domingo, 26 de agosto de 2018

Petrolândia: Procura-se cão da raça pinscher desaparecido na Quadra 06

 
 

Quem encontrar ou souber do paradeiro desse cachorrinho da raça pinscher n° 2, de cor marrom dourado, que atende pelo nome de pimenta ou pimentinha, por favor entrar em contato com Adriano pelo telefone ou whatsapp (087)99907-6696, que será bem recompensado.

Pimenta desapareceu sexta a tarde, dia 24/08/2018, ele pertence a dona Dadá, que está desesperada com o sumiço do seu animalzinho de estimação. Ela mora na quadra 6, próximo a praça, na rua Antônio Lourenço Filho, número 90.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Adriano


Petrolândia: Ketty Gislene anuncia ''Projeto 21 Dias, Mente Magra"; em breve na cidade!


Depois de tentar emagrecer por diversas vezes sem sucesso, entendi que o problema estava em mim , essa minha descoberta me ajudou a emagrecer, e hoje quero ajudar centenas de pessoas a emagrecer definitivamente.

Tentei quase tudo para emagrecer. Toda dieta eu abandonava em uma ou duas semanas, cheguei a pesar 159,700 gr. Coloquei balão gástrico por 6 meses. Perdi 15 quilos, mas minha mente continuou a mesma, e voltei a engordar.

Foi quando descobri que tinha que alinhar minha mente, mudar minhas crenças limitantes, controlar minhas ansiedades e compulsões alimentares...

Assumi o controle das minhas emoções, e hoje estou percorrendo esse caminho, onde todos podem ver meus resultados (40,100gr ELIMINADOS).

PENSAMENTO SENTIMENTO COMPORTAMENTO.

Ketty Gislene
Coach, Programadora Neurolinguística e Hipnóloga.


Petrolândia dá Sorte informa ganhadores do sorteio deste domingo (26)


Por: Cleston/vendedor da Petrolândia da Sorte


Petrolândia/Tacaratu: Grupo Cultural Negros de Betinho participa de encontro com Instituto Raízes, em Floresta






Neste domingo (26) o Grupo Cultural Quilombola Negros de Betinho, da comunidade quilombola Borda do Lago, situado na Agrovila 4 da Reta, entre Petrolândia e Tacaratu, participou de encontro com o Instituto Cultural Raízes, sediado em Floresta. Na reunião, os grupos trocaram conhecimentos culturais e visões sobre a cultura afro. 

Otaviano e Daniel, diretores de Cultura da Negros de Betinho, agradeceram o convite do senhor Líbano, do Instituto Raízes, para o encontro cultural, e, em nome do presidente da Associação Quilombola Borda do Lago, agradeceu também à Prefeitura Municipal de Petrolândia e à Secretaria Municipal de Educação por terem cedido o transporte da equipe para o evento, realizado na cidade vizinha.

Maracatu Afrobatuque, expressão cultural do Instituto Raízes


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: João Paulo/Quilombolas Negros de Betinho


AFibroVaSF promove palestras sobre tratamento da fibromialgia e direitos do fibromiálgico, em Petrolina, nesta quarta (29)



A Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFibroVaSF) convida para evento gratuito, com palestras sobre tratamentos alternativos e direitos dos fibromiálgicos, a ser realizado na Sala Azul da Univasf, em Petrolina, nesta quarta-feira (29).

Segundo a Mayo Clinic, a Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes. É caracterizada por dor muscular generalizada no corpo, acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor.

Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. As mulheres são cerca de 10 vezes mais propensas a desenvolver a Fibromialgia do que os homens.

Muitas pessoas que têm Fibromialgia também podem apresentar dores de cabeça tensionais, disfunção da articulação temporomandibular, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão.

Embora não haja cura para a Fibromialgia, uma variedade de medicamentos e outros tipos de tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas.

Mais informações em https://www.fibromialgia.com.br/

Blog de Assis Ramalho


Mendonça Filho e integrantes da coligação Pernambuco Vai Mudar percorrem bairros de Jaboatão em Carreata da Mudança


Foto; Bruno Campos

Mais de 1000 veículos e recepção calorosa do povo, este foi o tom da primeira grande caminhada da coligação Pernambuco Vai Mudar, realizada neste domingo (26/08), em Jaboatão dos Guararapes. O candidato ao Senado, Mendonça Filho, percorreu o trajeto ao lado do prefeito do município, Anderson Ferreira, do candidato ao Governo, Armando Monteiro, do candidato a vice, Fred Ferreira, ao Senado, Bruno Araújo e a deputado estadual, Manoel Ferreira.

A carreata, que começou no lote 92, no centro, seguiu até o Curado. Mendonça saiu do evento satisfeito com o que viu. “É sempre bom ver que as pessoas estão engajadas e motivadas pelo que nós já fizemos e acreditarem que podemos garantir muito mais”, declarou Mendonça.


Petrolândia: Sindicato de Trabalhadores Rurais convoca associados para assembleia na manhã desta quinta (30)

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Rurais de Petrolândia/PE, por meio de sua diretoria, convoca todos seus associados e associadas a se fazerem presentes neste dia 30 de agosto de 2018 (quinta-feira), a partir das 9h00 horas da manhã, em 1ª convocação, para assistirem à assembleia da constituição, prerrogativas, deveres e condições de funcionamento do Sindicato para representar, organizar e dirigir as lutas da categoria profissional trabalhadora rural, agricultores e agricultoras familiares, na defesa de seus direitos e interesses.

Logo após haverá sorteios entre o/as associado/as presentes.

As informações são do STR-Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolina “abraça” Julio Lossio e Caravana 18 chega ao São Francisco


O candidato ao governo de Pernambuco Julio Lossio (Rede) foi recebido com muita animação pelos petrolinenses em um grande ato, que marcou a primeira parada da Caravana 18 no Sertão do São Francisco. Na manhã deste domingo (26), Lossio foi “abraçado” pela cidade onde foi o prefeito mais bem avaliado da história. Durante o evento "O Sertão Abraça Julio", o candidato agradeceu o apoio recebido e apresentou suas principais propostas para Pernambuco. Na ocasião, ele esteve ao lado do seu vice-governador, Luciano Bezerra, das candidata ao Senado, Adriana Rocha, e à deputada estadual, Andrea Lossio; todos da Rede.

Com a Caravana 18, Julio Lossio está circulando todas as regiões do estado. “Tenho visitado e visto o potencial do nosso estado. Ando ouvindo o povo apresentando os nossos compromissos. Se cortarem minhas pernas, eu vou rastejando, mas eu vou; porque um governo presente é um governo que tem um governador presente, que não fica trancado no palácio, ouvindo só o que deseja ouvir. Pernambuco pode mais!”, destacou.


Um terço dos municípios brasileiros não gera receita nem para pagar salário do prefeito

Segundo a Firjan, que analisou o balanço anual entregue pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional, há cidades que não geram receita para cobrir nem 0,5% das despesas com a máquina pública.

Um em cada três municípios brasileiros não consegue gerar receita suficiente sequer para pagar o salário de prefeitos, vereadores e secretários. O problema atinge 1.872 cidades que dependem das transferências de Estados e da União para bancar o custo crescente da máquina pública, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). Alguns desses municípios foram criados após a Constituição de 1988, que facilitou esse movimento, e ainda não conseguiram justificar sua emancipação. Essa falta de autonomia financeira, porém, não impediu que voltasse ao Congresso um projeto de lei que permite a criação de 400 novos municípios.

Hoje, a situação mais grave está em cidades pequenas, que não têm capacidade de atrair empresas - o que significaria mais emprego, renda e arrecadação. Em geral, contam com um comércio local precário e, para evitar a impopularidade, as prefeituras cobram poucos impostos. Há cidades em que o IPTU só começou a ser cobrado depois que a crise apertou.

O levantamento da Firjan mostra que, em média, a receita própria das cidades com população inferior a 20 mil habitantes é de 9,7% - ou seja mais de 90% da receita vem de transferências públicas. Em alguns casos, a receita própria do município é praticamente zero, como verificado em Mar de Espanha (MG), Olho D'Água do Piauí (PI) e Coronel Ezequiel (RN).


“Temos uma história de trabalho por Belo Jardim", diz Mendonça Filho, na inauguração do comitê de André e Vinícius Mendonça


Foto: Bruno Campos

O candidato ao Senado, Mendonça Filho, deu a largada na campanha em Belo Jardim na noite deste sábado (25/08), com a inauguração do comitê dos candidatos a deputados estadual e federal Andréa Mendonça e Vinícius Mendonça. O local, na avenida José Mendonça, vai funcionar como comitê da coligação Pernambuco Vai Mudar na cidade.

Em seu discurso, Mendonça defendeu que uma cidade do porte de Belo Jardim não pode ficar sem representante na Assembleia Legislativa e defendeu o nome de Andréa Mendonça para ser a voz da cidade. Sobre Vinícius, Mendonça Filho o destacou como dedicado, focado, trabalhador e que tem o sangue da Baraúna do Agreste, apelido do saudoso Zé Mendonça. “Nós sempre honramos nossa palavra, a gente cumpre nosso compromisso e mostra que o nosso amor à terra do Bitury, é um amor que é alimentado com dedicação, trabalho e luta para que Belo Jardim cresça e prospere”, completou.


Estudante de colégio militar custa três vezes mais

Bolsonaro fala em adotar modelo em escolas públicas, mas medida pode esbarrar no custo

Cada aluno de colégio militar custa ao País três vezes mais do que quem estuda em escola pública regular. São R$ 19 mil por estudante, por ano, gastos pelo Exército nas 13 escolas existentes - que têm piscinas, laboratórios de robótica e professores com salários que passam dos R$ 10 mil. O plano de governo do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) fala que, em dois anos, haveria "um colégio militar em todas as capitais de Estado". A ampliação desse modelo é a ideia mais repetida pelo presidenciável na área de educação.

O setor público investe, em média, R$ 6 mil por estudante do ensino básico anualmente. Se todos os alunos de 11 a 17 anos estivessem matriculados em instituições militares, seriam necessários R$ 320 bilhões por ano, o triplo do orçamento do Ministério da Educação (MEC).


Três grupos políticos de Águas Belas declaram apoio a Paulo Câmara


Líder socialista foi recebido pelo prefeito Luiz Aroldo, pelo ex-candidato a prefeito Agean Tenório e pelo ex-prefeito Genivaldo Menezes, o que mostra que a cidade está fechada com a Frente Popular. Na cidade do Agreste, Paulo também recebeu apoio da Fetape (Foto: Andrea Rêgo Barros/PSB)

A candidatura do governador Paulo Câmara, líder da Frente Popular de Pernambuco, tem unificado lideranças de diferentes campos políticos em torno de um único projeto: garantir os avanços para o Estado, que já foi apontado como o mais eficiente do Nordeste, Norte e Centro-oeste do País. Na noite deste sábado (25), ao cumprir agenda de campanha em Águas Belas, no Agreste Meridional, o socialista, acompanhado da candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e do senador Humberto Costa (PT), recebeu o apoio dos três principais grupos políticos da cidade. O prefeito Luiz Aroldo (PT), o ex-candidato a prefeito Agean Tenório (PSB) e o ex-prefeito e candidato a deputado estadual Genivaldo Menezes (PCdoB) reuniram seus respectivos apoiadores para cravar que estão com Paulo Câmara nesta eleição.

Para o líder socialista, a união em torno do projeto da Frente Popular demonstra o reconhecimento da população com as ações feitas em Pernambuco. “Governamos num período de muitas dificuldades no nosso País, mas isso não impediu que fizéssemos Pernambuco avançar. Por isso, temos o reconhecimento de diferentes grupos políticos. Isso nos dá ânimo para continuar trabalhando por nosso povo. Agradeço ao prefeito Luiz Aroldo, ao nosso correligionário Agean Tenório e ao ex-prefeito Genivaldo. Nosso compromisso é com o bem de Águas Belas”, declarou.


Feminicídio em AL: Agricultor mata esposa e comete suicídio em São José da Tapera


Reprodução Alagoas na Net

O agricultor Antônio Amorim da Silva, de 76 anos assassinou a mulher Maria Zelma Vieira da Silva, 65, e depois tirou a própria vida na tarde deste domingo (26) em São José da Tapera, município do Médio Sertão de Alagoas. O caso aconteceu no sitio Macena, região da zona rural.

De acordo com as primeiras informações apuradas pela Polícia Civil, o crime foi registrado no meio da manhã de hoje, por volta das 10h. Antônio matou a companheira com tiros de revolver calibre 38 e minutos depois cometeu suicidou.


Danilo Cabral inaugura comitê com presença da chapa majoritária da Frente Popular



A inauguração do comitê do deputado federal Danilo Cabral (PSB), candidato à reeleição, foi prestigiada pelo governador Paulo Câmara e pelos demais integrantes da chapa majoritária da Frente Popular – Luciana Santos, Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos – e por prefeitos de todas as regiões do estado. Com críticas ao governo Temer e prestação de contas dos mandatos, as lideranças presentes destacaram a importância da escolha de um projeto político que faça o Brasil e Pernambuco avançarem.

“Esta é uma eleição diferente, porque há o sentimento de indignação com o que está acontecendo no Brasil. Esse conjunto de crises trouxe reflexos muito duros na vida do povo, mas precisamos deixar uma mensagem, nessa largada, que só a política é o caminho para o Brasil reencontrar sua história. É preciso preservar a política como instrumento de transformação na vida das pessoas”, discursou Danilo Cabral.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 27 a 31 de agosto de 2018


Segunda-feira (27): Neurologista, Nutricionista, Ginecologia
Terça-feira (28): Dentista, Nutricionista
Quarta-feira(29): Exames Laboratoriais, Nutricionista
Quinta-feira (30): Pediatra, Nutricionista, Raio X
Sexta-feira (31): Exames Laboratoriais, Eletrocardiograma, Nutricionista


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Fabrício Almeida - Coordenador da Central de Marcação e Regulação de Consultas e Exames


Jatobá: Homem tem carro roubado no Acampamento Chesf, em Itaparica



Um morador de Itaparica, conhecido por todos como “Cuia”, teve seu veículo roubado na noite de ontem, sábado (25), por volta das 22h30 nas proximidades da antiga agência da progresso.

Segundo informações que nos foi repassada por amigos e familiares o condutor estava com o veículo parado, quando do nada foi abordado por dois meliantes de cara limpa, de porte de uma arma de calibre desconhecido.

Ao anunciarem o assalto pediram tudo do condutor, quando o mesmo ia entregando o relógio um dos marginais deram um tiro contra um orelhão local.

Segundo “Cuia”, os marginais fugiram em direção à cidade de Paulo Afonso na Bahia, e de acordo com informações recentes o carro roubado estava em companhia de outro veículo de cor preta, em direção à referida cidade.

Qualquer informação que pode levar aos assaltantes será de grande ajuda, e quem tiver informações entrar em contato pelos fones: (87) 98174-2556/ (87) 98103-0462.

INFORMAÇÕES DO VEÍCULO:
I30, PRATA, PLACA JIN 2135 UBERLÂNDIA-MG.

Por:  Portal Jatobá


Diante de uma multidão vermelha no Agreste, PT pede voto fechado em Paulo Câmara


Foto: Ichiro Guerra

Vestida de vermelho e com camisas e bandeiras do PT e pedidos de “Lula Livre”, uma multidão de cerca de cinco mil pessoas assistiu, na noite desse sábado (25), em Águas Belas, no Agreste Meridional, ao maior ato realizado pelo partido e sua militância em favor do governador Paulo Câmara, do PSB.

Organizado pelo líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT), e pelo seu aliado, o prefeito Luiz Aroldo (PT), o evento reuniu algumas das principais lideranças petistas, que pediram voto fechado do PT para a reeleição do governador.

No palanque lotado, estavam, além de Humberto e Aroldo, o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, o presidente da Contag, Aristides dos Santos, vários prefeitos da região, a futura presidente da Fetape, Cícera Nunes, e os candidatos a deputado federal, Carlos Veras, ex-presidente da CUT em Pernambuco, e Doriel Santos, ex-presidente da Fetape. Todos pediram votos dos apoiadores do PT a Lula para presidente e a Paulo para governador.


Sargento da PM morre vítima de acidente de trânsito em Petrolina

 

Um acidente de trânsito ocorrido na noite deste sábado (25) na BR-407, próximo à comunidade de Terra Nova, zona rural de Petrolina, tirou a vida de um sargento da Polícia Militar lotado no 5º BPM. De acordo com informações, a vítima – Arruda Marques – também era presidente da associação de moradores da Cohab VI, zona oeste da cidade.

Segundo informações, o sargento morreu durante uma colisão entre um carro de passeio e uma van. Ainda segundo informações, o veículo de passeio era conduzido pelo policial, que veio a óbito ainda no local. A esposa da vítima teria sido encaminhada ao Hospital Universitário (HU), mas seu estado de saúde é desconhecido.

Via Blog de Carlos Brito


Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo (26)

 

Neste domingo, 26 de agosto de 2018, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):
Placar: camisa azul 2 x 1 camisa vermelha
Gol do camisa vermelha: Tico Onça
Gols do camisa azul: Samuel (2)

Segundo tempo (8h00 às 9h00)
Placar: camisa vermelha 4 x 2 camisa azul
Gols do Camisa vermelha: Chumbinho, Bangú, Leno e Fábio
Gols do camisa azul: Almir e Tema

Após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Mendonça Filho é recebido com carinho e declaração de apoio em feira de Paratibe


Foto: Bruno Campos

O domingo (26/08) começou cedo para o candidato ao Senado, Mendonça Filho, e toda a comitiva da Coligação Pernambuco Vai Mudar, em caminhada na feira de Paratibe, em Paulista. Às 7h30, Mendonça já estava percorrendo o Mercado Público de Paratibe e recebendo o carinho e a declaração de apoio dos moradores e comerciantes.

“Eu voto em Mendonça, conheço ele desde que ele foi governador. Sei do trabalho dele e via muito na televisão o que ele fez agora quando ministro”, declarou a comerciante Tia Miranda, dona de um box de lanches há 18 anos.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Edinaldo Carvalho (Dado) recebe felicitações da cunhada Andréa Queiroz

Andréa e o cunhado Edinaldo (Dado)

Neste domingo, 26 de agosto, é dia de felicitar o amigo Dado, como é mais conhecido Edinaldo Carvalho, morador da Quadra 01 de Petrolândia, dedicado funcionário da Sanfrancisco Distribuidora. Para marcar a data, a Couch Andréa Queiroz (Refeições PE) declara seu carinho pelo emotivo cunhado.

Feliz Aniversário, Cunhado! Parabéns, melhor cunhado !

Você merece ser feliz todos os dias, Dado mas especialmente hoje estou torcendo para que o amor, sucesso e alegria invadam seu coração. Tenha um aniversário maravilhoso igual seu coração. Parabéns por mais um ano de vida!

Desejo que esta data fique marcada na sua memória para sempre e pelas melhores razões. Espero que os melhores sorrisos surjam no seu rosto e que novas e deslumbrantes sensações tomem conta de todos os instantes de hoje.

Curta muito seu dia! Aproveite em grande estilo este marco na sua vida. Rodeie-se de quem lhe traz coisas boas e divirta-se. Você é mais do que um simples cunhado: E eu gosto muito de você. Feliz Aniversário!

O Blog de Assis Ramalho também felicita o amigo Dado pela passagem do seu aniversário. Desta vida nada se leva, além do que se vive, e você é uma pessoa iluminada, Dado, porque seu coração só tem espaço para coisas boas. Agradecemos a sua amizade e desejamos saúde, prosperidade e amor em todos os seus dias! Feliz aniversário!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e mensagem: Andréa Queiroz


Em Caetés, prefeito Armando confirma voto em Paulo Câmara

Prefeito do PTB reforçou seu compromisso com a Frente Popular e disse que vai lutar pela melhor votação da região para o socialista (Foto: Andréa Rêgo Barros)

Prefeito desta cidade do Agreste meridional, Armando Duarte (PTB) confirmou, neste sábado (25), que já fez sua escolha para os próximos quatro anos: continuará no caminho dos avanços. Durante mais uma edição do Prosa Política, o petebista reuniu centenas de pessoas para cravar seu voto no dia 07 de outubro na Frente Popular, garantindo as transformações do Estado e do Brasil, com Lula presidente. Recebido com carinho pela população, Paulo reforçou as palavras do prefeito e frisou que Pernambuco vai devolver ao Brasil o presidente que mais mudou a vida dos brasileiros.

“Pernambuco vai devolver ao Brasil o melhor presidente da nossa história. Estamos com Lula, Humberto e Jarbas, reunificando a esquerda em Pernambuco para que o Brasil possa voltar a crescer. Não vamos deixar essa Turma de Temer levar Pernambuco para trás. Vamos levar Lula de volta à presidência e continuar com os avanços de Pernambuco”, disse Paulo Câmara.


Petrolândia: Hoje tem Edy Ferreira e Kinho dos Teclados no Maria Fumaça!



Quem deseja começar a semana sem morgação, tem encontro marcado com a programação do Maria Fumaça neste domingo (26).

Edy Ferreira abre a tarde musical às 13h e Kinho dos Teclados faz o fim de tarde animado da cidade, a partir das 17h.

Cada vez melhor, o Maria Fumaça espera por você na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.

Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Maria Fumaça


Armando visita feira de Paratibe com lideranças de Paulista


Foto: Leo Caldas/Divulgação

Líder da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), começou o domingo ouvindo os feirantes de Paratibe, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Com ele, estiveram o vice-prefeito da cidade, Jorge Carreiro (PV), que busca uma vaga na Câmara Federal, e o ex-deputado estadual Ramos, presidente do PTB em Paulista e candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alepe). Também acompanharam Armando o candidato a vice-governador da coligação, vereador Fred Ferreira (PSC), e os candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB).

“Fui muito bem recebido e lamento apenas as condições dos feirantes, que não têm o mínimo de infraestrutura para trabalhar. Nós queremos fazer um governo das coisas simples e isso passa por dar o mínimo de estrutura ao feirante. Precisamos ter um olhar sobre isso. Paulista é uma cidade que tem uma importância grande para Pernambuco e no nosso governo vai estar no centro da agenda do Estado”, afirmou Armando.


Construção civil de Pernambuco se adapta às novas regras de acessibilidade

Regras regulamentadas da Lei Brasileira de Inclusão para a construção civil estabelecem o incremento até 2020 de recursos em condomínios residenciais.

Com a regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão, a construção civil brasileira vai precisar se adaptar a regras que estabelecem a inclusão de recursos de acessibilidade em condomínios residenciais. As áreas comuns vão necessitar de atenção especial quanto ao assunto. Além disso, as construtoras deverão adaptar os imóveis de acordo com a demanda do comprador sem cobrar nenhuma taxa extra por isso. O prazo para que as regras passem a ser cumpridas é até 2020 e, como o ciclo da construção civil é longo, as incorporadoras já estão de olho desde já na demanda. Porém, como em Pernambuco a acessibilidade já faz parte do setor, as mudanças prometem não ser bruscas.

Segundo as novas regras, regulamentadas em julho e que começam a valer em 18 meses a partir da data, todas as áreas comuns de um empreendimento deverão contar com recursos que garantam a acessibilidade. Já o comprador que desejar ter o imóvel adaptado, poderá solicitar as alterações até o início da obra sem nenhum custo adicional para ele. As alterações serão feitas na planta em relação a dimensões internas ou número de ambientes, desde que não seja afetada a estrutura da edificação e instalações prediais. Isso vale para o uso do apartamento por pessoa com deficiência auditiva, visual, intelectual ou nanismo. Além disso, a regulamentação prevê a construção de vagas de garagem.


Cidades médias e pequenas também enfrentam problemas de mobilidade


Congestionamentos de automóveis, superlotação de ônibus, trens e metrôs são realidade em grandes cidades e fazem com que, normalmente, os problemas e soluções de mobilidade sejam direcionadas às grandes metrópoles. No entanto, cidades com menos de 100 mil habitantes, apesar de não enfrentarem essas mesmas dificuldades, também têm na mobilidade um gargalo para seu desenvolvimento, problema normalmente deixado de lado pelo Poder Público.

“Quando você fala em mobilidade, as pessoas pensam sempre em trânsito, ou transporte público lotado, no tempo que se gasta dentro do transporte público com o trânsito, no movimento moradia trabalho no início do dia e final da tarde, dificuldades encontradas nas grandes e médias cidades”, destaca o especialista em mobilidade Willian Rigon, pesquisador sobre do tema e diretor da empresa Urban System.

Segundo ele, nas cidades pequenas, os problemas de mobilidade não são menores, mas apenas diferentes. “Você tem outros tipos de problema, que é a falta de acesso ao transporte público, o tempo de demora para o transporte público chegar, a qualidade desse transporte público, porque as frotas antiquadas das grandes cidades são vendidas para cidades pequenas”, destaca.


Real volta a se desvalorizar por causa de eleições


As primeiras pesquisas eleitorais depois do registro das candidaturas à Presidência da República geraram turbulência no mercado financeiro na última semana. O dólar comercial fechou a semana cotado a R$ 4,104 na venda com alta acumulada de 4,85%. É a terceira semana consecutiva que a moeda norte-americana sobe frente ao real, chegando a patamares de novembro de 2016, quando a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos havia provocado uma tensão na economia mundial.

Uma desvalorização expressiva do real frente ao dólar tendo como principal causa as eleições era algo que não ocorria desde o pleito de 2002, vencido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o país até 2010. "Em 2002, foi a última vez que o dólar se valorizou fortemente frente ao real em decorrência das eleições, mas os efeitos daquela época foram bem piores", afirma Fábio Bentes, chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para ele, se trouxesse a desvalorização de 16 anos atrás para os dias atuais, o dólar estaria valendo cerca de R$ 7. "A desvalorização é bem menor no atual ciclo eleitoral do que em 2002", pontua.


Erupção do vulcão Vesúvio, que soterrou Pompeia, completa 1.939 anos; conheça a história

Restauradores fazem reparos em corpos petrificados, vítimas da erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C., no laboratório de Pompeia, na Itália. (Imagem: Mário Laporta/AFP)

24 de agosto de 79 d.C. Sem saber, a cidade de Pompeia, no Império Romano, encontrava seu fim. A erupção do vulcão Vesúvio surpreendeu os romanos, que não tiveram tempo sequer de fugir da lava. Lama e cinzas cobriram a cidade por 1.669 anos, até ela ser descoberta por acaso em 1748. Protegeram também o formato de construções, objetos e mesmo do corpo das vítimas, na posição exata de quando foram atingidas pela erupção. O acontecimento histórico completou 1.939 anos nesta sexta-feira, 24. 

A história de Pompeia já era conhecida desde antes de sua descoberta, graças aos escritos de Plínio, o Jovem, que narrou a tragédia que afetou também as cidades de Herculano e Estábia. Silvia Siqueira, professora adjunta de história antiga da Universidade Estadual do Ceará (Uece), relata que, quando Pompeia foi encontrada por acaso quando faziam escavações em um pasto que cobria o local, historiadores e arqueólogos relacionaram os fatos. 

“Hoje a gente sabe muito da vida cotidiana e daquela época [por causa de Pompeia]”, diz. Ela afirma que a população de Pompeia era acostumada com pequenas erupções do Vesúvio, com escapes de fumaças e cinzas. “Plinio fala que durante três dias [antes da explosão] o vulcão ficou exalando as cinzas. Mas eles já estavam acostumados”. Porém, não podiam imaginar a dimensão que a erupção poderia tomar; quando viram, já era tarde demais e não havia como fugir. 


Estudo mostra ligação entre álcool e suicídio na faixa de 25 a 44 anos

Campanha de prevenção com foco nos jovens será lançada em setembro

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) divulgado este ano em um jornal científico reforçou a ligação entre o consumo de álcool e o suicídio. Foram analisados 1,7 mil casos na cidade de São Paulo entre 2011 e 2015 a partir de exames toxicológicos e mais de 30% das vítimas apresentavam diferentes concentrações de teor alcoólico no sangue. Entre os homens essa porcentagem chegou a 34,7%. A maior parte dos analisados (49%0 corresponde a adultos jovens, com idade entre 25 e 44 anos. Dentro dessa faixa etária mais de 61% apresentavam álcool no sangue.

Desde 2012 a taxa de suicídio em brasileiros de 15 a 29 anos subiu quase 10% de acordo com a edição de 2010 do Mapa da Violência, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa mundial de mortes entre pessoas dessa faixa etária - mais de 90% estão ligados a distúrbios mentais.

Segundo o psiquiatra Teng Chei Tung, coordenador dos Serviços de Pronto-Socorro e Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, sob efeito do álcool as pessoas podem apresentar diminuição da capacidade de julgamento, do senso crítico e do autocontrole, assim como tendem a adotar comportamentos agressivos. Esse efeito pode ser ainda maior entre os adolescentes.


A volta da tradição católica que promete perdão dos pecados ao atravessar porta de igreja

É uma tradição católica que começou em 1294: todos os anos, sempre no mês de agosto, quem atravessa a porta principal da Basílica de Santa Maria de Collemaggio em Áquila, na região dos Abruzos, Itália, recebe da Igreja a indulgência plenária - ou seja, o perdão dos pecados. (Foto: Comune Dell'Aquila/Divulgação)

Até 29 de agosto, fiéis podem atravessar a porta da basílica de Áquila para terem seus pecados perdoados)

Esse salvo-conduto para o Paraíso na histórica catedral, entretanto, havia sido interrompido em 2009, quando, em 6 de abril daquele ano, um terremoto de magnitude 6,7 teve seu epicentro justamente na cidade.

A tragédia deixou 309 mortos, cerca de 1 mil feridos, 15 desaparecidos e centenas de edifícios parcial ou totalmente destruídos. Entre esses edifícios, a histórica basílica. Que, logo em seguida, começou a ser recuperada, em obras que foram concluídas em dezembro de 2017.

Neste agosto, portanto, conforme informa o Vaticano, pela primeira vez desde o terremoto de 2009, o chamado Perdão Celestino "retorna em toda a sua dimensão histórica e espiritual".

Até o dia 29 de agosto, os fiéis podem atravessar a chamada "porta santa" da Basílica de Santa Maria de Collemaggio e, assim, serem perdoados de seus pecados.


Nesta quarta (29), é lembrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo

A médica pneumologista Géssica Gomes, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl) fala sobre a importância da data, malefícios e consequências do uso do tabaco  (Foto: Pixabay)

Na próxima quarta-feira (29/08) é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data criada em 1986 busca a conscientização da população sobre os perigos do consumo do tabaco. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado um problema de saúde pública.

Um estudo recente do Ministério da Saúde, divulgado em maio deste ano, aponta que o brasileiro está deixando de fumar. Segundo a pesquisa, de 2006 a 2017 o número de fumantes diminuiu de 15,7% para 10,1%. Ainda segundo a pesquisa o consumo de tabaco nas capitais brasileiras reduziu em 36%, no mesmo período.

Apesar da redução, o consumo ainda é preocupante. A médica pneumologista Géssica Gomes, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), destaca que podemos encontrar mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e cancerígenas no cigarro, como o alcatrão e a nicotina. Ela alerta que esses elementos são encontrados na fumaça e que esta pode causar problemas sérios, como câncer e outras doenças, tanto em quem fuma quanto quem fica próximo a essas pessoas, os famosos fumantes passivos.


Indústria pernambucana usa óleo de fritura para produzir sabão

Mundo Limpo é um projeto sustentável da ASA que recicla o óleo de cozinha usado para frituras e reutiliza para produzir sabão (Foto: Mundo Limpo ASA/Divulgação)

Apesar da sustentabilidade ser um tema cada vez mais sensível à sociedade, o número de empresas que absorveram essa demanda e aplicaram esse conceito em suas políticas produtivas ainda é bastante acanhado. Quem apostou, porém, no passado nessa tendência constata que ela está ainda mais em evidência. A indústria pernambucana ASA, por exemplo, completa em 2018 dez anos do projeto Mundo Limpo Vida Melhor com um elevado grau de interação com a sociedade e projetando um objetivo ousado para coroar a data: zerar 100% dos resíduos gerados na coleta e tratamento de óleo de fritura. Atualmente, nesta década, a empresa contabiliza que ajudou a preservar cerca de 140 bilhões de litros de água devido a essa política de sustentabilidade.

O projeto visa reduzir o impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado do óleo de fritura através de ações de coletas seletivas, em parcerias com comunidades, municípios, instituições educacionais e, até mesmo, condomínios habitacionais. O material é reciclado e reutilizado no processo de produção do sabão em barra Bem-Te-Vi. "Hoje, estamos com 75% de economia circular, que significa a transformação de todos os resíduos em uma nova matéria-prima. Mas vamos zerar os impactos que ficam na ASA. A meta é até dezembro e estamos negociando a colaboração de cinco empresas para esse processo", afirma Flávia Moura, química que atua como gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental.


Petrolândia: É Hoje! 4ª Missa do Vaqueiro do Icó-Mandantes acontece neste domingo (26)


A 4ª Missa do vaqueiro do Distrito Icó-Mandantes, município de Petrolândia, se realizará neste domingo. O evento mais esperado do Distrito Icó-Mandantes e região, a Missa do Vaqueiro, vai acontecer na realização da equipe Farra de Vaqueiro, que agradece a todos os patrocinadores

Veja relação abaixo dos patrocinadores da 4ª Missa do Vaqueiro do Icó-Mandantes

Blog de Assis Ramalho
Informação: Nara Santos


Confira jogos deste domingo na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.


10h30 - Campeonato Alemão: Mainz x Stuttgart - FOX SPORTS
11h00 - Campeonato Brasileiro Série A: São Paulo x Ceará - PREMIERE
12h00 - Campeonato Inglês: Newcastle x Chelsea - ESPN BRASIL
12h00 - Campeonato Inglês: Fulham x Burnley - WATCHESPN (Internet)
13h00 - Campeonato Espanhol: Espanyol x Valência - ESPN
13h00 - Campeonato Alemão: Borussia Dortmund x Leipzig - FOX SPORTS2
15h00 - Campeonato Brasileiro Série C: Operário/PR x Santa Cruz - CBF TV (Internet)
15h00 - Campeonato Intermunicipal do Estado da Bahia: Brumado x São Desidério - TVE
15h15 - Campeonato Espanhol: Sevilla x Villarreal - ESPN BRASIL
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: América/MG x Flamengo - GLOBO e PREMIERE
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Internacional x Palmeiras - GLOBO e PREMIERE
16h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Vitória x Atlético/MG - GLOBO e PREMIERE
16h00 - Campeonato Pernambucano A2: Ferroviário x Cabense - FPF/PE TV (Internet)
17h00 - Campeonato Brasileiro Série C: Náutico x Bragantino - CBF TV (Internet)
17h15 - Campeonato Espanhol: Girona x Real Madrid - FOX PREMIUM
19h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Vasco x Chapecoense - SPORTV e PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série C: Botafogo/SP x Botafogo/PB - CBF TV (Internet)
20h00 - Campeonato Argentino: Huracán x Boca Juniors - FOX SPORTS

Confira jogos e classificação
>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Brasileirão Série C

Por: Rede Brasil de Notícias
Blog de Assis Ramalho


Confira manchetes dos principais jornais do país neste domingo 26 de agosto de 2018

 







 Neste domingo 26 de agosto de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país

A Tarde

PRF flagra mais de 60 toneladas de alimentos sendo transportados com produtos perigosos
Correio da Bahia
Suspeitos de roubar ônibus são presos ao fugir pelo mar
Tribuna da Bahia
“Sem Lula, Rui e PT perdem principal cabo eleitoral”
O Globo
Justiça revisa decisões favoráveis ao consumidor em processos contra planos de saúde
O Dia
Intenso tiroteio na Ladeira dos Tabajaras assusta moradores
Extra
Funkeiro acusado de ajudar na fuga de traficante da Rocinha é candidato a deputado federal
Folha de São Paulo
Improviso marca fim do governo de Michel Temer
O Estado de São Paulo
Ibope expõe fraquezas de presidenciáveis nas eleições 2018
Correio Braziliense
Fichas-sujas são mais da metade das contestações de candidaturas no TSE
Valor Econômico
Temer e Toffoli acertam trocar auxílio moradia de juízes por reajuste
Estado de Minas
Governo não fechará fronteira com Venezuela, diz Temer
Jornal do Commercio
Caixa reduz juros do crédito imobiliário e eleva cota de financiamento de usado
Diário do Nordeste
PM é sequestrado, torturado e atingido por dois tiros em Fortaleza
Zero Hora
Assalto a farmácia deixa dois mortos na zona norte de Porto Alegre
Brasil Econômico
Saque do PIS/Pasep pode injetar mais de R$ 10 bilhões no comércio do País, calcula CNC

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras