segunda-feira, 15 de junho de 2020

Petrolândia: Secretaria de Saúde confirma mais 6 casos de Covid-19. Cidade agora soma 24 infectados e 02 óbitos; veja boletim oficial desta segunda (15/06)


Na noite desta segunda-feira (15) a prefeitura de Petrolândia realizou uma transmissão ao vivo (live), no Facebook, para anunciar o plano de abertura do comércio do município, além de comunicar sobre novos casos de coronavirus.

A secretária de saúde do município, Lívia Leite, informou que foram confirmados mais seis casos de coronavirus em pacientes em Petrolândia.

O município soma agora dois óbitos, 24 casos confirmados da doença e 8 curas clínicas, além de 10 casos em investigação. Veja acima os números oficiais do Boletim Epidemiológico.

Confira abaixo os vídeos da transmissão da Prefeitura de Petrolândia, que contou com a participação da prefeita Janielma Souza, da secretária de Saúde, Lívia Leite, e do secretário de Serviços Urbanos, Marcos Rogério Viana.

1ª parte abaixo.



2ª parte abaixo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Aniversariante do dia, João Vicente do Nascimento [Bereta] recebe mensagem de parabéns da família e amigos


Nesta segunda-feira, 15 de junho de 2020, o servidor público João Vicente do Nascimento, mais conhecido como Bereta, comemora mais um ano de vida.

Na oportunidade os filhos Valderio, Valdemir, Zildo, Luiz Carlos - em nome da família e amigos - Desejam muita saúde, paz e felicidade.

Parabéns!!!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família


Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça [16/06] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta terça-feira, 16 de junho de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta terça-feira (16/06).

Alto escalão das Forças Armadas entra na briga entre Executivo e STF

O ministro Celso de Mello, do STF: relator do inquérito que investiga o presidente Jair Bolsonaro(foto: ANDRESSA ANHOLETE/AFP)
O ministro Celso de Mello, do STF: relator do inquérito que investiga o presidente Jair Bolsonaro(foto: ANDRESSA ANHOLETE/AFP)

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) entraram de vez na crise entre o Executivo e o Supremo Tribunal Federal (STF) e enviaram um manifesto crítico ao ministro Celso de Mello, relator do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro interferiu politicamente na Polícia Federal, como acusa o ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

O documento conta com a anuência de oficiais do alto escalão das demais forças militares e foi enviado ao ministro no sábado (13/6), segundo revelou o jornal O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (15/6).

O texto, ao mesmo tempo em que exalta as qualidades de militares, faz críticas ao poder Judiciário, mencionando, por exemplo, ações baseadas em subjetividade e uso de "palavreado enfadonho". "Nenhum Militar galga todos os postos da carreira, porque fez uso de um palavreado enfadonho, supérfluo, verboso, ardiloso, como um bolodório de doutor de faculdade", diz um dos trechos (leia íntegra abaixo).

Em outro momento, o texto faz uma referênca mais direta a Celso de Mello, como na parte em que se lê: "Nenhum Militar, quando lhe é exigido decidir matéria relevante, o faz de tal modo que mereça ser chamado, por quem o indicou, de general de merda". O trecho parece fazer menção ao episódio em que a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) chamou o ministro de "juiz de merda", após de tornar alvo de operação da PF que investiga fake news.

Tensão entre Bolsonaro e STF

Um dia antes do envio do documento a Celso de Mello, o Supremo e o presidente Jair Bolsonaro fizeram declarações que aumentaram a tensão entre o Executivo e o Judiciário, sempre tento o papel das Forças Armadas como centro da discussão.

Na sexta-feira (12/6), o ministro Luiz Fux concedeu liminar afirmando que as Forças Armadas não podem atuar como "poder moderador" entre Executivo, Legislativo e Judiciário. No mesmo dia, Jair Bolsonaro respondeu. Disse que "as Forças Armadas não cumprem ordens absurdas", que exemplificou como a tomada de poder, mas que também não aceitarão "tentativas de tomada de poder por outro Poder da República.

Leia o manifesto enviado por militares a Celso de Mello:
Ao Sr. José Celso de Mello Filho.

Ninguém ingressa nas Forças Armadas por apadrinhamento.

Nenhum Militar galga todos os postos da carreira, porque fez uso de um palavreado enfadonho, supérfluo, verboso, ardiloso, como um bolodório de doutor de faculdade.

Nenhum Militar recorre à subjetividade, ao enunciar ao subordinado a missão que lhe cabe executar, se necessário for, com o sacrifício da própria vida.

Nenhum Militar deixa de fazer do seu corpo uma trincheira em defesa da Pátria e da Bandeira.

Nenhum Militar é comissionado para cumprir missão importante, se não estiver preparado para levá-la a bom termo.

Nenhum Militar tergiversa, nem se omite, nem atinge o generalato e, nele, o posto mais elevado, se não merecer o reconhecimento dos seus chefes, o respeito dos seus pares e a admiração dos seus subordinados.

E, principalmente, nenhum Militar, quando lhe é exigido decidir matéria relevante, o faz de tal modo que mereça ser chamado, por quem o indicou, de general de merda.

Rio de janeiro, 13 de junho de 2020

Lúcio Wandeck de Brito Gomes, Coronel da Aeronáutica;

Luís Mauro Ferreira Gomes, Coronel da Aeronáutica;

Luiz Sérgio de Azevedo Ferreira, Coronel da Aeronáutica;

Antoniolavo Brion, Professor;

Rodolfo Tavares, Presidente da FAERJ;

Alfredo Severo Luzardo, Coronel da Aeronáutica;

Napoleão Antonio Muños de Freitas, Coronel da Aeronáutica;

Airton Francisco Campos Tirado, Coronel do Exército;

Paulo Marcos Lustoza, Capitão de Mar e Guerra;

Marcos Coimbra, Economista;

Luiz Felipe Schittini, Tenente-Coronel PMERJ;

Mauro Roberto Granha de Oliveira, Engenheiro Civil;

Samuel Schneider Netto, Coronel da Aeronáutica;

Manoel Carlos Pereira, Major-Brigadeiro;

Paulo Frederico Soriano Dobbin, Vice-Almirante;

José Mauro Rosa Lima, Coronel da Aeronáutica;

Sílvio Potengy, Coronel da Aeronáutica;

Oswaldo Fagundes do Nascimento Filho, Capitão de Mar e Guerra;

Marcos Henrique Camillo Côrtes, Embaixador;

Aileda de Mattos Oliveira, Professora Doutora em Língua Portuguesa;

Hartman Rudi Gohn, Coronel da Aeronáutica;

Carlos José Pöllhuber, Coronel da Aeronáutica;

Reinaldo Peixe Lima, Coronel da Aeronáutica;

Walmir Campello, Capitão de Mar e Guerra;

Sérgio Tasso Vasquez de Aquino, Vice-Almirante;

Wilson Luíz Ribeiro, Coronel da Aeronáutica;

Justino Souza Júnior, Coronel da Aeronáutica;

Luiz Carlos de Almeida Ribeiro, Capitão de Mar e Guerra;

Sonia Maria Soares Almeida, Professora Ensino Superior;

Bertucio Gomes dos Santos, Coronel da Aeronáutica;

Marco Aurélio Erthal, Coronel da Aeronáutica;

Carlos Aureliano Motta de Souza, Coronel da Aeronáutica;

Fernando Almeida, Capitão de Mar e Guerra Reformado;

Herman Glanz, Engenheiro;

Celso Tavares, Coronel da Aeronáutica;

Henrique Rodrigues Vieira Filho, Coronel da Aeronáutica;

Hamilton Leda, Funcionário do Ministério de Ciência e Tecnologia;

Augusto Borborema, Médico;

Ney Martins de Lima, Engenheiro Civil;

Luiz Thomaz Carrilho Teixeira Gomes, Brigadeiro;

Aldo Langbeck Canavarro, Capitão de Mar e Guerra;

Acácio Moraes Garcia, Procurador Federal e Professor;

Antonio Luiz de Souza e Mello, Engenheiro Civil – Petrobrás;

Rui Murat dos Reis, Tenente-Coronel da Aeronáutica;

Sérgio Pedro Bambini, Tenente-Brigadeiro;

Jorge Ruiz Gomes, Tenente-Coronel da Aeronáutica;

Carlos Casado Lima, Coronel da Aeronáutica;

Sergio Chouin Varejão, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho;

Por Correio Braziliense

Barragem rompe e deixa defesa civil em alerta em Pernambuco



Barragem rompeu por conta da força das água - Foto: Reprodução

Uma barragem na cidade de Sairé, no Agreste de Pernambuco, distante 100 km de Recife, rompeu por volta das 15h desta segunda-feira (15) devido ao aumento no volume da água causado pelas fortes chuvas que atingem a região.

A estrutura fazia o represamento do rio Sirinhaém, que corta várias cidades da região, e o rompimento fez a Defesa Civil de Pernambuco colocar em alerta comunidades que vivem nas margens do rio, devido à possibilidade de enchentes e alagamentos.

A Defesa Civil da cidade de Barra de Guabiraba, que fica logo após o ponto onde houve o rompimento, está em alerta, mas não registrou nenhuma emergência até a publicação desta reportagem, que está acompanhando a situação.

"O volume de água que está passando no rio é muito forte. Essa barragem já tinha 20 anos de construção e, infelizmente, não aguentou o volume das chuvas. Quando ela 'sangrou' por cima do paredão, houve o rompimento, trazendo a água com volume grande, sentido Limeira até chegar em Barra de Guabiraba. A prefeitura tem tomado as precauções e está comunicando os ribeirinhos e mandando o alerto para os (municípios) vizinhos. Essa quantidade de água nunca foi vista na cidade", afirmou o prefeito de Sairé, Fernando Pergentino.

Por Folha dePE

Aneel prorroga até 31 de julho proibição de corte de energia elétrica



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais. A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com a decisão desta segunda-feira (15), a medida, que perderia validade na próxima semana, ficará em vigor até o dia 31 de julho.

Ao justificar a prorrogação, a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva, relatora do processo, argumentou que, na maior parte dos estados, continuam as ações de isolamento social e de restrição à circulação e aglomeração de pessoas para evitar a propagação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a relatora, os efeitos da pandemia no setor elétrico levaram a um aumento da inadimplência dos consumidores e à redução do mercado das distribuidoras, em virtude da diminuição na atividade econômica e da necessidade de manutenção do serviço. Elisa disse, entretanto, que a norma aprovada pela agência prevê que, se após o prazo determinado a dívida persistir, a energia será cortada. As distribuidoras deverão avisar os consumidores com antecedência.

"Feitas essas ressalvas, a proposta é que, a partir de 1º de agosto, a distribuidora volte a efetuar a suspensão do fornecimento por inadimplência", disse Elisa, em seu voto.

Seundo a diretora da Aneel, a exceção fica por conta das unidades "onde existam pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica; as das subclasses residenciais de baixa renda, enquanto durar a concessão do auxílio emergencial; aquelas em que a distribuidora suspender o envio de fatura impressa sem a anuência do consumidor; e nos locais em que não houver postos de arrecadação em funcionamento, o que inclui instituições financeiras, lotéricas, unidades comerciais conveniadas, entre outras, ou em que for restringida a circulação das pessoas por ato do poder público competente".

Além de prorrogar a proibição do corte no fornecimento de energia elétrica, a Aneel ampliou até 31 de julho o prazo para que as distribuidoras de energia sejam autorizadas a suspender o atendimento presencial, a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores e a permissão para que as distribuidoras realizem a leitura de consumo em horários diferentes do usual ou mesmo a suspensão da leitura.

Ao adotar a suspensão da entrega da fatura impressa, as distribuidoras deverão enviar fatura eletrônica ou o código de barras aos consumidores, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo. Na hipótese de suspensão da leitura do consumo, o faturamento será feito com base na média aritmética do consumo nos últimos 12 meses.

Por Agência Brasil

Pernambuco registra menor ocupação de UTI em três meses

Com 87% dos leitos ocupados, não há fila de espera e 115 vagas estão disponíveis no momento para o tratamento da Covid-19



O número de casos confirmados, de óbitos e de solicitações de vagas de UTI para pacientes com a Covid-19 vêm caindo em Pernambuco desde a segunda quinzena do mês de maio. Nesta segunda-feira (15.06), a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco registrou a menor taxa de ocupação desde o dia 10 de abril, com 87%. O percentual indica que, no momento, há 115 vagas de terapia intensiva disponíveis para o tratamento da doença provocada pelo novo Coronavírus.

Essa taxa de ocupação integra um conjunto de dados consolidados hoje (15.06) pela Secretaria Estadual de Saúde, que apontam para uma tendência de queda dos indicadores no mês atual. O Ministério da Saúde divide o ano em 52 semanas epidemiológicas. A primeira semana de 2020 teve início no domingo, 29 de dezembro de 2019, e se encerrou no sábado, 4 de janeiro deste ano. O pico de óbitos e casos do novo coronavírus em Pernambuco foi registrado na semana epidemiológica 20 – de 10 a 16 de maio. Já o sistema de saúde teve a maior demanda por leitos de terapia intensiva na semana seguinte, de 17 a 23 de maio.

“Analisando os dados, é possível perceber claramente uma redução nas últimas três semanas. São números importantes, mas precisamos manter a cautela e a responsabilidade na condução dos próximos passos. A epidemia não tem se comportado de maneira uniforme em todo o Estado. Tivemos um aumento de demanda por leitos de UTI no Agreste e Zona da Mata, motivo pelo qual essas regiões não acompanharam a reabertura do varejo nesta segunda-feira, como o restante do Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Para estabelecer os gráficos da evolução dos casos, óbitos e demandas de UTI por semana epidemiológica, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 utilizou os dados da saúde relativos à data de ocorrência do fato. “Estamos sendo bem conservadores na avaliação dos dados ao utilizar as informações de casos e óbitos até a semana 23. Não avaliamos a semana 24, encerrada no último sábado, por admitir que os números podem sofrer uma variação significativa, com exames ainda a serem concluídos. Já os dados de solicitações de UTI não sofrem esse atraso, e os indicadores mais recentes estão nas nossas planilhas”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo.

Por sua vez, o secretário de Saúde, André Longo, adiantou as próximas etapas do enfrentamento da epidemia. “Teremos ainda a expansão do número de leitos, tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior, além do aumento na capacidade de testagem e o reforço da mensagem para que as pessoas continuem fazendo o isolamento social e saindo de casa apenas em casos de extrema necessidade. Ainda teremos um tempo longo de convívio com a doença e todos precisamos nos adaptar”, concluiu Longo.

Por Assessoria do governo de Pernambuco

Petrolândia: Confira Decreto Municipal que dispõe da flexibilização das medidas restritivas expedidas para fins de enfrentamento ao coronavírus. Veja o que pode e o que não pode funcionar


Na tarde desta segunda-feira, 15 de junho de 2020, Jane Souza, chefe do poder executivo do município de Petrolândia, divulgou o decreto nº 1092/2020 que dispõe sobre o trabalho presencial nos órgãos municipais e a flexibilização das atividades comerciais com o estabelecimento de regras e providências a serem adotadas.

Confira abaixo o Decreto Municipal e veja o que pode e o que não pode funcionar no município.

>> Decreto N° 1.092/2020. 

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Notícia relacionada 


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: É HOJE! Prefeitura fará live para tratar da reabertura do comércio e detalhar novos casos de coronavírus no município, nesta segunda às 19h


A prefeita de Petrolândia, por meio da gestora Jane Souza - anuncia para essa segunda-feira (15/06) às 19 horas, live para tratar de plano de reabertura do comércio e novas informações e atualização do Boletim Epidemiológico do município.

''Teremos a atualização do boletim informativo sobre os casos de coronavírus em Petrolândia e falaremos sobre a reabertura do comércio em nosso município, hoje, a partir das 19h, nas redes sociais da prefeitura de Petrolândia. Contamos com sua participação!
Prefeitura de Petrolândia

Vídeo! Bolsonaro fica impaciente e diz que pode deixar de receber apoiadores no Alvorada. ''Foram 30 anos de destruição deste país. Alguém quer que eu resolva em um ano?”


O presidente Jair Bolsonaro se irritou, na manhã desta segunda-feira (15/6), com os apoiadores que o aguardavam na saída do Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo costuma cumprimentar e tirar selfies com os simpatizantes e ouvir pedidos e reclamações diariamente. No entanto, se mostrou impaciente com os bolsonaristas.

Uma das mulheres presentes afirmou ser de Roraima e disse a Bolsonaro que o local “está precisando muito da ajuda dele”. O presidente responde que já havia enviado verbas. “Nós já ajudamos com dinheiro. Mandamos recursos para todos os estados e Roraima foi também. Agora, não sei o porquê, estão transferindo o pessoal doente de Boa Vista para Manaus”, criticou.


Outra apoiadora reclamou que viajou de São Paulo para ver o presidente e no domingo foi “impedida de tudo”. “A gente não pode nem ir na igreja. Estava tudo fechado. É um absurdo a gente, como brasileira, ter que passar por isso. Essa pouca vergonha do STF. É inconstitucional proibir a gente de hastear uma bandeira brasileira”, afirmou. “A gente tem esperança no senhor, Bolsonaro”, emendou ela.

O presidente respondeu já impaciente. “O que eu posso te dizer? Foram 30 anos de destruição deste país. Alguém quer que eu resolva em um ano?”, questionou. A uma seguinte apoiadora que se dirigiu a ele pedindo que olhasse para obras de infraestrutura no Riacho Fundo (DF), Bolsonaro disparou: “O mais rápido possível que eu tenho uma agenda cheia”.

Enquanto ela falava, Bolsonaro rispidamente rebateu: “Minha senhora, se eu for tratar assunto individualmente do Brasil todo eu vou ser prefeito e não presidente da República”.

“Tem que tratar com ele (Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional). Olha, são milhares de projetos do Marinho. Se eu chegar aqui e pedir um projeto, eu vou ter três quatro agendas de pedidos para o Marinho e não está certo agir dessa maneira. Por favor, a senhora o procure”, pediu Bolsonaro.

“Eu entendo, eu entendo”, disse ela. A um outro bolsonarista que demandava pedidos na área da saúde, Bolsonaro rebateu. “Eu não posso ser um agenciador de agenda. Eu não sou funcionário para achar agenda para todo mundo. Por favor, procure o Ministério da Saúde”, recomendou.

O apoiador tentou explicar do que se tratava e o presidente, por fim, ameaçou acabar com o atendimento na portaria da residência oficial: “Olha, eu vou acabar não parando mais aqui. Me desculpem. São 50 pedidos por dia. Peço desculpas aí, o Brasil foi destruído em 30 anos", voltou a justificar.

Ao final, enquanto Bolsonaro se distanciava para entrar no comboio e seguir rumo ao Palácio do Planalto, os apoiadores tentavam demonstrar que apoiavam fielmente o chefe do Executivo: “O senhor é um tesouro,a gente te ama”.
Por Correio Brasiliense
Vídeo: Vídeo: Canal YouTube Foco do Brasil

Caminhão carregado de ovos tomba na BR-101 e duas pessoas morrem enquanto saqueavam carga na Bahia


Um caminhão carregado de ovos tombou em uma ribanceira na BR-101, trecho próximo da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. Segundo a polícia, duas pessoas que estavam saqueando a carga morreram após o veículo tombar novamente.

O acidente aconteceu por volta da 13h30 de domingo (14). O motorista levava a carga de ovos do Espirito Santo até Salvador. Ele contou que a carga deslocou em um dos eixos do veículo, fazendo com que o outro eixo pendesse para a direita. Com isso, o veículo acabou caindo na ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura.

Por causa do acidente, muitas pessoas se aglomeraram para saquear a carga, mas logo foram retiradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). No entanto, por volta das 23h, cerca de 20 pessoas voltaram ao local para roubar os ovos.

Conforme foram retirando a carga, foi se formando um oco entre o solo e o caminhão, que fez com que o veículo virasse novamente e esmagasse as vítimas.

Os corpos do malabarista de circo, Evivaldo Cardim Marinho Junior, 19 anos, e a designer de sobrancelha, Ana Claudia Sampaio, foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis.

Por G1 BA

Morre Marinho, ex-Seleção, Atlético-MG, Botafogo e destaque do Bangu na década de 1980

Marinho, ex-jogador do Bangu — Foto: Divulgação/Bangu

Morreu, nesta segunda-feira, Marinho, atacante que viveu seu auge no Bangu vice-campeão brasileiro em 1985 e chegou a defender a Seleção. Revelado pelo Atlético-MG, ele também passou pelo Botafogo, além de clubes de menor expressão. O ex-jogador estava internado e entubado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) de um hospital em Belo Horizonte, em decorrência de uma infecção no pâncreas.

Mineiro da capital, Marinho foi revelado pelas categorias de base do Atlético, chegou ao profissional do clube alvinegro em 1974 e ficou até 1978, retornando ao Galo em 1982. Ao todo, foram 118 jogos com a camisa alvinegra e 21 gols marcados.

Somando as duas passagens, o ex-atacante ainda conquistou os Campeonatos Mineiro de 1976 e 1978 e a Taça Minas Gerais de 1976. Além do Atlético, Marinho defendeu clubes como o América-SP, os cariocas Bangu, Botafogo, Entrerriense e São Cristóvão. Fora do Brasil, defendeu as cores do San José, da Bolívia.

Mas foi no Bangu, ao qual chegou em 1983, que Marinho viveu seu melhor momento da carreira. Em 1985, comandou a equipe na inesquecível campanha do vice-campeonato do Brasileirão e foi eleito o melhor jogador da competição. Autor de 16 gols no torneio, só ficou atrás de Edmar, do Guarani, na artilharia.

A grande fase o levou à seleção brasileira, convocado por Telê Santana. Marinho chegou a ser chamado para a fase inicial de preparação para a Copa do Mundo de 1986, mas acabou cortado antes da lista definitiva dos jogadores que foram ao México.

Em 1988, transferiu-se ao Botafogo, mas não conseguiu repetir o sucesso do Bangu, ao qual voltou no ano seguinte. Encerrou a carreira em 1996.

Em 2009, já como treinador, esteve à frente de duas equipes do Rio de Janeiro: Bangu e Juventus.

Por GloboEsporte.com — de Belo Horizonte

Casal morre após colisão entre carro e caminhão na PE-90, em Surubim

 

Um casal morreu na tarde do domingo (14) após uma colisão entre o carro que eles estavam e um caminhão. O acidente aconteceu na PE-90, em Surubim, no Agreste de Pernambuco.

As vítimas, Absalão Costa das Chagas, de 46 anos, e Albanise Sales da Silva Chagas, de 49, ficaram presas nas ferragens do carro. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A esposa dele foi socorrida pelo Samu, mas faleceu na UPA do Coqueiro.

Por G1 Caruaru
Fotos: Fotos: Surubim News 

Bolsonaro conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre cooperação na área de saúde


O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (15) que conversou, por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com Bolsonaro, ambos concordaram em “aprofundar ainda mais a cooperação entre nossos países, inclusive no combate à covid-19”.

“Tratamos também dos resultados que queremos atingir na próxima Cúpula do Brics, em São Petersburgo”, escreveu o presidente em publicação na sua conta no Twitter.

O Brics é grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Neste ano, a Rússia está na presidência rotativa do bloco.
Último encontro

Em 14 de novembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro recebeu, no Palácio do Planalto, o líder russo Vladimir Putin. O encontro ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, quando os chefes de Estado dos cinco países anunciaram acordos para fortalecer o bloco e emitiram uma declaração conjunta.

O encontro com Bolsonaro durou cerca de 50 minutos.

Putin e Bolsonaro conversaram sobre a ampliação dos fluxos de comércio e investimentos entre os países. "As duas partes discutiram a remoção de entraves ao comércio de produtos do setor agropecuário e a diversificação da pauta comercial. Manifestaram disposição de estudar iniciativas para a promoção de investimentos recíprocos", informou o governo brasileiro.

No encontro, o presidente russo também demonstrou interesse em novos aportes no setor de energia. Os dois presidentes também reforçaram disposição de aprofundar o intercâmbio em áreas como geolocalização, tecnologia espacial e biotecnologia.

Por Agência Brasil

Boletim desta segunda [15/06]: PE confirma 246 casos de coronavírus e 31 óbitos; É o menor número confirmado em 24 horas desde o dia 5 de maio


Após iniciar a quarta fase do plano de reabertura econômica nesta segunda-feira (15), Pernambuco confirmou mais 246 casos de coronavírus. É o menor número confirmado em 24 horas desde o dia 5 de maio. No dia 4 de maio, o Estado confirmou 220 casos. Também foram confirmadas 31 mortes em decorrência da covid-19. Com esses números, agora Pernambuco totaliza 45.507 pessoas infectadas pelo vírus, desde o início da pandemia, e 3.886 óbitos.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), dos novos casos confirmados nessa segunda, 143 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 103 como leves. Já com relação ao total de casos, 17.246 são graves e 28.261 leves.

O boletim também registrou 28.894 pessoas curadas da covid-19 no Estado. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta segunda-feira, cem dos 185 municípios de Pernambuco entram na quarta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas que estavam paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus. Nesta etapa, podem funcionar lojas de varejo com até 200 m²; serviços de venda, locação e vistoria de veículos com 50% dos funcionários; salões de beleza e serviços de estética e treinos de futebol profissional. O plano da reabertura gradual da economia foi anunciado pelo governo no dia 1° de junho de 2020, 82 dias após a confirmação dos dois primeiros casos da covid-19.

Segundo o governo estadual, ficam de fora da nova etapa 85 municípios do Agreste e das Zonas da Mata Sul e Norte porque as cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram tendência de queda no número de novos casos e apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. Além dos serviços essenciais, como farmácias e supermercados. Já estavam funcionando lojas de construção, comércio atacadista e drive-thru nos shoppings. O setor de construção civil também foi liberado. Todos com protocolos específicos de higiene.

Por Jornal do Commercio

WhatsApp lança recurso de pagamento pelo aplicativo


O WhatsApp lançou nesta nesta segunda-feira (15/06), o recurso de pagamentos por meio do aplicativo. A novidade vai permitir que os usuários façam transferências de dinheiro em tempo real por meio de cartões cadastrados no app. O Brasil é o primeiro país a receber a atualização da ferramenta.

Para usar o recurso entre pessoas físicas, será necessário cadastrar o cartão com a função débito. O limite de transferência será de R$ 1 mil por transação e o usuário poderá receber até 20 transações por dia no limite de R$ 5 mil por mês sem pagar taxas. “Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse", disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp em nota.

Já as empresas que usam o WhatsApp Business poderão receber pagamentos ilimitados, mas pagarão a taxa de 3,99% por transação. Nos pagamentos feitos em débito, o empresário receberá o valor em um dia; em crédito, em dois dias. "Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, afirma Idema.

Os cartões aceitos no aplicativo são das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicred. Após o cadastro, será necessário criar uma senha de seis dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação. Os pagamentos serão processados pela Cielo e o histórico de transações estará disponível dentro da plataforma.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

EPOCA/NEGÓCIOS

Laboratório chinês anuncia 90% de sucesso em testes de vacina contra coronavírus

Laboratório Sinovac fechou parceria com o governo de São Paulo para fazer fase 3 de testes contra a covid-19 no Brasil

O laborotatório chinês Sinovac anunciou neste domingo, 14, dois novos promissores avanços. Segundo a agência Bloomberg, mais de 90% das pessoas que receberam doses da vacina produziram anticorpos contra a covid-19 num intervalo de 14 dias. E não foram observados efeitos colaterais que coloquem em risco o prosseguimento do testes da vacina batizada de Coronavac.

O Sinovac é considerado um dos mais avançados na corrida por uma vacina contra o novo coronavírus. As informações são da revista Exame.

O Sinovac é o mesmo laboratório que fechou parceria com o governo de São Paulo para uma fase de testes com 9.000 pessoas, conforme anunciou o governador João Doria. O estado foi escolhido para uma terceira fase de testes, fundamental para a confirmação da eficácia da vacina, por ainda ter transmissão comunitária ativa do coronavírus. Segundo Doria, se tudo der certo a vacina, que pode vir a ser fabricada em parceria com o Instituto Butantã no Brasil, pode estar disponível no Sistema Único de Saúde em 2021.

Anúncio de domingo

O anúncio deste domingo refere-se a estágios anteriores de testes, as fases 1 e 2, feitas na China. Um total de 743 pessoas saudáveis com idades entre 18 e 59 anos receberam ou doses da vacina ou doses placebo de comparação. Segundo a Sinovac, as descobertas mais recentes serão publicadas em artigos científicos.

A vacina do Sinovac usa uma versão atenuada do Coronavírus, e está entre as cinco pesquisas chinesas que já atingiram o estágio de testes em humanos. Há outras vacinas promissoras em testes na Europa e nos Estados Unidos. Uma delas, do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford, também será testada no Brasil, graças a uma parceria da Fundação Lemann com o Instituto D’Or. Neste sábado a AstraZeneca anunciou uma parceria com a União Europeia para a distribuição de até 400 milhões de doses da vacina.

Outra pesquisa, da Universidade Cambridge com o laboratório Moderna, entrará na fase 3 de testes nos Estados Unidos. No total, há mais de 130 vacinas contra a covid-19 em teste no mundo, com investimentos somados de 20 bilhões de dólares.

Brasil e Estados Unidos são os dois países mais atingidos pelo coronavírus. No sábado 13, o consórcio de veículos de imprensa que agrupa informações sobre a pandemia anunciou que o Brasil chegou a 42 mil mortes a mais de 850 mil casos confirmados.

Correio da Bahia

Paulo Câmara [Reabertura do comércio]: ''Os cuidados devem continuar para que não seja preciso voltar a adotar regras mais rígidas de isolamento social''


A terceira etapa do retorno das atividades econômicas do nosso Plano de Convivência com a Covid-19 foi iniciada hoje. Comércio de varejo com lojas de até 200m², salões de beleza, clínicas de estética, comércio de veículos e os treinos de futebol profissional estão liberados em todo o estado, exceto para 85 municípios que não acompanharam a tendência de estabilização dos casos do novo coronavírus do restante do estado. Todos os estabelecimentos estão seguindo novos protocolos para funcionamento. Mas é importante que a população continue fazendo a sua parte, evitando sair de casa sem necessidade. Os cuidados também devem continuar para que não seja preciso voltar a adotar regras mais rígidas de isolamento social.

Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco

Polícia Federal faz operação contra desvios de R$ 7 milhões na Saúde de Cabo Frio, RJ

Cumprimento dos mandados na sede da Secretaria Municipal de Cabo Frio
Cumprimento dos mandados na sede da Secretaria Municipal de Cabo Frio - Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal faz, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (15), a Operação Exam (exame, em tradução livre), que investiga desvios de recursos públicos com fraudes em licitações na área da Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

A ação conta com cerca de 90 agentes da PF e 16 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU), que cumprem 30 mandados de busca e apreensão.

Os mandados estão sendo cumpridos nos seguinte municípios:
. Cabo Frio (Região dos Lagos)
. São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos)
. Rio de Janeiro (RJ)
. São João de Meriti (Baixada Fluminense)
. Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)
. Miracema (Norte Fluminense)
. Serra (Espírito Santo)

Em Cabo Frio, os policiais cumprem os mandados na sede de Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital de Campanha Unilagos.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em São Pedro da Aldeia e estão relacionados a 28 alvos, sendo 14 pessoas físicas, 11 empresas e três órgãos públicos.

De acordo com as investigações, feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela CGU, os desvios podem ter causado um prejuízo de mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos.

A CGU encontrou irregularidades nas compras e baixas de medicamentos feitas pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio, em 2018, além de duplicidade nos pagamentos de exames de sangue.
A investigação revelou, ainda, indícios de fraudes na aplicação de recursos destinados ao combate do novo coronavírus (covid-19), através do Hospital Unilagos. Há indícios da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude ao caráter competitivo da licitação, peculato e associação criminosa.
Ainda segundo a CGU, Cabo Frio já recebeu R$ 55.996.906,61 repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020.

"A má aplicação desses recursos da área da Saúde, em um momento tão delicado como o atual, é extremamente prejudicial para a sociedade, que já está sendo bastante afetada pelos efeitos da pandemia", alega a Controladoria-Geral da União.

Por O Dia-RJ

Ativista Sara Winter é presa pela Polícia Federal em Brasília

A ativista Sara Winter foi presa, na manhã desta segunda-feira (15/6), pela Polícia Federal (PF), em 
Por Correio Braziliense

Líder do movimento "300 do Brasil", de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, a ativista de extrema-direita Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter, foi presa preventivamente pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (15/6). Há outros cinco mandados de prisão em cumprimento, todos contra lideranças do grupo "300 do Brasil".

Sara é alvo do inquérito das fake news, que está no Supremo Tribunal Federal (STF) e apura ameaças, ofensas e informações falsas contra os ministros da suprema Corte. Mas o Correio apurou que a prisão foi no âmbito do inquérito que investiga manifestações antidemocráticas, aberto em abril deste ano a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A informação foi confirmada em uma rede social da ativista. "Sara Winter foi presa por conta de uma investigação sobre financiamento de protestos antidemocráticos. Isso mesmo, as manifestações onde idosos, crianças, deficientes, mulheres participavam em apoio ao PR @jairbolsonaro é a tal manifestação 'antidemocrática'. #AdmAqui", diz a publicação.

Advogada de Sara, Renata Tavares está a caminho da superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para levar alguns pertences pessoais à ativista. Renata disse ainda não saber o motivo exato da prisão, "pois falou só por alguns segundos com a cliente por telefone."


Os "300 do Brasil"

Sara lídera um grupo que apoia o presidente Jair Bolsonaro, chamado de "300 do Brasil". Os integrantes estavam acampados, até a manhã do último sábado (13/6), na Esplanada dos Ministérios, mas foram retirados do local pela Polícia Militar do Distrito Federal e o DF Legal (antiga Agefis).

À tarde, ela e um grupo de cerca de 20 pessoas tentaram invadir as áreas restritas do Congresso Nacional, ultrapassando a estrutura que cercava e subindo na parte externa do prédio, onde ficam as gôndolas, próximo às cúpulas do Congresso, mas foram barrados pela Polícia Legislativa.

À noite, os integrantes do movimento voltaram a reagir e apontaram fogos de artifício para o STF e gravaram vídeos para distribuir nas redes sociais com ataques aos ministros e ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Um dos envolvidos acabou sendo preso pela Polícia Civil do DF nesse domingo (14/6). Renan Silva Sena, de 57 anos, assinou um termo circunstanciado de ocorrência, prestou depoimento e foi solto.

O bolsonarista é o mesmo que, em maio, hostilizou e agrediu verbalmente enfermeiras que participavam de em um protesto pacífico e silencioso na Praça dos Três Poderes em homenagem aos profissionais de saúde que se arriscam no trabalho para salvar vidas de pacientes com covid-19.

A equipe do Correio flagrou o momento em que agentes da Polícia Civil chegaram em uma viatura descaracterizada e detiveram Renan, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). O suspeito estava acompanhado de um grupo de bolsonaristas. No vídeo, o restante dos membros do movimento tenta impedir a ação da polícia. Um deles segurou a porta dianteira do veículo e foi arrastado.

Outras manifestações

Mas essa não foi a primeira vez que Sara e o grupo dela atacaram o STF ou os integrantes da Corte. Em 27 de maio, quando a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra a ativista por ordem de Moraes, ela chamou o ministro de “covarde” e gravou um vídeo dizendo que queria "trocar soco" com o ministro, e que descobriria tudo sobre a vida do magistrado, incluindo os lugares que ele frequenta. "Nunca mais vai ter paz na sua vida”, afirmou na ocasião.

Em 30 de maio, o grupo chegou a fazer um protesto em frente STF e utilizou tochas e máscaras. A imagem lembrou a muitos ações do Ku Klux Klan (KKK), organização racista originada nos Estados Unidos que fala em supremacia branca e já cometeu diversos atos violentos contra negros.

Na ocasião, o grupo que foi protestar em frente ao STF gritava "careca togado, Alexandre descarado", "ministro, covarde, queremos liberdade", "viemos cobrar, o STF não vai nos calar"e "inconstitucional, Alexandre imoral", sempre como gritos de guerra guiados por Sara Winter.

Por Correio Braziliense
 

Petrolândia: Açougue J & R carnes e Cia conta com Bradesco Expresso



O Açougue J & R carnes e Cia, localizado na rua engenheiro Brandão Cavalcante, n° 204-A, na Quadra 01 de Petrolândia, conta com Bradesco expresso. no Açougue J & R carnes e Cia o cliente pode abrir conta, pagar suas contas de água, luz, telefone e muito mais. Além de realizar saldos, extrato, transferência depósito e saque.

O açougue J&R Carnes & Cia, organização de Joatan e Ronaldo, é voltado para o atendimento diferenciado aos seus clientes e se destaca na variedade de produtos. Com todos os cortes de carnes, buchada de Bode, linguiça caseira de bode e de charque -além de gelo, água mineral, carvão, gás, frutas, verduras, condimentos e outros produtos de excelente qualidade.

Nos finais de semana, oferece também carne assada e frango assado na máquina

Para maior comodidade dos clientes, a J&R Carnes & Cia ainda entrega suas compras em domicílio. Contato pelo celular (87) 99993-8885.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia/Governo do Estado anuncia cronograma de reabertura dos setores da economia; confira!


NOTA DA PREFEITURA DE PETROLÂNDIA

Após reunião com prefeitos dos municípios do sertão, o Governador Paulo Câmara manteve o cronograma de reabertura dos setores da economia, seguindo protocolos específicos para cada segmento.

Confira as datas e o que cada segmento precisa cumprir para poder retomar as suas atividades;

A partir de 8 de junho – Construção Civil (50% dos funcionários), Comércio Atacadista (consulte o protocolo clicando aqui), Shopping centers (Delivery e coleta em estacionamento), centros comerciais (Delivery e coleta em estacionamento) e praça de alimentação (Delivery e coleta em estacionamento);

A partir de 10 de junho – Consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio, serviços de diagnóstico, serviços terapêuticos e óticas (consulte o protocolo em www.pecontracoronavirus.pe.gov.br);

A partir de 15 de junho – Varejo de rua até 200 m², salões de beleza e serviços de estética (consulte o protocolo clicando aqui), eventos esportivos (treino de futebol profissional), comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos (50% dos funcionários);

Em anexo todos os protocolos:

PROTOCOLO PADRÃO

PROTOCOLO CONSTRUÇÃO CIVIL

PROTOCOLO SALÕES DE BELEZA E SERVIÇOS DE ESTÉTICA

PROTOCOLO SHOPPING CENTER

PROTOCOLO VAREJO

PROTOCOLO INDÚSTRIA

PROTOCOLO COMÉRCIO ATACADISTA

Prefeitura de Petrolândia

Notícia relacionada, veja abaixo

>> Varejo reabre em Pernambuco nesta segunda com protocolos sanitários; confira

 Pontos do centro comercial de Petrolândia-PE


Fotos: Assis Ramalho/BLOGAR

Prefeitura de Petrolândia divulga novo boletim Epidemiológico que registra a 2ª morte por coronavírus no município; veja os números atualizados


A prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico do  domingo, 14 de junho de 2020.

De acordo com os dados oficiais, um novo óbito por covid-19 foi registado no município.

De acordo com informações passadas a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde do município -  a segunda vítima é do sexo masculino. faleceu na cidade de Caruaru, tinha cardiopatia e outras comorbidades.

Veja acima os dado oficiais do município de Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho