domingo, 15 de dezembro de 2013

Caribe já convive com a mudança climática


As montanhas de Mocho, no centro da Jamaica, já estiveram cobertas por exuberantes florestas tropicais, que ajudavam a controlar as chuvas. Agora, boa parte dessa mata e de terras agrícolas está destruída e as pessoas sofrem seu efeito mais devastador: condições climáticas extremas. A área “foi severamente danificada pela extração de bauxita, e se perdeu árvores e também terra arável”, disse à IPS a coordenadora regional da organização Panos Caribbean, Indi McLymont-Lafayette, que cresceu em Mocho.

A reportagem é de Desmond Brown, publicada por Envolverde, 13/12/2013.

Por isso, agora a população está muito vulnerável à mudança climática, explicou McLymont-Lafayette. A Panos é uma rede mundial que trabalha para dar voz às comunidades pobres e marginalizadas. As pessoas da área “foram muito prejudicadas pelos furacões Ivã e Dean (em 2004 e 2007, respectivamente). Há secas mais prolongadas, e os agricultores têm problemas de acesso à água, porque a comunidade usa principalmente a da chuva”, explicou.

Frases do dia 15/12/2013: Coletânea IHU On-Line

Embrutecimento

“A mesma estupidez (dos estádios) que parece dominar essa assustadora arena de insultos e ameaças que é a internet e que, cada vez mais, no Brasil, também domina o debate político e jornalístico, em que termos como “idiota” são muitas vezes os mais suaves que se ouve ou que se lê. O clima é de embrutecimento generalizado. Chutes na cabeça, reais ou figurados, são legitimados pelo clima” – Luís Fernando Verissimo, escritor – O Globo, 15-12-2013.

Petrolândia: Segunda etapa de capacitação da ABAMA é realizada na sede do STR


Os sócios da Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar-ABAMA participaram da segunda etapa de capacitação em associativismo. O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, terça e quarta-feira da semana passada, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia. 

O segundo módulo do curso, ministrado pela Delta Assistência Técnica, também teve 16 horas-aulas, com atividades durante os dois dias de realização, com alimentação servida no local do treinamento. 

A primeira etapa do curso foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro no Salão Paroquial de Petrolândia. 

Para ver mais fotos, clique aqui>ABAMA - 2º módulo curso de Associativismo


Notícias relacionadas (clique para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Diretoria da ABAMA

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Paulo Pires, aniversariante do dia, recebe homenagem de seus amigos


"Assis, hoje o amigo Paulo Pires completa mais um ano de vida e nós, como amigos dessa pessoa tão especial, gostaríamos de através do seu blog apresentar-lhe a nossa homenagem e parabenizá-lo.
Tudo que vivemos tem o seu significado e a sua razão para ter acontecido. Não lamentar é a regra básica para se sentir bem e colher de todas as situações o melhor proveito que possam ter. Pensando desta forma, desejamos que este seu aniversário seja um marco importante, para que possa obter a chance que tanta busca para encontrar o caminho que falta. Conte conosco sempre, pois estaremos sempre ao seu lado, torcendo muito para que tudo possa dar certo. Tenha certeza na força que reside dentro de você e todas as coisas se encaminharão da melhor maneira possível. Dê um largo sorriso de confiança e tranqüilidade e entregue nas mãos de Deus a solução dos seus problemas. Nós sabemos que tudo vai dar certo, porque depende muito da sua força de vontade e do seu real desejo transformá-lo em realidade. Que Deus lhe abençoe e proteja, dando-lhe paz, amor, saúde e felicidade. Que os anos que se somam à sua vida não sejam um peso, mas sim que façam parte de uma infinita conta de novas experiências que te fazem crescer e aprender a viver cada vez melhor. Que o barco de sua existência navegue somente em águas claras e límpidas. E que deixe em cada porto a lembrança feliz do passado. Feliz Aniversário!

Seus amigos: Júnior Piau, Elizabete Ferraz e Cecília Costa."

Justiça manda parar obra em estádio da Copa após mortes

A Justiça do Trabalho do Amazonas pediu a interdição das obras na Arena da Amazônia, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014. O órgão protocolou o pedido do Ministério Público do Trabalho da 11ª região (MPT 11ª região), após a morte de um operário que caiu de uma altura de 35 metros durante a madrugada do sábado (14).

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT 11ª Região), Maria Nely Bezerra de Oliveira e Jorsinei Dourado do Nascimento, acompanharam a entrega da notificação da empresa responsável pelas obras na Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014, no fim da manhã deste domingo (15).

O pedido de interdição imediata de todos os setores da obra da Arena da Amazônia que envolvem atividades em altura foi protocolado na tarde desse sábado, após a morte de um operário.

A Construtora responsável pela obra terá que apresentar um atestado de atendimento dos requisitos mínimos e das medidas de proteção para trabalho em altura, previstos nas Normas Regulamentadoras nº 35 e 18 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com MPT, em caso de descumprimento do previsto, a empresa deverá pagar multa no valor diário R$ 200 mil, para o caso de descumprimento da medida judicial de interdição.

G1 Amazonas

Petrolândia: Donna K comemora 5 anos de elegância e bom gosto na cidade


No final da tarde de sexta-feira, 13 de dezembro, a empresária Euda Campos recebeu clientes e amigos para comemorar o quinto aniversário da Donna K em Petrolândia, com deliciosa torta e refrigerantes.

A reunião foi movimentadíssima, com vendas aquecidas pelas festas de final de ano. As mercadorias praticamente já chegam vendidas, não dá mais tempo de colocar na vitrine. Sapatos e bolsas das melhores marcas, coleções cheias de brilhos em peças metalizadas e com pedrarias. Brilhe neste final de ano com Donna K.

A Donna K tem bolsas, carteiras, calçados masculinos, femininos e infantis, perfumes, acessórios e bijuterias e atendimento especial e personalizado. 

Se você quer a elegância a seus pés o ano inteiro, deseja terminar 2013 e começar 2014 com o pé direito e ambos os pés deslumbrantemente calçados, o que você procura está na Donna K.

Para ver mais fotos clique aqui>Donna K - Aniversário de 5 anos

Donna K
Rua Cecília Delgado,19 - Centro
Petrolândia - Pernambuco
Telefone: (87) 3851-2001
e-mail: eudacampos@hotmail.com


Feliz Natal e Próspero Ano Novo deseja a Donna K


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia: Curso de aperfeiçoamento de motorista de transporte escolar é encerrado com aula prática


Foi encerrado nesse sábado (14) o curso de aperfeiçoamento para condutores de transporte escolar, oferecido pela Prefeitura Municipal de Petrolândia aos motoristas que desempenham a função no município. O objetivo dos cursos é estimular e qualificar o motorista escolar no município de Petrolândia.

A aula prática, realizada na estrada da Reta, zona rural do município, contou com a presença de vinte e nove motoristas. 

No encerramento do curso, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, fez discurso emocionante, falando da necessidade desse curso para os condutores do transporte escolar, do dever de cada um como condutor, pois, além de tudo, eles estão transportando vidas. O prefeito também agradeceu o empenho de cada um do dever de sua função. Falou ainda sobre os problemas enfrentados pelo município do decorrer do ano 2013, enfrentados de cabeça erguida, e finalizou desejando Feliz Natal para todos.

Paulo Pires, chefe de Transporte Escolar da Secretaria de Educação de Petrolândia, felicita todos os motoristas participantes da capacitação, que começaram e encerraram o curso de maneira brilhante.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Paulo Pires/Chefe de Transporte Escolar da Secretaria de Educação de Petrolândia

Petrolândia: Menor morre afogado no Lago de Itaparica na manhã deste domingo (15)

Segundo testemunhas, menor nadava em direção a ilha no momento do afogamento.
Fotos: Assis Ramalho
Polícia Militar registrou a ocorrência
Polícia Militar e Guarda Municipal de Petrolândia na ocorrência
Curiosos à espera do resgate do corpo

Na manhã deste domingo (15), foi registrado um afogamento no Lago de Itaparica, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações de testemunhas, confirmadas pelo sargento da PM, Dantas, por volta das 10 horas da manhã, o menor Carlos Leandro de Souza, 12 anos, residente no Bairro Nova Esperança, nadava com colegas no rio São Francisco, nas proximidades da ponte que dá acesso à cidade, quando, após um mergulho, não mais retornou.

Após serem requisitados, os mergulhadores Samir Oliveira e Ítalo Leite resgataram a vítima sem vida, às 12h10.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar através do sargento Dantas e do soldado Jadiel.

Também esteve presente no local a viatura da Guarda Municipal de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

TJPE promove Mutirão DPVAT em comarcas do Sertão de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco promoverá o primeiro Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em 13 comarcas do Sertão de Pernambuco.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoverá o primeiro Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em 13 comarcas do Sertão. O objetivo é conciliar processos de pessoas vítimas de acidentes de trânsito. O evento acontecerá nestas segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18) na Câmara de Conciliação Mediação e Arbitragem da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada, no horário das 8h às 17h. Para a iniciativa, estão agendados 350 processos.

O mutirão também acontecerá nas comarcas de Serra Talhada, Sertânia, Triunfo, Custódia, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte, São José do Egito, Salgueiro, Arcoverde, Parnamirim e Betânia.

No país, todos os pedestres, motoristas e passageiros têm o direito à indenização do Seguro DPVAT nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso das despesas médico-hospitalares comprovadas. O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada na indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediário.
Diário de Pernambuco

Após 4 ordens de despejo, índios anunciam "morte coletiva" em Japorã

Os guarani-kaiowá afirmam que querem morrer juntos e que devem ser enterrados 
no mesmo local e a decisão é definitiva

Apesar das quatro ordens da Justiça Federal de Naviraí, expedidas na quinta-feira (12), e que obrigam os cerca de 4 mil indígenas a desocuparem fazendas do Sul do Estado, os guarani-kaiowá afirmaram em carta que irão resistir e já anunciam morte coletiva.

A reportagem é de Aliny Mary Dias e publicada por Campo Grande News, 14-12-2013.

O documento foi divulgado pelo Conselho Aty Guassu e expressa a indignação dos indígenas que vivem na região de Japorã, distante 487 quilômetros da Capital.

A terra denominada Yvy Katu é motivo de brigas judiciais há mais de 10 anos. Para os índios, as decisões favoráveis aos ruralistas significam que a “Justiça do Brasil está mandando matar todos nós índios”, afirma o texto.

Os índios afirmam que querem morrer juntos e que devem ser enterrados no mesmo local e a decisão é definitiva. “Solicitamos ainda à presidenta Dilma, à Justiça Federal que decretou a nossa expulsão e a morte coletiva para assumir a responsabilidade de amparar e ajudar as crianças, mulheres e idosos sobreviventes aqui no Yvy Katu que certamente vão ficar sem pai e sem mãe após a execução do despejo pela força policial”, expõe a carta.

Diante da afirmativa de que irão lutar e resistir ao envio de forças policiais que devem ser encaminhadas ao local para cumprir as ordens da Justiça, os guarani explicam que deram início a um ritual religioso raro que diz respeito a despedida da vida da terra.

Uma das lideranças da região, Estevão Freitas, 47, disse ao Campo Grande News que os rituais estão sendo praticados por todos os indígenas e que se resumem a rezas. “Estão todos preparados, nós cremos nisso e começamos a nos preparar para deixar a vida. Tudo isso por causa das armas de fogo dos brancos”, explica o líder.

O conselho encerra a carta dizendo que os índios não irão recuar e que preferem morrer no campo de batalha.

