Postagens

Mostrando postagens de Maio 10, 2013
Publicidade

Petrolândia: Alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes participam da VII Mostra brasileira de Foguetes e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Imagem
Estudantes da EREM Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, participaram da VII Mostra Brasileira de Foguetes e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, promovidas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ.

Os lançamentos dos foguetes aconteceram na orla fluvial de Petrolândia, ocasião em que cada estudante pôs em prática as teorias de aerodinâmica aprendidas em sala de aula. Os foguetes foram confeccionados com garrafas PET. A impulsão dos projeteis foi resultante do combustível dióxido de carbono, produzido pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

Nesta sexta-feira (10), foi a vez da teoria. Os estudantes fizeram as provas de astronomia, astronáutica e energia. A turma de alunos é orientada pelo professor de Física Roberto Oliveira.

Confira abaixo vídeos de alguns lançamentos de foguetes.





Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações, fotos e vídeos: Roberto Oliveira

Ladrões invadem e roubam imagens de Igreja em Petrolina

Imagem
Ladrões invadiram a Igreja Matriz de Petrolina, no centro da cidade, no Sertão pernambucano, e roubaram imagens e velas elétricas, que haviam sido doadas por um fiel. O roubo das peças sacras só foi percebido na manhã dessa sexta-feira, quando a funcionária do setor administrativo, Edna Alves. Assim que entrou no templo, a senhora notou um foco de luz, uma claridade diferente na sala dos confessionários, no primeiro andar da igreja. Os assaltantes haviam destelhado o teto e fugiram deixando tudo aberto.

Essa foi a terceira vez que uma igreja católica de Petrolina tornou-se alvo de bandidos. No dia 1º desse mês, a Catedral Diocesana de Petrolina e no último sábado, dia 4, foi a paróquia do bairro de Jardim Amazonas. A suspeita da polícia é de que os assaltantes façam parte de uma mesma quadrilha, uma vez que os roubos acontecem sempre de forma semelhante.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Diário de Pernambuco

Ministro da Integração Nacional participa de nova discussão na Câmara sobre reestruturação do DNOCS

Imagem
Depois de duas agendas importantes realizadas ontem no Congresso Nacional, representantes do Ministério da Integração Nacional (MI) se preparam para finalizar, na próxima quarta-feira (15/5), a proposta de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “O objetivo é dar um caráter nacional a atuação do DNOCS e evitar que as atribuições desse órgão se sobreponham a de outros”, explica o ministro Fernando Bezerra Coelho.

Nesta quarta-feira (08), o ministro Fernando Bezerra Coelho apresentou, no Plenário da Câmara dos Deputados, as ações do Governo Federal para amenizar os efeitos da estiagem no Nordeste. Pouco depois, o secretário executivo do ministério, Alexandre Navarro, participava de debate na mesma casa, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, sobre a reformulação do DNOCS. Novas propostas e definições estão sendo apresentadas para o fortalecimento e a adequação dos trabalhos a serem executados pela autarquia, que é ligada ao MI.

Senador Armando Monteiro aprova medidas para minimizar efeitos da seca

Imagem
No relatório que aprovou integralmente na Comissão Mista da MP 601/2012, e que inseriu o pólo gesseiro de Pernambuco entre os setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) também conseguiu incluir uma medida importante para minimizar os efeitos da seca no Nordeste.
Armando propôs, em caráter emergencial, incentivos para que a iniciativa privada auxilie o Estado a ampliar a oferta de cisternas, nas áreas de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Para tanto, propôs que as despesas necessárias à construção de cisternas sejam dedutíveis do imposto sobre a renda apurado nos anos de 2013 e 2014 pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real.

MP 601 – A MP 601 zera a alíquota de 20% sobre a folha de pagamento, diminuindo o custo da mão de obra das empresas e estimulando a geração de empregos. Inicialmente, a MP só beneficiava os setores da construção civil e do comércio varejista. Após intensa negocia…

Petrolândia: Parabéns para Itaynara Brasil e Vitorya Viana, aniversariantes desta sexta-feira (10)

Imagem
Nesta sexta-feira, 10 de maio, parabenizamos duas jovens aniversariantes, Itaynara Brasil e Vitorya Viana, de Petrolândia. Por coincidência, as duas são alunas daEREM Maria Cavalcante Nunes.
Itaynara Brasil é intercambista do Programa Ganhe o Mundo, e recebe os parabéns na cidade de Christchurch (Nova Zelândia) em que está fazendo o intercâmbio.
A jovem Vitorya Viana, integrante da equipe Gêiser de Desbravadores (Igreja Adventista), é filha do vereador Jorge Viana.
Parabéns, garotas! Deus lhes conceda muitos anos de vida, sabedoria, saúde e prosperidade.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Facebook/reprodução

Ministério da Saúde recomenda continuidade de vacinação a municípios que não atingiram meta

Imagem
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina hoje (10), e o Ministério da Saúde recomenda que os municípios que não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo continuem com a vacinação. No balanço geral dos estados, apenas Alagoas, Goiás, o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul cumpriram a meta de imunizar gestantes, pessoas a partir dos 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Dimensões distorcidas por falsas perspectivas

Imagem
Uma lampadazinha minúscula recebe o nome de farol, e uma estrela, várias vezes maior do que o Sol, porém milhões de anos-luz distante da Terra, pode ser chamada de "estrelinha". Do mesmo jeito, um jarro na janela parece maior do que um elefante na linha do horizonte. Tudo é questão de perspectiva, de percepção. Aquilo que está muito longe de nós, sempre nos parece pequenino. Que nunca me falte discernimento para entender nem humildade para aceitar a dimensão real de todas as coisas.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Texto: status no Facebook de Assis Ramalho (10/05/13)
Fotos: R7

Frases do dia 10/05/13: Coletânea IHU

Imagem
Droga

“A maneira pela qual um jovem se aproxima da droga ainda é um mistério para a maioria dos pais. E, no entanto, é muito simples. Para entendê-la, bastaria que se lembrassem de como, há 30 ou 40 anos, tomaram seu primeiro chope ou acenderam o primeiro cigarro. O mecanismo é o mesmo: para fazer parte da turma, não passar por diferente, mostrar-se mais adulto. A diferença é que o efeito "recompensador" da droga é muito maior e mais imediato. Os que se dão bem com as primeiras experiências tendem a repeti-las” – Ruy Castro, escritor – Folha de S. Paulo, 10-05-2013.

Descriminalização?

“O brasileiro continua desorientado e sem informação (sobre as drogas). Não sabe o que fazer quando se vê com o problema dentro de casa. Não conhece campanhas de prevenção e, ao contrário, o que mais ouve pela mídia é que "é preciso descriminalizar a droga" - como se, liberada, ela deixasse de devastar o usuário” – Ruy Castro, escritor –Folha de S. Paulo, 10-05-2013.

Constitucionalismo ecológico na América Latina. Artigo de Leonardo Boff em IHU On-Line

Imagem
"A desconsideração de que cada ser possui valor intrínseco, independente de seu uso humano, uso racional, e que é portador de direito de existir dentro do mesmo habitat comum, o planeta Terra, abriu o caminho a que a natureza fosse tratada como mero objeto a ser explorado sem qualquer consideração, em alguns casos até a sua exaustão", escreve Leonardo Boff, filósofo, teólogo e escritor.

Eis o artigo.

As modernas constituições se fundam sobre um contrato social de cunho antropocêntrico. Não incluem o contrato natural, que é o acordo e a reciprocidade que devem existir entre os seres humanos e a Terra viva que tudo nos dá e que nós, em retribuição, a cuidamos e preservamos. Em razão disso seria natural reconhecer que ela e os seres que a compõem seriam portadores de direitos. Os clássicos contratualistas como Kant e Hobbes restringiam, no entanto, a ética e o direito apenas às relações entre os humanos. Somente se admitia obrigações humanas para com os demais seres, especialmen…

PF retoma concursos com 600 vagas para escrivão, perito e delegado

Imagem

Nota de Falecimento: Morre Antônio Alexandre da Silva (Antônio do doce) aos 84 anos

Imagem
Faleceu nesta quinta-feira (09), em Petrolândia, o Sr. ANTÔNIO ALEXANDRE DA SILVA, mais conhecido como ANTÔNIO DO DOCE, morador da Agrovila 01 do Bloco 01. 
Seus filhos Alexandre Sertão, Josinaldo frentista, Catõe da Netuno, Heleno, Flávio, Sílvio Robson, Silvério, Naldo, Zeca vigilante, Socorro, Vânia, Neide, Edna, Cristiana, Cida, Dete e Branca, seus netos, bisnetos, genros, noras, sobrinhos e demais familiares, convidam para o sepultamento de seu corpo, que será realizado nesta sexta-feira (10), às 16 horas, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

O velório está sendo realizado em sua residência na Agrovila 01 do Bloco 01, próximo ao Trevo de Tacaratu.
O Blog de Assis Ramalho solidariza-se com a família enlutada, que agradece a todos que comparecerem a esse ato de solidariedade.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho  Foto: Alexandre Sertão/Facebook

Manari(PE): Quadrilha explode e rouba caixa eletrônico do posto bancário do Bradesco

Imagem
Uma quadrilha formada por aproximadamente 10 homens explodiu e roubou um caixa eletrônico do posto bancário do Bradesco em Manari, Sertão do Estado de Pernambuco.
A investida aconteceu na madrugada desta sexta-feira (10), por volta das 2h. Segundo a polícia, os bandidos estavam fortemente armados e quebraram a porta de vidro. Após o roubo, a quadrilha fugiu em dois veículos, uma Saveiro e uma Chevrolet Blazer. Ainda não há informações da quantia levada, mas o gerente do banco acredita que ela não deve ter sido alta pois, da quarta para quinta-feira, houve um grande número de saques.
O posto bancário não possui sistema de monitoramento de câmeras de segurança.O imóvel onde funciona o correspondente bancário, localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, teve o teto parcialmente destruído com o impacto da explosão.Uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) irá até o município ainda nesta manhã para realizar a perícia do local.De acordo com a Delegacia de Mana…

Mini-horta cultivada por alunos torna a merenda mais saudável em escola de Paulista

Imagem
Com o objetivo de promover uma alimentação saudável entre os alunos e a comunidade, a Escola Custódio Pessoa, localizada em Paulista, Região Metropolitana do Recife, criou o projeto “Ô comidinha boa da gota!” que levou para o ambiente escolar o cultivo de hortaliças. Tudo começou em abril, com a plantação de sementes de tomate, cebolinha, coentro e salsa e, em pouco mais de um mês, a escola já está colhendo os resultados. Literalmente. Segundo a diretora da escola, Aliete Vinezof, tudo o que foi colhido até agora foi utilizado no cozimento dos alimentos, oferecendo uma merenda mais saudável aos alunos.

Resenha PMPE 09/05/13: Ocorrências policiais no Sertão do Estado, inclusive Jatobá e Inajá

Imagem
O Blog de Assis Ramalho divulga a resenha das ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco, contendo todos os registros desta quinta-feira (09), no âmbito da Diretoria Integrada do Interior II, centralizada em Serra Talhada. Desta forma, esperamos contribuir para destacar e enaltecer o trabalho conjunto dos nossos agentes de segurança pública, atuando fortemente em defesa da sociedade.

Sistema de Saúde da PMPE realiza 11ª Semana de Enfermagem

Imagem
Na manhã desta quinta-feira (09), duas palestras marcaram um evento destinado às comemorações alusivas a 11ª Semana de Enfermagem do SISMEPE. A atividade, que aconteceu no Centro de Estudos do Hospital da Policia Militar de Pernambuco, visou lembrar o dia 12 e 20 de maio por serem comemorados os Dias do Enfermeiro e do Técnico em Enfermagem, respectivamente.

Na ocasião, os presentes assistiram palestras com os temas Cuidados de Enfermagem ao pé diabético, ministrada pela enfermeira Marina Lopes; e Prevenção de Combate a incêndio, apresentada pelo sargento do Thiago Oliveira do Corpo de Bombeiros Militar, respectivamente.

Participaram do evento o diretor do Centro Médico Hospitalar, coronel Marcelo Lira; o diretor do CASIS, tenente-coronel Carlos Vieira; bem como o coronel Manoel Guaraná, como convidado; a coordenadora da chefia de enfermagem da PM, a enfermeira Jácia Albuquerque; a vice-coordenadora, Elaine Carvalho e profissionais do corpo de enfermeiros do CMH.

Fonte: Polícia Militar…

Floresta-PE: Polícia captura Carlinhos Beira Mar, acusado de integrar grupo de extermínio no Sertão

Imagem
Foi preso em Floresta, no Sertão de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (09), mais um foragido da justiça. Por volta das 09h00, foi preso o indivíduo Luiz Carlos Chagas, conhecido como Carlinhos Tacaratu ou Carlinhos Beira Mar, suspeito de vários homicídios. Ele reagiu à prisão, mas foi detido. Com ele foram encontrados dois revólveres, cocaína e crack.

Em 18 de maio de 2012, o Disque-denúncia lançou uma campanha para prender quadrilha de extermínio que atua no Sertão do Estado, com recompensa de R$ 5 mil oferecida para quem repassar informações que possam levar à prisão do líder do grupo, Carlos Luís de Lima, 27, conhecido como Carlinhos, e uma quantia de R$ 2 mil também aos que indicassem onde estão outros seis integrantes do bando: Luís Carlos Chagas, 27, Heroneidson Allan Faustino, 23, Paulo Pedro de Lima, 49, Diogo Lacerda Pereira Filho, 26, Nivon Ferraz de oliveira, 29, e Murilo Pereira de Menezes, 27.

De acordo com o delegado Alfredo Jorge, que participou do lançamento da …

3ª Missão Pedagógica no Parlamento oferece oportunidades de capacitação para professores de escolas públicas

Imagem
Intensa capacitação em educação para a democracia e a cidadania. Esse é o objetivo da 3ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento promovida pela Câmara dos Deputados Federais. A iniciativa é destinada a professores de escola pública que atuam nos Ensinos Fundamental e/ou Médio e tenham interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania e política com seus alunos.

Para fazer parte do programa, é necessário que os interessados participem antes do curso Educação para a Democracia e o Parlamento que recebe inscrições até o dia 26 deste mês. A inscrição para essa etapa será realizada mediante o preenchimento de uma ficha disponível no site www.camara.leg.br/edulegislativa e o envio eletrônico (upload) do Termo de Ciência e Recomendação da Escola, que possui um modelo situado no mesmo endereço eletrônico.

O curso será realizado via internet, através da plataforma de cursos EAD (Plataforma Moodle) situada no site da Câmara dos Deputados (www.educacaoadistancia.camara.leg.br/ead_…

Solenidade marca conclusão do Curso de Sargentos da PMPE, entre eles, integrantes da 4a.-CIPM-Petrolândia

Imagem
Uma solenidade escolar realizada na tarde dessa quarta-feira (8) no Teatro Guararapes, Centro de Convenções, Salgadinho, reuniu 239 alunos concluintes do Curso de Formação de Sargento (CFS) da Corporação. Estiveram presentes o comandante geral da PMPE, coronel Luís Aureliano; o gestor do Controle Operacional Metropolitana, coronel Gilmar Oliveira; o comandante do Campus de Ensino Mata (CEMATA), coronel Paulo Fernando de Figueiredo; o comandante do CEMET 1, Anexo/Campus Paulista, major Wellington Pires, bem como oficiais, praças, amigos e familiares dos policiais formandos.

O curso teve duração de quatro meses, com início em 14 de janeiro e término no último dia 7 de maio. Durante a formação, os alunos tiveram aulas nas disciplinas de Ordem Unida, Defesa Pessoal, Abordagens, Legislação e Direito, Gestão de Pessoas, Gerenciamento, Redação, entre outras.

CULTO ECUMÊNICO – Logo após a solenidade escolar, os novos sargentos participaram de um evento religioso para agradecerem a Deus pela …

Operação das polícias civis prende 2.067 pessoas em todo o país

Imagem
A Operação PC27, deflagrada nesta quinta-feira (9) simultaneamente pelas polícias civis em todo o país, prendeu 2.067 pessoas suspeitas de envolvimento em diversos crimes. Os policiais reprimiram o tráfico de drogas, a venda de produtos piratas, o roubo de carros e cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão, entre outras diligências.

Participaram das ações 4.610 policiais civis e 535 delegados das 27 unidades da Federação. A operação deliberada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, presidido pela chefe da Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, apreendeu ainda 79 menores.

Os policiais recuperaram ainda 189 veículos roubados e apreenderam 255 armas, 178 quilos de maconha, 47 quilos de cocaína e 11 quilos de crack, além de R$ 176.398,10.
Agência Brasil

"Gostei não, não vou não”, diz ex-prostituta homenageada pela Câmara de Arcoverde-PE

Imagem
A ex-prostituta Nivalda Rafael diz que não gostou de ter sido escolhida para receber a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, na Câmara Municipal de Arcoverde, Sertão pernambucano.

Conhecida como ‘Nena Cajuína’, Nivalda é personalidade bastante popular na cidade. A homenagem foi votada e aprovada por unanimidade no dia 15 de abril e é destinada a pessoas que têm serviços prestados ao município.

Mas, Nena não se empolgou com o reconhecimento dos vereadores. Em entrevista ela informou que não vai receber a comenda. “Gostei não, não tem quem faça eu ir”, declarou.

Ela acha que não se sentirá bem na Câmara e revelou que prefere “ficar no seu canto”. A ex-prostituta disse, porém, que mesmo sem interesse pela honraria gosta muito de ser quem é.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte:Diário de Pernambuco

Eduardo Campos em maratona pelo sertão; Arcoverde, Ibimirim, Floresta, e Belém do São Francisco estiveram no roteiro da quinta-feira

Imagem
Eduardo Campos, Prefeita Rosângela Maniçoba, deputado Rodrigo Novaes, e o Secretário Ranilson Ramos. Eduardo Campos, Primeira Dama Renata Campos, Prefeito de Belém Gustavo Caribé, Primeira Dama Laísa Caribé e Vice Prefeito Cristiano Marcula. Foto: Paulo Henrique.
O governador Eduardo Campos iniciou a partir desta quinta feira (09/05), uma maratona de visita de dois dias a oito municípios do sertão pernambucano. Em todos eles haverá assinatura do termo de adesão ao fundo estadual de apoio ao desenvolvimento municipal (FEM), o qual visa apoiar os municípios pernambucanos na implantação de projetos que contribuam para o desenvolvimento municipal e permitam a retomada da realização de investimentos cuja execução foi comprometida pelo atual momento de fragilidade das finanças municipais.

A visita começou por Arcoverde. As 12 horas, o governador inaugurou o Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético, que vai desenvolver pesquisas e produção de sêmen e embriões, visando à melhoria da…

Petrolândia: Vacinação contra a gripe acaba nesta sexta-feira

Imagem
A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenadora do PNI-Petrolândia, Welynádia Alves, comunica que a campanha de vacinação contra a gripe que começou no dia 20 de abril termina nesta sexta-feira(10).

Procure um posto de vacinação mais próximo para tomar sua vacina. Devem ser imunizados contra a gripe crianças de 6 meses a menor de 2 anos, idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres em até 45 dias após o parto, índios, detentos e pessoas portadoras de doenças crônicas, de acordo com a relação de doenças divulgada pelo Ministério da Saúde.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Investigação aponta que pastor Marcos Pereira mandou matar quatro

Imagem
Vítimas seriam três homens que teriam filmado  orgias e uma fiel abusada
Denunciado pelo Ministério Público por dois estupros e coação de testemunha, o líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), pastor Marcos Pereira da Silva, pode estar envolvido em mais três assassinatos — ele já é acusado de mandar matar Adelaide Nogueira dos Santos, uma de suas fiéis.

Investigações da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) apontam que o religioso teria determinado a execução de três homens que filmaram orgias com a participação dele.

As denúncias foram feitas por testemunhas, em depoimentos, mas a polícia ainda levanta a identificação das vítimas. Se condenado, o religioso pode pegar até 24 anos de prisão.

Preso na noite de terça-feira, Marcos Pereira teve dois pedidos de liberdade negados pela Justiça. Ele é investigado também por associação ao tráfico de drogas, maus tratos, lavagem de dinheiro, além de ser suspeito de ter cometido outros estupros.

Segundo o Ministério Público, o pastor…

Bolsa para universitário dará R$ 900 a índios

Imagem
O governo federal lançou nesta quinta-feira, 9, uma bolsa de auxílio de R$ 400 para estudantes de universidades e institutos federais que tenham renda média familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e façam cursos com média de 5 horas diárias de aula. Para indígenas e quilombolas, o valor é maior: R$ 900.

O ministério estima que o pagamento começará a ser feito em junho, após credenciamento dos alunos. O valor da bolsa será repassado mensalmente, por meio de cartões do Banco do Brasil. Segundo o ministro, o uso do cartão trará transparência e agilidade. "É um novo padrão de administrarmos bolsas."

Para receber o recurso, os indígenas e quilombolas terão apenas que comprovar sua origem. "A comunidade tem de reconhecê-lo", explicou Speller. A diferença no valor da bolsa existe porque, segundo ele, "as demandas são diferenciadas".

Da Redação do Blog de Assis Ramalho Fonte: Agência Estado

Com esposa grávida no carro, PM reage a assalto e mata 2 criminosos na BR - 232

Imagem

Publicidade