quarta-feira, 21 de julho de 2021

IGH - Concurso PETROLÃNDIA E NOSSA HISTÓRIA: Conheça a história de Maria Zizuina dos Santos

História de: ZIZUINA
Autor: Paula Rubens
IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia
·
Mais um brinde de agradecimento entregue pela participação no Concurso Petrolândia e Nossa História. Desta vez os nossos agradecimentos foram para Maria Zizuina dos Santos Nascimento, que nos brindou com sua história de vida e história do Brejinho, local onde nasceu e de onde se originam muitas das famílias tradicionais de Petrolândia.

Este é um dos textos selecionados no Concurso PETROLÃNDIA E NOSSA HISTÓRIA , promovido pelo IGH de Petrolândia por ocasião do seu 7o ano de atividade e dos 112 anos de aniversário da cidade. Nele Zizuina nos conta sobre a formação do Brejinho da Serra, comunidade que formou o povo de Petrolândia.

HISTÓRIA COMPLETA

No Brejinho da Serra,em 28/10/1965 eu, Maria Zizuinados Santos nasci. Sou filha de Maria das Graças dos Santos e José Manoel dos Santos ambos nascidos e criados no Sitio Brejinho da Serra.

Aos 5 anos de idade eu sai do Brejinho da Serra para acompanhar minha família meus pais e 2 irmãos, em busca de melhores condições de vida. Meu pai foi trabalhar em Paulo Afonso na empresa DNR e por vários anos mudávamos de cidade em cidade devido sua profissão. Moramos em várias cidades, Salgueiro, Petrolina, Recife, Floresta e por fim ele se aposentou e então nos anos 70 voltamos para morar na velha Petrolândia eu já com 14 anos de idade e meus 6 irmãos.

Em Petrolândia já residiam alguns parentes, minha família foi morar em uma casa na rua, Marquês de Olinda próximo da igreja São Francisco de Assis. Víamos todo o movimento que acontecia na igreja: casamentos, batizados e os festejos da festa de São Francisco de Assis em 04 de outubro.

Na cidade estudei na escola de Jatobá até a sexta série. Com 19 anos me casei com Zacarias Batista do Nascimento morador do sítio Brejinho da Serra e fomos morar na cidade livre, hoje jatobá, tive 03 filhos e aos 26 anos voltei a morar novamente no Brejinho da Serra onde vivo até hoje.

Sou funcionária da Escola Municipal Elvira Pereira onde atuo como merendeira hà 25 anos, aqui vivendo muitas e lindas histórias com as crianças e jovens que crescem, formam suas famílias e trazem seus filhos para estudarem na mesma escola que eles estudaram.

Há alguns anos venho me interessando em conhecer melhor a história da minha família e do lugar onde vivo. Na história de Petrolândia faz-se uma referência ao Brejinho da Serra como a primeira fazenda do lugar, e não se encontra mais nenhum relato sobre esta comunidade que é de grande importância histórica para o município, pois desta fazenda, hoje sítio, descende a maioria da população que vivia na velha cidade.

Pesquisando sobre a história da comunidade descobri que na época da colonização no século XVII chegaram aqui quatro portugueses, José Correia Mauricio, Joaquim de Almeida Leal, Joaquim Rodrigues e André de Souza. José Correia Mauricio casou-se com a filha da índia Juliana, Jussarana e dessa união surgiu a população do Brejinho da Serra. Joaquim de Almeida Leal ficou no Brejinho de Fora e Joaquim Rodrigues, segundo alguns relatos foi morar na várzea redonda. De acordo com relato de alguns idosos da comunidade os portugueses vieram a procura de nascentes de água para fazer suas habitações próximas e fazer bebedouro para o gado.

Ainda estou pesquisando a história desta comunidade que é tão importante para cultura do nosso município. Já encontrei os livros dos petrolandenses, José Isidoro da Silva que escreveu “ A serra e o rio” que conta alguns causos do Brejinho e de sua família, este filho do Brejinho da Serra. E Gilberto Meneses que escreveu o livro "De Jatobá A Petrolândia", que conta a historia de Petrolândia e traz alguns relatos do Brejinho e falas dos Brejinheiros.

O Brejinho teve três nomes, Brejo das taboas, Brejinho de fora e por fim Brejinho da Serra, segundo relatos de alguns idosos da comunidade, esta foi fundada no dia 20 de janeiro de 1783, completando no ano de 2021 seus 238 anos.

Hoje aos meus 55 anos de idade, continuo morando nesta maravilhosa comunidade do nosso município com meu espos. Meus filhos Sheila Batista do Nascimento, Shirleide Batista do Nascimento e Diego Batista do Nascimento residem na sede da cidade com suas famílias, e eu com certeza quero aqui viver para o resto da minha vida. Cada dia procurando saber mais da sua história.

Amo minha Petrolândia, amo meu Brejinho da Serra e minha origem.

Blog de Assis Ramalho
Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia


NOTÍCIA RELACIONADA - VEJA TAMBÉM

A MAIS NOVA APOSENTADA DO EREM DE JATOBÁ foi um dos textos selecionados no Concurso PETROLÂNDIA E NOSSA HISTÓRIA. Conheça a história da professora Adeilde

WhatsApp anuncia versão multiplataforma e mudanças nas chamadas em grupo

WhatsApp

Nesta semana, o WhatsApp começou a liberar duas funções que devem facilitar a vida dos usuários. A partir de agora, é possível acessar qualquer chamada em grupo, mesmo sem atendê-la na hora em que o telefone toca.

A novidade foi anunciada pela plataforma como uma forma de aproximar ainda mais amigos e familiares que estão distantes fisicamente em razão da pandemia do novo coronavírus.

Para conferir a funcionalidade, o usuário deve atualizar seu aplicativo e acessar a aba “Chamadas”, onde vai constar a informação de que a chamada foi perdida.

A plataforma afirma que essa nova função também permite a visualização de participantes que foram convidados, mas não entraram na ligação.


“Com as chamadas em grupo ganhando cada vez mais popularidade, estamos trabalhando para melhorar essa experiência para nossos usuários, sempre mantendo a segurança e a privacidade das chamadas com a proteção da criptografia de ponta a ponta”, diz a empresa.


Petrolândia - Covid-19: Novo boletim aponta que o número de casos ativos baixou de 22 para 18 e o de óbitos subiu de 43 para 44; Confira o quadro completo

 
Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR


COVID-19

Um novo boletim informativo da prefeitura de Petrolândia divulgado na noite desta quarta-feira (21/07),  informa que o número de casos ativos baixou de 22 para 18. Porém teve acréscimo o número de óbitos, subindo de 43 para 44, de acordo com o último informativo divulgado no dia 19/07/2021.

O quadro também aponta que o número de intenados caiu de 5 para 2, sendo que 1 se recupera no Hospitam Municipal Dr Francisco Simões e o outro no hospital de Campamha Eduardo Campos, em Serra Talhada.

(Veja quadro completo abaixo).

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

A secretaria de saúde do município faz alerta à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO DO BOLETIM DESTA QUARTA (21/07/2021)



Confira abaixo os locais com casos ativos


Confira abaixo os locais onde os pacientes estão internados


Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia19/07/2021







Por Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Jatobá-PE apresenta balanço de ações do primeiro semestre de 2021


Prefeito Rogério Ferreira – Foto: Whitney Pereira/Portal Jatobá


A Prefeitura Municipal de Jatobá no sertão de Pernambuco realizou na manhã da terça-feira, 20 de julho, apresentação das principais ações realizadas pelas secretarias e órgãos que compõe o Poder Público Municipal, no primeiro semestre de 2021.

O evento tem como objetivo a transparência e prestação de contas à população jatobaense. Na ocasião foram apresentadas as metas cumpridas, dificuldades e ações a serem desenvolvidas nos próximos 06 meses

A apresentação ocorreu no auditório da EREMI e respeitou todas as normas sanitárias com relação à pandemia, estiveram presentes o Prefeito Rogério Ferreira, o Vice Prefeito Eraldinho, Secretários Municipais, Assessores, Colaboradores em Geral, Vereadores e Imprensa Local.


A abertura do evento foi feito pela Assessora de Gabinete Alba Valéria, que em seguida passou a palavra para o Prefeito Rogério Ferreira dar as boas vindas a todos os presentes.

O Prefeito Rogério iniciou dizendo que aquele momento será rotineiro durante sua gestão, o qual tem como objetivo a cada novo período levantar os resultados obtidos, identificar as dificuldades e procurar dirimir todos os problemas para continuar a jornada e melhorar a cada novo ciclo.

Dando continuidade agradeceu a presença de todos, bem como o empenho de cada equipe relativo ao que seria apresentado naquele momento, pois era fruto do trabalho e empenho dos mesmos.

O Gestor destacou o trabalho de modo voluntário dos jovens Roberto Juvêncio e Chellton Bizerra, os quais colaboraram com a gestão mesmo antes de fazerem parte da equipe. Na oportunidade o Prefeito Rogério apresentou um vídeo que foi produzido por Roberto e Chellton o qual passou a ser o jingle institucional de sua gestão.

Petrolândia: Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende na Climagem às terças e quintas-feiras a partir das14h; agende já a sua consulta


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende às terças e quintas-feiras a partir das14 horas.
As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende às terças e quintas-feiras a partir das14 horas.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Da 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

''Estamos todos consternados'', diz vice-governadora de Pernambuco sobre morte de motorista que trabalhava na equipe dela


Após saber da morte do motorista e integrante de sua equipe, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, emitiu uma nota oficial sobre o caso. No texto, ela lamenta e afirma que estar consternada com o assassinato do sargento da Polícia Militar de 43 anos. Ele foi alvo de uma tentativa de assalto, nesta quarta-feira (21), e morreu após ser atingido por tiros no bairro de Sítio dos Pintos, na Zona Norte do Recife.

Vale lembrar que o assassinato não tem ligação com o trabalho da vítima na polícia e nem com a vice-governadora, Luciana Santos. O sargento estava de folga e, durante esses períodos, trabalhava com entrega. Confira na íntegra a nota da vice-governadora, Luciana Santos, abaixo:


"Estamos todos consternados com a notícia da morte do sargento Ângelo. Membro da nossa equipe, durante todo o tempo de convivência demonstrou ser uma pessoa de paz. Sempre muito tranquilo e de atitudes gentis, conquistou o respeito e o afeto de todos que trabalhavam com ele, tanto entre os civis, como entre os colegas da Casa Militar. Sua esposa, seus filhos e toda a família têm toda minha solidariedade.".

Portal Rádio Jornal

Sargento da PM que trabalhava como motorista da vice-governadora de Pernambuco é assassinado a tiros no Recife


Terceiro Sargento Adelcio Miguel Ângelo Júnior foi assassinado a tiros, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um policial militar que trabalhava como motorista da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), foi morto a tiros, na Zona Norte do Recife. O crime ocorreu por volta das 14h30 desta quarta-feira (21), na rua Tabocas, no Sítio dos Pintos. Um suspeito foi preso, segundo a PM.

De acordo com a assessoria de imprensa da vice-governadora, o terceiro sargento Adelcio Miguel Ângelo Júnior estava de folga no momento do crime. A Polícia Militar informou que uma operação foi montada para prender outros dois envolvidos no crime.

Ainda segundo a polícia, o suspeito confessou o crime e foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, para prestar depoimento. No momento do crime, a vítima usava uma farda de uma loja de videogames.

Peritos criminais do Grupo Especializado de Perícias em Homicídios foram acionados ao local do crime. Testemunhas informaram ao G1 que, após ser baleado, o homem ainda correu para pedir ajuda, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com elas, o policial estava armado, mas não reagiu.

Aumento de 11,9% na conta de água é suspenso para clientes de tarifa social em Pernambuco


O aumento de 11,90% na conta de água não vai atingir os clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) cadastrados na tarifa social. Segundo a empresa, a suspensão do reajuste para esse público vai beneficiar 620 mil pessoas. De acordo com a companhia, têm direito a solicitar a tarifa social os clientes com média de consumo de água de até 10 metros cúbicos, por seis meses, e de energia elétrica de até 80kWh.

O reajuste foi divulgado na terça-feira (20). Segundo a Compesa, ele entra em vigor em 19 de agosto. Com o aumento, uma conta de R$ 100, por exemplo, passa a custar R$ 111,90 (veja vídeo abaixo).

Por meio de nota divulgada nesta quarta (21), a Compesa informou que solicitou a retirada dos clientes de tarifa social da lista de afetados pelo aumento por causa da pandemia do novo coronavírus.

O pedido foi acatado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), de acordo com a concessionária de saneamento.

Governo Federal anuncia recursos para ampliação de equipes de saúde


O Ministério da Saúde anunciou hoje (21) a disponibilização de recursos para a ampliação de equipes e de profissionais de saúde vinculados à atenção primária. O nome é dado à rede de acompanhamento e atendimento formada, por exemplo, pelos postos de saúde e pelas equipes de saúde da família.

De acordo com o ministério, serão liberadas verbas para contratação de 13.415 agentes comunitários de saúde, 1.791 equipes de saúde bucal, 3.374 equipes de saúde da família e 2.477 equipes de atenção primária.

A entrada em atuação dos profissionais, contudo, depende dos municípios. Esses precisam atender às exigências do ministério para receber os recursos e viabilizar a contratação dos novos profissionais.

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na CLÍNICA MAIS SAÚDE nesta quinta (22/07)

 
Divulgação/CLÍNICA MAIS SAÚDE

Prefeito amigo da criança, Patriota participa do lançamento da iniciativa no Nordeste

Foto: Ascom Amupe

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) José Patriota, participou nesta tarde (21/07), por videoconferência, do Seminário Regional Nordeste - Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), que tratou dos desafios das gestões municipais para a efetivação dos direitos da Criança e do Adolescente: um olhar sobre o cenário atual dos principais indicadores da Infância e adolescência.
O evento de caráter expositivo contou com a apresentação da PPAC, onde foram abertas discussões sobre o cenário atual, com ênfase nos indicadores que dão a dimensão dos desafios das gestões municipais para a garantia desses direitos voltados para a criança e o adolescente. “São desafios que a Fundação Abrinq está disposta a ajudar a melhorar os piores indicadores, uma vez que ela conhece, acompanha e apoia o município que adere ao Programa”, disse Fernando Marques, líder da Fundação.

Na sua exposição, José Patriota, reforçou que a Fundação Abrinq “alegra nós gestores e gestoras, desafia e nos estimula. No último Programa, 11 municípios pernambucanos foram premiados. Como presidente da Amupe e 1º Secretário da CNM, me comprometo a incentivar cada vez mais os municípios a fazerem ações integradas e abraçadas com as diversas áreas, como saúde, educação e assistência social, para minimizar a realidade dos indicadores no Nordeste”, frisou.

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na PETROCLÍNICA nesta quinta, sexta e sábado (22 a 24/07); confira e agende sua consulta/exame

Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro da cidade, informa agenda de atendimento para esta quinta, sexta e sábado. Confira!

Dr Luiz Henrique- Neurologista ( QUINTA FEIRA)
Enf.  Joane Barboza- preventivo ( SEXTA FEIRA E SÁBADO )
Dra Nubia Lopes -ginecologia e ultrassonografia ( QUINTA FEIRA )
Dr Rommel Alencar - fisioterapia em geral ( DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA )
Dr Cleovan Almeida- oftalmologista ( SÁBADO)
Dr Igaro Cordeiro- dentista ( QUINTA E SEXTA FEIRA )
Dra Barbara Lopes- Dermatologista( SEXTA FEIRA )
Dra Socorro Carvalho- ultrassonografia e ginecologia ( SEXTA FEIRA)
Dra Thais Thesly- Especialista em Estética Podal(SEXTA FEIRA)
Dr Valmir Mizio- Psicólogo  (  SEXTA FEIRA)

Tarifa Social da Compesa não será reajustada

Foto: Compesa

Atendendo recomendação do Governo do Estado em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Compesa informa que solicitou a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) a suspensão do reajuste de 11,90% da tarifa social que permanecerá no valor de R$ 9,44. A medida irá beneficiar cerca de 600 mil pernambucanos.

Vale destacar que os clientes da tarifa social foram contemplados com a isenção do pagamento da conta no período de março a setembro do ano passado e, novamente, de março a maio deste ano. A iniciativa faz parte de uma série de ações que demonstram o compromisso do Governo do Estado e da Compesa com a população pernambucana mais afetada financeiramente pela pandemia do novo coronavírus.

Imprensa Compesa

Paulo Câmara declara Marco Maciel Patrono do Legislador de Pernambuco

Sancionada nesta terça-feira (21), lei que homenageia o ex-governador e ex-vice-presidente da República foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa (Foto: Aluisio Moreira/SEI)

No dia em que seria comemorado o aniversário do ex-governador de Pernambuco e ex-vice-presidente da República Marco Maciel – falecido em 12 de junho de 2021 – o governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (21.07), a lei que o declara Patrono do Legislador de Pernambuco. A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, reuniu antigos aliados e colaboradores do político brasileiro ao longo da carreira.

“Marco Maciel cuidou dos valores republicanos, mantendo as tradições da política pernambucana, priorizando a ética, o profissionalismo e, acima de tudo, o serviço ao povo brasileiro. Ele deixou marcas importantes e um legado em favor da política, da democracia, da justiça e da liberdade do nosso povo”, destacou Paulo Câmara.

Associação de Agricultores de Pesqueira apresenta ao Iterpe proposta de intenção de aquisição de terra pelo Crédito Fundiário


A proposta de intenção de aquisição de terras de forma financiada pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foi apresentada ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) pelas lideranças rurais da Associação do Milho Branco, localizada no município de Pesqueira. O pleito recebido pelo presidente do Instituto, Henrique Queiroz, nesta terça-feira (20), beneficiará 17 famílias, que contam com o apoio do Iterpe através da análise jurídica documental dos imóveis rurais que possuem intenção de venda que são a Fazenda Santa Fé e Malunguinho, seguidas da medição, avaliação e mediação, determinantes para prosseguir com o processo de financiamento.

“A meta que assumimos aqui no Iterpe é de prestar todo o apoio necessário para que as famílias rurais possam ter a liberdade conquistada através do acesso à terra por meio dos títulos e das ações que alavancam a reforma agrária em Pernambuco”, afirmou Henrique Queiroz, na ocasião, assumindo o compromisso de atender a demanda da associação.

Oncologista alerta para aumento de número de casos de câncer de cabeça e pescoço em razão da pandemia

Julho verde é o mês de prevenção dos tumores que têm origem na boca, nariz, garganta, nas glândulas salivares e na tireoide

Um dado preocupante surgiu durante a pandemia de COVID-19. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas revelou uma mudança alarmante de alguns hábitos na população brasileira durante o período de pandemia. O estudo revelou que do total da população avaliada, 12% fumavam e, entre os fumantes, 23% aumentaram 10 cigarros no consumo diário e 5% aumentaram 5 cigarros. No que se refere ao consumo de bebida alcoólica, 18% relataram aumento no consumo, chegando a um aumento de 25% em adultos entre 30-39 anos. “Esses dados servem de alerta para o aumento de casos de câncer de cabeça e pescoço num futuro nem tão distante assim”, alerta oncologista David Pinheiro Cunha, sócio do Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia

Julho é mês de conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, um tumor que merece atenção devido ao número expressivo de casos anualmente, com estimativa de 36.620 novos casos em 2021, só no Brasil."Este tipo de câncer compreende todos os tumores que têm origem na boca (cavidade oral), nariz (nasofaringe, cavidade nasal e seios paranasais), garganta (orofaringe, hipofaringe, laringe), nas glândulas salivares e na tireoide. Nos homens é o terceiro câncer mais frequente (quando somados o câncer de boca, garganta e glândula tireoide), ficando atrás apenas do câncer de próstata e de intestino”, afirma o Dr. David.

Petrolândia: Procura-se carteira de trabalho de José Cloves Correia da Silva perdida na Av. Auspício Valgueiro de Barros; tem recompensa para quem encontrar


José Cloves Correia da Silva perdeu, na tarde de hoje, sua Carteira de Trabalho. De acordo com o propritário, o fato aconteceu por volta das 14h:30 na Avenida Auspício Valgueiro de Barros.

Ele promete recompensa em dinheiro para quem encontrar, pois vai viajar no próximo sábado para  fichar em uma empresa. Quem encontrou ou encontrar, favor, ligar para o  87 99653-4364 ou  87 9.9970-4752

Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietário dos documentos.

Pernambuco apresenta potencialidades para receber nova Escola de Sargentos do Exército

Governador Paulo Câmara discutiu detalhes em reunião com o comandante do Exército e a equipe de secretários estaduais (Foto: Aluísio Moreira;SEI)

Com o objetivo de apresentar os potenciais de Pernambuco e discutir a instalação da nova Escola de Sargentos do Exército, o governador Paulo Câmara se reuniu com o comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira, nesta terça-feira (20.07), na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Recife. Caso as negociações se concretizem, o estabelecimento – cujo investimento está orçado em mais de R$ 300 milhões – vai gerar um impacto econômico positivo para o Estado, com a criação de novos empregos e estímulo ao desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife, além de sediar uma instituição de ensino de nível superior de referência para jovens de todo o País.

De acordo com o governador, a escola representa um fator de desenvolvimento social e econômico, alavancando ainda uma área que Pernambuco preza muito: a educação. “Temos os cursos técnicos, os alunos, as famílias que vão vir acompanhar todo esse processo, e isso gera um avanço das cidades que vão ser contempladas, caso o projeto seja instalado aqui. Apresentamos contrapartida no âmbito de estrutura de estradas, infraestrutura hídrica, esgotamento sanitário, além da questão da conectividade, para receber esse empreendimento onde vai circular tanta gente”, afirmou Paulo Câmara.

Tacaratu: Urologista Dr Danilo Santos atende na Clínica Jaques nesta quinta (22) para tratamentos de rins, bexiga, próstata e genitais; Agende consulta com antecedência

 

Ao sentir desconforto ao urinar, gotejamento, incontinência urinária, presença de sangue na urina, aumento da frequência urinária diurna e noturna ou diminuição do fluxo urinário, entre outros problemas de de rins, bexiga, próstata e genitais, procure um urologista.

Em Tacaratu, o Urologista Dr. Danilo Santos atende quinzenalmente, às quintas-feiras, na Clínica Jaques, localizada na rua Cônego Frederico, 274, no centro da cidade.

O próximo atendimento ocorrerá no dia 22 de julho.

Agende com antecedência sua consulta, pelos números 87 3843-1106 ou 99931-4556 (inclusive WhatsApp).

 

Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Clínica e Laboratório Jaques - Tacaratu

Concurso Nordestino do Frevo, da Fundaj, tem 272 composições inscritas

Edital destinará até R$ 10 mil para frevos inéditos. Habilitados serão divulgados em 9 de agosto e vencedores no dia 24

As inscrições para o Concurso Nordestino do Frevo, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), chegaram ao fim. Ao todo foram 272 inscrições foram registradas de candidatos de sete estados do Brasil. Idealizado pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), o certame conta com o investimento de R$ 92 mil e premiará 12 composições ao longo de seis categorias: Melhor Frevo de Rua, Melhor Frevo de Bloco, Melhor Frevo Canção, Melhor Intérprete, Melhor Arranjo e o novo Hino para a Troça Carnavalesca Turma da Jaqueira Segurando o Talo.

Pernambuco figura com 256 proponentes. Seguido do Rio Grande do Norte (9), Paraíba (3), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1) e Sergipe (1). A categoria com o maior número de inscritos foi a de Frevo Canção, com 92 composições. Já Frevo de Bloco e Frevo de Rua empatam com 79 inscrições, cada. Por sua vez, a troça Turma da Jaqueira Segurando o Talo recebeu 19 sugestões de novo hino. “É uma satisfação atingir estes resultados e atestar a criatividade do nosso povo. O frevo, esta manifestação que nasce em Pernambuco, é patrimônio de todo o Nordeste e continuará ganhando as ruas. Agora, com novos versos”, celebrou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Prefeitura de Petrolândia realiza retirada e contenção de baronesas nas proximidades da Orla Fluvial


Limpeza da Orla Fluvial

As equipes da Prefeitura Municipal de Petrolândia, já estão empenhadas novamente no trabalho de retirada e contenção das baronesas nas proximidades da Orla Fluvial, um trabalho que está sendo realizado pela segunda vez em 7 meses de gestão.

Cuidando bem da nossa cidade, construindo uma nova história.


Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Escritora Regina Borges lança o seu primeiro livro sobre o município de Jatobá-PE

 

O livro Contadores de Histórias, da autora Regina Borges, traz nesse volume o subtítulo– Conhecendo os Símbolos Oficiais da Cidade, e é o primeiro de uma série, que tem como objetivo socializar histórias vivenciadas nas terras de Jatobá, pequena cidade do sertão pernambucano, localizada às margens franciscanas.

A autora escolheu direcionar o seu livro ao público infantojuvenil por acreditar que o estímulo ao pertencimento, ao civismo, à identidade, bem como à valorização à sua cidade são valores que devem ser transmitidos desde a primeira infância através da memória histórica como forma de mantê-la viva.


O livro apresenta três personagens: Maya, Nala e João Gabriel, que foram inspirados em crianças e adolescentes da própria cidade, e são eles que levarão os leitores numa viagem histórica e cultural através dos símbolos oficiais de Jatobá.

Ainda o livro é celebrativo, pois no próximo dia 15 de agosto o hino municipal, que tem letra do poeta Climério Lima e música do artista Gean Ramos, completará 10 anos e no dia 07 de fevereiro de 2022, o brasão e a bandeira da autoria de Climério Lima e Juraci André completarão 25 anos.

Portanto são datas muito especiais e por isso a autora espera que este livro contribua de forma significativa para enriquecer a história de Jatobá, cidade que também é sua!

E começou hoje a pré-venda. Corre lá no site www.contadoresdehistorias.net.br e adquira o seu porque os primeiros receberão um brinde!!

E boa leitura!

Maju Borges
Assistente Literária

Blog de Assis Ramalho
Por: Regina Borges

Caixa abre 10 mil vagas de emprego; Aumento do número de funcionários se dá num momento em que o banco anuncia abertura de mais 268 agências, 01 em Petrolândia


A Caixa Econômica Federal anunciou a abertura 10 mil vagas de emprego. Segundo o banco, serão contratados 4 mil empregados, 5,2 mil estagiários e adolescentes aprendizes e 800 recepcionistas e vigilantes.

O aumento do número de funcionários se dá num momento em que o banco anuncia uma expansão na quantidade de agências. Serão mais 268 até o fim do ano.


O banco informou que deve abrir um concurso para 1 mil vagas destinado para pessoas com deficiência (PcD). O edital deve ser lançado até setembro deste ano.

As outras 3 mil vagas serão preenchidas por pessoas que prestaram um concurso público realizado em 2014. A autorização para essas contratações ainda depende do aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão ligado ao Ministério da Economia.

No fim do ano passado, a Caixa chegou a anunciar um programa de demissão voluntária (PDV), mas a iniciativa teve baixa adesão.

Vigilantes e recepcionistas

Segundo o banco, o preenchimento das vagas de vigilantes e recepcionistas será feito pela contratação de empresas especializadas nesses serviços.

Jovem Aprendiz e estagiários

Secretaria de Saúde de Petrolândia anuncia vacina contra a Covid-19 para pessoas de 33 anos ou mais para esta quinta (22/07), das 14h30 às 17h30



Alô galera de 33 ANOS OU MAIS. Chegou a sua vez! 

Nesta quinta-feira (22), vacinação primeira dose no Ginásio de Esportes, SEM AGENDAMENTO, 250 doses disponíveis.

Data: 22/07/2021

Horário: 14h30 às 17h30
Local: Ginásio de Esportes

Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Prefeitura e Petrolândia

Boletim desta quarta (21/07/2021): Pernambuco confirma 1.815 novos casos de Covid-19 e mais 56 mortes provocadas pela doença


Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (21), mais 1.815 casos de Covid-19 e 56 mortes em decorrência da doença. Com isso, o estado agora soma, desde o início da pandemia, 581.594 confirmações laboratoriais do coronavírus e 18.444 óbitos provocados pelo vírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as mortes confirmadas nesta quara ocorreram entre os dias 13 de dezembro de 2020 e a terça-feira (20).

Entre os casos confirmados nesta quarta, 113 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.702 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 51.370 casos graves e 530.224 leves, desde março de 2020.

Ainda segundo a SES, mais detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia.

Por G1 PE

O mundo está entrando em uma nova onda de infecções e mortes por covid-19, alerta OMS

Nova onda de covid-19 — Foto: Getty Images

O mundo está entrando em uma nova onda de infecções e mortes por covid-19, advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele falou aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio nesta quarta-feira (21).

“Dezenove meses após o início da pandemia e sete meses desde que as primeiras vacinas foram aprovadas, estamos agora nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes”, alertou.

Ghebreyesus afirmou que a falha global em compartilhar vacinas, testes e tratamentos está alimentando uma "pandemia de duas vias". Países com recursos adequados estão se abrindo, enquanto outros estão fechando em uma tentativa de retardar a transmissão do coronavírus. A desigualdade de vacinas em todo o mundo está mascarando uma “injustiça terrível”, disse.

“Isso não é apenas um ultraje moral, é também epidemiológica e economicamente autodestrutivo”, afirmou. Quanto mais a pandemia se arrastar, mais turbulência socioeconômica ela trará, conforme o diretor da entidade. “A pandemia é um teste e o mundo está falhando”, disse. A ameaça da covid-19 continuará até que todos os países tenham controle sobre a doença, de acordo com Ghebreyesus.
Os Jogos de Tóquio estão marcados para começar na sexta-feira (23), após terem sido adiados em 2020 devido ao coronavírus. Contudo, casos crescentes da doença na capital do Japão ofuscaram as Olimpíadas, que baniram todos os espectadores depois que o país declarou estado de emergência.

Por Valor Investe — São Paulo

Petrolândia: VENDE-SE um imóvel com kitnets no Bairro Nova Esperança; Tratar na Euclides Modas

 


O empresário Euclides (da Euclides Modas) informa que está à venda um imóvel, localizado no Bairro Nova Esperança, composto por 5 kitnets. Interessados, por favor, tratar na Euclides Modas.

Euclides Modas compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.
Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Euclides Modas

Petrolândia: Aniversariante do dia, garotinho Joaquim completa 7 anos e recebe mensagem de parabéns da tia Maria Helena - Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

Hoje faz 7 anos que Deus nos presenteou com Joaquim, meu afilhado e sobrinho_ neto. Quero neste dia desejar muita saúde e felicidades! Na certeza que estarei sempre por perto, acompanhando seu crescimento, sua caminhada nesta vida, e pronta para orientar e abraçar em todos os momentos. Amo infinitamente! Parabéns Joaquim e aos pais carinhosos Newton Stephane e Keilla.

Blog de Assis Ramalho
Por: Maria Helena - Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia-PE.


 

Petrolândia: Atenção! Bar e Restaurante Maria Fumaça avisa que a partir desta quarta passa a funcionar das 11h:30 às 23h:00

 


Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla da cidade de Petrolândia, avisa aos clientes a partir desta quarta-feira (21) passa a funcionar das 11h:30 às 23h:00.

.Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor!

Municípios pernambucanos receberão 259 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira



A imunização contra o novo coronavírus será reforçada nos municípios pernambucanos com a chegada de mais 259.150 vacinas. Na noite desta terça-feira (20.07), 52.650 doses da vacina da Pfizer/BioNTech foram desembarcadas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Pouco antes, no final da tarde, outras 206.500 mil unidades, da Astrazeneca/Fiocruz, haviam sido entregues ao Estado. Os dois carregamentos foram encaminhados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que fará a distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da madrugada desta quarta-feira (21.07).

O quantitativo recebido de ambos os fabricantes será destinado tanto para a primeira dose do público por faixa etária quanto para a segunda dose de pessoas com comorbidade e deficiência. Com destaque para o fato de que, pela primeira vez, Pernambuco recebe vacinas da Pfizer para aplicação da segunda dose. “Assim como acontece com os outros fabricantes, essa nova remessa deve ser utilizada apenas com essa finalidade. É indispensável ter atenção a isso para evitar inconformidades no processo vacinal”, advertiu a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Atenção Tacaratu e região: João Nunes Construções vende e entrega carradas de blocos de primeira qualidade com os melhores preços

 


Atenção comerciantes de material de contruções de Tacaratu, Petrolândia, Jatobá, Floresta, Paulo Afonso e demais cidades da região!

João Nunes Construções vende e entrega carradas de  blocos/tijolos de primeira qualidade com os melhores preços.  

Contato:

 (87) 9.9626-3981 (Falar com João Nunes)
 (87)  9.9992-2065 (falar com Charles)
 (87)   9.9995-8722 (Falar com Eurides)



 Blog de Assis Ramalho