Web Radio Petrolândia

domingo, 21 de setembro de 2014

Goiás afunda o Palmeiras ao vencer por 6x0; confira jogos e classificação da Série A, B e C deste final de semana

Fundo do poço: Palmeiras é humilhado pelo Goiás
 ao perder por 6 x 0.

O Goiás afundou o Palmeiras na lanterna do Campeonato Brasileiro. E com uma goleada daquelas difíceis de esquecer. Sem muita dificuldade, o Esmeraldino aplicou 6 a 0 no adversário, neste domingo, no Serra Dourada, pela 23ª rodada da competição. Com um gol atrás do outro (quatro no primeiro tempo e dois no segundo), os donos da casa ganharam fôlego para alçar voos maiores na tabela e nocautearam o desesperado adversário, que sofreu sua maior derrota na história dos Brasileiros, empatando com os 6 a 0 sofridos para o Inter em 1981, no Beira-Rio.

Com essa vitória, a equipe goiana sobe para a décima colocação, com 30 pontos. E o Palmeiras, com 22, amarga a última colocação de forma preocupante. Os dois voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira, às 19h30. O time goiano visita o Botafogo, no Rio de Janeiro, e a equipe paulista, em clima mais tenso, receberá o Vitória, no Pacaembu.

Confira os demais jogos da Série A, B, C e futebol pelo mundo neste final de semana;

Clique na matéria e confira jogos, classificação, lances e gols

>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Brasileirão Série C
>Futebol Nacional
>Globo Esporte
>Futebol Internacional


Clique em cima do escudo e veja as notícias do seu time preferido da Série A
Clique em cima do escudo e veja as notícias dos seu time preferido da Série B


Blog de Assis Ramalho
Por: Globoesporte.com

Brasil tem 508 escolas rurais sem infraestrutura, diz estudo. Seis delas são pernambucanas.


No Brasil, 508 escolas rurais não têm condições de infraestrutura, têm baixa taxa de aprovação e muitos alunos abandonam os estudos. Nessas escolas não há sequer água filtrada. É o que mostra o estudo Escolas Esquecidas, divulgado esta semana pelo Instituto CNA, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que mapeou esses centros de ensino. A maioria está nas regiões Norte e Nordeste e é de difícil acesso.

O estudo utiliza os dados do Censo Escolar de 2012 e revela instituições que não têm biblioteca, computador, TV, antena parabólica, videocassete, DVD, água filtrada, saneamento básico ou eletricidade. Quase 40% dos estudantes repetiram de ano e 23% abandonaram os estudos. Nas demais escolas do país, a taxa de aprovação passa dos 83%, e o abandono chega a 3,8% no ensino fundamental e a 10,2% no ensino médio.

A maior parte dessas escolas está na Região Norte: 209 no estado do Pará e 202 no Amazonas. As demais escolas estão no Acre (36), no Maranhão (22), na Bahia (12) em Roraima (11), em Pernambuco (6) (ver relação abaixo), no Amapá (4), no Mato Grosso (3), no Piauí (2) e em Rondônia (1). Do total, 184 estão em terras indígenas, 44 em áreas de assentamento, oito em áreas remanescentes de quilombos e uma em unidade de uso sustentável. Grande parte é municipal.

Festa em Paudalho fecha giro de Armando pela Zona da Mata

Fotos: Alexandre Albuquerque

Uma caminhada realizada pelo candidato a governador Armando Monteiro (PTB) pelas principais vias de Paudalho se transformou em uma grande festa popular, na noite do sábado (20). Ao lado de candidatos proporcionais da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, ex-prefeitos da região e lideranças locais, o petebista encerrou o giro por 14 cidades da Zona da Mata, que durou dois dias. Na sexta-feira (19), Armando circulou por sete municípios da Mata Sul. No dia seguinte, o postulante do PTB visitou mais sete, quase todos da Mata Norte.

Na maratona, Armando garantiu que vai levar escolas técnicas para a Zona da Mata, construir centros de exames de imagem, recuperar a malha viária, manter e ampliar o programa Chapéu de Palha e implantar um novo polo industrial, entre outras propostas.

Em Paudalho, o “arrastão 14” invadiu as principais ruas e avenidas do município. Ao som dos jingles da campanha, a multidão abriu o caminho na Avenida Confederação do Equador para que o candidato Armando Monteiro fosse saudado pela população. O trajeto percorrido foi de quase dois quilômetros e levou mais de 5 mil pessoas às ruas, terminando com um grande comício em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro. O evento, o último do sábado, começou após às 21h.

XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação: impressões de uma congressista

 Luzanice Xavier e colegas professoras no Congresso

Entre os dias 17 e 19 de setembro foi realizado no Chevrolet Hall (abertura) e Centro de Convenções (palestras e conferências), em Olinda, o XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e patrocinado pelo Sebrae e Caixa Econômica Federal, com o tema “Educação, Tecnologia e Formação do Professor”. O principal objetivo do evento foi debater a relação entre educação, tecnologia e as novas dinâmicas do mercado, com foco na atuação do principal agente da transformação educacional: o professor. 

Foram palestrantes e conferencistas de renome, como o psiquiatra e educador Içami Tiba, que fez a palestra de abertura do evento, na tarde de quarta-feira (17). Minicursos e conferências aconteceram simultaneamente durante os dois dias seguintes. Houve também a apresentação de trabalhos desenvolvidos por escolas no Espaço do Conhecimento. Encerrado o congresso na sexta (19), é preciso avaliar o que ele deixa para os participantes.

Congressista, a educadora Luzanice Xavier, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, é professora no município de Paulista e Supervisora Escolar no município de Jaboatão dos Guararapes, ambos na Região Metropolitana do Recife. Pedimos suas considerações sobre o evento.

"Participar do Congresso é fazer uma reflexão sobre a Educação no Brasil. No final, percebemos o ela quanto está ultrapassada em relação a outros países. A cada palestra, descobrimos uma injeção de conhecimentos necessários para que as escolas se transformem em espaços de criação de conhecimento e deixem de ser somente locais de transmissão de saberes. Concluímos que a educação brasileira precisa de uma revolução no ensino, aliando a tecnologia à produção do conhecimento", declarou Luzanice,
Blog de Assis Ramalho com informações de Senac PE e Luzanice Xavier

Para além de uma economia da cultura fictícia. Entrevista IHU Online com Teixeira Coelho


“Editais e leis de incentivo são a UTI da cultura. O problema é que numa UTI se deve ficar pouco tempo. Não é possível manter um paciente indefinidamente nela”, alerta o pesquisador.
No Brasil, as leis de incentivo à cultura exercem papel fundamental na democratização do acesso tanto aos bens culturais quanto aos recursos para sua produção. De acordo com o professor universitário e crítico cultural Teixeira Coelho, esperava-se que estas medidas “habituassem pessoas físicas e jurídicas para a necessidade de apoiar a cultura”. No entanto, por vezes, parece difícil evitar o mecenato governamental — seja por meio de medidas diretas, como o vale-cultura, seja pelos altos incentivos fiscais.

“Editais, leis de incentivo e vale-cultura promovem uma economia fictícia: sem esses instrumentos, o edifício dessa economia desaba”, alerta Coelho. Para ele, é preciso reconhecer a importância dessas medidas, mas que devem ser vistas como umaUTI para a cultura. “O problema é que numa UTI se deve ficar pouco tempo, o mínimo necessário. Não é possível manter um paciente indefinidamente nela”. Ele, que é curador do Museu de Arte de São Paulo – MASP, acredita que a verdadeira economia da cultura só existe quando existe mercado da cultura. E finaliza: “Cultura assistida nunca vai longe o suficiente”.

Em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, Teixeira Coelho aborda a relação com os editais públicos, a formação de “guetos culturais”, a reforma da lei Rouanet e aemergência do Procultura. Critica ainda a gratuidade de eventos culturais, o que, para ele, em nada contribui nem para o incentivo à produção, nem para o acesso ao bem cultural em um setor não automatizado e sustentado por pessoas. “A pior coisa na cultura é a demagogia. E o populismo”, destaca.

No embalo da onda amarela, Paulo comanda maior caminhada da história de Brasília Teimosa

Multidão acompanha com entusiasmo o socialista pelas ruas do bairro do Recife (Fotos: Wagner Ramos)

O politizado bairro de Brasília Teimosa, no Recife, abraçou com entusiasmo , na manhã deste domingo (21), a onda amarela que toma conta de todo Pernambuco. Uma multidão ocupou completamente as estreitas ruas da região na maior e mais empolgante caminhada que a localidade já assistiu para mostrar que está fechada com Paulo Câmara (PSB). Ao longo de todo o percurso, os populares fizeram questão de cumprimentar, beijar e abraçar o socialista, que foi repetida vezes saudado como o futuro governador do Estado.

A efusiva recepção reforçou ainda mais a determinação e a disposição de Paulo Câmara nesta reta final da campanha rumo ao Palácio do Campo das Princesas. "Foi uma bonita caminhada. Uma mostra de que os pernambucanos desejam a continuidade das transformações iniciadas por Eduardo Campos. Vamos honrar o seu legado", destacou o socialista, completando: "Faltam 14 dias para a eleição. Vamos continuar nas ruas com a mesma vontade, levando as nossas ideias".

Durante a caminhada, muitas pessoas que estavam trabalhando em estabelecimentos comerciais não puderam deixar seus pontos. Entretanto não deixaram de mostrar o seu carinho e o seu desejo de ver Paulo Câmara governador. "Fiquei torcendo que ele chegasse aqui e entrasse na farmácia para eu dar um beijo nele. Veio e pude dizer que 'sou 40'. Foi uma coisa muito boa", confessou a farmacêutica Jane Dantas.

Petrolândia: Confira programação da Frente Popular na cidade


Este final de semana, a quinze dias das eleições, os militantes da Frente Popular de Pernambuco em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, participam de diversos eventos em prol dos candidatos Paulo Câmara (governador), Fernando Bezerra Coelho (senador), Fernando Filho (deputado federal), Alberto Feitosa (deputado estadual) e Marina Silva (presidente).

Ontem (20), às 18 horas, os militantes realizaram caminha nas Quadras 13, 07 e 08, na área urbana do município. Neste domingo a agenda é mais extensa. Às 10h00 houve reunião na Vila Umbuzeirão e, a partir das 14h00, os militantes se concentraram nos Jogos Indígenas.

Às 18h00 está programada uma caminhada na cidade e às 19h00 haverá reunião com os colonos no Projeto Apolônio Sales.

Assessoria de Imprensa

Primeira Conferência Mundial dos Povos Indígenas começa nesta segunda-feira (22)


A reunião de alto nível é um dos eventos especiais da 69ª sessão da Assembleia Geral da ONU e terá a participação de mais de mil delegados indígenas e não indígenas, conforme o sitio das Nações Unidas no Brasil.

Nos dias 22 e 23 de setembro, a sede das Nações Unidas, em Nova York, será palco da Primeira Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas, um dos eventos especiais de alto nível que fazem parte da 69ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Na ocasião, mais de mil delegados indígenas e não indígenas terão a oportunidade de compartilhar suas perspectivas para a realização dos direitos dos povos indígenas, incluindo a continuação dos objetivos da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Conferência Mundial deve resultar em um documento conciso, orientado para a ação, sobre a implementação dos direitos dos Povos Indígenas e a promoção dos objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente e deve ser preparado pelo presidente da Assembleia Geral com base em uma consulta aberta e inclusiva com os Países-membros e os povos indígenas.

Confira a programação da Conferência Mundial dos Povos Indígenas:

“Novos desafios para a profissão docente” foi tema de António Nóvoa no último dia do XII Congresso de Tecnologia na Educação


O ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, foi um dos destaques do último dia do XII Congresso de Tecnologia na Educação, na sexta-feira (19). Ele apresentou a palestra “Novos desafios para a profissão docente”, comentando sobre três principais passos para revolucionar os métodos de ensino – são eles a ampliação da aprendizagem, a renovação da escola e da pedagogia e a construção de um novo contrato social.

“Estamos presenciando uma transformação muito rápida. O quadro negro, fixo, vazio e vertical perdeu lugar para o tablet, cheio de informações, móvel e horizontal. Isso representa uma série de inovações de conexões entre os indivíduos”, afirma o professor. De acordo com ele, os educadores não devem ter medo das novas tecnologias. “Ironicamente, nós, que muitas vezes temos receio desses novos dispositivos, podemos perceber que está na tecnologia a solução para os nossos sonhos”, completou.

Nóvoa reforçou, também, as diferenças da nova geração para as gerações anteriores. “Os nossos alunos não aprendem como nós aprendemos, eles têm outro ritmo de assimilação. Precisamos investir na formação dos professores para atender a esse novo método de aprendizagem”. Na palestra, o professor afirma que a sala de aula tradicional precisa ser substituída por esses novos métodos. “Existe agora uma teia comunicacional. Não trata-se mais de transmitir conhecimentos, mas sim de fazer os alunos assimilá-los. É isso que nossos alunos estão a nos dizer e nós não estamos a ouvir”.

Petrolândia: Compre seu exemplar do livro "De Jatobá a Petrolândia", do prof. Gilberto de Menezes, na Banca Alumiar


É grande a expectativa pela chegada em Petrolândia do livro "De Jatobá a Petrolândia - Três Nomes, Uma Cidade, Um Povo", escrito pelo professor Gilberto de Menezes. A obra poderá ser adquirida a partir de sexta-feira (26) na Alumiar, banca de revistas de Cida Ramalho, situada em frente ao Mercado Público da cidade. A empresária avisa que tem já tem lista de reserva. Quer garantir o seu exemplar? Ligue para Cida Ramalho. 

"Os livros chegarão na sexta-feira, dia 26/09/2014. O meu telefone é 87-9101-1486 e o da Banca Alumiar é 3851-1299. Ligue e reserve que é com muita alegria que vou atender o seu pedido, pois o Sr. Gilberto de Menezes merece todo o nosso carinho, sem contar que o livro é maravilhoso."

Noite de autógrafos - O lançamento oficial do livro do professor Gilberto de Menezes acontecerá de 9 às 23 horas, na Casa de Shows Velho Chico, antecedendo a abertura da Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, este ano abrilhantada pela Super OARA, tradicional orquestra de ritmos de Arcoverde, com mais de 50 anos de estrada e história.


Informações: Paula Menezes e Cida Ramalho

GTH do Hospital Municipal de Petrolândia lembra a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Hoje 21 de Setembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é uma oportunidade para renovar nosso compromisso com a construção de sociedades inclusivas e acessíveis. Hoje, milhares de pessoas vivem com alguma forma de deficiência. Devemos advogar sua dignidade, seus direitos e bem-estar como condições essenciais para a igualdade e a justiça. 

Neste dia, convocamos a comunidade , profissionais e organizações da sociedade civil a redobrar seus esforços para que direitos iguais e dignidade de cada pessoa tornem-se o ponto de partida de seu trabalho e a medida de seu sucesso. Porque como já dizia Mário Quitanda: “Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino. "Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui. "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores. "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês. "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia. "Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" é quem não consegue ser doce. "Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: "Miseráveis" são todos que não conseguem se olhar como irmãos. 

O GTH (Grupo de Trabalho Humanizado) do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, luta pela igualdade social, e abraça está causa.

Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

Vicência: Armando reúne adversários históricos em seu palanque

Armando Monteiro, Romeu do Povo e Humberto Costa (Foto: Alexandre Albuquerque)

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) conquistou mais um importante apoio no município de Vicência, durante seu giro pela Mata Norte, neste sábado (20). Vereador com cinco mandatos, Romeu do Povo (PT) declarou apoio às candidaturas do petebista, à de João Paulo (PT) ao Senado e à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Com o reforço, Armando reúne em seu em palanque adversários históricos na cidade. Isso porque além de Romeu, o candidato do PTB é apoiado pelo ex-prefeito Mário Ramos (PSD). Armando concluiu o dia de atividades com comícios em Nazaré da Mata e Paudalho. O apoio de Romeu do Povo vai ser fundamental para que Armando Monteiro potencialize ainda mais a sua inserção na Mata Norte. Apesar de ser vereador de Vicência, o petista tem tradição política e grande influência na região.

Em Vicência, Armando e aliados levaram mais de 3 mil pessoas às ruas, em mais uma demonstração de força de sua candidatura. Na ocasião, o pai e a mãe do candidato a governador, Armando Monteiro Filho e Dona do Carmo, fizeram questão de subir no palanque e pedir votos para o petebista. Armando Filho ressaltou que, nos governos de Lula e Dilma, Pernambuco e o Brasil mudaram significativamente. “É por isso que essa corrente que foi responsável por essas mudanças não pode ser quebrada”, enfatizou o ex-ministro da Agricultura.

De lá, a comitiva da coligação Pernambuco Vai Mais Longe seguiu para o município de Nazaré da Mata. Na cidade, Armando Monteiro participou de um grande comício com a participação do prefeito Nado Coutinho (PTB). O gestor municipal completou 49º ano de vida e fez questão de comemorar o aniversário ao lado do candidato a governador do PTB e aliados.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Regianne Souza, recebe parabéns da família e amigos

Regianne Souza completa 15 anos neste domingo (21)

Neste domingo, 21 de setembro, Andréa Queiroz e Régi Souza estão radiantes com o aniversário de sua filha Regiane Souza. A jovem completa hoje 15 anos de idade. 

Feliz aniversário, Regianne! Deus abençoe você e sua família com paz, harmonia, sabedoria, saúde e prosperidade. Parabéns!

Redação Blog de Assis Ramalho

ONU: Missão de emergência contra ebola chega à África na segunda-feira


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criou a Missão da ONU para a Resposta de Emergência ao Ebola, e confirmou que as primeiras equipes chegam a Gana amanhã (22).

Da capital, Acra, a missão segue para Guiné, Libéria e Serra Leoa, os países mais afetados pelo surto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 mil pessoas foram infectadas e o número de mortos passa de 2,6 mil.

O anúncio de Ban Ki-moon foi feito após a Assembleia Geral adotar uma resolução aprovando o estabelecimento da Missão de Emergência. Segundo o secretário-geral, as equipes vão fornecer ajuda operacional a fim de garantir ação rápida para colocar um fim ao surto. A missão tem como objetivo ainda tratar pacientes, garantir serviços essenciais, manter a estabilidade e prevenir que o vírus se espalhe para países ainda não afetados.

Ban Ki-moon nomeará um representante especial como chefe da Missão, que vai trabalhar em conjunto com a OMS, países que integram as Nações Unidas, organizações regionais, sociedade civil e setor privado.

Agência Brasil

Na Mata Norte, Armando quer ampliar escolas técnicas, recuperar estradas e construir centros de imagem

Foto: Alexandre Albuquerque

Em seu giro pela Mata Norte neste sábado (20), o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) garantiu que vai levar uma série de investimentos para que a região resgate o protagonismo na economia do Estado. O anúncio foi feito após realizar carreatas e comícios nas cidades de Ferreiros, Timbaúba, Aliança e Paudalho. Os atos chamaram a atenção da população, que foram às ruas cumprimentar a coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O petebista convocou a população para fazer um gesto de reflexão e votar consciente no dia 5 de outubro.

Em Ferreiros, Armando Monteiro prometeu dar atenção especial às rodovias estaduais. No município, o petebista constatou a precariedade do acesso viário a diversas cidades da região. Nas estradas, vários buracos põem em risco a vida de motoristas e passageiros. Em resposta a esse problema, o candidato a governador comprometeu-se em requalificar toda a malha viária de Pernambuco, em especial as PE-82, que liga Timbaúba a Goiana, e 95, no trecho entre Limoeiro e Caruaru.

No município de Timbaúba, Armando enfatizou que o seu governo vai ter um olhar para os hospitais regionais. Ele destacou que é preciso recuperar as estruturas existentes, melhorar o atendimento à população e suprir a carência de centros de exames de imagem e laboratoriais. E em Aliança, o candidato a governador externou que vai levar escolas técnicas para a Mata Norte, de modo a oferecer cursos de qualificação profissional que preparem os jovens para encarar o mercado de trabalho, principalmente após investimentos como os da Fiat, em Goiana.

Petrolândia recebe ato de campanha de Zeca Cavalcanti (PTB) e Rodrigo Novaes (PSD) com carreata e comício

Zeca Cavalcanti, Rodrigo Novaes e lideranças da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe em carreata pelas ruas e avenidas de Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho






Na noite deste sábado (20), o ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB), candidato a deputado federal, e o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB), candidato a reeleição, estiveram no município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, onde participaram de uma grande carreata promovida pelas lideranças da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe na cidade. A carreata foi seguida de comício na Praça da Quadra 17.

O evento foi liderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques (PROS), e os vereadores José Luiz (Zé Pezão, do PSC), Raimundo Paulo Lacerda (Noca, do PROS), Carlos Alberto Araújo Correia (Carlinhos do PTB), Jorge Viana e Rogério Novaes, ambos do PSL.

A concentração aconteceu no Parque de Vaquejada João Pernambuco. seguindo em carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade, acompanhada pela multidão e centenas de veículos, até a Praça da Quadra 17, onde foi realizado o comício, prestigiado por lideranças políticas de Petrolândia e região..

Em seus discursos os vereadores Carlinhos, Noca, Zé Pezão, e Rogério Novaes falaram da importância da união de todos para eleger Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes, assim como os demais que integram a chapa da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, composta pelos candidatos Armando Monteiro (PTB) a governador, João Paulo (PT) a Senador e Dilma (PT) a presidente.

O vereador Carlinhos destacou ações de Armando Monteiro no município de Petrolândia, fez críticas ao candidato ao governo do Estado Paulo Câmara, da Frente Popular de Pernambuco, chamado por ele de "cobrador de impostos". O vereador também destacou as ações do governo de Dilma e afirmou que Marina Silva não está preparada para assumir a Presidência do Brasil.

Carlinhos também fez apelo aos candidatos, dizendo que Petrolândia precisa com urgência de uma unidade da Ciretran, de uma agência da Caixa Econômica Federal, e que também é preciso que o município tenha uma clínica de recuperação que ofereça tratamento a dependentes químicos. O vereador encerrou seu discurso falando em renovação política. "Petrolândia precisa de uma renovação política, e essa renovação tem que começar este ano, para que esse grupo possa enfrentar as eleições de 2016", disse.

Em suas palavras o vereador Noca afirmou que Petrolândia precisa de bons representantes. "O nosso município está precisando de representantes competentes, a exemplo de Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes", disse Noca, que finalizou relatando as ações e a importância de Lula e Dilma para o país.

Por sua vez o vereador José Luiz (Zé Pezão), fez críticas ao gestor do município afirmando que ele nada fez durante os seus quase seis anos de mandato. 
Zé Pezão criticou o atual gestor por ser ingrato com a presidenta Dilma. '"Por que ele não está pedindo votos para Dilma, que foi quem trouxe muitas coisas para Petrolândia, e está pedindo votos para Marina? 'Eu pergunto: quem é Marina?"

Outro vereador que também criticou a gestão do município foi Jorge Viana, afirmando que o prefeito não tem nenhum compromisso com o povo, citando como exemplo a situação da comunidade do Bairro Nova Esperança, que sofre há muito tempo com a falta de água.

Jorge afirmou também que o gestor força os servidores da Prefeitura a comparecerem aos seus comícios. "Ele amarra os seus funcionários para comparecer às suas carreatas", disse o vereador, que ainda disse que o prefeito contrata funcionários antes das eleições para demitir depois.

Em suas palavras, o vereador Rogério Novaes elogiou o grande público que compareceu ao evento e disse que o grupo da Frente Popular anda nas agrovilas falando, segundo ele, "besteiras". "Quero agradecer a todos que aqui estão presentes, porque eu sei que quem está aqui não é por que foi forçado a comparecer. Quero também dizer que 'eles' andam nas agrovilas, falando besteiras, e que o gestor está tomando atitude de moleque", disse Rogério, que encerrou seu discurso destacando ações de Rodrigo Novaes no município de Petrolândia, e criticando o deputado estadual apoiado pelo gestor do município. Segundo ele, o candidato prometeu a construção de um píer na prainha (Orla Fluvial) e até agora nada foi feito.

O último vereador a discursas foi o presidente da Câmara de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques. Ele afirmou que o grupo ali presente deu o "grito da independência" (referindo-se a não apoiar os candidatos apresentados pelo governo do município), e que ninguém tinha mudado de lado. "Os vereadores que aqui estão neste palanque não mudaram de lado. Eles (referindo-se ao grupo que apoia o prefeito) é que mudaram, porque abandonaram o povo. O governo de Petrolândia abandonou o povo", enfatizou Fabiano.

O presidente da Câmara também afirmou que o grupo está unido e que o povo que compareceu à carreata e ao comício foi por espontânea vontade. "Este grupo que aqui está é um grupo forte, que está firme feito uma rocha, e que não vai se deixar ser comprado por ninguém". "Também quero agradecer a todos que estão aqui, porque vieram sem que ninguém fosse obrigado, aqui não tem lista de presentes".

Fabiano rebateu comentários de pessoas que, segundo ele, têm chamado o seu grupo de "traíras". "Dizem por aí que nós fomos traíras, mas que traição maior do que, depois da eleição, dar as costas para o povo? Usam o povo, depois dispensam como um copo descartável e depois vêm com a história de que o município está 'quebrado'", finalizou Fabiano, afirmando que vão ganhar as eleições. "Nós vamos ganhar as eleições!"

Em seguida, foi a vez de os candidatos fazerem seus discursos. O primeiro a falar foi Rodrigo Novaes. Ele afirmou que faz a política da verdade e não da mentira, e disse que nenhum outro candidato subiu ao Plenário da Assembleia Legislativa, a não ser ele, para pedir por Petrolândia. "Não sei fazer política mentindo, eu só sei fazer política com honestidade. Vieram em praça pública para falar de mim, mas eu respondo às criticas com o meu trabalho, com leis que foram elaboradas por mim e que foram aprovadas, beneficiando ao povo pernambucano", declarou Rodrigo, citando suas ações durante os seus quase quatro anos de mandato.

Rodrigo Novaes rebateu críticas feitas pelos adversários políticos a ele, sobre ter aparecido em Petrolândia jogando bola, com cara de bonzinho. "Fui ofendido por alguém, de quem fui colega de faculdade, que afirmou que eu gosto de jogar bola e que eu tenho cara de bonzinho. Gostar de jogar bola é defeito? Se ele não gosta de esporte, é problema dele, que não gosta e não valoriza o esporte do seu município. Quanto a eu ter a cara de bonzinho, aí a culpa é dos meus pais", disse o parlamentar, sob aplausos.

Rodrigo também rebateu acusações de, como deputado, teria defendido um projeto de lei que prejudicaria Petrolândia com possível redução de repasses do ICMS recolhidos pela Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. "Fui acusado de ter sido a favor de redução de repasses do ICMS da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga para o município de Petrolândia, mas isso não é verdade. Esse é um tema complexo. O que eu defendi foi um repasse do ICMS mais igual e mais justo para os municípios da região do Sertão de Itaparica. Não fui eu que foi até o governador fazer nenhum acordo", disse Rodrigo, alfinetando o gestor do município, Lourival Simões.

Rodrigo Novaes encerrou o seu discurso rebatendo críticas do também deputado estadual, candidato a reeleição, Alberto Feitosa (PR), e disse esperar não ser preciso voltar a praça pública para rebater acusações, segundo ele, injustas e covardes. "Ele (Alberto Feitosa) teve  a oportunidade de fazer as obras de infraestrutura de Petrolândia, como por exemplo o píer, e não fez porque não quis. Ele preferiu fazer competições de jet ski, o que é um absurdo fazer isso em uma região que tem outras prioridades", declarou Rodrigo Novaes, que também disse estar enxergando 2016 (ano de eleições municipais) bem próximo.

Encerrando os discurso da noite, o candidato a deputado federal Zeca Cavalcanti elogiou bastante o vereador Fabiano, referindo-se ao presidente da Câmara como o futuro prefeito de Petrolândia. Zeca também destacou os trabalhos de Rodrigo Novaes e pediu o empenho de todos para eleger a chapa completa da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe.

Também em seu discurso, Zeca Cavalcanti disse ter, a partir de agora, um compromisso com Petrolândia. "Quero assumir um compromisso com Petrolândia, de ser um defensor do município lá em Brasília, elaborando emendas que favoreçam todos os seus moradores, principalmente no que se diz respeito à agricultura desta região, que é rica, mas que precisa de melhoras", finalizou Zeca, prometendo empenhar-se para que a tão sonhada reta de Ibimirim saia do papel.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Confira as notícias regionais em destaque na semana (15 a 20/09) no Blog de Assis Ramalho


Neste domingo, 21 de setembro de 2014, o Blog de Assis Ramalho disponibiliza as notícias de Petrolândia e região em destaque na semana passada (15 a 20 de setembro). Para ler, clique na manchete.

Segunda-feira ( 15)
>Tacaratu: Sob o comando do prefeito Gerson, Frente Popular realiza comício e carreata em Olho D'agua do Bruno
>Tacaratu: Carro capota com quatro na PE-375 , mas ninguém fica ferido
>Jatobá: Resultados do 'baba' da Associação Pó de Serra em Itaparica
>Petrolândia: AVEPE tem domingo de futebol e descontração; confira resultado da pelada
>Petrolândia: Acidente envolvendo moto e bicicleta deixa dois feridos no Mata Cabra
>Petrolândia: Segunda edição do evento 'Jovem! a vida não é uma droga" foi realizada em clima de paz e muita alegria
>Tacaratu: Prefeitura e IF Sertão promovem formatura de concluintes do Pronatec FIC
>IF Sertão-PE apresenta Plano de Expansão durante Audiência Pública em Petrolândia

Terça-feira (16)

>Petrolândia: Praia do Sobrado sofre os efeitos da estiagem e redução de vazão das represas
>Com atleta petrolandense sendo um dos destaques, Jogos Escolares em Londrina chegam ao fim com promessas para futuras Olimpíadas
>Petrolândia: Idosa é encontrada morta na própria residência na Quadra 02
>Prefeitura de Tacaratu realiza desfile cívico em Olho d'Água do Bruno, na zona rural do município

Quarta-feira (17)
>Petrolândia se compromete com MPPE a realizar concurso público para guarda municipal
>Petrolândia: Mercado Público recebe nova edição do projeto Cultura Livre nas Feiras
>Petrolândia: Salão e Loja Fashion anuncia novidades para você curtir os festejos do padroeiro da cidade

Petrolândia: Dª Maria do Carmo, aniversariante do dia, recebe o carinho de sua família e amigos

Dona Maria do Carmo, aniversariante deste domingo, e seus filhos Sílvio e Ricardo

Neste domingo (21), dona Maria do Carmo, a Carminha, comemora mais uma primavera e sua família e amigos a felicitam no Blog de Assis Ramalho, em mensagem enviada por sua nora Solange Araújo. 

"Assis, minha sogra faz aniversário e quero parabenizar, através de seu blog. Ela é uma sogra nota 100000000000, uma grande mãe, amiga, uma pessoa que lutou e se deu pelos seus dois filhos, e nós a amamos muito. Minha sogra é como uma mãe para mim, amo muito ela. Desejamos a ela feliz aniversário!"

Felicitações de seus filhos Sílvio e Ricardo de Morais, Solange e filhas, Sérgio e Elane, Elyne, Sandra e Ednaldo, Salatiel e esposa, Pastor Ramos e dona Nina, netos Arielly e Rebeca e Arielly, Rebeca, Suzan e todas as pessoas que a amam. 
Nós amamos você!

Informações/fotos: Solange Araújo

Sertão Central recebe Paulo Câmara e Fernando com sol e muita alegria

Cedro, Serrita e Parnamirim mostram a força da Frente Popular na região, com grandes eventos (Foto: Aluísio Moreira)

Nem mesmo sol ardente do Sertão Central desanimou a população dos três municípios que abriram o giro realizado pelo candidato ao Governo Estadual pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), na região. Acompanhado de seu companheiro de chapa Fernando Bezerra Coelho (PSB), o socialista foi recebido efusivamente nas cidades de Cedro, Serrita e Parnamirim, na tarde deste sábado (20).

Em Cedro, cidade que deu 96% de seus votos a Eduardo Campos, em 2006, Paulo destacou o compromisso do prefeito Neguinho (PSB) com a continuidade do trabalho iniciado pelo ex-governador. "Você foi um dos primeiros a estar com a gente, ainda na pré-campanha. Gestos como o seu ficam no nosso coração para o resto da vida. E eu vou retribuir com muito trabalho por este município”, garantiu o candidato.

"Ouvi da boca de Eduardo que Paulo será um governador ainda melhor que ele, pois chegará ao cargo com mais experiência, mais preparo, e vai encontrar um Estado arrumado. Então peço a vocês, meus conterrâneos, vamos transferir aqueles 96% de votos para este que vai avançar ainda mais, no caminho da continuidade", convocou Neguinho.