domingo, 4 de junho de 2017

Petrolândia: Extensionista do IPA, Tito Jota chama atenção para necessidades atuais do Projeto Icó-Mandantes

Perímetro Irrigado do Icó-Mandantes: "Este é o Sertão que dá certo", afirma Tito Jota (Fotos: Tito Jota)
Adriano Cruz, Tito Jota e Ivo Mendonça
Estagiários do IF Sertão acompanharam visitas

Em relato postado em grupo de rede social, o extensionista rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Tito Antonio Ferraz Jota, o também blogueiro Tito Jota, descreve a situação atual do Projeto de Irrigação do Distrito do Icó-Mandantes, na zona rural de Petrolândia, Sertão do Estado. Segundo o extensionista, o sistema de irrigação apresenta sinais de que está ultrapassado e precisa de renovação. Ele também aponta que o alto volume da produção no Icó-Mandantes já justifica o asfaltamento das estradas vicinais internas. Abaixo, o diagnóstico de Tito Jota após sua visita a Petrolândia. 

Estivemos nesta quinta feira dia 01/06/2017 no Projeto de Irrigação Icó Mandantes em Petrolândia, onde visitamos, juntamente com nossos colegas Extensionistas do Escritório Municipal do IPA, Ivo Mendonça e Adriano Cruz, Estagiários do IF Sertão e a equipe da afiliada da Rede Globo na região, TV Asa Branca. Na ocasião, visitamos o produtor de coco e banana, Deoclécio Carvalho Alves; Flavio Pedro de Sá, produtor de coco e melancia; Valda Alonso, que trabalha com horta orgânica; e José da Silva, produtor de cebola e melão. 

O referido Projeto [Icó-Mandantes], só com as culturas coco, abóbora, manga, cebola, melão, melancia e banana, coloca no mercado cerca de 20 mil toneladas de produtos por ano, produção que alcança números bem maiores se forem computadas as demais culturas, sendo uma área de grande importância na geração de emprego e renda na região. 


Ignorando a crise, milhares de pessoas lotam Feira da Beleza em Olinda

Simultaneamente à Feira, acontecem o IV Congresso de Estética e Cosmética HAIRNOR 2017 e o VI Workshops HAIRNOR 2017 (Foto: Divulgação)

Ignorando a crise econômica e política do País, milhares de pessoas estão lotando os corredores da Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor que começou no sábado e termina nesta segunda-feira no Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 20h. Para alegria dos expositores vindos de todo o Brasil, o público visitante, formado por, principalmente, profissionais da área de beleza e público em geral, disputaram avidamente os produtos que estavam sendo ofertados nos estandes com preços promocionais nos dois primeiros dias do evento.

Segundo os organizadores, o movimento registrado até agora sinaliza que o público total do evento deverá superar as 45 mil pessoas estimadas inicialmente para a Hairnor 2017. “Isso mostra a força do mercado de beleza nordestino que, já há alguns anos, tem tido um desempenho acima da média nacional”, afirma Emanuel Luna, organizador da feira. Ele explica ainda que quando o orçamento aperta, um dos últimos itens que as pessoas cortam quando necessitam reduzir seu orçamento doméstico são os relativos a beleza.


Petrolândia: OAB inaugura Sala dos Advogados no Fórum local no dia 9


Na próxima sexta-feira (9), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ronnie Duarte, estará em Petrolândia para a inauguração da Sala dos Advogados, espaço instalado no Fórum Professor José da Costa Porto, na Avenida dos Três Poderes, centro da cidade. A solenidade acontecerá às 10h00 da manhã.

Fale com o Presidente - Após a abertura da Sala dos Advogados, o presidente da OAB-PE vai se reunir com os advogados para ouvir as demandas da advocacia na região. O encontro está previsto para as 10h30.

Sala do Advogado -  O espaço é um direito dos advogados, previsto no Estatuto da Advocacia. As salas oferecem computador, impressora e internet, entre outros serviços de apoio aos advogados.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Prefeito de Rodelas-BA divulga programação oficial do "São João do Capitão Francisco Rodela"


É com muita alegria e satisfação que o Prefeito de Rodelas Geraldinho de Livino divulga a programação completa do São João de Rodelas 2017.

"Tinha a responsabilidade de resgatar e fortalecer nossa maior tradição que é o nosso São João. Estou muito feliz em apresentar esta programação cheia de grandes artistas, divulgo também os horários das atrações, com certeza faremos o Maior São João de Todos os Tempos!

Sobre os artistas locais que irão fazer parte da programação, desejo sucesso e que façam o melhor para permanecer na grade no São João da Copa de 2018. Estamos torcendo que este São João seja um divisor de águas pra vocês.


Petrolândia: Naldo da Difátima, aniversariante deste domingo (04), recebe parabéns

Família Difátima está em festa hoje (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

O comerciante Naldo, da loja Difátima, é aniversariante deste domingo, 4 de junho. A esposa Fátima, os filhos, familiares e amigos comemoram esta data com grande alegria. 

Naldo, 

Celebramos hoje o aniversário de um homem abençoado, temente ao Senhor que duas vezes lhe deu a vida. Em sua infinita sabedoria e generosidade, o Senhor nos deu você para ser este exemplo de superação para que não percamos nossa fé, nem nos momentos mais difíceis de nossa vida.

Obrigada, meu amor, por ser o marido que você é, e o pai que você é. Em nome de nossa família e de nossos filhos, peço a Deus que Ele continue nos abençoando com união, paz, serenidade, amor e com a sua saúde e determinação para lutar pelos nossos sonhos. Parabéns, nós amamos você!

Sua esposa e seus filhos neste dia especial

Fátima Freire


Dorival Júnior é demitido do Santos. Elano assume interinamente


Dorival Júnior não é mais técnico do Santos. Em uma reunião de emergência realizada neste domingo à tarde, a diretoria do Peixe demitiu o treinador. Ele não resistiu ao início no ruim no Campeonato Brasileiro, com três derrotas e uma vitória em quatro jogos, a última por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, sábado, em Itaquera. O auxiliar Elano assume a equipe interinamente.

Pressionado pela diretoria e torcedores, o presidente Modesto Roma conversou com o técnico e explicou a decisão de trocar o comando. Dorival tinha contrato até o fim do ano e era o treinador há mais tempo no comando de uma equipe da Série A – desde julho de 2015. O Peixe procura por um novo profissional no mercado.

Um dos motivos para a demissão de Dorival é o tempo antes da fase de mata-mata da Libertadores, no começo de julho. O clube entende que o novo treinador pode arrumar a equipe para a sequência da competição continental. O Alvinegro foi o sexto melhor da fase de grupos.


Secretária de cidade do RJ sugere a professores irem trabalhar de jegue

Secretária e primeira-dama reconhece a declaração como infeliz, dita em tom de brincadeira (Foto ilustrativa: Antônia Espínula/Museu da Pessoa)

A secretária de Educação, Cultura e Esporte e primeira-dama de Seropédica, na Baixada Fluminense, sugeriu que professores da rede municipal alugassem ou comprassem jegues para ir à escola. A recomendação foi feita durante uma reunião, dia 18 de maio, com diretores das escolas municipais. No encontro, a secretária Sônia Oliveira de Souza disse que só terá carona nos ônibus escolares o funcionário que auxiliar as crianças no ônibus.

"Eles irão se comprometer com vocês a auxiliar a criança no ônibus. Aquele que não quiser ajudar, não tem problema. Não é obrigado, mas eu também não sou obrigada a dar carona pra ele. Ele vai a pé! Ou então, ele aluga um jegue. Tem um monte de jegue baratinho. Com R$ 200 você compra um jegue", diz um trecho do áudio publicado no site do Jornal Perfil.

Sônia diz ainda que, se a escola é longe, isso não é problema dela, já que o professor sabia disso quando fez concurso e escolheu a unidade onde iria trabalhar.


Petrolândia: Circo Show de Marcos Frota volta a empolgar o público em seu 2º dia de espetáculo

Fotos: Tony Souza


Continuamos com a cobertura no segundo dia do espetáculo Marcos Frota Circo Show, nesta noite de sábado (03), o circo continuou a encantar ainda mais o público que se encontrava presente ali. Depois da estreia espetacular na sexta-feira, os comentários e elogios dos que estiveram presentes, despertou curiosidade na população.

“Nossa cidade estava precisando de algo de assim, um entretenimento diferente, do que a gente é acostumando a ver aqui, que na nossa cidade só tem festas, bar... E algo que atraísse a família para um programa a noturno, isso foi espetacular para a nossa cidade. Fiquei surpreendido com o show, teve apresentações que eu só tinha visto no Faustão, principalmente o malabarista e o equilibrista, incluindo o ilusionismo que foi algo novo e diferente que tudo. Já podem agendar pro anos que vem” afirmou o jovem Eduardo Alcântara (Du Filmes) durante o intervalo do circo.

Conversamos também com a Professora Dalvina que afirmou que foi maravilhoso: “Eu achei o espetáculo maravilhoso, ri muito, um cultura riquíssima, espero que volte sempre.” A estudante Mariana também comentou: “A apresentação que eu mais gostei foi o trapézio. Gostei muito da novidade e fiquei impressionada com o ilusionismo.”

O circo Show está encantado a todos que vão prestigiar. O espetáculo irá continua neste domingo com 3 sessões, as 16, 18 e 21 horas. Amanhã será o último dia com 2 sessões de 18 e 21 horas. Não perca esse grande espetáculo pela primeira vez em Petrolândia.

Continuaremos com a cobertura completa durantes esses dias.

Ver fotos > 2º Dia de espetáculo do circo show de Marcos Frota Circo em Petrolândia


Por: Tony Souza
Fotos: Tony Souza
Para o Blog de Assis Ramalho


Peixamento com surubim e pirá no Velho Chico marca Semana do Meio Ambiente em Penedo (AL)

As comemorações incluem também passeata, análise da qualidade da água do rio, trilha ambiental, ecogincana, plantio de mudas e aula de educação ambiental em um barco-escola (Foto: Divulgação)

Um peixamento para inserir espécies nativas do Velho Chico como o surubim – praticamente desaparecida das águas da região do Baixo São Francisco – e o pirá – peixe-símbolo do rio – será o destaque da Semana do Meio Ambiente da cidade histórica de Penedo, em Alagoas. A ação de repovoamento é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A programação do evento, que acontece de 5 a 9 de junho, inclui ainda passeata, análise da qualidade da água do rio, trilha ambiental, ecogincana, plantio de mudas e aula de educação ambiental em um barco-escola.

A abertura das atividades ocorre na segunda (5), às 8h, com uma passeata pelas ruas de Penedo em defesa do São Francisco, com final na orla fluvial. Em seguida, professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizarão análise da qualidade da água do rio por meio do Projeto Observando Rios.


Encontro em Brasília destaca potencial de hortaliças não convencionais para substituir ultra processados

Profissionais apresentam uso e novas possibilidades para plantas alimentícias no Brasil (Na foto ilustrativa, a beldroega)

“Precisamos levar para as nossas casas novos sabores, novos aromas! Temos a maior biodiversidade do planeta, mas a nossa produção de alimentos é de espécies importadas.” Assim, o consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Lidio Coradin, incitou os presentes a conhecer as plantas nativas do Brasil, durante o I Encontro Nacional de Hortaliças não Convencionais (HortPanc), em Brasília.

O encontro fez parte da XII Semana dos Alimentos Orgânicos, terminou neste domingo (4), no Distrito Federal. O evento reuniu profissionais interessados no tema, também conhecido como “hortaliças tradicionais”, com o objetivo de estimular a produção e o consumo e promover a construção de laços entre produtores, profissionais de gastronomia, pesquisadores e professores.

Segundo o consultor do MMA, Lidio Coradin, o estímulo ao consumo da variedade de PANCs existente no Brasil ajudaria a substituir produtos ultra processados oferecidos pela indústria alimentícia. “Três cereais - arroz, milho e trigo - são responsáveis por 50% da nossa energia. Daí, vemos a fragilidade do sistema alimentar mundial, com impactos muito negativos na saúde, gerando obesidade e carência nutritiva”, ressaltou.


Município de Cabrobó reforça frota com novo ônibus do Governo Federal


O prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (PMDB), recebeu na manhã desta sexta-feira (2), a chave de um ônibus para o atendimento no transporte dos alunos da rede municipal de ensino. O investimento do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, na ordem de R$ 250 mil, foi entregue pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, durante cerimônia na cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco.

Durante a solenidade, onde foram entregues mais 31 outros ônibus escolares para prefeituras de cidades pernambucanas, Mendonça Filho apresentou o programa “Novo Mais educação em Pernambuco”. “O nosso desafio é melhorar a qualidade de ensino das crianças e dos jovens e para isso já liberamos R$ 44,2 milhões para as redes estadual e municipais”, afirmou Mendonça.


Mês do Meio Ambiente começa com exposição de livros na Semas

Com o tema "A sustentabilidade de todos depende de cada um", a programação terá diversas ações, incluindo o lançamento do Atlas da Vulnerabilidade Costeira de Pernambuco (Fotos: CPRH)

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, a Agência CPRH e o Parque Estadual Dois Irmãos promoveram, na última quinta (1º), na sede da secretaria, na Avenida Rosa e Silva, na Jaqueira, a abertura da programação dedicada ao Mês do Meio Ambiente, com a exposição de livros "Um olhar sobre os biomas de Pernambuco". A mostra reúne obras de autores como Vasconcelos Sobrinho, Manoel Correia de Andrade, Dárdano de Andrade-Lima e Clóvis Cavalcanti, que destacam os aspectos ambientais e socioeconômicos do estado.

O evento teve também uma palestra do professor, pesquisador e economista ecológico Clóvis Cavalcanti, sobre os biomas de Pernambuco, e será sequenciado com ações durante todo o mês. A SEMAS, a CPRH e o Parque Dois Irmãos programaram uma programação especial, com palestras, trilhas ecológicas, exposição de livros, plantio de mudas, premiação de concurso, encenação teatral, oficina de leitura e ações socioeducativas nas escolas, com apoio de diversos parceiros. Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sergio Xavier, o objetivo é integrar pessoas de todas as idades e setores da sociedade, em ações de conservação ambiental, abrindo novas percepções, a partir da difusão de novos conhecimentos.


Pequenas empresas contrataram 60% mais que grandes em 2016

Análise mostrou que empresas grandes e pequenas preferem contratar trabalhadores mais jovens

As micro e pequenas empresas admitiram 9 milhões de trabalhadores em 2016, 60% mais que os 5,7 milhões contratados pelas grandes e médias empresas no período. A informação é do levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O número maior de contratações das micro e pequenas empresas verificou-se em todas as faixas etárias. O maior número de contratações por parte dos pequenos empresários, no entanto, ocorreu na faixa etária de 25 a 39 anos, em que as micro e pequenas empresas empregaram 4,3 milhões de trabalhadores, 59,2% mais que os 2,7 milhões das médias e grandes empresas.


Hospital Universitário São Francisco de Assis recebe projeto “Ler e Brincar”

Brinquedoteca é fruto de iniciativa da empresa TE Connectivity e beneficiará passantes e pacientes (Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário São Francisco de Assis, de Bragança Paulista, inaugura no sábado, 10 de junho, às 10h30, o projeto “Ler e Brincar em Todo Lugar”. A iniciativa que é do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinada pela TE Connectivity e produzida pelo Grupo Incentivar, tem como objetivo difundir a leitura de livros e a atividade lúdica com brincadeiras.

Passantes e pacientes do hospital serão beneficiados com o projeto, que fornece à instituição equipamentos de ensino e de cultura, atuando como fonte de conhecimento para as crianças. “Os brinquedos são a porta de entrada para o mundo das histórias reais e imaginárias, e é a partir deles que o trabalho se desenvolve. As brincadeiras e leituras ampliam o repertório cultural das crianças, convida-as a conhecer enredos diversos e a lidar com seus mais variados sentimentos”, explica o Supervisor de Marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro.


'Petrolândia dá Sorte': Confira os ganhadores da 45ª edição (04/06/2017)

As cartelas do Petrolândia dá Sorte têm dupla chance de premiação: são dois jogos em cada uma. Cartelas estão à venda de segunda a sábado por apenas R$ 5,00. (Foto: Divulgação/Petrolândia dá Sorte)

O Grupo Fefêu e a Associação Café com Arte informam os resultados da 45ª edição do "Petrolândia dá Sorte", realizada na manhã deste domingo (04), em sua sede, situada na rua São Francisco, no centro de Petrolândia.

Confira abaixo a relação de ganhadores em 04/06/2017:

1º prêmio
R$ 2.000,00
- Karolina Keuly Lima Silva - Agrovila 10 Bloco 03 - Petrolândia-PE 11149-33

2º prêmio
R$ 3.000,00
- Celiene Angelina Batista - Petrolândia-PE 11433-64

3º prêmio
R$ 3.000,00
- João Vilarim - Agrovila 01 - Bloco 03 - Petrolândia-PE 11066-71

4º prêmio
01 (uma) moto Honda Fan 125 0 km
- Heberty F. da Silva - Centro - Petrolândia-PE 01820-56
- Edvan Charlo de Souza - Tacaratu-PE 11168-04

Rodadas da Sorte
Clientes contemplados com 100 reais, cada um.
Moacir Leal Júnior - Petrolândia-PE 10407-19
Sávio Daniel Lima Silva - Glória-BA 02115-01
Manoel Serafim da Silva - Paulo Afonso-BA 07906-92
Soberano Gomes dos Santos - Olho d'Água do Casado-AL 05216-08
José Adenizio Silva de Oliveira - Petrolândia-PE 11857-92
Jurandir Gomes de Sá - Tacaratu-PE 03131-77
Maria Vitória Souza - Petrolândia-PE 09319-38
Tiago Carneiro - Jatobá-PE 04430-38
Thaila Silva - Glória-BA 02174-53
Ranine Lira Pinto - Petrolândia-PE 11439-50

Próxima edição


Central de Adubos lembra a Semana Mundial do Meio Ambiente


A Central de Adubos, a maior loja de produtos agropecuários do Vale do São Francisco, presente em Juazeiro da Bahia, Petrolina e Petrolândia, em Pernambuco, lembra a passagem da Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada de 1º a 5 de junho.

Preservar para colher sempre!

Central de Adubos


Petrolina: Miguel discute construção de escola com Odacy e representantes da Igreja Adventista

Foto: Ivaldo Reges

O prefeito Miguel Coelho recebeu, nesta sexta-feira (02), o deputado estadual Odacy Amorim na sede da Prefeitura. No encontro, o parlamentar foi acompanhado por um grupo de representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que pretende construir uma escola destinada a 1.500 estudantes.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto do empreendimento de cerca de 7 mil metros quadrados. O prefeito assegurou que dará todas as condições para acelerar os processos burocráticos e de licenciamento para a instalação da unidade escolar ainda este ano.


Vacinação contra gripe em Pernambuco segue exclusiva para grupos prioritários até 9 de junho

Ministério da Saúde havia informado que caberia aos estados definir se vacina seria disponibilizada para o resto da população.

pesar de o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ter anunciado na sexta-feira (2) que a campanha nacional de vacinação contra a gripe seria ampliada para toda a população a partir da segunda (5), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informou, nesse sábado (3), que a campanha continua voltada apenas para os grupos prioritários no estado. A campanha, que iria inicialmente até o dia 26 de maio, foi prorrogada até o dia 9 de junho.

Segundo o governo pernambucano, a ampliação da oferta da vacina depende do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde e, no momento, a quantidade disponível não é suficiente para atender todos os pernambucanos.


Homens invadem casa e matam seis pessoas no Ceará

Sinais da chacina estavam em vários pontos da parte térrea da casa (Foto: Eveline Frota/TV Verdes Mares)

Seis pessoas foram mortas na noite deste sábado (3) em uma casa de veraneio no Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Testemunhas relataram que um grupo jogou um carro contra o portão principal, entrou na casa e atirou. De acordo com informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), parte das pessoas que estavam na casa tinha passagem pela polícia e até mandados de prisão em aberto. Havia crianças na casa, porém, estavam no andar de cima e não foram atingidas. O imóvel foi alugado pelo grupo.

Na manhã deste domingo (4), a parte térrea da casa - que fica em frente a uma estrada de terra e isolada - registrava as marcas de violências como rastros de sangue, vasos caídos. Equipes da perícia e da polícia estiveram no local.

G1 CE


Bicicletada reunirá comunidade e alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE em abertura da Semana do Meio Ambiente



Nesta segunda-feira (5), a partir das 15h30, ciclistas percorrerão as principais ruas do município de Floresta durante a Bicicletada ambiental organizada pelo Campus Floresta do IF Sertão-PE, em parceria com a Prefeitura Municipal, e Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O evento dará início ao calendário da Semana do Meio Ambiente de Floresta e será aberto ao público.

O campus Floresta do IF Sertão-PE será o ponto de concentração e de partida da Bicicletada, que tem por objetivo divulgar aos participantes conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um nessa missão. Durante o trajeto haverá paradas em pontos estratégicos para ações de conscientização, explanações sobre reciclagem, descarte correto de resíduos, arborização, consumo responsável de água e outras temáticas ligadas à preservação ambiental. Uma dessas paradas será na rua das Tamarineiras, ponto histórico da cidade no qual, ha mais de cem anos, dezenas de árvores da espécie Tamarindus indica foram plantadas, e deram à Floresta o apelido de “Terra dos Tamarindos”.


ESPM promove debate sobre novas tecnologias e estudo de marcas para profissionais da comunicação e marketing

Gabriel Rossi, especialista em Marketing (Foto: Aline Barizi)

O comportamento do consumidor está sendo redefinido. Ele desenvolve filtros, intimidades com produtos e serviços sendo que esses dois elementos conquistarão o público desejado. Mas para isso, é preciso sair na frente e se manter em uma constate evolução.

E esse é o segredo das grandes marcas. Mesmo em tempos de crise, há empresas que seguem absolutamente estelares, indo bem entre os consumidores e avançando muito à frente dos seus concorrentes, enquanto outras são deixadas de lado na categoria.

De acordo com o especialista em Marketing, Gabriel Rossi, o público fiel a estas marcas parece estar cativado por uma qualidade que reflete a experiência mais excitante, dinâmica e criativa que eles possam ter. “ Eles, nos dias atuais, estão concentrando a paixão e o poder de compra em produtos especiais, porque simplesmente continuam evoluindo. E esse poder de diferenciar-se das milhares que estão disponíveis as mantêm na liderança e na memória”, explica.


Como obter a utilização de crédito acumulado de ICMS

É preciso ter um bom especialista para analisar cada caso e saber fazer valer os seus direitos, afirma a advogada Beatriz Dainese (Foto: Divulgação)

O ICMS é o imposto mais oneroso na composição da carga tributária brasileira, e diversas empresas ainda contam com crédito acumulado deste imposto junto à Fazenda Estadual. O sucessivo acúmulo de saldo credor acumulado de ICMS constitui um dos mais graves problemas tributários das companhias atualmente. Isto porque, enquanto não tiver liquidez, este imposto a recuperar gera um lucro fictício nas organizações com consequente desembolso antecipado de Imposto de Renda e Contribuição Social.

No Estado de São Paulo, é possível - após a homologação e a auditoria deste crédito acumulado pela Secretaria da Fazenda Estadual - recuperar este imposto, sob forma de pagamento a fornecedores, aquisição de ativo imobilizado, ou ainda transferência a terceiros ou quitação de débitos próprios.


Conheça os principais mitos e as verdades sobre a intolerância à lactose

Tirolez traz informações importantes sobre o tema com base em estudos da RG Nutri

A intolerância à lactose é um tema que desperta grande interesse nas pessoas. Principalmente no Brasil, onde cerca de 40% da população apresenta algum grau de intolerância* ao açúcar que está naturalmente presente no leite e derivados, como os queijos. Para sanar as dúvidas de seus consumidores a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, preparou uma lista de mitos e verdades sobre o assunto. As informações são de estudos conduzidos pela RG Nutri.

Segundo a RG Nutri, um dos grandes problemas que portadores de intolerância têm que enfrentar é abrir mão do valor nutricional proporcionado pelos laticínios, pois retirar os queijos da dieta pode causar carência de alguns nutrientes. Os leites e seus derivados são alimentos fonte de proteínas de boa qualidade e apresentam ótima quantidade de vitaminas e minerais essenciais à manutenção da saúde, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco, selênio, vitamina A e as vitaminas do complexo B.


Estudantes universitários e ativistas oferecem cursos gratuitos para o Enem em Recife


Transformar a realidade, partilhar experiências e garantir a oportunidade de jovens sonharem com o acesso ao ensino superior. Foi com esse objetivo que jovens pedetistas, ativistas do Movimento Reinventar e estudantes universitários resolveram ir além da plataforma EaD oferecida pela Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini para cursos preparatórios do ENEM. Com o projeto Reinventar “Foco no Enem”, eles se uniram para oferecer também para estudantes de baixa renda cursos presenciais. O sucesso foi tanto que dezenas de voluntários do movimento estudantil resolveram aderir e contribuir com o projeto. Resultado: turmas lotadas!

Segundo os coordenadores do projeto, Túlio Gadêlha, Ada Cecília, Antônio Carlos, Dennison Fonseca, Isaias Oseias, Marcos Mendes, Pedro Soares e Thiago Marques, o foco inicial era oferecer aulas somente para alunos da rede pública de ensino. No entanto, ao perceberem a grande procura de estudantes que já haviam concluído o ensino médio, eles ampliaram o público. “Reinventamos a forma de trocar conhecimento. Todo conteúdo é debatido de forma horizontal, de aluno para aluno. A disseminação do conhecimento acadêmico de maneira crítica e reflexiva tem aproximado, cada vez mais, os jovens do debate político e feito os cursos um instrumento de transformação social através da formação, capacitação e conscientização dos seus alunos”, explicou Túlio Gadêlha.


Em ambiente de crise, guias ensinam a montar fundos patrimoniais para o setor cultural


O BNDES e a Levisky Negócios & Cultura lançam três guias sobre uma prática rara e pouco difundida no Brasil: a criação e a manutenção de fundos patrimoniais para garantir a sustentabilidade financeira de organizações sem fins lucrativos em longo prazo. Os manuais foram desenvolvidos a partir do I Fórum Internacional de Endowments Culturais, realizado em 2016, com parceria estratégica da Edelman Significa e apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e da PLKC Advogados.

Entre 6 a 8 de junho, os encontros para a apresentação do conteúdo com palestras serão realizados em três cidades: Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, respectivamente. Depois, os Guias de Endowments Culturais estarão disponíveis em plataforma digital, no site da Levisky Negócios & Cultura, na aba Fórum Endowments para os interessados no assunto.


Brasil tem grande potencial para soluções em Cidades do Amanhã


O presidente da ENGIE Brasil, Maurício Bähr, afirmou, durante abertura do ENGIE Brasil Innovation Day, que o Brasil tem grande potencial para desenvolver soluções para Cidades do Amanhã diante da expressiva urbanização e do fato de possuir municípios de grande porte.

Nesse contexto, disse, a ENGIE está apta a ser líder do processo de digitalização graças à experiência internacional em serviços como monitoramento, segurança, iluminação pública, gás, entre outros. A empresa investe nesses segmentos no país e pretende faturar R$ 1 bilhão ao ano com serviços nos próximos anos.

“O Grupo aposta no Brasil e podemos contribuir para a qualidade de vida nas grandes cidades do país, trazendo e adaptando experiências já aplicadas em outros lugares onde a ENGIE atua”, disse Bähr.


Curitiba celebra Dia do Meio Ambiente com produtos feitos por refugiados

Barraca de comida síria e artesanato estão entre as atrações promovidas pelo ISAE, que são abertas para a comunidade. Noite também terá oficina de horta orgânica.

Nesta segunda-feira, dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, o ISAE — Escola de Negócios vai oferecer uma programação gratuita, aberta a comunidade, com foco no desenvolvimento sustentável. Entre as atrações, comida síria e artesanato, produtos feitos por refugiados que vivem em Curitiba e foram atendidos pelo programa Uaná — projeto de voluntariado da instituição que permite aos professores e alunos aplicarem seus conhecimentos de gestão em diversas organizações, e que vem realizando um trabalho focado em pessoas refugiadas.

Outra atividade programada é a oficina “Como ter a sua própria horta orgânica”, que vai ensinar aos participantes como plantar, cultivar e manter uma horta em casa. O Dia do Meio Ambiente também terá oficina sobre Gestão Ambiental (parte do programa Perspectivação, que traz experiências de aprendizagem relacionadas a uma situação real) e lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2016.


UNINASSAU realiza doação de terreno para Parque Capibaribe

Área foi adquirida junto com a antiga Fundição Capunga, há mais de 10 anos (Parque Capibaribe/Divulgação)

O Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU realizou, na última quarta-feira (31), em solenidade que contou com a presença do reitor da UNINASSAU, Janguiê Diniz, do Secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e do Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio, a doação do terreno situado às margens do rio Capibaribe, na região localizada atrás da antiga Fundição Capunga, para a Prefeitura da Cidade do Recife. A ação faz parte da colaboração por parte da Instituição de ensino para a implantação do projeto Parque Capibaribe.

“A UNINASSAU tem responsabilidade com o desenvolvimento da cidade do Recife e poder colaborar com um projeto como este é a certeza que estamos cumprindo nosso papel em incentivar e promover educação e contribuir com a preservação ambiental que o Parque Capibaribe quer realizar”, explica Janguiê.


Atentados em Londres: 7 vítimas e 3 terroristas morreram, diz polícia

Feridos são atendidos em ambulância (Foto: Daniel Sorabji/AFP)

Sete pessoas morreram, e pelo menos 48 ficaram feridas no atentado deste sábado à noite (3) no centro de Londres, segundo a Polícia da capital britânica, acrescentando que três agressores foram abatidos, totalizando nove mortos. Segundo a Polícia, esses homens estariam usando falsos cinturões de explosivos.

Em pronunciamento à imprensa, o chefe da unidade antiterrorista da polícia britânica, Mark Rowley, disse que acredita que "três pessoas estiveram envolvidas" nos ataques na London Bridge e no Borough Market.

Apesar disso, para corroborar essa hipótese, Rowley explicou que ainda é preciso fazer "mais investigações para se ter 100% de certeza".