segunda-feira, abril 13, 2015

Petrolândia: Com medo de novo corte de energia, produtores do Perímetro Irrigado do Apolônio Sales bloqueiam e fazem vigília em frente a Estações de Bombeamento




Carros, motos e trator foram colocados na entrada da Estação de Bombeamento (EBS) para impedir uma possível visita da Celpe. (Fotos: Assis Ramalho)


Após atrasos de meses no pagamento das faturas de energia elétrica da Celpe, assumidas pela Codevasf, com medo de novo corte no fornecimento às EB's (Estações de Bombeamento), os produtores rurais beneficiados pelos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, passam por momentos de apreensão. Há rumores de que a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) vai cortar novamente a energia das estações devido ao atraso, além da expectativa quanto à continuidade dos serviços de operação, manutenção e assistência técnica pela terceirizada Plena Consultoria e Serviços, que também não é paga há meses e já colocou seus funcionários na região de sobreaviso para uma possível demissão coletiva, prevista para esta quarta-feira (15), caso a Codevasf não pague as faturas em atraso.

A preocupação chegou a tal ponto que nesta segunda-feira (13), cerca de cinquenta produtores rurais dos Perímetros Irrigados do Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia, realizaram piquete em frente às Estações de Bombeamento, tão logo surgiram boatos de que a Celpe realizaria, pela segunda vez, o corte de energia elétrica da Estação de Bombeamento Principal (EBP).

De acordo com o presidente da Associação dos Colonos Agropecuaristas de Petrolândia (Acamp), sr. Manoel Eloi, uma fonte teria lhe informado que a Celpe poderia realizar o corte de energia na Estação de Bombeamento a qualquer momento. "Tão logo eu soube de que a Celpe poderia realizar novamente o corte de energia na Estação, eu me reuni com outros produtores aqui do Apolônio Sales e vinhemos aqui para a frente da Estação de Bombeamento para impedir o corte. E daqui só sairemos quando tivermos a garantia de que a energia não será cortada", disse o sr. Manoel Eloi (a entrevista completa será apresentada nesta terça (14), no programa Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia (webradiopetrolandia.com.br), com Assis Ramalho, das 05h10 às 08h10 da manhã).

Em  apoio ao produtores do Apolônio Sales, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, fez desabafo afirmando que, se providências não forem tomadas com urgência pelas autoridades competentes, coisas muito piores poderão acontecer. "Eles estão faltando com respeito com os trabalhadores, que são quem coloca o alimento na mesa do povo. Não deixem que os trabalhadores façam 'bobagem', porque por enquanto nós estamos segurando, mas no momento em que  os trabalhadores partirem para fazer 'bobagens', aí vai ser tarde demais. Todos nós estamos dispostos a tudo", desabafou o presidente do STR.

Até o fechamento desta reportagem, por volta das 16 horas desta segunda-feira (13), os cerca de cinquenta trabalhadores rurais ainda se encontravam em vigília em frente à Estação de Bombeamento, no intuito de impedir um possível corte de energia pela Celpe.

Acompanhe este caso no programa 'Acordando com as Notícias' que vai ao ar de segunda a sábado das 05:10h as 08 10 da manhã com apresentação e comentários de Assis Ramalho, sua revista matinal de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchetes do dia dos principais jornais do Brasil, utilidade pública e muito mais. 

Para ver mais fotos, clique>Colonos do Apolônio Sales realizam vigília em frente a Estação de Bombeamento

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário