quarta-feira, 2 de maio de 2018

Petrolândia: Nutricionista Iara Nogueira atende na MedClinic nesta quinta-feira (03) a partir das 15:00 horas


A MedClinic - Clínica Especializada informa que a nutricionista Iara Nogueira atenderá nesta quinta-feira (03), a partir das 15:00 horas da tarde.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é 87 996273816 - 87 996302907 - 87 996497441
87 38511879

O médico Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz também avisa que iniciou atendimentos para os usuários do plano de saúde Fachesf. Além de consultas, também serão realizados exames complementares como Eletrocardiograma, Ecocardiograma Com Doppler Colorido, Teste Ergométrico, MAPA e Holter 24h.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic


Em Bodocó e Santa Cruz da Venerada, Kaio Maniçoba garante mais apoios

 

O deputado federal e pré-candidato à reeleição Kaio Maniçoba (SD) esteve em Bodocó e Santa Cruz da Venerada, no Sertão, ontem, onde recebeu novos apoios à sua pré-candidatura. Em Bodocó, o empresário Arlindo Junior declarou apoio a Kaio Maniçoba. Arlindo Junior é pai do vereador mais votado nas últimas eleições na cidade, João Vitor. Os dois são oposição à atual gestão municipal de Bodocó e também fecharam com o pré-candidato a deputado estadual Antônio Fernando, de Ouricuri.

Já em Santa Cruz, onde participou da 22ª Festa dos Vaqueiros e Tropeiros, Kaio Maniçoba obteve os apoios de Padre Paulo e Tião, que foram candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, em 2016, além do empresário Jobert Granja. "São parcerias importantes que nos ajudarão a caminhar rumo à reeleição e trabalhar ainda mais pelo povo do Sertão", destacou Maniçoba.

I formação e fotos: Assessoria/Divulgação


Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende na MedClinic nesta quinta (03), a partir das 10 horas da manhã



Nesta quinta-feira (03) o Cardiologista Dr. Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada, a partir das 10h00.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 996273816 - 87 996302907 - 87 996497441
87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Câmara recorre ao STF contra decisão que impediu visita de deputados a Lula


Sob pressão dos petistas, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, de impedir a comissão externa da Casa de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal no Paraná. A Casa alega que houve violação do princípio de separação de Poderes e prerrogativas do Legislativo.

Em 23 de abril, a magistrada vetou a entrada dos deputados, sob a alegação de que não havia motivação para a realização da diligência. A juíza também destacou que, como uma comissão de senadores já havia vistoriado a cela de Lula, não havia necessidade de nova visita de parlamentares.

Assinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental com pedido de medida cautelar propõe a anulação da decisão da juíza e autorização imediata da entrada da comissão externa na cela de Lula. A Câmara alega que a decisão da magistrada restringiu o acesso de autoridades do Legislativo e que isso fere cláusula pétrea da Constituição. "A decisão impugnada cria um obstáculo intransponível ao exercício de prerrogativa constitucional do Poder Legislativo, qual seja, a de fiscalizar e controlar os atos da administração pública", diz a petição.


Petrolândia: Cantor pankararu Gean Ramos será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta quinta (03) na Web Rádio Petrolândia


O cantor e compositor Gean Ramos, conhecido como cantor Pankararu, será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (03), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Gean Ramos é uma revelação da música nordestina e da nova geração da música popular brasileira.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, entre outros temas, Gean Ramos, deverá falar sobre sua carreira, suas conquistas, sua formação musical, sua batalha para se firmar no meio musical e o reencontro com a cultura Pankararu, que permeia sua música.

Em 2013 Gean recebeu o maior prêmio no Festival São Paulo Exposamba. O feito foi repetido em 2017. O ano de 2018 começou de uma forma muito especial, o CD da sua autoria, intitulado INVERSÕES, foi indicado para o INDIGENOUS MUSIC AWARDS, o principal prêmio do mundo, reconhecendo as realizações de artistas indígenas e profissionais da indústria musical de todo mundo.
A premiação ocorreu em maio na cidade de Winnipeg, Manitoba, no Canadá.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Jatobá: Ato do 1º de maio é realizado em defesa das comunidades Bem-querer de baixo, Bem Querer de Cima, Caxiado e Caldeirão










Nesta terça-feira, 1º de maio de 2018, Dia do Trabalhador, foi realizado grande ato em defesa das comunidades de Bem-querer de Cima, Bem-querer de baixo, Caldeirão e Caxiado, distritos de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, que desde 1994 são ameaçados de expulsão por um Decreto Judicial, que considerou que essas terras são dos índios Pankararu.

Com apoio da FETAPE, ato desta terça-feira (1º) foi realizado no povoado de Bem-querer de baixo, e contou com a participação de dezenas de famílias que clamam por seus direitos.

Agricultores e agricultoras familiares dessas comunidades, que produzem, entre outras coisas, mandioca, feijão, milho, caju, frutas nativas, como murici e umbu, tudo de forma agroecológica; e onde há uma pequena agroindústria de polpa de frutas, coordenada por mulheres, afirmam que são herdeiros de pessoas que há mais de 300 anos habitaram essas terras, sempre de forma pacífica e respeitando a comunidade indígena.

No entanto, desde o início do ano passado, o medo começou a aterrorizar a vida dessas famílias, pois houve uma ordem judicial, expedindo mandado de desocupação da área. Apesar da consciência de que precisam sair do local, as famílias estão vivenciando vários dilemas. O primeiro é que aguardam a indicação do Incra sobre as terras em que irão ser assentadas; o segundo é que consideram a indenização proposta pela Funai injusta e totalmente fora da realidade da região; e o terceiro é que nenhum dos dois órgãos reconhecem os direitos da totalidade das famílias, isto é, dizem que o número de pessoas que serão reassentadas e receberão recursos indenizatórios é bem menor.

A agricultora familiar Isabel Cristina da Silva lembra que muitas foram as mobilizações realizadas pelas quatro comunidades, para buscar resolver a situação. Também foram promovidas audiências públicas na Câmara de Vereadores. “Em todas elas, estivemos presentes para mostrar os nossos argumentos, a nossa indignação, o nosso sofrimento. ”, relata.

''Esse ato do 1º de maio foi para denunciar a falta de compromisso do Incra com a gente, por que já estamos com ordem de despejo e até o momento o Incra não comprou terra pra nós, apesar de a gente já ter mostrado que Jatobá tem local onde os moradores possam ser reassentados. Só nos resta se unir, lutar e resistir por que o mandato de despejo está aí, não temos para onde ir e as indenizações são injustas'' Disse Isabel, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.


Ver fotos >> Ato do 1º de maio em defesa das comunidades Bem Querer de Cima, Caxiado e Caldeirão 





Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da FETAPE e Isabel


Petrolândia: Correspondente bancário da Farmácia Central continua a receber contas da CELPE


A partir desta quarta-feira (02) as casas lotéricas não receberão mais pagamentos de contas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). No entanto, em Petrolândia, os clientes da CELPE continuam contando com o correspondente bancário do Banco do Brasil, instalado na Farmácia Central.

Além do recebimento de pagamento das contas de luz da Celpe, o  correspondente bancário do Banco do Brasil da Farmácia Central - com organização de Cid e Márcia - permite saques, depósitos e pagamentos de aposentadorias INSS/BB, além dos serviços de receber boletos bancários, contas da Compesa, telefone e também vende recarga de crédito de celular.

A excelente localização, no centro de Petrolândia, sempre foi o ponto forte do correspondente bancário Multiserviços do Banco do Brasil, franquia instalada na Farmácia Central, na rua Aureliano de Menezes, ao lado do Mercado Público.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Farmácia Central
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Morre mulher que teve o corpo queimado pelo ex-companheiro em Ibimirim, PE

Centro da cidade de Ibimirim-PE: Divulgação/internet

Ex-companheiro teria ido à residência de Josefa, no centro de Ibimirim, afirmando que queria conversar com a mulher e, assim que entrou na casa, jogou gasolina nos móveis e no corpo da ex-companheira.

Morreu na madrugada desta quarta-feira (2) a mulher que teve o corpo queimado pelo ex-companheiro em Ibimirim, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o homem cometeu o crime por não aceitar o fim do relacionamento.

A vítima, Josefa Maciara Leite Silva, de 20 anos, estava em casa quando o suspeito entrou no local e ateou fogo em alguns móveis e na mulher. Mesmo com o corpo em chamas, a ex-companheira do suposto criminoso abraçou o homem, que também sofreu queimaduras.

Os dois foram levados para o Hospital da Restauração, no Recife. Ela morreu na unidade de saúde, enquanto ele continua em tratamento.

Por G1 Caruaru


Petrolândia: Fluminense e Admec se enfrentam nesta quarta pela semifinal da IV Copa dos Campeões/2018; amanhã tem Palmeiras e CD Canindé


A IV Copa dos Campeões 2018 vai conhecer na noite desta quarta-feira (2) o seu primeiro finalista em duelo que será realizado - as 20 horas -  entre Fluminense e Admec, no Estádio Municipal Manoel Anísio da Mota "O Galegão".

O outro finalista sai entre Palmeiras e CD Canindé, jogo que será realizado nesta quinta-feira (03) -  as 20h - também no Estádio Municipal Manoel Anísio da Mota "O Galegão".

Os ganhadores disputam a grande final no próximo domingo (06).

A 4ª Copa dos Campeões/2018 tem a organização do IEC (Instituto Escolinha de Cristo), e o apoio da Prefeitura de Petrolândia, Departamento de Esportes de Petrolândia, Comercial Rocha, Rocha Moto Peças, Vereador Louro do Vidro, Vereador Delano, Vereador Dedé de França, Vereador Evaldo, Vereador Joilton, Professor MV Futsal, Mercado Expresso (Zé Roberto) e Said Souza.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Rosinaldo Santana (Naldinho Cancão)


Petrolândia: Azenka Cosméticos convida população para Especial Dia das Mães no próximo dia 11, no Centro Cultural

 

A azenka cosméticos em parceria com Centro Cultural de Petrolândia está convidando todas a população para uma homenagem ao Dia das Mães que será realizado na sexta-feira (11), a partir das 8 horas da manhã.

Haverá demonstração e hidratação de produtos gratuitos com apresentação do diamante joany Morais da empresa azenka cosméticos, pela primeira vez em Petrolândia.Também estará presente a equipe local azenka Cosméticos.

Durante a homenagem haverá sorteios de brindes, bingo beneficente, coreografias, danças locais, além de sorteios de brindes.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Josenildo Antônio - representante da azenka Cosméticos em Petrolândia e região
Apoio: Centro Cultural


UFRPE apresentará hoje estudo sobre novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão de PE


Nesta quarta-feira (2), em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, a Universidade Federal Rural de PE (UFRPE ) receberá a climatologista Francis Lacerda, coordenadora técnica do Laboratório de Mudanças Climáticas, do Instituto Agronômico de PE (IPA), para demonstrar novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão a partir do replantio da vegetação nativa associado ao uso da energia solar, que tem se ampliado com o aquecimento planetário. Em outras palavras, a pesquisadora, que lidera uma rede de pesquisadores no país (Ecolume) para estudar estas questões através de um projeto financiado nacionalmente pelo CNPq, tem defendido que através do recaatingamento é possível "plantar água" dentro do semiárido, "comer caatinga" e "irriga-la através do próprio sol".

O evento, que começa às 13h30 e será no auditório da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, contando com demais temas e palestrantes, é uma realização da própria UFRPE, tendo o Comitê Estadual da Reserva Brasileira da Caatinga de Pernambuco (CERBCAA) como um dos responsáveis. "Embora seja o único bioma mundial 100% brasileiro, tendo uma das maiores biodiversidades e a maior população vivendo no seu interior, a Caatinga, por está localizando numa região semiárida e economicamente pobre, continua sendo subjulgada, mas se conservada e havendo seu uso de forma sustentável, seu potencial socioeconômico e ambiental é incrível", diz Rita de Cássia, coordenadora do CERBCAA.

E, curiosamente, um desses potenciais, apesar do advento da mudança do clima que tem elevado as altas temperaturas no Sertão do NE, região que já convive secularmente com a escassez de água, é a possibilidade de "plantar água", como o projeto da Ecolume já começou os estudos e o trabalho de campo na cidade de Ibimirim em Pernambuco. O projeto, que continuará pelos próximos dois anos, será demonstrado por Francis a partir das 14h50 na UFRPE. Embora fale de forma metafórica, ela que também é doutora em Recursos Hídricos diz que é possível alcançar resultados hídricos significativos, atenuando o maior dos problemas da região através do recaatingamento, termo usado para tratar do replantio da vegetação nativa, a qual tem benefícios alimentares e de negócios.


PRF divulga Balanço da Operação Dia do Trabalhador 2018 em Pernambuco

Mais de mil pessoas foram alcançadas em ações educativas; 30 motoristas foram autuados no combate à embriaguez ao volante (Fotos: Divulgação/PRF)

Entre os dias 27 de abril e 1º de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 57 acidentes nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 41 feridos e duas pessoas mortas. A Operação Dia do Trabalhador do ano passado teve um dia a mais e foram registrados 59 acidentes, com 32 feridos e sete mortes.

Os acidentes mais graves foram dois atropelamentos, que resultaram na morte de duas pessoas. O primeiro ocorreu no domingo (29/04), no quilômetro 41 da BR 101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Um homem de idade não informada faleceu no local. Testemunhas informaram que a vítima estava bebendo antes de atravessar a rodovia. O motorista do carro realizou o teste do bafômetro e foi constatado que ele não havia ingerido bebida alcoólica. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Igarassu.

O outro atropelamento ocorreu na noite de terça-feira (01/05), no quilômetro 47 da BR 232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Um homem não identificado foi atropelado por um carro e faleceu no local. O motorista do veículo realizou o teste do bafômetro e foi constatado que ele também não havia ingerido bebida alcoólica. O condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Vitória.


Paulo Afonso (BA): Justiça suspende reintegração de posse de área ocupada por indígenas localizado às margens do Rio São Francisco

Foto: Tiago Santos
Indígenas foram retiradas de área em que ocupavam às margens do Rio São Francisco (Foto: Divulgação/ Defensoria Pública da União na Bahia)
Escola de Paulo Afonso onde os índios estão morando após reintegração de posse (Foto: Imagem/TV São Francisco)

A Justiça Federal revogou a decisão que determinou a reintegração de posse de um terreno localizado às margens do Rio São Francisco, na cidade de Paulo Afonso, norte da Bahia. Indígenas foram retirados da área no ano passado, após uma ocupação de cerca de nove meses. A reintegração foi favorável a uma construtura apontada como detentora da posse do terreno.

Após a reintegração de posse, os cerca de 170 índios da comunidade Kariri Xocó retirados do local foram abrigados em uma escola de Paulo Afonso, localizada nas proximidades do terreno antes ocupado. O imóvel havia sido desativado há cinco anos e cedida provisoriamente aos indígenas pela prefeitura.

A decisão que revogou a reintegração foi tomada em 27 de abril, após pedido do Ministério Público Federal (MPF). A sentença aponta indícios de fraude na documentação apresentada pela empresa para comprovar a posse do terreno.

A sentença também revogou uma decisão de março deste ano, que havia determinado que os indígenas saíssem da escola desativada em um prazo de seis meses. Sendo assim, com a decisão de abril, a comunidade Kariri Xocó pode permanecer abrigado na unidade escolar.

Indícios de fraude


Menina de oito anos envia áudios à PM e denuncia estupro cometido pelo pai em Bom Conselho (PE)


Um homem de 38 anos foi preso na noite da terça-feira (1º) suspeito de estuprar a filha de oito anos em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima enviou áudios para o WhatsApp da polícia denunciando os abusos sexuais cometidos pelo pai.

Ainda segundo informações da PM, o suspeito mandou a mãe da criança dormir em outro quarto para ficar só com a filha. Ele teria colocado a menina no colo, acariciado as partes íntimas e tentado tirar a calcinha dela. Quando a criança tentava gritar por socorro, o homem tampava a sua boca e a ameaçava, conforme disse a polícia.

A mãe da vítima disse que o homem, desde que a menina completou oito anos, começou a agir de forma estranha. A vítima informou ainda que o suspeito a ameaçou caso o contasse algo para a mãe.


Petrolândia: Casamento e Diplomacia - Artigo de Fernando Batista


O mês de Maio é sempre lembrado, dentre outras comemorações, como o mês das noivas. Tudo indica que seja por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores em homenagem à natureza que floresce e à primavera que por lá atinge a plenitude.

Como o noivado nos remete a casamento, é dele mesmo que trataremos. Casamento é parecido com as relações internacionais. Dois mundos se encontram nesse dia. E os interesses tão diversos, continuam diversos de tal maneira e se distanciam que, para dar certo, só a diplomacia. Ela cede aqui, ele cede ali. Hoje vence ele, amanhã ela. Às vezes há empate. É como diálogo entre duas Nações fronteiriças. Para que não haja guerra é preciso determinar bem as fronteiras e os limites um do outro. Abusos costumam custar caro.

O divórcio não é nada mais do que sintoma de cansaço. Às vezes, cansaço prematuro de quem nunca fez esforço algum para segurar uma relação. Às vezes, cansaço genuíno de quem fez tudo o que podia mas agora não pode mais. Não se aprende isso em livros. Os casais em crise é que nos ensinam. ANOTEM: O divórcio é sempre uma perda. Não faz sentido agredir os divorciados. A vida já lhes dói o suficiente. Mas nisso, até eles concordam. Não deu certo porque um dos dois perdeu ou ambos perderam a graça do namoro.


Kaio Maniçoba consegue apoio dos Coelhos


Depois de conseguir o apoio do pré-candidato a deputado estadual Antônio Fernando, em Ouricuri, o deputado federal e pré-candidato à reeleição Kaio Maniçoba (SD) se fortaleceu ainda mais na cidade. O parlamentar obteve também o apoio dos Coelhos, o ex-prefeito Chico Coelho, o ex vice-prefeito Guga Coelho e o candidato a prefeito em 2016 Lenarte Coelho.

"Essa é uma liderança importante, não só em Ouricuri, mas em todo o Araripe, um ex-prefeito de uma família conceituada que vem somar ao nosso grupo para que a gente possa caminhar, no futuro, para a nossa reeleição", afirmou Kaio Maniçoba.

Foto/informação: Assessoria/Divulgação


SP: bombeiros voltam atrás e dizem que 44 não foram localizados



o todo, 44 moradores ainda não foram localizados após o desabamento do prédio no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, informou o Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (2). Não se sabe se eles estavam ou não no edifício durante o acidente.

Dentre essas pessoas, há uma desaparecida: trata-se de um homem que estava sendo resgatado no momento da queda do prédio. Um bombeiro que tentou retirá-lo disse que, se tivesse mais 30 ou 40 segundos, teria conseguido salvá-lo. "Ele dizia: 'Me tira daqui por favor', e eu respondi: 'Calma, confia em mim'", lembra o sargento Sargento Diego.

O prédio era ocupado por 372 pessoas, de 146 famílias, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a prefeitura, 320 pessoas foram cadastradas como desabrigadas após o desabamento e 40 delas buscaram atendimento na assistência social.

Buscas e outras ações


Petrolândia: 5ª Feijoada Dançante do ECC é realizada na AVEPE com grande participação de público


Nessa terça-feira, 1º de maio/2018, feriado do dia do Trabalhador, o grupo do Encontro de Casais em Cristo (ECC) da Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia, promoveu a 5ª edição de sua Feijoada Dançante, realizada na sede da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia), na Orla Fluvial.

Mais uma vez, a sociedade petrolandense em peso prestigiou o evento do ECC, promovido para arrecadação de recursos para a Paróquia de Petrolândia.

Parabéns aos coordenadores do ECC Petrolândia e aos casais que se empenharam na organização da feijoada e do evento já tradicional em nossa cidade, que marcou positivamente o feriado de 1º de maio. Parabéns também a todos que prestigiaram e fizeram parte do agradável encontro.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BLOGAR)


Conta de luz: maio começa com bandeira tarifária mais cara


Com a entrada no mês de maio, os consumidores sentirão um aumento nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela.

O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.

Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energiaproduzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

Composto pelas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.


Em carta com tom de candidato, Lula diz que país vive 1º de Maio triste

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, encerrou o ato em Curitiba lendo a carta escrita por Lula - Foto: Marcello Casal Jr

Preso desde 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por um discurso de candidato em uma carta endereçada aos militantes, no ato a uma quadra da superintendência da Polícia Federal do Paraná, neste Dia Mundial do Trabalho.

No texto, lido pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann(PR), Lula afirmou que "o Brasil vive este 1º de Maio com tristeza, mas com esperanças"."É com tristeza que vivemos um momento onde nossa democracia está incompleta, com um governo ilegítimo no poder", escreveu.

O ex-presidente listou ainda críticas ao governo de Michel Temer, como a multidão de 13 milhões de desempregados, a revogação de direitos e uma economia que patina.

Nesse discurso de oposição, Lula disse que a "mesa já não é farta". "Vocês se lembram da prosperidade do Brasil naqueles tempos em que o Brasil ia bem e parte da imprensa reclamava? Agora, o Brasil vai mal e os mesmos falam em retomada de economia?", perguntou o petista.