terça-feira, novembro 24, 2015

Entenda a diferença no teor de lactose dos queijos frescos ou maturados

Informe publicitário
O nível de lactose nos queijos varia de acordo com o tempo de maturação

O queijo é um alimento rico em nutrientes essenciais ao organismo. E na hora de consumi-lo, muitas pessoas ficam na dúvida de quais queijos têm lactose e quais não têm, segundo dados coletados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Tirolez, uma das mais tradicionais marcas brasileiras de laticínios do País (primeiro semestre de 2015).

De acordo com a Tirolez, o teor de lactose – um açúcar naturalmente encontrado no leite e seus derivados - é variável, principalmente devido ao processo de maturação, ou seja: o tempo que o queijo “envelhece” antes de chegar ao consumidor.

A maturação pode ser considerada quase um ritual em que os queijos ganham cor, sabor, aroma e textura, dependendo de cada tipo, em função de diversos processos físicos, bioquímicos e microbiológicos. Gruyère, Estepe, Gorgonzola, Provolone e Parmesão são alguns exemplos dessa categoria de queijos. Durante a maturação, a lactose é fermentada, gerando ácido láctico e outras substâncias. Assim, quanto maior o tempo de maturação, menor o teor de lactose, podendo chegar a zero.

É justamente por isso que nos queijos frescos, como Minas Frescal, Cottage e Ricota, ou nos queijos com pouco tempo de maturação, como o delicioso Prato, a lactose ainda pode ser encontrada.

Assim, para que os consumidores portadores dessa intolerância voltassem a consumir queijos frescos ou pouco maturados no seu dia a dia, a Tirolez desenvolveu uma linha composta pelos queijos Mussarela Light, Prato Light, Minas Padrão Light, Minas Frescal Light e Cottage.

Fica dica: aprenda a preparar um delicioso Pão de Queijo com o Minas Padrão Zero Lactose Tirolez.

Pão de Queijo
Ingredientes
- ¾ de tablete de Manteiga Sem Sal Tirolez (150g)
- ½ colher (sopa) de sal
- 500g de polvilho doce
- 1 embalagem de Queijo Minas Padrão Zero Lactose Tirolez (350g)
- 2 ovos médios (90g)

Modo de preparo
- Aqueça 1 xícara (chá) de água (200ml) com a manteiga até a água ferver e a manteiga derreter.
-Misture o sal e o polvilho em uma tigela grande e despeje a mistura de água e manteiga, bem quente, mexendo bem com uma colher para que forme uma massa.
- Rale o Queijo Minas Padrão no ralo fino. Misture-o com os ovos e mexa bem. Incorpore a mistura de queijo e ovos no polvilho e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
- Porcione a massa em 35 partes e modele bolinhas. Preaqueça o forno a 200ºC e distribua os pães de queijo em uma forma grande. Asse por cerca de 25 minutos ou até que fiquem ligeiramente dourados. Sirva quentes e puros ou recheie com Cottage ou Minas Frescal Zero Lactose Tirolez. Você também pode servir os pães de queijo com goiabada cremosa, geleias ou doce de leite sem lactose.

Dicas
- Se, depois de amassar bem, a massa continuar seca, corrija a textura adicionando 1 colher (sopa) de água.
- Você pode congelar os pães de queijo: disponha-os na assadeira, cubra e leve ao freezer. Depois de congelados, passe-os para um saquinho para congelar, para que ocupem menos espaço no freezer. Para assar,leve-os ao forno ainda congelados.
- Acrescente sabores à massa de pão de queijo. Tempere com salsinha, cebolinha ou ciboulette, orégano, pimenta-calabresa, azeitonas pretas, pimenta-biquinho ou peito de peru picado.

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 35 unidades

Sobre a Tirolez

Fundada há 35 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 80 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário