23 abril 2017

4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável acontece em Brasília a partir desta segunda (24)

Realização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae, a cada dois anos o evento reúne prefeitas e prefeitos de todo o país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras

Acontece em Brasília a partir desta segunda-feira (24/04), no estádio Mané Garrincha, o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDSO). O evento vai até sexta-feira (28/04) e deve reunir 10 mil pessoas em torno dos temas sustentabilidade urbana, desenvolvimento local, enfrentamento da crise fiscal, resiliência, governança e o papel das cidades.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) estará presente para esclarecer dúvidas em relação às políticas públicas ambientais e fazer apresentações sobre o tema. Na terça-feira (25/04), o ministro Sarney Filho participa da solenidade oficial de abertura do evento, às 9 horas.

Um time do MMA estará à disposição do público para tirar dúvidas sobre: Fundo Clima, Fundo Amazônia, mudança do clima, recursos hídricos, resíduos sólidos, comitês de bacias, gestão das águas, licenciamento, fiscalização, desmatamento, queimadas, educação ambiental, capacitação de gestores, unidades de conservação, concessão de parques, Bolsa Verde, reserva extrativistas, sociobiodiversidade, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), concessão florestal, funcionamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente e parques urbanos.

PE pode se tornar segundo estado brasileiro a criar concurso para professor indígena


A Rede Estadual de Educação de Pernambuco tem 142 escolas indígenas, 1.222 professores indígenas e 10.635 estudantes indígenas. As escolas estão localizadas em 15 municípios nas regiões do Agreste e no Semi-Árido do Estado. Pernambuco é único sistema de ensino do país que oferta todas as etapas de ensino aos povos indígenas, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Normal Médio.

Entre as políticas públicas que abrangem a Educação Escolar está a criação do Conselho de Educação Escolar Indígena de Pernambuco, com as representações dos 12 povos; a criação dos eixos temáticos terra, identidade, história, organização social, interculturalidade e bilinguismo, que norteia o ensino e as atividades pedagógicas nas escolas indígenas; a participação de indígenas no Conselho de Alimentação Escolar; formações inicial e continuada para professores indígenas e, recentemente, a realização do Seminário Sobre Categoria e Concurso para Professor Indígena.

Marco Civil da Internet pode perder força com novas leis, dizem pesquisadores


Hoje (23) completam-se três anos da sanção da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet, apontado como referência mundial para as legislações que tratam da rede mundial de computadores. Os princípios da lei – especialmente a garantia da neutralidade da rede, da liberdade de expressão e da privacidade dos usuários – foram estabelecidos para manter o caráter aberto da internet.

A pesquisa O Brasil e o Marco Civil da Internet: o estado da governança digital, do Instituto Igarapé, organização dedicada a temas de segurança, justiça e desenvolvimento, indica que projetos de lei no Congresso Nacional que alegam a necessidade de facilitar investigações criminais põem em risco direitos como o da privacidade e o da liberdade de expressão.

Aprenda a preparar receitas saborosas com milho


Dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Milho, um alimento muito popular na culinária latino-americana. O milho pode ser consumido de diversas maneiras, desde receitas doces, salgadas a até mesmo em bebidas. Para comemorar esta data, a Chef Natália dos Santos, das marcas Becel, Hellmann's, Knorr e Maizena sugere algumas receitas muito saborosas com essa delícia internacional. Confira abaixo!

Petiscos

BRIOCHE RECHEADO COM CREME DE MILHO


Rendimento: 20 pessoas
Tempo de preparo: 2h

INGREDIENTES

Tacaratu: Licinho e Bruno abrem programação da festa da padroeira de Caraibeiras neste domingo (23); confira as demais atrações


Blog de Assis Ramalho
Por: Dinho Caraibeiras

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 23/04/2017


Neste domingão, 23 de abril de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Por dois ângulos podemos ver a Escola Delmiro Gouvêia, também chamada carinhosamente por 'Grupo Véi'.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre