quarta-feira, agosto 21, 2013

Plano regional de resíduos sólidos é lançado em Pernambuco


Em evento que reuniu prefeitos, secretários municipais e estaduais, presidentes de órgãos e gestores da área de meio ambiente, foi lançado na manhã desta sexta-feira (16) o "Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os Municípios da Região da Bacia Hidrográfica do SubMédio São Francisco". A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) que sediou o evento.

Segundo o secretário executivo da Semas, Helvio Polito, que apresentou na ocasião o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, este é apenas o início de uma ação que irá beneficiar o estado como um todo. "Já dispomos de R$ 3 milhões para atender a demanda de outras regiões e municípios", afirmou o secretário. Os editais serão lançados em breve.

Helvio Polito destacou, ainda, que o Plano Estadual de Resíduos Sólidos faz projeção do crescimento populacional até 2032, "dando às prefeituras melhores condições de planejar as ações futuras". O secretário chamou atenção para a lei federal que determina o fim dos lixões até agosto de 2014, sob pena de os municípios não conseguirem financiamento público federal para programas ligados ao tema.

Estudo - No ato, também foi lançado o "Estudo de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o Estado de Pernambuco". Esse levantamento garantirá aos municípios maior agilidade na produção dos seus planos municipais.

CPRH com informações da Semas-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário