segunda-feira, 13 de abril de 2015

Petrolândia: Após participar de Audiência do Senado em Petrolina, prefeito afirma que atraso da Codevasf com a Plena pode se prolongar até maio


Previsão de colapso hídrico iminente leva a aprovação de vazão de 900 m³/s. Situação de inadimplência da Codevasf com a terceirizada Plena deve se prolongar até a votação do Ajuste Fiscal, provavelmente no início de maio. (Fotos: Assessoria PMP/Divulgação)

Com transmissão ao vivo pela TV Senado, foi realizada na última sexta-feira (10) Audiência Pública do Senado para debater os efeitos da crise hídrica na fruticultura irrigada, na região do Vale São Francisco. A reunião aconteceu em Petrolina. O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, participou do evento, juntamente com o Presidente da ACAMP, Sr. Manoel Eloi Viana (Seu Bezinho) e o Secretário de Infraestrutura do município, Paulo Lucena de Araújo.

A Audiência Pública da Comissão de Agricultura do Senado foi solicitada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS) que também participou da reunião que contou com a presença dos Deputados Federais Gonzaga Patriota (PSB), Adalberto Cavalcanti (PTB), além de Deputados Estaduais da Bahia e de Pernambuco, representado pelo Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Miguel Coelho (PSB). O Presidente de ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, o Presidente da CODEVASF, Elmo Vaz e o Diretor de Operação da CHESF, Mozart Bandeira, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e lideranças dos movimentos sociais, representantes da Bahia e Pernambuco.

Durante a reunião foi exposta a dificuldade com relação à grave situação hídrica do rio São Francisco, assim como os atrasos dos pagamentos das contas de energia dos Perímetros Irrigados, a falta de assistência técnica por parte das empresas vinculadas à Codevasf, além da falta de pagamento dessas empresas desde novembro de 2014, o que fará com que, provavelmente, paralisem suas atividades no próximo dia 16 de abril. Segundo estudo interno apresentado em reunião do ONS, com as vazões de 1.100 m³/s haverá colapso dos reservatórios da Bacia do rio São Francisco em agosto/2015. Se adotada a vazão de 1.000 m³/s o colapso pode ser adiado para setembro/2015. Com a vazão reduzida para 900 m³/s, o colapso hídrico pode ser adiado para o mês de outubro/2015.

Apesar da drástica redução proposta e suas prováveis consequências ambientais para o rio São Francisco, o presidente da ANA Segundo o presidente da ANA afirmou que, se reduzida imediatamente a vazão para 900m³/s, sem previsão de chuvas, estima-se em 8,5% o volume da represa de Sobradinho em dezembro deste ano. Atualmente Sobradinho reserva menos de 20% de sua capacidade de armazenamento.

Após debates e apresentações, foi encaminhada a proposta de redução da vazão do Lago de Sobradinho para 900 m³/s, medida que depende somente de autorização do IBAMA para entrar em vigor.

O prefeito Lourival Simões reuniu-se com os Senadores e Presidente da Codevasf, Elmo Vaz, para tratar sobre a situação da empresa Plena, prestadora de manutenção, operação e assistência técnica nos Perímetros Irrigados do município. Segundo ele, a informação é que há disponibilidade financeira na Codevasf até que se aprove o Ajuste Fiscal, proposto pela Presidente Dilma Roussef. A previsão é que o pacote fiscal deverá ser votado no início de maio.

Ainda de acordo com o prefeito, enquanto o projeto não é votado, será buscado um entendimento com o proprietário da empresa Plena, para que ele não suspenda as atividades nos Perímetros Irrigados de Petrolândia e região, e que conseguiu-se chegar ao entendimento de que a Plena deverá permanecer nos Perímetros, prestando serviço para garantir o funcionamento mínimo das estruturas existentes, até que haja a regularização dos pagamentos pendentes.

Acrescenta Lourival Simões que as dificuldades financeiras foram postas por todos os presentes, que alegam dificuldades até para cumprir com pagamentos de rotina, pois o Governo Federal suspendeu todos os repasses financeiros.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Prefeitura de Petrolândia, por meio da Sedes, promove ações de cidadania na Agrovila 4 dos Mandantes com a Caravana Chico do Bem




A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (Sedes), realizou no último sábado (11), a Caravana Chico do Bem, promovendo ações de cidadania, lazer, esporte e recreação na Agrovila 4 dos Mandantes, na zona rural do município.

A estrutura do evento foi organizada em frente à Escola Municipal Aveloz para receber a população e oferecer oficinas de fabricação de sabão com óleo de cozinha, reutilização de materiais recicláveis, artesanato em E.V.A. 

As crianças participaram de atividades de recreação e contação de histórias. Houve torneio de futebol com a distribuição de troféus e medalhas aos participantes. 

Entre os vários serviços oferecidos pelo projeto, a equipe do CRAS fez visitas em domicílio, assim como a turma da Casa das Juventudes que levou o projeto 'Visita do Coração' à comunidade. 

Estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Sra. Anna Tereza, e o prefeito Lourival Simões. 

A ação teve a participação e apoio das equipes da Sedes, CRAS, Casa das Juventudes, Casa da Criança Nutrida, Conselho Tutelar,  Coordenadoria da Mulher e Cadastro Único (Bolsa Família).


Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia
Fotos: Josilda Marques

Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde e Grupo de Humanização do Hospital Municipal realizam ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde no Bairro Nova Esperança

Fotos: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Divulgação



A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Grupo de Trabalho HumanizAção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, levou à Escola Municipal Itamar Leite, no Bairro Nova Esperança, o Projeto Saúde na Escola, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril.

Na ocasião foram prestados serviços de atendimento especializado em nutrição, psicologia, fonoaudiologia e odontologia. Houve também atualização de cartões de vacinas e palestras de conscientização sobre a dengue, com a presença da personagem 'mosquita'. Moradoras do bairro receberam atendimento ginecológico na Unidade Móvel.

Complementarmente, em parceria com a Casa das Juventudes de Petrolândia, por meio do projeto 'Visita do Coração', foram proferidas palestras ao alunos sobre o correto descarte de lixo, com orientação sobre coleta seletiva.

Detergentes fabricados por alunos do Prof. Roberto Oliveira, na EREM Maria Cavalcanti Nunes, com reaproveitamento de óleo de cozinha, foram distribuídos à comunidade.

Outra ação do Grupo de Trabalho HumanizAção do Hospital Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foi a realização de evento de comemoração ao Dia da Saúde e Nutrição, no Mercado Público da cidade, conscientizando a população, presente à feira livre, para a importância da boa alimentação na manutenção da saúde, com orientações também sobre a escolha adequado de alimentos.

O CAPS Nova Mente ofereceu também aos seus pacientes ações direcionadas à celebração do Dia Mundial da Saúde, como atividades para despertar e manter a saúde do cérebro, além de palestras.

Ver mais fotos>Ações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Assessoria da Secretaria de Saúde de Petrolândia e GT HumanizAção/Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima
Fotos: Divulgação

Petrolândia: Beto Celular comemora aniversário entre amigos no Geração 2

Amigos são para essas coisas (Foto: Assis Ramalho)

Na noite do último sábado (11), o empresário Beto Celular comemorou seu aniversário com a família, cercado de amigos de Bar e Restaurante Geração 2, na Orla Fluvial de Petrolândia.

O restaurante é o ponto de encontro tradicional dos amigos que levaram ao aniversariante o abraço carinhoso de parabéns.

Felicidade, saúde, sucesso e vida longa ao empresário Beto Celular.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: Com medo de novo corte de energia, produtores do Perímetro Irrigado do Apolônio Sales bloqueiam e fazem vigília em frente a Estações de Bombeamento




Carros, motos e trator foram colocados na entrada da Estação de Bombeamento (EBS) para impedir uma possível visita da Celpe. (Fotos: Assis Ramalho)


Após atrasos de meses no pagamento das faturas de energia elétrica da Celpe, assumidas pela Codevasf, com medo de novo corte no fornecimento às EB's (Estações de Bombeamento), os produtores rurais beneficiados pelos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, passam por momentos de apreensão. Há rumores de que a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) vai cortar novamente a energia das estações devido ao atraso, além da expectativa quanto à continuidade dos serviços de operação, manutenção e assistência técnica pela terceirizada Plena Consultoria e Serviços, que também não é paga há meses e já colocou seus funcionários na região de sobreaviso para uma possível demissão coletiva, prevista para esta quarta-feira (15), caso a Codevasf não pague as faturas em atraso.

A preocupação chegou a tal ponto que nesta segunda-feira (13), cerca de cinquenta produtores rurais dos Perímetros Irrigados do Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia, realizaram piquete em frente às Estações de Bombeamento, tão logo surgiram boatos de que a Celpe realizaria, pela segunda vez, o corte de energia elétrica da Estação de Bombeamento Principal (EBP).

De acordo com o presidente da Associação dos Colonos Agropecuaristas de Petrolândia (Acamp), sr. Manoel Eloi, uma fonte teria lhe informado que a Celpe poderia realizar o corte de energia na Estação de Bombeamento a qualquer momento. "Tão logo eu soube de que a Celpe poderia realizar novamente o corte de energia na Estação, eu me reuni com outros produtores aqui do Apolônio Sales e vinhemos aqui para a frente da Estação de Bombeamento para impedir o corte. E daqui só sairemos quando tivermos a garantia de que a energia não será cortada", disse o sr. Manoel Eloi (a entrevista completa será apresentada nesta terça (14), no programa Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia (webradiopetrolandia.com.br), com Assis Ramalho, das 05h10 às 08h10 da manhã).

Em  apoio ao produtores do Apolônio Sales, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, fez desabafo afirmando que, se providências não forem tomadas com urgência pelas autoridades competentes, coisas muito piores poderão acontecer. "Eles estão faltando com respeito com os trabalhadores, que são quem coloca o alimento na mesa do povo. Não deixem que os trabalhadores façam 'bobagem', porque por enquanto nós estamos segurando, mas no momento em que  os trabalhadores partirem para fazer 'bobagens', aí vai ser tarde demais. Todos nós estamos dispostos a tudo", desabafou o presidente do STR.

Até o fechamento desta reportagem, por volta das 16 horas desta segunda-feira (13), os cerca de cinquenta trabalhadores rurais ainda se encontravam em vigília em frente à Estação de Bombeamento, no intuito de impedir um possível corte de energia pela Celpe.

Acompanhe este caso no programa 'Acordando com as Notícias' que vai ao ar de segunda a sábado das 05:10h as 08 10 da manhã com apresentação e comentários de Assis Ramalho, sua revista matinal de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchetes do dia dos principais jornais do Brasil, utilidade pública e muito mais. 

Para ver mais fotos, clique>Colonos do Apolônio Sales realizam vigília em frente a Estação de Bombeamento

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Em nota, Secretaria de Educação de PE faz balanço do primeiro dia de greve dos professores


Nota à imprensa

De acordo com levantamento feito nas escolas da Rede Estadual de Ensino, referente ao primeiro dia de greve dos professores nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Educação do Estado informa que 55% das escolas (574 unidades) não paralisaram suas atividades, 23% pararam parcialmente (239 escolas) e 22% paralisaram totalmente (232 escolas). O levantamento é referente às aulas do turno da manhã.

Devido à confirmação da adesão à greve de apenas algumas escolas, a Secretaria de Educação reforça a solicitação para que os pais ou os responsáveis entrem em contato com as unidades de ensino para saber se a escola está com as atividades normalizadas e, em caso positivo, encaminhem os estudantes para as escolas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Tacaratu: Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação unem-se para comemorar Dia Mundial da Saúde e Dia da Atividade Física

Fotos: JL Criações/PMT
O dia 07 de abril é uma data comemorativa de grande envergadura, na qual se comemora o Dia Mundia da Saúde, e a temática preconização pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para 2015 é 'Segurança Alimentar', tema de alta relevância e oportunidade para altertar governos e toda a cadeia de produção alimentar (agricultores, fabricantes, fornecedores e consumidores) para a importância do controle, de perigos e riscos microbiológicos, garantindo que os alimentos que chegam aos pratos da população sejam seguros.

Além dessa manifestação, foi comemorado também o Dia da Atividade Física, que fez aniversário no dia 06 do corrente mês, pois temos o dever de alertar a todos que o sedentarismo é doença e que a atividade física é saúde.

A Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o compromisso de ofertar qualidade de vida, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, decidiram trabalhar o tema junto com a comunidade, montando o Bloco da Saúde, com o tema Alimentação Segura e Saudável, e demais temáticas preconizadas pelo Ministério da Saúde: violência contra a mulher, diabetes, hipertensão e combate à dengue.

Petrolândia: Vereadores convidam diretor da Codevasf para reunião na Câmara para tratar sobre problemas nos Perímetros de Irrigação

Foto: Assis Ramalho

A Câmara Municipal de Petrolândia enviou nesta segunda-feira (13) dois Ofícios dirigidos ao Sr. José Solon de Oliveira Braga Filho, Diretor de Gestão e Empreendimentos e Irrigação da Codevasf em Brasília-DF, solicitando seu comparecimento à Casa Legislativa de Petrolândia para esclarecimentos e possíveis soluções para o impasse do atraso no pagamento das contas de energia da Estação de Bombeamento dos Projetos de Irrigação neste município e sobre o atraso no pagamento à Plena, empresa terceirizada da Codevasf que presta manutenção e assistência na mesma região, cujos funcionários estão sob risco de perder os empregos também por atraso no pagamento de faturas.

Confira abaixo, na íntegra, os dois ofícios, assinados pelo Presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques, e vereadores Carlinhos, Jorge Lino, Rogério Novaes, Noca e Zé Pezão.  

Ler Ofício 064/2015 (arquivo PDF)>aqui
Ler Ofício 065/2015 (arquivo PDF)>aqui

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Nova parceria do Blog, Andréa Queiroz, Consultora Master Hinode, convida para Reunião de Negócios no sábado (18)

Andréa Queiroz, Consultora Master em Petrolândia
Andréa Queiroz e sua equipe em Petrolândia

Andréa Queiroz, Consultora Master da Hinode em Petrolândia, faz um convite a quem deseja investir suas horas vagas em uma atividade lucrativa e tornar-se sócia(o) da empresa que mais cresce no Brasil.

A Reunião de Negócios, com a presença dos executivos Victor Hugo (Master Platina) e Erivaldo (Master Prata) tem como objetivo apresentar a empresa e os planos e kits de trabalho, do básico ao mais completo, além de tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Faça parte deste time vencedor, seja um(a) consultor(a) Hinode.

Para permitir a sua participação, o encontro acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no centro de Petrolândia, no dia 18 de abril, com início às 16 horas. Contato: (87) 9959-2836.

Prestigie este evento, conheça nossos produtos e receba informações detalhadas e orientações completas, para você dar um passo consciente de suas possibilidades de crescimento. Viva dias de alegria com Hinode!

Ver mais fotos>Andréa Queiroz e seu time Hinode

Matéria relacionada (clique para ler)
>Andréa Queiroz, Consultora Master em Petrolândia, cadastra nova consultoras na Hinode

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação

Miguel Coelho cobra recuperação da Transnordestina de Petrolina

​Deputado estadual Miguel Coelho (Foto: ​Roberto Soares)

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) solicitou à Secretaria de Transportes do Estado obras para requalificação da Perimetral Transnordestina, em Petrolina. O pedido do socialista relaciona intervenções como recapeamento asfáltico, manutenção da sinalização e acostamento, além de melhorias na iluminação da rodovia que liga as BR-408 e BR-428.

Segundo o deputado, a via está em más condições de conservação e alguns acidentes já foram registrados devido a buracos e outros problemas de manutenção. “Além de melhorar o tráfego, essas obras garantem mais segurança para os motoristas, reduzindo o risco de acidentes”, explica Miguel.

Com cerca de 10 km de extensão, a Transnordestina é um dos principais corredores da zona Norte de Petrolina. A avenida atravessa nove bairros da cidade, dentre eles João de Deus e Pedra Linda.

Assessor de Imprensa de Miguel Coelho

Acidente fatal faz uma vítima em Inajá, no Sertão de Pernambuco


Um grave acidente envolvendo um Fiat Uno vermelho na manhã desta segunda-feira (13), deixou uma vitima fatal em Inajá, no Sertão de Pernambuco. Audálio Barbosa dos Santos, de 58 anos, trafegava na PE-336 quando perdeu o controle do carro em uma curva, onde capotou o veiculo e veio a falecer no local do acidente. De acordo com á Policia Militar, o mesmo é natural da cidade de Tupanatinga, agreste de PE, e estava se encaminhado para o município de Ibimirim, no sertão.

A placa do veículo é de Caetés, porém, ele vinha de Tupanatinga com a esposa, de 56 anos, e a cunhada, de 55, com sentido para Ibimirim. Elas também usavam cinto, conseguiram sobreviver e foram socorridas para o hospital de Inajá, mas não tiveram ferimentos graves. A Polícia Civil comunicou ainda que eles não seriam as primeiras vítimas do trecho; a rodovia possui buracos em pontos críticos, como curvas.

O corpo do motorista foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, na região Agreste do estado.

Fonte: Blog do Robson Cordeiro e G1 Caruaru

Petrolândia: Polícia Federal Rodoviária, em parceria com Prefeitura, faz apreensão de animais soltos na rodovia BR 316


Em cumprimento a Recomendação do Ministério Público de Pernambuco para apreensão de animais soltos em ruas da cidade e nas rodovias, o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Petrolândia, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizou operação para apreensão de animais soltos na BR 316. A ação aconteceu na semana passada.

Animais soltos nas rodovias representam elevado risco para a ocorrência de acidentes graves ou até mesmo fatais, com vários casos já registrados. Para contribuir com a segurança dos condutores de veículos que transitam por Petrolândia, as operações serão realizadas com frequência. Os proprietários de animais apreendidos podem pagar multa e taxa para liberação dos animais que ficam sob a responsabilidade e guarda da Prefeitura.

Na oportunidade, a PRF também realizou a fiscalização de veículos que transitavam na citada rodovia.

Para ler a Recomendação do MPPE para Petrolândia, clique aqui>Recomendação Nº 04/2013 na íntegra

Notícias relacionadas (clique para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Paulo Jr/Vigilância Sanitária 

Ex-chefe de engenharia da Codevasf condena atual PPP do Pontal e dispara contra o senador Bezerra

Otávio Carvalho (Foto: Assessoria/Divulgação)

Em carta aberta, o engenheiro civil e ex-chefe da Divisão de Engenharia da 3ª SR CODEVASF- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Otávio Carvalho, revela que a proposta inicial de Ocupação Espacial do Projeto Pontal, do qual participou ativamente, já consistia em uma PPP. Contudo, os moldes originais foram totalmente modificados na atual proposta, para atender a interesses outros, deixando uma grande porta para a exploração do pequeno produtor.

Otávio Carvalho não acredita que os representantes da região no Senado e Câmara estão dispostos a lutar pela modelo que beneficie os produtores, mas sim em favor do grande empresário que vai administrar todo o Projeto.

Leia a Carta, na íntegra:

“A modalidade de PPP (Parceria Público-Privada) que estão aplicando hoje no Projeto Pontal é cruel e perversa. Mas a proposta inicial não era essa.

A Ocupação Espacial da Área, isto é, a distribuição dos lotes, contida na concepção original do Projeto, de fato, sempre foi uma PPP. Dizemos isso com bastante propriedade, porque tivemos a honra de Coordenar o Projeto Pontal desde a fase de Elaboração do Projeto Básico Executivo, participando do recadastramento dos proprietários e trabalhadores da área envolvida pelo Projeto e, ocasionalmente, participamos diretamente da aquisição de algumas áreas.

Sebrae promove evento nacional para estimular empreendedorismo individual


De hoje (13) até sábado (18), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove a 7ª Semana do Empreendedor Individual. O evento, que visa a capacitar, qualificar e responder às principais dúvidas dos pequenos empresários que faturam até R$ 60 mil e que tenham, no máximo, um empregado, ocorre em todas as capitais e em algumas cidades do interior do país.
O seminário oferece, gratuitamente, palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, cursos de capacitação e disponibiliza respostas para as pessoas que aderiram recentemente ou pensam em aderir à modalidade de negócio. O debate visa a estimular o profissional que trabalha na informalidade a se filiar ao Simples Nacional. Com o Simples Nacional, o profissional tem proteção social e previdenciária, mediante o pagamento de alíquotas reduzidas e mais vantajosas se comparadas às demais faixas do Simples. Para isso, o profissional só precisa pagar contribuição equivalente a 5% do salário-mínimo e mais R$ 1, se for microempresário do comércio, ou R$ 5, se for microempresário do setor de serviços.

“Ao se formalizar, os empreendedores individuais passam a ter todas as vantagens previdenciárias, inclusive direito à aposentadoria. Eles também têm sua cidadania empresarial reconhecida, por meio do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Assim, podem obter crédito como pessoa jurídica, emitir notas fiscais, ter acesso a novos mercados. A formalização é fundamental para que possam desenvolver seus negócios”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Eduardo Barretto, à Agência Brasil.

Ações do ProRural são destacadas no Agreste durante seminários do Todos por PE


Durante a plenária geral do Todos por Pernambuco, em Surubim, o governador Paulo Câmara, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota e o diretor geral do ProRural, Aldo Santos realizaram a entrega de um trator à Associação dos Produtores Rurais do Sítio Tatus. A ação faz parte do projeto Pernambuco Rural Sustentável do ProRural, possui o investimento total de R$ 230.850,00 e vai beneficiar cerca de 100 famílias. Já na reunião ocorrida município de Caruaru, foi assinada ordem de serviço para construção de 230 cisternas de placa, de 16mil litros. A iniciativa tem o investimento da ordem de R$ 664.700,00 e beneficiará 230 famílias.

Valorização dos territórios produtivos - Na rodada dos seminários, no município de Garanhuns, na região do Agreste Meridional, a valorização que o ProRural tem feito aos territórios produtivos foi ressaltada pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustantável e coordenador do Grupo Territorial de Governança (GTG) do Feijão, Luiz Ricardo. “A gente sabe que o caminho é este, através da valorização dos territórios, no qual a sociedade civil dialoga com o governo e pactua as propostas de desenvolvimento das redes produtivas de cada região”, afirmou.

MEC libera R$ 100 milhões para oferta de vagas pelo Senai


Portaria do Ministério da Educação, publicada hoje (13) no Diário Oficial da União, libera R$ 100 milhões para a oferta de vagas na formação profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com o texto, a instituição está apta a receber os recursos financeiros, na condição de parceira do governo na oferta de vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Agência Brasil

Jatobá: Resultado da pelada da Associação Pó de Serra, de Itaparica, nesse domingo (12)

 'Baba' da Associação Pó de Serra (Fotos: Jair Souza)

Nosso amigo Jair Souza, o popularíssimo Jair do Picolé, fã e ouvinte assíduo da Web Rádio Petrolândia, envia à nossa Redação o resultado do 'baba' da Associação Pó de Serra, disputado nesse domingo, 12 de abril, no campo da entidade em Itaparica, no município de Jatobá. Confira os resultados.

Primeiro tempo: 7h20 às 8h20 
Placar: Camisa azul 1x1 Camisa vermelha 
Camisa azul
Gol: Índio
Escalação: Geraldo, Jean, Tião, Índio, Paquito, Tico onça, Osmando, Chimba, Marcos, Catinha e Arnaldo. 
Camisa vermelha
Gol: Joaci
Escalação: Weslei, Luiz, Bangu, Berg, Luciano Gomes, Sivaldo, Ivanildo, Joaci, Sapatão, Juvenal e Nicácio.

Segundo tempo: 8h20 às 9h20 
Placar: Camisa azul 4x2 Camisa vermelha 
Camisa azul
Gols: Nego Van (2), Vagner e Pitomba
Escalação: Geraldo, Nego, Bolinha, Nego Van, Vagner, Pitomba, Sílvio, Luciano, Tema, Geneci e Miúdo
Camisa vermelha
Gols: Almir e Eronildes
Escalação: Elvis, Adriano, Jandair, Eraldo, Fan, Naldo, Eraldinho, Pedro, Almir, Eronildes e Ronaldo.

Redação do Blog de Assis Ramalho 
Com informações e fotos de Jair Souza

Teatro de Bonecos do Nordeste é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Cultura publicou hoje (13), no Diário Oficial da União, o comunicado de reconhecimento do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Cultural do Brasil.

De acordo com o texto, a decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de inclusão foi feito pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

Com a aprovação do registro, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste passa a ter proteção institucional, ou seja, uma garantia de salvaguarda do bem cultural.

Apesar de ser amplamente conhecido como mamulengo, o teatro de bonecos tem diversas denominações regionais: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, no Rio Grande do Norte; Babau, na Paraíba, e Mamulengo, em Pernambuco.

Agência Brasil

Em nota, Secretaria de Educação de Pernambuco afirma que significativa parte das escolas não aderiu à greve


Nota Secretaria de Educação do Estado

Com base nas informações preliminares coletadas pelas equipes da Secretaria de Educação do Estado que monitoram, durante esta manhã, as 1.049 escolas da Rede Estadual, o sentimento é de que uma parte significativa das escolas do Estado não aderiu à greve. Portanto, a Secretaria de Educação reforça a solicitação para que os pais ou os responsáveis entrem em contato com as unidades de ensino para saber se a escola está com as atividades normalizadas e, em caso positivo, encaminhem os estudantes para as escolas. Foi constatado que em várias escolas em funcionamento há professores, porém, não há a presença dos alunos ou, quando há, estão em pequeno número. A Secretaria de Educação do Estado (SEE) informa que divulgará, na tarde de hoje (13), o resultado parcial sobre a situação de funcionamento das unidades.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco

Batida entre carreta e dois carros deixa três mortos na BR-424 em Garanhuns

Carro ficou destruído após colisão na BR-424 em Garanhuns / Foto: Divulgação/Rádio Jornal.

Três pessoas morreram em um acidente na manhã desta segunda-feira (13) no quilômetro 93 da BR-424, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), três veículos, sendo dois carros de passeio e uma carreta carregada de madeira, se envolveram no acidente próximo a Curva da Laranjeira.

Hélio de Andrade Sobral, de 31 anos, que conduzia um dos veículos de passeio, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Alaíde Margarida Monteiro de Vasconcelos e Cícero Cosme da Silva, que estavam no outro carro, ficaram presos às ferragens e também morreram. Fábio Batista dos Santos, de 33 anos, foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura (HRDM). O estado de saúde dele é considerado grave.

A PRF ainda não informou o que teria causado a colisão. Parte da carga da carreta ficou espalhada pela rodovia e o trânsito permanece interrompido. Os corpos serão encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, também no Agreste.

Núcleo SJCC/Caruaru em NE10

Anvisa publica novas regras de advertência em maços de cigarro


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (13), no Diário Oficial da União, novas regras a serem aplicadas em embalagens de produtos derivados do tabaco. Com as mudanças, além da foto na parte de trás, que já vem com uma mensagem sobre os efeitos nocivos do cigarro, a parte da frente apresentará uma advertência ocupando 30% do espaço total.

A resolução determina que o novo texto de advertência seja "Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque Saúde: 136" e fixa o tamanho e a cor das letras e do fundo. A Anvisa destacou que as embalagens não poderão ter nenhum tipo de dispositivo que dificulte a visualização da mensagem.

De acordo com a publicação, a partir de 1º de janeiro de 2016, as empresas serão obrigadas a disponibilizar para o comércio varejista apenas embalagens que estejam de acordo com as novas regras. As embalagens antigas devem ser recolhidas até o dia 30 de junho de 2016.

Agência Brasil

Frases do dia 13/04/2015: Coletânea IHU Online


Ratos terceirizados

“Os ratos que invadiram o Congresso eram hamsters! Terceirizaram os ratos!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 11-04-2015.

Todos por Pernambuco reúne mais de 4,5 mil pessoas no Agreste

 Fotos: Wagner Ramos/SEI

O Agreste foi responsável pelo maior público do terceiro ciclo do Seminário Todos por Pernambuco até agora. Mais de 4,5 mil pessoas participaram das discussões ao longo dos três dias do evento, em Surubim, Garanhuns e Caruaru. A grande participação popular demonstra a consolidação da construção democrática das prioridades do Governo do Estado. A eficiência do Todos já foi comprovada com um prêmio internacional concedido pelas Nações Unidas de Serviço Público, em 2012.

As 5.062 sugestões da população agrestina serão compiladas e analisadas pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, responsável pela organização do Seminário, e vão compor o Plano Plurianual. Foram disponibilizadas, nos três dias de evento, oito salas temáticas: saúde, cidadania, desenvolvimento rural, educação, água, infraestrutura, economia e segurança.

"Ouvir o povo nos ajudou a acertar mais e errar menos nos últimos oito anos. E agora não será diferente. Seja em uma comunidade pobre na Região Metropolitana do Recife, passando por comunidades indígenas e quilombolas no Agreste, ou um pequeno agricultor, que vive no alto Sertão pernambucano; todos estes atores participam dos seminários em pé de igualdade, contribuindo do seu jeito e ajudando a reduzir as desigualdades regionais", destacou o governador Paulo Câmara.

Passageiros de lotação que vinham de Paulo Afonso com destino a Petrolândia são assaltados na entrada da Volta do Moxotó


Na tarde de sábado (11) por das 14hs uma Dupla de assaltantes roubaram passageiros de uma lotação que tinha saído de Paulo Afonso com destino a Petrolândia.

O assalto ocorreu na entrada da Volta do Moxotó em Jatobá, onde dois homens fingindo-se de passageiros deram com a mão para a lotação parar, quando o motorista parou foi anunciado o assalto.

A dupla roubou pertences dos passageiros, como aparelhos celulares e quantia de dinheiro de cada um.

Um dos bandidos ainda deixou cair o revólver no piso da lotação. Os assaltantes estavam em uma motocicleta Titan Vermelha e após o assalto fugiram em direção ao trevo que liga Delmiro Gouveia a Paulo Afonso.

O proprietário da lotação não quis dar queixa na delegacia alegando que de nada adiantaria.

Fonte: Portal de Jatobá

Homem abandona filha de 7 anos em carro para fugir da polícia em PE

Carro que homem abandonou com filha dentro é roubado (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal) 

Homem abandona filha dentro de carro roubado (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal)

Um homem, de 32 anos, abandonou a filha de 7 anos de idade dentro de um veículo na BR-116, em Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano. Ele tentava fugir de uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite do sábado (11), pois estava em um carro roubado.

Ao ser parado na rodovia, o policial solicitou os documentos do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. “Quando ele parou, orientei sobre a criança estar no banco da frente e expliquei que ela deveria estar no banco traseiro com assento. Além desta irregularidade, o outro policial, que também realizava fiscalização, percebeu que tanto a documentação quando algumas partes de identificação do veículo, como a numeração no vidro, tinham indícios de adulteração”, explicou o agente da PRF, Adilson da Silva Costa.
Veículo foi levado para a Delegacia de Cabrobó-PE

O motorista disse ser produtor de queijo e afirmou que morava na cidade de Cabrobó, também no Sertão do estado. No momento em que os policiais foram realizar a consulta da documentação do sistema de segurança da polícia, perceberam que o homem andava em direção ao matagal. “Quando fui fazer a consulta, ele começou a seguir às margens da Caatinga. Tentamos alcançá-lo, inclusive com a ajuda de policiais militares que ficam próximos, mas não conseguimos; ele tinha sumido”, contou.