quinta-feira, abril 26, 2012

Petrolândia realiza projeto de fortalecimento de ações de prevenção a violência


Foi dado início nesta quinta-feira (26) no Centro Cultural, o Projeto de Fortalecimento das Ações de Prevenção a Violência em Petrolândia. O projeto tem como objetivo principal capacitar a Guarda Municipal. Para isso, o Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, convocou o Coronel Bombeiro Militar, Maurílio Rossini, para atuar como Consultor de Segurança do município. Nos próximos dias, o militar ministrará cursos para toda a Guarda Municipal.

Na ocasião, o Prefeito Lourival Simões anunciou que a Guarda municipal contará com o apoio logístico de 04 motos XRE 300 cc, 01 moto 150 cc, 01 viatura Palio Weekend, 08 rádios HP e estação repetidora com alcance de 40 km, e uma sede com 07 salas climatizadas, sendo 3 delas informatizadas.

Hoje, a Guarda Municipal de Petrolândia trabalha em regime de plantão, dando suporte na maioria dos festejos populares, eventos culturais, no controle do trânsito durante as feiras livres, operação de proteção aos banhistas e aos turistas em eventos na Orla Fluvial, apoio no Hospital Municipal, PSFs, CAPS, no trabalho de guarda patrimonial, e outros locais onde se faz necessário resguardar a ordem e a segurança das pessoas e do patrimônio público.

Durante o evento desta quinta-feira, o Major Reinaldo, Comandante da 4a. CIPM, destacou a importância da parceria da Polícia Militar com a Guarda Municipal. Relatou, com muito orgulho, o fato de o município de Petrolândia estar já a mais de 170 dias sem registrar um homicídio. O Major também lembrou da participação da sociedade, ajudando a polícia com denúncias através de telefonemas anônimos.

Já o delegado do município, Dr. Roberto, elogiou os feitos da Prefeitura de Petrolândia em relação à segurança pública. Destacou a iniciativa do ''projeto de fortalecimento das ações de prevenção à violência'', como um momento histórico no município.

Coronel Rossine em entrevista ao Blog de Assis Ramalho
O presidente da Câmara, vereador Fabiano Marques, destacou que hoje o município vive um grande momento em se tratando de segurança pública. Lembrou que anos atrás, mais precisamente em 2004, houve um movimento de líderes da região e do Governo do Estado tentando tirar o Batalhão da PM do município, rebaixando para um simples pelotão, subordinado à 1a. CIPM, de Belém do São Francisco. Isso não aconteceu graças à ação do então Deputado Estadual Lourival Simões, que conseguiu, através do seu prestígio, manter a 4a. CIPM em Petrolândia. Já o Vice-Prefeito Antônio Teles, parabenizou o Prefeito Lourival Simões pelas ações na área de segurança e destacou os belos trabalhos das Polícias Civil, Militar e da Guarda Municipal.

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho (veja a matéria na íntegra, amanhã), o Coronel Rossini destacou que o projeto é amplo e tem três metas: reaparelhamentos de veículos e rádios, qualificação, que é a capacitação da guarda, e a criação de um conselho municipal de segurança comunitária de prevenção às drogas.

Estiveram presentes na solenidade:

Prefeito, Lourival Simões
Vice-Prefeito, Antônio Teles
Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Ítalo Leite
Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rogério Viana
Secretário de Agricultura, Fábio Menezes
Secretário de Infra Estrutura, Paulo Lucena
Secretária de Saúde, Lívia Leite
Secretário de Segurança cidadã, Sebastião Lima
Coronel Maurílio Rossini, do Corpo de Bombeiros da PMPE e Consultor de Segurança da Prefeitura de Petrolândia
Major Reinaldo de Mesquita Júnior, comandante da 4a. CIPM-Petrolândia
Capitão José Alex Bezerra, lotado na 4a. CIPM

Escrito por Assis Ramalho

Cerimonial: Hislaine Menezes
Fotos: Otávio Rogério
Colaboração: Lucia Xavier

Prefeito de Tacaratu reforça apoio ao pré-candidato Eydinho


O pré-candidato do PR a prefeito de Tacaratu (PE), Eydinho, não terá apenas o apoio do seu primo e ex-prefeito da cidade, Cléber Araújo – que hoje integra a equipe de Júlio Lóssio (PMDB) em Petrolina.

O atual prefeito de Tacaratu, ‘Dadau’, também ratificou seu apoio a Eydinho. É mais um reforço de peso no palanque do pré-candidato, que já tem ao seu lado sete dos nove vereadores da cidade, além de outras lideranças políticas e empresariais.

Eduardo Campos receberá título de cidadão baiano



A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, a proposta de conceder ao governador Eduardo Campos (PSB) o título de cidadão honorário daquele estado. O socialista recebeu a notícia na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Campo das Princesas. O autor do projeto, deputado Cacá Leão (PP), afirmou que a homenagem é uma forma de reconhecimento “pelos serviços prestados” por Eduardo ao Nordeste e ao Brasil.
Nesta quinta-feira, além de Cacá Leão, um grupo formado por dez deputados baianos estará em Pernambuco para oficializar a notícia junto ao governador. A delegação também aproveitará a passagem pelo estado para conhecer o Complexo Industrial e Portuário de Suape. Eles acompanharão, ainda, a reunião de monitoramento da gestão que será dedicada ao Pacto pela Vida. A chegada dos deputados está prevista para as 9h.
A solenidade de entrega do título ainda não tem data marcada. Mas é provável que durante almoço oferecido aos visitantes, no Palácio, o governador defina quando irá a Salvador para receber a homenagem. Na comitiva estarão os deputados Leur Lomanto Jr. (PMDB), Bruno Reis (PRP) e Adolfo Viana (DEM).