23 novembro 2024

Confraternização de Natal reúne educadoras autoras da "1ª Coletânea dos Professores de Petrolândia: Memórias afetivas"


Na noite da última quinta-feira (21), na Pizzaria Forno a Lenha, na Orla Fluvial de Petrolândia, aconteceu a animada confraternização de Natal das educadoras que vão participar da "1ª Coletânea dos Professores de Petrolândia; Memórias afetivas", a ser lançado em 2025. O encontro foi organizado pela Profª Aparecida Rodrigues (Cida), responsável pelo projeto de edição do livro e incentivadora da escrita criativa. 

Juntamente com Cida, participaram da confraternização as professoras Graça, Elizabeth Ferraz, Alba, Nádia, Erika, Divanice e Jussara. Outros oito professores não puderam comparecer, por motivo de força maior. A conselheira municipal de Política Cultura Lúcia Xavier Ramalho, do Blog de Assis Ramalho e Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, participou do evento como convidada. O blogueiro e radialista Assis Ramalho participou do encerramento do encontro. 

Em clima de Natal, além de saborear pizzas e drinques, a confraternização contou com a tradicional troca de lembrancinhas. No encerramento, balões dourados foram soltos ao ar para simbolizar boas energias e realização de projetos em 2025. 

De acordo com Cida, a "1ª Coletânea dos Professores de Petrolândia; Memórias afetivas" é um resgate das histórias dos professores de Petrolândia, com o fim de eternizar suas atuações na área. O livro está em fase de escrita, planejamento e captação de patrocínios, porém, desde já as educadoras anseiam pelo lançamento, com noite de autógrafos. Interessados em apoiar o projeto podem entrar em contato pelo nùmero (87) 99992-6555. 

2ª Coletânea dos Poetas de Petrolândia - Ex-diretora de Cultura do município, Cida Rodrigues articulou o lançamento da primeira coletânea com obras de poetas da cidade, em 2000. No encontro, a educadora informou que após o lançamento do "1ª Coletânea dos Professores de Petrolândia: Memórias afetivas", que conta com lista de espera de professores autores, o próximo projeto será o lançamento da segunda coletânea dos poetas, obra pela qual já está sendo cobrada a dar continuidade.

Confira no vídeo. 


Veja mais fotos abaixo. 

Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – 22 de novembro é o Dia do músico - Recordar é viver! fotos de Relíquia da Banda Happy Man; o 'conjunto' que revolucionou os anos 70 e 80 dos petrolandenses

 

Fig. 01. Banda Happy Man, no carnaval de 1984. Da esquerda para direita. Em pé: Paulo, Louxa, Isaque, Luiz, Nenêm, Dudé, Osvaldo e Geody. Sentados: Antônio, Divacy, Cláudio de Izinha, Miguel e Zezinho.  In memoriam dos Músicos: Josemir Ramalho, Osvaldo Souza, Albênis Carlos, Cláudio de Izinha e José Pedro – Dudé.

Fig. 02. Banda Happy Man, no Grêmio Lítero, em Petrolândia, em 1978. Da esquerda para a direita: Paulo (de Mariêta) , Isaque, Josemir, Divacy, Flávio, Osvaldo, e José Cícero.
A fotografia é cortesia de um petrolandense.

22 de novembro é o Dia do Músico. Em alusão a essa data importante o Blog de Assis Ramalho presta homenagem a uma das bandas - na época Conjunto - que marcou a história dos petrolandenses

A Banda Happy Man trouxe, na época, nos anos 70 e 80, uma linguagem cultural acessível com um vasto repertório de músicas populares. Hoje, na ausência de áudios e de vídeos da época, as fotografias são indícios valiosos que nos revelam e transmitem testemunhos e evidências históricas. Podemos dizer que as fotografias nos guiam em sintonia com os depoimentos e as lembranças desse passado pertinente a “velha” Petrolândia.

Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!

Se você tem uma foto histórica da velha Perolândia no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (87) 9.9955-1186

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Há 9 anos partia João Batista Costa (Joãozinho de Dedinho)

 


Neste sábado, 23 de novembro de 2024, completam-se nove anos do falecimento de João Batista Costa, filho de José Costa (seu Dedinho) e Maria Costa (dona Luguinha). Joãozinho, como era mais conhecido, foi uma verdadeira perssonalidade de Petrolândia. Foi polêmico, mais sempre defendeu as causas justas. Foi desportista, funcionário público, e ao partir aos 55 anos deixou um legado de amor à família e amigos. 

Saudades!

Blog de Assis Ramalho

RECORDAÇÃO!  VEJA  ABAIXO FOTOS DE ARQUIVO DO  BLOG DE ASSIS RAMALHO

Joãozinho entre amigos durante a festa 'Filhos e Amigos de Petrolândia' Na foto - Tadeu Flamengo, Assis Ramalho, Edson Madera, Joãozinho e João Lira
Fotos: Lúcia Xavier Ramalho

Fotos: Lúcia Xavier Ramalho

Blog de Assis Ramalho

Conheça o passeio a igreja parcialmente submersa de Petrolândia com apresentação da jornalista petrolandense Jailma Barbosa

Conheça o passeio a igreja parcialmente submersa de Petrolândia com apresentação da jornalista petrolandense Jailma Barbosa

Blog de Assis Ramalho - Apresentação: Jailma Barbosa

SAIBA SOBRE JAILMA BARBOSA

Jailma Barbosa da Silva é uma jornalista natural da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco

</

Jailma Barbosa pssui graduação em bacharelado em comunicação social-jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2011) e MBA Internacional em Gestão e Marketing pela Faculdade do Vale do Ipojuca- Caruaru (2015). Atualmente é repórter - TV Jornal- Afiliada SBT onde tem forte atuação no Jornalismo Popular. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão. Foi estagiária na produção da Rede Globo Nordeste e produziu diversas reportagens nacionais especiais. Também foi repórter da TV Asa Branca-afiliada Globo, onde além de repórter também era produtora e editora de vídeo. Acompanhou a maior seca do sertão nordestino, emplacando matérias semanais sobre o tema para o Globo Rural da Rede Globo

Blog de Assis Ramalho.

Técnicos da Fundarpe visitam igreja submersa em Petrolândia; ‘situação delicada’, diz Gerente de Preservação

Igreja submersa corre o risco de desabar em Petrolândia. — Foto: Samyr Oliveira

Representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e demais órgãos responsáveis pela igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco estiveram na cidade para verificar a atual situação do local que corre o risco de desabar. 

Segundo a prefeitura, o poder municipal solicitou uma visita técnica em caráter de urgência à Fundarpe. A equipe que chegou ao município na última quarta-feira (20), permaneceram realizando fiscalizações até a sexta-feira (22). Também estiveram presentes autoridades da Chesf para que sejam avaliados os danos e debatidas possíveis soluções.

>>>  Clique aqui e veja matéria com vídeo sobre a vistoria realizada na igreja submersa em Petrolândia

Técnicos da Fundarpe visitam igreja submersa em Petrolândia; local corre risco de desabamento



Foto: Samyr Oliveira

Técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estão em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, para avaliar a situação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, parcialmente submersa no Lago de Itaparica. O local, que atrai turistas, enfrenta risco de desabamento.

A prefeitura solicitou uma visita técnica urgente à Fundarpe, que enviou sua equipe na quarta-feira (20). Os trabalhos devem continuar até sexta-feira (22). O objetivo é inspecionar os danos e buscar soluções para preservar a estrutura.

A gerente de Preservação do Patrimônio da Fundarpe, Cristiane Feitosa, explicou que o governo foi alertado sobre o risco. "Após a visita, a Fundarpe deve emitir uma manifestação técnica no intuito principalmente de dar orientações e deliberar também algumas medidas que devam ser adotadas pra no mínimo promover alguma estabilização ou proteção", afirmou ao telejornal AB1, do Grupo Asa Branca.

A igreja, construída no antigo centro de Petrolândia, emergiu após a queda do nível do rio em 2014 e se tornou ponto turístico. No local, são oferecidos passeios de lancha, catamarã e mergulhos. Contudo, a falta de reparos ameaça a estabilidade da construção.
Situação administrativa

De acordo com a presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Paula Rubens, a igreja é patrimônio da União, sob guarda da Chesf, e está em processo de tombamento. Desde 2021, a Chesf havia se comprometido a instalar boias de isolamento, implementadas em junho de 2023, mas a medida não foi suficiente para evitar os riscos.

"São três processos administrativos. Em 12 de abril de 2023, o IGHP denunciou o risco de desabamento", disse Rubens.

Preocupação do setor turístico

O mergulhador Samyr Oliveira, que há 14 anos trabalha com passeios turísticos na região, relatou preocupação com a estrutura. "Vi a parte de trás começar a desabar e gravei um vídeo para denunciar. Nada foi feito. Se a igreja cair, o turismo da cidade acaba", afirmou.
Esforços em andamento

Prefeitura de Petrolândia

A prefeitura disse por meio de nota que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus encontra-se em processo de tombamento pela Fundarpe. O procedimento em questão foi comunicado à Chesf através da notificação nº 059/2021 GP – Fundarpe, a qual é a detentora da posse da edificação parcialmente submersa.

A nota ainda diz que a gestão municipal buscou e conquistou, por esforços em conjunto com a Chesf, a sinalização por meio de boias sinalizadoras. "Entretanto, ainda existe o risco iminente do desabamento do nosso cartão postal".

Sendo assim, o município solicitou uma visita técnica em caráter de urgência à Fundarpe. Uma equipe técnica está programada para comparecer ao local nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Também estarão presentes autoridades da Chesf para que sejam avaliados os danos e debatidas possíveis soluções.

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

O MPPE disse que segundo a Promotoria de Justiça de Petrolândia, foi instaurado um procedimento para apuração dos fatos, que se encontra em fase de instrução.

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

A Eletrobras Chesf, em relação à Igreja Submersa do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Petrolândia , informa que realizou instalação de boias e dispositivos de sinalização náutica especiais, visando delimitar a área de segurança da edificação.

A Empresa confirma a sua participação na visita técnica prevista para os próximos dias, promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da FUNDARPE, com o objetivo de colaborar no levantamento de informações técnicas para adoção de medidas futuras de conservação e reparos, associados à estrutura. A Eletrobras Chesf ressalta o respeito pela história e a cultura do povo de Petrolândia e por toda a região em que atua.

Por: CBN Caruaru