quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Pesquisa Ibope para o Senado em Pernambuco: Humberto, 32%; Jarbas, 31%; Mendonça, 22%


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco:

Humberto Costa (PT): 32%
Jarbas (MDB): 31%
Mendonça Filho (DEM): 22%
Silvio Costa (Avante): 12%
Bruno Araújo (PSDB): 9%
Pastor Jairinho (Rede): 5%
Adriana Rocha (Rede): 3%
Eugênia (PSOL): 2%
Hélio Cabral (PSTU): 2%
Albanise Pires (PSOL): 2%
Lídia Brunes (Pros): 1%
Alex Rola (PCO): 1%
Brancos/nulos – Vaga 1: 20%
Brancos/nulos - Vaga 2: 29%
Não sabe/não respondeu: 30%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio”. É o quarto levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

No levantamento anterior, feito entre os dias 14 e 16 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:


Pesquisa Ibope em Pernambuco: Paulo, 35%; Armando, 27%


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 35%
Armando Monteiro (PTB): 27 %
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 23%
Não sabe/não respondeu: 7%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio". É o quarto levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

No levantamento anterior, feito entre os dias 14 e 16 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 33%
Armando Monteiro (PTB): 25%
Julio Lossio (Rede): 2%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 24%
Não sabe/não respondeu: 10%

Sobre a pesquisa desta quinta-feira, 27


Custódia será beneficiada com obra para receber águas do São Francisco


A cidade de Custódia, no Sertão do estado, será beneficiada com obra para receber águas do Rio São Francisco. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será a responsável por construir o novo Sistema Adutor e realizou, nesta semana, a disputa de preços para saber qual a empresa vai realizr a obra. Segundo o presidente da estatal, Roberto Tavares, a expectativa é que o contrato seja assinado com a vencedora do certame no começo do mês de outubro. O investimento será custeado com empréstimo do Estado junto ao FGTS. O município tem sofrido com a seca que já dura sete anos.

Para a construção do novo sistema, será preciso fazer uma estação elevatória (sistema de bombeamento), no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e de uma adutora de 23 quilômetros de extensão, às margens da BR-232, que transportará água do Rio São Francisco para a cidade de Custódia. Também será construída uma nova estação de tratamento de água, específica para o atendimento a Custódia, atualmente é atendida pelo manancial de Marrecas, que tem a capacidade armazenar 21 milhões de metros cúbicos de água, mas se encontra em pré-colapso. obra tem prazo para conclusão em 12 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Por: Diário de Pernambuco


Primeira Câmara julga prestação de contas de Sirinhaém e Carnaubeira da Penha


A Primeira Câmara do TCE julgou nesta terça-feira (25) a prestação de contas de governo da prefeitura de Carnaubeira da Penha no exercício financeiro de 2015, tendo como relator do processo o conselheiro Ranilson Ramos, e também a de Sirinhaém, de 2016, sob a relatoria do conselheiro Valdecir Pascoal.

Em ambos os processos foi emitido um parecer prévio recomendando às respectivas Câmaras de Vereadores a aprovação, com ressalvas, das contas do ex-prefeito de Carnaubeira, Simão Lopes Gonçalves (conhecido como Dr. Neto) e do prefeito de Sirinhaém, Franz Araújo Hacker.

Algumas recomendações foram feitas pelos relatores aos prefeitos atuais, entre elas, respeitar a razoabilidade na limitação da abertura de créditos adicionais na Lei Orçamentária Anual; cumprir integralmente as disposições legais sobre Transparência Pública e promover a arrecadação de receitas tributárias do Município e créditos da Dívida Ativa. Em relação a Carnaubeira, ainda foi determinado ao Departamento de Controle Municipal do TCE que verifique, na próxima análise de prestação de contas, se o saldo da conta FUNDEB foi utilizado integralmente em despesas com educação.


MPPE recomenda à Polícia Militar de PE que assegure direito à livre manifestação no ato Mulheres contra Bolsonaro


Para garantir o direito à liberdade de expressão e manifestação do pensamento no ato público marcado para o próximo sábado (29), intitulado Mulheres contra Bolsonaro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Polícia Militar de Pernambuco que os militares façam o uso eventual da força em conformidade com os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade.

A recomendação, que foi acatada pelo Comando Geral da PM, destaca que, no ato público suprapartidário, os PMs devem, a fim de evitar a consequente responsabilização administrativa, civil e criminal, atuar adequadamente na eventual utilização da força e no emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo.

“Deve ser, nos limites da lei, assegurada a todas as pessoas participantes do referido ato público a liberdade de expressão e manifestação do pensamento, sem sofrer nenhum tipo de violência ou embargo perpetrada por particulares e/ou agentes públicos”, considerou o promotor de Justiça Westei Conde y Martin Junior.


Sargento aposentado da PM tenta matar ex-companheira no trabalho dela no Recife, diz polícia

Tentativa de assassinato ocorreu em galeria localizada no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife — Foto: Wanessa Andrade/GloboNews

Um policial militar aposentado tentou matar a tiros a ex-companheira no trabalho dela, em um salão de beleza localizado dentro de uma galeria no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. O crime ocorreu por volta das 15h desta quinta-feira (27) e, segundo a Polícia Militar (PM), uma equipe da corporação realiza buscas para tentar prender o homem.

O homem procurado pela polícia é um sargento da reserva da PM. A vítima, que tem 30 anos, trabalha como manicure no local onde ocorreu a tentativa de assassinato. De acordo com testemunhas, ela tem uma filha de nove anos com o agressor e já havia pedido medidas protetivas à Justiça contra o policial aposentado.

Ainda segundo testemunhas, foram ouvidos ao menos três tiros no momento em que o homem invadiu o salão de beleza onde a vítima trabalha. A Polícia Militar informou que a mulher foi socorrida para o Hospital Agamenon Magalhães, no bairro de Casa Amarela, também na Zona Norte do Recife.


Delegado de 30 anos morre logo após sua festa de despedida

Colegas de trabalho fizeram despedida para delegado (quarto da direita para a esquerda) — Foto: Reprodução/Instagram
Acidente aconteceu na BR-153, na região central do estado — Foto: PRF/Divulgação
Delegado estava a caminho de Brasília para tomar posse em um concurso — Foto: Arquivo Pessoal

Colegas de trabalho do delegado Alexandre Vasconcelos, de 30 anos, fizeram uma festa de despedida para ele nesta quarta-feira (26) em Araguaína, norte do Tocantins. O servidor morreu durante um acidente de trânsito na manhã desta quinta-feira (27) enquanto viajava para Brasília (DF), onde tomaria posse em um concurso público também como delegado.

Fotos da despedida foram postadas nas redes sociais de delegados e colegas de Vasconcelos. "Despedida de um excelente profissional que irá servir o Distrito Federal como delegado de polícia [...] Um grande abraço, Dr. Alexandre Vasconcelos", comentou o delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura.

O acidente aconteceu no meio da manhã desta quinta-feira (27), a 8 km de Miranorte, sentido a Barrolândia, na BR-153. A Polícia Militar esteve no local e informou que o delegado teria perdido o controle do carro durante a tentativa de ultrapassar um caminhão. O carro capotou e Vasconcelos ficou preso às ferragens, morrendo no local.



ProRural abre seleção para consultores nessa sexta-feira (28)


O ProRural abre nesta sexta-feira (28), processo seletivo para a contratação de consultores individuais especializados nas áreas de prestação de contas (3) e jurídica (6), sendo dois coordenadores jurídicos e quatro vagas para assessores jurídicos. Os consultores interessados deverão apresentar comprovação das qualificações requeridas e experiência relevante para a execução dos serviços.

Entre outras atribuições, os consultores individuais especializados para prestação de serviço de coordenação jurídica serão responsáveis pela coordenação, planejamento, acompanhamento e monitoramento das atividades dos demais advogados do órgão e o apoio a Gerência Jurídica do Programa. Aos assessores caberá a elaboração de contratos, convênios e termos aditivos e o desempenho de quaisquer outras atividades e demandas relacionadas à área jurídica.


Analistas avaliam o impacto do cancelamento de 3,3 milhões de títulos

Decisão da Corte afeta principalmente eleitores de regiões mais pobres do Norte e Nordeste. Votação de Haddad será a mais impactada, mas “um em cada três eleitores antipetistas de Bolsonaro poderá mudar de voto, caso o PT explore o fato de que não há propostas concretas para a população”, diz um dos analistas. 

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve o cancelamento do título de 3,3 milhões de eleitores em todo o país. O contingente, que representa cerca de 2% do eleitorado nacional, gera impacto principalmente nas regiões Norte e Nordeste — onde está a maior parte dos brasileiros que não compareceram ao cartório para participar de um processo de revisão. De acordo com especialistas ouvidos pelo Correio, o maior afetado com a decisão do Supremo entre os candidatos à Presidência é Fernando Haddad, que concorre no pleito como representante do PT.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no total, 4,6 milhões de eleitores não compareceram para o processo de revisão dos títulos entre 2016 e 2018 — sendo que a maioria não realizou o cadastro da biometria. No entanto, no prazo aberto para recursos, 1,3 milhão de pessoas regularizou a situação. Os que ainda estão irregulares se espalham por 1.248 municípios de 22 estados. Por 7 votos a 2, os ministros negaram a procedência de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental apresentada pelo PSB para que o voto desses cidadãos fosse liberado. O partido pedia a suspensão das regras que impedem a participação do público citado. Segundo o TSE, 100% dos eleitores do Distrito Federal fizeram o procedimento, ou seja, ninguém na capital foi afetado pela decisão de ontem.


Bahia tem o maior número de títulos eleitorais cancelados: 586 mil


Metade dos títulos de eleitor cancelados no país está concentrada em cinco estados. Só na Bahia foram 586.333. Na sequência, aparecem São Paulo (375.169), Paraná (257.941), Ceará (234.487) e Goiás (219.426).

Com menos eleitores, os estados da Região Norte foram os que menos registraram problemas desse tipo. Roraima, por exemplo, teve 12.214 cancelamentos, seguido do Acre com 13.564 títulos anulados.

De acordo com a Justiça Eleitoral, no total, 3 milhões 368 mil 447 eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica ou devido a outras restrições.

STF rejeita pedido de liminar


"Essas mulheres que criaram esse movimento são uma coisa insignificante", diz candidato a deputado federal Luciano Bivar sobre mobilização #EleNao


"Meia dúzia de menininhas aí fizeram esse movimento. Não têm um miolo na cabeça, só sabe usar seu corpo, sua sexualidade", diz Bívar, para quem Bolsonaro "é o único cara que defende as mulheres, com medida drástica como a castração química contra o estuprador", ou seja, após o estupro (Foto: Divulgação/PSL)

Presidente de honra do PSL, candidato a deputado federal por Pernambuco e amigo de Bolsonaro, Luciano Bivar, cacique do partido, rechaça a credibilidade das pesquisas e diz que as mulheres confiam e pedem por Bolsonaro presidente. "Quando essas poucas mulheres fizeram essa proposta de 'ele não', houve uma revolta generalizada. As mulheres estão com Bolsonaro. Tenho na minha casa quatro mulheres. Todas estão com Bolsonaro. É o único cara que defende as mulheres, com medida drástica como a castração química contra o estuprador", afirmou.

Bolsonaro disse na manhã desta quinta-feira (27) que propôs "projetos de lei em prol da segurança, em defesa das mulheres, além de recursos para a saúde e aprendizado com parlamentares sobre educação". A única proposta que Bolsonaro tem, em seu plano de governo enviado o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de combate a violência contra a mulher, é a castração química de estupradores, mas não explica se a condenação ocorreria, por exemplo, com suspeitos ou condenados.


Agricultores de Petrolândia são contemplados com títulos de acesso à terra


Nesta quinta-feira (27/09), as famílias de agricultores do assentamento Januário Moreira, localizado na área rural do município de Petrolândia foram contempladas com o total de 112 títulos de Concessão de Direito Real de Uso da Terra (CDRU).

A solenidade foi realizada no Centro Cultural, pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) em parceria com a prefeitura municipal, com o objetivo de assegurar juridicamente aos trabalhadores do campo para que disponham de acesso às políticas públicas de desenvolvimento rural e consequente melhoria da qualidade de vida.

Ainda hoje, o Blog de Assis Ramalho vai publicar matéria completa do evento.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Após decisão judicial, IML libera corpo de garoto morto pela mãe em Alagoas

Mulher confessou que abriu o registro do gás de cozinha e colocou o celular para carregar ao lado para que explodisse.

O corpo menino de seis anos encontrado morto no Conjunto Jardim Petrópolis III, em Maceió, foi liberado do Instituto de Medicina Legal (IML) na manhã desta quinta-feira (27). A liberação aconteceu após uma determinação judicial por causa da falta de parentes de primeiro grau.

O corpo de Luiz Gustavo Silva Cavalcanti Vilar, 6, foi encontrado em cima da cama e a mãe dele, Jandira da Silva, 46, estava desmaiada na sala do apartamento onde os dois moravam.

Ela foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e recebeu alta médica no dia seguinte. Depois de receber alta, a mulher foi levada para depor na Delegacia de Homicídios. A Polícia Civil informou que Jandira da Silva confessou que abriu o registro do gás de cozinha e colocou o celular para carregar ao lado para que explodisse.


Concurso da Secretária de Saúde de PE tem inscrições prorrogadas; são mil vagas e salários de até R$ 9,3 mil


Foram prorrogadas pela segunda vez, nesta quinta-feira (27), as inscrições para o concurso da Secretaria de Saúde de Pernambuco(SES-PE). Agora, os interessados têm até às14h do dia 3 de outubro para se inscreverem no certame, que conta com mil vagas e salários de até R$ 9,3 mil.

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto OACP. A taxa de inscrição é de R$ 40 para as vagas de nível médio e R$ 60 para nível superior. Nesta quinta-feira (27), foram divulgados, no site da SES, os resultados das solicitações de isenção da taxa.

A prova objetiva do concurso acontece no dia 21 de outubro e tem o resultado divulgado no dia 26 de novembro. Para os candidatos às vagas de assistentes em saúde, de nível médio, esta etapa é a única da seleção. Já para os profissionais de nível superior, é realizada, ainda, uma avaliação de títulos, entre 26 e 30 de novembro.

O resultado final do certame, após os recursos, está previsto para ser divulgado em 15 de janeiro. O concurso tem validade de dois anos após e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Especialidades e salários


Cotistas com menos de 60 anos têm até amanhã para sacar PIS/Pasep


Cotistas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) têm até amanhã (28) para sacar o benefício fora dos critérios previstos em lei. É o caso dos trabalhadores com menos de 60 anos. De acordo com o último balanço do Ministério do Planejamento, há 4,5 milhões de pessoas nessa faixa etária que ainda não retiraram os recursos.

Mais de 11 milhões de beneficiários com menos de 60 anos já fizeram o saque. Aqueles que optarem por não retirar os recursos até amanhã não perdem o direito ao dinheiro. Poderão fazer o saque futuramente, quando passarem a cumprir um dos critérios habituais, conforme determina a Lei 13.677/2018.

Até 2017, os saques dos fundos PIS/Pasep só eram permitidos para cotistas com idade mínima de 70 anos ou para os casos de aposentadoria, herdeiro de cotista, pessoas em situação de invalidez ou acometidos por algumas doenças específicas. A partir do dia 29, os saques voltam a ser exclusivos para aqueles que atenderem a um dos critérios citados, sendo que a idade mínima fixada pela lei passou para 60 anos.

Horário estendido na Caixa


Dia Mundial do Turismo: em Pernambuco, turismo aponta caminhos para a ressocialização

Foto: Ray Evyllyn/SJDH

Não é novidade que a atividade turística traz vantagens significativas econômicas e socioculturais no Brasil e no mundo. Em Pernambuco, os equipamentos turísticos indicam trilhas que garantem a ressocialização dos egressos do sistema penitenciário. Uma parceria do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com empresas públicas e privadas possibilita que mais de 300 apenados do regime aberto trabalhem em pontos turísticos do estado. Para conseguir a oportunidade de recomeçar, os reeducandos têm seu comportamento avaliado e passam por entrevistas e curso de formação. O Patronato Penitenciário, órgão ligado à SJDH, faz o acompanhamento dos convênios de empregabilidade.

Entre os pontos turísticos que contam com a mão de obra dos apenados, estão o Cinema São Luiz, Casa da Cultura, Parque 13 de Maio, Sítio Histórico de Olinda, Centro de Convenções, além de praias como a de Boa Viagem e toda orla da praia de Olinda. No Sertão, eles trabalham na orla de Petrolina e no Agreste, em Caruaru, no Alto do Moura. Os trabalhadores atuam na varrição, limpeza e manutenção desses espaços. Eles recebem um salário mínimo, vale refeição e passagens.


Petrolândia: Evânio Barbosa Voz & Violão se apresenta hoje no Maria Fumaça; "A Quinta é por Nossa Conta"


Venha aproveitar essa Promoção da Cerveja Itaipava e curtir uma boa música no
Maria Fumaça.

O Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.
Divulgação/Maria Fumaça


Primeira Feira de Orgânicos em São José do Belmonte tem apoio do ProRural


Foto: Divulgação

De olho no público que busca alimentos mais saudáveis, o município de São José do Belmonte realizou na manhã desta quarta-feira (26), a I Feira da Agricultura Familiar em São José Do Belmonte. A ideia é promover a venda dos produtos orgânicos da região, e estimular a produção e venda de frutas, verduras, raízes e tubérculos, entre outros, sem o uso de agrotóxicos.

Técnicos do ProRural da Unidade de Gestão Territorial de Salgueiro estiveram presentes na Feira de Produtos Orgânicos, que aconteceu a partir das 7h30, no Pátio de Eventos da cidade de São José do Belmonte. A programação contou com apresentação cultural e com a participação de dez associações de produtores rurais do município, que são apoiadas e orientadas pelo Programa.


BNDES publica novo edital de concessão da Lotex


Expectativa de arrecadação com outorga é de pelo menos R$ 642 milhões em 3 anos. Propostas serão abertas no dia 29/11 na B3. 15% da arrecadação serão destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública;

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta quinta-feira, 27, novo edital do leilão de exploração da Lotex, serviço público de Loteria Instantânea Exclusiva. Trata-se de uma nova seleção, já que na anterior não houve apresentação de propostas.

As ofertas devem ser apresentadas no dia 27/11 e a abertura das propostas ocorrerá em 29/11 na B3, em São Paulo. Podem participar do leilão empresas com comprovada experiência no mercado de loterias instantâneas com operações em patamares compatíveis com os projetados para a Lotex. Sairá vencedor o participante que apresentar o maior valor pela parcela inicial da outorga, considerando o piso de R$ 156 milhões. Além disso, o concessionário efetuará três pagamentos de R$ 162 milhões em até 12, 24 e 36 meses a partir da assinatura do contrato. Os valores das parcelas serão atualizados pelo IPCA. O período de concessão será de 15 anos, contando o tempo necessário para a estruturação do negócio.


PF rebate críticas de Bolsonaro e diz que a investigação de atentado é isenta

Em entrevista, na segunda-feira, o presidenciável afirmou ter sido vítima de atentado político e sugeriu que a PF agia para "abafar" o caso. Segundo Superintendente da PF, o órgão trabalha com o estrito cumprimento da lei e a história da PF prova isso (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, delegado Rodrigo Teixeira, rebateu nesta quarta-feira (26) críticas do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, e de sua família, sobre a condução das investigações do atentado a faca sofrido pelo deputado no último dia 6. O delegado negou que o responsável pela investigação seja ligado ao PT e disse que a PF não "privilegia ninguém".

Em entrevista à Rádio Jovem Pan na segunda-feira, Bolsonaro afirmou ter sido vítima de atentado político e sugeriu que a PF agia para "abafar" o caso. A investigação está sob responsabilidade do delegado Rodrigo Morais. "O inquérito vem sendo conduzido de forma isenta, como sempre é feito pela Polícia Federal", afirmou o superintendente. "Neste caso, foi aberto à família da vítima e à própria vítima para que pudessem acompanhar o procedimento. O doutor Rodrigo está se empenhando ao máximo", disse Teixeira.


V GERES e UPE realizam encontro com líderes quilombolas em Garanhuns


Aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório da FUNASA, em Garanhuns, o Encontro de Articulação entre Lideranças Quilombolas, realizado pela V GERES e Universidade de Pernambuco. A reunião foi a terceira de uma série para discutir saúde da população negra, e serve de preparação para a IX Conferência Estadual de Saúde e XVI Conferência Nacional de Saúde. A coordenadora de planejamento e regulação da V GERES, Fátima Godoy, esteve representando a gestora Catarina Tenório.

O encontro, coordenado pelos residentes do Programa de Residência de Saúde no Campo, da V GERES, e que funciona na comunidade do Castainho/Estivas, também levanta propostas para a Conferência Macrorregional de Saúde, que acontece em Garanhuns, nos dias 6 e 7 de novembro, em conjunto com a outra regional, Caruaru. Antes, a V GERES, que coordena este movimento, ainda organiza a pré-conferência, em outubro, sobre a saúde da população negra, que soma mais de 50% da população regional e conta com quase 30 comunidades quilombolas nos municípios inseridos na regional.


Polícia continua em buscas para localizar outros envolvidos com a tentativa de assalto a avião de valores

Seis pessoas morreram em um tiroteio após aeronave aterrissar no aeroporto de Salgueiro. O piloto do avião foi baleado, mas não corre risco (Foto: Whatsapp)

A Polícia Federal continua em buscas pata localizar cinco suspeitos de participar da tentativa de assalto a uma aeronave que transportava valores, na manhã desta quarta-feira (26), no Aeroporto de Salgueiro, no Sertão. Duas aeronaves amanheceram esta quinta-feira (27) já sobrevoando a região. As suspeitas é de que os foragidos tenham seguido para cidades na fronteira com o Ceará. Seis pessoas morreram numa troca de tiros com policiais, no momento em que a aeronave taxiava na pista e foi abordada pelo grupo criminoso. O piloto do avião, Luís Felipe de Sousa Rosário, de 28 anos, também foi ferido e está internado. O quadro dele é considerado estável. Nenhum valor foi roubado da aeronave.

O grupo estava com armamento de grosso calibre e abordou a aeronave durante a aterrissagem. Eles renderam os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro e dispararam contra o avião, ferindo o piloto e o obrigando a parar. Os assaltantes estavam em uma caminhonete modelo Hilux SW4 da Toyota, também atingida por vários disparos. Outro veículo com assaltantes conseguiu fugir do local.


Paulo Câmara: “Vamos trabalhar para que as políticas sociais cheguem a todos os pernambucanos”


Na tarde desta quarta-feira, o governador recebeu, de sete segmentos que integram a Frente Popular, propostas para o próximo mandato (Foto: Hélia Scheppa/Frente Popular)

O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), propostas de sete segmentos sociais que integram o palanque da Frente Popular de Pernambuco. Durante encontro no comitê central, os grupos entregaram as sugestões em cadernos temáticos que abordam as áreas de Negritude, Juventude, Mulheres, Movimento Popular, Sindical, LGBT e pessoas com deficiência. O material foi construído com o apoio dos partidos que compõem a majoritária durante mais de um mês.

Cada segmento pode fazer ponderações ao socialista sobre o que consideram de avanços na gestão e as prioridades para o próximo mandato de Paulo Câmara. Após ouvir cada intervenção, o socialista se comprometeu a continuar promovendo avanços em todos os segmentos da sociedade. “Tenho tido oportunidade de, como governador, andar por todo Estado e buscar contribuições para Pernambuco continuar na frente. Quando a gente vê uma reunião como esta e recebe tantas contribuições de movimentos sociais, a gente tem uma responsabilidade ainda maior. Porque essas políticas não foram inventadas agora. Elas vêm da tradição da Frente Popular de Pernambuco. Começou lá atrás com Pelópidas da Silveira, com Miguel Arraes e que Eduardo Campos teve oportunidade de fazer tanto. E eu tenho oportunidade de continuar esse trabalho. É importante a gente reafirmar os nossos compromissos porque no Brasil e no outro lado, vemos que esse compromisso não existe”, afirmou.


Casos de infarto aumentam no Brasil, aponta levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Cardiologista especialista explica que muitos casos de ataques cardíacos podem ser prevenidos

A cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com o último levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas. O estudo também aponta que infartos e derrames (AVCs) lideram as estatísticas.

Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e cuidados com o coração, neste mês, é celebrado o “Setembro Vermelho”. A campanha surgiu a partir da celebração do Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro. Dados do SBC revelam que os atendimentos de emergências cardiovasculares nos hospitais do Brasil são 82,2% maiores do que os procedimentos agendados com antecedência. A pesquisa mostra, ainda, que homens acima dos 60 anos lideram os atendimentos.


Rands explica propostas sobre ferrovia e duplicação até Petrolina


Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE

Um dia depois do Debate do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o primeiro transmitido ao vivo pela tevê, o candidato Maurício Rands teve que detalhar as informações sobre as propostas estruturadoras que apresentou, como a duplicação da BR-232 em direção a Petrolina, a partir de São Caetano, e a construção de uma ferrovia, ligando Goiânia a Suape. “São propostas que estão dentro de um novo modelo de gestão, com mais criatividade e melhor uso dos recursos do Estado”, disse o candidato da coligação O Pernambuco que você quer.

Maurício Rands passou esta quarta-feira (dia 26) concedendo entrevistas para rádios de diferentes regiões do Estado, sempre tratando de pontos do programa de governo da coligação O Pernambuco que você quer. As perguntas buscaram informações sobre as duas novas propostas da campanha eleitoral. “O plano é estruturador para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, capaz de interiorizar o desenvolvimento e também ajudar na solução de problemas de mobilidade no Grande Recife”, argumentou Maurício Rands.


Ziraldo sofre AVC e está internado em estado grave no Rio

Criador do Menino Maluquinho está internado em CTI no Pró-Cardíaco

O cartunista e escritor Ziraldo, 85 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico nesta quarta-feira (26) e está internado em estado grave no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio. O hospital informou, em nota, que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave.

Carreira

Ziraldo é cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. Ele é o criador do personagem de quadrinhos infantil Menino Maluquinho. Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, que fez muito sucesso com suas entrevistas e humor crítico durante o regime militar.


Mendonça Filho assina termo de compromisso com a infância e a adolescência

Foto: Bruno Campos

O ex-ministro da Educação e candidato a senador, Mendonça Filho, assinou, nesta quarta-feira (26/09) o termo de compromisso “Mais que promessas, compromissos reais com a infância e adolescência” do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A intenção é colocar na agenda dos candidatos os temas que envolvam a infância e a adolescência e o desenvolvimento do público infanto-juvenil.

“Participo desse ato com prazer. Levo essa agenda como compromisso da minha vida pública, independente do cargo. No Senado continuarei envolvendo a infância e adolescência na minha pauta”, declarou o candidato. “Quero ser o senador da Educação e atuar ainda mais pelo desenvolvimento de crianças e jovens”, acrescentou.


Setor de turismo abre potencial de negócio para agricultura familiar

Possibilidade está sendo testada na maior feira de turismo do país

A inserção do turismo nas práticas da agricultura familiar brasileira proporciona uma expansão e desenvolvimento dos negócios dos produtores familiares. A atividade turística ajuda ainda na divulgação dos produtos e no contato direto com o consumidor para comercialização, que é considerada um dos gargalos da produção da agricultura familiar.

Para o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do governo federal, Jefferson Coriteac, o turismo no Brasil é um setor que tem muita ainda a ser explorado e, segundo ele, a agricultura familiar tem um potencial no âmbito não apenas do turismo rural, mas da gastronomia. “O Brasil tem um grande potencial para crescer e nós que trabalhamos com agricultura familiar, com os agricultores familiares, entendemos que o crescimento do Brasil passa pela agricultura familiar”, disse.

Esse potencial está sendo testado com a participação de dez expositores da agricultura familiar na 46ª Feira da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav Expo), evento que prossegue até sexta-feira (28) na capital paulista. A presença da agricultura familiar na feira, considerada a mais tradicional do setor de turismo no país e a maior do segmento na América Latina, está sendo apoiada pela Sead e pelo Ministério do Turismo.


Danilo assina carta-compromisso em defesa do SUAS


O deputado federal Danilo Cabral, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) assinou carta-compromisso com a luta para a recomposição do orçamento da Assistência Social, cortado pela metade no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019. O documento está sendo entregue por representantes das entidades ligadas à área aos candidatos pernambucanos nas eleições deste ano.

A proposta orçamentária do governo federal para o próximo ano apresenta um corte de R$ 30 bilhões, o que representa 50% do valor necessário para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa idosa e pessoa com deficiência. Caso isso ocorra, mais de dois milhões de pessoas deixariam de receber o benefício previsto na Constituição. Em Pernambuco, de acordo com a Frente Pernambucana em Defesa do SUAS, cortados 160 mil beneficiários.


Embrapa Pesca e Aquicultura anuncia mais competitividade para exportação da tilápia


Pedroza (o primeiro, à esq.) ao lado de produtores e representantes do MDIC e da PeixeBR. Laudo elaborado pela Embrapa Pesca e Aquicultura viabiliza drawback para exportação (Foto: Divulgação)

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) elaborou um laudo técnico que vai viabilizar a isenção de impostos federais como Imposto de Renda, IPI, PIS e Cofins na compra de insumos utilizados na produção de tilápia para exportação. A prática da chamada drawback – comum no mercado de suínos e aves – agora será possível também para a comercialização do peixe no mercado externo. O laudo com a planilha de equivalência de insumos foi aprovado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e será utilizado na concessão do benefício aos exportadores.

Na última segunda-feira (24) houve uma reunião em Brasília com representantes do MDIC, Embrapa, Associação Brasileira de Piscicultura PeixeBr e exportadores para verificar como a desoneração ocorrerá na prática. Com a medida, o produtor ganhará mais competitividade no preço do seu produto no mercado externo. As empresas associadas interessadas em ter essa isenção já podem fazer o cadastramento no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.


Em encontro com mulheres, Armando defende humanização do atendimento nas delegacias


Armando estava acompanhado da esposa, Mônica Guimarães, e da mãe, Maria do Carmo (Foto: Ricardo Labastier/Divulgação)

Uma grande corrente feminina abraçou, nesta terça-feira (25), o candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). O Encontro com as Mulheres para Mudar ocorreu no Espaço 14, comitê central da coligação, localizado em Boa Viagem. Armando estava acompanhado da esposa, Mônica Guimarães, e da mãe, Maria do Carmo.

O evento, que contou com a presença de mulheres de vários setores e regiões do Estado, marca o compromisso de Armando em fazer um governo firme e com ações que protejam a mulher de Pernambuco. “A violência contra a mulher é algo inaceitável. As delegacias normais não estão estruturadas para atender à mulher. Eu sonho com um estado em que toda delegacia possa atender às vítimas da violência, com atendimento feito por pessoas capazes e humanizadas”, afirmou. O petebista disse que irá se empenhar para melhorar o atendimento a mulheres nas delegacias de todo o estado.


Sem biometria, 3,3 milhões não poderão votar, decide STF


Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26) rejeitar pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a Justiça Eleitoral, cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica e devido a outras restrições.

Na ação, o PSB alegou que são inconstitucionais as resoluções do TSE que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo, porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar.

O PT e o PCdoB também participaram do processo. Segundo as legendas, o maior número de eleitores que não poderão votar está na Região Nordeste. Para os partidos, a maioria dos títulos cancelados é de cidadãos humildes que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade.

Votos


Em debate do SBT, presidenciáveis miram Haddad e poupam Bolsonaro


Fernando Haddad e seu partido, o PT, foram os principais alvos dos adversários no debate promovido pelo SBT em parceria com o portal UOL e o jornal Folha de S.Paulo nesta quarta-feira, em Osasco (SP). Jair Bolsonaro (PSL) não participou do debate por estar internado se recuperando do atentado sofrido no último dia 6 em Juiz de Fora. Líder nas pesquisas, o ex-capitão do Exército foi poupado dos adversários. O governo Temer também foi criticado pelos presidenciáveis.

O capitão da reserva só foi citado por Ciro Gomes (PDT), ao se propor como uma via contra a polarização entre PT e PSL, e por Guilherme Boulos, que atacou falas machistas do deputado federal. O candidato do PSOL foi quem assumiu a postura de mais enfrentamento contra os adversários.

Logo na primeira pergunta, Boulos disse que foi professor em São Paulo durante o governo de Alckmin. Na gestão tucana, ele criticou a falta de recursos nas escolas, a tentativa de remanejar estudantes - que provocou ocupações de escolas em 2016 - e provocou: ‘ cadê o dinheiro da merenda?’, em referência às investigações sobre desvios de dinheiro para merenda escolar no Estado de São Paulo.

“O sentimento dos povos nas ruas, Alckmin, é que você é o Sérgio Cabral que não foi preso”, disparou.

“Olha, esse é o nível do candidato à Presidência da República. Eu tenho 40 anos de vida pública, sempre trabalhei, não fui desocupado, não invadi propriedade, não tenho nenhuma condenação. A merenda escolar fomos nós que descobrimos”, defendeu-se Alckmin. O ex-governador exaltou os índices e a rede de educação em São Paulo.


Bilhete único leva prêmio da Mega-Sena com prêmio de R$ 2,5 milhões; veja resultados desta quarta


Uma aposta única de Vitória (ES) levou sozinha o prêmio de R$ 2.420.701,10 no concurso 2.082 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (26) em Palmas (PR).

Veja as dezenas sorteadas: 06 - 25 - 33 - 42 - 48 - 49.

A quina teve 32 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 41.065,46. A quadra teve 2.640 apostas vencedoras; cada uma receberá R$ 711,09.

O próximo concurso (2.083) será no sábado (29). O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na Quadra 12 de Petrolândia.


Confira a agenda dos candidatos ao governo de Pernambuco nesta quinta


Caminhadas, entrevistas, visitas e reuniões fazem parte da agenda dos candidatos ao governo de Pernambuco nesta quinta-feira (27). O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 do mesmo mês. 

Armando Monteiro (PTB)
6h10 – Entrevista na Rádio Maranata, em Jaboatão
8h - Visita ao comércio de Prazeres
10h - Visita ao Mercado de São José
19h20 – Entrevista no Jornal da Clube/TV Clube
20h - Entrevista ao Portal OP9
21h30 - Caminhada em Moreno

Paulo Câmara (PSB)
Recife
14h - Visita ao Projeto Juventude Presente
Local: Centro Social Urbano (Rua Manoel Serafim Couto, s/n, Imbiribeira - próximo à Estação do Metrô)
Itambé
17h - Visita à prefeita Graça Carrazone
Local: Engenho Monge (Zona Rural)
Goiana
18h30 - Caminhada da Frente Popular
Local: Concentração na Praça das Crianças
Nazaré da Mata
20h - Caminhada com o prefeito Nino
Local: Concentração na Rua Coelho Neto S/N (Praça da GRE/Praça dos Lanceiros)
Simone Fontana (PSTU)
5h - Panfletagem na Musachi metalúrgica
11h- Entrevista na Rádio Filadélfia FM Santa Cruz do Capibaribe
16h- Reunião de apresentação do partido a apoiodores


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira 27 de setembro de 2018









Nesta quinta-feira 27 de setembro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país


A Tarde
Ibope/BA: Rui Costa (PT) oscila para 61% e José Ronaldo (DEM) tem 10%
Correio da Bahia
Ex-PM baiano está entre seis mortos que tentaram roubar avião em Pernambuco
Tribuna da Bahia
Neto pede que Justiça apreenda santinhos com Lula candidato a presidente
O Globo
STF mantém cancelados 3,4 milhões de títulos, o que pode afetar resultado da eleição
O Dia
Em debate do SBT, presidenciáveis miram Haddad e poupam Bolsonaro
Extra
Ibope/CNI: Bolsonaro tem 27%, Haddad, 21%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%
Folha de São Paulo
Ministério quer adiar horário de verão por causa do Enem
O Estado de São Paulo
TSE rejeita recurso de Lula para gravar propaganda eleitoral da prisão
Correio Braziliense
Quadro de saúde de Joaquim Roriz se agrava; político teve infarto agudo do miocárdio
Valor Econômico
Filho de Bolsonaro publica em rede social foto de simulação de tortura
Estado de Minas
Ziraldo sofre AVC e é internado em estado grave no Rio de Janeiro; cartunista tem 85 anos
Jornal do Commercio
Presidente do PSDB-PE diz que Alckmin pode pagar 'preço alto' por falta de firmeza
Diário do Nordeste
Daciolo questiona Ciro por não ter recebido atendimento em rede pública de saúde
Zero Hora
Criminosos roubaram R$ 60 mil entre dinheiro e pertences de passageiros de ônibus
Brasil Econômico
Agências da Caixa abrirão mais cedo para realizar pagamentos do Fundo PIS/Pasep

Por: Rede Brasil de Notícias

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras