terça-feira, 24 de novembro de 2015

Classificados Jatobá: VENDE-SE ou TROCA-SE imóvel rural com 10,0 hectares, ao lado da Barragem de Itaparica


VENDE-SE ou TROCA-SE um imóvel rural com área de 10,0 ha (dez hectares), situado no Sítio Serra Vermelha, às margens do Lago de Itaparica, em Jatobá, próximo à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

O imóvel possui 02 (duas) casas construídas, 01 açude, duas motobombas, 200 mudas de coqueiros, fruteiras diversas, além de criação de perus, guinés, gansos australianos e galinhas de capoeira.
Preço a combinar com proprietários. Contato: (87) 8158-6106 (Operadora Vivo)

Ver mais fotos>Chácara à venda em Jatobá-PE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Ivaneide Silva

Petrolândia: Câmara de Vereadores reúne-se nesta quarta-feira (25) a partir das 17h00

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza reunião ordinária nesta quarta-feira, 25 de novembro de 2015, a partir da 17h00.

Serviço
Câmara de Vereadores de Petrolândia
Praça dos Três Poderes, 187 - Centro
Petrolândia (PE) CEP 56460-000
Telefone: (87) 3851-1268

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Garanhuns sedia 2ª Feira de Troca de Sementes Crioulas nesta quinta-feira (26)

Troca de sementes crioulas incentiva segurança alimentar

Com o intuito de incentivar e fortalecer o cultivo, a 2ª Feira de Troca de Sementes Crioulas acontecerá na quinta-feira, 26/11, em Garanhuns. Cerca de 350 agricultores, dos 32 municípios do Agreste Meridional e região, estarão expondo e trocando mais de 40 variedades de sementes. O evento acontece no Parque Euclides Dourado, das 8h às 17h.

As sementes crioulas, conhecidas como “sementes tradicionais”, são desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária ou indígenas. As variedades possuem como característica a adaptabilidade local, independente da qualidade do solo. O agricultor tem domínio total do processo de produção, que exige menor utilização de insumos ou adubo, e pouco uso de agrotóxico.

“A conservação desta cultura faz parte de uma campanha mundial de soberania dos povos quanto à posse de suas sementes, como estratégia de segurança alimentar e de perpetuação da cultura e identidade dos agricultores. Essas sementes possuem história, faz parte da culinária local, gerações de agricultores foram alimentados por essas sementes”, declarou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. Ele reforçou, ainda, que a feira ajuda na disseminação das espécies em fase de desaparecimento, preservando as raízes históricas das comunidades rurais de Pernambuco.

Senado aprova MP que transfere ao consumidor perdas do setor elétrico com seca

Para o governo federal, a culpa da crise hídrica é de São Pedro. Assim, como o país é uma nação cristã, com maioria católica, nada mais justo do que os consumidores brasileiros pagarem a conta do santo. 

O plenário do Senado aprovou hoje (24) a Medida Provisória 688, que trata de compensação para as usinas hidrelétricas de eventual déficit provocado pela escassez de chuvas. O texto aprovado prevê que, em caso de seca muito forte, as perdas do setor elétrico poderão ser repassadas ao consumidor. Da mesma forma, em caso de excesso na geração de energia, as tarifas poderão ser reduzidas.

Senadores de oposição destacaram um trecho do projeto aprovado na Câmara para ser votado separadamente, com a proposta de rejeição, por considerá-lo estranho ao tema original da MP. Autor do requerimento de destaque, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), explicou que o trecho, incluído pela Câmara, trata de novas atribuições do Ministério de Minas e Energia. “Trata-se de uma questão formal, mas que não elide a questão de fundo dessa medida provisória”, justificou o senador. No entanto, a proposta dele de retirada desse trecho foi rejeitada e o texto final acabou aprovado conforme o enviado pelos deputados.

De volta à elite do futebol brasileiro, integrantes do Santa Cruz são recebidos pelo governador Paulo Câmara

 Fotos: Roberto Pereira/SEI 

O clima de comemoração pelo acesso do Santa Cruz à Série A do Campeonato Brasileiro marcou o encontro do governador Paulo Câmara com integrantes da diretoria e parte do elenco do clube pernambucano, na manhã desta terça-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas. Na comitiva, o presidente Alírio Moraes; o vice, Constantino Jr.; o técnico do time, Marcelo Martelotte, além do goleiro Tiago Cardoso e dos atacantes Grafite e Bruno Morais. Em maio deste ano, o governador também recebeu a visita dos tricolores, após a conquista do Campeonato Pernambucano.

Torcedor do Santa Cruz, o chefe do Executivo estadual enalteceu o acesso do time à elite do futebol brasileiro e reiterou sua torcida pelo clubes pernambucanos. “É um time com tradição no futebol brasileiro, que tem um patrimônio, uma torcida maravilhosa e que, merecidamente volta à Série A, depois de uma campanha muito bonita. O Santa Cruz com certeza vai fazer bonito no próximo ano e, junto com o Sport, vai representar bem Pernambuco. Se Deus quiser, vamos ter a oportunidade, em breve, do Náutico também subir e termos os três grandes clubes pernambucanos disputando a Série A”, previu, otimista.

Prefeita de Arcoverde exonera sobrinha do cargo de Controladora Geral do Município


Por Paulo Edson Ramos de Carvalho

A denúncia apresentada pelo advogado Diego Ventura, representando os Deputados Zeca Cavalcanti e Júlio Cavalcanti, ambos do PTB, tendo em vista que a Prefeita de Arcoverde, desrespeitou as disposições expressas previstas na Lei Municipal n.º 2.172/2009, para fins de beneficiar diretamente a sua sobrinha, já começou a ter resultados práticos.

Na manhã desta segunda-feira (23), a prefeita do município, Madalena Britto (PSB) assinou portaria exonerando do cargo de Controladora Geral do Município a sua sobrinha Luciana dos Santos Bezerra. Ainda não foi anunciado o novo nome que ocupará o cargo. O ato não consta ainda do Portal da Transparência da prefeitura, um dos menos transparentes segundo a CGU, nem a saída foi anunciada oficialmente.

Nos termos a lei criada no segundo mandato de Zeca Cavalcanti como Prefeito, estão impedidos de exercer o cargo de controlador do Município, cônjuges e parentes consanguíneos ou afins, até o 3.º (terceiro) grau, do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos secretários municipais e das autoridades dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Município.

Chesf espera ampliar armazenamento em Sobradinho

Foto: Ascom CBHSF

Mesmo diante dos cenários pluviométricos desfavoráveis na bacia do rio São Francisco, a previsão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) é de que o reservatório de Sobradinho, na Bahia, passe a replecionar (aumentar o armazenamento) ao atingir a marca de 1% da sua capacidade hídrica. O armazenamento seria ampliado com a ajuda não só das poucas chuvas previstas, e também das medidas restritivas de redução das vazões, atualmente em 900m3/s e com forte possibilidade de chegar a 800m3/s já no início de dezembro.

A informação foi dada pelo superintendente de Operações de Contratos de Transmissão de Energia da Chesf, João Henrique Franklin Neto, durante o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece até sexta-feira (27.11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. “Nós precisamos ter regras, diretrizes e restrições para todos os usuários das águas da bacia, para que possamos fazer a operação da usina”, disse.

Petrolândia: Comoção, dor e aplausos marcaram o sepultamento de João Batista Costa (Joãozinho de Dedinha)

Corpo de Jojó é aplaudido por todos na chegada ao Cemitério São Francisco

Tristeza, dor e aplausos marcaram o sepultamento de João Batista Costa (Joãozinho de Dedinha), realizado na manhã desta terça-feira (24), no cemitério local de Petrolândia. O corpo foi velado em sua residência, na Avenida Valgueiro de Barros, saindo com destino ao cemitério São Francisco por volta das 08:30h. Amigos e familiares acompanharam o cortejo no último adeus a Joãozinho, como era conhecido por todos. Na hora do sepultamento, Jojó, como também era chamado pelos seus amigos mais próximos, foi aplaudido por todos presentes, em um momento de muita dor e emoção.

Filho de José Costa (seu Dedinha) e Maria Costa (dona Luguinha) uma das mais tradicionais famílias de Petrolândia, Joãozinho morreu na manhã de segunda-feira (23) vítima de um infarto quando sentiu-se mal, sendo socorrido para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões. Lá, morreu ao receber os primeiros socorros.

Na sua página do Facebook, a amiga Hislaine Menezes - Diretora de Turismo de Petrolândia - descreveu o amigo Jojó da seguinte maneira;

Jojó... Esse é o apelido de uma cara amigo irmão, que aproveito para agradecer a Deus pelo privilégio de ter convivido com ele. Hoje... Saber que não vou mais te ver sorrir me entristece, mais agradeço a Deus pelas longas gargalhadas que demos, não vou mais dividir lágrimas contigo quando escutávamos musicas internacionais e compartilhávamos nossas histórias de lutas, perdas e ganhos.
Polêmico, não tinha papa na língua e não guardava segredo de suas opiniões, mais uma manteiga derretida, um coração imenso, um amigo como poucos, o irmão que não tive.
O cara mais idealizador, sonhador, humano que conheci, em sua trajetória de vida o que mais marcou foram os projetos que principalmente ajudava os menos privilegiados.
Conhecia a política muito bem, histórias e fatos. Fará falta na Câmara justamente pela coragem. Mais só queria um lugar ao sol, ser reconhecido em vida pelas lindas e loucas ideias. Esportista, bom com textos, um romântico incondicional. Amou e sofreu, viveu e deixou gravado em nossa memória.


Pra sempre minha saudade, meu respeito e minha lembrança.
Descanse em paz.

Ver mais fotos>Sepultamento de Joãozinho

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Suspeito de matar mulher e vice-prefeito no Ceará confessou crime em carta

Sidney Cavalcante, vice-prefeito de Choró, foi assassinado; Homem invadiu Prefeitura,  manteve vice refém e o matou a tiros.

O corpo da técnica de enfermagem Maria Elisângela Gomes Lemos, encontrado na casa onde ela morava com o suspeito de matar o vice-prefeito de Choró, nesta terça-feira (24), estava há pelo menos três dias dentro de um freezer. O suspeito confessou o crime em uma carta, segundo o delegado Leonardo Barreto, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Leonardo Barreto esteve no local, em um condomínio do Bairro Parangaba, em Fortaleza, e falou sobre os primeiros indícios do crime. “O corpo da vítima estava congelado, supostamente desde sábado, que foi a data do crime e sem aparentes marcas de violência, mas tudo isso será aprofundado tanto pela perícia quanto pelas investigações”, conta.

Ainda de acordo com o delegado, no local, foi encontrada uma carta que teria sido escrita por Francisco Roberto Oliveira, 46 anos, que confessou o crime por ciúmes motivado por um suposto caso entre a mulher e o vice-prefeito de Choró, Sidney Cavalcante, morto na tarde desta terça-feira após ser mantido refém por mais de duas horas. “Recolhemos alguns vestígios, entre eles até mesmo um caderno com anotações, uma espécie de carta de despedida e que nos remete a um primeiro momento a um crime passional e premeditado, mas ainda temos que confirmar no decorrer das investigações.

Desvio de verba de subvenções: polícia encontra mala em Aracaju com R$ 200 mil

Mala tinha R$ 200 mil e relógios (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Algumas prisões, relacionadas com o desvio de verba de subvenções, suspostamente indicadas pelos deputados Paulinho das Varzinhas e o ex-deputado Zeca da Silva, foram realizadas na manhã desta terça-feira (24), no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju, pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e pela Delegacia de Ordem Tributária.

Segundo a polícia, as prisões ocorreram por conta do possível esquema de corrupção que investiga irregularidades no repasse e aplicação de verbas de subvenção, destinadas pelos parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe(Alese), a entidades filantrópicas.

A operação busca desarticular uma quadrilha que usava empresas de fachadas para lavar dinheiro de verba de subvenção. Na ocasião, a associação investigada é a Associação Sergipana de Produtores de Eventos (Aspe).

Estudante morre após cair de moto e ser atropelado por caminhão em Serra Talhada, no Sertão de PE

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García e Giovanni Filho

Um estudante de 22 anos morreu na tarde desta terça-feira (24) após cair da moto e ser atropelado por um caminhão em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após a queda, a vítima foi arrastada para a parte de baixo do veículo e teve a cabeça esmagada.

Ainda segundo a PRF, o homem estaria a caminho da Universidade Federal Rural do estado (UFRPE) - Campus Serra Talhada, onde estudava Zootecnia. Embora estivesse usando o capacete, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente, conforme informou a polícia.

Ao G1, a Polícia Civil disse que o motorista do caminhão fugiu do local. Ele já foi identificado, mas ainda não foi localizado. O caso será investigado.

Farol de Notícias

Comissão de Justiça da Alepe aprova criação de programa que coíbe funcionamento de cursos irregulares no estado

Instituições deverão divulgar lista do MEC informando cursos regulares do País (Foto: João Bita)

No contexto da CPI das Faculdades Irregulares, que está em funcionamento na Assembleia, um programa que ajudará estudantes na escolha segura de cursos de graduação e de pós-graduação em Pernambuco foi aprovado, nesta terça (24), na Comissão de Justiça. Proposto pela deputada Teresa Leitão (PT), por meio do Projeto de Lei nº 509/2015, o Educa Legal tem o objetivo de coibir o funcionamento de cursos sem certificação legal do Ministério da Educação (MEC).

“Já estava discutindo esse projeto com associações de estudantes antes mesmo da CPI, mas agora está claro que ele é mais do que necessário. Uma proposta que tem muito a contribuir”, argumentou Teresa, que é titular da Comissão. A proposta, que contou com a relatoria do deputado Antônio Moraes (PSDB), foi aprovada por unanimidade.

Pelo projeto, todas as unidades de ensino superior estaduais, públicas ou privadas, serão obrigadas a divulgar lista do MEC com os cursos regulares de todo o País. Assim, no site dessas instituições, deverá constar a seguinte mensagem: “Programa Educa Legal-PE: Verifique se sua instituição de ensino está regular junto ao MEC através do sítio http://emec.gov.br”. Aqueles que não cumprirem com a determinação legal, ficarão sujeitos a punições, como advertência e multa de R$ 50 mil ou R$ 100 mil, em caso de reincidência.

Petrolândia: Arena Society promove 1ª Copa Super Mais Society; reunião inicial acontece as 20 horas da próxima sexta-feira (27)


A direção da Arena Society, de Petrolândia, comunica que está sendo organizada a 1ª Copa Super Mais Society a todas as equipes interessadas em participar. A reunião inicial acontecerá na próxima sexta-feira (27) as 20h00, na Arena.

Os interessados em inscrever-se devem comparecer à Arena Society, situada em frente à Escola Municipal 6 de Março, na Av. Auspício Valgueiro Barros, onde serão prestados esclarecimentos sobre o regulamento e será entregue a ficha de inscrição para os atletas.

A Arena Society, administrada pelo jovem empresário Bráulio Oliveira, conta com campo de futebol society, em grama sintética, bar, lanchonete, vestiário, banheiros, e espaço para eventos em geral, como casamentos, aniversários, confraternizações, churrascos e outras reuniões.

Para aluguel do espaço para eventos, agendamento de horários do campo na Arena Society e outras informações, entre em contato com Bráulio Oliveira, no celular (87) 9956-0236.

A Arena Society de Petrolândia dispõe de bar com tv Sky e lanchonete a beira do campo, protegido por telas. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Bráulio Oliveira/Arena Society

Ex-jogador Edilson é denunciado por elo em fraude de pagamento de loteria

Ex-jogador Edílson foi denunciado por organização criminosa 

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia, divulgada nesta terça-feira (24), contra o ex-jogador da seleção brasileira Edílson da Silva Ferreira, conhecido como Edílson Capetinha, pelo crime de organização criminosa. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em fraudar pagamentos de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal (CEF). A defesa do jogador diz que ele é inocente.

A investigação comandada pela Polícia Federal e denominada Operação Desventura aponta que Edílson era o responsável por aliciar gerentes de bancos para a quadrilha.

Esta é segunda denúncia feita pelo MPF em relação à Operação Desventura. Além de Edilson, outras 10 pessoas devem responder por crimes como furto qualificado por fraude, estelionato, falsificação de documento público, tráfico de influência, corrupção ativa, crime contra a ordem tributária, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Indígenas protestam contra licença de operação de Belo Monte

Índios e Funai discordam quanto ao cumprimento integral das ações relacionadas ao componente indígena pela Norte Energia. 

Um grupo de indígenas protestou na tarde de hoje (24) na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra a licença de operação para a Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, concedida pelo órgão que autorizou nesta terça-feira o enchimento do reservatório da usina. A licença de operação obtida pela empresa Norte Energia é válida por seis anos.

A presidenta do Ibama, Marilene Ramos, começou a dar entrevista à imprensa para explicar a concessão da licença, quando foi interrompida por indígenas que dançaram, cantaram e fizeram um ato no auditório do instituto contra o projeto da usina no Rio Xingu. Eles carregaram cartazes com os dizeres “Não a Belo Monte” e “Xingu vivo para sempre”.

Os líderes indígenas reclamaram por não terem sido consultados previamente sobre a emissão da licença de operação. Eles disseram estar mobilizados contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, na Câmara dos Deputados, quando souberam da decisão do Ibama. Cerca de 50 indígenas foram à sede do instituto para protestar contra a licença que permite encher o reservatório e dar início à geração de energia no empreendimento.

Instituto do Hospital Sírio-Libanês inicia Curso de Especialização em Garanhuns


Acontece em Garanhuns, nesta quarta-feira, dia 25/11, a partir das 08h30, a cerimônia de abertura dos cursos de Especialização dos Projetos de Apoio ao SUS na V Região de Saúde do Estado de Pernambuco. O evento será realizado no auditório da AESGA (Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns).

Os cursos são promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, no caso específico de Garanhuns, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Ritmo de investimento na Adutora do Agreste tem de aumentar, diz Humberto

Senador Humberto Costa (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Depois de participar de uma longa caminhada no domingo (22) com centenas de pessoas no Agreste de Pernambuco para chamar a atenção dos perversos efeitos da seca no semiárido nordestino, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, foi nesta terça-feira (24) à tribuna do plenário da Casa cobrar mais investimentos federais para concluir a obra da Adutora do Agreste.

Segundo ele, o empreendimento inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e fundamental para combater a seca na região tem recebido menos recursos do que o programado pelo Governo Federal. “As etapas I e II do projeto são orçadas em cerca de R$ 1,2 bilhão. Mas, segundo os dados mais recentes, executamos apenas algo em torno de R$ 450 milhões”, declarou.

Humberto explicou que o restante da quantia está previsto para ser pago em parcelas de R$ 10 milhões mensais, mas que os desembolsos feitos nos últimos meses não alcançaram esse valor. De acordo com o parlamentar, os mais recentes ficaram em aproximadamente R$ 6 milhões.

Nota de pesar da Câmara de Vereadores de Juazeiro pelo falecimento do ex-governador Lomanto Junior


Nota de Pesar
À Bahia,
A Juazeiro e aos familiares de Lomanto Junior:

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, por sua Mesa Diretora, externa o mais profundo pesar pelo falecimento do Governador Lomanto Junior, ocorrido na noite desta segunda-feira, 23 de novembro de 2015.

Lomanto foi decisivo para o desenvolvimento de Juazeiro com a rodovia Feira de Santa – Juazeiro, construída enquanto governador; trabalhou ativamente pela implantação da energia elétrica em Juazeiro, ampliando a usina hidroelétrica de Paulo Afonso e teve entre seus maiores amigos o ex-prefeito Américo Tanuri.

Vereador, um dos grandes oradores baianos, Lomanto foi vereador e prefeito por duas vezes em Jequié, deputado estadual, deputado federal, governador e senador. Destacou-se por sua integral dedicação à região do sertão da Bahia e por seu trabalho de expansão da malha rodoviária, que para ele levava o desenvolvimento e integrava as regiões mais distantes, aproximando “o sertão da Bahia a Salvador e fazendo deste estado um só”.

Copa comemora os 50 anos da chegada do karatê em Pernambuco

Foto: Federação Kawamura
Por João Carvalho

Os admiradores e seguidores das artes marciais, principalmente do karatê, comemoram uma passagem importante dessa milenar filosofia neste domingo (29). A Copa Kawamura de Karatê é um evento pioneiro da modalidade em Pernambuco, que veio ao longo de várias edições revelando atletas e contribuindo para o crescimento desta nobre arte. Nesta edição especial vem coroar um momento singular: a celebração da marca dos 50 anos da introdução do Karatê no estado de Pernambuco, pelo mestre Hayashi Kawamura. Além de um evento esportivo, será um grande encontro entre academias dentro de um grande evento.

Na década de 60, a convite do Governo do Estado de Pernambuco, o mestre Kawamura passou a dar treinamento à polícia pernambucana, por conta da necessidade do governo de aprimorar e profissionalizar os agentes de segurança. Logo depois também passou a dar aulas aos alunos do Curso de Oficial da Academia da Policia Militar de Pernambuco. Foi também responsável pela criação da Federação Pernambucana de Karatê, considerada uma das mais importantes do Brasil.

Serviço:
Domingo, 29 de Novembro de 2015
Início: 8h00 - Clube Municipal do Paulista
Rua do Nobre, Paulista (PE)

Contato:
Jornalista João Carvalho (81) 98161.2112
Atleta Denise Moura (81) 99177.7171

Petrolândia: AVEPE tem domingo de futebol e homenagens ao Santa Cruz, o tricolor do Arruda de volta a 1ª divisão


Antes do início da pelada, tricolores prestam homenagens ao tri-tri-tricolor, de volta ao topo do futebol brasileiro

Tri - tri - tri - tricolor !

Alegria! Alegria!

Neste domingo, 22 de Novembro, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Na ocasião os sócios da instituição, que torcem pelo Santa Cruz, prestaram homenagens ao tricolor do arruda em clima de muita alegria pela volta do Santinha a primeira divisão do futebol brasileiro, após nove anos de puro sofrimento.

Amor ao Santa Cruz
Em 2011, o Santa Cruz Futebol Clube estava na Série D. Ver um time tão tradicional na última divisão nacional poderia levar muitas torcidas a abandonarem o clube, deixando a paixão de lado... Mas, pra galera do Arruda, foi muito diferente. Os tricolores não deixaram de apoiar o Santinha em nenhum momento, e empurraram a Cobra Coral de volta ao topo do futebol brasileiro, de onde nunca deveria ter saído. Parabéns, Santa! A paixão de sua imensa torcida sempre esteve acima de qualquer divisão

Ver fotos, clique > Domingo na AVEPE tem homenagem ao Santa Cruz


Redação do Blog de Assis Ramalho

CPI das faculdades irregulares de Pernambuco realiza nova reunião nesta quarta-feira (25)

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

Nesta quarta-feira, (25), acontecerá mais uma reunião da CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito que está investigando as faculdades irregulares do estado.

O presidente da CPI, o deputado Rodrigo Novaes (PSD), ouvirá os representantes das faculdades FUNESO, FAEXPE, IEDUC, CENP, FACIG, instituições essas que estão sendo acusadas de oferecerem aulas sem o devido reconhecimento do MEC. Serão ouvidos também alunos dessas faculdades.

Na última reunião, o diretor geral da faculdade FUNESO, Célio da Costa Silva, recebeu ordem de prisão após mentir em seu depoimento.

A reunião acontecerá no Plenarinho III, às 17 horas.
Assessora de imprensa do Deputado Rodrigo Novaes

Miguel Coelho propõe lei para priorizar escritores pernambucanos nas salas de aula

“Além de estimular a leitura, poderemos garantir a divulgação de nossa cultura”, explica Miguel.

Autores como Raimundo Carrero, Gilvan Lemos, Manoel Bandeira e João Cabral de Melo devem se tornar leitura constante nas salas de aula. Foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 288/2015 de autoria do deputado estadual Miguel Coelho (PSB) que prioriza os escritores pernambucanos na programação de ensino das unidades escolares do Estado.

A proposta determina que escolas públicas e privadas utilizem pelo menos dois livros de escritores locais por ano. Para isso, o projeto altera a Política Estadual do Livro, estabelecendo o uso prioritário de paradidáticos de autores pernambucanos na grade curricular.

Rio São Francisco é destaque do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Anivaldo Miranda fala na ABRH (Foto: Ricardo Follador/Ascom CBHSF)

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, voltou a cobrar uma melhor gestão das águas do país. A fala do ambientalista foi destaque durante o Painel São Francisco, que integrou a programação do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (ABRH), que acontece até sexta-feira (27.11), em Brasília.

Outro destaque do Simpósio foi o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco. O Plano foi apresentado por Pedro Bettencourt, diretor da Nemus Consultoria, empresa responsável pela execução dos trabalhos.
O Painel do São Francisco foi o espaço criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para discutir com especialistas de todo o país melhorias para o estudo, previsto para ser finalizado no primeiro semestre de 2016.

Ascom CBHSF

'Descendentes precisam saber que história da África é tão bonita quanto a da Grécia'


Quando começou a se interessar pela história da África, o poeta, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva ouviu: "Por que você, um diplomata, um homem tão letrado, não vai estudar a Grécia?"

A entrevista é de Fernanda da Escóssia, publicada por BBC Brasil, 20-11-2015.

Justamente porque todo mundo estudava a Grécia, explica, ele resolveu estudar a África. Hoje, é o principal africanólogo brasileiro, autor de clássicos como A Enxada e a Lança: a África antes dos Portugueses e A Manilha e o Libambo: a África e a Escravidão, de 1500 a 1700. E, aos 84 anos, prepara um novo livro para completar sua trilogia sobre história africana.

Formado em 1957 pelo Instituto Rio Branco, Costa e Silva serviu em vários países e foi embaixador na Nigéria. É membro da Academia Brasileira de Letras, autor e organizador de mais de 30 livros. Por sua obra, recebeu em 2014 o Prêmio Camões, o mais prestigiado da língua portuguesa.

Pronatec Brasil Maior abre inscrições para 26 vagas em Petrolina

Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes nas áreas destinadas a Pedreiro de Alvenaria e Aplicador de revestimento cerâmico oferecidos pelo Pronatec Brasil Maior, em parceria com a Prefeitura, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Agrário.

Nesta etapa serão disponibilizadas 21 vagas para Pedreiro de Alvenaria e 5 vagas para Aplicador de revestimento cerâmico. As inscrições começam amanhã (25) e seguem até o preenchimento total das vagas, disponibilizada para o público em geral. Os interessados devem se dirigir a Central de Cursos, no Parque Josefa Coelho, das 8h até às 12h.

Para a pré-inscrição dos cursos, os alunos deveram ter cursado a matéria QSMS (Qualidade Segurança Meio Ambiente e Saúde), ter idade mínima de 18 anos e possuir o ensino Fundamental 1 Incompleto (1° ao 5°). As aulas serão ministradas no período noturno.

Pilotos de avião russo abatido foram mortos depois de ejetarem, diz líder dos rebeldes turcos na Síria

Imagem mostra avião pegando fogo ainda no ar Fotos: STRINGER / REUTERS
Imagem mostra fumaça após ataque a avião russo na Síria 
Primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que país foi ameaçado e respondeu (Foto: Burhan Ozbilici/AP)


O líder dos rebeldes turcos na Síria, Alpaslan Celik, disse à agência Reuters, no início da tarde desta terça-feira (24), que homens do grupo armado mataram os dois pilotos do avião russo Su-24 que foi derrubado durante a manhã, na região próxima às fronteiras turca e síria. Segundo o Ministério da Defesa russo, os dois agentes conseguiram ejetar da aeronave e pousar com paraquedas sem ferimentos. No entanto, Celik afirma que os dois foram executados depois de escaparem da aeronave, antes chegada ao solo. As informações são da Reuters.

"Os dois pilotos foram mortos. Nossos homens abriram fogo contra o avião e eles morreram ainda no ar", disse o representante turco, com um pedaço do paraquedas de um dos agentes russos mortos na mão.

Ainda não há informações sobre a identidade dos pilotos. Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladmir Putin, concedeu entrevista coletiva e condenou o ataque ao avião. Segundo Putin, a aeronave não invadiu ou ameaçou o espaço aéreo turco e o ataque foi uma “facada pelas costas”.

Prefeitura de Delmiro Gouveia (AL) prorroga inscrições de concurso até o dia 03 de dezembro


As inscrições para o concurso para a Prefeitura de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, foram prorrogadas até o dia 3 de dezembro. Serão ofertadas 177 vagas e a remuneração vai até R$ 3,8 mil.

Os interessados devem se inscrever no site da Copeve e pagar uma taxa de inscrição.
As provas estão previstas para serem realizadas no dia 17 de janeiro na cidade. Os locais e horários do certame serão divulgados no cartão de inscrição.

Floresta receberá Complexo Esportivo, construído em parceria com o SESC




A Prefeitura de Floresta realizou, nesta segunda-feira (23), a doação de um terreno ao SESC – Serviço Social do Comércio para a construção de um complexo esportivo em nossa cidade. A Prefeita Rorró Maniçoba e o Presidente do SESC, Josias Albuquerque, assinaram no cartório da cidade o termo de doação.

No terreno de 22.500m² será construído um complexo esportivo com o objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores florestanos e familiares. O SESC é uma entidade privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços e realiza ações que propagam princípios humanísticos visando promover melhor condição de vida para os comerciários e familiares.

“Floresta receberá esse grande investimento que fortalecerá o exercício da cidadania, ao mesmo tempo em que contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico e cultural dessa cidade. Esse empreendimento é um compromisso que eu assumi com a prefeita e agora vamos concretizar”, ressaltou o presidente do SESC.

Ídolos do Flamengo falam sobre má fase de Guerrero, e Nunes detona: ‘Não é nenhum Pelé e chegou como Deus’

Jogar no Flamengo não é fácil não.Fazer o que eu fiz é difícil, tem que ter calma para vestir aquela camisa 9. Quem usou essa camisa fui eu, o João Danado,  Ele não é nenhum Pelé e chegou no clube como se fosse um Deus - detonou Nunes


A má fase de Guerrero e os sucessivos cartões recebidos pelo jogador geraram interesse nos torcedores rubro-negros, preocupados com o momento do principal astro do time, e algumas respostas de quem fez a história do clube dentro dos gramados.

Para o ex-atacante Júlio César, a falta de gols é o principal motivo para o destempero do jogador. Fã incondicional do centroavante, o “Uri Geller” acredita que o comportamento arredio em campo demonstra que o jogador não está relaxado e está incomodado com o seu atual momento na Gávea.

Homem é assassinado a tiros após pedir água em Serra Talhada, no Sertão


Um homem foi assassinado a tiros na noite dessa segunda-feira (23) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, José Robson Almeida Silva teria pedido água em uma residência no bairro Bom Jesus. A dona da casa teria ido buscar o líquido quando ouviu vários disparos de arma de fogo.

Ainda segundo a polícia, testemunhas informaram que um homem teria se aproximado de José Robson e efetuado os disparos. A vítima morreu na frente da residê. O suspeito permanece foragido. Não há informações sobre a motivação do crime.

Do NE10 Interior

Dois homens morrem e dois ficam feridos em acidente com três veículos em Serra Talhada, no Sertão de PE

Motocicleta pegou fogo após bater de frente em carro de passeio (Foto: Divulgação/O Povo com a Notícia.)

Dois homens morreram e outros dois ficaram feridos em um acidente envolvendo dois carros e uma motocicleta na noite dessa segunda-feira (23) na PE-365, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a motocicleta teria batido de frente em um carro e em seguida, pegado fogo. Outro veículo de passeio também se envolveu no acidente.

A polícia informou que os dois ocupantes da moto, identificados como Rubinaldo Nunes dos Santos, de 18 anos, e Ambrosínio Manoel da Silva, não resistiram aos ferimentos e morreram na emergência do hospital regional de Serra Talhada. Já Elias Melo de Lima, de 64 anos, e Artur José da Silva, que estavam nos carros envolvidos no acidente, permanecem internados na unidade de saúde.

A polícia não informou qual veículo teria provocado a colisão. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao necrotério do hospital regional.

Do NE10 Interior

Saúde notifica 520 casos suspeitos de microcefalia em todo o país


O Ministério da Saúde confirmou, nesta manhã de terça-feira, a notificação de 520 casos suspeitos de microcefalia até o final da semana passada. O estado de Pernambuco segue com o número mais preocupante, 268, e foi identificado um caso em um estado fora do Nordeste, Goiás.

Há ainda um óbito suspeito, no Rio Grande do Norte. "Estamos com um problema muito grande para resolver", afirmou o ministro da pasta, Marcelo Castro. As investigações ainda não confirmam a correlação entre a condição e a infecção pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito aedes aegypti.

Entenda a diferença no teor de lactose dos queijos frescos ou maturados

Informe publicitário
O nível de lactose nos queijos varia de acordo com o tempo de maturação

O queijo é um alimento rico em nutrientes essenciais ao organismo. E na hora de consumi-lo, muitas pessoas ficam na dúvida de quais queijos têm lactose e quais não têm, segundo dados coletados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Tirolez, uma das mais tradicionais marcas brasileiras de laticínios do País (primeiro semestre de 2015).

De acordo com a Tirolez, o teor de lactose – um açúcar naturalmente encontrado no leite e seus derivados - é variável, principalmente devido ao processo de maturação, ou seja: o tempo que o queijo “envelhece” antes de chegar ao consumidor.

A maturação pode ser considerada quase um ritual em que os queijos ganham cor, sabor, aroma e textura, dependendo de cada tipo, em função de diversos processos físicos, bioquímicos e microbiológicos. Gruyère, Estepe, Gorgonzola, Provolone e Parmesão são alguns exemplos dessa categoria de queijos. Durante a maturação, a lactose é fermentada, gerando ácido láctico e outras substâncias. Assim, quanto maior o tempo de maturação, menor o teor de lactose, podendo chegar a zero.