segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Governo do Estado lança Programa "Defensoria Pública Amiga dos Direitos Humanos"


O programa resultado de uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos objetiva disponibilizar serviço especializado da defensoria para usuários de diversos programas do governo do estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, acaba de firmar parceria com a Defensoria Pública do estado, DPPE, para execução do Programa Defensoria Amiga dos Direitos Humanos.

O lançamento do programa será realizado, nesta quinta-feira, 13, às 09h, pelo Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, e pelo Defensor Público do estado, Manoel Jerônimo, no auditório da Secretaria Executiva, na Rua Benfica, 133. Madalena.

O objetivo do projeto é disponibilizar serviço especializado da DPPE aos usuários de diversos programas do Governo de Pernambuco e de Governos Municipais, no sentido de promover reparação a determinados segmentos socialmente mais suscetíveis às violações de seus direitos.

Guilherme Coelho apresenta o Vale do São Francisco para diplomatas do exterior


Atualizar e ampliar o entendimento sobre o setor agropecuário para dinamizar as relações comerciais do Brasil no exterior. Este é um dos principais objetivos do VI Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, que será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro. Fazem parte da comitiva representantes de embaixadas da Alemanha, África do Sul, China, México, Tailândia, Malásia, Filipinas e Cingapura.

Por intermédio do vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, a região do Vale do São Francisco foi incluída na programação de visitas. Os diplomatas desembarcam em Petrolina nesta terça-feira, no início da tarde, e devem seguir para Fortaleza na tarde da quarta-feira. Entre as ações na região estão agendadas visitas a fazendas produtoras de uva e manga, vinícolas e fábricas de sucos.

“A qualidade das nossas frutas já é conhecida internacionalmente. Precisamos estreitar a relação com outros países para impulsionar ainda mais a exportação dos nossos produtos”, destacou Guilherme Coelho, que também é diretor da área internacional da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados).

Por meio de apresentações e visitas técnicas em diferentes regiões do país, o programa divulga a excelência do agronegócio brasileiro, incluindo boas práticas produtivas, manejo sustentável da agroindústria e controle sanitário, além de proporcionar o estreitamento da relação do Ministério da Agricultura com representantes das delegações estrangeiras.

Assessoria de Imprensa / Guilherme Coelho

Gestão inteligente e integrada da água é fundamental para paz e segurança globais


O acesso reduzido à água decorre das mudanças climáticas, da rápida urbanização e das pressões populacionais e pode intensificar tensões sociais, instabilidade política e fluxos de deslocamento.

A água é o mais básico de todos os direitos humanos e um elemento central para os assuntos globais e para a agenda de desenvolvimento, tendo implicações na paz e na segurança internacionais, disse o vice secretário-geral, Jan Eliasson, à Cúpula Mundial da Água realizada em Londres na última quinta-feira (06).

Eliasson enfatizou a importância da “hidro-diplomacia” ou “diplomacia da água”, uma vez que o acesso reduzido à água – decorrente das mudanças climáticas, da rápida urbanização e das pressões populacionais – pode intensificar as tensões sociais, a instabilidade política e os fluxos de deslocamento.

Estima-se que as demandas de água cresçam em 40% até 2050 e que 1,8 bilhão de pessoas em breve vivam em países ou regiões afetadas pela escassez hídrica. Atualmente 750 milhões de pessoas não têm acesso à água própria para o consumo, enquanto cerca de 2 milhões de crianças abaixo dos cinco anos morrem a cada ano por falta de água potável e de saneamento adequado.

Reunião entre Femicro-PE e Banco do Nordeste tem foco na liberação de crédito para os pequenos


Nesta segunda-feira (10 de novembro) o presidente da Femicro-PE, José Tarcísio da Silva, esteve reunido com o superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton Castro Martins, para falar sobre as dificuldades dos pequenos empresários em conseguir liberação de crédito. A reunião também contou com a participação do pequeno empresário, do ramo de locação de veículos, Luiz Gomes, que teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre financiamento para a sua microempresa.

Luiz Gomes é um dos muitos pequenos empresários que procurou, sem sucesso, crédito para o desenvolvimento do seu negócios através do Banco do Nordeste. “Segui todos os passos, todos os pré-requisitos, mas a burocracia é demais, sempre falta alguma coisa e o crédito acaba não sendo liberado”, conta.

Segundo José Tarcísio, o encontro teve como principal objetivo remover possíveis os gargalos existentes na relação entre o Banco do Nordeste e as Microempresas em Pernambuco. “Estamos buscando aproximação, o BNB tem recursos, muitas linhas de crédito e as ME sempre reclamam das dificuldades de acesso à esses financiamentos. Então, a questão agora é identificar as dificuldades tanto por parte do banco quanto por parte das Microempresas, estamos aqui para agir institucionalmente, para fortalecer esse elo, provocar essa aproximação”.

O superintendente do BNB, João Nilton Castro Martins, se comprometeu a entrar em contato com os presidentes das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Amicros) para estreitar essa relação, “essa aproximação é de relevante importância, é estratégica e de todo interesse para o Banco do Nordeste”, afirmou.

Ascom Femicro-PE

Pernambuco é prioridade para Dilma, diz Humberto


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta segunda-feira (10) que o Governo Federal dará tratamento prioritário e especial ao Estado de Pernambuco nos próximos quatro anos. Segundo ele, a presidenta Dilma Rousseff, que recebeu, no segundo turno das eleições, mais de 70% dos votos válidos no Estado contra 29,80% de Aécio Neves, reconhece a importância política, econômica e social de Pernambuco para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil.

“Conversei com a presidenta durante a semana e ela se mostrou bastante emocionada quando falou de Pernambuco e do resultado das eleições. Ela usou, inclusive, o termo ‘lavou a alma’ ao comentar a grande manifestação de carinho que teve e sobre o resultado da eleição em Pernambuco. Ela teve uma recepção calorosa em Petrolina, Goiana e Recife, cidades onde quase 100 mil pessoas foram às ruas, numa grande festa, para apoiá-la”, afirmou o parlamentar.

Humberto acredita que a presidenta tem, hoje, uma relação intensa com Pernambuco que pode ser comparada à forte relação que o ex-presidente Lula mantém com o Estado.

Na quinta-feira (06), Humberto esteve em São Paulo, pela manhã, para uma reunião dos senadores petistas com Lula e, no início da noite, foi recebido pela presidenta Dilma em uma recepção no Palácio da Alvora, residência oficial da Presidência da República.

Banco do Nordeste inaugura agência em Escada nesta terça-feira, 11

Agência BNB-Arcoverde

Nesta terça-feira (11), às 19h, o Banco do Nordeste inaugura sua agência no município de Escada, na Zona da Mata Sul pernambucana. O evento de inauguração terá a presença do superintendente estadual do BNB em Pernambuco, João Nilton Castro Martins, além de autoridades municipais e atrações locais.

A unidade funciona na Avenida Comendador José Pereira, 47, no Centro, atendendo a cinco municípios da região: Escada, Ribeirão, Cortês, Primavera e Amaraji. Juntos, eles representam 162.900 pessoas beneficiadas, 67 mil das quais na cidade sede da agência. O setor industrial é a principal atividade econômica de Escada, representando quase 37% do PIB municipal, com destaque para o álcool da cana-de-açúcar e o metal (inox), seguido, pelos setores de agropecuária e serviços.

O gerente da unidade, José Plácido da Silva Filho, destaca os ganhos da abertura da agência para a região e para o Banco. “Trata-se de uma decisão de suma importância para a Mata Sul do Estado, levando em conta o potencial de negócios dos municípios que compõem a jurisdição, notadamente voltado para o comércio e a prestação de serviços com foco na micro e pequena empresa”, diz o gerente. “Além disso, há indústrias se instalando, dada a proximidade com o Porto de Suape e o Recife”.

Petrolândia: Associação dos Piscicultores do Serrote Preto é beneficiada com ações da SEAP e entidades parceiras


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), juntamente com a CODEVASF (Programa Brasil sem Miséria), PRORURAL e IPA, parceiros no desenvolvimento da atividade, implantaram mais uma unidade produtiva de criação de tilápias em tanques-rede no município. 

A entidade contemplada pelo programa, Associação dos Piscicultores do Serrote Preto (APS), é composta por doze membros, assim, doze famílias serão beneficiadas com as atividades iniciadas na última quinta-feira (06).
 
Parabéns e bom trabalho a todo o grupo! 


Informações: Cinthia Barros/Engenheira de Pesca - SEAP-Petrolândia

Governador eleito Paulo Câmara visita o TCE

 Governador eleito Paulo Câmara e Valdecir Pascoal, presidente do TCE-PE


O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, fez uma visita protocolar nesta segunda-feira (10) ao Tribunal de Contas do Estado. Foi a primeira de uma série de visitas que ele pretende fazer à sede de poderes e órgãos antes de tomar posse no cargo no dia 1º de janeiro do próximo ano.

Câmara chegou ao TCE acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, além de alguns assessores, tendo sido recebido pelos conselheiros Valdecir Pascoal (presidente), Carlos Porto (vice), Marcos Loreto (corregedor), Teresa Duere, João Campos, Ranilson Ramos e Dirceu Rodolfo, além do conselheiro substituto, Carlos Pimentel e do procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel.

CONCURSO - Ele conversou com os conselheiros durante aproximadamente 40 minutos. Lembrou da sua chegada ao TCE, em 1995, após ter sido aprovado em concurso público para o cargo de auditor das contas públicas. Câmara e os conselheiros trocaram opiniões sobre o cenário econômico e político estadual e nacional e as perspectivas de Pernambuco e do Brasil para o ano de 2015.

Petrolândia: Comunicados da Secretaria Municipal de Saúde


MARCAÇÃO DE CIRURGIAS

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos pacientes que a marcação de cirurgias a partir deste mês de novembro de 2014 será realizada no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima (administração).

VIAGENS MARCADAS PARA TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica aos pacientes com viagens já marcadas que, por favor, compareçam à sede da Secretaria de Saúde com 02 (dois) dias de antecedência para confirmação da viagem.

Maria Andreza Carvalho Leite Lima
Secretária de Saúde


Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Vereador reivindica restaurante popular para Garanhuns


O vereador Alcindo Correia (PROS) solicitou ao Governo Municipal de Garanhuns, através do requerimento 389/2014, apresentado na Câmara Municipal, para que firme convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e implante o programa Restaurante Popular no nosso município

Os Restaurantes Populares são equipamentos públicos de Alimentação e Nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são vendidas a preços acessíveis, de forma a garantir aos trabalhadores urbanos e à população em situação de vulnerabilidade social o Direito Humano à Alimentação Adequada. Cada unidade produz um mínimo de mil refeições por dia, sempre respeitando as características culturais e hábitos alimentares da região.

Alcindo Correia afirma que a implantação desse programa em nosso município e de fundamental importância, pois não irá beneficiar só os necessitados, mais também aos trabalhadores que fazem suas refeições fora de casa,¨ os benefícios do restaurante popular não se restringem apenas aos seus usuários diretos, ele também pode atuar como regulador de preços dos estabelecimentos ao seu redor, bem como para elevação da qualidade das refeições servidas no nosso município" - finaliza o parlamentar

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

Petrolândia: "Mercadores de Liberdade" do Grupo Ifa-Rhadhá de Art Negra é apresentado na comunidade quilombola Borda do Lago




A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, juntamente com os jovens da Casa das Juventudes NUCA Central, Capoeira Embondeiro e a Secretaria de Educação do município, prestigiaram a apresentação do espetáculo teatral "Mercadores de Liberdade" do Grupo IFA-RHADHÁ DE ART NEGRA, de Olinda (PE), realizada na sexta-feira passada (07) na Comunidade Quilombola Borda do Largo, na Agrovila 4 da Reta, zona rural de Petrolândia.

Na ocasião, o IFA-RHADHÁ DE ART NEGRA finalizou a circulação do espetáculo "Mercadores de Liberdade" em povoados denominados de QUILOMBOS do Estado de Pernambuco, iniciada no mês de julho. Sabe-se que quilombos são locais para onde iam negros fugitivos do regime de escravidão que existia no Brasil Colônia. Um dos mais conhecidos pela sua resistência e luta contra a dominação dos senhores brancos, "que se achavam donos das terras e das pessoas", foi o Quilombo do Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Segundo historiadores o local concentrou de 15 a 20 mil quilombolas, que lá plantavam milho, banana, mandioca, laranja, cana-de-açúcar, para subsistência de todos, e teve como liderança Zumbi dos Palmares. Atualmente, quilombos são povoados que enfrentam ou enfrentaram descaracterização em nome do desenvolvimento e a história vai se perdendo a cada dia que passa, por falta de ações afirmativas da identidade dos quilombolas.

O IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA, com o espetáculo Mercadores de Liberdade, vem suprir esta lacuna de levar para algumas terras remanescentes de quilombo em Pernambuco, dialogando com os afro-descendentes sobre a importância de preservar a memória histórica do povo negro no Brasil.

No mês de novembro, conhecido como Mês da Consciência Negra, as ações têm prosseguimento, destacando que será importante para todos que fazem o IFA-RHADHÁ, como forma de trocar conhecimentos com pessoas dos quilombos.
Informações e fotos: Casa das Juventudes de Petrolândia

Petrolândia: Veja resultado da Pelada da AVEPE realizada neste domingo (09) no estádio ''O Galegão''


Neste domingo, 09 de novembro, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Azul 4 x 1 Camisa Amarela
Gol do Jaqueta Azul: Jailton (2) Nona e Neguinho
Gol do Jaqueta Amarela: Justo

Camisa Azul: Junior Camaleão, Pantera, Eraldo, Aldeni de Nenéo, Maurício, Joilton, Zezinho, Deilton, Louro do Vidro, Nona e Neguinho.

Camisa Amarela: Márcio, Vavá do Ouro, Pedão, Burrinha, Dinho, Vieira, Zé Sandes, Gilvan, Renato Epifânio, Justo e Loró.

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)
Camisa Amarela 3 x 1 Camisa Azul
Gols do Camisa Amarela: Zé Epifânio (2) e Naldinho Cancão
Gol do Camisa Azul: Chico Neguinho

Camisa Amarela: Junior Camaleão, Jailson, Rocha, Assis Ramalho, Valmir, Ápio, Naldinho Cancão, Tuí, Justo, Zé Epifânio, Oberdan e Euclides

Camisa Azul: Márcio, Legal, Junior, Lenilson, Vavá, Léa, Aparecido, Marônio, Zé Osvaldo, Dênisson, Célio, e Chico Neguinho

Para ver fotos, clique abaixo:
>Pelada da AVEPE deste domingo (09)
>Domingo na sede da AVEPE


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Vision Idiomas oferece em Paulo Afonso-BA curso de inglês para viagens, turismo, negócios, mestrado e conversação

Proficiência na língua inglesa é requisito para intercâmbios

Falar inglês não é mais um diferencial, mas um requisito essencial no mundo dos negócios, na comunicação cada vez mais globalizada pelas novas tecnologias e mesmo na construção da educação escolar e acadêmica. O idioma inglês está em toda parte. Em Paulo Afonso (BA), desde 2008, Vision Curso de Idiomas dos professores Kennedy Alcântara e Jhoseph Alcântara oferece o VIP English Course, curso de inglês que permite o aprendizado do idioma no ritmo do aluno, oferecendo conhecimentos para viagens de turismo, negócios, mestrado e conversação.

Crianças de 8 a 14 anos podem ser matriculadas no Inglês Kids e, além das turmas de Inglês Kids, Vision Curso de Idiomas oferece atendimento individual (aula particular), para comodidade do aluno, e aulas a grupos de até seis pessoas. Consulte a disponibilidade de horários para atendimentos a empresas (aula in company) e outros cursos e aulas personalizados de acordo com a necessidade do cliente, inclusive preparação para testes de proficiência em inglês.

Vision Curso de Idiomas tem excelente localização, situada na Av. Apolônio Sales, nº 500 - Sala 02 do Empresarial Rafaela, em frente ao G. Barbosa, no centro de Paulo Afonso (BA). Contatos: (75) 8805-1855, 9251-1388 e 8865-5525. E-mail: visionidiomas.pa@gmail.com Vision Curso de Idiomas está também no Facebook>https://www.facebook.com/VisionCurso

Confira abaixo horários e professores

Paulo Afonso (BA): Tumulto e troca de farpas entre vereadores marcam reunião na Câmara na manhã deste segunda (10)

O líder do governo Petrônio Nogueira (PDT) tentou amenizar a situação, pedindo paciência. Houve muito tumulto e troca de farpas entre os vereadores. A sessão foi interrompida

O secretário foi convocado na sessão de hoje, para esclarecer dúvidas, quanto ao contrato estabelecido, entre a prefeitura e a empresa que administra os radares instalados na Avenida Apolônio Sales, que já produziram mais de cinco mil multas.

Desde o mês passado a câmara aprovou a convocação do secretário, e somente alguns minutos antes da sessão de hoje, ele enviou um ofício justificando a ausência.

A atitude de Paulo Mergulhão revoltou os vereadores, inclusive os da própria bancada do prefeito Anilton Bastos (PDT).

Luiz Aureliano (PT) que foi o autor do requerimento da convocação se revoltou e pediu a demissão do secretário: "Eu sou da bancada do governo e estou me sentindo ofendido, até porque esse secretário é um despreparado, esse secretário tem que ser demitido, eu estou pedindo aqui a demissão desse incompetente!”.

Aureliano chegou a exigir ao presidente para trancar a pauta, ou seja, nada do interesse do prefeito deve ser votado até o secretário comparecer à câmara.

DETRAN-PE amplia agendamento online de vistoria de veículos para todo o Estado


O Detran-PE estende, a partir desta segunda-feira (10), o agendamento online para vistoria veicular, que foi lançado em outubro, para todas as unidades do órgão do Estado. Além da Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina, todo o Interior passará a ser contemplado, o que inclui 63 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). 

O cidadão interessado já pode agendar horários de vistoria por meio do site do Detran-PE. Os horários de atendimento para vistoria variam conforme a unidade e podem ser consultados no site do órgão, no menu Atendimento.

Para agendar sua vistoria, clique aqui>Detran-PE/Vistoria de Veículos

DETRAN-PE

Texto que reconhece direitos de famílias fora do casamento causa polêmica no Congresso


O reconhecimento da relação homoafetiva como família e dos direitos de famílias paralelas, formadas fora do casamento, são as principais polêmicas por trás do Estatuto das Famílias. O projeto de lei (PLS 470/2013) apresentado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam) e pode entrar a qualquer momento na pauta da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, onde já tem parecer favorável do relator, senador João Capiberibe (PSB-AP).

Essa não é primeira tentativa de elaborar um Estatuto das Famílias. A Câmara dos Deputados chegou a aprovar em duas comissões, inclusive na de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, substitutivo a projeto de lei do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) que na prática – assim como o texto em discussão no Senado – também transferia toda a parte do Direito de Família do Código Civil (Lei 10.406/2002) para uma lei especial.

Divergências em torno da proposta (PL 674/2007), sobretudo por parte de parlamentares religiosos, fizeram com que a tramitação não avançasse mais na Casa desde 2011.

No Senado, levar a proposta adiante também não será fácil. Com a apresentação do projeto, dirigentes da União de Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp) já se manifestam contra e afirmam que o texto é inconstitucional e “incorrigível”.

Petrolândia: Jovens da Casa das Juventudes apoiam Campanha de Vacinação contra Raiva


Jovens da Casa das Juventudes de Petrolândia apoiaram a Campanha de Vacinação contra Raiva que foi realizada ontem, 09 de novembro, em vários pontos de vacinação na cidade, como nas praças das Quadras 08, 13, 17, Bairro Nova Esperança, largo do Supermercado Almeida e no Projeto Apolônio Sales. 

A vacinação prossegue até o dia 26, atendendo a zona rural do município. Confira o calendário.

10/11/2014 (segunda-feira)
Agrovila 05 Bloco 04 (08 às 10h00)
Agrovila 04 Bloco 04 (10h00 às 12h00)
Local: Ponto de ônibus

11/11/2014 (terça-feira)
Agrovila 03 Bloco 04 (08 às 10h00)
Agrovila 02 Bloco 04 (10 às 12h00)
Local: Ponto de ônibus

12/11/2014 (quarta-feira)
Agrovila 01 Bloco 04 (08 às 10h00)
Agrovila 10 Bloco 03 (10 às 12h00)
Local: Ponto de ônibus

Leilão de energia solar e a campanha “Energia para a Vida”


Heitor Scalambrini Costa
Professor associado da Universidade Federal de Pernambuco

Grande expectativa foi criada com o que se convencionou chamar de ”leilão da energia solar”, pois seria o primeiro certame a nível nacional em que a fonte solar seria vendida sem competir com outras fontes. Depois de alguns adiamentos, no último dia 31 de outubro foi realizado o “6º Leilão para Contratação de Energia de Reserva”.

É importante mencionar que o Estado de Pernambuco, em dezembro de 2013, já havia realizado um leilão específico para a fonte solar. Na oportunidade, o preço teto estabelecido foi de R$ 250,00/MWh. O leilão foi exitoso, possibilitando a contratação de 122 MW a um preço médio de R$ 228,63/MWh, com ofertas entre R$ 193,00/MWh (da empresa Sun Premiere) e R$ 246,00/MWh (da empresa Kroma).

No leilão nacional, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE cadastrou 1.034 empreendimentos, uma oferta total de 26.297 MW de capacidade instalada, para serem entregues a partir de outubro de 2017. Com contratos que preveem o suprimento por 20 anos.

Os projetos de energia eólica predominaram mais uma vez, com 626 empreendimentos (15.300 MW), seguidos pelos 400 projetos de energia solar fotovoltaica, e 8 projetos de térmicas a biomassa utilizando resíduo solido urbano – lixo e biogás (151 MW). O número de projetos fotovoltaicos totalizou 10.800 MW, ou seja, comparável a toda atual potência instalada do sistema CHESF.

Governo lança 2º ciclo de capacitação de gestão ambiental para municípios


Dos 185 municípios do Estado apenas um terço possui uma pasta destinada à gestão de meio ambiente. Diante desta realidade, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove o 2° Ciclo de Capacitações do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sisemas) que irá contemplar 139 municípios, mais Fernando de Noronha, com o intuito de sensibilizar os gestores municipais para a necessidade de estruturação de suas respectivas pastas ambientais. As capacitações ocorrem nos dias 11 e 12 de novembro, no município de Floresta, Sertão de Itaparica.

Idealizado com o intuito de dar suporte aos municípios no combate às vulnerabilidades técnicas em assuntos referentes à gestão estadual ambiental, o Sisemas realizará capacitações voltadas para gestores públicos, em 13 cidades-polo por todo o Estado, com foco no desenvolvimento das políticas públicas de meio ambiente. As capacitações acontecerão em dois dias, e abordarão temas como licenciamento e fiscalização Ambiental, ICMS Socioambiental, Agenda 21 local, A3P e Agenda Ambiental Local, Residuos sólidos, Portal INFOSEMAS, Lei complementar 140/2011, Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A previsão é que cerca de 650 gestores sejam capacitados em todo o Estado

Alepe homenageia os 25 anos de história do Sintape nesta segunda-feira (10)


Na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, o Sintape (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente de Pernambuco) será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A Sessão Solene será no plenário de Joaquim Nabuco, às 18h, e foi solicitada pela deputada estadual Teresa Leitão.

Na solenidade, serão lembrados nomes de diretores históricos da entidade sindical, assim como personalidades que ajudaram a categoria nesses 25 anos de jornada.

O Sintape orgulha-se de sua trajetória, suas lutas e de representar uma parcela importante da base de servidores públicos de Pernambuco, responsáveis pelo cumprimento de diversas determinações da Constituição Federal, pela fiscalização e preservação do meio ambiente, pela assistência ao agricultor e pela elaboração das políticas públicas que impactam no cotidiano das pessoas.

Serviço
Solenidade dos 25 anos do Sintape
Segunda-feira, 10 de novembro, às 18h
Plenário de Joaquim Nabuco, Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
Rua da Aurora, s/n, Boa Vista, Recife-PE

Ascom Sintape

Petrolândia: PSF Dr. José Hermínio (Quadra 14) promove ação do Novembro Azul às 19 horas desta terça-feira, dia 11


O PSF Dr. José Hermínio Ferreira Neto, localizado na Quadra 14, realizará no dia 11 de novembro (terça feira) às 19h00 mais um evento relacionado à Saúde do Homem com palestra sobre câncer de próstata, vacinação, atendimento médico, odontológico e de enfermagem. O evento tem como objetivo, divulgar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), preconizada pelo Ministério da Saúde para garantir qualidade e acesso da população masculina às ações e aos serviços da Rede SUS.

Veja o que é oferecido para a população masculina no SUS:

Promoção da Saúde
- Qualidade no acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Estratégia Saúde da Família (ESF);
- Uma linha de cuidado integral voltada para a saúde do homem;

Qualificação do Atendimento dos Profissionais de Saúde
- Capacitação e sensibilização para o atendimento da população masculina jovem e adulta, entre 20 e 59 anos;

Informação e Comunicação
- Realização de campanhas voltadas para a saúde do homem e para a promoção da Cultura da Paz;
- Distribuição de materiais educativos sobre as doenças mais comuns, hábitos de vida saudáveis, saúde sexual e reprodutiva e paternidade.

Informações: Jardel Lisboa

CFEPP Cursos de Petrolândia realiza formatura de alunos de English Kids. Abertas matrículas para English Teen.


Na noite da sexta-feira passada (07), o CFEPP Cursos de Petrolândia realizou a formatura de alunos do curso English Kids, após 18 meses de estudo. As famílias dos formandos participaram da descontraída cerimônia que aconteceu no pátio da instituição de ensino profissionalizante, no centro da cidade.

A cerimônia foi aberta com palestra do professor de inglês Kennedy Oliveira, na qual ressaltou que os alunos devem praticar o idioma para não esquecê-lo e nisso solicitou a colaboração dos pais e responsáveis. Em seguida, o professor guiou a apresentação musical dos formandos que cantaram duas músicas em inglês. Em seguida, foi exibida mensagem em slides (reprodução abaixo) em homenagem aos alunos. Na sequência, pronunciaram-se Jéssica e Rafael, professores das turmas formandas.

Em seguida, Alan Rodrigues e Jaqueline, diretores do CFEPP Cursos, iniciaram a entrega de certificados de conclusão do curso. Concluída a entrega de diplomas, Alan encerrou a cerimônia apresentando a história do CFEPP Cursos em Petrolândia. O diretor também informou que os concluintes podem continuar sua jornada no estudo do inglês no curso English Teen, também com duração de 18 meses, que já está com matrículas abertas.

Concluintes English Kids 2014:
Abel Henrique de Souza Neto
Ana Clara Novaes Soares
Ana Júlia de Souza Ferraz Araújo
Anthony dos Santos Martins
Bianca Rejane da Conceição Pereira
Chayenne Sánawa Almeida Fernandes
Emillia Daniela Araújo Farias
Estephany Susana Siqueira Silva
João Pedro Lima Xavier Pereira
José Guilherme Teixeira Nunes
Joyce Francina de França Vasconcelos
Kauany de Queiroz Fernandes
Kettlyn Mayara Barbosa da Silva
Laina Martins Vasconcelos Soares
Marcos Lira Feitosa da Silva
Maria Carolina Delgado Nunes e Souza Correia Lima
Maria Isabel Ferreira Rodrigues Souza
Matheus Delgado Lima Teixeira
Melissa Soares de Souza
Rafael Henrique Senhorinho Costa Sobrinho
Raíssa Moura Novaes
Roberta Caroline de Morais Cardoso
Robson de Souza Ferraz Araújo
Sabrina Silva Campos
Talita de Aquino Senhorinho Costa Sobrinho
Vanessa de Queiroz Ramos
Yasmily Vitória Beserra de Lima
Yasmim Hipólito Nogueira

Ver mais fotos>Formatura English Kids CFEPP Petrolândia


Informações: CFEPP Cursos
Fotos: Lúcia Xavier

Frases do dia 10/11/2014: Coletânea IHU Online


Desconstrução

“Em 12 anos de governo, o PT construiu, sim, um Brasil melhor, com índices sociais "nunca vistos antes na história deste país". Porém, como partido, houve progressiva desconstrução” – Frei Betto, escritor – Folha de S. Paulo, 10-11-2014.

Despolitização

“Os avanços socioeconômicos coincidiram com o retrocesso político. Em 12 anos de governo, o PT despolitizou a nação. Preferiu assegurar governabilidade com alianças partidárias, muitas delas espúrias, em vez de estreitar laços com seu esteio de origem, os movimentos sociais” – Frei Betto, escritor – Folha de S. Paulo, 10-11-2014.

Tribunal condena Ratinho a pagar R$ 150 mil por ofender igreja de gays

Em dois programas, Ratinho mostrou imagens de câmera escondida de um culto e disse que a igreja era frequentada por "viadinhos" e "viados"

O ministro Luís Felipe Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), manteve condenação ao SBT e ao apresentador Carlos Massa, Ratinho, por ofensas à primeira igreja evangélica de São Paulo voltada para o público homossexual. Em dois programas exibidos em 2003, Ratinho mostrou imagens de câmera escondida de um culto e disse que a igreja era frequentada por "viadinhos" e "viados" e que não tinha filial, mas "viadal". O SBT terá que pagar indenização de R$ 150 mil ao pastor Victor Orellana, fundador da Igreja Acalanto - Ministério Outras Ovelhas.

A emissora diz que ainda cabe recurso e que irá recorrer. SBT e Ratinho já tinham perdido a ação movida por Orellana em primeira e segunda instâncias. Em 2011, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo considerou "jocosos" os termos usados por Ratinho. Para o desembargador Fábio Quadros, ofensivo não foi o uso da palavra "gay", mas "o escárnio", a "chacota" e o "tratamento chulo e depreciativo sobre a fé professada pelo autor", o que extrapolou o direito à liberdade de expressão do apresentador.

Ao STJ, o SBT pediu a redução do valor da indenização por danos morais, mas o recurso foi negado. Para o ministro Luís Felipe Salomão, o valor de R$ 150 mil não pode ser considerado exorbitante, porque a ofensa ocorreu em rede nacional de televisão e foi feita por um "famoso apresentador". A decisão, proferida no último dia 30, foi publicada na última quarta (5).

Uol

Policial militar é morto com tiro na cabeça no Ceará

Um policial militar morreu ao ser baleado na cabeça na noite deste domingo (9), em Mulungu, município a 87 km de Fortaleza.»

De acordo com a Polícia Militar, o soldado André Ribeiro de Carvalho estava trabalhando no momento que levou o tiro. A Polícia, no entanto, não divulgou informações sobre como o crime aconteceu.

O soldado chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Aracoiaba e, depois, transferido para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF).

O policial teve morte cerebral na manhã desta segunda-feira (10). O suspeito do assassinato está preso na Delegacia Regional de Baturité (9ª Região). Informações dão conta que o Policial tinha participado de uma ocorrência em um clube no município de Mulungu, no local o PM e seus companheiros tiveram que retirar um individuo que praticava desordem.

Após ser retirado do local o individuo não satisfeito, se dirigiu a sua residencia e retornou armado, onde efetuou um tiro que atingiu o PM na cabeça. O Soldado André tinha 30 anos e era lotado 3ª CIA/4º BATALHÃO.

Informações CNEWS/Acopiaranews.

Explosão em escola mata 35 e deixa 70 feridos na Nigéria

Pessoas se reúnem no local de explosão que atingiu escola na Nigéria nesta segunda-feira (10); dezenas de pessoas morreram (Foto: Adamu Adamu/AP)

Uma explosão em uma escola da região nordeste da Nigéria matou mais de 40 pessoas nesta segunda-feira (10), segundo equipes de emergência que trabalham no local.

O número exato de mortos ainda é desconhecido. A Reuters fala em 48 mortos, a maior parte deles estudantes, segundo um funcionário do hospital local. Já a France Presse diz 47 pessoas morreram.

"Uma explosão foi provocada por um homem-bomba", afirmou o porta-voz da polícia nacional, Emmanuel Ojukwu, ao comentar o ataque contra a escola do ensino secundário de Potiskum, no estado de Yobe. "Temos 47 mortos e 79 feridos", completou, antes de destacar as suspeitas a respeito do Boko Haram.

As duas agências afirmam que 79 pessoas ficaram feridas.

Grupo armado invade hospital, trancam pacientes e funcionários, e resgata traficante no RJ



Um preso, internado sob custódia no Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi resgatado por 15 homens armados na madrugada desta segunda-feira (10). Segundo a polícia, Johnny Luís da Silva, conhecido como ‘Bebezão’, é apontado como o chefe do tráfico do Morro da Pedreira, em Costa Barros, no Subúrbio do Rio. As informações são do 12º BPM (Niterói).

Ele foi atingido por um tiro na perna durante um confronto com militares após uma tentativa de roubo de cargas que aconteceu na Pavuna em outubro deste ano. Ainda segundo a corporação, durante o resgate, pacientes e funcionários da unidade hospitalar foram trancados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para facilitar a fuga.

G1 RJ

'A política sempre foi suja'. Entrevista com Henrique Pizzolato


Henrique Pizzolato reapareceu em público neste sábado, 8, ao ir à delegacia de La Spezia buscar documentos apreendidos em fevereiro. Desde que teve a extradição negada pela Itália no mês passado, sob alegação de que o Brasil não oferece condições de segurança para o cumprimento da pena de 12 anos e 7 meses a que ele foi condenado no julgamento do mensalão, o ex-diretor do Banco do Brasil tem os mesmos direitos de um italiano livre.

A reportagem é de Andrea Bonatti e Jamil Chade, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 09-11-2014.

Pizzolato responde em liberdade por falsidade ideológica - ao ser abordado na casa de um sobrinho em Maranello, quatro meses após fugir do Brasil, o ex-diretor mostrou um passaporte em nome do irmão, morto há mais de três décadas. A Polícia Federal brasileira também o indiciou por falsidade.

La Spezia foi o primeiro refúgio do ex-diretor na Itália. Depois de esperar o horário de almoço dos carabinieri, recuperou seus documentos. Diante do prédio, Pizzolato disse que não falaria com jornalistas brasileiros. O repórter o informou que estava a serviço do Estado. Por 30 minutos, Pizzolato reiterou sua inocência e disse que o mensalão foi "criado" para minar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A política é suja."

Eis a entrevista.

O sr. viveu um momento duro?

Não. Na verdade, vivi melhor que no tempo que estava no Brasil. No Brasil, eu não poderia sair do meu apartamento. As pessoas me agrediam, me molestavam. As pessoas, quando eu passava pela calçada, me agrediam.