Fonte: IHU On-Line

Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a Deputado Federal pelo PTB, visita lideranças políticas de Petrolândia e Jatobá

Zeca Cavalcenti e o vereador Noca
Fotos: Assis Ramalho
Fabiano Marques, Noca, Zeca Cavalcanti e Robson Leandro
Itomar Varjão, entre amigos
Zeca Cavalcanti e Robson Leandro

Nesse sábado (14), o ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), pré-candidato a Deputado Federal pelo PTB, visitou lideranças políticas de Jatobá e Petrolândia, no Sertão de Itaparica.

Pela manhã, Zeca esteve na cidade de Jatobá, onde prestigiou o prefeito Robson Leandro no evento em que o prefeito assinou ordem de serviço para construção de 40 casas populares do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, e a construção da Praça da Matriz.

Em seguida, o ex-prefeito de Arcoverde esteve em Petrolândia, onde almoçou com lideranças políticas do município.

O almoço, no Bar e Restaurante Flor do Chico, na orla da cidade, reuniu os vereadores Fabiano Marques, Jorge Viana e Zé Pezão. Também estiveram presentes ao almoço o prefeito de Jatobá, Robson Leandro, e seu vice, Itomar Varjão.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez total cobertura do evento realizado na cidade de Jatobá. A matéria será postada nesta segunda-feira (16).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Neymar garante vitória e liderança isolada do Barça, e Raja Casablanca vence Monterrey e vai enfrentar o Atlético-MG nesta quarta

Com dois gols de Neymar, o Barcelona venceu o Villarreal por 2 a 1, neste sábado, no Camp Nou, e se isolou na liderança do Campeonato Espanhol, na abertura da 16ª rodada. O time catalão chegou aos 43 pontos, e joga pressão sobre o Atlético de Madrid, que tem 40 e precisa derrotar o Valencia neste domingo, também em casa, para continuar empatado em pontos com o líder.

Com a vitória, o Barcelona abriu cinco pontos de vantagem sobre o rival Real Madrid, terceiro colocado, que tropeçou neste sábado ao empatar em 2 a 2 com o Osasuna, em Pamplona.

Raja Casablanca vence o Monterrey na prorrogação e enfrenta o Atlético na semi nesta quarta-feira
O Raja Casablanca será o adversário do Atlético-MG na semifinal do Mundial de Clubes nesta quarta-feira as 17h30.

Neste sábado, o time marroquino fez a alegria da torcida em Agadir com uma surpreendente vitória sobre o favorito Monterrey, do México, na prorrogação. Após empate por 1 a 1 nos 90 minutos, a equipe africana marcou logo no início do tempo extra e garantiu a classificação, muito por conta do goleiro Askri, que estava em dia inspirado.

Fonte: Jornal O Globo/Jornal Estado de Minas

13º salário para os empregados domésticos deve ser pago até a próxima sexta-feira(20)

O cálculo do 13º salário para os empregados domésticos - que deve ser pago no máximo até a próxima sexta-feira (20) - pode ficar um pouco mais complicado este ano. Com a aprovação da lei que regulamenta os direitos da categoria, as horas extras deverão ser incluídas na conta, quando forem "parte habitual" da jornada dos trabalhadores, explica a advogada Cláudia Brum Mothé, especialista em direito do trabalho do escritório Siqueira Castro Advogados.
Comercial JS

Para os que fizeram horas extras de forma esporádica e não têm direito ao acréscimo, segundo Cláudia Mothé, o valor será equivalente a um mês de salário integral, menos os descontos relativos ao INSS (8%) e ao FGTS no caso do que já optaram por fazer o recolhimento, que ainda não foi regulamentado. Se houve divisão do benefício em duas parcelas, os descontos incidem sobre a segunda parcela.

"O pagamento do décimo-terceiro deve constar em um recibo específico, separado do salário normal. Se o empregado fez horas extras habituais, será necessário fazer uma média dos valores referentes a esse pagamento mensal extra e somar o resultado ao salário base. É uma nova dificuldade no processo", explica a advogada.

Estudantes vão à sala de aula com traje de praia para reclamar do calor na Bahia

Estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus de Santo Antônio de Jesus, foram às salas de aula vestidos com traje de praia, a fim de chamar a atenção para o calor nas dependências da instituição. O protesto aconteceu na sexta-feira (13), e segundo alunos, não há climatização nas salas, o que incomoda quem precisa de concentração para estudar. Além de trajar biquínis, alguns jovens tomaram banho de mangueira nas dependências do campus.

A mobilização dos estudantes aconteceu no dia em que seria realizada a aula magna de implantação do curso de Medicina na UFRB. Em comunicado oficial divulgado no site da universidade, a solenidade foi cancelada "em razão da impossibilidade de comparecimento do representante do Ministério da Saúde". Mesmo com o cancelamento, o início das aulas para os calouros de Medicina foi realizado normalmente.

Os alunos queixam-se da falta de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores para amenizar as altas temperaturas em Santo Antônio de Jesus. "Faz muito calor nas salas de aulas", reclama a estudante estudante Emanuelle Souza, 3º semestre de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFRB. A docente conta que a mobilização para denunciar o calor começou quando os alunos que moram na residência universitária tiraram os ventiladores que funcionavam nas salas de aula e levaram para a residência, onde também, segundo eles, faz muito calor.

G1 BA

Água de berinjela para um emagrecimento saudável

Assim como o suco de berinjela, a bebida obtida por meio da imersão do fruto em água é uma ótima aliada do corpo e da saúde. Com propriedades funcionais, a bebida reduz os níveis de gordura do corpo e atua a favor do emagrecimento saudável.

Rica em vitaminas e antioxidantes, a berinjela é capaz de reduzir a ação dos radicais livres, que promovem o envelhecimento. Sua alta concentração de fibras solúveis não só ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, mas também diminuem o nível de colesterol no sangue, protegendo a saúde do coração, e absorvem gorduras presentes no estômago, eliminando-as por meio das fezes e promovendo a perda de medidas com saúde.

Outro benefício da água de berinjela é a sensação de saciedade que provoca, além do efeito diurético, que é capaz de eliminar toxinas do corpo e reduzir o inchaço.

Como preparar
Corte uma berinjela média com casca em rodelas ou cubos pequenos.
Coloque os pedaços em uma jarra com 1 litro de água.
Leve à geladeira e deixe lá durante a noite. Neste período, as fibras solúveis presentes no fruto vão se desprender e, em contato com a água, liberar suas propriedades funcionais.
Pela manhã, ainda em jejum, tire os pedaços de berinjela e beba um copo do líquido. Consuma o restante da bebida ao longo do dia, em especial antes das refeições, para reduzir a fome.

Fonte: Bolsa de Mulher

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões na terça-feira; confira os demais resultados das loterias da Caixa


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.556 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado neste sábado (14) na cidade de Londrina (PR). Acumulada há cinco sorteios, a Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões na próxima terça-feira (17). As dezenas sorteadas hoje foram: 01 - 04 - 07 - 10 - 11 - 52.
Acertaram a quadra 26.705 apostadores, que vão levar o prêmio de R$ 179,90 cada um. Já a quina teve 549 acertadores, que ganharão R$ 6.125,83 cada um.

>Confira resultados da Loteria Federal, da Quina, da Loteca e outros sorteios em UOL Notícias

Premiações especiais
Na próxima semana, começa a quinzena festiva da Mega-Sena, com três sorteios na semana que antecede o Natal. Os concursos 1.557, 1.558 e 1.559 serão realizados na terça-feira (17), quinta-feira (19) e sábado (21).

No dia 24, será realizada ainda a Extração Especial de Natal da Loteria Federal, com o prêmio principal de R$ 3,4 milhões, nas duas séries. A modalidade realiza ainda a Extração Especial de Ano Novo, em 28 de dezembro, com prêmio de R$ 1,7 milhão em série única.

As comemorações das festas de fim de ano se encerram com o sorteio da Mega da Virada, com prêmio superior a R$ 200 milhões. As apostas para o concurso especial 1.560 da Mega-Sena já podem ser realizadas. Em Petrolândi-PE, o apostador faz suas apostas Casa Lotérica Stylus.

Fonte: Uol Notícias