Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 19 de março de 2020

Bancos mantêm atendimento a clientes em agências

Foto: Assis RamalhoBlogAR

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) garantiu hoje (19) que agências bancárias de seus bancos associados permanecem abertas, com atendimento a todos os clientes, embora a prioridade seja para os públicos mais vulneráveis, entre os quais aposentados e pensionistas.

Em comunicado divulgado hoje, a Febraban esclareceu que, cumprindo determinação do Banco Central para enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus, os bancos deverão, “pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas”. De acordo com a entidade, os clientes serão informados das eventuais mudanças pelos canais de comunicação de cada banco. “O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais”, ressaltou o comunicado.

Em atendimento às recomendações das autoridades sanitárias, a Febraban e os bancos lembram que os clientes devem evitar comparecer às agências bancárias, para fugir de aglomerações, e utilizar os serviços e produtos dos bancos via celular e internet. A federação afirmou que no atendimento digital, os clientes encontrarão ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Lembrou também que os canais de atendimento por telefone estão funcionando normalmente.

Nos casos de urgência e necessidade, a Febraban destacou que a rede de autoatendimento, somando 170 mil terminais em todo o país, também se encontra à disposição da população para saques e depósitos. Com o objetivo de proteger os clientes, os bancos dizem que intensificaram a higienização desses terminais, em cumprimento à orientação de “aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias”, diz o comunicado.

A Febraban criou cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos.

Por Agência Brasil

Ministério muda protocolo de atendimento em posto de saúde

Foto: Lúcia Xavier/BlogAR

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira(19) mudanças nos protocolos adotados nos postos de saúde em razão da epidemia do novo coronavírus. As novas regras dizem respeito ao atendimento dos pacientes com sintomas da doença e ao encaminhamento de casos mais graves.

De acordo com o protocolo, pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem aos postos. Quem estiver nessa condição terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto.

Parte do protocolo envolve um sistema de triagem mais rápido (fast track, no termo em inglês), no qual o paciente com sintomas é levado para um local específico e profissionais levantam as informações, mantendo distanciamento adequado. A orientação do ministério é que esses espaços sejam ventilados, de modo a evitar os riscos de contágio.

Os casos com sintomas leves de gripe, sem dificuldades respiratórias ou doenças preexistentes, serão atendidos no próprio posto de saúde. Em cidades com transmissão comunitária, a síndrome gripal será tratada como infecção pelo novo coronavírus e o paciente será encaminhado ao isolamento domiciliar do paciente e dos familiares por 14 dias.

Nas demais regiões, também vale o isolamento, com monitoramento pelos profissionais de saúde a cada 48h. Caso familiares também apresentem sintomas, o que pode ser indicação de infecção, devem utilizar máscaras, inclusive quando forem procurar atendimento na unidade de saúde.

Já os casos mais graves serão encaminhados para hospitais. Isso envolve pessoas com dificuldade de respirar e com doenças cardíacas, respiratórias crônicas, renais ou cromossômicas.
Postos de saúde

Em entrevista coletiva para atualizar a situação da epidemia no país concedida hoje (19), a equipe do Ministério da Saúde voltou a enfatizar que pessoas com sintomas sem complicações não devem sobrecarregar o sistema de saúde.

“Pessoas não devem procurar portas de urgência ou hospitais. O local para ser procurado são os postos de saúde de todo o Brasil”, explicou o secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Erno Herzheim.
Testes

Na entrevista coletiva, os representantes do Ministério da Saúde também argumentaram que, diante da impossibilidade de testar todas as pessoas, os exames serão realizados prioritariamente em situação grave, como em internação. Em diversas cidades vêm havendo reclamações de dificuldade para efetuar o teste.

Por Agência Brasil

“Nossa prioridade é poder ter garantia do teste para casos graves. Ninguém vai ser prejudicado por não fazer o teste. Ele serve para saber quem tem coronavírus e entrar em isolamento. Já estamos recomendando que pessoas com sintomas entrem em isolamento. Os assintomáticos não fariam teste. Não tem como fazer teste agora”, pontuou o secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis.

Paulo Afonso (BA): Lojas serão fechadas e apenas comércios essenciais funcionarão a partir de sábado (21) até 5 de abril


Uma reunião realizada com membros do governo e representantes da Ascopa e CDL, foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira (19), para discutir sobre algumas medidas a serem tomadas com relação ao fechamento de lojas e o funcionamento de comércios essenciais.

A previsão é que o Decreto, assinado pelo prefeito Luiz de Deus com as normativas, saia nesta sexta-feira (20). A partir deste sábado (21) até 5 de abril, as lojas deverão ser fechadas e apenas comércios essenciais ficarão abertos, a exemplo de supermercados e farmácias.

Os secretários de Saúde, Ghiarone Garibalde, de Tutrismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano, as secretárias de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena, de Planejamento, Patrícia Alcântara e o Administrador do BTN, Luiz Humberto, também estiveram presentes.

Por Portal PA4.COM.BR

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa atendimentos para esta sexta-feira (20/03/); Confira e marque sua consulta

A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa atendimento para esta sexta-feira 20 de março de 2020. Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9938-9602

Veja abaixo os profissionais que irão atender nesta sexta-feira (20/03) na Mais Saúde de Tacaratu, e as especialidades médicas

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta sexta (20/03); Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta sexta-feira, 20 de março/2020; confira abaixo!

COVID-19: Prefeitura de Tacaratu adota medidas para prevenir contágio e disseminação do coronavírus


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, cidade localizada no Sertão de Pernambuco, divulgou nesta quinta-feira (19/03) o Decreto Nº 005/19, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19. 

O decreto tem prazo de vigência de 60 dias e, entre outras ações, proíbe concessão de férias aos profissionais de saúde do município, prevê a suspensão de aulas da rede municipal de ensino e autoriza os servidores maiores de 60 anos a trabalharem em regime de home office (trabalho em casa). 

Confira abaixo o decreto. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Tacaratu-PE

COVID-19: Deputado Fabrizio Ferraz solicita remanejamento de Emendas Parlamentares para atender demandas urgentes da Saúde


Em meio à pandemia do novo coronavírus, na manhã desta quinta-feira (19), o deputado estadual Fabrizio Ferraz solicitou a antecipação do prazo para que sejam feitas alterações na Emendas Parlamentares. O objetivo da iniciativa é que os deputado estaduais possam destinar recursos para atender as demandas mais urgentes da Saúde, tendo em vista a pandemia que acometeu todo o mundo e chegou a Pernambuco na última semana. De acordo com Fabrizio Ferraz, a medida permitirá que os valores sejam remanejados e designados para a compra de equipamentos hospitalares.

“ Nós estamos vivendo um momento que pede cautela e ação do Poder Público. O sistema de saúde precisa estar preparado para receber a população e foi pensando nisso que resolvemos remanejar nossas Emendas Parlamentares. Nós iremos destinar recursos para que possamos equipar novos leitos de UTI e adquirir novos respiradores, por exemplo. Agora, todas as ações são de extrema importância. Vamos continuar envidando esforços junto ao Governo do Estado e elaborando novas estratégias de combate ao coronavírus”, disse Fabrizio Ferraz.

Petrolândia: Filial da PIMENTA LANCHES é inaugurada na Av. Auspício Valgueiro de Barros


Foi inaugurada em Petrolândia a filial da lanchonete PIMENTA LANCHES, oferecendo um espaço diferenciado para satisfazer o cliente e deixa-lo bem confortável. O novo empreendimento está localizado na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, próximo a padaria Doce Pão.

Na Lanchonete Pimenta Lanches filial o cliente encontra Hambúrguer. Cachorro quente,Tapioca, sorvetes e uma grande variedade de salgados para fazer a sua festa.

Tudo isso e muito mais com Preços Promocionais.

A Pimenta Lanches funciona todos os dias da semana das 07h às12h, e das 14h às 20h.

Celular - 9.9922-4999

Ver mais fotos abaixo

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres e Cardiologista Dr. Cleobenisson Cruz atendem na MedClinic nesta sexta (20/03); agende sua consulta

Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista)

Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz

A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia), e o Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz vão atender nesta sexta-feira, 20 de março de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MedClinic

Petrolândia: Loja Pisebem firma parceria com a Tecmassa Argamassas e anuncia preços imbatíveis; aproveite!






Para ter progresso é necessário renovação.

A Pisebem se renova mais uma vez, agora com uma grande parceria com a tecmassa.

Apresentamos a argamassa Pisebem, a qualidade da tecmassa com a cara da Pisebem.

Na Pisebem Petrolândia, lançamento significa preço baixo, argamassa Pisebem por apenas R$6,99 à vista.

R$6,99 À VISTA

É não para por aí... Temos cerâmicas a partir de R$ 13,99.

Venha já para a Pisebem Petrolandia e confira nossas ofertas.

Pisebem revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.


Fone: 3851_1191

E aguarde! Vem aí... A nova Pisebem

Pisebem Revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.


A Pisebem tem promoção o ano inteiro para você realizar o projeto de construir ou reformar a sua casa ou ponto comercial usando revestimentos cerâmicos de boa qualidade, com preços que cabem no seu orçamento.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

Pisebem Revestimentos - A loja da sua casa
Em Petrolândia(PE): Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

MPPE recomenda a mais 26 prefeitos elaborar e aplicar Planos de Contingência para o Covid-19


Em continuidade ao trabalho de compelir as gestões municipais a adotar providências para elaborar e aplicar os Planos de Contingência Municipais para a contenção do Covid-19, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a mais 26 prefeitos a criação e efetivação dos planos, com a definição de iniciativas para reduzir o risco de transmissão do Coronavírus e prover informação e atendimento adequados à população local.

Confira as cidades: Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Arcoverde, Serra Talhada, Exu, Serrita, Afogados da Ingazeira, Solidão, Feira Nova, Chã Grande, Itapetim, Brejinho, Itapissuma, Lagoa de Itaenga, Tamandaré, Buíque, Tupanatinga, São Lourenço da Mata, São José do Belmonte, Água Preta, Xexéu, Salgueiro, Águas Belas, Sertânia, Abreu e Lima e Orobó.

As recomendações já estão sendo expedidas em consonância que o que prevê a Recomendação PGJ nº03/2020, por meio da qual o MPPE orientou os promotores de Justiça a mobilizar as administrações municipais para se integrar no esforço de contenção da pandemia do Coronavírus. No dia 18 de março já haviam sido expedidas recomendações para 11 prefeitos, totalizando 37 municípios em que o MPPE já cobrou a medida.

“O grande fato que precisa ser esclarecido é que os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização. Esses casos podem acompanhados pela atenção primária dos municípios, mas para isso é indispensável a qualificação dos profissionais desses serviços seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SES); definição de fluxos de trabalho; distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs); e levantamento da capacidade das redes de atendimento de cada cidade. São esses pontos que devem constar desses planos municipais”, detalhou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde, Édipo Soares.

Os Planos de Contingência Municipais devem conter, no mínimo, os elementos previstos pela SES e um cronograma de implantação das providências. O MPPE também recomendou que as equipes de saúde municipais devem fiscalizar e efetuar a notificação obrigatória dos casos suspeitos do Covid-19, bem como informar quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG1) no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe.

Outra medida recomendada aos prefeitos é dar conhecimento ao público sobre a Ouvidoria do SUS e prover material informativo com orientações sobre as formas de transmissão, sintomas do Covid-19 e quais são as unidades de saúde que devem ser procuradas pelos moradores. Como meio de assegurar que sejam repassadas as informações cientificamente comprovadas e atualizadas, os municípios devem se basear nos informes oficiais da SES, disponíveis no site www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov.

Por fim, os promotores de Justiça das 26 cidades recomendaram que o poder público mantenha estoques estratégicos de EPIs, medicamentos e oxímetros; defina equipes de profissionais para ações de vigilância, como agentes de endemias e agentes comunitários de saúde; e promova capacitação dos profissionais da atenção básica.

Todos os gestores municipais devem comunicar às Promotorias de Justiça locais, em até sete dias, quais providências foram adotadas. A resposta ao MPPE deve conter detalhamento técnico das ações, bem como informar sobre medidas adicionais que tenham sido empregadas pelos municípios.

As recomendações para esses prefeitos foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quinta-feira (19).

Aglomerações – no caso das cidades de Exu, Serrita, Afogados da Ingazeira, Solidão, Itapetim, Brejinho, Tamandaré, São José do Belmonte, Água Preta, Xexéu, Águas Belas, Sertânia, Abreu e Lima e Orobó, os promotores de Justiça também recomendaram aos prefeitos que atuem para dar cumprimento aos Decretos Estaduais nº 48.809/2020 e nº 48.822/2020, que proíbem a aglomeração de pessoas como medida preventiva para conter a disseminação do Coronavírus. Os prefeitos devem adotar todos os meios legais necessários e suficientes para evitar a realização de quaisquer eventos públicos com 50 pessoas ou mais.

A Promotoria de Justiça de Flores também recomendou as mesmas providências descritas acima aos prefeitos de Flores e Calumbi.

Por Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (20/03) a partir das 8 horas; agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (20/03/2020) a partir das 8h00 da manhã. Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Prefeitura de paulo Afonso faz apelo contra disseminação de fake news envolvendo casos de coronavírus no município



Estamos passando por um momento muito difícil no que diz respeito a pandemia do Covid-19. O nosso município tem tomado muitas medidas que têm como foco a prevenção e a proteção da população, porém, a todo instante, nos deparamos com postagens falsas, de cunho pejorativo e que causam muita confusão na sociedade.

Temos uma situação delicada, que requer muitos cuidados e solidariedade, porém muitas pessoas se aproveitam dessa fragilidade para disseminar mentiras, falsas informações e até mesmo boletins médicos inventados, plantando o terrorismo e a maldade.

Diante dessa avalanche de fake news, solicitamos a todos os veículos de comunicação que se atentem a fonte das notícias que chegam pelas redes sociais. Reforçamos que os canais oficiais da Prefeitura de Paulo Afonso são o Diário Oficial do Município, o site institucional, no endereço www.pauloafonso.ba.gov.br; o instagram @prefpauloafonso e o facebook Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.

O que solicitamos aos colegas é a checagem de toda e qualquer informação, nos ajudando a combater os falsos boatos e disseminando os cuidados que devemos ter para o combate ao vírus.

Estamos atentos a tudo. O Covid-19 pede para nos distanciarmos fisicamente, mas juntos em pensamento e ações conseguiremos superar este momento!

Não às fakes news! Não as falsas informações! Vamos dizer SIM a solidariedade e a empatia!

Via PA4.COM.BR

Homem mata companheira e comete suicídio em Santa Brígida-BA


Um homem conhecido como “Veio” de 32 anos cometeu suicídio após discutir e matar sua companheira de pré-nome “Valquíria” na localidade de Riacho Fundo, próximo do povoado Marancó, zona rural de Santa Brígida-BA, fato que aconteceu na madrugada desta quinta-feira 19/03.

De acordo com informações de populares, a arma utilizada pelo mesmo seria uma faca que também teria sido usada para ceifar a sua vida.

Toda a cena teria acontecido na presença do filho da companheira que tem deficiência visual que no momento da discussão estava dormindo e acordou com o barulho, ficando desesperado ao perceber o que tinha ocorrido. Logo após, familiares chegaram e ao se deparar com a cena, retiraram o garoto da residência.

A localidade foi isolada e com a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi realizada a remoção dos corpos para o Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Paulo Afonso-BA.

As informações são de Cícero Costa, do site cidadefmsantabrigida.com.br
Via Portal PA4.COM.BR

Câmara Municipal de Petrolândia suspende sessões, eventos e atendimento ao público para prevenção do COVID-19

Câmara Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Através de Portaria expedida nesta quinta-feira, 19 de março, a Câmara Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, determinou a suspensão de todas as sessões ordinárias, solenes e outras, além do atendimento ao público, até o dia 31 de março. 

O funcionamento dos gabinetes dos vereadores poderá ser mantido, a critério de cada um deles, desde que não haja aglomerações no local. 

Confira abaixo a Portaria, na íntegra.

Portaria Nº 025/2020

A Presidência da Câmara Municipal de Petrolândia, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE:

CONSIDERANDO, a emissão do Decreto nº 1.064/2020, expedido pela Prefeita do Município de Petrolândia, datado em 18 de março de 2020, estabelecendo medidas temporárias no âmbito do território do município de Petrolândia/PE, de prevenção ao contágio pelo CORONAVÍRUS (COVID-19);

CONSIDERANDO que o Ministério de Saúde, por meio da Portaria nº 188, de 03/02/2020, declarou emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência de infestação humana pelo novo CORONAVÍRUS (COVID-19), por entender-se tratar de evento complexo que demanda esforço em todo o Sistema Único de Saúde para identificação de etiologia nessas ocorrências e adoção de medidas proporcionais e restritas aos riscos;

CONSIDERANDO, que as Sessões Ordinárias, Solenes e outros eventos realizados na sede do Poder Legislativo, reúnem e aglomeram pessoas;

CONSIDERANDO, que viabilizar atendimento externo no âmbito dos gabinetes parlamentares corre o risco de aglomeração de pessoas;

CONSIDERANDO, que a situação epidemiológica no estado e no país é dinâmica, e que o quadro pode alterar com o passar dos dias a partir de novas deliberações viabilizadas em consonância com o cenário sanitário nacional, estadual ou municipal;

CONSIDERANDO, que medidas proporcionais às condições de saúde pública estão sendo tomadas gradativamente e em tempo oportuno;

RESOLVE:

Art. 1º. Ficam suspensas todas as sessões ordinárias, solenes e outras, até o dia 31 de março do ano em curso.

Art. 2º. Ficam suspensos os atendimentos ao público neste período, passando a funcionar normalmente a administração e os gabinetes parlamentares apenas para expediente interno, em caráter telepresencial, no horário comercial de 08:00 as 13:00 horas, através de telefone ou e-mail, salvo em casos extremamente excepcionais.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação pelo prazo de 15 (quinze), podendo ser prorrogado por igual período de conformidade com o estado do COVID-19.

Gabinete do Presidente, 19 de Março de 2020.

_________________________________

Joilton Pereira da Silva
Presidente

Publicado no quadro de avisos desta Casa, nesta data, nos termos do art. 69 da Lei Orgânica Municipal. Pta., 18.03.20.

_______________________________

Maria da Saúde Delgado de Sá
Secretária Executiva

COVID-19: Governo de Pernambuco vai fechar shoppings, bares, restaurantes e comércio de praia

Movimentação no comércio do centro do Recife devido a epidemia do Coronavírus. - FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. A determinação, válida a partir do próximo sábado (21) foi anunciada durante um pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB) nesta quinta-feira (19). Até essa quarta-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que 22 pessoas estavam infectadas pela doença em Pernambuco, e 364 casos estão em investigação. Um novo boletim será divulgado ainda nesta quinta-feira.

Segundo o governador de Pernambuco, bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos, segundo determinação do Governo Estadual, para corridas, caminhadas e outras práticas esportivas.

Durante o pronunciamento, Paulo Câmara estava com os olhos marejados e pediu para as pessoas ficarem em casa. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou.

Veja o pronunciamento na íntegra

"Boa tarde amigos e amigas,

quero falar diretamente a cada dos senhores e das senhoras junto com o prefeito Geraldo Júlio, e os secretários de saúde do Estado de Pernambuco, André Longo, e do município do Recife, Jailson Correia. E dizer aos senhores que hoje vamos anunciar novas medidas importantes com o objetivo de minimizarmos o avanço do novo coronavírus no nosso Estado. A experiência tem mostrado que todos os lugares do mundo estão conseguindo inverter a escalada da epidemia, só o fizeram com a diminuição da frequência de pessoas nas ruas. Por isso, estamos anunciando novas medidas que valerão a partir deste sábado, 21 de março, com a determinação de fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. Os bares e restaurantes podem continuar atendendo para entregas, e os parques e praias permanecerão abertos, exclusivamente, para corrida, caminhada e outras práticas esportivas.

A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade. Hoje teremos também a oportunidade, às 17h, durante uma entrevista coletiva online para informar também novas ações que estão sendo realizadas justamente para minimizar os impactos no enfrentamento à covid-19 na vida de todos. Então, estamos nesse momento anunciando medidas restritivas que valerão a partir do próximo sábado e contamos com a colaboração de cada pernambucano e de cada pernambucana para que possamos atravessar esse período difícil com trabalho, com dedicação, mas acima de tudo com unidade de cada um de nós para cumprir as recomendações que são fundamentais para a gente ter uma possibilidade de atravessar esse momento difícil, trazendo condições à população atravessar e salvando vidas que é o objetivo principal de cada um de nós. Muito obrigado."

Por Jornal do Commercio

Petrolândia [COVID-19]: Ato de filiação do pré-candidato a prefeito Gustavo Teles ao MDB é adiado


O ato de filiação do pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Gustavo Teles, marcado para esta sexta-feira (20), em evento no Clube Velho Chico, foi suspenso, em virtude das medidas para contenção da disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

O evento que iria contar com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho, deputado estadual Antônio Coelho, prefeito de Petrolina Miguel Coelho, entre outras lideranças políticas, será realizado em uma outra data, ainda a ser anunciada pela diretório local do MDB.

Em Pernambuco, por determinação de Decreto Estadual, estão proibidos eventos com público superior a 50 (cinquenta) pessoas.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Gustavo Teles

Notícia relacionada
>> Petrolândia: Com apoio de FBC, Gustavo Teles é pré-candidato a prefeito pelo MDB

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Serra Talhada: Hospam transfere para Recife o primeiro caso suspeito de coronavírus no município


Na manhã desta quinta-feira (19) Serra Talhada amanheceu com o choque do aparecimento do primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade. Segundo informações extra-oficiais, uma pessoa teria procurado o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) com sintomas do vírus COVID-19 na última quarta-feira (18).

O Farol de Notícias teve acesso a detalhes exclusivos que confirmou a investigação de um possível caso. Até o momento o paciente se encontra no Hospam, mas aguarda a transferência para Recife, onde passará pelo exame que confirmará ou descartará o coronavírus.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A direção do Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, informa que atendeu um caso de queixa gripal na última quarta-feira (18.03). Nesta quinta (19.03), a pessoa evoluiu para uma síndrome respiratória aguda grave (Srag). Esse quadro pode ser provocado por diversos agentes (vírus, como influenza e covid-19, e bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.

A direção ressalta que tomou todas as medidas de higiene e de segurança durante o atendimento de caso. A pessoa já foi transferida para uma unidade de referência, onde continuará sendo assistida.

Por fim, a direção do Hospam destaca que todas as providências estão sendo tomadas para informar pacientes e profissionais sobre as medidas de higiene e segurança contra a covid-19. A direção também reforça a importância da população evitar o pânico, seguir rotineiramente as orientações das autoridades sanitárias e se manter informada por meios dos órgãos oficiais, como a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e Ministério da Saúde (MS).


Atenciosamente, João Antônio – Diretor Geral do HOSPAM

Mauriciana Pereira – Diretora Técnica do HOSPAM

Por Farol de Notícias

Defensoria Pública de Pernambuco recomenda à Celpe e Compesa para que não cortem a energia e água de clientes inadimplentes


A Defensoria Pública de Pernambuco emitiu uma recomendação à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e à Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) para que não cortem a energia elétrica e a água de clientes inadimplentes. A DPPE destaca que água e energia elétrica são essenciais diante da pandemia do novo coronavírus.

Publicada nesta quarta-feira (18), a portaria destaca que uma das medidas preventivas é o isolamento, o que deverá acarretar no aumento do consumo de energia elétrica e de água.

No texto, a Defensoria Pública também enfatiza a necessidade de eletricidade para o armazenamento de alimentos neste período e da água, já que uma das medidas preventivas é a higienização das mãos com água e sabão.

Na recomendação, a DPPE pede que a Celpe e a Compesa encontrem meios menos gravosos de fazer a cobrança das dívidas. As companhias têm 48 horas para informar seu posicionamento sobre os pedidos.

Defensoria Pública do Estado de Pernambuco

Shopping Serra Talhada vai ser inaugurado no dia 2 de abril


As portas do Shopping Serra Talhada serão abertas oficialmente no dia 2 de abril. A assessoria de comunicação do empreendimento divulgou a data oficial ontem, 18. Inicialmente o centro de compras começaria a funcionar no dia 2 de março, mas, por questões de segurança a abertura precisou ser adiada.

De acordo com a assessoria, foram necessários alguns ajustes para a concessão de licenças junto aos órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos (água e energia). As obras estão dentro do cronograma definido.

A administração do shopping já possui todos os documentos necessários para o início das atividades, possibilitando o pleno funcionamento do estabelecimento comercial, que proporcionará uma nova experiência de lazer e compras aos consumidores do Sertão do Pajeú.

Na abertura funcionarão a praça de alimentação, lojas de segmentos variados, área de lazer e três salas de cinema, porém, o empreendimento não promoverá eventos enquanto durar a pandemia do covid-19.

Por Blog  Alvinho Patriota

Petrolândia [COVID-19]: Diretoria da AVEPE suspende atividades esportivas nos dois próximos domingos


A diretoria da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia - AVEPE, informa a todos os seus sócios que que as atividades esportivas estarão suspensas nos dois próximos domingos, por conta do coronavírus.

A direção espera a compreensão de todos os sócio! Até breve!

Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia - AVEPE

[Eleições/2020 garantida] - Calendário eleitoral não pode ser alterado, diz TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, hoje (19), por unanimidade, confirmar o dia 4 de abril como data limite para a filiação partidária de quem pretende concorrer às eleições municipais deste ano. O tribunal disse não ter o poder de alterar o calendário previsto pela legislação eleitoral.

O adiamento do prazo havia sido requerido pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), na sexta-feira (13), tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o TSE, o calendário das eleições municipais está previsto na Lei das Eleições (9.504/1997) e que a Justiça Eleitoral não tem o poder de alterar as datas, sendo o prazo para filiação partidária “insuscetível de ser afastado” pelo tribunal, disse a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.

O prazo de filiação partidária é o marco mais próximo do calendário eleitoral desde o agravamento da crise provocada pelo Covid-19. Com a decisão desta quinta-feira (19), o TSE indica ao Legislativo que qualquer modificação nas datas eleitorais como um todo, em decorrência da pandemia, depende de aprovação no Congresso.

“Esses prazos não estão à disposição do TSE, eles constam da legislação federal”, reforçou o ministro Luís Roberto Barroso, que assume o comando do TSE em 19 de maio e deve estar à frente da Justiça Eleitoral durante a realização do pleito nos municípios.
Sessões

Também nesta quinta-feira (19), o TSE decidiu que as sessões de julgamento presencial da Corte serão realizadas com o espaçamento de 15 dias, de modo a reduzir o contato entre os ministros. Foi aprovada uma resolução que permite a análise virtual de todos os tipos de processo, de forma semelhante ao estabelecido na quarta-feira (18) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, por sua vez, decidiu prorrogar o cancelamento de todas as sessões presenciais até 17 de abril, e autorizou o trabalho remoto para a grande maioria dos servidores.

No Tribunal Superior do Trabalho (TST), as sessões presenciais estão suspensas até 31 de março.

Por Agência Brasil

Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago hoje


Os últimos beneficiários do calendário 2019/2020 dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem o abono salarial a partir de hoje (19). O prazo máximo para sacar os recursos é 30 de junho de 2020.

Quem é cliente da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil recebeu os recursos por meio de crédito automático no último 17.

O pagamento do PIS para trabalhadores da iniciativa privada é feito pela Caixa, e do Pasep, para servidores públicos, pelo Banco do Brasil.

O último lote do atual calendário foi liberado para os trabalhadores nascidos em maio e junho, no caso do PIS.

Para os servidores, o pagamento foi liberado para aqueles com inscrição final 8 e 9.

Os valores variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.

Os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho de 2019, com os nascidos naquele mês.

A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores, em todo o calendário do PIS/Pasep.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais cancela eleição por causa do coronavírus




O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, por meio da Comissão Eleitoral informa que a eleição Sindical do STR/Petrolândia, que seria realizada neste próximo sábado (21) foi suspensa por tempo indeterminado com base do Decreto Municipal 1.064/2020 pelo período de vigência, todos eventos públicos e privados de qualquer natureza, com público superior de 50 pessoas,estarão estão suspensos.
Para maiores informações, procurar a Comissão Eleitoral na sede do Sindicato Rural.

A diretoria agradece a compreensão de todos.

Dr. João Lopes e o Grupo Cupim declaram apoio a Elizinho, em Carnaubeira da Penha


Neste último domingo dia (15), várias lideranças políticas de Carnaubeira da Penha reuniram-se com o médico Dr. João Lopes, em sua residência, para definirem a posição do partido Cupim nas eleições deste ano.

Com as presenças do ex-prefeito Dr. Neto, do ex-vice prefeito Dr. Segundo, do presidente da Câmara Gean, do vereador Edivaldo, de ex-vereadores e de outras lideranças e pré candidatos, Dr. João, líder do partido e deputado mais votado na cidade nas duas últimas campanhas, declarou apoio à pré candidatura de Elizinho para prefeito da cidade.

Com a definição do médico, dois grandes grupos políticos de Carnaubeira consolidam uma união histórica na política local.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Brasil tem 5 mortes e mais de 530 infectados: veja números por estado divulgados nesta quinta-feira (19)


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 11h05 desta quinta-feira (19), 533 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal.

A primeira morte do Rio de Janeiro foi confirmada nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. No balanço das secretarias de Saúde não está contabilizado o idoso morto em Niterói (RJ) que teve exame positivo para coronavírus. O município ainda aguarda contraprova do caso.

Em São Paulo, foram registradas quatro mortes até quarta-feira (17) pelo governo estadual.

Nesta quinta-feira, a secretaria de Saúde de Alagoas atualizou o número de 1 para 4 casos.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados.

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
EstadoSecretarias da saúdeMinistério da Saúde
AC30
AL41
AP00
AM21
BA273
CE209
DF3626
ES119
GO128
MA00
MT00
MS77
MG1915
PA10
PB10
PR1413
PE2216
PI00
RJ6445
RN11
RS2819
RO00
RR00
SC1410
SP240240
SE65
TO10
Total533428
Fonte: Secretarias estaduais da Saúde e Ministério da Saúde