quarta-feira, agosto 21, 2013

Petrolândia: Prof. Roberto Oliveira é destaque no Jornal do Commercio desta quarta-feira

Roberto Oliveira, professor de Física em Petrolândia
Foto: Reprodução Facebook
O trabalho do prof. Roberto Oliveira, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, está obtendo mais um merecido destaque na imprensa. Nesta quarta-feira (20) foi o Jornal do Commercio, versões digital e imprensa, trazem matéria sobre o trabalho do professor de Física, divulgando a aplicação de software desenvolvido para o tablet do programa Aluno Conectado, para agilizar a correção de provas.

Na semana passada, Roberto Oliveira foi destaque no Pernambuco.com, portal de notícias do Diario de Pernambuco, chamando atenção com o Seminário sobre Tecnologia em Modelagem 3D, promovido por alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes, que também foi destacado no site da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.

No dia 14 passado, o professor organizou o I Campeonato de Avião de Papel da EREM Maria Cavalcanti Nunes, para estudo das leis da Física. Na sexta-feira (16), organizou o mesmo evento Escola de Jatobá, já programado para realização na Escola Delmiro Gouveia, com vistas ao posterior Campeonato Interescolar de Aviões de Papel.

Eis a matéria.

Em Petrolândia, até prova já é no tablet

Prof. Roberto Oliveira e os alunos Leandro Ywigne e Cláudio Cruz
Fotos: Reprodução Facebook
Até nas mais áridas paragens do Sertão pernambucano tem tecnologia brotando na sala de aula. Que o diga o professor de física e química da rede estadual Roberto Oliveira da Silva. Nascido no Rio de Janeiro e naturalizado recifense ainda criança, ele subverteu o fluxo que conduz à capital, fincou pé na cidade de Petrolândia e vive fazendo malabarismos tecnológicos os mais variados para atrair a atenção dos estudantes e, quem sabe, mudar para sempre seus destinos.

Para começo de conversa, ele usa o tablet do programa Aluno Conectado para aplicar e até corrigir provas. Tudo a partir de um software desenvolvido de próprio punho pelo docente, que compara as respostas dos alunos com as corretas e gera a nota automaticamente. Com um detalhe: se o estudante tentar entrar na internet enquanto responde as questões, o computador emite um sinal sonoro e a prova trava na mesma hora.

Mas, na cartilha digital de Roberto, tecnologia não é só para repreender. O professor vive desenvolvendo jogos educativos que ajudam a fixar o conteúdo programático sem sofrimento, nem chateação. "O único risco é viciar os meninos. Eles adoram novidades", brinca o docente, que acabou virando especialista em modelagem 3D e realidade aumentada, para ensinar física com emoção. Dia desses, ele desafiou uma turma a criar réplicas computadorizadas de edificações públicas do município no prazo de três meses. Depois, organizou um evento para que os grupos apresentassem seus protótipos. "Os alunos ficaram fascinados. Muitos já falam até em prestar vestibular para engenharia civil", comemora.

Leia a matéria na íntegra no caderno de Tecnologia (do JC desta quarta-feira, 21 de agosto)."

Notícias relacionadas (clique para ler):
JC: Em Petrolândia, até prova já é no tablet

Notícias relacionadas no Blog de Assis Ramalho
>EREM Maria Cavalcanti Nunes realiza I Campeonato de Avião de Papel
>Céu nublado frustra visualização da chuva de meteoros Perseidas
>Alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia, realizam I Workshop em Modelagem 3D
>Alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes participam da VII Mostra brasileira de Foguetes e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
>Brasão da Guarda Municipal de Petrolândia aguarda projeto de lei para se tornar símbolo oficial
>EREM Maria Cavalcanti Nunes participa do Concurso Ecovídeo - 5ª Semana do Meio Ambiente
>Software para tablets, desenvolvido por professor da EREM Maria Cavalcanti Nunes, agiliza correção de provas
> Prof. Roberto Oliveira convida escolas a participar da XVI OBA e VII MOBFOG
>Alunos do EREM Maria Cavalcante fazem plebiscito sobre usina nuclear em nossa região

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Jornal do Commercio, Pernambuco.com e Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário