quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Morte de Eduardo Campos foi uma tragédia humana e política.

Eduardo Campos em entrevista a Assis Ramalho: Foto/arquivo

A morte de Eduardo Campos é uma tragédia humana e política. O Brasil perde um dos mais brilhantes e competentes políticos da sua geração. E Pernambuco perde sua principal liderança e um governador que deixou marcas fortes na política e na gestão pública. O Brasil perde este jovem político em um momento crucial da história política brasileira tão carente de homens públicos com capacidade de negociação e de gestão e com visão estratégica e de Estado.

A morte de um líder político, ainda jovem, envolve a todos com um sentimento de perplexidade, tristeza e, para muitos, de desemparo. Ex-Secretário de Estado, Ex-Ministro, Ex-Deputado Federal e Ex-Governador de Pernambuco por duas vezes, Eduardo representava uma nova vertente de liderança política que ensaiava seu primeiro desafio a nível nacional, disputando a presidência da república, agora em 2014. Apesar de compreendermos que as instituições, em uma democracia, são mais importantes que os homens, pois se espera delas estabilidade, consolidação e perenidade que perpasse gerações, são os líderes políticos que moldam uma nação e, em muitos casos, dão sentido ao seu destino.

A democracia brasileira é ainda incipiente para os parâmetros da história e Eduardo representava importante fruto da jovem democracia e, sobre ele, muitos depositavam suas esperanças. É certo que, após o impacto da morte, a vida política nacional seguirá necessariamente seu rumo, porém mais pobre.

Revista Será
Foto: Fátima Belém

Bombeiros trabalham para recuperar destroços do avião em Santos



O Jornal Nacional desta quinta-feira (14) mostrou o trabalho de bombeiros para recuperar os destroços do avião em que morreram, na quarta-feira (13), o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas.

"Ele caiu no interior desse quarteirão. Numa área de mais ou menos 80 metros quadrados. Então, se tivesse que cair em algum local, para que não causasse mais nenhum dano, era nesse ponto", comenta Marcos

No meio do terreno se abriu uma cratera de quatro metros de profundidade. No lugar mais próximo que a equipe do Jornal Nacional conseguiu chegar do ponto exato onde o avião caiu, onde bico da aeronave ainda está sendo procurado, a gente pode ver que os bombeiros continuam procurando.

Durante o dia todos os destroços que estavam no terreno foram encontrados, inclusive a carteira de documentos do candidato à presidência Eduardo Campos. E a Polícia Federal usou um scanner para mapear a área.

Mas pedaços da aeronave se espalharam por uma área bem maior, atingindo pelo menos 15 casas e prédios. Bombeiros, Polícia Federal e Força Aérea passaram o dia recolhendo esses destroços.

Em um prédio, várias partes do avião foram retiradas de dentro de um apartamento. Funcionários da prefeitura fizeram uma montanha de pedaços.

E no pátio estava uma lente da câmara do fotógrafo que trabalhava na campanha de Eduardo Campos. Outras lentes foram encontradas dentro da academia que teve o teto destruído pelo avião. Os entulhos tomaram conta da sala de musculação e uma parede rachou.

A cozinha de uma casa que fica próxima ficou totalmente destruída. A queda do avião feriu 10 pessoas que estavam em ruas e casas da área. Nenhuma com gravidade. Uma bebê de um ano e nove meses, a única que estava internada, recebeu alta na manhã desta quinta-feira.

Na noite desta quinta-feira (14), a Defesa Civil informou que a maior parte dos moradores vai poder voltar para casa ainda nesta quinta. Dos dez imóveis que estavam interditados, oito foram liberados.

Fonte: Jornal Nacional

Brasil conquista medalha inédita em olimpíada internacional de astronomia


Na mesma semana em que Artur Ávila Cordeiro de Melo, matemático brasileiro, conquistou a Medalha Fields, o Brasil teve outra conquista na área de ciências exatas, protagonizada por alunos do ensino médio. Cinco estudantes conquistaram a medalha de prata em prova por equipe na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, conquista inédita no país. O evento, que terminou no último domingo (10), ocorreu na cidade de Suceava, na Romênia. O grupo brasileiro também obteve, nas provas individuais, duas medalhas de bronze e três menções honrosas.

A equipe desembarcou hoje (14) no Brasil, após viagem de 30 horas. “Essa competição tem nível muito elevado, e os alunos brasileiros se destacaram”, diz o coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, Eugênio Reis, que acompanhou os estudantes. Segundo ele, “esses jovens que voltam com a medalha mostram para os demais que isso é uma coisa possível; que basta se dedicar, que se tem chance”.

Ao todo, participaram da olimpíada 208 estudantes, de 39 países. O Brasil é um dos países que participa da Olimpíada desde a primeira edição. A prova de equipe varia a cada ano, e a elaboração fica a cargo do país que sedia o evento. Na última edição, os grupos tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e salvar o planeta.

Para as contas, puderam usar apenas objetos contidos em uma caixa: réguas, massa de modelar, barbante e papel milimetrado. A medalha de ouro ficou com o Canadá e a de bronze com a Lituânia.

A preparação dos estudantes vem desde o ano passado, com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, voltada para estudantes de escolas públicas e particulares. No ano passado foram 800 mil inscritos em todo o país. Os participantes que se destacaram foram convidados a continuar estudando.

Com gol de Robinho, Santos despacha Londrina e se classifica para as 8ª de final da Copa do Brasil

Atacante marca pela primeira vez em seu retorno ao Peixe, que passa sufoco, mas mata jogo no fim e avança às oitavas de final da Copa do Brasil

O Londrina deu trabalho, mas o Santos ficou com a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil graças a Robinho. Precisando de uma vitória por 1 a 0, o Peixe conseguiu mais: ganhou por 2 a 0 com bela atuação do Rei das Pedaladas, que fez um gol e deu passe para outro. O sorteio dos confrontos da próxima fase será na segunda-feira.

O Londrina foi guerreiro, chegou a dar pressão no Santos mas Robinho desequilibrou. Ganhou um gol de Damião e deu outro para Rildo, já no fim, quando o Londrina era todo pressão.

Pelo Brasileirão, o Santos tem um compromisso dificílimo no domingo: encara o líder Cruzeiro, no Mineirão. Já o Londrina volta suas atenções para a Série D do Brasileiro. Liderando o Grupo 8 com 100% de aproveitamento, o time paranaense recebe a Penapolense neste domingo, no Estádio do Café.

