sexta-feira, março 25, 2022

Petrolândia: Projeto de Lei do vereador Silvio Rogério denomina o nome de ELOI MANOEL VIANA ao Centro de Abastecimento de Petrolândia- CEAPE, unidade a ser construída no município


Projeto de Lei de autoria do vereador Sílvio Rogério, apreciado na Câmara Municipal de Petrolândia nessa quarta-feira (23/03/2022), em sessão ordinária, determina a Denominação de Centro de Abastecimento de Petrolândia-CEAPE, unidade a ser construída no município, em nome de ELOI MANOEL VIANA (ELOI BENTO).

Aprovada, a Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Eloi Manoel Viana nasceu em 31/12/1922 em Petrolândia, menino sertanejo que aos 13 anos ficou órfão de pai e de mãe, e, com apenas um pedaço de "terra seca" teve que encarar as adversidades da vida. Trabalhou em usina de açúcar e álcool, de alugado, de tropeiro e de marchante. Com o tempo, conseguiu comprar alguns caprinos e bovinos, pois tinha muita vontade de “crescer na vida”. Por um período de tempo trabalhava de alugado para terceiros durante o dia, e, à noite, cuidava da sua pequena fazenda. O grande amor de sua vida foi Dona Senhorinha, com quem estava noivo, e, nesse interim, trabalhava na usina e adoeceu. Ao adoecer, com receio de não ter como sustentá-la, chegou a dizer-lhe que, em razão da enfermidade, não poderia mais casar com ela; ao que, a noiva muito determinada e por ele se apaixonara, de pronto, respondeu-lhe que se ele não pudesse casar ficariam os dois solteiros. Seguros do amor, casaram-se e viveram juntos até a sua morte. Foi pecuarista, comerciante e agricultor de sucesso. Eloi Bento, como era conhecido, fez parte do primeiro perímetro de irrigação do Vale do São Francisco, o saudoso núcleo colonial de Barreiras, onde, além de produzir frutas, iniciou a produção de frango de corte, passando a ser o maior produtor desse segmento na região, inclusive trabalhando em sistema de integração com dezenas de outros pequenos produtores, alavancando uma importante e promissora atividade econômica na cidade de Petrolândia. Em razão desse último fato, projeto de lotes irrigados ficou conhecido pelos moradores da região como “as granjas”.

Eloi Bento também era criador de gado no regime extensivo na antiga Fazenda Mandacaru, local onde, atualmente, parte do Perímetro Apolônio Sales está alocado, tendo sido sua última morada nesse plano.

Sentindo a necessidade de levar os filhos para estudar, construiu uma casa e uma bodega na Ruinha de Barreiras, atividade desenvolvida com ajuda de sua família (esposa e filhos), assim, garantiu estudo a todos.

Homem trabalhador, justo, de gênio forte e, ao mesmo tempo, extrovertido; Eloi Bento deixou mais de 100 afilhados, 05 filhos (Zezé (in memorian), Lena, Bezinho, Miguel e Cicero), 15 netos e 17 bisnetos, que têm nele, uma referência de homem íntegro, trabalhador e empreendedor. Entre os conselhos que Eloi Bento dava, dizia: "Quer ser feliz nunca queira nada de ninguém", "quem compra fiado não pode vender fiado" e "não bajulo homem nenhum, nem que seja rico". Dava risadas ao contar para os netos que aprendeu a nadar quando o pai dele o jogou dentro do rio fundo para que aprendesse nadar ou “morresse”. “Teve que aprender na marra”.

Eloi Bento não acreditava que qualquer homem fosse capaz de cobrir a Petrolândia antiga com água e nem que água pudesse chegar nas proximidades da sua fazenda mandacaru. Ficou surpreso com o feito, e, resiliente que era, logo cuidou de aproveitar a água para produzir, até que no 13 de abril do ano de 1994, fez sua última viagem para junto do Pai Eterno, deixando com saudades a família e uma legião de compadres, afilhados e muitos amigos, sobretudo, um legado de superação, integridade e da alegria que o mundo tanto anseia.

Assim sendo, como forma de prestar-lhe esta homenagem, pelos relevantes serviços destinados a este Município, e pela importância de sua trajetória terrena em nossa cidade, nada mais justo que atribuir o seu nome ao CEAPE- Centro de Abastecimento de Petrolândia, estabelecido neste Município.

Sala das Sessões, em 26 de Janeiro de 2022.

Silvio Rogério da Silva
Vereador SD

Blog de Assis Ramalho
Fito: Fonte/Família

2 comentários:

  1. Com muito orgulho venho aqui falar de alguém que foi muito importante pra mim e para toda comunidade de Barreiras. Um símbolo de integridade moral e coragem. Viva Eloi Viana! Obrigado vereador Silvio Rogério pela iniciativa. Obrigado a todos que proporcionaram essa merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Sou só gratidão por tanto! Ontem foi um dos dias mais marcantes para todos nós da família! Lindo de ver esse reconhecimento! Agradecemos ao vereador pelo carinho! Meu avô merece!

    ResponderExcluir