quinta-feira, 27 de setembro de 2018

V GERES e UPE realizam encontro com líderes quilombolas em Garanhuns


Aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório da FUNASA, em Garanhuns, o Encontro de Articulação entre Lideranças Quilombolas, realizado pela V GERES e Universidade de Pernambuco. A reunião foi a terceira de uma série para discutir saúde da população negra, e serve de preparação para a IX Conferência Estadual de Saúde e XVI Conferência Nacional de Saúde. A coordenadora de planejamento e regulação da V GERES, Fátima Godoy, esteve representando a gestora Catarina Tenório.

O encontro, coordenado pelos residentes do Programa de Residência de Saúde no Campo, da V GERES, e que funciona na comunidade do Castainho/Estivas, também levanta propostas para a Conferência Macrorregional de Saúde, que acontece em Garanhuns, nos dias 6 e 7 de novembro, em conjunto com a outra regional, Caruaru. Antes, a V GERES, que coordena este movimento, ainda organiza a pré-conferência, em outubro, sobre a saúde da população negra, que soma mais de 50% da população regional e conta com quase 30 comunidades quilombolas nos municípios inseridos na regional.

A saúde das pessoas negras, e em especial nas Comunidades Quilombolas, foi tema de apresentação da Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, na reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios que compõem a V GERES,na quarta-feira (19). A gestora regional de saúde, Catarina Tenório tem solicitado atenção inclusiva para as comunidades nos serviços oferecidos pela Rede SUS.

A reunião desta terça-feira encerrou o período de levantamento de problemas e dificuldades e iniciou a elaboração de propostas, que serão levadas para as conferências.

Vox Comunicação~/V GERES - Gerência Regional de Saúde


0 comentários:

Postar um comentário