sábado, fevereiro 27, 2016

Petrolândia: Projeto Arte na Feira é realizado no Pátio de Eventos do Mercado Público



Fotos: Fátima Belém/Café com Arte e Ilga Carvalho/Artes do Sertão

Atualizado às 18:40

Na manhã de sexta-feira (26), dia da feira livre da cidade, foi realizado no Centro Comercial de Petrolândia, popularmente conhecido como Mercado Público, a edição inicial do projeto Arte na Feira - e não Feirarpe (Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia), como informamos anteriormente. De acordo com Alexandre Sertão, o projeto será realizado duas vezes por mês, com quatro estandes instalados no Pátio de Eventos, e participação de artesãos diferentes a cada edição. O Pátio de Eventos do Centro Comercial é um espaço existente, também, para aproximar a arte e a cultura do povo e "todo artista tem de ir aonde o povo está". A Associação Artes do Sertão, parceira do Blog de Assis Ramalho, marcou presença no primeiro evento, juntamente com Riquezas do Sertão, Artes da Nossa e Beta Artesã. Fátima Belém, da Associação Café com Arte, visitou o local para prestigiar as colegas artesãs.

O projeto Arte na Feira é realizado pela Coordenadoria Municipal da Mulher e pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e as artesãs das associações e grupos que realizam a Feirarpe.

O objetivo principal do novo projeto é gerar renda, incentivar a cultura, contribuir para o fortalecimento do artesanato e, acima de tudo, mostrar a força e a capacidade das mulheres petrolandenses. Assim como no projeto estadual Cultura Livre na Feira, com algumas edições realizadas em Petrolândia pela Secult, o Arte na Feira prevê apresentações culturais, em algumas edições.

O Pátio de Eventos, normalmente usado como depósito e em eventos esporádicos de ações à população, pode ter uma de suas finalidades resgatada com a realização, também, da Feirarpe no local, projeto cultural iniciado em 2010, com a proposta de ser realizado no último final de semana de cada mês, mas que padece de descontinuidade. O novo projeto vai levar ao feirante, ao comerciante e a todos os frequentadores do Mercado Público, a arte e o artesanato produzido em Petrolândia.

Quem sabe, mais à frente, as paredes do Pátio de Eventos possam receber grafites coloridos ou painel com representação da cultura de Petrolândia e, além da Feirarpe, a população seja brindada com exposições de artistas locais, como Clébio Monteiro, do Recanto das Artes, por exemplo, e até oficinas de artesanato e outros temas possam ser realizadas no local.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário