terça-feira, 28 de julho de 2020

Petrolândia chega a 80 casos confirmados do novo coronavírus, com 64 pessoas recuperadas; Confira boletim desta terça (28/07) e localização de casos ativos


Nesta terça-feira (28/07/2020), nos 133 dias de boletins de acompanhamento do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os dados mostram que o município teve mais 4 pacientes testados positivos. Agora Petrolândia contabiliza 80 confirmações, sendo que 64 já estão recuperados. 

O lado positivo ficou por conta do número de pacientes suspeitos cair de 15 para 9 [ 6 foram descartados].

Confira abaixo os números completos e locais com casos ativos

ATENÇÃO
A Secretaria de Saúde reforça que a população deve continuar mantendo o isolamento e distanciamento social. Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Veja números divulgados de terça-feira  (28/07/2020)


 Veja abaixo locais com casos ativos



Confira abaixo quadro comparativo a divulgação do último boletim - domingo (26//07)





Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

Universidades pernambucanas detalham retorno das atividades


O retorno das aulas em instituições de ensino superior pernambucanas foi detalhado nesta terça-feira (28). Os reitores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, e Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, participaram de entrevista coletiva, onde comentaram a retomada das atividades de maneira remota. A Unicap foi a única que deu continuidade aos semestres letivos de 2020. As instituições públicas estão com as aulas suspensas desde março.

Diante da situação imposta pela pandemia da Covid-19, a Universidade Católica de Pernambuco está estudando oferecer a alunos das universidades públicas a oportunidade de cursarem um período completo na instituição. A pauta ainda precisa de maiores discussões para garantir sua viabilidade - inclusive do ponto de vista legal. Nessa modalidade, um aluno da Universidade Federal (UFPE), por exemplo, poderia cursar um semestre no ambiente virtual da Católica. Seria uma espécie de "intercâmbio" dentro do próprio estado. "Lançamos ao consórcio (Universitas) a possibilidade de um intercâmbio acadêmico em Pernambuco. Seriam acordos para que os estudantes façam o semestre em outra instituição", explicou padre Pedro Rubens.

Mário Frias diz que vai criar cargo para Regina Duarte: “Bolsonaro pediu”

"Existe a possibilidade de ser criada uma secretaria para ela cuidar da Cinemateca. É um pedido pessoal do presidente", disse.

O secretário especial da Cultura, Mário Frias, disse que um novo cargo será criado para a atriz e ex-secretária da pasta Regina Duarte a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para cuidar da Cinemateca Brasileira. As declarações foram dadas à Rádio Jovem Pan.

O secretário comentou a atual situação jurídica da Cinemateca e disse que há um movimento “forte” para tentar resolver o impasse.

“A minha primeira ação como secretário foi fazer uma visita técnica. O contrato acabou em 2019 e não foi renovado. O acervo e os profissionais deveriam ser muito valorizados porque são profissionais únicos”, falou.

Petrolândia: Cumprimento de Exigência Expressa disponível no INSS/Petrolândia

Agência do INSS em Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Agora o segurado encontrará em cada Agência da Previdência Social uma urna para cumprimento da exigência expressa, conforme orientações abaixo:

1. A urna estará disponibilizada em uma mesa junto com o formulário para a declaração de veracidade das informações apresentadas, no horário das 07 às 13 horas.

2. O segurado não receberá qualquer recibo de entrega bem como qualquer informação, devendo acompanhar o andamento do seu processo através dos canais remotos.(Central 135 e Meu INSS)

3. O segurado deverá depositar a cópia simples dos documentos juntamente com a "declaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas" na urna.

4. Foram disponibilizadas duas formas de obter a "declaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas": uma que estará disponível na Agência da Previdência Social(junto à urna) e outra disponível na página do INSS, que pode ser acessada pelo caminho inss.gov.br/formulários/declaração para cumprimento de exigência expressa, onde o segurado poderá acessar, imprimir e preencher para que seja entregue com as cópias dos documentos.

5. O portal 135 soltou comunicado dando orientações aos atendentes a respeito da ação e de como o segurado deverá agir para apresentar a cópia dos documentos nas Agências.

6. Dúvidas também podem ser tiradas no fone do Plantão local (87) 3851-2893, das 08h00 as 13h00.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Neemias Damasceno - Gerente da agência do Instituto Nacional do Seguro Social de Petrolândia

Brasil zera fila para tratamentos de hepatites virais


Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros: ''Pandemia de covid-19 afastou a população do posto de saúde'' (Foto: Erasmo Salomão/MS)

Nesta terça-feira (28/7), Dia Mundial de Combate à Hepatite, o Ministério da Saúde anunciou que zerou a fila para tratamentos de hepatites virais e se comprometeu com a eliminação da doença até 2030. Nos últimos 20 anos, 673.389 pessoas foram diagnosticadas com hepatites virais e, entre 2000 e 2018, 74.864 óbitos pela doença foram registrados.

O objetivo da eliminação da doença consiste na redução de 90% dos casos e na diminuição de 65% das mortalidade associadas às hepatites. A hepatite C, na qual a transmissão ocorre por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes, é a que mais mata no Brasil. Cerca de 76% dos óbitos registrados entre 2000 e 2018 são referentes a ela.

“Novos antivirais curam mais de 95% das infecções pelo HCV, vírus da hepatite C, isso faz com que a gente tenha uma luta e um sonho de participarmos plano de eliminação da hepatite C até 2030. O Brasil é signatário desse acordo”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, em coletiva de imprensa.

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta quarta-feira (29/07); consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de
atendimento para esta quarta-feira, 29 de julho de 2020. Confira abaixo;

Dr Igaro Cordeiro - Cirurgião-Dentista 

Dra Cicera Elisane - Fisioterapia

Dra Andreza Carvalho (Psicóloga)

Dr Rommel Alencar - Fisioterapia

Dra Socorro Carvalho - Ultrassonografia e Ginecologia 

Dr Marcos Bispo - Endoscopia Digestiva

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Obs: Para que não haja aglomerações, traga acompanhante somente em casos de extrema necessidade. CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.


A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica

*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

A Petroclínica também realiza Mamografia Digital.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: NO DIA DO AGRICULTOR, Maria Helena presta homenagem ao seu pai em nome dos agricultores do município


Dia do Agricultor, dia de reconhecer o trabalho de todos os agricultores que cultivando a terra alimenta sua família e contribui com o desenvolvimento do nosso município. Em nome do meu pai Zé de Idalino, saudo todos agricultores e agricultoras que são nosso orgulho.

Maria Helena

Live Fala Petrolândia desta terça tem participação especial de Quitéria Couto, que vai falar sobre atletismo


Hoje tem Live! Fala Petrolândia ao vivo, com o tema Esportes. Iremos receber nossa amiga Quitéria Couto, falando sobre a modalidade de atletismo. E mais participações em vídeo, falando sobre outras modalidades esportivas. Participem!


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta quarta [29/07] na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta quarta-feira 29 de julho de 2020; confira!

Confira abaixo profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta quarta-feira (29/07/2020).

[Vídeo] Em conversa com apoiadores Bolsonaro critica atitude do governador do Maranhão "Quer que eu faça um pacto pelo emprego mas ele continua com o estado dele fechado"


O presidente Jair Bolsonaro reagiu hoje com ironia à proposta do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de construção de um "pacto pelo emprego" a fim de amenizar os danos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Na visão do mandatário, a sugestão apresentada ontem é contraditória em relação à postura que Dino vem adotando em seu estado.

"Tem governador agora que quer que eu faça um pacto pelo emprego. Mas ele continua com o estado dele fechado", disse o Bolsonaro durante conversa com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

 Assista o bate papo do presidente com apoiadores - nesta terça-feira (28/07)




Governador do Maranhão
Dino apresentou a ideia por meio de uma carta enviada a Bolsonaro. Desafeto político e cotado para enfrentar o atual mandatário em uma provável tentativa de reeleição daqui a dois anos, o governador propõe que seja realizada uma reunião com os presidentes das confederações empresariais e centrais sindicais para costura do que chamou de "Pacto Nacional Pelo Emprego"

"Considerando este cenário desafiador, gostaria de sugerir uma reunião liderada por V. Exa. com os governadores e os presidentes das confederações empresariais e centrais sindicais para que possamos construir um 'Pacto Nacional pelo Emprego', com medidas emergenciais de geração de emprego e renda", escreve o governador no ofício.

Do UOL, em Brasília
Vídeo: Canal You Tub FOCO BRASIL

Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa atende nesta quarta (29/07) na MedClinic; agende sua consulta




A MedClinic - Clínica Especializada localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima na Orla de Petrolândia, informa que Dr. Paulo Elísio Lustosa (DERMATOLOGISTA) atenderá na Medclinic (clínica especializada) nesta quarta-feira (29/07).

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Morre Renato Barros, vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps

Renato Barros, 76 anos, da banda Renato e Seus Blue Caps - FOTO: Reprodução/ Instagram

O cantor Renato Barros, vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps, morreu nesta terça-feira (28) aos 76 anos no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele estava internado há 10 dias após uma cirurgia cardíaca e sofreu de complicações pulmonares.

Durante a cirurgia, o cantor já havia apresentado problemas e chegou a ficar trinta minutos sem as funções vitais.

Nos anos 1960, a banda fez sucesso com hits como “Até o fim”, " Menina Linda ", “Não te esquecerei” e “Feche os Olhos”.


Em entrevista à GloboNews em 2012, Renato contou como surgiram os sucessos inspirados no Beatos.

Segundo ele, o produtor musical Carlos Imperial pedia para que eles aprendessem a tocar as músicas da banda inglesa de um dia para o outro.

“A gente não sabia falar inglês e não conseguia decorar as letras, o jeito era inventar em português.. Foi assim que começamos a fazer as versões das músicas dos Beatles”, conta.

Por G1 RIO

Luto na TV brasileira: Morre aos 45 anos apresentador do SporTV Rodrigo Rodrigues

Rodrigo Rodrigues, apresentador do SporTV — Foto: arquivo pessoal
Rodrigo Rodrigues, apresentador do SporTV — Foto: arquivo pessoal
Rodrigo Rodrigues com os comentaristas Sergio Xavier e Petkovic — Foto: Divulgação
Rodrigo Rodrigues com os comentaristas Sergio Xavier e Petkovic — Foto: Divulgação

A televisão brasileira está de luto. Aos 45 anos, morreu nesta terça-feira o apresentador Rodrigo Rodrigues, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. O jornalista estava internado desde o último sábado na unidade de terapia intensiva do Hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

Com o bom humor característico e a competência indiscutível, Rodrigo Rodrigues deixou sua marca por onde passou. Desde janeiro de 2019 na Globo, o apresentador conquistou a confiança de todos, e diversos colegas logo se tornaram amigos também fora do ambiente de trabalho.

A morte de Rodrigo abre uma ferida que vai muito além do profissional insubstituível. Dentro e fora da Globo, dezenas de pessoas sentem a perda de um amigo. E a família chora a partida de um parente que conquistou uma legião de admiradores.

Rodrigo Rodrigues apresentou o Troca de Passes pela última vez no dia 9 de julho, quando relatou que um amigo com quem tivera contato recente testou positivo. No dia 13, o apresentador fez o exame, que também apontou a Covid-19. Desde então, cumpriu o isolamento em casa, com acompanhamento da equipe médica da Globo.

Inicialmente, apresentou sintomas leves, como falta de paladar e olfato, mas disse que se sentia bem. No entanto, a situação mudou no último sábado, quando deu entrada no hospital com vômitos, desorientação e dor de cabeça.

De acordo com o boletim médico do hospital, foi diagnosticada uma trombose venosa cerebral, e o apresentador passou por uma cirurgia na noite de domingo para aliviar a pressão intracraniana. Nesta terça, porém, ele não resistiu às complicações.

Rodrigo Rodrigues foi um dos grandes nomes da televisão brasileira nas últimas décadas. Iniciou a carreira em 1995, na Rede Vida, embora só fosse ingressar na faculdade de Jornalismo dois anos mais tarde. Em 2001, aceitou um convite da TV Cultura para integrar a equipe do programa "Vitrine", apresentado por Marcelo Tas. Rodrigo ficou por lá até meados de 2003 e, na sequência, teve passagem curta como repórter no SBT.

Já em 2005, mudou-se para a TV Bandeirantes e, em seguida, retornou para a TV Cultura, desta vez para ancorar o "Cultura-Meio Dia" ao lado de Maria Júlia Coutinho. Ele permaneceu na função até 2010.

Em janeiro de 2011, Rodrigo ingressou na área de onde não sairia mais: o esporte. Assumiu a função de apresentador do "Bate-Bola", da ESPN Brasil. Ganhou espaço e admiração graças à forma leve e descontraída de transmitir informação aos telespectadores. Entre idas e vindas, passou também pela TV Gazeta, pelo Esporte Interativo e pela Rádio Globo antes de ser contratado pela Globo no início de 2019.

Com carreira consolidada, Rodrigo Rodrigues chegou à equipe de esporte da Globo como reforço de peso. Começou com aparições em diferentes programas do SporTV e apresentou em algumas oportunidades o Globo Esporte de São Paulo. Em agosto, como mais um reconhecimento de sua competência, tornou-se âncora fixo do Troca de Passes.

Dentro e fora da televisão, Rodrigo Rodrigues tinha outra paixão que carregava desde a infância: a música. Em participação no "Domingão do Faustão" em março de 2020, ele contou que o interesse pelas artes começou cedo, com o desenho. Na sequência, veio o violão.

Em 2008, Rodrigo montou a banda "The Soundtrackers", especializada em tocar trilhas de grandes sucessos do cinema. Guitarrista do grupo, ele dividia seu tempo entre o jornalismo e a música. Também encontrava espaço na agenda para escrever livros relacionados ao ambiente musical, como "As Aventuras da Blitz" e "Almanaque da Música Pop no Cinema".

Na tela ou no palco, Rodrigo Rodrigues desempenhou suas funções com o brilhantismo de um dos gigantes da comunicação brasileira no século 21.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Boletim desta terça [28/07]: Com mais 546 infectados e 45 óbitos por Covid-19, Pernambuco chega a 6.421 mortes


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (28), 546 casos da Covid-19 e 45 óbitos em Pernambuco por causa da doença transmitida pelo novo coronavírus. Com isso, o estado chegou a um total de 89.678 pessoas infectadas e 6.421 mortes, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia.

Dos registros divulgados no boletim da SES nesta terça-feira (28), 110 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 436 são quadros leves da Covid-19, de pessoas infectadas que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curadas. No acumulado do ano, Pernambuco tem 23.137 casos graves e 66.541 leves da doença.

Com relação aos 45 óbitos, 28 aconteceram entre o dia 25 de abril e a sexta-feira (24). As outras 17 mortes ocorreram nos últimos três dias, sendo seis no sábado (25), oito no sábado (26) e três na segunda-feira (27).

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", informou o governo de Pernambuco em nota.

Por G1 PE

Brasil fecha 1,19 milhão de vagas de trabalho no primeiro semestre de 2020


A economia brasileira fechou 1,19 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020, informou nesta terça-feira (28) o Ministério da Economia. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões. No semestre foram registrados 7,9 milhões de desligamentos e 6,7 milhões de novas admissões.

No mesmo período de 2019, o saldo havia sido positivo. Na época, foram criadas 408 mil vagas, o melhor resultado desde 2014.

Considerando exclusivamente o mês de junho, foram fechadas 10,9 mil vagas de emprego formal. Em maio, haviam sido 350 mil.

O mercado de trabalho, assim como toda a economia, sofreu diretamente o impacto da pandemia do novo coronavírus. O alto risco de contágio em locais cheios ou fechados, assim como as medidas de isolamento social, tomadas de acordo com orientações de autoridades de saúde, diminuíram a circulação de pessoas e o consumo de diversos bens e serviços. Em grande parte dos estados, as medidas foram flexibilizadas nas últimas semanas.

Para o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, os números de junho indicam uma retomada da economia no país.

"Eu posso trazer indícios claros que nós já iniciamos a retomada, que no mercado de trabalho ela é muito forte, e podemos surpreender o mundo, como o nosso ministro [Paulo Guedes] tem dito", afirmou o secretário.

Ele destacou que o número de vagas fechadas vem diminuindo expressivamente desde abril.

"Estamos comparando três meses na minha fala. Abril, menos 900 mil [vagas]. Maio, menos 350 mil. Junho, menos 10 mil. Isso aproximadamente. Uma melhora muito significativa", completou.

Por setor

O setor de serviços foi o que mais fechou vagas no primeiro semestre de 2020: 507.708 no total. Logo depois vem o setor de comércio, com 474.511 vagas a menos. A construção teve 32.092 vagas fechadas.

O setor da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foi o único com abertura de novos empregos formais. Foram 62.633 vagas criadas nos primeiro semestre.

Considerando apenas junho, o setor de serviços fechou 44,8 mil vagas. O comércio fechou 16,6 mil.

Em junho, a agropecuária abriu 36,8 mil novas vagas. A construção civil registrou saldo positivo de 17,2 mil novos postos de trabalho.

Por regiões

Veja o saldo de empregos formais no semestre por regiões:

Centro-Oeste: - 27,3 mil
Norte: - 27 mil
Sul: - 195,1 mil
Nordeste: - 258,8 mil
Sudeste: - 690,7 mil

Veja o saldo de empregos formais em junho por regiões:

Centro-Oeste: + 10 mil
Norte: + 6,5 mil
Sul: + 1,6 mil
Nordeste: - 1,3 mil
Sudeste: - 28,5 mil

Estados

Entre os estados, São Paulo teve o pior saldo do semestre, com 364.470 vagas fechadas. A segunda maior queda foi do Rio de Janeiro, com saldo negativo de 184.928 vagas.

Mato Grosso e Acre tiveram os melhores resultados no semestre, com 3.565 e 1.270 vagas criadas, respectivamente.

Por Pedro Henrique Gomes, G1 — Brasília

Petrolândia: Aniversariante de hoje, jovem Luana Merley completa 17 anos e recebe mensagem de parabéns dos pais Mário e Lenice

 

Nesta terça-feira, 28 de julho de 2020, a jovem Luana Merley completa 17 anos. Na oportunidade, os pais, Mário e Lenice, residentes na Quadra 03 de Petrolândia, felicitam a filha com bonita mensagem;

Mais um ano se passou e agora você está completando 17 anos. Aproveite esse momento importante e celebre esta linda data. Seja muito feliz, é tudo o que importa de verdade, felicidade e amor! Esse é um momento especial para você e todas as pessoas que lhe amam.

Os nossos parabéns! São os desejos de seus pais,

Mário e Lenice

Quadra 03 - Petrolândia


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir de hoje

Inscrição,  Fies, educação

De hoje até esta sexta-feira (31) estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto.

As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.
Lista de espera

Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente.

A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.
Requisitos

Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos.

O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro parabeniza agricultores pelo seu dia


No Dia do Produtor Rural, o vereador Louro do Vidro destaca a importância da valorização da prática da agricultura familiar. . Para ele, é preciso combater as iniciativas que tentam desmerecer a atividade do agricultor e incentivar cada vez mais a produção rural no Município de Petrolândia.

Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, quero homenagear esses homens e mulheres que vivem da produção da terra, garantindo a maioria dos alimentos que chegam à nossa mesa.  São trabalhadoras e trabalhadores que merecem todo o nosso respeito e a nossa luta para continuar assegurando condições mais favoráveis de produção e de qualidade de vida.

A importância de se comemorar o Dia do Agricultor | Notícias ...
MENSAGEM EM HOMENAGEM AO DIA DO AGRICULTOR
28 de Julho: Dia do Agricultor - SENAR | Serviço Nacional de ...
Louro do Vidro
Vereador de Petrolândia

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira 28 de julho; veja lista e fotos

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo


Mudam de idade hoje (Terça-feira 28 de julho de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Graziela Morais , João Brasil, Lúcio Flavio, Jose Lenilson Silva , Jose Lenilson Silva, Cicero Lopes Marcos, Marcela Santos e Edja Sabrina

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

28 de Julho — Dia do Agricultor; parabéns aos produtores rurais de Petrolândia e região


28 de Julho — Dia do Agricultor; parabéns aos produtores rurais de Petrolândia e região


O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. É importante não confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, que é comemorado em 25 de julho.

O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.

Sabemos que a agricultura pertence ao setor primário da economia e, como tal, encarrega-se – ao lado dos setores extrativistas – de produzir, além dos alimentos, as matérias-primas que são empregadas na fabricação de mercadorias. Além disso, a agricultura vem ganhando um maior peso na produção de energia em virtude do cultivo de vegetais utilizados na biomassa, com destaque para os biocombustíveis.


Podemos dizer que a profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, haja vista que a agricultura constituiu-se no período Neolítico há mais ou menos 10 mil anos. Com isso, foi permitida a sedentarização do ser humano, ou seja, o fim da prática nômade, o que alicerçou as primeiras bases para a formação das civilizações e sociedades.

Com o tempo, em razão dos avanços das técnicas, a agricultura e, consequentemente, o trabalho do agricultor foram se transformando gradualmente. As principais transformações são historicamente recentes, com destaque para o processo de mecanização e modernização no campo que foi responsável pelo aumento da produtividade dos bens agropecuários. Embora existam críticas a esse processo – principalmente ao emprego estrutural gerado no meio rural –, essa modernização foi muito importante para ampliar a geração de alimentos e matérias-primas.

No Brasil, uma das primeiras práticas estabelecidas após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil – foi a instalação das chamadas plantations, as monoculturas agrícolas. Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, outros ciclos agrícolas sucederam-se, com destaque para o café ao longo do século XIX e a soja no século XX. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranja, bem como o segundo maior produtor de soja (atrás apenas dos Estados Unidos), conforme dados divulgados em 2009 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Em resumo, a importância da agricultura se dá em diferentes aspectos: a) produção de alimentos para toda a sociedade; b) geração de matérias-primas para a posterior industrialização; c) geração de empregos, embora esses sejam mais diminutos atualmente; d) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações. O Dia do Agricultor, 28 de julho, é, portanto, uma homenagem justa estabelecida em prol dos trabalhadores e produtores do campo!

Por Me. Rodolfo Alves Pena

Decreto altera regras do INSS para benefícios; veja os principais efeitos para os segurados


Decreto publicado no começo de julho consolidou alterações nas regras que disciplinam a concessão de benefícios aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após a entrada em vigor da Reforma da Previdência.

Entre as principais mudanças trazidas pelo Decreto 10.410 está a inclusão na categoria de contribuinte individual os motoristas de aplicativos, artesãos e empregados sujeitos ao contrato de trabalho intermitente, entre outros.

Além disso, foram estendidos os direitos previdenciários ao trabalhador doméstico. Agora, ele passa a ter direito a benefícios acidentários, como auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente.

Com a ampliação dos serviços remotos prestados pelo INSS, a nova regra incentiva a informatização dos serviços para que sejam prestados por meio de canais de atendimento eletrônico, tornando como exceção o que era regra, ou seja, o atendimento presencial apenas nos casos em que o requerente não disponha de meios digitais para obter ou comprovar seu direito.

“Isso se mostra importante para consolidar alterações na legislação dos últimos dez anos e também eliminar o avançado número de portarias administrativas regulamentadoras que tivemos nos últimos meses”, diz João Badari, advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados.

Veja outros pontos do decreto que trazem modificações importantes para segurados, de acordo com Badari:

Contagem do tempo de contribuição: passa a ser considerado por mês cheio, não mais por dias trabalhados.

Cadastro dos segurados especiais: prevê que o Ministério da Economia manterá sistema de cadastro dos segurados especiais (trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar) no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para permitir a concessão automática dos benefícios.

13º salário: garante a antecipação do 13º salário dos beneficiários do INSS de forma definitiva. Serão pagos 50% do valor em agosto e outros 50%, em dezembro. Antes, o segurado precisava aguardar um decreto presidencial anual.

Salário maternidade: foi criada uma espécie de "pensão maternidade", em caso de óbito de segurados que recebiam o salário-maternidade.

Auxílio-reclusão: não pode ter valor superior a um salário mínimo, atualmente em R$ 1.045, e é devido somente aos dependentes do segurado recolhido à prisão em regime fechado.

Dependência econômica: eram exigidos três documentos para a comprovação da dependência para receber benefícios previdenciários, agora o decreto regulamenta que serão dois documentos, por exemplo, o contrato de aluguel e um comprovante de dependência no imposto de renda.

Carência no recebimento de benefício por incapacidade: o recebimento de benefício por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) será considerado como tempo de contribuição se intercalado, porém, não será considerado como carência (número mínimo de contribuições mensais necessárias para ter direito ao benefício). O segurado afastado poderá contribuir como facultativo para obter tal período como carência.

Contribuição com valor inferior a 1 salário mínimo: caso a contribuição do mês seja menor que um salário mínimo, o trabalhador poderá agrupá-la com outro mês recolhido em valor menor, ou complementar o valor, pois ela não será considerada como tempo de contribuição e nem manterá sua qualidade de segurado se recolhida a valor menor que o mínimo.

Aposentadoria especial: a efetiva exposição a agentes nocivos deverá ser comprovada desde que os EPI e EPC (equipamentos de proteção individual e coletiva) não eliminem nem neutralizem os agentes para a saúde do trabalhador. O critério utilizado não será mais a NR (Norma Regulamentadora do direito trabalhista) e, sim, as Normas de Higiene Ocupacional da Fundacentro. Antes, no caso de exposição a agentes cancerígenos, era presumido que eles possuíam nocividade à saúde do segurado, caracterizando o direito à aposentadoria especial ou a conversão do período em comum. Além disso, o decreto não menciona o período de recebimento de auxílio-doença acidentário como tempo especial, o que impacta no direito à aposentadoria especial.

Possibilidade de concessão de benefício diverso do requerido: o decreto estabelece que caberá ao INSS conceder o benefício mais vantajoso ao requerente ou benefício diverso do requerido, desde que os elementos constantes do processo administrativo assegurem o reconhecimento desse direito.
Pessoa com deficiência: o cálculo da aposentadoria deve considerar todos os salários de contribuição, sem descartar os menores. Entretanto, a Reforma da Previdência determinou que o segurado com deficiência tem o direito de desconsiderar no cálculo da aposentadoria os 20% menores salários de contribuição a partir de julho de 1994. Segundo Badari, caberá ao segurado recorrer ao poder Judiciário para revisar seu benefício, pois um decreto não pode ir contra norma expressa pela Emenda Constitucional 103/19 (responsável pela reforma).

Atividades concomitantes: o segurado pode somar as contribuições das atividades concomitantes recolhidas no mesmo mês, pois não há mais distinção entre atividades secundária e principal, independente do período trabalhado. Atividades concomitantes são ter mais de um emprego ao mesmo tempo, comum entre profissionais da saúde e professores. Por exemplo, um médico presta serviço como plantonista em um hospital e, em dia diverso, em sua clínica. Portanto, o período concomitante é o tempo em que um trabalhador teve duas atividades simultâneas e recolheu a contribuição para a Previdência durante esse período sobre as duas.

Novas regras dificultam aposentadoria especial


Entre as mudanças, João Badari destaca a maior dificuldade para que trabalhadores consigam alcançar o direito à aposentadoria especial por conta do contato com agentes cancerígenos, como combustíveis, agrotóxicos, minérios e radiação presente em laboratórios de raio-X.

A regra anterior permitia que a caracterização do tempo especial fosse automática por conta da atividade de trabalho. O novo decreto, porém, determinou que o trabalhador será considerado efetivamente exposto ao agente cancerígeno somente quando a nocividade não tiver sido neutralizada por medidas de controle.

De acordo com especialistas, a mudança afeta profissionais de postos de combustíveis, do setor agrícola, mineradores, operários da indústria química e construção civil e trabalhadores da área da saúde e de laboratórios, entre outros.

João Badari afirma que a tendência é que trabalhadores dessas categorias percam o direito à aposentadoria especial mesmo que tenham contato habitual com as substâncias cancerígenas.

"Para agentes cancerígenos como o benzeno, que é um elemento necessário para a fabricação da gasolina e que anualmente acomete diversos frentistas, não existia Equipamento de Proteção Individual (EPI) eficaz ou um limite tolerável de exposição. O simples fato de trabalhar diariamente com o produto já possuía presunção de nocividade. Agora, se adotadas medidas de controle previstas na legislação trabalhista, poderá ser eliminada a nocividade", exemplifica.

Conforme as novas regras aprovadas pela reforma da Previdência, em vigor desde novembro do ano passado, os critérios para alcançar o direito à aposentadoria especial variam conforme o grau de periculosidade do trabalho. Homens e mulheres necessitam completar 60 anos de idade mais 25 anos de tempo especial em atividade de menor risco; 58 de idade mais 20 anos de tempo especial para o médio risco; e 55 anos de idade mais 15 anos de tempo especial para atividades de maior risco.

Documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), fornecidos obrigatoriamente pelas empresas, comprovam o contato com os agentes nocivos à saúde, a exemplo de substâncias cancerígenas.

"Daqui para frente, será preciso provar que o uso de equipamentos de proteção não é suficiente para inibir os efeitos daquele agente cancerígeno. As empresas colocam que há o uso de EPI eficaz, ainda que outra seja a realidade, e o segurado encontrará mais dificuldade para fazer valer o seu direito", aponta Erick Magalhães, advogado previdenciário e sócio do escritório Magalhães & Moreno Advogados.

A nova regulamentação também impactou o direito à aposentadoria especial ao não mencionar o período de recebimento de auxílio-doença acidentário como tempo especial. "Certamente essa questão resultará em ações judiciais, já que não é aceitável que um trabalhador vítima de doença do trabalho ou acidente do trabalho não tenha reconhecido esse tempo como especial, especialmente quando se observa que, nesse período, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é obrigatório justamente por se tratar de acidente ou doença ocupacional", observa Erick Magalhães.

Por Marta Cavallini, G1

Auxílio Emergencial: Caixa paga 4ª parcela a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 7 nesta terça


A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta terça-feira (27) a quarta parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 7. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

Saiba como liberar a conta bloqueada no aplicativo Caixa Tem
Veja o calendário completo de pagamentos do Auxílio Emergencial
Tira dúvidas sobre o Auxílio Emergencial

Veja o calendário:


Bolsa Família, Parcela 4 — Foto: Economia G1


Demais trabalhadores

Para os demais beneficiários do Auxílio Emergencial, a quarta parcela começou a ser paga na última quarta-feira (22). A data é para aqueles que estão no Cadastro Único, e para os inscritos por meio do aplicativo e do site que receberam a primeira parcela até 30 de abril.

Os demais aprovados também receberam a partir de 22 de julho: aprovados no segundo lote receberam a terceira parcela; aprovados no terceiro e quarto lotes receberam a segunda; e novos aprovados receberam o primeiro pagamento.

O calendário de pagamentos deste ciclo segue o mês do aniversário do beneficiário, e o calendário segue até 26 de agosto. Veja o calendário completo.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Por G1

Com ciúmes, homem queima caminhão e carro do atual companheiro da ex-mulher em Pernambuco

Caminhão foi incendiado por vigilante que estava com ciúme do atual companheiro da ex-mulher, que é dono do veículo — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Caminhão foi incendiado por vigilante que estava com ciúme do atual companheiro da ex-mulher, que é dono do veículo — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Carro ficou destruído por incêndio provocado por vigilante  que estava com ciúme do atual companheiro da ex-mulher, que é dono do automóvel — Foto: Polícia CIvil/Divulgação

Um vigilante foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (27), no Grande Recife, por incendiar um caminhão de combustíveis e um carro de passeio do atual companheiro da ex-mulher dele. Segundo a Polícia Civil, o homem, que já tinha sido investigado por ameaça e violência doméstica, praticou o crime movido por ciúmes.

De acordo com o delegado Adyr Almeida, os veículos, que ficaram totalmente destruídos, estavam estacionados na frente da residência da ex-mulher do autor do crime, em Cruz de Rebouças, em Igarassu, na Região Metropolitana.

O homem, que não teve o nome divulgado, foi preso no local de trabalho, uma agência bancária, em Itamaracá, também no Grande Recife.

O policial, titular da delegacia de Cruz de Rebouças, contou que o vigilante foi autuado por crime de incêndio e por resistência.

“Ele usa arma de fogo e foi preso no banco, hoje de manhã. Ele reagiu e precisou ser algemado. As pessoas que estavam no local pensaram até que era um assalto, porque ele se exaltou”, afirmou.

O homem foi levado para a delegacia. Na terça-feira (28), ele será encaminhado para a audiência de custódia, segundo o delegado.

Vídeos e fotos divulgados pela Polícia Civil mostram os carros em chamas, ainda de madrugada. Depois, nas imagens, é possível observar o caminhão e o carro completamente destruídos.

O delegado informou que, a partir dos vídeos, foi possível observar o momento em que o homem quebrou alguns equipamentos para tentar evitar o flagrante. “Ele passa pela rua e depois a gente consegue pegar ele quebrando uma câmera”, contou.

“Foi perda total. O dono do caminhão disse que se estivesse carregado com combustível, o incêndio teria provocado uma explosão e danos em todo o quarteirão. Ninguém ficou ferido”, afirmou Adyr Almeida.

O delegado disse que o vigilante tem passagens anteriores de polícia. Em 2018, ele foi flagrado furtando produtos de um mercadinho, onde trabalhava.

Em fevereiro deste ano, no Carnaval, o homem teve uma queixa registrada pela ex-mulher por ameaça com uso de arma de fogo. “Ele disse que se ela arrumasse outro homem, seria morta”, afirmou o delegado.

Estatística

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), as denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher chegaram a 19.074 entre janeiro e junho deste ano.

Isso representa uma queda de 9,8% em comparação com os 21.146 do ano passado. Em junho, a queda atingiu 10,35%, caindo de 3.199 para 2.868 casos.

Por G1 PE

É HOJE! 'Fala Petrolândia' ao vivo, com o tema ESPORTES acontece nesta terça (28/07) a partir das 20h


Nesta terça-feira (28) tem Fala Petrolândia.


Iremos receber convidados para participar conosco, discutindo sobre o Esporte da nossa cidade.

Participe! Deixe o seu questionamento e vamos juntos construir Petrolândia com propostas de um futuro bem melhor.

Envie suas perguntas através de nossas redes sociais:

Facebook.com/fabianopetrolandia

Instagram.com/fabianomarques14


#Petrolândia #Pernambuco #Sociedade #Compromisso #FabianoMarques #Verde #Esperança #TôComEles

Fabiano Marques e Rogério Novaes

Bolsonaro sanciona lei sobre validade indeterminada de receitas

 O presidente da República, Jair Bolsonaro toma café da manhã com ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos e Parlamentares no palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 848/2020, que determina que receitas médicas ou odontológicas sujeitas a prescrição e de uso contínuo tenham prazo de validade indeterminado. O projeto foi originário da Câmara dos Deputados e foi aprovado no Senado no início de julho. A sanção será publicada no Diário Oficial da União de amanhã (28).

As regras valem para o período da pandemia no país e não incluem medicamentos de uso controlado, como tarja preta e antibióticos. Bolsonaro vetou um trecho do projeto que autorizava a retirada do medicamento por terceiros, sem a presença do titular da receita, com a apresentação de uma declaração.

Na justificativa para o veto, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que “o dispositivo cria uma exigência que poderá vir a ser estendida a todos os casos e, por consequência, burocratizar o atendimento nas farmácias”.

Por Agência Brasil

Governo envia 2,8 toneladas de medicamentos a terras indígenas Xavante

Em 2004, ainda sem a posse definitiva da terra, xavantes deixam acampamento às margens da rodovia BR-158 (Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)

Os ministérios da Saúde e da Defesa enviaram 2,8 toneladas de medicamentos, testes rápidos para covid-19 e equipamentos de proteção individual (EPI), além de equipes médicas para as terras indígenas Xavante, em Mato Grosso.

A missão, que começou nessa segunda-feira (27), será dividida em três fases e vai até 16 de agosto. A primeira fase vai até domingo (2) e atenderá às aldeias dos Polos Base São Marcos e Campinápolis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante.

O Dsei Xavante tem população de 21,4 mil índios que vivem em 317 aldeias, em área de 68,4 mil quilômetros quadrados. São 32 unidades básicas de Saúde Indígena (UBSI), seis polos-base e duas casas de Saúde Indígena (Casai).

As toucas, luvas, aventais hospitalares e máscaras devem atender a cerca de 20 mil pessoas, de acordo com o secretário especial de Saúde Indígena, Robson Santos. O Ministério da Defesa é responsável pelo transporte e logística e levará 24 profissionais de saúde (médicos clínicos gerais, ginecologistas, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem) das Forças Armadas.

Segundo o Ministério da Saúde, o atendimento médico precoce evita a remoção de pacientes para a rede hospitalar municipal. Os indígenas receberão tratamento para os sintomas leves do novo coronavírus, orientação sobre cuidados a serem seguidos e uso de EPI para enfrentamento da pandemia.

O Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante tem 455 profissionais de saúde em área indígena, que atendem a 317 aldeias. Desses profissionais, 281 trabalham como agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento. O programa Mais Médicos tem dez profissionais atuando no Dsei.

Uma Equipe de Resposta Rápida tem médico, dois enfermeiros e um técnico de enfermagem que atuam diretamente no enfrentamento da covid-19, com a identificação precoce de sintomas, aplicação de testes rápidos e orientações sobre isolamento social

Conforme o ministério, o Dsei Xavante já recebeu mais de 23 mil itens, sendo 1.920 testes rápidos para covid-19. As próximas etapas da missão estão previstas para o período de 3 a 9 de agosto, na área do Polo-Base Sangradouro, e de 10 a 16 de agosto, no Polo-Base Marãiwatséde.

*Com informações do Ministério da Saúde

Decreto que proíbe aulas presenciais em Pernambuco termina nesta sexta; consulta pública teve mais de 21 mil contribuições

Aulas remotas foram adotadas pela maioria das redes de ensino devido à proibição de aulas presenciais por causa da covid-19 - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

A consulta pública sobre o protocolo de retorno das aulas presenciais em Pernambuco, encerrada na última sexta-feira (24), contou com 21.463 contribuições, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Durante 10 dias (de 15 a 24 de julho) qualquer pessoa da sociedade pôde manifestar sua opinião, crítica ou sugestão. A pasta informa que vai analisar as manifestações, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde. Caso entendam que algumas dessas contribuições devem constar no protocolo, serão acrescentadas na versão final do documento. A previsão é que as datas de retorno sejam anunciadas pelo governo até o final desta semana.

O decreto que proíbe as aulas presenciais em escolas, faculdades, universidades e cursos livres, em unidades públicas e privadas, por causa da pandemia de covid-19, no Estado, expira na próxima sexta-feira (31). É muito provável que mais uma vez o governador Paulo Câmara prorrogue a determinação, uma vez que é preciso dar tempo entre o anúncio do cronograma e o retorno, que será por etapas. O decreto foi publicado pela primeira vez em 18 de março, quando começou o fechamento das escolas e faculdades e já foi prorrogado três vezes (até 31 de maio, depois até 30 de junho e agora até 31 de julho).

O protocolo que detalha as regras que têm que ser seguidas foi liberado no último dia 15 de julho. Em uma carta aberta à população, o sindicato que representa as escolas particulares do Estado (são cerca de 2.400 filiadas, com 400 mil estudantes) informa que as unidades privadas estão prontas para voltar a receber os alunos presencialmente. Já muitas redes públicas municipais ainda não conseguiram se adaptar a todas as exigências do governo estadual. A principal dificuldade se deve à falta de recursos.

No Estado existem pelo menos 2,5 milhões de estudantes. Somente na educação básica (educação infantil e ensinos fundamental e médio), há 2,3 milhões de alunos matriculados nas escolas públicas (estaduais, municipais e federais) e particulares, segundo o Censo da Educação Básica 2019, do Ministério da Educação (MEC). Os demais estão no ensino superior (283 mil) e cursos livres.

O plano de retomada da educação tem 51 regras, divididas em três áreas: distanciamento social; medidas de proteção/prevenção; e monitoramento e comunicação. Reúne recomendações para educação básica, ensino superior e cursos livres (cursos de línguas, técnicos, de qualificação profissional e outros).

Por Jornal do Commercio