sexta-feira, maio 03, 2013

Petrolândia: Câmara Municipal encaminha novo ofício à Caixa Econômica Fedeal para reativar agência do município

Foto
Foto: Assis Ramalho

A Câmara municipal de Petrolândia encaminhou um novo ofício à superintendência da Caixa Econômica Federal visando reativar a agência no município. Veja abaixo o ofício:

À
Superintendência da Caixa Econômica Federal
Dr. Dênis Matias
Caruaru-PE

Tem o presente, a finalidade precípua de solicitar dessa egrégia Instituição Financeira, esclarecimentos sobre o processo de abertura da agência da Caixa Econômica neste Município.

O pleito em tela, deve-se ao fato da necessidade premente de uma Agência deste porte nesta cidade, visando dar suporte à comunidade, que ora padece com o precário atendimento da Casa lotérica, cuja demanda é significante, não atendendo portanto, às necessidades dos usuários à nível de Município.

Somos sabedores que a folha de pagamentos do INSS, hoje encontra-se sob responsabilidade das agências da Caixa Econômica Federal, motivo pelo qual, os usuários desta região, visando adquirir seus cartões, deslocam-se aproximadamente 180 Km, até a cidade mais próxima (Serra Talhada), o que vem a causar dispêndio, e até mesmo desgaste físico, com o trajeto enfrentado.

Outras situações, também são configuradas, quando usuários, na iminência de sacar seus valores, deparam-se com entraves, principalmente, porque em algumas ocasiões os caixas não dispõem do montante pleiteado, por ter atendido a outros beneficiários, deixando a desejar, no tocante à eficácia do atendimento.

Em virtude do fato, inúmeras são as reclamações e solicitações da população afetada, por medidas cabíveis a este fim.

Posto isto, reiteramos, neste contexto que, uma vez disponível estrutura física e suporte financeiro, que assim seja viabilizada em caráter de urgência, a implantação da referida Agência no âmbito do Município, que indubitavelmente, solucionará as questões, apontadas neste expediente.

Certos da atenção que V.Exa., certamente dispensará a esta solicitação, subscrevemo-nos,

Atenciosamente.

Fabiano Jaques Marques - Presidente
Carlos Alberto Araújo Correia - Vice-Presidente
Maria do Socorro Santos de Souza - Vereadora PPS
Raimundo Paulo Lacerda - Vereador PPS"

Emissão de carteiras de identidades pelo Instituto Tavares Buril, no Recife, é prejudicada por estragos da chuva

Infiltração em arquivo do IITB prejudica consulta
e emissão de carteiras de identidade
A chuva forte do início da semana que alagou ruas e derrubou árvores provocou transtornos no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), na Rua da Aurora, área central do Recife. A estrutura do prédio não suportou o volume de água e infiltrações atingiram os arquivos do órgão responsável pelo armazenamento e expedição central de carteiras de identidade no Estado. Resultado: 50 milhões de documentos ficaram inacessíveis. Por isso, quem precisar consultá-los terá de esperar por tempo indeterminado, uma vez que não há prazo para regularização dos serviços. Na sala onde ficam as estantes, há lonas cobrindo documentos (alguns de 1909) e paredes rachadas.

O problema atingiu o trabalho de papiloscopistas e a população. Uma das etapas da emissão do registro-geral é a verificação de nomes homônimos ou possíveis irregularidades, o que não pode ser feito em virtude das goteiras. O IITB é responsável pela expedição de 37 mil cédulas de identidade e nove milhões de prontuários de registro civil por ano.

O Sertão não vai virar mar

O Sertão não vai virar mar com as águas do Velho Chico, pelo menos se depender da Chesf e da Agência Nacional de Águas-ANA. Em meio a tantas promessas e projetos magníficos, construídos há décadas ao longo do São Francisco, nos quais o bem estar e a dignidade dos moradores ribeirinhos foram os itens menos valorizados, vemos que o único mar que se forma em nosso Sertão é feito de súplicas aos governos, preces a Deus e lágrimas da população, que ainda resiste em meio ao deserto de ações para divulgar técnicas de convívio com a estiagem, em lugares onde a esperança é apenas uma miragem, e a "ajuda do governo" não passa de carros pipas e esmolas, como as bolsas isso e auxílio aquilo. 

A cada novo longo ciclo de estiagem, o povo sertanejo é submetido à humilhação de ser protagonista de mais um rosário de campanhas de arrecadação de alimentos, recebidas com alegria e constrangimento. O sertanejo digno é "antes de tudo um forte", não quer receber esmolas nem sobreviver às custas da caridade solidária. A população do semiárido merece respeito. A notícia abaixo está no Boletim Interno no. 21 do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco-CBHSF, publicado nesta quinta-feira (02).

"Reunidos no município de Casa Nova (BA), nos dias 24 e 25 de abril, os membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco discutiram sobre diversos assuntos que preocupam os moradores da região, com ênfase na redução de vazões no Velho Chico. Ao falar da situação de seca e de fome que atormenta os moradores de Casa Nova, o prefeito da cidade, Wilson Cota, chegou às lágrimas, ao tempo em que solicitou ajuda ao Comitê do São Francisco.