domingo, 23 de abril de 2017

4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável acontece em Brasília a partir desta segunda (24)

Realização da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae, a cada dois anos o evento reúne prefeitas e prefeitos de todo o país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras

Acontece em Brasília a partir desta segunda-feira (24/04), no estádio Mané Garrincha, o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDSO). O evento vai até sexta-feira (28/04) e deve reunir 10 mil pessoas em torno dos temas sustentabilidade urbana, desenvolvimento local, enfrentamento da crise fiscal, resiliência, governança e o papel das cidades.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) estará presente para esclarecer dúvidas em relação às políticas públicas ambientais e fazer apresentações sobre o tema. Na terça-feira (25/04), o ministro Sarney Filho participa da solenidade oficial de abertura do evento, às 9 horas.

Um time do MMA estará à disposição do público para tirar dúvidas sobre: Fundo Clima, Fundo Amazônia, mudança do clima, recursos hídricos, resíduos sólidos, comitês de bacias, gestão das águas, licenciamento, fiscalização, desmatamento, queimadas, educação ambiental, capacitação de gestores, unidades de conservação, concessão de parques, Bolsa Verde, reserva extrativistas, sociobiodiversidade, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), concessão florestal, funcionamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente e parques urbanos.

PE pode se tornar segundo estado brasileiro a criar concurso para professor indígena


A Rede Estadual de Educação de Pernambuco tem 142 escolas indígenas, 1.222 professores indígenas e 10.635 estudantes indígenas. As escolas estão localizadas em 15 municípios nas regiões do Agreste e no Semi-Árido do Estado. Pernambuco é único sistema de ensino do país que oferta todas as etapas de ensino aos povos indígenas, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, passando pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Normal Médio.

Entre as políticas públicas que abrangem a Educação Escolar está a criação do Conselho de Educação Escolar Indígena de Pernambuco, com as representações dos 12 povos; a criação dos eixos temáticos terra, identidade, história, organização social, interculturalidade e bilinguismo, que norteia o ensino e as atividades pedagógicas nas escolas indígenas; a participação de indígenas no Conselho de Alimentação Escolar; formações inicial e continuada para professores indígenas e, recentemente, a realização do Seminário Sobre Categoria e Concurso para Professor Indígena.

Ministro Fernando Coelho e ministro de Químicos da Índia reforçam laços bilaterais

Foto: Saulo Cruz

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e o ministro de Químicos e Fertilizantes da Índia, Mansukh Mandaviya, intensificaram relações bilaterais em encontro realizado na última quarta-feira (19) no Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante a reunião, Mansukh Mandaviya, relembrou e agradeceu a presença do ministro Fernando Coelho na cerimônia de abertura da 12ª Petrotech, feira do segmento de petróleo e gás natural, realizada em dezembro, em Nova Delhi, na Índia.

O ministro Fernando Filho reafirmou a importância de fortalecer os laços bilaterais com a Índia, congratulou o ministro indiano pela alta capacidade tecnológica de seu país no setor de petroquímicos, especialmente em refinarias, e lembrou que esse é um tema com grande potencial para cooperação.

Jerry Adriani morre aos 70 anos no RJ

Jerry Adriano (Foto: Rodrigo Meneghello/Divulgação)

O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, morreu neste domingo (23) no Rio de Janeiro. Ele enfrentava um câncer e esteva internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

O cantor também sofreu também recentemente uma trombose em uma das pernas. Ele faleceu às 15h30. A família confirmou a morte do artista ao G1, mas ainda não deu informações sobre horário e local do enterro.

Ícone da Jovem Guarda, Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo.

Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi "Italianíssimo", quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira.

Marco Civil da Internet pode perder força com novas leis, dizem pesquisadores


Hoje (23) completam-se três anos da sanção da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet, apontado como referência mundial para as legislações que tratam da rede mundial de computadores. Os princípios da lei – especialmente a garantia da neutralidade da rede, da liberdade de expressão e da privacidade dos usuários – foram estabelecidos para manter o caráter aberto da internet.

A pesquisa O Brasil e o Marco Civil da Internet: o estado da governança digital, do Instituto Igarapé, organização dedicada a temas de segurança, justiça e desenvolvimento, indica que projetos de lei no Congresso Nacional que alegam a necessidade de facilitar investigações criminais põem em risco direitos como o da privacidade e o da liberdade de expressão.

Lava-Jato e não financiamento público de campanhas


Por Pedro Cardoso Costa*

Que os políticos tentem sobreviver depois de um tsunami de denúncia é compreensível. Não dá para engolir é a imprensa, com carinha de espanto, tentando fazer as pessoas apoiar essa gente que tomaram as instâncias de governo de assalto.

Mesmo havendo denúncias e fortes indícios de que o Congresso Nacional e Palácio do Planalto tornaram-se um balcão de negócios, onde se vende a legislação ao gosto da empreiteira, eles estão sempre ouvindo os “analistas” para dar uma forcinha, sabe-se lá a que custo, a essas milícias governamentais.

Nesses momentos críticos usam demais o clichê de que “não se vive sem político ou sem a política”. Disso ninguém discorda. Uma coisa é viver sem política, outra bem diferente é viver sem larápios do dinheiro público.

100 dias: ações conjuntas impulsionam cultura, turismo e esporte em Petrolina


Desenvolver um trabalho que trará resultado a longo prazo é um desafio para qualquer gestor. Mas, em seus primeiros 100 dias de governo, o prefeito Miguel Coelho vem mostrando que algumas áreas como a cultura, turismo e o esporte terão um lugar de destaque no desenvolvimento de Petrolina.

Com o propósito de fomentar estes três segmentos, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, conduzida por Maria Elena Alencar, vem realizando ações significativas que já apresentaram resultados positivos. Exemplo disso, foi o resgate do carnaval de Petrolina, que aconteceu em grande estilo e surpreendeu os foliões.

O sucesso foi tanto que uma pesquisa realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e a Universidade de Pernambuco (UPE) apontou a satisfação de cerca de 90% dos foliões. O levantamento também apresentou aspectos econômicos envolvendo hotelaria e comercialização entre ambulantes, e já está ajudando na organização do São João de Petrolina que vem sendo programado para encantar o público.

Petrolândia: Vacinação contra a gripe tem início nesta segunda (24)


O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra a gripe (H1N1). Durante esta primeira semana, foram vacinados os profissionais da saúde. A partir desta segunda-feira (24), será iniciada a vacinação do público prioritário. A mobilização nacional de vacinação (Dia D) acontecerá no dia 13 de maio.

Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses até a véspera do aniversário de 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indígenas; idosos a partir de 60 anos; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades).

Na campanha de vacinação deste ano também serão vacinados os professores das redes pública e particular do ensino infantil ao superior. 

Em Petrolândia, a Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização e a Secretaria Municipal de Saúde comunicam à população que haverá vacinação nos seguintes locais:

Sala de Vacina do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima (Quadra 04)
PSF Renascer (Quadra 14)
PSF Dr. Hermínio (Quadra 12)
PSF Antonio Firmino (Quadra 10)
PSF Santa Inês (Quadra 05)

Acidente de carro após comemoração de despedida de solteiro deixa 3 mortos de uma mesma família no RJ

Fabrício (à esquerda), Fernando, Gustavo e Leandro: família estava em uma despedida de solteiro em Santa Teresa (Foto: Reprodução)

Um grave acidente na madrugada deste domingo na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, terminou com três mortos e um ferido. Os quatro homens, todos da mesma família e com menos de 30 anos, estavam em um Ford Fusion que estaria passando em alta velocidade, na altura da Universidade Estácio de Sá, e bateu na lateral de um Nissan Sentra antes de se chocar com o corrimão da passarela da avenida, pouco antes das 3h. Após o choque, que também atingiu parte da escadaria da passarela, o teto do carro foi arrancado.

Segundo testemunhas, o veículo capotou várias vezes e jogou os passageiros para fora do carro. Três deles morreram no local da acidente, e um quarto homem foi encaminhado ao Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro. Devido à chuva, a pista da Presidente Vargas estava escorregadia no momento do acidente. O grupo estaria voltando de uma despedida de solteiro.

Aprenda a preparar receitas saborosas com milho


Dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Milho, um alimento muito popular na culinária latino-americana. O milho pode ser consumido de diversas maneiras, desde receitas doces, salgadas a até mesmo em bebidas. Para comemorar esta data, a Chef Natália dos Santos, das marcas Becel, Hellmann's, Knorr e Maizena sugere algumas receitas muito saborosas com essa delícia internacional. Confira abaixo!

Petiscos

BRIOCHE RECHEADO COM CREME DE MILHO


Rendimento: 20 pessoas
Tempo de preparo: 2h

INGREDIENTES

Tacaratu: Licinho e Bruno abrem programação da festa da padroeira de Caraibeiras neste domingo (23); confira as demais atrações


Blog de Assis Ramalho
Por: Dinho Caraibeiras

Prefeitura de Paulo Afonso anuncia quatro atrações para o São João 2017; confira

As quatro atrações divulgadas de forma pela prefeitura são: Solange Almeida (ex-Aviões), Gabriel Diniz (GD), Jorge de Altinho e Flávio Leandro. 

A prefeitura de Paulo Afonso anunciou na noite de ontem, dia 21, durante o evento Moto Paulo Afonso, que está sendo realizado neste final de semana, quatro atrações que vão animar o São João e São Pedro 2017 da cidade. A tradicional festa popular de Paulo Afonso acontece na Avenida Apolônio Sales (Centro) e no Campo do Flamengo (BTN 1) entre o final do mês de junho e início de julho.

O anúncio aconteceu dentro de um espaço exclusivo, uma espécie de estande instalado no percurso do evento dos motociclistas, com uma gigantesca placa e quatro banners com as imagens dos artistas e a logomarca da prefeitura.

Blog do Ozildo Alves

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 23/04/2017


Neste domingão, 23 de abril de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Por dois ângulos podemos ver a Escola Delmiro Gouvêia, também chamada carinhosamente por 'Grupo Véi'.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Fluminense atropela Vasco no Maracanã e está na final do Carioca; veja demais jogos


Abel Braga tinha prometido um Fluminense ofensivo diante do Vasco e cumpriu. O time das Laranjeiras massacrou a equipe cruzmaltina e venceu por 3 a 0, no Maracanã, na noite deste sábado, avançando assim para a final do Campeonato Carioca. A equipe tricolor tinha a vantagem de jogar pelo empate, mas atuou como se realmente precisasse vencer. Já o Vasco tentou jogar nos contra-ataques e, mesmo quando ficou em desvantagem, continuou refém do domínio do adversário, no Maracanã.

Os gols foram todos no segundo tempo. O atacante Richarlison abriu o placar aos 5 minutos. Aos 10, o também atacante Wellington Silva ampliou. O lateral Léo fez o terceiro, aos 26. A torcida tricolor aproveitou para fazer a festa e até gritou "Olé".