G1

Novo portal pretende reduzir lixo ensinando como consertar eletrônicos


Atualmente, é cada vez mais difícil encontrar eletrônicos com uma durabilidade maior do que alguns poucos anos. Além do impacto no bolso do consumidor, isso resulta na geração cada vez maior de resíduos desnecessários, já que muitos dos defeitos poderiam ser consertados.

A reportagem é de Fernanda B. Müller, do CarbonoBrasil, em 11/08/2014.

Pensando em facilitar o reparo de telefones celulares, tablets e computadores, a Microsoft e a iFixit estão divulgando um novo portal colaborativo chamado ‘Pro Tech Network’. O objetivo também é incentivar a criação de milhares de novas empresas de reparo ao redor do mundo.

A colaboração entre as duas companhias surgiu do compromisso mútuo de ampliar a vida útil dos eletrônicos.

“Juntas, a iFixit e a Microsoft estão fazendo um mundo melhor ao criar empregos, reduzir o lixo eletrônico e oferecer acesso à tecnologia”, disse Jeff Snyder, da iFixit.

“Tradicionalmente, tem sido difícil e caro ter acesso ao conhecimento para montar uma empresa de reparos em eletrônicos. A Pro Tech Network foi criada como uma solução gratuita para compartilhar esse conhecimento e permitir que qualquer um contribua”, disse a iFixit, que elaborou o Pro Tech com patrocínio da Microsoft.

A parceria entre as duas garante a disponibilização de informações atualizadas de forma gratuita e acessível, mesmo com a contínua mudança das tecnologias.

TCE julga contas de gestão de Bodocó


O Tribunal de Contas, em Sessão da Segunda Câmara, realizada na última terça-feira (12), julgou irregulares, de forma unânime, as contas do ordenador de despesas, Brivaldo Pereira Alves, prefeito do Município de Bodocó (Sertão do Araripe), relativas ao exercício financeiro de 2012.

De acordo com o voto do relator do processo (TC nº 1380135-1), conselheiro Marcos Loreto, a decisão do Tribunal determinou aplicação de multa ao gestor no valor de R$ 7.505,75, que deverá ser recolhida, no prazo de 15 dias do trânsito em julgado desta decisão, ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal.

Técnicos da Inspetoria Regional de Petrolina emitiram um relatório de auditoria evidenciando o não recolhimento de contribuições patronais e compromissos especiais ao regime próprio de previdência social – RPPS –, em época própria, deixando de recolher R$ 670.527,37.

Petrolândia: Loja Donna K lança promoção de confecções infantis, com 30 a 60% de desconto

 Loja Donna K, a loja que coloca a elegância a seus pés e veste com elegância os seus pequenos.

Fotos: Lúcia Xavier

Donna K, de Euda Campos, a loja que coloca a elegância a seus pés o ano inteiro, lançou esta semana uma grande promoção nas confecções infantis: descontos de 30, 40, 50 e até 60% nas compras à vista e condições especiais para pagamento parcelado.

Visite a Donna K e confira os produtos em promoção e as mais belos calçados, bolsas e acessórios.

Para conhecer a Donna K no Facebook, clique aqui>Facebook/Donna K



Donna K

Rua Cecília Delgado,19 - Centro
Petrolândia - Pernambuco
Telefone: 87 3851-2001
e-mail: eudacampos@hotmail.com




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Araripe: Projeto Educação e Justiça pela Paz chega ao município de Exu


Um ano depois de ter sido lançado em Araripina e chegar a oito municípios do Sertão do Araripe, o projeto Educação e Justiça pela Paz foi levado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) até Exu. Idealizado pelo promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto, o projeto busca desenvolver um trabalho de conscientização da comunidade escolar em busca da cultura de paz. Durante solenidade, realizada no dia 8 de agosto, na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Bárbara de Alencar, o procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon enalteceu a importância da iniciativa para mudança de atitude da comunidade escolar.

"A educação é o principal caminho para o enfrentamento à violência porque a maior causa da criminalidade no País está na evasão escolar e as autoridades ainda não entenderam isso", disse Fenelon, diante de uma plateia de quase mil professores e estudantes da rede pública de ensino. Por sua vez, Manoel Dias enfatizou que "a educação no Sertão do Araripe não está mais abandonada porque o Ministério Público voltou-se para as escolas da região". Em seguida, lembrou que "não trabalhamos somente com as mãos das pessoas, mas com a alma de todos que se entregam a este projeto".

Em breve pronunciamento, o prefeito Welison Jean Moreira Saraiva disse concordar com o discurso do procurador-geral de Justiça. "Estou convicto de que é só por meio da educação que poderemos mudar o mundo para melhor". Ainda durante a solenidade, a coordenadora da 17ª Gerência Regional de Educação (GRE), Maria Juscileide Lopes de Alencar, disse que "cada um de nós aqui reunidos pode dar sua parcela de contribuição para construir a paz social com a qual tanto sonhamos".

STJ mantém decisão que condena Banco do Brasil a pagar perdas do Plano Verão


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que todos correntistas do Banco do Brasil que tinham saldo na caderneta de poupança com aniversário na primeira quinzena de janeiro de 1989, período do Plano Verão, têm direto a cobrar a correção monetária.

Ontem (13), por unanimidade, os ministros da Segunda Seção reconheceram que poupadores de todo o país podem recorrer à Justiça individualmente para executar a decisão proferida a favor dos poupadores em uma ação coletiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Apesar da decisão favorável aos correntistas ter transitado em julgado em outubro de 2009, havia dúvidas sobre a abrangência da decisão, tomada pela Justiça Federal em Brasília. A defesa do Banco do Brasil alegou que a decisão tem validade somente para correntistas do Distrito Federal.

Em nota, o Idec comemorou a decisão. “A decisão do STJ está alinhada com a previsão constitucional, que proíbe a modificação de decisões já transitadas em julgado. Essa decisão só reafirma o que ficou definido desde 2009, isto é, que alcança e beneficia poupadores de todo Brasil."

Em nota à Agência Brasil, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil afirmou que vai recorrer da decisão para aguardar o pronunciamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai julgar a constitucionalidade dos planos econômicos da década de 90.

Caminhão-frigorífico chega ao IML para armazenar corpo de Eduardo Campos

Outras seis vítimas de acidente aéreo serão acondicionadas em veículo.
Reconhecimento de restos de candidato e equipe são feitos na capital

Escoltado por motos da Polícia Militar, um caminhão-frigorífico chegou ao prédio do Instituto Médico-Legal central de São Paulo, na região da Avenida Paulista, na tarde desta quinta-feira (14). O veículo vai ser usado para armazenar os restos mortais do candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e de sua equipe, que morreram em um acidente de avião em Santos, no litoral paulista, na quarta (13).

O veículo de grande porte parou na Rua Teodoro Sampaio, ao lado de uma das entradas do IML. Ainda não se sabe se o caminhão vai ser usado para transportar os cadáveres, pois a liberação deles deve ser feita entre dois e três dias.

O acidente matou sete pessoas: o candidato, o piloto e o copiloto e quatro colegas de campanha do presidenciável. Agora, de acordo com Alckmin, o objetivo é liberar todos os corpos ao mesmo tempo. "Estamos fazendo um grande esforço. Dona Renata (mulher de Campos) nos pediu que todos fossem feitos juntos", disse Alckmin.

Onze sacos com fragmentos de corpos dos passageiros e da tripulação da aeronave já foram levados à sede do Instituto Médico-Legal (IML) na região central de São Paulo.

Sepultamento do corpo de Eduardo Campos e assessores está previsto para domingo

O fotógrafo Alexandre da Silva Severo e o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho (Percol) serão velados ao mesmo tempo que Eduardo Campos.

O corpo do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos tem previsão de ser enterrado no Cemitério de Santo Amaro na tarde do próximo domingo. A informação foi repassada pela secretaria de imprensa do Governo do Estado nesta quinta-feira. O assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho (Percol) e o fotógrafo Alexandre da Silva Severo serão velados ao mesmo tempo que Eduardo Campos. Haverá missa campal em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, na área central do Recife. O enterro está programado para as 16h.

Os restos mortais de seis das sete vítimas do acidente começaram a ser identificados nesta quinta em São Paulo e devem chegar no fim desta sexta ou no na manhã do sábado.
A definição da liberação dos corpos ocorreu após reunião entre o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Eduardo será enterrado no mesmo túmulo do avô Miguel Arraes, que morreu em 13 de agosto de 2005.

>Confira Especial sobre o ex-governador Eduardo Campos

Fonte: Jornal do Commercio

Petrolândia: Compesa avisa falta d'água para conserto de cano estourado na Quadra 01, nesta sexta-feira (15)

Água é desperdiçada há aproximadamente um mês
Fotos: Lúcia Xavier

A gerente da Loja de Atendimento da Compesa em Petrolândia, Aparecida, comunica à população que o fornecimento de água terá que ser suspenso imediatamente, a partir da manhã desta sexta-feira (15), para a realização de conserto na tubulação da Quadra 01, onde houve estouramento de um cano.

O estouramento ocorreu há cerca de um mês, porém, por falta do material na Regional de Floresta, responsável pelo conserto, passaram-se semanas de desperdício ininterrupto de água tratada, sob constantes reclamações da comunidade.

O fornecimento de água será normalizado tão logo o serviço seja concluído.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Compesa de Petrolândia

Marina é “um grande nome” para substituir Campos, diz governador de Pernambuco


Após se reunir com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na sede do governo paulista, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, disse que o partido deve continuar com candidato próprio na disputa presidencial e que Marina Silva “é um grande nome” para suceder o ex-candidato Eduardo Campos, morto ontem (13) em um acidente de avião. Apesar disso, ressaltou que a substituição de Eduardo Campos ainda será discutida pelo PSB.

“A decisão do partido será tomada quando terminarem todas as conversações. A Marina é um grande nome, sem dúvida que é. Mas o partido vai começar a discutir, a amadurecer essa decisão, e anunciará o mais rapidamente possível, apesar do momento de dor que passamos. Temos um prazo político legal e temos que obedecer à lei”, disse o governador.

Segundo o governador pernambucano, seu partido trabalha com dois prazos: o legal, estabelecido pela Justiça Eleitoral, e o político. “O prazo legal [determinado pela Lei Eleitoral para que o partido apresente um sucessor] são dez dias, e quanto ao político, temos que ter a consciência de que o [programa] eleitoral começa dia 19. O partido está começando a se organizar”.

Nota de pesar da Secretaria de Educação de Petrolândia


A Secretaria Municipal de Educação vem externar seu mais nobre sentimento de pesar, dor e tristeza pelo falecimento trágico do Candidato a Presidência da República Eduardo Campos. Político honrado, Esposo amado, pai exemplar, são adjetivos que enaltecem a pessoa de Eduardo Campos.

A pessoa física não está mais entre nós, mas o seu legado deixado, sobretudo, como Governador do Estado de Pernambuco, sendo eleito o melhor Governador de Estado por duas vezes permanecerá para sempre em nossa memória.

Fique com Deus, Eduardo Campos.

Informações: Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia

Miguel Anacleto afirma que há uma ditadura da mídia no Brasil

Sabatinado na terça (12/8), Anacleto (PCB) se disse honrado em ter sido o primeiro candidato na história de Pernambuco a ser indagado pelos blogs

Fazendo parte da série de entrevistas agendada com os candidatos a Governador de Pernambuco, Miguel Anacleto - do Partido Comunista Brasileiro, participou na última terça-feira (12) da iniciativa promovida pela Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, numa ação pioneira no País, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual estão sendo entrevistados pela primeira vez na história pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela rede mundial de computadores.

A sabatina com os candidatos acontece todas as terças e quintas de agosto com a participação dos blogueiros de todas as microrregiões do Estado diretamente da Sede da AblogPE, no Centro do Recife, entre às 19h e 20h, havendo interação através das redes sociais com o link do youtube.com/ablogpe.

Miguel Anacleto da Silva Junior, de 56 anos, casado, é formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Rural de Pernambuco e é filiado ao seu atual partido por mais de trinta anos. Ele nunca chegou a disputar um cargo eletivo, mas já foi Diretor do Sindicado dos Bancários, e também Coordenador do movimento Ação da Cidadania Contra a Fome, fundado pelo ativista Herbert de Souza, também conhecido como Betinho. Atualmente Anacleto além de bancário do setor público, é presidente do Instituto Brasileiro de Amizade e Solidariedade aos Povos.

O Candidato foi sabatinado pelos Blogs A Voz da Vitória, Fé e Cidadania, Informe PE e o Olinda Hoje, quando na oportunidade sentenciou a concentração da informação nas mãos da ‘Velha Mídia’ e avaliou que há no mundo um oligopólio dos meios de comunicação sob a condução do poder econômico. “Na verdade, deixando de ser delicado, existe uma ditadura dos veículos de comunicação no Brasil e no Mundo. Aqui há uma reprodução da bestialização coletiva que des – informa o povo. Diante deste contexto, surge com muita saúde uma contraofensiva das chamadas mídias alternativas que não têm permitido que sejamos reféns dos interesses das grandes mídias. Seguramente vocês que estão associados à AblogPE são um belo exemplo deste avanço no setor da comunicação”, asseverou Anacleto.

Família condiciona enterro de Eduardo Campos à liberação dos demais corpos


Casa da família de Eduardo Campos, no bairro Dois Irmãos, em Recife: visita de amigos e familiares e presença constante da imprensa à porta.

Os familiares do candidato à Presidência da República Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira em acidente aéreo, condicionaram a liberação do corpo com a dos demais mortos no jatinho particular, informou o colunista do Globo, Merval Pereira. Em conversa com o primeiro vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, a viúva do pesebista, Renata, disse que aceitaria a liberação dos restos mortais sem maiores análises para o enterro de Campos, mas que não quer que isto aconteça sem que o mesmo ocorra com os outros seis que morreram no voo.

Amaral ainda revelou ao colunista que o governador Geraldo Alckmin disse ser provável a liberação do corpo nesta sexta-feira, o que confirmaria o enterro no sábado, conforme a previsão da família do presidenciável.

Enquanto esperam a definição, familiares recebem as visitas de amigos e políticos em casa.Os visitantes salientam que a esposa de Campos, Renata, e os cinco filhos do casal, ainda que abalados com a tragédia, estão serenos.

O Globo

'Ideais do meu pai são futuro do Brasil', diz João Campos

João Campos - filho de Eduardo Campos - é consolado pelo tio, Antônio Campos

O filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos, João Campos, de 20 anos, disse nesta quinta-feira (14) que o país não pode deixar morrer os ideais de seu pai. João Campos era seu companheiro insparável nas campanhas desde pequeno e vinha sendo preparado por Eduardo para entrar na vida política.

"Perdi um pai e um líder, mas tem que se dar um jeito para que a bandeira dele não caia porque os ideais dele são o futuro do Brasil ".  A frase foi dita ao primo Joaquim Pinheiro, durante visita à família, na manhã desta quinta-feira.

Segundo Pinheiro, João e a família vivem um clima de perplexidade, ainda sem entender o que aconteceu. "A família está procurando um ajudar aos outros para não perder o chão", disse ele na saída. (O Povo Online)

Notícias relacionadas (clique para ler) 
>Filho de Eduardo Campos, João Campos, pode ser o sucessor do pai
>Eduardo Campos foi entrevistado por Assis Ramalho em março deste ano

Petrolândia: Café da manhã reúne equipe da PROJETEC, PLENA e CODEVASF no Projeto Apolônio Sales



Na manhã desta quinta-feira (14), foi realizado café da manhã no Centro Administrativo do PASA - Perímetro de Irrigação Apolônio Sales, com a Equipe da PROJETEC, PLENA e CODEVASF- 3/ªSR, organizado por Alba Fernanda L. de Carvalho (PROJETEC).

Estiveram presentes Hugo Leonardo Ferreira da Rocha da 3ª/GRI/UAP e o Coordenador da PROJETEC em Petrolina, Roberto Livera.


Informações/fotos: Alba Fernanda/Divulgação

Por que o Dudu e não outro político?

Eduardo Campos (Foto: Assis Ramalho)

Por Anselmo Gois - colunista do Jornal O Globo

"Com tanto FDP por aí, por que morre logo Eduardo Campos?" Essa foi a primeira reação de uma pessoa ao meu lado no momento em que chegou a notícia da tragédia que vitimou o jovem político pernambucano aos 49 anos. Logo depois, o mesmo desabafo explodiu nas redes sociais, com a insensatez que o meio oferece, agregando comentários do tipo “Por que não foi o fulano que morreu?”, citando esse ou aquele político asqueroso.

O mesmo tipo de raciocínio ferino eu ouvi bastante em dezembro do ano passado, quando, depois de lutar contra um câncer havia quatro anos, morreu Marcelo Deda, 53 anos, governador de Sergipe. Deda, a exemplo de Campos, era uma vocação rara, nestes tempos de estiagem de política de brilho e decência.

É aí que eu quero chegar. Além da tragédia pessoal, morreu um jovem promissor em sua profissão, pai de cinco filhos, um deles com síndrome de Down, há uma tragédia política colossal. Campos e Deda representavam, com seus defeitos — que nos momentos de consternação são empurrados para debaixo do tapete —, exceção num quadro caquético de homens públicos, notadamente na Câmara e no Senado.

Quem assiste — mesmo pela TV em noites de insônia — a uma sessão da Câmara ou do Senado sabe do que estou falando. Esta geração nova de políticos, com exceções, claro, é formada por uma breguice sem limites, gente mais preocupada em implantar cabelos na cabeça do que ideias. O Senado virou uma grande Câmara de Vereadores, com suas excelências mais preocupadas com o buraco da rua de sua cidade do que com o que as ruas pensam sobre o futuro da nação. A Câmara dos Deputados, sob a liderança do PMDB, é palco, muitas vezes, de tenebrosas transações.

A família de Eduardo Campos está de luto. A política também, que, apesar da certa cachorrada, é a forma mais civilizada que o homem encontrou para gerir a sociedade.

Ancelmo Gois - colunista do jornal O Globo

Prefeitura Municipal de Petrolândia divulga decreto de luto oficial pela morte de Eduardo Campos

DECRETO Nº 799/2014

Ementa: Decreta luto oficial e dá outras providências

O Prefeito do Município de Petrolândia, Estado de Pernambuco, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 49, VII da Lei Orgânica do Município, e 

Considerando o falecimento do Ex-Governador do Estado de Pernambuco Dr. EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS, ocorrido em 13 de agosto deste ano,

DECRETA:

Artigo 1º Fica decretado luto oficial nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2014.

Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito, 13 de agosto de 2014

LOURIVAL ANTONIO SIMÕES NETO
PREFEITO

Publicado no quadro de avisos desta Prefeitura Municipal, nesta data e no local de praxe, nos termos do art. 54 da Lei Orgânica Municipal. 

Petrolândia, 13 de agosto de 2014.

JUCILENE MARIA DE SÁ SIMÕES
SECRETÁRIA DO GOVERNO

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop já dispõe de banho, tosa e hospedagem para o seu animal

Tony Ferraz - médico veterinário - proprietário da Agroshop Farmácia e Petshop 

A Agroshop Farmácia e Petshop, que já era especializada em Petrolândia em atendimento clínico e cirúrgico para animais de pequeno, médio ou grande porte, agora também dispõe de banho, tosa e hospedagem para o seu animal.

Na Agroshop o pecuarista tem serviços diferenciados, como obtenção de atestados sanitários e atendimento de laboratório veterinário, com exame de Tuberculose, Brucelose, AIE (Anemia Infecciosa Equina) e Mormo.

A loja de produtos veterinários também comercializa rações, medicamentos e ampla lista de produtos de cuidados terapêuticos e cosméticos para animais.

Com novas instalações e oferecendo maior comodidade para os seus clientes, a AGROSHOP FARMÁCIA e PETSHOP está localizada em Petrolândia na Rua Arthur Vieira Lima, próximo ao Loja Bazar das Flores, rua que dá acesso a Casa de Peças do empresário Geraldo Melinha.

A AGROSHOP FARMÁCIA e PETSHOP tem a organização do médico veterinário Dr.Tony Ferraz.(CRMV-PE 2611)

Notícia relacionada (clique para ler): 

Petrolândia: Hospital Dr. Francisco Simões de Lima divulga nota de pesar pelo falecimento de Eduardo Campos


Há horas em nossas vidas que somos tomados por uma enorme sensação de inutilidade, de vazio. Questionamos o porquê de nossa existência e nada parece fazer sentido. Começamos a vida em perda e nela continuamos. Ao perdermos o aconchego do útero, ganhamos os braços do mundo. Ele nos acolhe: encanta-nos e nos assusta nos eleva e nos destrói. E continuamos a perder e seguimos a ganhar. Perdemos primeiro a inocência da infância. A confiança absoluta na mão que segura nossa mão, porque alguém ao nosso lado nos assegura que não nos deixará cair... E ao perdê-la, adquirimos a capacidade de questionar. Por quê? Perguntamos a todos e tudo. Abrimos portas para um novo mundo e fechamos janelas, irremediavelmente deixadas para trás. Nascer, crescer, adolescer, amadurecer, envelhecer, morrer... Palavra difícil de entender, compreender e aceitar. É assim que hoje nos sentimos...

Ao sabermos da morte de nosso ex-governador Eduardo Campos, ai olhamos esta foto, do ano de 1990 onde tudo começou Eduardo Campos e seu avó Miguel Arraes em campanha para deputado estadual. Paramos novamente e voltamos a nos perguntar. Por quê? Um grande líder político , grande homem, um exemplo a ser seguido, partiu tão cedo nos deixando órfãos... Mas não iremos desistir do nosso BRASIL por que acreditamos no que ele mesmo nos ensinou, e nos fez acreditar. Assim o Grupo de Humanização do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, vem deixar nossas condolências a família de nosso eterno governador e a todos brasileiros, estamos de LUTO.

Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

"Vamos lutar pelo Brasil": poema do petrolandense Alexandre Sertão em homenagem a Eduardo Campos


VAMOS LUTAR PELO BRASIL
(a Eduardo Campos, em memória) 

O Brasil, em especial o Estado de Pernambuco 
Está neste instante de luto 
Uma grande tristeza invade os nossos corações 
Ontem vivemos fortes emoções 
Perdemos um filho ilustre, um homem culto, cheio de encantos 
O nosso jovem e brilhante 
Líder Político, Eduardo Campos. 

Partiu um sertanejo forte, arrojado, destemido 
Deixando o povo brasileiro entristecido 
Parte de maneira rápida e trágica 
Deixando em cada um de nós uma grande marca 
De um homem que lutou pelos seus ideais 
Acreditando que é possível fazer mais. 

Acreditava nos sonhos, buscava as realizações 
Era candidato a presidente na próximas eleições 
Mostrando seu plano de governo, e projetos 
Acreditando que tudo iria dar certo 
Mas o inesperado aconteceu 
Não foi essa a vontade de Deus 

Eduardo Campos partiu 
Deixando saudade pra: Família, amigos, adversários, e para o Brasil 
A esperança de mudança no momento adormeceu 
Mas nós devemos pedir força para o nosso Deus 
E com o sonho de uma nação melhor devemos seguir 
Porque Eduardo Campos disse: “Do Brasil não devemos desistir”. 

Meus sinceros sentimentos a Família do Eduardo Campos e às famílias das outras vítimas. 

Alexandre Sertão 
Poeta de Petrolândia em 14.08.2014.

Petrolândia: Sandro Ramos envia nota de pesar por vítimas do acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos


Lamentamos a Morte de Eduardo Campos e demais vitimas do acidente aéreo ocorrido nesta quarta feira em Santos SP. 13/08/2014.

Pedimos ao Senhor Deus, Criador e sustentador de todas as coisas, que conforte os corações de todos os familiares e brasileiros.

Que o Senhor Deus sobre todos derrame paz.

Sandro Ramos (Petrolândia - PE)

Túmulo de Miguel Arraes começa a ser preparado para receber Eduardo Campos

Eduardo Campos será enterrado no mesmo velório de seu avô, Miguel Arraes

As atividades começaram cedo no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. Logo no início da manhã desta quinta (14), funcionários do cemitério começaram a preparar o túmulo de Miguel Arraes para receber o seu neto, Eduardo Campos, falecido na última quarta (13).

Por enquanto, as ações que estão sendo feitas no local são de reparo, como limpeza, pintura e manutenção do solo. Ainda não há uma informação oficial sobre quando será o enterro de Eduardo Campos. A informação de que Campos será enterrado no túmulo do seu avô Miguel Arraes, falecido exatos nove anos antes, foi dada pelo irmão de Eduardo, Antônio Campos.

CASA - Na residência de Eduardo Campos, localizada no bairro de Dois Irmãos, também houve movimentação na manhã desta quinta. Tanto a viúva, Renata Campos, quanto a mãe de Campos, Ana Arraes, passaram a noite no local, e foram visitadas por familiares e amigos de Eduardo Campos que foram prestar suas condolências na manhã desta quinta (14).

Alguns dos nomes a aparecer à residência foram Sileno Guedes, presidente estadual do PSB (partido presidido por Campos), Aguinaldo Fenelon, procurador-geral de Justiça de Pernambuco, e Pedro Eurico, secretário estadual da Criança e da Juventude.

Folha de Pernambuco

Ônibus capota e deixa 40 trabalhadores rurais feridos no Sertão de PE

Ônibus transportava trabalhadores rurais para Petrolina (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal)

Um ônibus capotou e deixou cerca de 40 pessoas feridas na madrugada desta quinta-feira (14) em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo transportava trabalhadores rurais da cidade de Lagoa Grande para Petrolina, também no Sertão. O acidente ocorreu no quilômetro 172.

Ainda segundo a polícia, um dos pneus do veículo teria estourado e provocado o acidente. Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para várias unidades de saúde da região. Eles sofreram apenas ferimentos leves e o estado de saúde deles é considerado estável.

A polícia informou ainda que o veículo passará por uma perícia para identificar as causas do acidente. O motorista deve ser ouvido.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Lula chora ao ligar para mãe de Eduardo Campos; Confira especial sobre o ex-governador



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem ao Recife para o funeral do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Na quarta-feira, 13, depois de conversar por telefone com a mãe do candidato do PSB à Presidência, Ana Arraes, o ex-presidente decidiu viajar para Pernambuco.

Lula gravava programas eleitorais para candidatos do PT em uma produtora no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, quando recebeu as primeiras notícias, ainda não confirmadas, sobre a queda do avião no qual viajava Eduardo Campos, que foi ministro de Ciência e Tecnologia de seu governo.

De acordo com pessoas que acompanhavam o ex-presidente Lula em São Paulo, ele interrompeu as gravações e passou a buscar notícias mais precisas sobre o acidente. Quando chegou a confirmação de que todos os passageiros da aeronave, inclusive o candidato do PSB ao Palácio do Planalto, haviam morrido, Lula, extremamente emocionado, telefonou para Ana Arraes e chorou ao telefone.


Ao desligar, ainda consternado, o ex-presidente comentou com as pessoas que acompanhavam a gravação sua tristeza em relação a Ana Arraes, à viúva de Campos, Renata, e aos cinco filhos do ex-governador de Pernambuco. Segundo essas pessoas que estavam com Lula, o ex-presidente não fez comentários sobre possíveis impactos políticos da tragédia.

Policial militar é assassinado a tiros na zona rural de Itaíba, no Agreste

Policial, que estava de folga, trabalhava em Garanhuns (Foto: Divulgação/Blog Agreste Violento)

Um policial militar de 31 anos foi assassinado a tiros nessa quarta-feira (12) na zona rural de Itaíba, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, Newmo Karlos Phernandes Valença, estava de folga e bebia com amigos em um bar, no Distrito de Negras, quando um homem teria chegado a pé e efetuado vários disparos contra ele.

Ainda segundo a polícia, o PM foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Arcoverde, no Sertão, e em seguida transferido para Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito fugiu e até o momento, não foi localizado. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), também no Recife.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Agendas dos candidatos e a campanha da coligação Pernambuco Vai Mais Longe estão suspensas por 7 dias


Em respeito à memória do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente da República Eduardo Campos (PSB), e das demais vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em São Paulo, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe informa que estão suspensas, por 7 dias, até a próxima terça-feira (19), todas as agendas dos candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e a senador, João Paulo (PT). As atividades de campanha de rua da chapa majoritária também estarão interrompidas até esta data, bem como o trabalho dos comitês, carros de som e militantes.

Assessoria de Imprensa do PTB

Bombeiros encontram carteira e documentos de Eduardo Campos

Objetos estavam juntos de restos mortais encontrados na escavação.
Corpo de Bombeiros explica que corpos e fuselagem estão compactados.

As equipes de busca do Corpo de Bombeiros encontraram, na manhã desta quinta-feira (14), uma carteira e documentos do canditado à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), que faleceu após o avião em que estava cair na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A aeronave em que estavam o ex-governador de Pernambuco e mais seis pessoas caiu na manhã da última quarta-feira (13).

Segundo o capitão Marcos Palumbo, os objetos estavam juntos aos restos mortais que foram localizados durante uma escavação no terreno. "Às 5h10, a equipe conseguiu localizar parte de um corpo e uma carteira. Verificamos que era do candidato Eduardo Campos", anunciou Palumbo.

Ainda de acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, os restos mortais estão compactados na região onde caiu a aeronave, o que tem dificultado as buscas. "Foram cavados alguns metros cúbicos de terra e areia onde encontramos pedaços de fuselagem que foram destruídos no momento do impacto. Ali temos uma área que não é delimitada pelos corpos das vítimas. Eles estão bem separados. Ainda tem pedaços de corpos que são encontrados de forma aleatória. Eles estão muito compactados na terra do quintal da casa", explicou o bombeiro.

Três caminhos diante de Marina Silva


"Os dilemas de Marina serão decisivos para sua trajetória pessoal. Mas lançam luz sobre algo muito mais importante: o declínio dos sistemas políticos atuais, da democracia de “baixa intensidade” que ainda não fomos capazes de superar", escreve Antonio Martins, jornalista, em artigo publicado por Outras Palavras, 13-08-2014.

Eis o artigo.

A morte trágica de Eduardo Campos, a apenas 50 dias das eleições de 3 de outubro, deixa em aberto a disputa pela presidência do Brasil.

Volta todas as atenções, num primeiro momento, para Marina Silva, a vice de Eduardo que optou por não concorrer ao Palácio do Planalto há dez meses, quando trocou o posto promissor de segunda colocada nas pesquisas por um projeto de médio prazo – o de construir sua Rede ao abrigo do PSB.

O falecimento de Eduardo frustra este projeto. Obriga a ex-professora secundária a se expor ao eleitorado antes de constituir uma base sólida – e após o desgaste que sofreu perante parte da militância, decepcionada em face de sua escolha pragmática e moderada. Como não há vida para trás, Marina está agora diante de uma oportunidade e uma angústia imensas. Só não disputará a Presidência se não o desejar — porque alijá-la seria desmoralizante para quem o fizesse. Mas que postura assumir, como postulante ao poder? Há três cenários básicos – e uma vasta combinação de possibilidades intermediárias. Vale sondá-los.

Na primeira hipótese, Marina reencarna a condição de candidata anti-establishment, com a qual deixou o ministério do Meio-Ambiente no governo Lula, disputou a presidência em 2010 e angariou uma legião de apoios, em especial entre a juventude desacreditada do sistema político. Ela parte de um patamar importante, caso deseje sustentar esta postura. Nas últimas pesquisas em que foi apresentada aos eleitores, no início de abril, mantinha-se em segundo lugar na corrida ao Planalto, com 27% das preferências – doze pontos acima de Aécio Neves. Além disso, estava em ascensão.

Da comunicação comunitária à economia social


“Um sistema organizado em rede é um processo dinâmico. Pensar a trama social como uma rede e vislumbrar redes organizativas implica em uma mudança na estrutura de pensamento para formas mais flexíveis, abertas e com maior horizontalidade, resgatando a solidariedade como valor central”, comentam os comunicadores sociais Walter Isaía eMauro Limas, em artigo publicado por Página/12, em 13-08-2014. A tradução é do Cepat.

Segundo os autores, "é necessário pensar ações para fortalecer as experiências de trabalho coletivo do setor da economia social e solidária e da comunicação comunitária".

Eis o artigo.

Todo processo social e político implica uma dimensão comunicacional. Nesse sentido, o desenvolvimento que a economia social e solidária vem realizando, há décadas, requer especial atenção acerca de vínculos, interações, intercâmbios e promoção das diferentes ações do setor. Tais processos costumam ser relegados diante das urgências que os diferentes atores enfrentam e que tornam mais difícil o trabalho associado, coletivo, cooperativo, que é um fator chave para o seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental examinar o setor da economia social e solidária à luz dos processos comunicacionais.

Hoje, as sociedades e as relações sociais são pensadas em rede. E como em toda rede, o trabalho das organizações no âmbito da economia social e solidária e a comunicação comunitária é um processo dinâmico de interações, que as organizações atravessam (e pelas quais são atravessadas) constantemente. Um processo complexo de configuração entre a unidade e a diversidade, a estabilidade e a mudança, a autonomia e a amarração, a individuação e o sistema, que requer também o propósito de fazê-lo de forma “produtiva”, para o bem do coletivo e de cada um dos atores. Esta articulação é fundamental para a construção e fortalecimento do campo da economia social e solidária e a comunicação comunitária, e de sua proposta justa, solidária e integradora.

Recife: comitê de campanha amanhece com faixas pretas e clima é de tristeza

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O principal comitê de campanha do PSB no Recife amanheceu hoje (14) com faixas pretas nos muros, em luto pela morte do candidato do partido à Presidência da República, Eduardo Campos, que morreu ontem em acidente aéreo em Santos (SP). Os pouco colaboradores que foram ao local, no bairro Parnamirim, tinham semblante abatido e vestiam camisas pretas.

O coordenador de Infraestrutura do comitê, Gustavo Melo, informou que a campanha está suspensa por tempo indeterminado. “A campanha está parada, como se o exército perdesse o seu líder.” Ainda sem definição sobre o futura da chapa, correligionários foram orientados a recolher material de campanha com a foto de Eduardo Campos espalhado nas ruas da capital.

“Mais de 90% das nossas peças têm a foto de Eduardo. Tínhamos uma programação, um cronograma e tudo foi abortado. O momento agora não é de campanha. É de luto e tristeza. Está todo mundo abatido”, acrescentou Melo.

Nas ruas da capital pernambucana, o sentimento também é de tristeza e incredulidade. O vigilante Luiz Antônio Cândido disse à Agência Brasil que “ficou sem ação” com a tragédia. Segundo ele, a cidade praticamente parou depois da notícia do acidente. “Pernambuco parou. Não registrei nenhum carro. Hoje também está muito diferente do normal”, comentou o vigilante.

Frases do dia 14/08/2014: Coletânea IHU On-Line


Roda

“Dirigentes do PSB terão hoje as primeiras conversas sobre o destino da candidatura. O ex-ministro Roberto Amaral viajou para São Paulo. Primeiro vice-presidente do partido, ele é o substituto imediato de Campos” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 14-08-2014.

Tensão

“Amaral e Marina já tiveram fortes atritos. Em 2013, ele declarou que a Rede seria um partido "fundamentalista, religioso e preconceituoso". Marineiros temem que ele agora defenda uma adesão a Dilma Rousseff (PT)” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 14-08-2014.

Luto, luto oficial e feriado. As regras do luto oficial.

Luto oficial não significa obrigatoriamente feriado. 

Tem sido frequente - como frequente é a morte - que as pessoas confundam luto com folga ou feriado. O luto oficial pode ou não vir acompanhado de feriado ou ponto facultativo, conforme decreto expedido pela autoridade competente. Há regras específicas para a decretação do luto oficial.

De acordo com matéria publicada na coluna Para Entender Direito, do jornal Folha de S. Paulo, em 31/03/2011, na qual tratava o luto oficial pela morte do vice-presidente da República, José Alencar, o luto oficial é uma forma de manifestação de tristeza da nação e um reconhecimento dos serviços prestados pelo morto ao país. Acrescenta que durante o luto oficial a bandeira nacional é hasteada em todas as repartições públicas do governo que a decretou (federal, estadual ou municipal), e ela é sempre hasteada a meio mastro. Além disso, coloca-se um laço de crepe na ponta da lança se ela estiver sendo conduzida em alguma cerimônia.

Continua a reportagem, dizendo que, exceto no caso do presidente da República – cujo luto é de 8 dias – os demais são de 3 dias. Mas o Decreto 70.274/72, que trata do assunto, diz que o luto oficial pode, em casos excepcionais, ser estendido por até sete dias, quando a pessoa que morreu prestou relevantes e notáveis serviços ao país. Mas há um detalhe interessante: o artigo 88 do Decreto determina que “no caso de falecimento de autoridades civis ou militares, o Governo poderá decretar as honras fúnebres a serem prestadas, não devendo o prazo de luto ultrapassar três dias”. Reparem que esse artigo se refere a autoridades. Autoridade é quem tem alguma forma de poder público formal, ou seja, dado pela lei. Um ex-presidente já não é uma autoridade. Embora não seja autoridades, é praxe o presidente decretar luto oficial quando uma figura pública – e não só uma autoridade pública – morre. É por isso que, vez por outra, vemos luto oficial para desportistas, líderes sociais etc.

Em Petrolândia, por absurdo, o instrumento que tem sido usado ultimamente para "homenagear" servidores públicos falecidos é a suspensão do atendimento à população, sem um decreto de feriado ou ponto facultativo que lastreie a interrupção dos serviços públicos. Por mais "abalados emocionalmente" que estejam os colegas de trabalho do falecido, o servidor público é uma extensão do poder que representa, tem deveres (muitos!) para o exercício de sua função e um deles é respeitar o princípio da impessoalidade. Isso significa que seus sentimentos e interesses particulares não devem sobrepor o interesse e a necessidade da coletividade a ser atendida. Luto ou luto oficial, fique bem claro portanto, não é feriado nem ponto facultativo, sem um decreto que determine o luto oficial e o feriado/ponto facultativo. Interromper os serviços públicos, nesses casos, é desrespeito não apenas à comunidade, mas também à memória do falecido que dedicou sua vida ao bom exercício de sua função pública. 

Blog de Assis Ramalho com informações da Folha de S. Paulo

João Campos, conselheiro do TCE é homenageado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco


O conselheiro e Ouvidor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), João Campos, recebeu nesta quarta-feira (13) no Tribunal de Justiça de Pernambuco a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, a mais alta comenda da Corte. Também foram agraciados o governador João Lyra Neto, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o desembargador federal Marcelo Navarro (TRF da 5ª Região), a deputada Raquel Lyra e o advogado João Bosco Tenório. A comenda é concedida anualmente na data de aniversário do TJ, que completou nesta quarta-feira 192 anos de criação.

As medalhas foram entregues durante sessão solene realizada na sala do Pleno e presidida pelo desembargador Frederico Neves. Compuseram a mesa dos trabalhos, entre outras autoridades, o governador do Estado, o prefeito da capital e o conselheiro Carlos Porto (que representou o TCE). O conselheiro Marcos Loreto e o procurador geral Cristiano Pimentel do Ministério Público de Contas também prestigiaram a solenidade.

A mais alta condecoração instituída pela Justiça pernambucana divide-se em três graus: Grão-Colar (Alta Distinção), Grande Oficial (Ouro), Comendador (Prata) e Cavaleiro (Bronze). Ao todo, vinte e cinco personalidades foram agraciadas com a comenda, que é conferida a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário e a servidores e magistrados que tenham se destacado pelos serviços prestados à Justiça.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo

Governador de Pernambuco, João Lyra Neto, divulga nota de pesar e decreta luto oficial de sete dias


Ainda chocado com a tragédia, em nome do povo de Pernambuco, lamento profundamente a morte do ex-governador do Estado, Eduardo Campos, político que deixa um legado de serviços prestados, principalmente aos mais pobres. Sinto neste momento uma enorme dor, e a vejo compartilhada com todos os que conheceram Eduardo Campos e passaram a admirá-lo, nestes anos de dedicação à vida pública.

Nossos profundos sentimentos à família de Eduardo Campos. Peço a Deus que conforte sua esposa, Renata, e seus filhos Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel, além do seu irmão, o advogado Antônio Campos, e sua mãe, a ministra Ana Arraes. Sei como este momento está sendo difícil, mas consola saber o exemplo de filho, irmão, esposo, pai e homem público que deixou para sua família. Também minhas condolências aos familiares das demais vítimas do acidente: Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Pedro Almeida Valadares Neto, Alexandre Severo Gomes, Marcelo de Oliveira Lyra, Geraldo da Cunha e Marcos Martins.

Eduardo conseguiu dar dimensão nacional e internacional a Pernambuco com sua forma inovadora de governar, colocando o estado na agenda da política nacional. Como líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) conseguiu unir diversas lideranças em torno de um projeto de mudança para o Brasil.

Pesquisa investiga trabalhadores expostos a agrotóxicos


Elaborar orientações e subsídios para o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde do trabalhador a populações expostas a agrotóxicos, visando contribuir para a efetivação dessas ações pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) rurais. Esse foi o objetivo do estudo desenvolvido pelo aluno do Mestrado Profissionalizante em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Roque Manoel Perusso Veiga, sob orientação do pesquisador Carlos Minayo Gómez.

A reportagem é publicada pela Agência Fiocruz de Notícias, 13-08-2014.

O foco da pesquisa foi o Cerest do município de Primavera do Leste (MT), um dos berços do agronegócio no país, que detém altas extensões de plantio em áreas de soja, milho e algodão e utiliza de forma maciça agrotóxicos. “Isso vem trazendo consequências danosas à saúde da população brasileira, além de causar danos à natureza pela degradação dos recursos naturais não renováveis, destruição da flora e fauna e poluição das águas, solos e do ar”, alerta o aluno.

O Brasil é um dos líderes mundiais em consumo desse pesticida, ocupando o primeiro lugar desde 2008, consumindo quase 1/5 de todo o agrotóxico produzido no mundo, e respondendo na América Latina por 86% dos produtos comercializados

Filho de Eduardo Campos, João Campos, pode ser o sucessor do pai


João Campos em conversa com Assis Ramalho (Fotos: Lúcia Xavier)


João Henrique Campos, de 20 anos, pode se tornar o sucessor natural do pai, Eduardo Campos, após o falecimento deste. O nome do jovem já vinha ganhando aos poucos notoriedade política em Pernambuco.

O segundo filho do ex-governador acompanhava com frequência a agenda do pai, principalmente quando o evento se realizava aqui no estado de Pernambuco.

Foi o que aconteceu em março deste ano, quando João Campos esteve em Petrolândia, quando o então governador Eduardo Campos veio ao nosso município para inauguração do Posto Avançado de Bombeiros na cidade.

Na oportunidade, em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, João Campos disse que ainda era cedo para pensar em um futuro político, em ser o sucessor do pai, mas disse ter gosto pela política e que não descartava a oportunidade de no futuro disputar um cargo.'

''Esse ano (2014) não. Meu objetivo principal agora é me formar em engenheiro, e depois vamos pensar em uma futura carreira política'', disse João Campos, que ainda afirmou ser muito emocionante ver nas cidades do Interior o quanto o seu avô Miguel Arraes ainda é lembrado com carinho pelo povo.

Com a morte do pai, João Campos pode antecipar as suas pretensões políticas.

Notícia relacionada (clique para ler)
>Eduardo Campos foi entrevistado por Assis Ramalho em março deste ano

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier