segunda-feira, outubro 18, 2021

Secretaria de Saúde de Petrolândia anuncia para esta terça (19) vacina contra a Covid-19 (2ª dose) para pessoas de 70 anos ou mais; confira locais e horários


Vacinação contra Covid-19

Segunda Dose
Reforço idosos 70 +

Zona Urbana
Dias fixos: Terça-feira e quinta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Mercado público (1° andar)

Zona Rural
Locais e dias fixos: PSF Icó Mandantes (Quarta-feira)
PSF Projeto Barreiras (Quarta-feira)
PSF Agrovila 04 Bloco 04 (Sexta-feira)
PSF Apolônio Sales (Sexta-feira)

VACINA DISPONÍVEL SINOVAC.

Blog de Assis Ramalho
Divulgação: Secretaria de Saúde de Petrolândia


IBGE cancela processo seletivo de 204 mil vagas para o Censo 2022



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo Demográfico que será realizado em 2022.

Segundo o IBGE, o contrato com o Cebraspe, empresa que seria organizadora do processo seletivo, termina nesta segunda e não será prorrogado.

O processo seletivo para "as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado", informou o IBGE.

Em nota, o órgão disse que vai colocar nos seus canais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas e que busca uma nova empresa para organizar o processo seletivo.

O processo seletivo previa a abertura de 204 mil vagas e já havia sido suspenso em abril deste ano. À época, a decisão foi tomada por conta da aprovação, pelo Congresso, do Orçamento para este ano, que reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para a realização da pesquisa, o que inviabilizou a realização do Censo.

Bolsonaro promete decidir nesta semana se prorrogará auxílio emergencial


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (18) que decidirá até o fim da semana sobre a prorrogação do auxílio emergencial. A declaração ocorreu durante a cerimônia de lançamento da Jornada das Águas em São Roque de Minas (MG). O chefe do Executivo, no entanto, não detalhou o valor do benefício ou a quantidade de parcelas.

“Se Deus quiser, nós resolveremos esta semana, a extensão do auxílio emergencial. Como devemos resolver também essa semana a questão do preço do diesel. As soluções não são fáceis, mas temos a obrigação de mostrar a origem do problema e como resolvê-lo. Sabemos que o mundo todo está tendo uma inflação muito além do esperado, tem certos países de primeiro mundo que inclusive já enfrentam a questão do desabastecimento no tocante a alimentos”, alegou.

Bolsonaro relatou ainda reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no fim de semana, onde afirmou ter “batido o martelo” sobre o valor do benefício.

Lei do deputado Fabrizio Ferraz garante direito à meia-entrada em eventos a doadores de órgãos e transplantados


Já está em vigor a lei de autoria do deputado Fabrizio Ferraz, que estende o direito à meia-entrada em eventos artísticos culturais e esportivos em Pernambuco a transplantados e doadores de órgãos. De acordo com o texto da norma “fica assegurado às pessoas transplantadas e/ou que doaram órgãos ou tecidos, inclusive doadores regulares de sangue ou de medula óssea, o acesso às salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território do Estado de Pernambuco, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou privados, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado ao público geral”.

Segundo a lei, a condição de transplantado ou doador deverá ser comprovada mediante apresentação de documento oficial emitido pelo órgão governamental competente. “o doador deve apresentar a carteira de doador ou transplantado junto ao documento de identificação pessoal na entrada do evento, o que deve garantir a meia-entrada”, disse o deputado Fabrizio Ferraz.

O parlamentar ressaltou ainda a importância de dar publicidade à nova legislação. “É fundamental que a informação chegue ao conhecimento dos organizadores de eventos, bem como às pessoas que têm direito ao benefício, para que possamos assegurar o cumprimento da lei. Não temos dúvidas de que essa é também uma forma de estimular a população a se tornar doadora de órgãos e tecidos”, finalizou Ferraz.

Blog de Assis Ramalho
Com Assessoria

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento para a esta semana; confira e marque sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para essa semana; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Jovem morta em apartamento de luxo na Bahia protagonizou clipe com 1,7 milhão de visualizações



Kezia Stefany, 21, aparece em 'Na Cocheira', do cantor Dong Boy, que lamentou feminicídio: 'triste demais'

Assassinada pelo namorado em um condomínio de alto padrão em Salvador, na madrugada deste domingo (17), Kezia Stefany da Silva Ribeiro, 21 anos, era uma jovem que gostava de curtir a vida, e demonstrar isso nas redes sociais. Nas postagens, era comum exibir momentos de lazer, como na tarde de sábado (16), horas antes de ser baleada dentro de um apartamento do condomínio Terrazzo Rio Vermelho, no bairro do Rio Vermelho.

O dia tranquilo que passou na piscina, de frente para a Praia do Buracão, tomando drinks, terminou em tragédia, com a jovem sendo carregada pelo namorado, o advogado criminalista José Luiz de Britto Meira Júnior, para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde ela veio a falecer. O suspeito do crime está preso.

Em agosto, Kezia também havia postado vídeo no mesmo local, bebendo champanhe – na gravação, acabou visualizada por uns poucos seguidores que tinha em uma das contas que manteve no Instagram. Cerca de dois anos antes, no entanto, participou da gravação de um vídeo clipe que a fez ser notada por pelo menos 1,7 milhão de internautas.

IFPE lança Processo de Ingresso com 4.631 vagas para novos estudantes



IFPE detalhou processo de ingresso 2022.1 deste ano — Foto: Pedro Alves/g1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (18), o edital do Processo de Ingresso 2022.1. Em virtude da continuidade da pandemia de Covid-19, novamente não ocorrerá prova. Todas as etapas do processo para as 4.631 vagas distribuídas nos 16 campi da instituição serão realizadas pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição. Candidatos terão um canal exclusivo para atendimento através do endereço: atendimentoingresso.ifpe.edu.br

As inscrições iniciam nesta terça-feira (19) e devem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site ingresso.ifpe.edu.br. Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – voltada para quem já cursou ensino médio; 1.283 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional.

Desse total, serão reservadas 60% de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

Petrolândia: Dia do Médico: Mensagem da MedClínic



A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

IFSertãoPE oferece curso básico de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, em Floresta, PE


Até o dia 26 de outubro estão abertas as inscrições para o Curso Básico Agente de Desenvolvimento Socioambiental ofertado gratuitamente pelo IFSertãoPE Campus Floresta, na modalidade de Formação Continuada. Estão disponíveis 20 vagas.
O curso terá carga horária de 80 horas, com aulas três vezes na semana, às segundas, terças e quartas-feiras, no turno da manhã, das 08h às 12h. Com início em 16 de novembro e fim em 29 de dezembro de 2021.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/WB99mioRzFEhpiUm8

Petrolândia/Projeto Brigida Orocó [PE]: Família comunica o falecimento de José Pereira de Lima [Zé de Antônia]


A família de José Pereira de Lima, popularmente conhecido por Zé de Antônia, comunica o seu falecimento ocorrido nesta segunda-feira (18/10/2021) no Projeto Brigida, Orocó (PE).

O seu corpo está sendo velado no Projeto Brigida Agrovila 08 casa Nº 10, e seu sepultamento será realizado no cemiterio da comunidade local às 6.00 horas de amanhã desta terça-feira (19).

Nossas condolências à família enlutada pela grande perda

Blog de Assis Ramalho
Informação: Família


Fabiano Marques renova administração de Petrolândia e é reconhecido no Persona Pernambuco 2021


Ao perder as eleições de 2016 por apenas 50 votos de diferença, o então vereador Fabiano Marques sentiu que a história lhe reservara um lugar de destaque no comando do município aonde nasceu, cresceu e construiu sua história. Foi eleito em 2020, quando o povo abraçou totalmente suas propostas e o elegeu prefeito de Petrolândia com 7.060 votos. Essa desenvoltura o fez ser mais um gestor premiado pelo Persona Pernambuco 2021, que acontece no próximo dia 28 em Arcoverde.

"Fabiano demonstrou que a persistência, a luta e a ligação direta com o povo faz a grande diferença de políticos comprometidos com sua terra e sua gente. Não desanimou, levantou a cabeça e seguiu em frente, mesmo após as urnas lhe negarem em 2016 a oportunidade, e de braços dados com o povo assumiu a prefeitura de Petrolândia e vem fazendo um trabalho inovador que o credencia como um gestor destaque no Persona 2021", afirmou Adriano Ferreira, da Senso Eventos e Pesquisas, organizador da premiação.

Filho de Petrolândia, cresceu e viveu boa parte de sua juventude na zona rural do município, no Projeto Apolônio Sales. Seus pais, Ivaldo Marques Nogueira, popularmente conhecido como Vavá Venâncio, e a professora Amélia Maria Jaques Marques jamais imaginavam que aquele menino, Fabiano Jaques Marques, que surgiu no ano de 1972 viesse um dia a comandar os destinos da tão amada terra.

Casado com Aninha Carvalho Marques e pais de dois filhos, Bruno Marque (médico) e João Alexandre (formando em Administração) Fabiano formou-se em contabilidade e começou a conviver com o povo andando ao lado de seu pai, que além de agricultor, comerciante e presidente de associação, disputou o cargo de vereador do município de Petrolândia. Percorrendo os projetos do perímetro irrigado do São Francisco, Fabiano foi vendo as necessidades do povo e aprendendo com ele que muito pode ser feito. Esse contato com o povo lhe inspirou a ampliar a luta pelos direitos dos colonos, iniciando sua trajetória política no ano de 2000 quando candidatou-se pela primeira vez a vereador do município e elegeu-se. De lá para cá foram quatro mandatos, sendo que durante 08 anos exerceu a presidência da Câmara de Vereadores.

Um jovem da política, mas que carrega nos ombros a experiência de mandatos legislativos e os ensinamentos do seu querido pai Vavá Venâncio. Antes de um político, um petrolandense que ama sua terra, sua gente, um pai, irmão, amigo que fez caminho no comércio, gerando empregos e trazendo no coração a vontade e o desejo de ver sua terra crescer e ocupar um lugar de destaque em Pernambuco. Um político de alma e coração que vem transformando a realidade de Petrolândia para melhor com projetos em todas as áreas.

Giro das Cidades

Petrolândia: Climagem parabeniza a todos os médicos pelo seu dia

 

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Atletismo de Petrolândia continua a brilhar: Dessa vez em Brasília

Anderson Tiago
Imagens enviadas por Tiago


A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) terminou na noite deste domingo (17), em Brasília. Grande evento esportivo que contou com cerca de 4,5 mil pessoas, entre atletas, árbitros, técnicos, voluntários e organizadores. Duas mil medalhas foram distribuídas aos jovens e o município de Petrolândia, sertão de Pernambuco, mais uma vez honrou sua tradição em revelar grandes atletas. Individual, com o já consagrado Anderson Tiago, conquistando prata e bronze nas modalidades 4x100 e 4x400, e no coletivo, vôlei, com Maria Eduarda, conquistando o bronze.

“As três primeiras medalhas da história de Petrolândia conquistada nos jogos universitários (…) não poderia ter presente melhor para o dia dos professores.” declarou o professor e treinador Tiago.

A equipe Gota D’Água orgulhosamente parabeniza nossos atletas e nosso treinador.

NEM SÓ DE ORGULHO E APLAUSOS VIVE O ESPORTE

Prefeitura e Câmara de vereadores emitem nota de pesar pelo falecimento das jovens Brena e Kaiane em Floresta, PE



A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento das jovens Brena e Kaiane na madrugada deste domingo (17). As duas morreram vítimas de um grave acidente envolvendo uma moto em um carro. A cidade está de luto e comovida pelo falecimento precoce das meninas.

Em homenagem por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, a instituição lamentou a partida repentina de Brena Kauane Carvalho, aluna da Escola Municipal Deputado Audomar Ferraz. O órgão também se solidarizou com a família de Kaiane dos Santos Carvalho, falecida no mesmo acidente automobilístico.

Confira a nota na íntegra abaixo:

Petrolândia: É hoje, das 14h:30 às 17h00: Primeira dose contra Covid-19 estará disponível ao público de 18 a 59 anos nesta segunda (18), no Pátio do mercado público

 

Foto: Assis Ramalho/BlogAR


Atenção! Primeira dose contra Covid-19 disponível. 

18 a 59 anos (faltosos).

Data: 18/10

Local: Pátio do mercado público

Horário: 14h30 às 17h

Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Enfermeiras: As 'heroínas' que combatem o coronavírus em Petrolândia-PE

Petrolândia: Banco de Horas: O Projeto, a polêmica e a recuada



Por Daniel Filho

O projeto de lei apresentado pelo prefeito de Petrolândia, sertão de Pernambuco, Fabiano Marques (REPUBLICANOS), buscou implantar para o serviço público o que é próprio da iniciativa privada: o banco de horas. Do que tratava o projeto? Quem levaria vantagem? Quem perderia? Qual o papel do cidadão, sindicato e dos vereadores nessa discussão? Se a ideia era boa, porque o recuo?

A seguir tentamos elucidar essas questões ponto a ponto.

PROJETO DE LEI

A princípio soa vantajoso ao trabalhador que, por vezes, pode ficar no local de trabalho com tempo ocioso (seja por falta de demanda, de matéria prima) e, em vez de apenas “cumprir horário” converter esse tempo em horas que poderão ser convertidos em mais tempo de folga para descanso físico e mental. É, inclusive, essa justificativa que o projeto apresenta no formato “copia e cola” da plataforma “Ponto tel” (você pode conferir e comparar clicando no link ao final desse artigo) que aponta apenas os benefícios para essa modalidade.

O problema inicia aqui. Primeiro em confundir os conceitos e finalidades da gestão do que é público e privado. Simplificando, a finalidade da iniciativa privada é a busca do lucro, da gestão pública é gerir os recursos para ofertar o melhor serviço a todos sem discriminação, especialmente aos que não podem pagar pelo serviço privado. Segundo por simplesmente copiar um argumento sem adequar à realidade do município, dos seus servidores, da população.

O projeto, escrito para grandes empresas e indústrias, deixa aberturas graves para precarização do serviço, fim do pagamento de horas extras (muitas vezes a única forma do servidor aumentar minimamente sua renda), assédio moral, fim ou redução drástica de vagas para concursos públicos.

O QUE SÃO OS BANCOS DE HORAS?

Uma possibilidade para além do pagamento de hora extra surgiu com a lei 9.601/98, governo Fernando Henrique Cardoso, num cenário de grande recessão onde tal flexibilização visava impedir demissões em massa, mesmo assim essa flexibilização previa que fosse feita através de acordo coletivo e negociada com o sindicato da categoria para que ninguém fosse lesado e, juridicamente, empregador e empregado estivessem acobertados.

Com uma flexibilização ainda maior vinda na reforma trabalhista de 2017, governo Michel Temer, a situação se agravou, pois permitia que o acordo fosse feito diretamente entre empregador e empregado, não exigindo mais da empresa que haja acordo coletivo ou negociação com sindicato.

COMO SERIA EM PETROLÂNDIA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Clínica e Laboratório Jaques parabeniza a todos os médicos pelo seu dia



Em nome de Dra.Cristiane Jaques, parabenizamos todos os médicos!
Feliz dia do Médico!

Clínica e Laboratório Jaques

Delegado Marcelo Hercos morre em hospital de Aracaju


Delegado Marcelo Hercos — Foto: g1/SE

Morreu na madrugada deste domingo (17) o delegado da Polícia Civil Marcelo Hercos, de 42 anos, que estava hospitalizado em Aracaju, após ser baleado, no dia 21 de setembro, durante uma abordagem a suspeitos na conveniência de um posto de combustível na Zona de Expansão da capital. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

Na ocasião, Hercos foi levado para o Hospital João Alves Filho, quando foi constatado que ele havia recebido três tiros – um no ombro e dois na região frontal (que atingiram duodeno e estômago). Após ter o quadro de saúde estabilizado, no dia 24 de setembro, Herbos foi transferido para o Hospital São Lucas, onde faleceu em decorrência dos ferimentos.

Todos os envolvidos estão presos em Sergipe. Dois suspeitos foram presos no dia seguinte ao crime, na região do Robalo, na Zona de Expansão da capital. O suspeito de efetuar os disparos fugiu e se entregou à polícia, na quinta-feira (23), na cidade de Salvador. Um quarto suspeito, que seria o responsável pelo aluguel do carro utilizado pelo trio foi preso na sexta-feira (24), em Salvador.

Quem era a vítima

Casal que estava em motocicleta morre após ser atingido por carro em Campo Alegre, AL


Carro bateu na traseira da moto próximo ao povoado Mineiro — Foto: BPRv

Um motociclista e a garupa morreram na noite deste domingo (17) durante acidente na AL-220, em Campo Alegre, interior de Alagoas.

De acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), o motorista de um Fiesta bateu na traseira na motocicleta.

As vítimas, Paulo Deodato e Cícera Maria dos Santos morreram antes mesmo da chegada do socorro médico.

O motorista do carro fugiu sem prestar ajuda às vítimas.

Por G1 AL

Duas pessoas morrem e três ficam feridas após carro capotar na AL-101

Carro capotou e matou duas pessoas — Foto: BPRv

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas após capotamento de carro na AL-101 Sul, em Roteiro, em Alagoas, na madrugada desta segunda-feira (18).

Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), o carro estava seguindo no sentido Barra de São Miguel quando o motorista perdeu o controle da direção enquanto fazia uma curva e saiu da pista.

Com o capotamento, duas pessoas morreram na hora. Wellington Fred, de 19 anos, e Marcel dos Santos, de 18.

As outras três pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Confira nota do Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado na noite do último domingo (17), por volta das 23h50, para atender uma ocorrência de capotamento na AL-101 Sul, próximo da entrada da praia do Gunga, no município de Roteiro.

As vítimas, G. F. S., de 16 anos, e S. S. F., também de 16 anos, foram atendidas pelas Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA) do Samu Alagoas e encaminhadas com sangramentos ativos para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Já as outras duas vítimas tiveram o óbito constatado ainda no local.

Por G1 AL

Homem morre e mulher fica ferida em acidente na BR-104, em Panelas, PE


Carro após acidente em Panelas — Foto: Portal Agreste Violento/Reprodução

Um homem morreu e uma mulher ficou ferida em um acidente na BR-104, em Panelas, no Agreste de Pernambuco, no domingo (18).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso foi uma colisão entre três carros. Um dos motoristas entrou na contramão da pista e provocou o acidente. Ele morreu no local, e a mulher foi socorrida para um hospital da região.

Os ocupantes dos outros veículos tiveram apenas ferimentos leves. Os motoristas realizaram o teste do bafômetro e o resultado foi normal. A Polícia Civil está investigando o caso.

Por G1 Caruaru

Colisão entre moto e carro deixa duas jovens mortas no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco

 

Duas jovens morreram nesse domingo, 17, no município de Floresta, numa colisão entre uma moto e um carro na PE-360. As vítimas estavam na moto que colidiu com um Toyota Corolla depois do Trevo de Serra, sentido Ibimirim.

Segundo o Blog do Elvis, Kaiane dos Santos Carvalho, 29 anos, e Brena Cauane Lopes Sá Santos, 16, voltavam de uma vaquejada para casa quando foram atingidas pelo carro. Os ocupantes do Corolla não se feriram.

As vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal Coronel Álvaro Ferraz, mas não resistiram. Brena fazia tratamento contra um câncer e encontrou a morte de forma trágica.

Moto em que as vítimas fatais estavam ficou destruída. Foto: Reprodução/Blog do Elvis

Brena estava fazendo um tratamento contra um câncer


Blog do Alvinho, via blog Blog do Elvis


Tiro foi acidental, diz defesa de advogado suspeito de matar namorada em Salvador (BA)

O casal estava junto havia dois anos (Fotos: Reprodução

O advogado Domingos Arjones, que representa o criminalista José Luiz de Britto Meira Júnior, disse que o rapaz, suspeito de matar a namorada, tinha uma vida tranquila, sem histórico de episódios de violência, principalmente contra mulheres. “Eu fui colega dele. Estudamos juntos na Universidade Católica e nunca houve nada que pudesse dar a entender que ele estaria envolvido numa situação dessa”, contou.

Segundo Arjones, o tiro disparado foi acidental. “Ele disse que [os dois] estavam tendo uma discussão de casal quando ela teria pegado a arma. Ele foi tentar tirar da mão dela e, no momento da confusão, a arma disparou”, explica o advogado.

O casal namorava há cerca de dois anos. Na briga, ainda segundo o advogado, o rapaz também foi ferido, mas não por arma de fogo. Ele não especificou o tipo de arma que teria lesionado o cliente. José Luiz tem porte de arma e, segundo o advogado, ela está legalizada.

“Ele a levou para o HGE no carro da irmã dele. O pessoal pediu para ele estacionar o carro e, como estava de bermuda e sem documentos, foi para a casa da irmã. A polícia chegou lá no momento em que ele estava tomando banho para ir se apresentar na delegacia”, disse.

Bolsonaro participa nesta segunda-feira (18/10) de lançamento de plano hidrográfico na nascente do Rio São Francisco, em MG



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participará na manhã de hoje (18) do lançamento de um plano hidrográfico na nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, Região Norte do estado. O programa, batizado de Jornada das Águas, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e contará com novas visitas também aos nove estados do Nordeste do Brasil – há expectativas de lançamentos ou entregas de obras nessas visitações.

Em São Roque, Bolsonaro estará acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e alguns outros políticos – vereadores, prefeitos e deputados. Além do lançamento do plano hidrográfico – que promete melhoria geral na questão –, o presidente vai anunciar a privatização da 

Eletrobras.

Bolsonaro sancionou, com 14 vetos, em julho deste ano, a Medida Provisória (MP) da capitalização da Eletrobras. O governo federal espera que a abertura de capital proporcione à empresa um investimento de R$ 5,8 bilhões em 10 anos, com prioridade na revitalização de bacias hidrográficas. Desse montante, a intenção é que R$ 3,5 bilhões sejam direcionados às bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba. O restante seria repassado às usinas hidrelétricas de Furnas – Bacias do Rio Grande e do Rio Parnaíba, abrangendo os estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Deputado bolsonarista chama arcebispo e papa Francisco de "pedófilos, vagabundos e safados"


O deputado estadual Frederico D’Avila (PSL-SP) fez uma série de ataques ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao papa Francisco. O parlamentar chamou os religiosos de “safados”, “vagabundos” e “pedófilos” (veja vídeo abaixo). As ofensas foram dadas em seu discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última quinta-feira (14/10).

 

No feriado de terça-feira (12/10), Dom Orlando Brandes, criticou a disseminação de notícias falsas e o armamento da população brasileira. A declaração foi dada durante o sermão da missa do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Apesar de não mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro, o religioso utilizou o slogan do governo federal para afirmar que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada".

D’Avila atacou ferozmente a declaração. “Seu vagabundo, seu safado da CNBB, dando recadinho para o presidente [Bolsonaro], para a população brasileira, que pátria amada não é pátria armada. Pátria amada é a pátria que não se submete a essa gentalha”, disse.

Caminhoneiros estão em estado de greve e podem parar em 1º de novembro




Depois de declararem "estado de greve" desde sábado (16), representantes de caminhoneiros afirmam que uma eventual paralisação ocorrerá "principalmente" em Santos. "Se não houver resposta concreta (do governo) em cima dos direitos dos caminhoneiros autônomos, no dia 1º de novembro o Brasil todo (ficará) parado, principalmente Santos", disse o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Santos, em pronunciamento no encerramento de encontro nacional da categoria, conforme vídeo enviado ao Broadcast Agro.

No fim de julho, transportadores da região interromperam as atividades durante um dia, sem impactos à operação do Porto de Santos.

De acordo com representantes dos transportadores rodoviários, a categoria vai iniciar paralisação nacional em 1º de novembro, caso o governo federal não atenda às reivindicações do setor em 15 dias, contabilizados a partir de ontem. "Tem de haver resposta concreta para o caminhoneiro. A resposta está na mão do governo", disse o presidente do Sindicam no vídeo. A decisão foi tomada ontem durante assembleia no 2º Encontro Nacional dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, realizado no Rio de Janeiro.

"Estado de greve significa dizer para o governo Bolsonaro que o prazo de três anos que ele teve para desenvolver e melhorar a vida do transportador autônomo não foi cumprido. Ainda serão dados mais 15 dias para que a pauta de reivindicações seja aplicada para os caminhoneiros", afirmou também em discurso no evento o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer.