segunda-feira, março 28, 2022

A cor da esperança: mapa da covid totalmente em "verde" nos faz reforçar o viva à ciência



De maneira simbólica, a cor verde significa esperança, saúde e vitalidade. O verde também está associado à renovação. É a cor que, pela primeira vez em 20 meses, toma conta do mapa da covid-19 da Fiocruz, que monitora os indicadores do coronavírus no Brasil. O verde sinaliza um cenário de otimismo diante do atual momento da pandemia, com taxas de ocupação em queda no que se refere a leitos públicos de terapia intensiva (UTI) para adultos com sintomas respiratórios.

Atualmente, com taxas inferiores a 60%, todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal estão fora da zona de alerta para o indicador dos leitos. O boletim da Fiocruz é referente ao período de 6 a 19 de março.

O sentimento de esperança nos faz reforçar o viva à ciência, a todos que têm se dedicado diuturnamente à pesquisa, à assistência, ao tratamento e ao desenvolvimento das vacinas. Por sinal, não há dúvidas de que só temos esse panorama epidemiológico atualmente por causa da imunização contra covid-19. Antes da campanha de vacinação, tínhamos muitas perdas e incertezas. Com a ampliação da cobertura, a realidade começa a mudar. Os dados atuais mostram 82% da população brasileira com a primeira dose, 74% com a vacinação completa e 34% com a dose de reforço. Esta última, sim, ainda precisa de uma maior adesão.

Câmara Municipal de Petrolândia realiza nesta quarta (30/03) a Eleição da Mesa Diretora do Biênio 2023/2024


A Câmara Municipal de Petrolândia publicou nesta segunda-feira (28/03) o Edital de Convocação para o registro de chapas para concorrer à Eleição da Mesa Diretora Biênio 2023/2024. A Casa Legislativa tem 11 vereadores.

A eleição vai ocorrer em sessão extraordinária nesta quarta-feira (30/03), às 10h00. 

Confira o Edital de Convocação abaixo.



Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Mais investimento na qualificação dos profissionais de Saúde


Mais investimento na qualificação dos profissionais de Saúde.

A secretaria municipal de Saúde, com intuito de qualificar e aperfeiçoar os profissionais da Atenção Básica, realizou na tarde da última sexta-feira (25/03), o Treinamento dos sistemas de informações da Atenção Primária: prontuário eletrônico — PEC/ESUS — AB, com foco na qualificação de registros dos imunobiológicos de rotina, registros de atendimentos para validação dos indicadores do Previne Brasil e calendário de envio de dados.

A prefeitura de Petrolândia investe na qualificação profissional tornando os atendimentos de Saúde humanizados.

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Ministro da Educação Milton Ribeiro pede demissão do MEC após escândalo dos pastores; Leia na íntegra a carta



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, será exonerado do cargo em razão do escândalo do “gabinete paralelo” no MEC comandado por dois pastores evangélicos sem cargo oficial no governo.

A decisão foi tomada em reunião entre o ministro e o presidente Jair Bolsonaro na tarde desta segunda-feira (28/3), no Palácio do Planalto, quando Ribeiro entregou carta de demissão ao mandatário do país.

Inicialmente, a expectativa era que Ribeiro apenas se licenciasse do MEC enquanto durassem as investigações sobre o caso. Questões jurídicas, no entanto, impediram a licença.

Atual número 2 do ministério, o secretário-executivo, Victor Godoy Veiga, deve assumir o comando da pasta. Ele é servidor público efetivo oriundo dos quadros da Controladoria-Geral da União (CGU).

A troca no comando do MEC deve ser efetivada até o fim desta semana, quando outros ministros do governo que disputarão as eleições terão de deixar seus cargos, conforme exige a legislação eleitoral.

Leia na íntegra a carta de demissão do ministro da Educação

Copa do Brasil 2022: veja como ficaram os confrontos da terceira fase após sorteio na CBF



Foram conhecidos nesta segunda-feira, em sorteio na sede da CBF, os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Quatro deles serão entre equipes que disputam a Série A. Veja abaixo os confrontos de ida (dias 19, 20 e 21 de abril):

Tombense-MG x Ceará
Fortaleza x Vitória
Bahia x Azuris-PR
Goiás x Bragantino
Fluminense x Vila Nova-GO
Altos-PI x Flamengo
Ceilândia-DF x Botafogo
Atlético-MG x Brasiliense
Remo x Cruzeiro
Coritiba x Santos
Tocantinópolis x Athletico-PR
Palmeiras x Juazeirense-BA
Portuguesa-RJ x Corinthians
CSA-AL x América-MG
Atlético-GO x Cuiabá
Juventude x São Paulo

Doze equipes entraram na Copa do Brasil na terceira fase. Nove delas são as representantes brasileiros na Libertadores: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Palmeiras. Também estreiam Remo, campeão no Norte, Bahia, campeão da Copa do Nordeste, e Botafogo, campeão da Série B.

Os confrontos da terceira fase serão em ida e volta, que serão realizados nas semanas de 20 de abril e 11 maio. Em caso de igualdade, a decisão será por pênaltis. Na Copa do Brasil o gol fora de casa não é critério de desempate.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Governo de Pernambuco libera uso de máscaras em locais abertos a partir desta terça (29); também está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol


A partir desta terça(29.03), não será mais obrigatório a utilização de máscaras em ambientes abertos - Permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes., Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu novas flexibilizações no Plano de Convivência. A partir desta terça-feira (29.03), não será mais obrigatório a utilização de máscaras em ambientes abertos, e está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol. A decisão é baseada nos recentes dados de saúde do Estado, que registraram, no último sábado (26.03), a sétima semana consecutiva de queda nos índices da Covid-19 em Pernambuco. Além dos casos, óbitos e solicitações de vagas em UTI estarem em patamares baixos, o índice de positividade nos exames processados chegou a 0,95%, o menor número desde o início da pandemia.

“Essas importantes medidas só estão sendo possíveis pela atitude de cada pernambucano e cada pernambucana que, desde março de 2020, compreendeu que só chegaríamos ao ponto atual respeitando as recomendações sanitárias e levando a sério a prevenção”, frisou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o governador, permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes. Paulo Câmara reforçou ainda a importância da vacinação na luta contra o novo coronavírus e incentivou a imunização daqueles que ainda não estão com o esquema vacinal completo.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Imprensa do governo de Pernambuco


'Vergonhoso', diz líder da bancada evangélica sobre Bíblia com foto do ministro da Educação


O ministro entregou o cargo ao presidente Bolsonaro e deve sair do governo em breve - FOTO: LUIS FORTES/MEC

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, criticou Milton Ribeiro pelo fato de o Ministério da Educação ter distribuído exemplares da Bíblia com a foto do ministro. "É vergonhoso ver um pastor misturar o sagrado com o profano. Nós evangélicos não aceitamos mistura da igreja com o Estado. Essa atitude é totalmente reprovada, a Igreja é muito maior do que a política", afirmou o deputado ao Estadão.

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, foi mais duro. Diferente do tom que começou a ser adotado por deputados evangélicos, com a sugestão de que Ribeiro deveria se afastar para focar na defesa e depois eventualmente retornar ao cargo, Malafaia criticou as fotos nas Bíblias e disse que o ministro deveria sair do MEC "para nunca mais voltar".

As fotos dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura também apareciam nas Bíblias. Como revelou o Estadão, o caso aconteceu no dia 3 de julho do ano passado, em um evento organizado pelo MEC em Salinópolis (PA), cidade a 220 quilômetros de Belém.

Uma série de reportagens do Estadão revelou que o ministro dividiu o comando do MEC com os dois pastores, que são acusados de cobrar propina de prefeitos em troca de liberar recursos na pasta. O ministro entregou o cargo ao presidente Jair Bolsonaro e deve sair do governo em breve.

Alvo

Graduação em tecnólogo de radiologia na unopar Petrolândia está com inscrições abertas por toda a região do sertão de Itaparica. Confira !



O Curso de Radiologia tem como objetivo formar profissionais com senso crítico, apto a agir eticamente, capacitados e habilitados a executar técnicas radiológicas, radioterápicas e as radioisotópicas. Com o curso de radiologia , os interessados pela área, mais especificamente ao uso de imagens para diagnóstico, podem esperar bons fluídos de um bom preparo, pois a faculdade Unopar Petrolândia está com record de inscrições e em breve divulga o período para iniciar suas aulas letivas.

Muitos que almejam a tão sonhada graduação em radiologia agora pode ingressar na unopar. Essa conquista é devido aqueles que residem em cidades circunvizinha do sertão de itaparica estarem iniciando suas inscrições e pesquisando como fazer o vestibular. Ainda podem informar sua nota do ENEM, transferência de matrícula ou ser portador de diploma, Cada aluno ingressará nessa nova turma que será pioneira na região.

Aos estudiosos, segue algumas disciplinas importantes para a formação: Anatomia das imagens, anatomia e fisiologia humana, biossegurança, dosimetria das radiações, exames radiológicos em contraste, exames radiológicos especiais, física aplicada à radiologia, história da radiologia, legislação em radiologia, mamografia e densitometria óssea, medicina nuclear e radioterapia, orientação profissional, patologia geral e radiológica, primeiros socorros, proteção radiológica, radiologia convencional, radiologia industrial, radiologia odontológica, radiologia veterinária, ressonância magnética, técnicas radiológicas e tomografia computadorizada.

Blog de Assis Ramalho
Por: Fernando Cruz - consultor de marketing

Final do Paulistão: Palmeiras chega a acordo e vai encarar o São Paulo no domingo às 16h no Allianz Parque



O Palmeiras vai jogar a segunda partida da final do Campeonato Paulista no Allianz Parque. Nesta segunda-feira, o clube chegou a um acordo com a WTorre para a realização do confronto contra o São Paulo no local, no próximo domingo, às 16h.

Após reunião na Federação Paulista de Futebol que decidiu a data (quarta-feira, 21h40) e local do primeiro jogo (Morumbi), a presidente Leila Pereira negociou com Luis Davantel, CEO da WTorre, para o Verdão não perder o mando de campo no momento mais decisivo da competição.

A diretoria palmeirense havia cogitado a possibilidade de antecipar do clássico para sábado porque a arena vai receber um show da banda Maroon 5 na próxima terça-feira. Mas não houve acordo com o São Paulo.

Pernambucanos com 65 anos ou mais já podem tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19


Começou, nesta segunda-feira (28), no Estado de Pernambuco, a aplicação da segunda dose de reforço em idosos a partir de 65 anos. Mais de 600 mil (654.654) pessoas já receberam a primeira imunização de reforço em Pernambuco, considerando a faixa etária acima dos 65 anos. A chamada 4ª dose deve ser aplicada passados 4 meses do primeiro reforço.

“O avanço na faixa etária, neste momento, é importantíssimo diante do chamado envelhecimento do sistema imunológico, tendo em vista que a grande maioria da população idosa já contabiliza mais de quatro meses do recebimento da sua dose de reforço. Hoje, o cenário de circulação viral em Pernambuco se constitui de maneira bastante positiva, com taxa média de ocupação de leitos abaixo dos 40% em nossas unidades e taxa de positividade para novos casos girando entre 5 e 6%. Mesmo com esses números, não podemos nos descuidar na proteção dos pernambucanos”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os municípios pernambucanos já podem inserir em suas estratégias locais a vacinação deste público, que de acordo com recomendação técnica do Ministério da Saúde pode ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.
#PraCegoVer #PraTodoMundoVer Foto do braço de um idoso com um curativo, indicando que ele foi vacinado. À frente, o texto: "Pernambucanos com 65 anos ou mais já podem tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19"

Informação: Governo de Pernambuco


Aliados dizem que Milton Ribeiro comunicou licença do cargo a Bolsonaro



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, deve pedir licença do cargo ainda hoje. No seu lugar deve assumir como substituto o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy. Segundo aliados de Ribeiro e de Bolsonaro, foi o próprio ministro da Educação que tomou a iniciativa e informou ao presidente e seu entorno da decisão.

Ribeiro voou de São Paulo para Brasília no sábado e na noite de ontem teve uma conversa com Bolsonaro, na qual debateram a saída temporária do ministro em razão do escândalo no MEC.

Desde a quinta-feira passada um grupo de aliados do presidente tentava convencer Bolsonaro e Ribeiro a aceitar a licença – solução alternativa à demissão, à qual Bolsonaro vinha resistindo.

Na conversa com Ribeiro ontem, o presidente teria se convencido. Segundo os relatos desses aliados, o ministro justificou a saída pela escalada da crise e pela pressão que sua família tem sofrido em consequência da repercussão do caso.

No grupo de aliados que defendem a licença estão o pastor Silas Malafaia, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o ex-senador Magno Malta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Marcos Feliciano e o ministro do Supremo André Mendonça.

Animais de estimação em meio à guerra na Ucrânia; veja FOTOS

  

Uma mulher caminha com dois gatos e um cachorro após cruzar a fronteira da Ucrânia para a Polônia para fugir da invasão russa — Foto: Aleksandra Szmigiel/Reuters

Homicídios são registrados em cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco

Vítima de homicídio em Lajedo — Foto: Portal Agreste Violento/Reprodução

Diversos homicídios foram registrados em cidades do Agreste e Sertão durante o fim de semana.

Em Lajedo, no Agreste, um homem foi assassinado e outro baleado no Sítio Capoeiras, na zona rural, no sábado (26). Wanderson Júlio Ferreira da Silva, de 22 anos, estava em um bar, quando houve um desentendimento e um homem atirou nele. No momento dos disparos, um homem de 40 anos que estava no bar foi vítima de bala perdida, ele foi atingido de raspão, socorrido para o Hospital Maria da Penha e transferido para o Regional do Agreste, em Caruaru.

Em Arcoverde, no Sertão, um mototaxista foi morto a tiros durante uma discussão por causa de uma casa de aluguel. Albert Cristóvão da Silva, de 23 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Cabo da PM da Paraíba é preso após encostar parte íntima em mulher em supermercado no Ceará; vídeo

 

Policial foi preso após encostar parte íntima em mulher dentro de mercantil no Ceará

Um cabo da Polícia Militar da Paraíba foi preso no Ceará por importunação sexual após encostar a parte íntima dele em uma mulher que fazia compras em um mercantil na cidade de Mauriti, no interior do estado. O caso aconteceu na última sexta-feira (25), por volta das 18h, na Rua Henrique Alencar, no Centro da cidade. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram a ação criminosa.

As imagens às quais o g1 teve acesso mostram a vítima e uma outra mulher juntas. Elas observam itens em uma prateleira quando o policial se aproxima. À paisana, o cabo da PM encosta em uma das mulheres, que se assusta com a atitude. Sem se desculpar ou tomar qualquer outra atitude, o policial vai embora do estabelecimento.


Em nota, a Polícia Militar do Ceará disse que uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi informada sobre o caso envolvendo uma jovem de 19 anos, que teria sido vítima de importunação sexual.

Após a denúncia, os agentes realizaram buscas e localizaram o suspeito, que foi preso em frente a uma agência bancária. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo, onde foi autuado com base no artigo 215 - A do código penal.

O policial paraibano não teve o nome divulgado, e o g1 não localizou a defesa do homem que aparece na imagem.

Por g1 CE

Com novo salário, Abel ganha mais que técnicos de Barça, Milan e Borussia


A renovação de contrato de Abel Ferreira dará ao treinador do Palmeiras a maior remuneração da história do futebol brasileiro, uma grana tão alta que é digna dos "professores" que trabalham no primeiro escalão do futebol europeu. 

Com o acordo, anunciado no último sábado, o vencedor das duas últimas edições da Copa Libertadores da América estendeu seu vínculo com o clube paulista até o fim de 2024 e irá receber 6,7 milhões de euros por temporada (R$ 34,9 milhões)..

Poucas equipes no mundo pagam tanto assim para um técnico. Na Inglaterra, o campeonato nacional mais rico e badalado do planeta, só nove clubes remuneram seus comandantes melhor que o Palmeiras. 

O novo salário de Abel é maior do que o de 19 dos 20 times da primeira divisão francesa (só fica atrás do de Mauricio Pochettino, do Paris Saint-Germain) e que o de 17 das 18 equipes da Bundesliga alemã (perde para Julian Nagelsmann, do Bayern de Munique).

Acidente entre carreta, carro, ônibus e van deixa 6 mortos e 12 feridos em Rio Pardo, RS

Acidente de trânsito aconteceu em Rio Pardo — Foto: RBS TV/Divulgação 

Acidente envolveu quatro veículos no RS — Foto: RBS TV/Divulgação

Um acidente envolvendo uma carreta, um ônibus, um micro-ônibus e um carro de passeio deixou seis mortos e mais 12 feridos na BR-290, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. A cidade fica a 147 km da capital, Porto Alegre.

Das seis pessoas que morreram, cinco estavam no ônibus, com placas de Vila Nova do Sul, na Região Central do estado. A sexta era uma passageira do carro, emplacado em Cachoeira do Sul, também no Centro do estado.

Os nomes das vítimas não foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito na altura do km 235 da rodovia está bloqueado nos dois sentidos.

A PRF divulgou que a carreta, com placas de Guaíba, transitava do interior em direção à Região Metropolitana de Porto Alegre e bateu de frente contra o ônibus, que seguia no sentido contrário. Com o choque, a carreta tombou sobre a via e o carro de passeio bateu nela. O motorista do micro-ônibus, por sua vez, conseguiu desviar o veículo para fora da pista.

O caminhão transportava uma carga de toras de madeira, que ficaram espalhadas pela pista.

Todos os feridos, que estavam nos quatro veículos, recebem atendimento médico em hospitais de Cachoeira do Sul e Rio Pardo.



Por G1

Confira manchetes dos principais jornais do país desta segunda-feira 28 de março de 2022

General russo que disse que a guerra na Ucrânia levaria horas é morto em combate



Um sétimo oficial de alta patente russo morreu no campo de batalha na Ucrânia, segundo autoridades ocidentais citadas pelo "Metro". O tenente-general Yakov Rezantsev, de 48 anos, foi morto em um ataque aéreo na cidade de Kherson, no Sul da Ucrânia, que as tropas ucranianas estão prestes a recuperar das forças de Vladimir Putin.

No quarto dia da invasão, Rezantsev disse aos soldados russos que eles alcançariam a vitória em questão de horas, de acordo com comunicações interceptadas compartilhadas pela Ucrânia.

Acredita-se que os oficiais superiores tenham sido colocados cada vez mais perto da linha de frente de combate, pois as tropas russas estão grandes perdas humanas e de equipamentos e uma séria queda no moral. De acordo com analistas, Moscou não esperava uma resistência tão feroz à invasão, iniciada em 24 de fevereiro.

Rezantsev foi morto na base aérea de Chornobaivka, perto de Kherson, que a Rússia estava usando como posto de comando, segundo a mídia ucraniana.

Há vários relatos de combatentes russos se rebelando contra oficiais. Em um dos casos de maior repercussão, soldados teriam passado com um tanque de guerra por cima de um comandante de brigada.

A Rússia diz que perdeu 1.351 combatentes na guerra. O número, dizem a Ucrânia e potências ocidentais, seria bem maior que esse.

Por EXTRA/RJ

Saiba quantos e quem são os secretários que deixarão governo Paulo Câmara para serem candidatos

O deputado estadual licenciado, o secretário de Turismo Rodrigo Novaes é um dos que vão deixar a pasta para concorrer à reeleição, buscando seu quarto mandato na Alepe.“Conversamos com nosso grupo político e definimos o caminho de concorrer a um novo mandato de deputado estadual. Seguiremos, eu e meu grupo político''. 

O fim do prazo da janela partidária e da desincompatibilização de cargos termina no próximo dia 2 de abril. Dos 23 secretários que compõem a estrutura administrativa do Governo do Estado, cerca de cinco titulares devem deixar o comando de suas pastas para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara dos Deputados.

Mesmo com a saída dos auxiliares, a reforma administrativa em substituição aos secretários, não deverá ocorrer de imediato. Isso porque, em paralelo a estas mudanças, o governador Paulo Câmara também está costurando a montagem do restante da chapa liderada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB), que ainda não tem definido quem concorrerá a vice e ao Senado.

Alguns dos nomes já confirmaram publicamente que pretendem deixar o Governo. O secretário de Ciências e Tecnologia, Lucas Ramos, visto como uma liderança importante no Sertão do Estado pelo PSB, irá disputar como deputado federal. Também pelo partido socialista, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, vai concorrer a deputado estadual.