sábado, 26 de outubro de 2013

Prefeitura de Petrolândia realiza Dia de Campo da Cultura do Pimentão


Daniel Pinto e Leonardo Cavalheira foram palestrantes
Fotos: Assis Ramalho

Vereador Sílvio Rogério esteve presente à reunião

Atuante secretário municial Marcos Rogério Viana

Foi realizado neste sábado, 26, na cidade de Petrolândia, Sertão de Itaparica, o Dia de Campo da Cultura do Pimentão. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Petrolândia, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, tendo como palestrantes os Agrônomos Daniel Pinto e Leonardo Cavalheira, com participação da empresa Boa Safra.

Cerca de 20 produtores de pimentão do município compareceram ao encontro, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Petrolândia, em que foram apresentados e discutidos temas como fertirrigação, manejo e mercado.

Os produtores resolveram contratar consultoria particular especializada, com visitas a cada 15 dias, no intuito de reduzir os custos de produção e aumentar os lucros.

Em Petrolândia, a produção de pimentão vem crescendo e conta, atualmente, com cerca de 34 produtores, que vendem em média 8.000 caixas/semana, atendendo principalmente os estados de Sergipe e Alagoas. A atividade emprega diretamente em torno de 150 pessoas e atinge o faturamento médio anual de R$ 4,3 milhões.

O próximo passo agora será reunir os produtores para tentar a comercialização em conjunto, através da possível criação da Câmara das Hortaliças de Petrolândia.

Para ver mais fotos, clique aqui>Reunião com produtores de pimentão em Petrolândia-PE

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Associações de piscicultores de Petrolândia e Jatobá recebem investimentos do Prorural
>Petrolândia: Prefeitura Municipal e empresa Boa Safra promovem Dia de Campo da Cultura do Pimentão neste sábado, dia 26
>Petrolândia: Projeto Apolônio Sales realiza primeira Feira Livre da comunidade neste domingo, dia 15
>Petrolândia: Produtores de coco participam de Dia de Campo, no Projeto Apolônio Sales, abordando praga da mosca branca
>Produtores, técnicos e consultores de Petrolândia participam do II Encontro de Produtores de Coco, em Conde (BA)
>Petrolândia: Conselho Municipal de Turismo realiza reunião para apresentação do Plano Estratégico
>Petrolândia: Projetos de piscicultura recebem visita técnica de representantes da Embrapa do Tocantins

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretário Marcos Rogério Viana (Desenvolvimento Econômico e Turismo)
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: "Avaliação Primária e Secundária" é tema da penúltima aula do Curso de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência


Em Petrolândia, Sertão de Itaparica, teve prosseguimento neste sábado, 26 de outubro, o Curso de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência, capacitação oferecida pelo Governo do Estado a funcionários de hospitais regionais. A aula desta semana teve como tema "Avaliação Primária e Secundária" e foi conduzida pela professora do CETA, Enfermeira Luciene Nascimento, especializada em urgência e emergência.

Participaram do curso de Aperfeiçoamento em Urgência e Emergência deste final de semana servidores dos hospitais de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu.
 
A capacitação é ministrada pelo CETA-Centro de Ensino Técnico de Arcoverde, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, através da VI Gerência Regional de Saúde, sediada em Arcoverde, Geres à qual Petrolândia é subordinada.

As aulas são realizadas aos sábados na Câmara Municipal de Petrolândia. Essa foi a quarta aula do Curso que será encerrado no dia 09 de novembro, considerando que no próximo sábado (02) será feriado de Finados.

Redação do Blog de Assis Ramalho
fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Classificados - VENDE-SE ou TROCA-SE casa residencial localizada na Quadra 17


Vende-se ou troca-se uma casa residencial, localizada na Avenida Pedro de Souza Freire, nº 327, na quadra 17 de Petrolândia, próximo à Praça e ao PSF.

O imóvel é composto por garagem, sala, três quartos, cozinha, área de serviço, dois banheiros. Revestimento em cerâmica e forrada com gesso.

Interessados, por favor, ligar para (87) 9935-9745. Falar com Eide e Barão.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Edileide da Silva

Fernando Bezerra participa do 1º Encontro Programático PSB/Rede


O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, já está em São Paulo para participar, na próxima segunda-feira (28), do 1º Encontro Programático PSB/Rede. O evento ocorrerá entre as 9h e 18h e tem como objetivo discutir um documento comum de referência, que irá orientar a construção de um programa de governo.

Fernando Bezerra é um dos vice-presidentes do PSB e terá papel estratégico na formatação das diretrizes que devem nortear o programa de governo da aliança entre os socialistas e a Rede Sustentabilidade. "O Encontro está sendo construído para que os dois partidos tenham espaços e tempo idênticos nas discussões. Será um debate democrático e essencial para o início da elaboração das propostas comuns entre o PSB e a Rede, que serão levadas para a sociedade brasileira e, num segundo momento, se transformarão num programa de governo", explica Fernando Bezerra.

O encontro será transmitido ao vivo pela Fundação João Mangabeira (tvjoaomangabeira.com.br), no Portal PSB40 (www.psb40.org.br) e no site da Rede Sustentabilidade (redesustentabilidade.org.br). Após as discussões, às 17h, Eduardo Campos e Marina Silva concedem entrevista coletiva à imprensa.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Provas do Enem exigiram domínio de conteúdo, diz professor


A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve questões que exigiram o domínio do conteúdo, segundo a análise do especialista em Enem e presidente de honra do Cursinho Henfil de São Paulo, Mateus Prado. Ele disse que neste ano, havia menos questões que dependiam apenas da interpretação, mas que o conteúdo cobrado foi o básico. "Foi uma prova tranquila", diz.

No primeiro dia do Enem, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. Para aqueles que fizeram o exame, a parte de física foi a mais difícil. "É difícil em relação ao preparo do aluno médio, mas não foram cobrados conteúdos muito aprofundados", diz Prado.

Evento no Ceará comemora 104 anos do DNOCS

Departamento Nacional de Obras para Convivência com as Secas

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, destacou, nesta sexta-feira (25), o papel no fomento do desenvolvimento que instituições federais, como o Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs), têm no Nordeste. A declaração ocorreu no evento em comemoração aos 104 anos do órgão. Em seu discurso, o ministro citou pioneiros no estudo do semiárido, como pesquisadores de hidrologia e agronomia, que passaram a compreender a região.

Primeiro órgão federal criado para estudar as peculiaridades do Nordeste, o Departamento nasceu em 1909. Francisco Teixeira lembrou que sua criação gerou ‘efeitos colaterais’, destacando a produção acadêmica em cursos da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Hoje, a Universidade possui um dos melhores centros de estudos em recursos hídricos do Brasil, competindo com cursos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. “O Ceará conta com excelentes professores que foram alunos de grandes engenheiros do Dnocs”, enfatizou o ministro.

Transposição: Artigo do Ipea analisa conflitos e interesses no projeto do rio São Francisco


Tendo como objeto empírico o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, estudo disponibilizado no Portal Ipea analisa as relações estabelecidas entre a burocracia governamental e os demais atores políticos. Os dados selecionados para o estudo mostram que, apesar das dificuldades técnicas e políticas para a implantação desse projeto, ainda não totalmente superadas, duas ordens de inovações institucionais podem ser destacadas.

A primeira trata dos novos instrumentos de monitoramento e gestão (comitês gestores, salas de situação etc.) que têm permitido reduzir os gargalos ou entraves administrativos. Já a segunda aponta um possível novo padrão de relação entre Estado e sociedade aí estabelecido, uma vez que elas não se caracterizam apenas pelas velhas gramáticas políticas do clientelismo ou insulamento burocrático (ainda que presentes), mas também se pautam por maior compartilhamento de decisões.

Acesse a ínegra, clique aqui>TD nº 1883 - Democracia e desenvolvimento no Brasil contemporâneo: conflitos e articulação de interesses no Projeto São Francisco

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Blogoosfero

Resenha PMPE 25/10/13: Ocorrências policiais da 4ª CIPM-Petrolândia e região

4ª CIPM – Tenente Cirilo de Sousa Araújo - Petrolândia-PE 
(Foto: Lúcia Xavier)

O Blog de Assis Ramalho divulga a resenha das ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco, contendo todos os registros dessa sexta-feira (25), no âmbito da 4ª CIPM Tenente Cirilo de Sousa Araújo, sediada em Petrolândia.

Município     : Tacaratu - PE    C-08 (ROUBO A BANCO)  C-14(DANOS)
Local             : Praça do comércio - Centro – Tacaratu - PE
Data/Hora     : 250518OUT2013
Envolvido ....: desconhecido
Vitima ..........: Banco Bradesco S/A
Endereço .....: Praça do comércio - Centro – Tacaratu - PE
BO Nº           : 1835/2013
Resumo ..... : A GT 431 ao realizar rondas, por volta das 02:15hs, no  bairro alto da Boa Vista ouviu ao longe um estampido parecido com uma explosão onde de imediato se deslocaram ao centro da cidade visualizaram um explosão na Agencia local do Bradesco onde populares informaram que entre 06 e 07 elementos com armamento de grosso calibre os quais rederam o vigilante da rua o Sr Adeildo Teotonio de Matos e com uso de explosivos estouraram o caixa eletrônico da referida agencia e em seguida embrearam fulga em um veiculo Frontier, prata, placa não identificada e seguiram sentido o Distrito de Caraibeiras. A GT 431 fez varias incursões em busca porem não obtiveram êxito, retornando em seguida ao local para isolamento do local e acionamento da DEPOL local para as devidas medidas cabíveis e legais.

Petrolândia: Professor Roberto Oliveira recebe Voto de Aplausos da Alepe por indicação de Rodrigo Novaes

Prof. Roberto Oliveira com a camiseta que ganhou dos alunos: #ChamaRoberto

Roberto Oliveira da Silva, professor de Física na EREM Maria Cavalcanti Nunes de Petrolândia e parceiro do Blog de Assis Ramalho na divulgação de aulas on line, o Momento Física, publicado semanalmente às segundas-feiras, recebeu Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe, através do Requerimento Nº 2749/2013, por indicação do Deputado Estadual Rodrigo Novaes (PSD).

O voto de aplauso aprovado pela Alepe é reconhecimento ao professor Roberto Oliveira pelas inovações e uso de suportes tecnológicos para tornar as aulas de Física mais interessantes para os alunos.

Em sua justificativa à proposição de voto de aplausos, Rodrigo Novaes afirma que "prender a atenção dos alunos não é tarefa fácil. Contudo, nas aulas ministradas pelo professor Roberto Oliveira é bem diferente. Professor de Física na Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes, no município de Petrolândia, Roberto Oliveira da Silva vem, com brilhantismo, despertando interesse nos alunos ao utilizar tecnologia nas aulas", ressaltando que "os projetos do professor Roberto são, além de inovadores, um verdadeiro despertar nos alunos de uma das regiões mais carentes de nosso Estado, os quais passam a enxergar as inúmeras possibilidades para desenvolver suas futuras vidas profissionais, não estando os mesmos vinculados à realidade de onde moram."

Os projetos citados pelo parlamentar no Requerimento são as modelagens de maquetes em 3D, apresentadas por alunos da EREM em julho deste ano, e o desenvolvimento de software para aplicação de avaliações nos tablets do programa estadual Aluno Conectado, agilizando a correção das provas.

Ao Blog de Assis Ramalho, o professor Roberto Oliveira divulgou seus agradecimentos. "Gostaria de agradecer a você, Assis Ramalho, pela divulgação dos projetos. À diretora da EREM Maria Cavalcanti Nunes, Maria Aparecida, aos meus alunos do 1º, 2º e 3º anos. Também quero agradecer a Felipe Raniery, a Gustavo Henrique, pela ajuda na parte tecnológica e pelo fornecimento de softwares, nos quais hoje o céu é o limite, pois acabei de desenvolver mais um produto inovador como o sensor de tempo para F1. O software que eu falo é o Flash, da ADOBE, em que, através da lógica de programação, estou construindo e inovando no Sertão. Agradeço também a Abel Alves pelo incentivo tecnológico. Agradeço à minha famíla, muito obrigado a todos os petrolandenses, e agradeço ao Deputado Rodrigo Novaes, um amigo do povo, pelo apoio e cuidado que ele tem ao nosso Sertão. Abração!"

O Blog de Assis Ramalho felicita o professor Roberto Oliveira pelo reconhecimento obtido pelo seu excelente trabalho escolar. Através de nossa parceria no Momento Física, percebemos o grande entusiasmo deste educador não apenas em ensinar, mas principalmente em aprender e desenvolver novos métodos para transmitir os fundamentos da Física. Somos testemunhas que o voto de aplausos recebido da Alepe é mais do que merecido. Parabéns, professor!

Para ver o Requerimento Nº 2749/2013, clique aqui>Voto de Aplauso Prof. Roberto Oliveira (arquivo PDF)

Para ver o documento no site da Alepe, clique aqui>Requerimento Nº 2749/2013


Modelagem 3D foi tema de trabalhos dos alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes

Prof. Roberto Oliveira criou sensor de tempo para experimento de Fórmula 1 

Para ver projetos em modelagem 3D dos alunos de Roberto Oliveira>Projetos 3D

Notícias relacionadas (clique para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Roberto Oliveira
Fotos: Reprodução Facebook Roberto Oliveira

Senador Humberto Costa diz que oposição torce contra o Brasil


O senador Humberto Costa (PT-PE) saiu hoje em defesa da presidente Dilma Roussef (PT). O parlamentar disse hoje que vê a oposição “sem projeto e torcendo contra o Brasil”. “Quero crer que o objetivo de todos os candidatos seja o de trazer soluções, não adianta só dizer que vai fazer mais, vai fazer diferente. O que seria diferente? O que vai mudar no Bolsa Família? O que vai mudar no Pronatec? O que vai mudar na política de saúde? Tem que dizer. Não pode ficar na generalidade sob pena de não ter a credibilidade da população”, avaliou o senador em entrevista a Rádio JC News.

Prefeito de Buíque, Jonas Camêlo, leva romeiros à terra de Padre Cícero

Jonas Camêlo, prefeito de Buíque, em entrevista a Assis Ramalho

Pelo quinto ano consecutivo, o prefeito do município pernambucano de Buíque, Jonas Camêlo Neto, estará patrocinando a viagem que levará os romeiros de Buíque para a cidade de Juazeiro do Norte, terra do “Padim Ciço”.

Este ano, dez ônibus serão lotados para a viagem, que levará ao Ceará centenas de buiquenses que há muitos anos visitam o Juazeiro, em busca de pagar promessas feitas ao Padre Cícero.

O prefeito Jonas Camêlo e alguns secretários municipais também se juntarão aos romeiros na viagem à terra do Padre Cícero, firmando, assim, mais um ano de devoção e caminhada em romaria ao Juazeiro do Norte-CE.

Notícias relacionadas (clique para ler):
Foto: Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Aula Inaugural da Funeso é realizada na Câmara Municipal


Fotos: Reprodução Facebook Lourival Simões e Alexandre Sertão

Foi realizada na noite dessa sexta-feira, 25, a Aula Inaugural da Funeso, no auditório da Câmara Municipal de Petrolândia. Nas duas fases do vestibular, 260 alunos classificados se matricularam.

A aula foi teve a presença de professores, diretor e funcionários da Proex/Funeso. O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e primeira-dama, Anna Tereza, participaram da solenidade.

Lourival Simões, prefeito da cidade, afirmou que "com certeza teremos gratas surpresas! Vi jovens, pessoas já adultas, pessoas que pararam de estudar há muitos anos, que tiveram a coragem de retornar aos estudos! Dia importante para Petrolândia! Teremos em breve uma boa safra de Administradores de Empresa, Professores em Biologia e Pedagogos!"

A implantação da Proex/Funeso em Petrolândia é resultado do apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Educação, que cedeu instalações e pessoal para a organização da instituição na cidade.

As aulas Proex/Funeso têm início no dia 07 de novembro, quinta-feira, às 19 horas, na Escola Municipal José Araújo.

Mais informações com Magda Barros: (87) 9996-7683

Enem: 21 candidatos são eliminados por postar fotos nas redes sociais


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, até as 15h, 21 candidatos foram eliminados por postar imagem do cartão resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em redes sociais. Algumas fotos foram postadas minutos antes do início da prova.

Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular etablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve estar desligado.

Mesmo sem admitir publicamente, Inocêncio Oliveira articula indicação para vice em chapa apoiada por Eduardo Campos


As mãos já não indicam a firmeza de outros tempos, mas a cabeça continua a mesma, hábil e observando o melhor momento para agir. O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR), de 74 anos, que coleciona mandatos consecutivos na Câmara desde a década de 1970, anunciou diversas aposentadorias ao longo de sua carreira, porém sempre voltava atrás.

A última, com ato realizado em setembro, foi apresentada como definitiva, mas começa a ter seu prazo de “validade” vencido. Isso porque o republicano tem agido nos bastidores para consolidar um antigo sonho: galgar uma cadeira no Poder Executivo. A nova empreitada, garantem aliados, é ocupar o cargo de vice na chapa de qualquer postulante que venha a ter o apoio do governador Eduardo Campos (PSB).

E ele, apesar de não admitir publicamente a intenção, não tem poupado esforços para isso. Tem conversado pessoalmente, em reuniões reservadas com quem tem poder de indicá-lo. Na última segunda-feira, no mesmo dia em que o PT entregou os cargos da administração estadual, o deputado teve um encontro de uma hora com Eduardo Campos na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda.


Confira os jogos da 31ª rodada do Brasileirão deste final de semana; em Petrolândia você assiste no Bar e Restaurante Geração 2.


A 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da série A tem início neste sábado(126) com a realização de três jogos. Neste domingo(27) o campeonato prossegue com mais sete partidas.
Confira abaixo os jogos que você aqui em Petrolândia, assiste no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla fluvial da cidade.

Jogos deste sábado(26)
16:00 Bahia x Atlético-PR
18:30 Cruzeiro x Criciúma
18:30 Botafogo x Atlético-MG
Jogos deste domingo(27)
16:00 Ponte Preta x Vasco
16:00 Portuguesa x Flamengo
16:00 Internacional x São Paulo l
16:00 Corinthians x Santos
18:30 Fluminense x Vitória
18:30 Coritiba x Grêmio
18:30 Náutico x Goiás 

Mais de 250 prefeituras na Bahia fazem paralisação para protestar contra crise financeira


Cerca de 260 prefeituras da Bahia aderiram ao movimento "SOS Municípios", paralisando as atividades nesta sexta-feira (25) e mantendo somente os serviços básicos em funcionamento. Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), a medida é uma maneira de chamar a atenção do Congresso Nacional para a aprovação da PEC39, que amplia em 2% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A associação diz que as prefeituras baianas estão em crise financeira.

Os prefeitos querem que as prefeituras sejam compensadas pelas perdas com o FPM e tentam pressionar o Congresso para que aprove a PEC 39. A UPB diz que as prefeituras devem neste momento privilegiar a folha de pagamento, a garantia dos serviços essenciais e buscar privilegiar investimentos.

Entre as cidades que aderiram à paralisação estão Camaçari, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itambé e Ilhéus. "Acredito que a aprovação da PEC não acabará com os problemas, mas deverá aliviar as contas das prefeituras", diz Ivan Fernandes, prefeito da UPB.

Fonte: Correio da Bahia