quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ExpoSertão 2018 começa nesta quinta (8), às 18h00; Primeira palestra é do economista Jorge Jatobá

Economista Jorge Jatobá ministra primeira palestra do evento (Reprodução Twitter Jorge Jatobá)

Tem início nesta quinta-feira (8), no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, a 4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Petrolândia, que será realizada de 8 a 11 de novembro de 2018, no Parque João Pernambuco. Realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o SEBRAE, o SESC, o SENAC, a Fecomércio-PE e a AD Diper, o evento é um dos maiores eventos de negócios do Sertão pernambucano. A estreia do evento será abrilhantada por apresentação da Orquestra Filarmônica Som do Velho Chico, sob a batuta de Deison Bezerra.

Após a abertura do evento será feita a palestra ministrada por Dr. Jorge Jatobá, com o tema "Cenários Econômicos". Economista pela UFPE, mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt (EUA) e Pós-Doutor em Economia do Trabalho e Relações Industriais na Universidade de Winconsin-Madison. Foi pesquisador visitante do Economic Growth Center, da Universidade de Yale e professor visitante da Universidade de Brown. Coordenou o escritório regional da Fundação Getúlio Vargas no Nordeste. Na esfera pública, foi secretário de Políticas de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, chefe da Assessoria Especial do Ministério do Trabalho e Secretário da Fazenda de Pernambuco. Realizou consultorias para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial e Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). É Professor Titular aposentado do departamento de Economia da UFPE. Áreas de especialização: Mercado de Trabalho, Finanças Públicas e Desenvolvimento Regional. Confira atrações do evento no vídeo abaixo.


Com entrada franca, palestras e atrações culturais gratuitas, a ExpoSertão tem caráter regional e o objeto é incentivar a cultura empreendedora e gerar oportunidades de negócios.


08/11 (Quinta)
18h Abertura para o público
19h Abertura oficial do evento (Auditório Petrolândia Submersa)
20h Palestra com Dr. Jorge Jatobá (Auditório Petrolândia Submersa)

Confira a programação completa>AQUI



Cenário de chuvas no São Francisco é confortável depois de cinco anos


O cenário do Rio São Francisco não apenas para esse final de ano, mas também para 2019 é mais confortável que em períodos anteriores. A informação foi transmitida na manhã de segunda-feira (5 de novembro), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), com o objetivo de analisar as condições hidrológicas da bacia e transmitida por videoconferência. O motivo principal está no registro de chuvas nos últimos dias, o que pode tornar possível aplicar uma nova medida que aumenta a vazão defluente mínima.


Durante a reunião, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou informações sobre os índices pluviométricos da bacia do São Francisco. De acordo com os dados apresentados, a estimativa de chuva é de 71 milímetros (mm) até a próxima semana. A verificação aponta que não deve ser uma chuva homogênea, porém, contínua.


Deputada federal Tereza Cristina do DEM-MS é confirmada para o Ministério da Agricultura no próximo governo

Durante encontro com Jair Bolsonaro, a bancada ruralista indicou Tereza Cristina para ser a ministra da Agricultura. Ela é engenheira agrônoma e empresária.

A deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), 64 anos, é a primeira mulher ministra do governo Jair Bolsonaro. O próprio presidente eleito confirmou em sua rede social a indicação da deputada para o Ministério da Agricultura. A confirmação já havia sido feita também pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). Segundo ele, a pasta não será fundida com o Ministério do Meio Ambiente, cujo titular será escolhido pelo presidente eleito e "homologado" pela bancada ruralista. De acordo com Moreira, o ministro do Meio Ambiente terá "um perfil diferenciado".


Durante encontro com Jair Bolsonaro, a bancada ruralista indicou Tereza Cristina para ser a ministra da Agricultura. A indicação foi feita por um grupo de 20 integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em reunião no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo. A bancada ruralista no Congresso Nacional reúne aproximadamente 260 parlamentares.

Engenheira agrônoma e empresária, Tereza Cristina é presidente da FPA e tem uma longa trajetória no setor. Ela foi secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul durante o governo de André Puccinelli (MDB).


Polícia desmonta quadrilha de roubo de cargas em Serra Talhada


Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Policiais militares do 14º BPM, numa ação conjunta que envolveu o Gati, Malhas da Lei, NIS/BEPI, desarticulou na tarde dessa terça-feira (6) uma quadrilha formada por três homens, que escondiam um grande lote de produtos roubados. A maioria, lubrificantes para automóveis.


De acordo com a PM, a recuperação da carga aconteceu no distrito de Caiçarinha da Penha, zona rural de Serra Talhada, mas os suspeitos fugiram do local, tomando destino da caatinga, assim que avistaram as viaturas da polícia.


MPPE recomenda prefeitura de Belém do São Francisco rescindir contratos irregulares e equilibrar despesas públicas

Prefeitura de Belém do São Francisco. (Foto: Reprodução)

Em defesa do patrimônio público, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Belém do São Francisco, Licínio Antônio Lustosa Roríz, que rescinda todos os contratos temporários irregulares celebrados pela Prefeitura e que reduza, em pelo menos 20%, as despesas com cargos em comissão e funções de confiança.

Também foram recomendadas a suspensão da contratação de hora-extra e a redução das gratificações pagas a qualquer título a patamar não superior a 1% do vencimento base, em conformidade com os preceitos do art. 7º e 8º da Lei Complementar Municipal 001/2017.


Devido ao déficit orçamentário municipal, o MPPE também advertiu o prefeito que adote as providências necessárias ao adequado acompanhamento da execução orçamentária, sobretudo quanto ao disposto no artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A recomendação baseou-se nos documentos analisados pelo Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Social (Caop Patrimônio Público), que evidenciam descontrole da Prefeitura de Belém de São Francisco na realização de despesas e excessivo gasto com folha de pessoal, no valor acumulado, apenas neste ano, de R$ 14.821.707,16.


Petrolândia: Chácara Rical promove a festa que vai parar a cidade no dia 1º de dezembro: Gleydson & Henricky, Helinho Ventura e Delação Premiada serão as grandes atrações; adquira sua pulseira na Loja BR MANIA


A Chácara Rical, propriedade dos empresários Geraldo e Cida, e o filho André, promove - no dia 1º de dezembro -  a festa que vai para a cidade de Petrolândia. A dupla Gleydson & Henricky, o cantor Helinho Ventura e a banda Delação Premiada vão agitar o público que já pode adquirir sua pulseira - ao preço de R$ 20,00 - na Loja BR MANIA, no Posto Rical.

A Chácara Rical fica localizada às margens do rio São Francisco, há poucos quilômetros da área central de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Grupo Rical


Petrolândia: Na Alepe, Alberto Feitosa destaca programa municipal ''Piscicultura: um caminho para o desenvolvimento''

Resultado de imagem para Alberto feitosa + janielma + assis ramalho
Prefeita de Petrolândia Janielma Souza e deputado estadual Alberto Feitosa, em reunião com o governador Paulo Câmara (Foto: Divulgação)

O Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE-PE) desta quarta-feira (07) destacou o pronunciamento do deputado estadual Alberto Feitosa (SD) na reunião plenária sobre o Programa ''Piscicultura: um caminho para o desenvolvimento'', projeto finalista do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Brasil, da Presidência da República, inscrito pela Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Segundo Feitosa, o projeto pernambucano reúne associações de piscicultores familiares, artesãos e o comércio da cidade, com o apoio do Poder Público local. A iniciativa da Prefeitura de Petrolândia, foi uma das 39 escolhidas entre mais de mil projetos inscritos. Os vencedores serão anunciados em dezembro.

''Para nós é uma grande honra ver o sucesso de uma gestão municipal do Sertão'', disse Alberto Feitosa em referência à prefeita de Petrolândia, Janielma Souza.

''Estaremos acompanhando a prefeita Janielma Souza em Brasília, no próximo mês, quando formos receber o reconhecimento. A região de Itaparica tem se destacado na produção de peixes, e isso vem gerando emprego'', complementou o deputado.




Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Quarta do Clone do Caldinho no Maria Fumaça tem apresentação de Léo Gomes, às 20h00


Com promoção a "clone do Caldinho", o Maria Fumaça realiza na noite desta quarta-feira (07) a Quarta do Clone. A animação musical é do cantor Léo Gomes, a partir das 20h00.

Aproveite sua noite no cada vez melhor Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia. 

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial. 

Divulgação/Maria Fumaça


MPF vai investigar ameaças a alunos e professores da UFPE

Panfleto distribuído nos últimos dias faz ameaças a estudantes e docentes do Centro de de Filosofia e Ciências Humanas. A Adufepe promove ato público nesta quarta às 16h, no CFCH

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira (7), que abriu sindicância para apurar as ameaças via panfletos que circularam na instituição nos últimos dias. A universidade também vai formalizar um comunicado, no qual pedirá esclarecimentos ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF), no sentido de investigar a origem das ameaças.

Na nota oficial, a UFPE também diz que “não admite, sob qualquer hipótese, que a violência ameace as liberdades” e reafirma a defesa da academia como espaço para “pluralismo de ideias”. A divulgação da nota pública foi feita após reunião feita por membros da reitoria da instituição na manhã desta quarta.


Na noite dessa terça-feira (6), nas redes sociais, postagens de nomes de professores e alunos passaram a circular e chamaram a atenção, sobretudo, do eixo acadêmico e estudantil. A reportagem do Diario ouviu pessoas que constavam na lista denominada de “Doutrinadores e alunos que serão banidos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) em 2019”.

Confira a íntegra da nota divulgada pela UFPE:


Petrolândia/Tacaratu: 4º Festival dos Quilombolas acontece na Agrovila 04 da Reta no próximo dia 17


A Associação Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta, situada no limite entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem o prazer de convidar vossa senhoria e família para participar do 4º Festival da Comunidade Quilombolas Borda do Lago da Agrovila 04 da Reta.

Haverá apresentações e shows com as seguintes atrações musicais: Daniel Silva, Black City, Marcos Antony e Arnaldo Nunes.

Local:  Agrovila 04 - Bloco 02
Comunidade Quilombola Negros de Betinho
Abertura oficial: 16h00
Apresentações musicais:  A partis das 21 horas

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Comunidade Borda do Lago


Ameaçado de extinção no próximo governo, Ministério do Trabalho divulga nota para enaltecer os 88 anos de existência



NOTA PÚBLICA

O Ministério do Trabalho, criado com o espírito revolucionário de harmonizar as relações entre capital e trabalho em favor do progresso do Brasil, completa 88 anos de existência no próximo dia 26 de novembro e se mantém desde sempre como a casa materna dos maiores anseios da classe trabalhadora e do empresariado moderno, que, unidos, buscam o melhor para todos os brasileiros.

O futuro do trabalho e suas múltiplas e complexas relações precisam de um ambiente institucional adequado para a sua compatibilização produtiva, e o Ministério do Trabalho, que recebeu profundas melhorias nos últimos meses, é seguramente capaz de coordenar as forças produtivas no melhor caminho a ser trilhado pela Nação Brasileira, na efetivação do comando constitucional de buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Ministério do Trabalho
Assessoria de imprensa


Petrolândia: Novembro Azul - Urologista Dr. Danilo Souza atende na Climagem nesta quinta, a partir das 14h


Chegou Novembro Azul, o mês de lembrar o homens sobra a importância de consultarem o urologista para fazer o exame de próstata. O câncer de próstata, tipo mais comuns entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, conforme dado do INCA, e o exame é a forma mais eficaz de identificar a doença precocemente, aumentado as chances de cura.

Em alusão ao Novembro Azul, A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o médico urologista Dr. Danilo Souza atenderá nesta quinta-feira (08), partir das 14h. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia, em frente ao MouraLab e próximo à Pousada e Empório Atenize.



Sem transporte escolar, comunidades indígenas ocupam a Sede da GRE em Floresta


Várias comunidades indígenas estão sem transporte escolar, por conta do atraso no pagamento de motoristas terceirizados. Segundo informações, já fazem cerca de três meses que os motoristas não recebem seus vencimentos.

Em forma de protesto, índios de diversas etnias ocuparam a Sede da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco (GRE) em Floresta, no Interior de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (07). A manifestação acontece de forma pacífica na entrada e no interior do prédio. A regularização do pagamento de salário dos motoristas de transporte escolar é uma das principais reivindicações do grupo.

Em entrevista ao Blog do Elvis, Adailton Antônio de Souza, da comunidade indígena Pankará na cidade de Carnaubeira da Penha, afirmou que os manifestantes reivindicam o pagamento de pelo menos duas parcelas dos vencimentos atrasados. Ele ainda acrescenta que outros profissionais estão sem receber salários em dia, como merendeiras e auxiliares de serviços gerais, e que estes atrasos são recorrentes.


Petrolândia: Documento esquecido de Edson Monteiro da Luz, no Bar e Restaurante Maria Fumaça


Edson Monteiro da Luz esqueceu documento (carteira de trabalho) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla da cidade de Petrolândia.

Pede-se a quem o conhecer, por favor, orientá-lo a procurar no estabelecimento comercial citado.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça


Bolsonaro diz que Ministério do Trabalho será extinto e incorporado a outra pasta

"O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse o presidente eleito, sem entrar em detalhes.

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (7) que o Ministério do Trabalho, pasta criada há 88 anos, será incorporado "a algum ministério". Ele, porém, não informou qual.

Bolsonaro deu a declaração após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ), oferecido pelo presidente do tribunal e do qual também participou o juiz Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública.

"O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse o presidente eleito, sem entrar em detalhes.


Nesta terça-feira (6), em meio às especulações sobre a incorporação, o Ministério do Trabalho divulgou nota na qual afirma que a pasta "seguramente capaz de coordenar as forças produtivas" a fim de "buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros".


Petrolândia: Equipamentos queimados causam falta d'água na cidade, diz Compesa

Motobomba da estação de bombeamento da Compesa, no Sítio Serrota, apresentou problema mecânico após queda de energia (Foto/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR)

A área urbana do município de Petrolândia, situado às margens da represa de Itaparica, no Sertão de Pernambuco, não convive com o racionamento no abastecimento de água, mas, desde a manhã de segunda-feira (5) a população está com falta de água nas torneiras. Inicialmente, a Compesa  divulgou que caiu uma das "canelas" de um transformador de energia elétrica e o abastecimento foi suspenso.

Ontem (6), após a intervenção da Celpe e o restabelecimento da energia, divulgou-se que uma das bombas havia queimado e aguardavam-se a peça para conserto do equipamento. A água continuou a ser liberada em quantidade insuficiente para atender a demanda, com pressão reduzida.

Nesta quarta-feira (7), outra nota foi divulgada pela Compesa para comunicar a população sobre o andamento do serviço. Confira abaixo. 

A equipe mecânica e elétrica está na captação fazendo os reparos para colocar as duas bombas em operação. Eles precisaram desligar a bomba que estava em operação para resolver o problema no quadro e acoplar o motor, a cidade passou esses dias com uma bomba só, por isso não tinha água na parte mais alta da cidade.

Falaram que à tarde estaria liberando a operação, isso por que eles estão substituindo um motor que queimou e uma peça no quadro de comando queimou também.

A peça do quadro já foi trocada, agora estão manobrando o motor elétrico, precisa acoplar e ligar os cabos elétricos dele.


Agradecemos a compreensão de todos.

Agência de Relacionamento da Compesa/Petrolândia

Blog de Assis Ramalho
Informação: Escritório da Compesa de Petrolândia


Petrolândia: Entrega de Títulos de Cidadania a Augusto Coutinho e Alberto Feitosa acontece nesta sexta (09)


Deputados Augusto Coutinho e Alberto Feitosa, após entrevista a Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia. 

Nesta sexta-feira (09), os deputados reeleitos Augusto Coutinho (federal) e Alberto Feitosa (estadual), ambos do Solidariedade, receberão Título de Cidadão Petrolandense. A solenidade acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Petrolândia, às 15h00, e a população é convidada para prestigiar o evento. Abaixo o convite. 

C o n v i t e

O Poder Legislativo do Município de Petrolândia, sente-se honrado em convidar V.Sa., e digníssima família, para assistir à Sessão Solene, através da qual, serão concedidos os Títulos de “ Cidadãos Petrolandenses ” aos Senhores:

Augusto Coutinho – Deputado Federal
Alberto Feitosa- Deputado Estadual

A presente sessão, será realizada dia 09 de novembro do ano em curso, às 15h00, no Plenário Pedro Cavalcante da Silva, desta Casa Legislativa.

Contamos desde já, com a sua valiosa presença.


Delano Santos de Souza
Presidente

Redação do Blog de Assis Ramalho


Índios Pankararu participam de lançamento de livro do Papa Francisco, em Recife, na terça (13)

Obra "Sabedoria das Idades" terá evento dia 13/11, terça, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) às 14 horas.

A maior instituição de ensino do estado de Pernambuco receberá no dia 13/11 (terça) os convidados para o lançamento da nova obra escrita pelo Papa Francisco. Intitulado Sabedoria das Idades, o livro contará com esse encontro especial para apresentar ao público o conteúdo da obra e também um fórum sobre a questão do envelhecimento. O evento começará às 14 horas e se extende até às 17 horas do mesmo dia, e terá a presença de alguns entrevistados que tiveram suas histórias impressas na edição brasileira do livro.

Estarão presentes ao evento o Reitor da UNICAP, Padre Pedro Rubens, o Prof. José Artur de Brito, o Padre Antônio Mota, Personalidades presentes: Reitor Padre Pedro Rubens e o Prof. José Artur de Brito, Padre Antônio Mota. A etnia indígena Pankararu, com aldeias em Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, estará representada pelo Cacique George de Vasconcelos e por Genésio Manoel de Oliveira, idoso com história presente na obra, 

Sabedoria das Idades é o resultado da inspiração do Papa Francisco em esclarecer o papel vital dos avós e de outros idosos, contando com a sabedoria transformadora que eles têm a compartilhar. Idosos de mais de 30 países dividem sua sabedoria adquirida ao longo de anos de experiência. Todas as histórias são testemunhos do poder da fé, da perseverança, da resiliência humana e do amor. A obra foi apresentada mundialmente no último dia 23 de outubro, e Sua Santidade confere ao leitor um toque especial de fé, trabalho e esperança com suas sábias palavras de amor e paz, tão necessárias na atualidade.

Serviço:
Lançamento do livro Sabedoria das Idades em Recife
Data: 13/11 – Terça-feira
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) - Auditório G1
Endereço: Rua do Principe, 526 - Boa Vista - Recife, PE


Blog de Assis Ramalho
Fonte: LC Comunicação


Diplomação de Bolsonaro deve ocorrer dia 11 de dezembro


A diplomação do presidente eleito Jair Bolsonaro deve ocorrer no próximo dia 11 de dezembro, segundo informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta manhã, a presidência do TSE entrou em contato com o ministro extraordinário Onyx Lorenzoni para agendar a solenidade.

O TSE sugeriu a Onyx, coordenador do governo de transição e anunciado como futuro ministro da Casa Civil, que Bolsonaro e o PSL antecipem em cinco dias suas prestações de contas, cujo limite é o dia 17 de novembro.

Segundo o TSE, dessa forma será possível cumprir os prazos do calendário eleitoral e realizar a solenidade de diplomação do presidente eleito em 11 de dezembro - um dia antes da data prevista para que Bolsonaro se submeta a um procedimento cirúrgico.

A data limite para a diplomação é 19 de dezembro.


Agência Brasil


Secretário de Agricultura de Pernambuco assina termo de cooperação com Província de Sichuan, na China


Gestor da pasta integrou equipe do Governo do Estado que recebeu comitiva (Foto: Edilson Júnior/SARA-PE)

Na última segunda-feira (05/11), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, participou de evento no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Bairro do Recife, onde o Governo de Pernambuco recebeu uma comitiva da Província de Sichuan, na China. A comitiva foi composta por 25 integrantes, entre autoridades, empresários e pesquisadores, incluindo a cônsul geral da China no Recife, Yan Yuquing, o vice-governador da região, Qumu Shiha, e reitores de três universidades chinesas. Estiveram presentes o vice-governador do Estado, Raul Henry, secretários de Estado e reitores da UFPE, UFRPE e UPE. 


O objetivo principal da visita foi estreitar laços entre Sichuan e Pernambuco para estabelecer acordos e parcerias nas áreas de educação básica, pesquisa e formação de recursos humanos qualificado (superior e pós-graduação), com possibilidades de intercâmbio de estudantes, especialistas, pesquisadores e professores. Outra iniciativa será a de estabelecer negócios no setor agropecuário.