sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Petrolândia: Com os pés em duas canoas, PSB local renova apoio ao ex-correligionário Fernando Filho

Vereador Delano Santos, ministro Fernando Filho e vereador Dedé de França, em encontro com empresários e lideranças (Foto: Assis Ramalho)
Entrega de trator a associação do Brejinho da Serra (Foto: Lúcia Xavier)

Quanto maior o partido político, maiores os conflitos de interesses e mais difíceis os consensos, é o que pode levar a pensar a aparente dissidência de membros do diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Petrolândia, integrantes do apoio à releição do ex-correligionário Fernando Bezerra Coelho Filho, durante a passagem do deputado federal licenciado, atualmente sem partido, nesse município. O Ministro das Minas e Energia visitou a cidade situada no Sertão de Itaparica para entregar, oficialmente, a associações de produtores rurais, um trator e uma casa do mel, conquistados por emendas parlamentares de sua autoria. Também para ouvir novas demandas. Durante sua estada, o ministro foi escoltado pelos vereadores Delano Santos e Dedé de França, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, respectivamente, ambos eleitos pelo PSB, além de outras lideranças políticas e comunitárias do município.








Acompanhado pelo superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, o membro do clã Coelho, de Petrolina, desembarcou em Petrolândia na véspera da agenda na zona rural, para pernoitar na cidade. Em restaurante na Orla Fluvial, Fernando Filho foi recepcionado com jantar, prestigiado com representativa presença de empresários e lideranças. Nesse evento e na agenda do dia seguinte, pontuada pela fartura de demandas e de agradecimentos à atuação do parlamentar em prol da região, o pré-candidato a reeleição à Câmara Federal ouviu elogios e manifestações de apoio, recebidos de figuras da situação e da oposição do município onde o diretório do PSB abriga nada menos que três ex-prefeitos, atual prefeita e dois vereadores ocupantes dos principais cargos na Câmara.



No dia seguinte (04), as articulações começaram cedo, com muitas visitas ao ministro, ainda no hotel onde estava hospedado. Na sequência, Fernando Filho foi entrevistado, ao vivo, no programa "Acordando com as Notícias", pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia, enquanto era aguardado para reunião na Associação de Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, sediada no centro da cidade.





Após o encontro de articulação com as artesãs, no qual foi servido café da manhã, o ministro e grande comitiva rumaram para o Sítio Brejinho da Serra. Lá, sob tenda instalada no centro do povoado, o ministro acompanhou os pronunciamentos de líderes comunitários e vereadores, antes de fazer seu discurso. Em seguida, sob o espocar de fogos, um trator foi entregue à associação de produtores rurais para beneficiar a comunidade e áreas vizinhas. A máquina foi solicitada por indicação dos vereadores Delano Santos e Dedé de França ao deputado.




Pronunciamento de Fernando Filho no Brejinho da Serra


De volta ao centro de Petrolândia, a comitiva fez uma pausa na Prefeitura de Petrolândia, onde Fernando Filho visitou a prefeita Janielma Souza, em seu gabinete, no qual estavam presentes alguns membros da equipe da gestora. A reunião protocolar foi breve e não chegou a constar do roteiro oficial, divulgado pela assessoria do parlamentar.



O último compromisso de Fernando Filho em Petrolândia, no início da tarde, foi a entrega da Casa do Mel à Associação dos Apicultores e Agricultores do Icó-Mandantes (APIMA), na Agrovila 03 do Bloco 04, no Distrito do Icó-Mandantes, onde novos discursos e demandas foram apresentados.


Pronunciamento de Fernando Filho na APIMA


Durante sua visita, Fernando Filho foi tratado, algumas vezes, como "senhor ministro", porém, também foi comum o tratamento "Fernandinho", como ele é mais conhecido no meio político local. O apelido demonstra o antigo e estreito relacionamento com a cidade. Mas, apesar da intimidade, Fernando Filho enfrenta adversidades por ser ministro de um governo impopular na região e defender abertamente a privatização da Eletrobrás e, na esteira, da Chesf.

Independente da aliança consolidada nos últimos pleitos, quando subiu nos palanques do governo municipal, e da amizade que desfruta com políticos petrolandenses, o fato de ele ter saído do PSB e ter-se tornado um dos militantes do movimento "Pernambuco que mudar", união de partidos que se opõem ao governo de Paulo Câmara, gerou estranhamento durante sua estada em Petrolândia, administrada pelo partido do governador, certamente candidato a reeleição.

A presença e apoio tácito, porém explícito, ao deputado federal por parte de vereadores e lideranças históricas do PSB local, como o ex-prefeito Amadeu Souza Lima, dá sinais de que o diretório municipal do partido "rachou" ou, no mínimo, está com os pés em duas canoas. Oficialmente, o apoio do diretório do PSB em Petrolândia é à reeleição do deputado federal Augusto Coutinho (SD), que visitou a cidade esta semana e participou de reunião com lideranças, entre elas o ex-prefeito Lourival Simões.

O apoio à reeleição do governador é inquestionável, mas, por seu turno, os dissidentes fiéis ao ministro terão o papel de obstruir ou dificultar o caminho entre as lideranças de Oposição e um possível palanque, em Petrolândia, do movimento "Pernambuco quer mudar", caso a aliança dos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (do novo MDB) evolua para a majoritária este ano.

Ver todas as fotos>Agenda de reuniões do ministro Fernando Filho em Petrolândia (04/01/2018)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier - Assistente: Júcia Sá


Zeca reafirma voto contra a reforma da previdência e diz que falta gestão em Arcoverde


“Sou contra a reforma da previdência como foi colocada, vou votar contra, agora acho que é necessária mas precisa ser amplamente debatida com toda a sociedade. O governo atual está no fim e é preciso debater o tema mais profundamente”. Com essa palavras o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) reafirmou sua posição contrária a aprovação da reforma da previdência que deverá ser votada este mês na Câmara dos Deputados, durante entrevista nesta sexta-feira de manhã ao jornalista João Ferreira, na Rádio Itapuama FM, em Arcoverde. Ele estava acompanhado dos vereadores Zirleide Monteiro (PTB) e Heriberto Sacolão (PTN). Zeca disse também que seria bom que o ex-presidente Lula pudesse disputar a eleição, mas acreditava que sua situação é muito delicada, ressaltando seu papel na melhoria da qualidade de vida, principalmente dos mais pobres.

O parlamentar também falou sobre a questão da segurança em Pernambuco. Para ele, o governador “perdeu o controle da segurança” e disse “ter vergonha de dizer que hoje Pernambuco tem um governador” afirmando que Paulo Câmara (PSB) não tem qualificação de governador, apesar de posar de bom moço. “Não torço pelo quanto pior melhor, mas ele prometeu dobrar o salário dos professores...Se dobrou foi o contra-cheque. Não cumpriu. Fico muito preocupado. Ele não era preparado para ser governador. Eduardo não esperava isso”, disse Cavalcanti.


Petrolândia: Farmácia FarmaVida promove orientação capilar de produtos Bio Extratus



A Farmácia FarmaVida, localizada na Avenida Manoel Borba, centro de Petrolândia, em frente ao Banco do Brasil, promoveu um importante evento com demonstração dos produtos da Bio Extratus por promotora de vendas.

Na oportunidade, a promotora Alexandra Barros realizou um dia especial destinado aos cabelos, como orientação, demonstração, analise capilar e como tratar melhor o cabelo, quimicamente tratado ou não.

O evento, que foi realizado nesta sexta-feira (02), teve início às 9h00 da manhã, e foi finalizado por volta das 16 horas.

Ver fotos >> Orientação capilar de produtos Bio Extratus promovido pela FarmaVida


Redação do Blog de Assis Ramalho


Lula pede habeas corpus preventivo ao STF para evitar prisão


A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu hoje (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a eventual prisão preventiva dele após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. O caso será relatado pelo ministro Edson Fachin.

No habeas corpus, a defesa de Lula pretende derrubar a decisão do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que negou nesta semana pedido feito pela defesa do ex-presidente para impedir a eventual execução provisória da condenação, após o último recurso que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre.

Ao negar o habeas corpus, o ministro do STF entendeu que a decisão do TRF4 garantiu que Lula não será preso antes da apreciação do último recurso, e, dessa forma, não há urgência que justifique a concessão da medida cautelar.

Agência Brasil


Kaio Maniçoba assina ordem de serviço em Cabrobó


O deputado federal licenciado e secretário de Habitação, Kaio Maniçoba (MDB), participou da assinatura da ordem de serviço da reforma da barragem da Barra do Juá, nesta sexta-feira (2), em Cabrobó, no Sertão.

"Foi uma grande conquista conseguida através de muito esforço e do nosso mandato. Essa obra significa mudar a realidade um povo que sofre com a falta d'água resgatando a esperança de poder viver e trabalhar na sua região", comemorou Kaio.

Por meio de articulação política em Brasília, Kaio Maniçoba destravou mais de R$ 6 milhões junto ao Ministério da Integração Nacional para reformar a barragem da Barra do Juá.


"Buchada de Peixe em Petrolândia" do vlog 'Coisas que comi' já está disponível. Confira!



O segundo vídeo gravado pelo vlogger Carlos Vieira para seu canal de youtube 'Coisas de Comi' já está disponível na plataforma. O episódio 20 do especial 'Comendo por aí' mostra o preparo da famosa buchada de tilápia, feita pela artesã Fátima Belém, da Associação Café com Arte.

Confira no vídeo abaixo. Deixe o like e inscreva-se!


Redação do Blog de Assis Ramalho


Rodrigo Novaes, Augusto Coutinho e Tácio Pontes levam mais água para Parnamirim-PE


Num avanço nas políticas de enfrentamento da seca que assola o Sertão, agricultores atingidos pelas longas estiagens ganharam benefícios. Pensando nas dificuldades da região, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o Incra, o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura de Pernambuco, com apoio dos deputados Augusto Coutinho e Rodrigo Novaes, que fizeram grandes esforços para realização desses contratos, em parceria com a Prefeitura de Parnamirim, conseguiram levar para a região a concessão do Crédito Semiárido para cerca de 200 assentados.
Trata-se de uma linha de crédito do Incra voltado para os assentados, em que cada receberá R$ 5 mil, tendo prazo de três anos para saldar o valor com desconto de 80%, pagando assim apenas 20% do crédito. Ao todo, mais de 10 assentamentos assinaram o contrato do Semiárido. São agricultores dos Assentamentos Miguel Bernardo, Nova Vida, Nova Esperança, Antônio Lindor, Colinas, São Pedro, Senhora Santana, Miguel Arraes, Dezinho Angelo, Valeriano Dias, Abel Moreira, Valeriano e Umburana.

Os contratos que tiveram projeto elaborado pela Delta Projetos Agropecuários, já foram entregues, nesta semana, pessoalmente ao Superintendente do Incra, Bruno Medrado em evento que marcou o encontro de autoridades locais, além da presença dos deputados Rodrigo Novaes e Augusto Coutinho. Segundo Tácio Pontes, os efeitos com a chegada dos recursos na economia beneficiarão indiretamente toda a região. “Essa linha de crédito tem efeito multiplicador e beneficia o município inteiro, pois a economia local, consequentemente, vai ganhar mais”, afirmou Tácio Pontes.




Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 05 a 09 de fevereiro de 2018


Segunda-feira (05): Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (06): Raio X, Nutricionista, Preventivo e Exames Laboratoriais
Quarta-feira(07: Raio X, Dentista, Nutricionista
Quinta-feira (08): Raio X, Exames Laboratoriais, Nutricionista e Eletrocardiograma
Sexta-feira (09): Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais e Clínico Geral


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Juiz derruba decisão e Lula terá passaporte de volta


O juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), derrubou nesta sexta-feira (2) decisão da semana passada que mandou recolher o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o proibiu de viajar ao exterior.

Com a decisão, Lula poderá ter o documento de volta e deixará a lista do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da Polícia Federal, ficando liberado novamente para sair do Brasil.

O recolhimento do passaporte de Lula foi determinado no dia 25 de janeiro pelo juiz Ricardo Leite, um dos magistrados de primeira instância de Brasília que conduz investigação sobre suposta prática de tráfico de influência internacional pelo ex-presidente.


Elogios a Lula e “paternidade” do projeto da transposição causam embaraço em visita de Temer a Cabrobó

A segunda estação de bombeamento do Eixo Norte, em Cabrobó, de acordo com o governo, vai reforçar o abastecimento a 9,2 mil habitantes do município. Foto: Agencia Brasil/Divulgação

Em uma agenda em Pernambuco, um dos principais redutos eleitorais do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Michel Temer ouviu uma série de elogios ao petista, pelo fato de ser ele o responsável pelo início das obras do projeto de integração do Rio São Francisco. O evento acontece nesta sexta-feira, 2, em Cabrobó e o presidente Temer iniciou discurso após a fala de outros políticos.

"Eu quero agradecer ao presidente Lula, que iniciou essa obra", afirmou o prefeito de Cabrobó (PE), Marcílio Cavalcanti (MDB). O governador de Pernambuco em exercício, Raul Henry (MDB), também citou que foi Lula que iniciou a obra, mas exaltou o fato de Temer continuá-la. "O senhor, como estadista, deu continuidade a obra", disse.

Já o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) fez uma defesa do presidente e exaltou a recuperação econômica. "O senhor não veio a Cabrobó disputar a paternidade de obra com ninguém", afirmou.


Fatores que contribuem para o aumento na incidência de câncer entre jovens


No Dia Mundial do Câncer, especialista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas alerta sobre comportamentos nocivos à saúde que têm levado ao aumento na taxa de tumores entre adultos nascidos nos anos 1990.

Estimativas apontam que a cada ano são feitos 12 milhões de diagnósticos de câncer no mundo. Se considerarmos apenas o Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram registrados em torno de 600 mil novos casos em 2016 – em 2015, eram 520 mil. Considerando total global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que uma grande parte dos casos estão relacionados ao nosso modo de vida. E mais: a entidade destaca a perigosa relação entre hábitos pouco saudáveis da nova geração e o aumento nos índices de tumores entre jovens com menos de 30 anos.

"O câncer é segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos no país, perdendo apenas para óbitos decorrentes de acidentes e violência. Entre 2009 e 2013, de acordo com os dados mais recentes fornecidos pelo Inca, 17.500 jovens brasileiros morreram em decorrência de tumores malignos", diz o Dr. Andrey Soares, oncologista clínico do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas.


Filho de sargento da PM é assassinado a tiros em Palmeira dos Índios, AL

Anderson Martins Ferro, assassinado em Palmeira dos Índios

Um homicídio foi registrado no início da manhã desta sexta-feira (2), na cidade de Palmeira dos Índios,Agreste de Alagoas. Filho de um sargento da reserva da PM, conhecido como Roberto Ferro, o jovem Anderson Martins Ferro, conhecido como Coelhinho, 20 anos, foi atingido por cinco disparos de arma de fogo, no momento em que passava pela Rua Francisco Moura, no bairro São Luiz.

De acordo com testemunhas, a vítima foi abordada por dois homens que estavam em uma motocicleta.

O garupa sacou a arma e efetuou os disparos. Anderson Martins Ferro morreu no local do crime.


Em Cabrobó, Temer participa de entrega de obra do Projeto de Integração


Raul Henry, governador em exercício, e o presidente Michel Temer, em Cabrobó

O presidente Michel Temer informou que vai assinar, ainda nesta sexta-feira (2), a autorização dos estudos para integração das bacias do São Francisco com a Bacia do Tocantins. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega da Estação de Bombeamento 2 (EBI-2) do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, Pernambuco.

Segundo o governo, a segunda estação de bombeamento do Eixo Norte, em Cabrobó vai reforçar o abastecimento a 9,2 mil habitantes do município. Com a obra, a água do Rio São Francisco será elevada a 58,5 metros, o equivalente a um prédio de 19 andares. A expectativa é que, até o fim deste ano, mais de 7 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte sejam abastecidas pelas águas do São Francisco.

Números


Justiça cassa mandatos de prefeito e vice-prefeita de Santana do Ipanema, Alagoas


O juiz eleitoral Fausto Magno David Alves, da 19ª Zona Eleitoral, cassou os mandatos e tornou inelegíveis o prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões (PMDB), e sua vice, Christiane Silva Bulhões Barros (PMDB). Eles foram acusados de campanha eleitoral irregular e abuso de poder econômico.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (2), no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral, mas foi proferida no dia 31 de janeiro. Ainda cabe recurso.

O G1 tenta contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Santana do Ipanema.

A ação é de autoria de José Edson Magalhães Felix (PPS) e Márcio José Augusto dos Santos (PPS), que formavam uma das chapas derrotadas nas últimas eleições, em 2016.


Cursos técnicos prometem requalificar quem já está no mercado de trabalho


Na lista dos cursos oferecidos, estão Segurança Cibernética, Inteligência Artificial e Robótica.

Entrar no mercado de trabalho nem sempre é fácil, ainda mais acima dos 30, 40 ou 50 anos. O que muita gente não sabe é que ainda há vagas de trabalho para todas as idades – o que falta é mão de obra especializada. A constatação, do último Mapa do Trabalho Industrial, mostra que a indústria ainda precisa de profissionais de nível técnico. Até 2020, o setor vai precisar de 13 milhões de pessoas qualificadas para ocupar essas vagas.

Segundo o Mapa, a região Sudeste é a que mais vai demandar profissionais técnicos para vagas na indústria, com mais de 6,7 milhões de postos. Em 2016, data do último Censo Escolar da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,8 milhão de pessoas estavam matriculadas na educação profissional em todo o Brasil. No Sudeste, eram 817 mil matrículas, sendo 311 mil de pessoas com 25 anos ou mais, como é o caso de José Alves de Araújo, de 40 anos. No ano passado, o morador de Realengo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, terminou o curso superior em Logística e não perdeu tempo, partiu para um curso técnico.



A importância do esporte para o desenvolvimento infantil


A ideia de que a prática esportiva é boa para a saúde e essencial para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes, já está mais do que consolidada em nossa sociedade. No entanto, os ganhos para quem se dedica ao esporte não se restringem apenas ao corpo, mas também se aplicam à mente.

Segundo Lais Yuri, psicóloga do Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do tênis nacional, o contato, desde cedo, com os valores incutidos na prática esportiva é fundamental para o processo de construção do caráter já na infância. “O esporte ajuda em vários aspectos da vida, como estipular e alcançar objetivos, enfrentar e superar adversidades, ter foco, entre outras capacidades”, explica.


Clima pesado: Diante de Temer, Raul Henry se mostra distante durante discurso de FBC em Cabrobó


Embora o presidente Michel Temer tenha dito à imprensa que tentaria fazer com que o governador em exercício de Pernambuco, Raul Henry, e o senador Fernando Bezerra Coelho “se olhassem” durante sua visita a Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, na manhã de hoje (2), parece que ele não foi exitoso em sua missão.

Durante o evento, realizado para Temer entregar a Estação EBI-2 do eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, Raul Henry mostrou-se evasivo no momento em que o senador discursava. Ele também ficou distante de FBC e do seu filho, o ministro de Minas e Energia Fernando Filho, na composição do cerimonial. Henry e FBC disputam a ferro e fogo a presidência do MDB de Pernambuco. Pelo visto, o clima continua pesado entre os dois.

Por: Blog do Carlos Britto
Fotos: Jailson Queiroz/divulgação