ele", afirmou.

Milton Ribeiro é alvo de investigação por suposto favorecimento na liberação de recursos para prefeituras por meio da intermediação de dois pastores. Os religiosos também são alvo do inquérito que foi aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

"Se ele estivesse armando, não teria botado na agenda oficial aberta ao público. É muito simples: quando o cara quer armar, ele vai pelado na piscina, num fim de mundo, na beira da praia. Ele não bota o nome do corruptor na agenda", acrescentou Bolsonaro, durante a transmissão.

Em nota divulgada à imprensa, Milton Ribeiro disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta. Segundo ele, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária.

"Não há nenhuma possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado”, disse, ao se manifestar.
Ministro da Educação admite priorizar prefeitos sugeridos por pastor:

Ação de improbidade

Durante a live, Bolsonaro também comentou o envio, por parte do Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal, de uma ação de improbidade administrativa contra o presidente e a ex-secretária parlamentar da Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição.

A ação, que pede também o ressarcimento de recursos públicos, é relativa ao período em que Bolsonaro atuou como deputado federal. Segundo o MPF, Walderice, conhecida como Wal do Açaí, não esteve em Brasília durante o período e não exerceu função relacionada ao cargo. A ação cita ainda movimentação atípica na conta bancária da ex-secretária, com saques em espécie de mais de 80% da remuneração.

"Ela nunca esteve em Brasília. Estou confessando aqui”, disse o presidente. Segundo ele, é prática comum os parlamentares distribuírem os assessores do mandato entre o gabinete em Brasília e o estado de origem.

Agência Brasil

Sem-teto agredido por personal no DF é procurado por partidos para se candidatar a deputado



Gilvan Alves de Souza, morador de rua agredido pelo personal trainer Eduardo Alves após ser flagrado tendo relações sexuais com a esposa dele, Sandra Mara, estaria sendo procurado por ao menos quatro legendas para ser lançado como candidato a deputado federal ou distrital nas eleições deste ano, segundo o “Portal Metrópoles”.

Com o sistema proporcional de votos (modelo utilizado no Brasil, no qual os votos são computados primeiramente para a legenda), a expectativa dos partidos pode estar baseada na possibilidade de Gilvan se tornar um “puxador de votos”, dada a sua alta popularidade após o caso repercutir em todo o país.

O modelo proporcional foi mantido após apelo de deputados para que o chamado “distritão” (no qual os mais votados seriam eleitos, sem considerar eventuais distorções) fosse implementado no país. Projetos sobre o novo sistema foram debatidos no Congresso, mas acabaram rejeitados pelo plenário da Câmara em outras duas oportunidades recentemente, em 2015 e 2017, além de derrota recente, em agosto de 2021.

Por EXTRA-RJ

Petrolândia: Deta Agricultura tem toda a linha de material para tornar a produção rural mais eficiente; Faça uma visita

 


Faça uma visita a Deta Agricultura e conheça toda a linha de material para tornar a produção rural mais eficiente, com foco em produtos para irrigação.

Deta Agricultura conta com uma vasta gama de produtos para atender ao homem do campo e da cidade. Trabalha com produtos para irrigação a exemplo de bombas, motores, adubos, tubos e conexões etc..

Deta Agricultura tem bom preço, bom atendimento e faz entrega em domicílio!

Deta Agricultura
Rua São Francisco. - centro de Petrolândia
Tel. para contato: (87) 99802-0362 - WhatsApp

Confaz fixa ICMS do diesel e prorroga congelamento sobre gasolina






Os estados e o Distrito Federal definiram a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel e prorrogaram, por 90 dias, o congelamento de ICMS sobre a gasolina, o etanol e o gás de cozinha. A medida foi aprovada por unanimidade na reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda.

Em relação ao diesel, foi fixado o teto de R$ 1,006 por litro para a variedade S10, a mais consumida no país. Até agora, o ICMS sobre os combustíveis era calculado como um percentual do preço na bomba, mas a Lei Complementar 192/2022, sancionada no dia 11 pelo presidente Jair Bolsonaro, mudou a forma de cobrança e estabeleceu um valor fixo por litro.

O Confaz também prorrogou, até 30 de junho, o convênio que congela a base de cálculo do ICMS cobrado sobre a gasolina, o etanol e o gás de cozinha. Tributo administrado pelos estados, o ICMS está congelado desde novembro do ano passado.

A partir de 1º de julho, entrará em vigor a alíquota única estabelecida pela lei complementar. Atualmente, cada unidade da Federação tem a liberdade de fixar uma alíquota percentual de ICMS sobre os combustíveis. Com a lei, cada tipo de combustível precisará ter uma alíquota única, que valerá em todo o país.

Subsídio parcial

Floresta/PE: Clinica Santa Sarah recebe currículos para Recepcionista


Informação/Clínica Santa Sarah

Chesf apresenta lucro expressivo no valor de R$ 5,5 bilhões em 2021, se tornando o maior da história da companhia.


A companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), apresentou um lucro expressivo no valor de R$ 5,5 bilhões no ano passado, em comparação a 2020, o valor subiu cerca de 159%, se tornando o maior da história da companhia.

Um dos principais fatores que ajudaram a atingir esse resultado, foi através do reconhecimento de verbas indenizatórias dos ativos de transmissão, conhecidas como Rede Básica do Sistema Elétrico (RBSE), o que representa cerca de 52,7% do lucro líquido da companhia.

A Chesf fechou o ano de 2021 com um dos maiores investimentos na expansão do sistema elétrico, com cerca de R$ 1 bilhão de reais. Esse valor corresponde a cerca de 73,7% superior ao do ano anterior, sendo R$ 738 milhões em obras do sistema de transmissão, R$ 186 milhões em geração de energia e R$ 141 milhões na infraestrutura.

Por: Alana Taís
Por: Diario de Pernambuco

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques envia projeto de lei à Câmara de Vereadores concedendo incentivo financeiro aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, denominada Gratificação por Desempenho — Metas Programa Previne Brasil


Compromisso e valorização com os profissionais que se dedicam diariamente para cuidar da nossa Saúde, vocês merecem!

O Prefeito Fabiano Marques enviou o projeto de lei à Câmara de Vereadores concedendo incentivo financeiro aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, denominada Gratificação por Desempenho — Metas Programa Previne Brasil.

Contemplando os profissionais médicos, dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde que atuam diretamente nas unidades básicas de Saúde e Saúde da Família.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Homem que morreu após capotar carro na rodovia BA 210 era funcionário da prefeitura de Glória (BA), que publicou nota de pesar



Um homem morreu após capotar o carro que dirigia na rodovia BA 210, proximidades do Povoado Sítio Novo, zona rural do município de Glória, Bahia, na quarta-feira (23).

A vítima foi identificada como Herler Kelver Silva Barbosa, mais conhecido como Kelvinho, que residia na Agrovila 02 (Borda do Lago) e estava sozinho no veículo quando o acidente aconteceu.

O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As causas do capotamento serão investigadas pela Polícia Civil.



Kelvinho era servidor da prefeitura de Glória, Bahia, que publicou nesta quinta-feira (24), nota de pesar e de solidariedade as familiares. “Nossos corações e nossas orações estão, neste momento, com a família, seus amigos e toda comunidade gloriense”.

Por Redação (pa4.com.br)