terça-feira, 21 de julho de 2015

Petrolândia: Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva é inaugurada no Sítio Atalho. Confira biografia política do homenageado.


Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva (Fotos: Assis Ramalho)

Vídeo em homenagem a Petro. Veja biografia no final desta matéria.
Prefeito Lourival Simões e Naná, filha de Petro, descerraram a placa de inauguração

Empresário Lourinho, genro de Petro, fez os agradecimentos em nome da família
Vereador Juarez Patriota, autor do Projeto de Lei que deu nome à escola.

Família Pedro Cavalcante da Silva (Petro) prestigiou o evento

A Prefeitura de Petrolândia realizou na tarde dessa segunda-feira (20) a inauguração da Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva, localizada no povoado Atalho, na área rural do município.

Com a presença da vice-prefeita Janielma Rodrigues, secretária interina de Educação, Bernadete Matias, além de muitos familiares e parentes de Pedro Cavalcante, o saudoso Petro, o descerramento da placa de inauguração do novo estabelecimento da Secretaria Municipal de Educação, foi feito pelo prefeito Lourival Simões e pela empresária Anna Cavalcante (Naná), filha do homenageado.

A cerimônia aconteceu na data de aniversário natalício de Petro e foi bastante prestigiada pela comunidade da área, que conheceu as instalações da escola e assistiu a um vídeo relembrando a trajetória de vida do homenageado.

No cerimonial conduzido por Cida Rodrigues, o primeiro a falar foi o vereador Juarez Patriota, autor do Projeto de Lei que deu o nome de Pedro Cavalcante da Silva à escola, com aprovação por unanimidade.

O empresário Lourival Leal Rodolfo (Lourinho), genro de Petro, falou em nome da família do homenageado, destacando o benefício trazido para a comunidade do entorno do Sítio Atalho com a inauguração da escola.

Abreviado por um incidente, a cerimônia foi concluída com rápido pronunciamento do prefeito Lourival Simões entregando a nova obra de sua administração ao povo de Petrolândia. O prefeito tinha como destaque o anúncio oficial de lançamento de um novo programa de Petrolândia para beneficiar a comunidade escolar do município, com a construção de quadras poliesportivas em escolas da área rural.

Após a inauguração, foi servido um lanche à comunidade, inclusive o doce de gergelim, preferido de Petro.

Para ver fotos da inauguração da Escola, clique>Inauguração da Escola Pedro Cavalcante da Silva

Petro (Foto da família)
BREVE BIOGRAFIA POLÍTICA DE PEDRO CAVALCANTE DA SILVA
Descendente da família portuguesa Cavalcante e Albuquerque, nasce aos 20 de julho de 1919, no Sítio Mata Cabra, em Petrolândia, o Pedro Cavalcante da Silva, popularmente conhecido como Sr. Petro, filho de André Pereira da Silva e Nila Cavalcante Albuquerque.
Em 1942, casa-se com Tereza Angelina de Carvalho e passa a residir no Sítio Mundo Novo. Dessa união, originou a família Cavalcante de Carvalho com o nascimento dos seus 15 filhos: Naná, Renilde, Zuza, Antônio, Paulo, Nila, André, Crenilde, Marlene, Francsico e Adolfo Cavalcante de Carvalho e os já falecidos Tezinho, Angelina, Geraldo e Celso Cavalcante de Carvalho.
Criou e sustentou a sua família como agricultor, pecuarista e comerciante. Era muito conhecido em toda região inclusive nas cidades de Arcoverde e Delmiro Gouveia onde realizava vários negócios de compra e venda de algodão, mamona e couro.
Embora tenha sido um homem simples, buscou sempre ensinar os principais valores da vida aos seus filhos como humildade, lealdade, honestidade e compromisso para com o próximo. Com a mãe, seus filhos aprenderam a ter vergonha, com o pai, aprenderam a ter palavra. Dizia que palavra dada era palavra empenhada!
Aos 40 anos de idade, no ano de 1959, Petro resolve entrar na política, filiando-se ao partido da União Democrática Nacional (UDN), no qual conquistou sua primeira vitória política como vereador, sendo um dos mais votados, tomando posse em novembro de 1959. O prefeito eleito nesse ano foi o Sr. Rui Pedro Aquino.
Nessa época vereador era um cargo não remunerado. Petro gostava de seu trabalho por ter o apoio da comunidade e por seguir uma ideologia igualitária, buscando o bem comum para o seu município.
Destarte, os anos se passam e, mais uma vez, Petro é eleito para representar a população petrolandense, agora no ano de 1968, pelo partido ARENA, antigo União Democrático Nacional, atual DEM.
Petro consegue continuar ajudando seus conterrâneos com o apoio do prefeito José Gomes de Avelar, mais conhecido como Zé Gominho.
Sua trajetória política foi baseada no carisma, cumplicidade partidária corroborada pelo seu comportamento sempre ético, adquirindo respeito e admiração de todos os que acreditavam na sua visão política.
Após dois mandatos, Petro decide se desligar da política e apresenta seu genro, Lourival Leal Rodolfo, mais conhecido como Lourinho, para ser o seu sucessor político na Câmara de Vereadores, sendo este eleito em 1972, juntamente com o prefeito José Araújo da Silva, popularmente chamado de Zé de Caboco.
Lourinho, foi vereador por seis mandatos consecutivos, de 1972 a 2000 tendo dois mandatos estendidos.
Em 2000, chega a vez de Lourinho também se afastar da política e, para dar continuidade ao trabalho, lança seu filho Luciano Leal como seu legatário, o qual foi eleito por dois mandatos seguidos em 2000 e 2004.
Luciano seguiu os passos do avô e do pai, dando continuando a mais de 40 anos de trajetória política familiar.
Atualmente, o único representante da família na política é seu neto, Isaac Cavalcante de Carvalho, que está no segundo mandato de prefeito da cidade baiana de Juazeiro.
Em Petrolândia, a família não tem nenhum representante com mandato, mas continua ajudando a população petrolandense com muita honra e compromisso, mostrando e seguindo os ensinamentos de Petro.
Petro é considerado pela família Cavalcante de Carvalho e por todos que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com ele, um exemplo de vida, garra, coragem, determinação, honestidade, amizade e lealdade.
No Facebook, Rita de Cássia Viana Barros deixou o seguinte comentário, que tomamos a liberdade de publicar aqui, dada a importância e riqueza de informações do conteúdo.

"Homenagem mais que merecida. Aquela comunidade onde a Escola Municipal recebeu o nome de Pedro Cavalcante da Silva está localizada, a maioria das pessoas que ali residem, conviveram e compartilharam muitos momentos junto com ele, que apesar de residir no Mundo Novo, era uma pessoa muito especial e presente na vida de cada um do povo da Lagoinha. Dia 20 de julho, data do seu aniversário! Dia em que o senhor Petro tinha uma enorme satisfação de comemorar o seu aniversário, iniciando agradecendo sua vida com a celebração de uma missa, onde amigos, familiares e vizinhos dos sítios próximos, já esperavam por aquele dia, por que seus convidados, eram todas as pessoas que lembravam e iam nessa data mais que especial para essa confraternização que era o seu aniversário. 
"Após a missa, continuava aquele dia festivo com o o famoso mungunzá, churrasco, galinha de capoeira, bebidas e as guloseimas sem igual, como o doce de gergelim, caju e o bolo feito por tia Nila Cavalcante e Renilde. Nessa festança em comemoração a mais um ano de vida, todos passavam o dia. Parabéns a todos os seus familiares, que de maneira honrosa receberam essa homenagem especial, que foi a escola que ontem inauguraram, recebendo o nome de Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva. Parabéns à comunidade do sitio Atalho por terem recebido essa escola tão sonhada a mais de 15 anos. Não posso esquecer de agradecer ao prefeito Lourival Simões, por ter atendido os anseios daquele povo, a muito tempo esperavam em ver os seus filhos estudando em um prédio escolar, saindo do sufoco de uma escola improvisada em uma casa. Que esse espaço educacional, seja de fato um local de transmissão e troca de saberes, de valores morais, éticos e religiosos, para que assim possam enaltecer e seguir os exemplos da pessoa que era o Senhor Pedro Cavalcante da Silva. Popularmente seu Petro. Homem digno de respeito, carater e moral."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Oportunidade de emprego para pessoas com deficiência: Empresa contrata leituristas para várias cidades do Interior de Pernambuco


CGB Engenharia busca candidatos PCD – Pessoa com Deficiência, para trabalhar como leiturista, profissional que faz a leitura e a entrega das contas de energia. 

Há vagas para Petrolândia, Petrolina e outras cidades do interior de Pernambuco.

Os interessados deverão manter contato pelos telefones: (87) 3866-6950 (87) 3863-0644, e enviar currículo para rh@cgbengenharia.com.br.


CGB Engenharia
Uma empresa com história sólida e olhos voltados para o futuro

Petrolândia: Concluintes recebem certificados do curso de Ar Condicionado Automotivo ministrado pelo Senai/Pronatec


Na noite da última quinta-feira (16), foi realizada a entrega de certificados aos 31 concluintes do Curso de Ar Condicionado Automotivo, promovido em Petrolândia pelo Senai/Pronatec, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). 

A solenidade aconteceu no Centro Cultural Hildebrando Menezes, com a participação da equipe da Sedetur, em cerimonial conduzido pela Diretora de Turismo da Sedetur, Hislaine Menezes.

A coordenadora do Núcleo de Qualificação da Sedetur, Silvânia comunica aos interessados em participar de cursos ofertados pelo Senai/Pronatec no município a comparecer à Sedetur e preencher a ficha de cadastro.
A Secretaria de Desenvolvimento Ecônomico e Turismo (Sedetur) está localizada na Rua Dom Pedro II, 07 (1° andar do Cartório de Notas), esquina com a Av. Auspício Valgueiro Barros, no centro da Petrolândia.

Informações/fotos: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Júlio Cavalcanti quer melhorias na saúde do Estado


O deputado Júlio Cavalcanti, líder do PTB na Casa Joaquim Nabuco, vai solicitar uma audiência com o Governador Paulo Câmara e com o secretário de Saúde, José Iran, para tratar sobre a Saúde no Estado. O motivo da reunião são as inúmeras queixas que o parlamentar vem recebendo, em suas andanças por Pernambuco, e também por meio de suas redes sociais. São várias denúncias das pessoas sobre a péssima situação dos hospitais do Estado – em especial o Hospital Regional de Arcoverde. 
 
Mas o deputado Júlio Cavalcanti alerta que o problema da saúde não se restringe a uma região do Estado. Está em todo Pernambuco. O parlamentar destaca que o Hospital Regional de Arcoverde, por exemplo, está neste momento passando pela segunda intervenção. “Não adianta chamar interventor pra resolver a situação de caos que se encontra o Hospital de Arcoverde se não injeta dinheiro na unidade para solucionar. O débito já ultrapassa um milhão de reais”, afirma o parlamentar. Entre os problemas do Hospital Regional de Arcoverde estão a falta de medicamentos e de material de uso contínuo, a falta de médicos e a demora no atendimento. O Hospital Regional de Arcoverde atende mais de 35 mil habitantes dos municípios que compõem a VI Geres.

“Não é possível que numa unidade tão importante, responsável pela saúde de tantas pessoas da região do Moxotó, não tenha nem gaze, como já foi denunciado por um médico de lá. Há um registro, feito no mês de junho, que mostrava que não havia clínicos, pediatra, cirurgião, anestesista e traumatologista. Só tinha um médico obstetra, mas não podia fazer muita coisa, pois estava sem equipe. Isso obriga a transferência dos pacientes para outros municípios, colocando em risco a vida das pessoas, não apenas pela demora no atendimento, mas também por ter que percorrer a BR 232, que está em péssimo estado de conservação”, diz Cavalcanti.

Crises hídricas tendem a se agravar, afirma especialista

Além de seca e inundações, há aumento da toxicidade da água. Os medicamentos e cosméticos utilizados pela população lançados e dissolvidos pela água e não são retidos pelos sistemas de tratamento hidrológico. Recentemente descobriu-se que estações de esgoto estão acumulando bactérias resistentes aos antibióticos lançados na água, o que representa um problema de saúde pública.

A crise hídrica que algumas regiões do Brasil estão enfrentando atualmente não é um fenômeno atual, mas já vem ocorrendo há muito tempo no mundo e é caracterizada não apenas pela seca e a falta de água em regiões, como o Sudeste do país, mas também por extremos hidrológicos, como as inundações que estão acontecendo na região Sul.

A reportagem é de Elton Alisson, publicada pela Agência FAPESP e reproduzido por EcoDebate, 20-07-2015.

A avaliação foi feita por José Galizia Tundisi, presidente honorário do Instituto Internacional de Ecologia (IEE), em uma conferência sobre gestão de recursos hídricos realizada na quinta-feira (16/07), durante a 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Aberta no domingo (12/07), a reunião ocorreu até o sábado (18/07), no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

De acordo com Tundisi, as crises hídricas, como as observadas no Brasil nos últimos anos, vêm acontecendo em diferentes partes do mundo há séculos e começaram a ficar mais acentuadas a partir da metade do século 20.

Ex-presidiário é assassinado dentro de casa em Belém do São Francisco, no Sertão de PE


Um homem, de 26 anos, foi morto em sua residência nesta segunda-feira (20), em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. A vítima é um ex-presidiário e vivia na fazenda Riacho da Porta, na Zona Rural do município. O Corpo de Bombeiros de Serra Talhada, também no Sertão do estado, precisou ser acionado para retirar o corpo, por a região ser de difícil acesso.

De acordo com a Polícia Militar, a sogra da vítima informou que estava no quintal quando ouviu disparos. Ela teria se escondido em um matagal próximo e voltou para a casa após um tempo. A testemunha contou que encontrou o corpo do genro no quarto.

Segundo a PM, o homem recebeu vários tiros de revólver e de arma de grosso calibre. A sogra não soube informar quantas pessoas participaram do crime. Os suspeitos estão foragidos.

G 1 Petrolina

Ex-prefeito do Recife, João Paulo é nomeado novo superintendente da Sudene


A presidenta Dilma Rousseff nomeou hoje (21) João Paulo Lima e Silva para comandar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A nomeação do novo superintendente foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

À Sudene cabe promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste e fomentar a integração competitiva da região nos mercados nacional e internacional. / Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Ele assume o cargo em substituição a José Márcio de Medeiros Maia. A exoneração de Maia também está publicada no Diário Oficial.

João Paulo foi prefeito do Recife por dois mandatos consecutivos, em 2000 e 2004. Em 2010, foi eleito deputado federal por Pernambuco. Filiado ao PT desde 1979, ele disputou uma vaga para o Senado nas eleições de 2014, mas não foi eleito.

À Sudene cabe promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste e fomentar a integração competitiva da região nos mercados nacional e internacional.

Do JC Online

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz Lima, cardiologista, atende nesta quarta-feira (22) na Endocardio a partir das 08h30


O cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende nesta quarta-feira (22) a partir das 08h30 na Endocardio, em Petrolândia, no consultório da Odontomedic (Dr. Eudes Fonseca), na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no centro da cidade.

A Endocardio oferece serviço médico especializado, com profissionais qualificados para cuidar da sua saúde, atuando na prevenção e tratamento de doenças como infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol e triglicerídeos), doenças da tireóide, diabetes, obesidade, deficiência de crescimento na crianca e alterações hormonais. A Endocardio conta também com nutricionista e ortopedista.

Além de consultório, a Endocardio conta com equipamentos para realização de exames complementares para sua segurança e maior comodidade. Os exames disponíveis na Endocardio são Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, MAPA, Holter 24h, Ultrassonografia de Carótidas e Vertebrais e Ultrassonografia de Tireóide.

Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clinica do Dr. Eudes Fonseca)
Petrolandia - PE

Marcações para consultas e exames complementares
(87) 3851-2246 / (87) 9193-8770
e-mail: endocardio@outlook.bom
Fanpage Facebook: www.facebook.com/pages/Endocardio-Endocrinologia-Cardiologia

 

Esquema teria desviado pelo menos R$ 80 mil de prefeitura no Serão da PB, diz MP


Pelo menos R$ 80 mil foram desviados dos cofres da prefeitura de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, segundo o chefe do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Octávio Paulo Neto. Segundo ele, os valores podem ser ainda maiores porque o MP ainda vai fazer um levantamento do material apreendido na manhã desta terça-feira (21) em uma operação realizada pelo MP em conjunto com a Polícia Militar e a Controladoria Geral da União (CGU) na prefeitura de Monte Horebe e em residências e empresas do município e das cidades de Bonito de Santa Fé e João Pessoa.

Segundo Octávio Paulo, pelo menos 30 pessoas estão envolvidas no esquema de desvio de dinheiro público, entre elas a atual prefeita de Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias (DEM), o ex-prefeito do município, Erivan Dias Guarita (PPS) e o secretário municipal de Administração, Erivaldo Jacó de Sousa. O Tribunal de Justiça da Paraíba determinou que, a partir desta terça, os três estão impedidos de chegar a até 100 metros de prédios públicos da cidade por tempo indeterminado. Os outros suspeitos seriam funcionários fantasmas e pessoas que emprestavam os nomes para a criação de empresas de fachada que participavam das licitações.

Tragédia escolar indígena


Em meio à poeira que sobe do chão de terra no barracão de madeira, meninos da etnia Nambikwara tentam aprender tabuada. Um quadro-negro improvisado e carteiras quebradas completam o cenário de abandono da escola indígena de Comodoro (MT). A realidade mato-grossense é apenas uma amostra do que se repete nos 3.138 colégios indígenas no Brasil. Um terço deles não conta sequer com prédio escolar, definido pelo governo federal como a estrutura de padrões mínimos para realização de atividades educacionais.

A reportagem é de Renata Mariz, publicada pelo jornal O Globo, 19-07-2015.

Sem espaços físicos adequados, grande parte das escolas indígenas funciona na casa dos professores, em armazéns, e até embaixo de árvores. A fonte de água para quase metade dos estabelecimentos vem de rios, igarapés ou córregos. Luz elétrica pública só chega a pouco mais de 40% dos colégios, e apenas 49% trabalham com algum tipo de material didático específico da cultura indígena. Os dados são de levantamento do Grupo de Trabalho (GT) Educação Indígena do Ministério Público Federal (MPF).

Denominado MPF em Defesa da Escola Indígena, o projeto levantou dados a partir do Censo Escolar 2014, aplicado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais (Inep) anualmente. Em seguida, começou a fazer inspeções em escolas dentro de terras indígenas devidamente regularizadas. As visitas revelaram que a precariedade mostrada pelos números era muito pior de perto. Na primeira parada da equipe do MPF, ainda no perímetro urbano de Tabatinga (AM), alunos estavam sendo dispensados mais cedo por falta de merenda.

Arrecadação do Estado de PE terá corte de R$ 1 bilhão, diz Paulo Câmara

Paulo Câmara em entrevista a Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)

A crise vai provocar uma redução de R$ 1 bilhão na arrecadação do Estado em 2015, segundo o governador Paulo Câmara (PSB). “No Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) serão cerca de R$ 700 milhões (a menos) e no Fundo de Participação dos Estados (FPE) algo em torno de R$ 300 milhões”, resume o governador, acrescentando que o Estado vai fazer um novo contingenciamento de R$ 300 milhões além dos R$ 300 milhões (também contingenciados) anunciados no começo deste ano. Ou seja, serão contingenciados R$ 600 milhões do orçamento que estava previsto para 2015.

Segundo o governador, a economia será conseguida com a revisão de todos os contratos do Estado e cortes de alguns serviços. “Não vou mexer na folha de pagamento. Esses cortes devem ocorrer no custeio da máquina com alguns ajustes. Fizemos ajustes, na parte de terceirização, de combustível, de telefonia e de energia. E vamos continuar. Não vamos ampliar serviços novos. E alguns (serviços) vão ter de ser diminuídos”, conta. Ele acenou que não vai mexer nos cargos comissionados, que representam 1% da folha de pagamento.

Pesquisa aponta queda da avaliação positiva do governo de Dilma para 7,7% em julho


Levantamento produzido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em conjunto com a MDA Pesquisa mostrou que a avaliação negativa do governo Dilma Rousseff está em 70,9%, ante 64,8% da pesquisa anterior.

O governo da petista é avaliado positivamente por 7,7% dos entrevistados, ante 10,8% da pesquisa anterior, realizada em março deste ano. O governo da presidente Dilma Rousseff alcançou a maior avaliação negativa medida pela pesquisa da CNT, iniciada em 1998.

De acordo com o levantamento, 18,5% disseram que o governo Dilma é "ruim" e 52,4% afirmaram que ele é "péssimo". Já 20,5% consideraram que o governo é regular, 6,2% disseram que o governo é bom e 1,5% classificaram o governo como ótimo. A porcentagem dos entrevistados que não souberam ou não responderam é de 0,9%.

128 rodadas sem G-4: Cristóvão pede calma e diz que Fla vai disputar no alto

Cristóvão crê que o Fla vai disputar na parte alta da tabela; Flamengo não fica entre as quatro primeiras posições desde o fim do Brasileiro de 2011

A cobrança da torcida rubro-negra sobre o clube é grande. Não é novidade. Com a chegada de Sheik e Guerrero e, consequentemente, a melhora na equipe com a presença dos ex-corintianos, os ânimos se acalmaram um pouco nas arquibancadas. Mas a ansiedade ainda existe. Principalmente pela vontade de atingir maiores objetivos na temporada. Uma vaga na Libertadores é um deles. Meta ainda distante, afinal, o time está a 11 pontos do G-4 do Campeonato Brasileiro.

O G-4 não tem sido o lugar favorito do Flamengo nos últimos anos. Desde o fim do Brasileirão de 2011, quando terminou a competição em quarto lugar, o Rubro-Negro não fica entre as quatro primeiras posições da tabela. São três edições inteiras e 14 partidas em 2015: somando tudo, 128 rodadas. Nesse período, o Fla disputou duas Libertadores. Em 2012, foi eliminado na fase de grupos. O mesmo aconteceu em 2014, na vaga obtida através da conquista do título da Copa do Brasil no ano anterior.

Morre Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio de Janeiro


Morreu na madrugada desta terça-feira (21), aos 80 anos, o ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde. Ele estava internado há um ano no Hospital Samaritano, em Botafogo, para tratamento de um câncer na próstata. Segundo amigos, Conde morreu por volta das 3h desta terça. Há sete anos, o ex-prefeito lutava contra a doença. Ele era casado com Rizza Conde, que conheceu durante o curso de Arquitetura, e deixa três filhos.

Com uma carreira consolidada e premiada na Arquitetura, Luiz Paulo Conde entrou tarde na política. Aos 60 anos, assumiu a Secretaria municipal de Urbanismo no primeiro governo de Cesar Maia (1993-1997) e recebeu a missão de estar à frente do ousado projeto do Rio Cidade, que consistiu em diversas intervenções urbanas nas vias mais importantes dos principais bairros cariocas. Ex-simpatizante do PCB, Conde filiou-se ao PFL para suceder Cesar Maia. Foi eleito prefeito no segundo turno, derrotando Sergio Cabral Filho, então candidato pelo PSDB.

Frases do dia 21/07/2015: Coletânea IHU Online


Senhor Cunha 1

“Em qualquer outra situação, um deputado indiciado em um dos maiores escândalos de corrupção da história recente do país nunca poderia assumir o terceiro cargo da República. A razão para tanto foi mostrada na semana passada: ele fará tudo o que estiver a seu alcance para constranger as investigações, até mesmo tentar transformar seu problema pessoal em problema nacional” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 21-07-2015.

Senhor Cunha 2

"Afinal, o que poderíamos esperar de um senhor que era tesoureiro, no Rio de Janeiro, da campanha presidencial de Fernando Collor, que tinha relações orgânicas com PC Farias – chegando a ser réu em um dos maiores processos do esquema PC – além de acusado de vários casos de corrupção quando presidente da Telerj e da Cehab? Infelizmente, atualmente, basta o distinto deputado ser antigovernista para ser poupado por certo setor da imprensa nacional com sua indignação moral seletiva” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 21-07-2015.

ProRural: Rede Produtiva de Raízes e Tubérculos reúne-se nesta quinta-feira (23) em Glória do Goitá


O Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) realizará nesta quinta-feira (23), a partir das 9h, no Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) do município de Glória do Goitá, a 5ª Reunião da Rede Produtiva de Raízes e Tubérculos. O encontro reunirá produtores da cidade, assim como agricultores de Vitória de Santo Antão, Feira Nova, Pombos, Limoeiro, e Chã de Alegria.

O evento servirá também como capacitação no processo de autonomia do grupo que começará a reunir-se sem a necessidade do acompanhamento mensal dos técnicos do ProRural. Na pauta da reunião os agricultores discutirão ainda a validação da composição da coordenação do Grupo Territorial de Governança (GTG), farão a análise dos investimentos e parcerias da Rede e definirão o início do plano de trabalho para o período.

ProRural

No Recife, dois detentos morrem em incêndio no Complexo do Curado

O Pamfa, que pegou fogo na madrugada, será visitado pelos secretários estaduais de Justiça e Cidadania, Pedro Eurico, e de Ressocialização, Éden Vespasiano, na manhã desta terça (Foto: Everaldo Silva/ TV Globo)

Dois detentos do Complexo Prisional do Curado, localizado na Zona Oeste do Recife, morreram na madrugada desta terça-feira (21) durante um incêndio. De acordo com a Secretaria-Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres), as chamas atingiram o pavilhão A do Presídio Aspirante Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), onde as vítimas estavam detidas.

As circunstâncias da ocorrência ainda não foram completamente esclarecidas. Mas, segundo a Seres, o fogo destruiu a maior parte do pavilhão. O presídio será vistoriado nesta manhã pelos secretários estaduais de Justiça e Cidadania e Ressocialização, Pedro Eurico e Éden Vespasiano, respectivamente. Uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) também está a caminho do compleo prisional para periciar o local atingido pelo fogo.

Disputa entre Gugu e Ratinho gera “guerra de números” entre SBT e Record


A estreia de Gugu Liberato no final de fevereiro, com a bombástica entrevista dada por Suzane Von Richthofen, não apenas deixou a Record na liderança por mais de uma hora como empurrou o programa de Ratinho para o terceiro lugar – uma posição que o apresentador do SBT não estava muito acostumado a ocupar.

Exibido às terças, quartas e quintas, o programa na Record obteve várias vitórias sobre o seu concorrente no SBT. Ratinho reagiu mal, inicialmente, ameaçando apelar para reconquistar a sua posição. Entrevistado pelo “Pânico” no início de março, disse: “Gugu, se eu resolver fazer o que você está fazendo, eu ganho de você de novo”. O que ele está fazendo?, quis saber o repórter: “Baixaria. Tipo o que eu fazia”.

A disputa entre os dois programas produziu momentos constrangedores. Além das entrevistas melodramáticas com presos famosos, Gugu tentou revisitar o velho quadro da banheira, sem sucesso. Já Ratinho, inventou uma brincadeira chamada “Rabo Quente'', igualmente sem alcançar os números que desejava.

Instituto Federal de Sertânia inscreve para 66 vagas em cursos técnicos


Estão abertas até o dia 2 de agosto as inscrições para os cursos técnicos de Meio Ambiente (31 vagas) e Multimeios Didáticos (35 vagas) oferecidos pelo IF Sertão Pernambuco - Centro de Referência Sertânia, que fica na antiga escola Sebastião Lafayette. Os cursos são gratuitos e oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, localizada à Rua Dr. Manoel Borba, 153, Centro de Sertânia, das 8h às 12h e das 14h às 17h. É necessário apresentar cópia do RG, CPF, título de eleitor (com comprovante da última votação), certificado militar (sexo masculino), certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar do ensino médio, foto 3x4 e comprovante de residência.

G1 Caruaru

O desenvolvimento do vale do São Francisco, uma história de mais de 70 anos

Foto: Zinclar/CBHSF

Se os primeiros desbravadores olharam para o vale do rio São Francisco com o intuito de apenas explorar as riquezas que por ventura estivessem ali disponíveis, com o passar dos anos, ficou evidente para os brasileiros que seria importante agregar tecnologia aos recursos naturais já disponíveis no vale do grande rio - “caminho da civilização brasileira”. A beleza, força e magnitude do rio deixaram de ser riquezas estritamente naturais, para se tornarem grandes aliadas na busca do desenvolvimento regional e nacional. O desenvolvimento do Vale do São Francisco passou a ser encarado não só como um compromisso de governo para com a melhoria das condições de vida dos sãofranciscanos mas também como uma perspectiva de desenvolvimento agrícola e até industrial do país.

Essa ideia, já bastante clara no propósito dos eminentes membros dos poderes Executivo e Legislativo, se concretizou no artigo 29 do Ato de Disposições Transitórias da Constituição de 1946, que determinou a execução de um plano de aproveitamento das possibilidades econômicas da bacia hidrográfica do São Francisco, num prazo de 20 anos, destinando para isso, por ano, o valor de não menos do que 1% da renda tributária da União.

Daí, decorreu a criação da Comissão do Vale do São Francisco, em 1948, por decreto do Congresso Nacional, cujo projeto passou por longos debates, com justificativas e defesas, sempre dentro da visão de que desenvolver o Vale do São Francisco seria desenvolver o Brasil.

Em um dos trechos da documentação histórica de 1947, nas palavras do então deputado Graccho Cardoso, lemos o seguinte: “Eis um dos problemas que sem nenhuma ênfase podemos classificar de verdadeiramente nacional: o aproveitamento e a utilização do Vale do São Francisco melhoramento ora encarado pela administração do país com assinalada compreensão de defesa da nossa economia agrícola e industrial. ”

Suspeitos de matar sargento da PM durante assalto são presos em Maceió

Sargento foi moto durante assalto em Santa Luzia do Norte (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Homens suspeitos de terem envolvimento no assassinato do sargento da Polícia Militar (PM) Dietmarx José da Silva, que foi baleado durante um assalto em Santa Luzia do Norte, região Metropolitana de Maceió e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), foram presos na manhã desta terça-feira (21), em Maceió.

Pelo menos três homens, que não tiveram a identidade revelada pela polícia, foram detidos no bairro do Benedito Bentes, durante uma operação da Polícia Civil.

O grupo foi levado para a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

O crime
O sargento foi baleado no dia 16 deste mês. Segundo a polícia, o militar estava em um restaurante quando foi abordado por assaltantes. Pelo menos três criminosos invadiram o estabelecimento por volta de 21h da quarta-feira (15) com o objetivo de roubar o veículo do sargento.

Câmara Itinerante: População de Floresta aprova iniciativa do Legislativo de realizar sessões interativas


A Câmara Municipal de Floresta realizou, na última sexta-feira (17), a primeira Sessão do Programa Câmara Itinerante. O evento aconteceu no Distrito de Nazaré, com a participação do Presidente Murilo Alexandre de Almeida e de oito vereadores.

O local escolhido para realização da sessão teve um motivo especial, a oficialização dos símbolos do Distrito, a bandeira e hino. Antes de iniciar a sessão, a mestre de cerimônia, Iná do Carmo, fez uma explanação de como é composta a estrutura da Câmara, com cargos e funções. Ainda levou ao público informações da resolução n°01/2005, de 13 de outubro de 2005, proposta pelos vereadores Murilo Alexandre de Almeida, Ceiça Lira e Ézio Feitosa, que instituí o Programa Câmara Itinerante, constituída por sete artigos que regulamentam o funcionamento das sessões do Programa.

“Esse foi sem dúvidas um momento muito importante para todos nós. Houve uma grande participação da população que se mostrou satisfeita com a iniciativa do Legislativo. Nosso objetivo, entre outros, foi atingindo, o de aproximar a Câmara da população, sendo apenas o primeiro passo dessa longa caminhada, cujo objetivo maior é ouvir as demandas da população para juntos buscarmos soluções”, destacou Murilo.

Núcleo da DPPE em Goiana realiza Primeiro Mutirão de Habeas Corpus


Pelo menos 115 processos serão analisados durante o mutirão que vem sendo realizado no Núcleo de Goiana, com o objetivo de impetrar Habeas Corpus. A ação, que teve início nesta segunda-feira (20/07), conta com a participação das Defensoras Públicas que atuam na Vara Criminal Tuanny Filgueira Soares Gomes e Amanda Batista Vieira e apoio dos estagiários José Reginaldo dos Santos Filho, Matheus Falbo Oliveira e Marlone França de Souza.

De acordo a coordenadora do Mutirão e Chefe do Núcleo de Goiana, Erika Karla Farias Moura Diniz, o objetivo principal é a liberdade dos acusados que se encontram presos por excesso de prazo, cujo término só se dará com análise de todos os processos que estão nessa situação.

Redação: Fátima Freire/Ascom-DPPE
Fotos: WhatsApp/DPPE

Governador Paulo Câmara visita Hospital de Câncer, entidade que comemora 70 anos


Ao lado do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e do diretor Hélio Fonseca, o governador Paulo Câmara visitou, no último sábado (18/07), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que está completando 70 anos, e recebeu um presente em forma de intervenção arquitetônica em diversos ambientes da unidade, como banheiros, salas de triagem, recepções, jardins e consultórios. Promovido pela ONG Novo Jeito, a entrega dos ambientes renovados contou com uma série de ações sociais, com início às 8h.

Os trabalhos arquitetônicos duraram cerca de 30 dias e foram realizados por arquitetos como Romero Duarte, Diogo Viana, Maria do Loreto, Rodrigo Duarte, Bruna Lobo, Juliana da Mata, Mário Baô, Mari Russo, Fernanda Ventura, Daniele Paes Barreto, Náiade Lins, Soraya Leão, Mônica Paes, André Carício, Simone Andrade Lima e Luiza Nogueira.

Com o tema, Arquitetura Humana - pequenas alterações trazem grandes mudanças, a ideia do projeto é promover mudanças significativas nas instalações da unidade, beneficiando o dia a dia de quem realiza tratamento no HCP. A estimativa é de que cerca de mil voluntários tenham participado.

Itaparica/Jatobá: Resultado da pelada da Associação Pó de Serra no domingo passado (18)

Foto: Jair Souza

Nesse domingo (19), a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá, realizou o seu tradicional 'baba', seguido pela confraternização entre os seus frequentadores. Os resultados foram enviados por nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé. Confira!

Primeiro tempo: 7h10 às 8h 
Placar: Camisa azul 0x0 Camisa vermelha
Camisa azul: Samuel, Valdir, Hamilton, Luciano, Paquito, Sapatão, Juvenal, Nicácio, Ivanildo, Alexandro e Arnaldo.
Camisa vermelha:  Chumbinho, Tião, Eraldo, Bangu, Joacir, Tiago, Sílvio, Índio, Osmando, Nego e Cristiano.
Segundo tempo: 8h20 às 9h20 
Placar: Camisa azul 4x3 Camisa vermelha 
Camisa azul
Gols: Adriano, Berg, Naldinho e Burrinha
Escalação: Samuel, Henrique, Boisão, Givanido, Pitomba, Burrinha, Naldinho, Adriano, Clécio, Zinho e Berg.
Camisa vermelha
Gols: Régis (2) e Almir
Escalação: Paulinho, Pedro, Luiz, Joilson, Quel, Almir, Galego, Régis, Reinaldo, João e Evandro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Jair Souza

Petrolândia: VIII Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta quarta (22). Prestigie, participe, colabore.

Secretaria de Desenvolvimento Social, Anna Tereza, em ação de cidadania no município

A Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude do município de Petrolândia, Anna Tereza Cavalcante de Carvalho Leal Simões, convida a comunidade a participar da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nesta quarta-feira, 22 de julho de 2015, no Auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na Quadra 11. 

A oitava edição da Conferência Municipal de Assistência Social em Petrolândia, assim como as suas etapas estaduais e federais, têm como tema “ Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”

A Secretária Municipal ressalta a importância da participação dos usuários da assistência social, cidadãos e famílias alcançados pelos benefícios e serviços da assistência social, assim como aqueles ainda não incluídos no SUAS. Destaca, também, a necessidade da participação da população das áreas rurais, povos indígenas e comunidades quilombolas na construção das propostas da referida Conferência.

O que é uma Conferência ?
Conferência é um encontro entre cidadãos, sociedade civil organizada e representantes do governo (municipal, estadual e federal) com o objetivo de debater e propor políticas para um determinado setor, assim como interferir e participar na formulação e execução das políticas públicas.

Para que serve uma Conferência ?
A Conferência serve para garantir uma gestão democrática e participativa da política de assistência social do município, do estado e do país.

Participe da Conferência Municipal de Assistência Social e colabore para construir as políticas de assistência social em seu município, em seu Estado e no Brasil. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude

Prorrogado até esta terça (21) o Mutirão de Negociação Fiscal de Pernambuco

O Mutirão de Negociação Fiscal de Pernambuco foi prorrogado até esta terça-feira (21/7) para que mais cidadãos possam quitar débitos de impostos estaduais e do município do Recife em condições especiais. Iniciado na última quarta (15), o mutirão terminaria nesta segunda-feira (20), mas ganhou um dia a mais em virtude da grande procura. 

Descontos de até 90% em juros e multa são oferecidos para quem for ao Pavilhão do Centro de Convenções negociar débitos relativos a IPTU, ISS, CIM, ITBI do município do Recife, além dos impostos estaduais ICMS, ICM, ICD e IPVA (este último apenas as dívidas de 2013 ou anos anteriores). Realizado conjuntamento pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife, o mutirão tem o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça.

Confira resultado das loterias da Caixa de segunda-feira (20); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na segunda-feira (20, e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira,
situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulga comunicado de prevenção à gripe aviária

Embora o país nunca tenha registrado qualquer caso da doença, o governo quer reforçar medidas já implementadas

Mesmo sem qualquer registro da doença no território nacional, o governo federal – através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – distribuiu aos Estados e produtores nota com recomendações para redução do risco de introdução do vírus da gripe aviária – influenza aviária (IA) – por aves migratórias em decorrência de casos nos Estados Unidos e do início do período de migração de aves do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul.

O ministério enviou um comunicado com recomendações sanitárias aos Serviços Veterinários Oficiais (SVOs) dos estados e da União, aos produtores de aves e ao público em geral. O objetivo é reforçar as medidas já implementadas para prevenção da introdução do vírus nos aviários brasileiros, que nunca tiveram registro da doença.

Aos SVOs, o Mapa recomenda que desenvolvam ações de educação sanitária e avaliação clínica e epidemiológica nas propriedades com aves, além do treinamento de Grupos de Emergências Estaduais, entre outras medidas.