Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 27, 2016
Publicidade

Pesquisadores estudam fatores que, junto ao vírus Zika, causam Guillain-Barré

Imagem
A incidência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) aumentou em cerca de cinco vezes no estado do Rio de Janeiro depois que o vírus Zika começou a circular no país. A estimativa é do neurologista Osvaldo Nascimento, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), que participa de estudo sobre fatores que, combinados com o Zika, ocasionam a SGB.

“A síndrome de Guillain-Barré continua sendo rara, só que nos chama atenção o fato de esses pacientes [que relatam ter passado por um quadro de Zika] apresentam o quadro clínico um pouco mais grave e com variantes da síndrome”, disse o especialista. Segundo Nascimento, antes, a média de ocorrência da SGB era 4 para cada 100 mil habitantes por ano, e agora fica entre 20 e 30 para cada 100 mil por ano.

A SGB é uma reação autoimune do organismo, que afeta os nervos periféricos e pode apresentar diferentes graus de manifestação, apresentando desde leve fraqueza muscular em alguns pacientes ao quadro raro de paralisia tota…

Petrolândia: Sheik Hotel, referência desde a velha cidade, deixa de existir e dá lugar a Empresarial

Imagem
Sheik Hotel na Velha Petrolândia Sheik Hotel deixa de existir dando lugar a salas comerciais
É preciso ter a coragem de mudar. Com esta máxima, o empresário José Emilton Couto Lima (Miltão), encerrou as atividades do Sheik Hotel, empreendimento transferido da Velha Petrolândia para a nova cidade. Em reforma, o prédio vai dar lugar a um Empresarial, prédio destinado a escritórios.

Localizado na esquina da Av. Manoel Borba com Av. dos Três Poderes, área em que se concentram bancos e órgãos públicos de todas as esferas, além de pujante comércio, o empreendimento vai aumentar a oferta de salas comerciais no centro da cidade. A demanda por esse tipo de espaço é grande. Basta dizer que as salas ainda não estão prontas e já existem reservas.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Projeto Arte na Feira é realizado no Pátio de Eventos do Mercado Público

Imagem
Fotos: Fátima Belém/Café com Arte e Ilga Carvalho/Artes do Sertão

Atualizado às 18:40

Na manhã de sexta-feira (26), dia da feira livre da cidade, foi realizado no Centro Comercial de Petrolândia, popularmente conhecido como Mercado Público, a edição inicial do projeto Arte na Feira - e não Feirarpe (Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia), como informamos anteriormente. De acordo com Alexandre Sertão, o projeto será realizado duas vezes por mês, com quatro estandes instalados no Pátio de Eventos, e participação de artesãos diferentes a cada edição. O Pátio de Eventos do Centro Comercial é um espaço existente, também, para aproximar a arte e a cultura do povo e "todo artista tem de ir aonde o povo está". A Associação Artes do Sertão, parceira do Blog de Assis Ramalho, marcou presença no primeiro evento, juntamente com Riquezas do Sertão, Artes da Nossa e Beta Artesã. Fátima Belém, da Associação Café com Arte, visitou o local para prestigiar as colegas artesãs.

O proj…

Petrolândia: Prédio da filial da SuperMais Conveniência na Avenida Manoel Borba está em fase de acabamento

Imagem
Nova loja vai funcionar entre o Banco do Brasil e o Santander (Fotos: Lúcia Xavier)

Enquanto alguns reclamam da crise, outros enxergam oportunidades. O supermercado e conveniência SuperMais, organização do jovem empresário Eliakim Almeida Couto, vai abrir uma filial na Avenida Manoel Borba. O prédio já está em fase de finzalização do acabamento. 
A primeira loja SuperMais Conveniência foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2014, na Avenida Auspício Valgueiro Barros, em frente à Celpe, e conquistou grande clientela. O novo empreendimento, na principal via de entrada na cidade, não tem concorrentes do mesmo ramo na área em que estão concentradas as agências bancárias e uma casa lotérica, além de grandes e tradicionais lojas do comércio petrolandense.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Aguarde! Em breve, chega a Petrolândia a Central de Adubos

Imagem

Lucas Ramos comemora conclusão de balança rodoviária em Cabrobó

Imagem
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) destacou a conclusão da balança rodoviária da Ceasa do município de Cabrobó. A ação, realizada a partir de um convênio entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco e a Prefeitura do município sertanejo vai atender principalmente os produtores de cebola da região.

“Agora os produtores terão maior segurança e confiança na hora de realizar a comercialização do produto. É uma ação que teve início quando meu pai, Ranílson Ramos, era secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado e que só foi possível graças à parceria que Governo e Prefeitura vêm mantendo. É uma conquista de todos”, declarou o parlamentar.

Petrolândia: Produtos da Nutrideal estão à venda no Supermercado Sanfrancisco

Imagem
A empresa de buffet e eventos Nutrideal, organização de Dra. Ana Patrícia Jaques Marques, Mestre em Nutrição pela UFPE, lançou sua linha de produtos processados, à venda nos Supermercados Sanfrancisco. 
As polpas de frutas e alimentos frescos, descascados, fracionados e higienizados, embalados a vácuo. Práticos, os produtos se destinam a facilitar a vida de quem não tem muito tempo para ficar na cozinha. 
Nutrideal Buffet & Eventos, empresa instalada em Petrolândia, atende pelos números (87) 9991-5480 e 99933-0286. A página da Nutrideal no Facebook é https://www.facebook.com/Nuttrideal/
Redação do Blog de Assis Ramalho Informações e fotos: Nutrideal

Nobel de Medicina diz que temores sobre vacina contra o HPV são exagerados

Imagem
Harald zur Hausen ganhou o Nobel em 2008 por ter demonstrado, em 1983, a relação do papilomavírus humano (HPV) com o câncer de colo do útero. Atualmente, defende a vacinação contra o vírus como forma de reduzir a incidência dessa forma de câncer e outras, como os tumores de laringe.
O virologista alemão e prêmio Nobel de Medicina Harald zur Hausen classificou de “exagerados” os temores sobre os efeitos colaterais da vacina do papilomavírus humano (HPV). No final do ano passado, o Ministério Público Federal, em Minas Gerais, entrou com uma ação para proibir a vacinação em todo o país. Segundo o órgão, a imunização teve alta taxa de reações adversas em vários países e há relatos de problemas neurológicos causados pela vacina em Minas Gerais.

“Não há evidências de que a vacina cause efeitos colaterais no sistema nervoso. Isso está ligado à Síndrome de Guillain-Barré [doença neurológica] que acontece, infelizmente, em um determinado número de pessoas em todos os lugares do mundo. Estudos …

Seminário em Recife debate a microcefalia sob a ótica da assistência social

Imagem
A SDSCJ anunciou que realizará outros dois seminários, nas cidades de Serra Talhada, no Sertão (30/03), e Caruaru, no Agreste (31/03) (Foto: Pedro Luíz/SDSCJ)
Com o princípio da prevenção, cuidado e acolhimento, o Seminário Estadual 'Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais', realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), teve por objetivo debater a questão da doença sob o olhar da assistência social, através de políticas públicas desenvolvidas a partir dos serviços ofertados pelo Estado, com a perspectiva de abranger os 184 municípios e o arquipélago de Fernando de Noronha.

“Nossa ideia é ver como nossos profissionais da assistência podem identificar os perfis e as necessidades dessas famílias, também levando em consideração que Pernambuco tem o maior índice de casos de microcefalia registrados no Brasil”, disse o secretário Isaltino Nascimento, logo na abertura do evento. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Franssinetti do R…

Peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso das crianças e adolescentes

Imagem
A mochila escolar é um item que faz parte da rotina de crianças e adolescentes e a forma com que eles gostam de usar vai mudando ao longo do tempo. Por isso é importante que os pais fiquem atentos para evitar peso em excesso e ajuste incorreto, já que isso pode causar lesões e dores. É o que orienta a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot).

Segundo o ortopedista e membro da Sbot, Miguel Akkari, o peso correto da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. As queixas de dores são frequentes nos consultórios, segundo Akkari. “O que nós observamos são as queixas agudas, geralmente dor nas costas, nos braços e nos ombros”, explicou. O ortopedista ressalta, entretanto, que os problemas podem ser mais sintomáticos para aquelas crianças e adolescentes que precisam caminhar até a escola levando o material. “É mais significativo pelo tempo de esforço que ele faz”, disse.

Para o ortopedista, os pais devem ficar de olho e orientar seus filhos a evitar carregar materiai…

Petrolândia: Ingressos à venda para festa com Vingadoras, NaCola e Samara Show no dia 26 de março

Imagem
Já está à venda, na Mário Modas, o primeiro lote de ingressos para o Esquenta PetroFest, a ser realizado na Casa de Shows Velho Chico, no dia 26 de março, Sábado de Aleluia. 
As atrações anunciadas para o evento são A Vingadora, NaCola e Samyra Show.

Neste primeiro lote, o ingresso para pista tem preço de R$ 40,00 (quarenta reais) e para a área VIP, R$ 60,00 (sessenta reais).

Redação do Blog de Assis Ramalho Com informações/fotos: Regina Alves e Mário Modas

A partir do dia 1º de março, condutores de cinquentinhas vão ser multados na falta dos documentos obrigatórios

Imagem
Cinquentinha, só regularizada, e condutor, só com habilitação. Se você possui uma motocicleta de 50 cilindradas, popularmente conhecida como cinquentinha, fique ligado nos prazos. Você tem até o dia 29 deste mês para tirar uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria A, se não quiser ser multado. A partir do dia 1º de março, quem for pego sem estes documentos estará cometendo uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e terá que pagar R$ 574,62.

Para tirar uma ACC, o novo condutor deve cumprir 20 horas/aula teóricas, 10 horas/aula práticas e realizar o teste prático e uma prova com 15 questões na sede do Detran-PE ou nas Ciretrans espalhadas pelo Estado, tendo que acertar pelo menos 9 delas. Já para tirar uma CNH, são 45 horas/aula teóricas, 20 horas/aula práticas, teste prático e uma prova com 30 questões, na qual o futuro condutor terá que acertar pelo menos 21 respostas.
Governo de Pernambuco

Governo federal espera pela prorrogação do prazo da lei que acaba com os lixões

Imagem
Se o cidadão não fizer a parte dele a cadeia não anda. Se ele não separar em casa o resíduo úmido do seco, não descartar a lâmpada, o eletrodoméstico, a embalagem de óleo no local correto, a logística reversa não via funcionar. 
Estão em tramitação no Congresso Nacional dois projetos que prorrogam o prazo para que municípios passem a dar o destino adequado aos rejeitos de resíduos sólidos, fechem seus lixões e se ajustem de vez à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A proposta que prevê o aumento escalonado do prazo, de acordo com o porte da cidade, é bem recebida pelo governo federal porque coloca os municípios na legalidade, como explica a diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Zilda Veloso.

“Apesar de não ser o ideal, se formos observar a Política de Meio Ambiente e a Lei de Crimes Ambientais, havia uma previsão de que os quatro anos seriam suficientes e não foram. O que a realidade nos mostra é que quem tem mais dificuldade são os pequenos municípios. E…

Jatobá: Final da Copa Cléber Seninha de Futsal acontece neste sábado

Imagem
Foto: Ivaldo Júnior
Neste sábado (27), acontecerá a grande final da Copa Cléber Seninha de Futsal, na Quadra de Esportes de Jatobá. O organizador, professor Ivaldo Júnior, convida os amantes do esporte para prestigiar o torneio realizado em homenagem à memória do desportista Cléber Seninha.

Na preliminar, às 18h00, haverá amistoso de futsal feminino entre Associação de Futsal Feminino de Jatobá x Pankararu. Às 19h00, as equipes Santa Luiz e Globo Esporte Jatobá disputam o título de campeão do torneio. 
A Copa Cléber Seninha conta como apoio de Nilson do Posto Moxotó, Washington Souza, Éder Rodrigo, Rogério e Eraldinho da Padaria, Naldo, Edson Construções, Daniely Modas, Pizzaria Bom Gosto, Sívio da Cootec, NetMania10, Alessandro Baga, Nestor Soares, Eduardo Júnior, Mardônio Varjão e Neném do Hospital. Apoio cultural da Rádio Cidade.
Redação do Blog de Assis Ramalho Com informações de Ivaldo Júnior

Confira jogos dos Campeonatos Estaduais deste final de semana; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade

Imagem
Confira abaixo os jogos dos Estaduais desta sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Campeonato Pernambucano

Sábado (27)
Porto x Pesqueira - 16:00
Atlético x Serra Talhada - 20:00
Vitória x Belo Jardim - 20:00

Domingo (28)
Sport x Náutico - 16:00
América x Salgueiro - 16:00
Central x Santa Cruz - 17:00

Capeonato Paulista

Sábado (27)
Água Santa x São Bento - 15:00
Novorizontino x Audax - 18:30
Ponte Preta x São Paulo - 19:30
Corinthians x Oeste - 21:00

Ministério da Integração acompanha caravana da CNBB nas obras do São Francisco; confira programação

Imagem
Religiosos pretendem estreitar diálogo da Igreja Católica com a população residente na faixa de obras. Visita termina com missa na Catedral de Salgueiro no dia 03 de março (Foto: Blog Vinícius de Santana)
O Ministério da Integração Nacional (MI) vai acompanhar a visita de uma comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco, Ceará e Paraíba. A agenda será realizada de segunda-feira (29/2) a quinta-feira (3/3). O secretário de Infraestrutura Hídrica Osvaldo Garcia será um dos membros da delegação do MI.

O roteiro também inclui visitas a barragens gerenciadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), autarquia vinculada ao ministério, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, além de encontros com representantes de comunidades locais. O objetivo dos religiosos é marcar um novo momento de diálogo entre Igreja Católica, instâncias do Estado brasileiro e comunidades do Nordeste.
A caravana da CNBB …

Governo autoriza retomada do anteprojeto do Canal de Xingó

Imagem
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e o governador Jackson Barreto assinaram a autorização para a retomada da elaboração da primeira fase do anteprojeto de engenharia do Canal de Xingó. O ministro também autorizou a liberação de R$ 60 milhões para a conclusão da ampliação das adutoras Tomar de Geru, Sertaneja e Alto Sertão e entregou o Sistema de Abastecimento de Água para comunidades rurais de Porto da Folha. Compareceram à solenidade que ocorreu no Palácio de Despachos, o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, o vice-governador Belivaldo Chagas e o diretor de Revitalização da Codevasf, Eduardo Mota.

Para que os trabalhos de elaboração da primeira fase do anteprojeto do Canal de Xingó fossem retomados o ministro liberou R$ 4 milhões. Ele disse que até outubro o anteprojeto deverá ser concluído. O valor total do contrato é de R$ 6,8 milhões. O Canal de Xingó cortará os estados da Bahia e Sergipe.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira e Perpart Itinerante realizam mutirão de regularização de imóveis

Imagem
Além da regularização, os mutuários também receberam orientações jurídicas e apoio especializado para a resolução de pendências documentais (Foto: Divulgação/PMAI)
Durante praticamente toda semana, uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados e a PERPART – Pernambuco Participações – trouxe para o município o projeto “Perpart Itinerante”. Mais de 300 famílias, mutuárias da antiga COHAB e do extinto BNH, puderam participar de um mutirão para regularização dos seus imóveis.

O mutirão foi solicitado pelo Prefeito José Patriota, atendendo a um requerimento proposto pelo Vereador Augusto Martins. O atendimento aconteceu na Escola Municipal Petronila de Siqueira, no bairro Sobreira, nos últimos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro.

Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 27 de fevereiro de 2016

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 27 de fevereiro de 2016; Confira
Diário de Pernambuco: Polícia Federal abre inquérito para investigar Fernando Henrique Cardoso
Portal G1-SE: Governo autoriza retomada do anteprojeto do Canal de Xingó
Tribuna Hoje-AL; Delmiro Gouveia  é contemplado com habitações e esgotamento
Gazeta de Alagoas: Morre em Maceió, aos 63 anos, o sertanejo Chico Rey, da dupla com Paraná Diário do Nordeste-CE: Servidores municipais decretam estado de greve A Tarde; Homem é preso e confessa estupro de 13 crianças na Bahia Correio da Bahia; Jovem relata agressão e tortura após ser colocado em porta-malas por PMs
Tribuna da Bahia; 17 praias estão impróprias para banho em Salvador e RMS
O Globo; PF investiga denúncias de ex-amante de FHC
O Dia-RJ; Polícia encontra corpo de homem que foi enforcado na Zona Norte
Extra-RJ: ANS proíbe a comercialização de 46 planos de saúde
Folha de São Paulo; PT ataca ajuste e defende volta à matriz …

Documentário “Chãs de África” explora contrastes entre duas comunidades negras no Agreste de Pernambuco

Imagem
Por Henrique Santos, jornalista

O vídeo documentário, intitulado “Chãs de África” evidência as diferenças sociais, políticas e comportamentais de duas comunidades rurais do município de Passira, Agreste de Pernambuco. Chã dos Negros e a Comunidade dos Liras, ambas remanescentes de povos quilombolas, ainda guardam lembranças, costumes e referências sólidas deixadas por seus antepassados, porém, hoje comungam de realidades totalmente opostas, pois apenas a comunidade Chã dos Negros é reconhecida oficialmente como “comunidade quilombola (negra)” e detém de privilégios. A Comunidade dos Liras ainda espera essa titulação, a qual acontece através da Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, que com parecer técnico, certifica as comunidades negras do país.

Coruja-de-igreja é entregue à CPRH

Imagem
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) recebeu na tarde dessa quinta-feira (25) uma coruja-de-igreja (Tyto furcata) resgatada por agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho. O animal foi encontrado aparentemente atordoado no saguão de um hotel localizado na praia de Gaibú.

Após as primeiras avaliações, a coruja vai ser encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na Guabiraba. "É o procedimento de praxe para animais resgatados", explica Eduardo Vasconcelos, chefe do Setor de Licenciamento de Fauna da CPRH.

Agentes encontram focos do Aedes aegypti em 1,3 milhão de imóveis do país

Imagem
Equipes de combate ao Aedes aegypti visitaram na última semana 14,1 milhões de imóveis, totalizando 41,5 milhões de casas e prédios comerciais vistoriados desde janeiro. Ao todo, foram encontrados focos do mosquito transmissor do vírus Zika e da dengue em 1,3 milhão de imóveis, o que representa 3,3% dos visitados.

Ao todo, foram vistoriados 61,8% dos imóveis previstos. No balanço da semana passada, 27,4 milhões de imóveis tinham sido percorridos pelos mais de 300 mil agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, com apoio dos militares das Forças Armadas, destacados para identificação e eliminação de focos do mosquito.

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (26); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira

Imagem
Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta-feira (26), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Publicidade