quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Governo de Pernambuco recebe Ministro da Integração para debater o Plano Nacional de Segurança Hídrica


O Governo do Estado recebeu nesta quarta-feira (3), o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira e o Superintendente da Agência Nacional de Águas (ANA), Sérgio Ayre Morais para definição das principais intervenções em Pernambuco referentes ao Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH). A reunião foi realizada na Secretaria de Infraestrutura, com os secretários de Agricultura e Infraestrutura, Aldo Santos e João Bosco de Almeida.

O encontro teve como objetivo estabelecer a parceria entre o Ministério, o Governo Estadual e demais instituições envolvidas, integrados desde a fase da coleta de dados, até a etapa de identificação, seleção e consolidação das intervenções. As informações coletadas serão sistematizadas pelo MI, ANA, Consórcio Nippon KOI/SE (contratado para apoiar a execução do PNSH).

Embaixadora da Noruega visitou o Sertão do Pajeú no último final de semana


A Embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, visitou o Sertão do Pajeú no último final de semana. O objetivo foi conhecer de perto as ações da Diaconia na região. A comitiva contou ainda com as presenças dos Senhores Arne Dale, interlocutor de programas e projetos da AIN (Ajuda das Igrejas da Noruega) e Kjell Nordstokke, Teólogo Luterano que Preside a AIN. O Pastor Armindo Klumb, Diretor Executivo Geral da Diaconia e o Coordenador político-pedagógico da organização, Marcelino Lima, acompanharam as visitas.

Em Afogados da Ingazeira, a comitiva foi recepcionada pelos Prefeitos José Patriota, de Afogados, e Sebastião Dias, de Tabira, além de Adilson Viana, Afonso Cavalcanti e Ita Porto, membros da Diaconia no Pajeú.

A Embaixadora visitou diversas experiências produtivas coordenadas pela Diaconia que contam com o apoio da sociedade Norueguesa. No sábado, a comitiva visitou a experiência de biodigestores implantada na comunidade Poço do Moleque, mais especificamente na propriedade do casal José João (Déda) e Genedita. Os biodigestores transformam em gás (energia) os dejetos produzidos pela família. A Embaixadora Aud Marit Wiig visitou ainda as feiras orgânicas de Afogados e Tabira, além das experiências da Associação Agroecológica do Pajeú, no Sítio Retiro, em São José do Egito.

Floresta: Moradores reclamam de poeira de cimento em avenida e animais soltos nas ruas

Cimento espalhado na rua José Rodrigues de Moraes, em Floresta 
Animais transitam livremente pelas ruas de Floresta

Moradores da rua Major José Rodrigues de Moraes, em Floresta, reclamam que há 4 dias um caminhão com material de construção derrama resíduos naquela via pública e não é feita a limpeza do local. Segundo leitor deste Blog, a poeira de cimento incomoda os moradores daquela rua, com riscos à sua saúde.

Os moradores da cidade sertaneja também chamam a atenção do Poder Público para a quantidade de animais soltos nas ruas e avenidas de Floresta. 

Envie também sua denúncia para WhatsApp do Blog de Assis Ramalho: (87) 9955-1186 e (87) 9628-5351.

Secretário de Agricultura participa da abertura do VII Seminário de Extensão Rural em Pernambuco


Na noite desta terça-feira (2), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos participou da solenidade de abertura do VII Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, no município de Gravatá. O encontro deste ano teve como tema “Agricultura Familiar: cuidando da terra para alimentar o mundo”, visto que 2014 foi considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Seminário segue até a próxima quinta-feira (5).

Durante o evento, o trabalho realizado pelos extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e dos agricultores e agricultoras familiares foi ressaltado. “O extensionista, aliado a agricultura familiar, promove um trabalho fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado. Ele desenvolve processos educativos que fomentam a construção da consciência crítica das famílias rurais”, disse Aldo Santos.

Para o secretário de Agricultura, é importante haver momentos de integração entre sociedade civil, governo, parceiros, extensionistas e agricultores. “Através do diálogo feito em ações como esta, aumentamos nossa visão enquanto Estado e nos fortalecemos cada vez mais. É essencial promover o desenvolvimento do Litoral ao Sertão pernambucano”, afirmou. Santos ressaltou ainda os avanços significativos obtidos nos últimos 8 anos. “Através de programas de integração como o Chapéu de Palha e o Mãe Coruja, pudemos enxergar a mudança na qualidade de vida das pessoas. Além disso, estabelecemos políticas públicas de estado importantes como a Lei de Convivência com o Semiárido”, avaliou.

Petrolândia: PSF Dr. Hermínio promove ação de conscientização sobre a Aids na cadeia pública do município

 

A equipe do PSF Dr. Hermínio Ferreira Neto, localizado na Quadra 14 de Petrolândia, realizou nesta terça-feira (02), ação de saúde na Cadeia Pública do município sobre o Dia Mundial Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro. 

O enfermeiro Jardel Lisboa fez palestra sobre a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) aos detentos, conscientizando sobre as formas de transmissão, sintomas e tratamento. 

Na oportunidade, foram entregues materiais educativos, preservativos e outros itens de cuidados preventivos para a prática do sexo seguro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Enfermeiro Jardel Lisboa
Fotos: PSF Dr. Hermínio Ferreira Neto/Divulgação

R7 destaca trajetória de Celso Pereira, pankararu professor de squash em academia de SP

Celso Pereira: da lanchonete da academia à quadra de squash

Em reportagem no quadro Recordistas do programa Esporte Fantástico, a TV Record mostrou a história de Celso Pereira, índio da etnia Pankararu. 
Há 20 anos, Celso deixou Pernambuco para tentar a sorte em São Paulo. Começou trabalhando na lanchonete de uma academia de squash e passou a se interessar pelo esporte. Hoje, ele é professor do esporte com muito orgulho!

Maracatu e Cavalo Marinho recebem título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil


Manifestações culturais, o maracatu nação, o maracatu baque solto e o cavalo marinho receberam, hoje (3), o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O título foi concedido em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. O reconhecimento amplia a visibilidade pública sobre o bem imaterial e assegura maior apoio.

O maracatu nação é uma forma de expressão que apresenta um conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai às ruas para desfiles e apresentações durante o carnaval. Os grupos são compostos majoritariamente por negros e negras e se apresentam na periferia da região metropolitana do Recife. É entendido como uma forma de expressão que congrega relações comunitárias, compartilhamento de práticas, memória e vínculos com o sagrado.

O maracatu baque solto ocorre durante as comemorações do carnaval e da Páscoa. É composto por dança, música, poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata (faixa litorânea da Região Nordeste que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe) e também tem apresentações no Recife. Diferente do maracatu nação, o baque solto é um resultado da fusão de manifestações populares, como cambindas, bumba-meu-boi, cavalo marinho e coroação dos reis negros.

Prefeitura de Serra Talhada demite 120 servidores


O final do ano não será nada animador para 120 servidores contratados que prestavam serviço à Secretaria Municipal de Educação, desde o ano passado. Semana passada a prefeitura decidiu demitir auxiliares de serviços gerais e merendeiras, e como medida de economia, as creches só irão funcionar até a próxima sexta-feira (5).

A medida, segundo o secretário de Educação, Edmar Júnior, foi para não ultrapassar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o secretário, as demissões em massa não irão comprometer o calendário das escolas.

“Não iremos comprometer os 200 dias letivos como demanda a legislação. Apenas o atendimento nas creches serão suspensos na sexta-feira, mas as escolas continuam funcionando, mesmo com as demissões. Até o dia 19 de dezembro vamos trabalhar com os servidores efetivos. Esta medida (as demissões) foi necessária por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”, confirmou Edmar Júnior

Na opinião de alguns professores que trabalham na zona rural, a medida extrema é para gerar mesmo economia aos cofres da prefeitura. Inclusive, para não ter que pagar quilometragem aos motoristas que trafegam nos distritos.

Farol de Notícias

Incêndio em faculdade deixa um morto em São Paulo

 
 
A vítima encontrada inconsciente por bombeiros em um prédio incendiado no Centro de São Paulo morreu no final da tarde desta quarta-feira (3) depois de dar entrada com parada cardiorrespiratória na Santa Casa de São Paulo, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.

O incêndio atingiu no início da tarde dois andares do prédio da faculdade Uniesp, localizado na Rua Conselheiro Crispiano, na República. Os bombeiros confirmaram que a vítima era funcionária da faculdade e que foi encontrada no 14º andar da edificação. O fogo, segundo os bombeiros, atingiu os 12º e 13º andares.

A sala de imprensa dos bombeiros confirmou ainda que a brigada do prédio conteve dois princípios de incêndios na edificação nesta manhã. Além disso, o prédio possui projeto técnico, mas sem o laudo de vistoria aprovado pelos bombeiros, de acordo com a corporação.

A assessoria de imprensa da Uniesp informou que o prédio foi esvaziado assim que o incêndio começou. Havia apenas funcionários no prédio, porque as aulas acontecem nos períodos diurno e noturno.

Inajá: Associação PROVIDA lança cartilha "Drogas - Como Evitá-las" nesta sexta, dia 05

I Fórum pela Paz em Inajá realiza pela PROVIDA em julho passado (Fotos: Diocese de Floresta)
 Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel no I Fórum pela Paz em Inajá

Nesta sexta-feira, 05 de dezembro, a Associação PROVIDA realiza o lançamento da Cartilha "Drogas - Como Evitá-las" no município de Inajá, no Sertão de Pernambuco. O evento acontece no Auditório da Escola Estadual Antônio Guilherme Dias, no centro da cidade, com início às 19h00.

Criada em 2014, a Associação PROVIDA busca promover a inclusão social de forma diferente, por meio de atividades que complementem a rotina das famílias, em especial, a juventude, através de projetos sociais, palestras e oficinas como espaços voltados para o desenvolvimento social. A instituição conta com a colaboração voluntária de profissionais qualificados: advogado, agente social, assistente social, educadores sociais, psicólogo, psicopedagogo, técnicos agrícolas, pedagogos, religiosos, jornalista, enfermeiros, professores, historiadores e músicos.

A entidade organizou, em julho deste ano, o I Fórum pela Paz em Inajá e participou da Caminha pela Paz, na cidade de Belém de São Francisco. Sua atuação é desenvolvida por meio de palestras em escolas, empresas, sindicatos, igrejas e associações, com as quais firma parcerias.

Manifesto pelo Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos


Povo Brasileiro,

Neste dia 3 de dezembro, saímos às ruas em todo o país para denunciar o modelo da morte que domina a agricultura brasileira: o agronegócio.

Há exatos 30 anos, explodia a fábrica de agrotóxicos da Caribe Union, atual Dow Chemical, na cidade de Bhopal, Índia. Na tragédia, mais de 16.000 pessoas morreram, e pelo menos 560.000 foram gravemente intoxicadas.

Bhopal não foi um acidente. Assim como também não foi um acidente a chuva de venenos na escola de Rio de Verde (GO), e tantas outras tragédias anunciadas pela ganância daqueles que afirmam que a comida que nos alimenta só pode ser produzida com muito veneno. Eles lucram muito com isso.

Em 2013, o mercado de agrotóxicos rendeu US$11,5 bilhões. O lucro se concentra em 6 grandes empresas transnacionais: Monsanto, Basf, Syngenta, Dupont, Bayer (fabricante do gás letal usado pelos nazistas) e a Dow, que até hoje não reconhece sua responsabilidade sobre Bhopal.

Ano após ano, o Brasil bate recordes de consumo de agrotóxicos e sementes transgênicas. A população brasileira está sendo envenenada. Nas águas, no solo, nos alimentos, em pequenas doses diárias, ou em chuvas de veneno, temos contato com substâncias que causam câncer, levam ao suicídio, e provocam abortos espontâneos, entre outros vários efeitos.

Petrolândia: Procura-se uma cadelinha desaparecida de sua residência ao lado da Igreja Matriz

Mel desapareceu de sua residência ao lado da Igreja Matriz

Procura-se uma cadelinha (fotos acima) que desapareceu em residência ao lado da Igreja Matriz, no centro de Petrolândia. Andressa, dona do animal, informa que a cadela estava presa com uma corrente e se soltou. Ainda segunda Andressa, ela é muito mansa e se aproxima de qualquer pessoa sem nenhum problema. O nome dela é Mel.

Quem encontrou ou encontrar, favor entra em contato com Andressa pelo celular 9911-1967.

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.
Celular (87) 9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 99551186

Gerente de banco é sequestrado com enteada de 16 anos no interior de PE

Às 20h, a enteada de 16 anos chegou ao imóvel e também foi rendida. Depois da meia-noite, os criminosos resolveram levar a menina para forçar o bancário a efetuar um saque de R$ 1 milhão.

O gerente administrativo da agência do Banco do Brasil da cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte pernambucana, foi sequestrado junto com a enteada de 16 anos na noite de terça-feira (2). Eles foram feitos reféns dentro da própria residência, entre as 18h30 e a meia-noite. Na madrugada desta quarta (3), o bancário foi liberado para fazer um saque e pagar o resgate da menina. Ela foi liberada por volta das 9h da manhã nas margens da BR-232, em Moreno, mesmo sem o pagamento do resgate.

Segundo a Polícia Civil, o bancário foi abordado por dois homens quando chegava sozinho em casa, no Bairro do Cajá, centro de Carpina, por volta das 18h30. Os criminosos pediram que ele abrisse o cofre da agência em que trabalha, mas, como ele não pôde atender ao pedido, foi feito refém. Às 20h, a enteada de 16 anos chegou ao imóvel e também foi rendida. Depois da meia-noite, os criminosos resolveram levar a menina para forçar o bancário a efetuar um saque de R$ 1 milhão.

Sargento e cabos da PM são baleados em troca de tiros durante assalto a casa de filho de prefeito em PE


Três policiais militares foram atingidos por tiros durante uma perseguição na manhã desta quarta-feira (3), na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos cinco homens assaltaram a casa do filho do prefeito de Catende. Após o crime, os assaltantes fugiram e a polícia os perseguiu.

O soldado Tadeu Silva - que estava na viatura e não foi atingido - relatou a ocorrência ao G1. "No Distrito de Batateiras, em Belém de Maria, iniciou-se uma troca de tiros e os policiais foram atingidos. Conseguimos prender um dos suspeitos. Uma viatura de apoio levou ele para a delegacia e, em seguida, nós fomos para o Hospital Regional do Agreste (HRA)", diz.

O soldado informou também que um dos cabos foi atingido de raspão na cabeça por uma munição de grosso calibre, passou por cirurgia e está bem. "Outro cabo levou um tiro próximo ao ombro. A bala transfixou e atingiu a cabeça. Já o sargento levou um tiro de raspão na cabeça e outro tiro na perna. Todos estão bem", explica. O efetivo é lotado no 10º BPM.

Ministro da Agricultura nega envolvimento dele e de irmãos em grilagem

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, pediu hoje (3) a parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados que enviem uma comissão a Mato Grosso para verificar as condições dos assentamentos, bem como as denúncias de venda ilegal de lotes da reforma agrária.

Geller disse, várias vezes, que não está sendo investigado e pediu que a Polícia Federal também fosse convocada pelos parlamentares. O ministro declarou acreditar na inocência dos irmãos, Milton e Odair, presos preventivamente na sexta-feira (28) por suposta participação no esquema de fraudes na concessão de lotes de terras públicas destinadas à reforma agrária. Alguns parlamentares saíram em defesa de Neri Geller e manifestaram solidariedade.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (27) a Operação Terra Prometida, para desarticular o esquema de fraudes. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 1 bilhão. De acordo com a PF, a operação foi possível graças à participação de servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), funcionários municipais e representantes de entidades de classe.

Agência Brasil com informações da Agência Câmara

Tacaratu: Prefeitura inicia recapeamento asfáltico em diversas ruas de Tacaratu e Caraibeiras


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou no dia 24 do mês passado o recapeamento asfáltico na rua Cavalcante Nozinho, obra que se expandirá a outras ruas do município.

A ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito José Gerson da Silva, que vem trabalhando em prol de melhorias para os munícipes.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Frases do dia 03/12/2014: Coletânea IHU Online


Baixaria virtual

"Um grupo de mulheres lançou um blog na internet só de denúncias contra Idelber Avelar, brasileiro, professor de Literatura de uma universidade de Nova Orleans, nos EUA. As mulheres, todas casadas, acusam Avelar de assédio sexual. As denúncias dão conta de que, em uma conversa pelo Facebook, ele mandou foto do seu pênis e dizia coisas do tipo: “Sabia que tinha deixado você no cio” - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 02-12-2014.

Segue...

"Avelar procurou um escritório de advocacia em São Paulo para tomar “as medidas cabíveis em âmbito judicial e extrajudicial”. A defesa do professor diz que não houve assédio: “Todas as conversações foram consensuais" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 02-12-2014.

Afogados da Ingazeira vai ganhar centro de reabilitação física, auditiva e visual


O anúncio foi feito ontem (02) pelo Secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim, durante a terceira audiência pública de saúde, ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores, na qual compareceram profissionais de saúde, os vereadores Augusto Martins, Luiz Bizorão, Antonieta Guimarães, Reinaldo Lima, José Carlos e Raimundo Lima, além da população em geral.

Segundo o Secretário, o Projeto encaminhado pela Prefeitura de Afogados já foi aprovado pelo Ministério da Saúde. A nova unidade vai atuar na reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva e visual. “O censo do IBGE de 2010 mostrou que 38% da população de Afogados tem algum desses três tipos de limitação. Por isso achamos fundamental encaminhar um projeto para construção de um centro de saúde que possa atender adequadamente a essas pessoas,”declarou Artur Amorim.

O processo licitatório será finalizado até o final de Dezembro. O custo da obra está estimado em R$ 3.750.000,00. Quando concluído, o Centro de Reabilitação minimizará o sofrimento de quem tem que ir ao Recife, periodicamente, fazer tratamento em entidades como a AACD.

Complexo de Suape: 36 anos de uma triste história, artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

A ideia de construir um porto que impulsionasse o crescimento econômico de Pernambuco já tem mais de cinquenta anos. Foi durante a década de 1960, durante o governo de Nilo Coelho (1967-1971), que se iniciaram as primeiras sondagens para a viabilização desse projeto.

No governo de Eraldo Gueiros, em 1974, foi lançada a Pedra Fundamental do Porto de Suape. No entanto, apenas em 1978, já durante o governo de Moura Cavalcanti (1975-1979), através da Lei no 7.763/78, foi criada a empresa Suape Complexo Industrial e Portuário (CIPS), para administrar o distrito industrial, o desenvolvimento das obras e a implantação e exploração das atividades portuárias. Portanto, em novembro de 2014, o CIPS completou 36 anos de uma triste história.

Não houve nenhuma comemoração ou lembrança específica desta data por parte do governo do Estado, cuja empresa pública de economia mista gerencia o Complexo de Suape, exceto por um informe publicitário ufanista em um dos jornais pernambucanos, enaltecendo as realizações e fazendo autoelogios, destacando os aspectos econômicos e o numero e diversidade de empresas que se agregaram à sua área industrial-portuária.

Com certeza este não é momento de se festejar. Por uma única razão, o empreendimento que foi mostrado como redentor da economia pernambucana, “a jóia da coroa”, também chamado de “Eldorado”, está hoje presente nas páginas policiais da mídia nacional, pela corrupção comprovada na construção da Refinaria do Nordeste (RNEST), e pelos desdobramentos dos conflitos sociais e trabalhistas gerados com a desmobilização de mais de 40.000 trabalhadores, entre 2014 e 2016.

Na Alepe, relator é favorável ao Projeto de Lei das mídias alternativas


Projeto de Lei das Mídias Alternativas não entrou na pauta da CCJ dessa terça-feira (2) e poderá ser apreciado no dia 9 de dezembro. Relator, Deputado Silvio Costa Filho adiantou parecer pela aprovação. O PL depende agora de Raquel Lyra.

Esperado para ser apreciado nesta terça (2/12), o Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 2164/2014 de autoria do Dep. Ricardo Costa (PMDB), por iniciativa da AblogPE, não entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Contudo, os representantes da AblogPE destacaram a importância da proposta à presidente da CCJ, deputada Raquel Lyra (PSB), para que o PL seja incluso na próxima pauta da sessão da terça-feira (9), às 10h.

Enquanto os blogueiros aguardam decisão da Comissão da Alepe, o relator do Projeto Silvio Costa Filho (PTB) já adiantou parecer favorável à Blogosfera. “Eu quero parabenizar à todos que fazem as mídias sociais de Pernambuco, a todos os blogueiros, a todos que fazem a TV via internet, que hoje é um importante instrumento para a sociedade pernambucana e brasileira. Eu que conheço o Estado, ando na Região Metropolitana do Recife, percebo a força social que todos vocês representam em Pernambuco. Por isso, nós estamos trabalhando pela aprovação deste projeto, tentar ter a unanimidade na Comissão de Justiça e que o próximo governador possa valer essa lei que será importante para a comunicação pernambucana”, destacou.

O PL destina valor não inferior a 5% da verba publicitária anual dos três Poderes de Pernambuco para as mídias alternativas, do Cais ao Sertão. Agora, cabe à Presidente da Comissão Raquel Lyra, incluir essa pauta na próxima sessão.

Depoimento do Dep. Silvio Costa Filho>https://www.youtube.com/watch?v=TgUy1Zg4bac

Fonte: AblogPE

Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Sessão Ordinária nesta quarta-feira (03)

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia: Carlinhos, Fabiano e Juarez Patriota (Foto: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia convida os cidadãos petrolandenses a se fazerem presentes à Sessão Ordinária da Casa Aureliano de Menezes, que será realizada nesta quarta-feira, 03 de dezembro, às 19h00, para tratar diversos assuntos de interesse da comunidade.

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Operação da Polícia Federal prende policiais no Estado de Sergipe

Movimentação é intensa na sede da Polícia Federal em Aracaju (Foto: Marina Fontenele/G1)

A Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Poço Vermelho’, fazendo uma alusão ao município de Poço Verde, local onde ocorreu um grande número de execuções com extrema violência. Com objetivo de desarticular o grupo de extermínio que atuava em Sergipe e Bahia estão sendo cumpridos 24 mandados judiciais, sendo seis de prisões preventivas, 15 de conduções coercitivas e três mandados de busca e apreensão.

Quatro pessoas entre policiais civis e militares já foram presas. Estão participando da ação 120 agentes federais que cumprem a operação em Poço Verde, Simão Dias, Boquim, Lagarto e Aracaju. Além da cidade de Cícero Dantas e Heliópolis na Bahia.

A operação tem relação com a morte do ex-presidiário José Augusto Aureliano Batista que foi morto em outubro desse ano.

Getúlio Sobral, advogado da família de José Augusto, está acompanhando a operação. “A operação está sendo presidida pela Polícia Federal de Brasília. Recebi informação que outras pessoas foram presas em outro estado também”, disse.

Polícia prende 18 suspeitos de tráfico e homicídios na Zona Oeste do Recife

Segundo o diretor de Polícia especializada do DHPP, Joselito Amaral, as facções eram ligadas ao narcotráfico, mas costumavam matar os concorrentes para manter o domínio do tráfico de drogas

A Polícia Civil desarticulou duas facções criminosas ligadas ao narcotráfico e à prática de homicídios que agiam na Zona Oeste do Recife, nesta quarta-feira (3). No início da manhã, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou uma operação para prender 18 integrantes das organizações. Às 8h, todos os mandados de prisão já haviam sido cumpridos.

Segundo o diretor de Polícia especializada do DHPP, Joselito Amaral, as facções eram ligadas ao narcotráfico, mas costumavam matar os concorrentes para manter o domínio do tráfico de drogas. Por isso, os presos vão responder por homicídio e tráfico de drogas. “Os assassinatos são uma marca dessas facções na rivalidade pelo território vinculado ao tráfico. Mais de dez homicídios estão relacionados aos integrantes dos grupos desarticulados”, afirma Amaral.

Ainda segundo o diretor de polícia, os grupos agiam em vários bairros da Zona Oeste. Entre eles, Torrões, Roda de Fogo, Mangueira, Mustardinha, Areias e Bongi. Por isso, a operação foi batizada de Vendaval. “Como a polícia fechou o cerco em torno dessas organizações criminosas, acreditamos que haverá uma queda substancial no registro dessas ocorrências na Zona Oeste e no seu entorno”, torce.

A partir de hoje é proibido fumar em ambientes fechados públicos e privados; Lei vale em todo o país


A partir desta quarta-feira (3), passa a valer em todo o país a chamada Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados. A estimativa é que as novas regras influenciem os hábitos de 11% da população brasileira, composta por fumantes.

Aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo. Em caso de desrespeito à norma, os estabelecimentos comerciais podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

Entre os frequentadores de bares e restaurantes, a lei não é unanimidade. A estudante Fábia Oliveira, 18 anos, disse ser a favor de leis mais rigorosas contra quem fuma em ambientes fechados. “É um desrespeito com quem não gosta de cigarro. A pessoa que fuma prejudica todos que estão à sua volta. Você acaba se prejudicando, contra a sua vontade, pela escolha dos outros. Ninguém é obrigado a sentir o cheiro de cigarro”, acrescentou.

Compesa anuncia nível baixo da barragem que abastece as cidades da Região Norte da Região Metropolitana do Recife


A Compesa divulga, na manhã desta quarta-feira (03), o nível preocupante da Barragem de Botafogo, que abastece as cidades da Região Norte da Região Metropolitana do Recife. A companhia adiantou que a capacidade baixa vai motivar um esquema de abastecimento para a área.

A entrevista coletiva será conecida pelo diretor da Diretoria Regional Metropolitana (DRM), Rômulo Aurélio Souza, na sala da diretoria, na Rua da Aurora, no Recife.

Em abril deste ano, as chuvas intensas no litoral e zona da Mata ajudaram a recuperar o nível das barragens que abastecem a Região Metropolitana do Recife (RMR). Para se ter idéia, somente Pirapama, principal manancial que atende a RMR, ficou com um volume acumulado que corresponde a quase 90% de sua capacidade, situação bem diferente da registrada em 2013, quando foi preciso retomar o racionamento por um breve período por conta da baixa no reservatório.

Em março de 2013, moradores da área plana do Recife que, desde 2010, estavam habituados a ter água todos os dias na torneira tiveram que conviver por três meses com um rodízio no abastecimento, de 20 horas com água e 28 horas sem.

Entre abril de 2013 e abril de 2014, as barragens que mais acumularam água foram Sicupema (aumento de 67,9%), Duas Unas (62,65%) e Pirapama (59,56%).

Diário de Pernambuco

Corrupção na Petrobras envolve 'dezenas de políticos', diz ex-diretor de Abastecimento da Petrobras


O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos presos da Operação Lava Jato, se disse nesta terça-feira (2) "arrependido", mas afirmou que não responderia a perguntas durante a sessão de acareação promovida pela CPI mista da Petrobras entre ele e o ex-diretor da área Internacional da empresa Nestor Cerveró. Aos questionamentos dos parlamentares, ele se limitou a afirmar, repetidamente, que tudo o que tinha a dizer estava detalhado nos depoimentos que deu por meio de delação premiada à Justiça Federal, sem revelar o conteúdo.

Mesmo assim, na última pergunta dirigida a ele, após mais de três horas de sessão, Paulo Roberto Costa afirmou que há "dezenas" de políticos envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras. Em resposta ao deputado Enio Bacci (PDT-RS), que indagou quantos políticos estariam envolvidos, o ex-diretor afirmou: "O senhor não pode me deixar numa situação aqui meio constrangedora, mas, algumas dezenas."

O objetivo da acareação entre Costa e Cerveró era esclarecer pontos divergentes entre os depoimentos dos dois ex-diretores da Petrobras dados anteriormente à CPI. Ambos são suspeitos de envolvimento em esquema de desvio de dinheiro da estatal investigado pela Polícia Federal. Costa fez acordo de delação premiada com a PF e o Ministério Público para coloborar com as investigações em troca de benefícios, como a prisão domiciliar. Cerveró disse desconhecer a existência do suposto esquema.

G1

Paulo Afonso: Duda organiza o 2ª encontro para confraternização de ex-atletas no dia 27 deste mês

Assis Ramalho recebe de Duda camisa do encontro de confraternização a ser realizado em Paulo Afonso no dia 27 deste mês

Será realizada em Paulo Afonso(BA) no dia 27 deste mês, a 5a. Copa Sênior de Futebol. O evento que será realizado a partir das 7 horas no Campo da Associação ''Baba da Amizade''  faz parte da tradicional confraternização de ex-atletas que tiveram passagens marcantes pelo futebol de Paulo Afonso, Itaparica, Delmiro Gouveia, Petrolândia, entre outras cidades da região, nas décadas de 70, 80 e 90.

Pela segunda vez consecutiva a organização do evento será realizada pelo ex-craque Duda, que já deu início a distribuição dos kits (Camisa, calção e meião) para os ex-aletas convidados que irão participar da festa de confraternização dos boleiros. A organização dos três primeiros eventos, (2010, 2011 e 2012), foi realizada por Joãozinho, ex-atleta da Seleção de Futebol de Paulo Afonso e campeão do Intermunicipal de 1985, Joãozinho também fez parte da história do glorioso time do Azimute, de Itaparica, na década de 80, entre outras equipes do futebol de Paulo Afonso e região.

Este blogueiro, que além de Petrolândia, teve passagem pelo futebol de Paulo Afonso, Itaparica, entre outras regiões, na década de 80 e 90, agradece o convite feito pelo amigo Duda, que recentemente esteve em Petrolândia para a entrega do kit. 

Tuí, outro ex-atleta de Petrolândia, que também teve passagem brilhante pelo futebol de Paulo Afonso, foi outro agraciado com o convite feito por Duda.

Cruzeiro se dá bem, e São Paulo pode ter Corinthians ou Inter em seu grupo na Taça Libertadores

Sorteio os grupos e duelos da primeira fase da Libertadores. Quem terminar em quarto lugar no Brasileiro e passar da primeira fase vai para a chave do Tricolor, que já tem o atual campeão. Galo viaja para Chile, Colômbia e México 

A edição de 2015 da Taça Libertadores da América promete ser emocionante para os brasileiros. O sorteio realizado na noite desta terça-feira, em Luque, no Paraguai, colocou o São Paulo no Grupo 2, ao lado do argentino San Lorenzo, atual campeão do torneio. E mais: o quarto colocado do Brasileirão, que está entre Corinthians e Inter, vai para esse mesmo grupo se passar da primeira fase. Pode ter clássico!

Campeão da Copa do Brasil, o Atlético-MG caiu no Grupo 1, com um representante da Colômbia a ser definido, o chileno Colo Colo e o mexicano Atlas. Já o Cruzeiro, campeão brasileiro, está no Grupo 3, com Mineros de Guayana, da Venezuela, o Universitario de Sucre, da Bolívia (altitude de 2800 metros) e o vencedor do Jogo 1, entre representante do Peru contra o argentino Huracán.

O terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, que também está entre Corinthians e Inter, caiu no Grupo 4, ao lado de Emelec, do Equador, de um representante do Chile a ser definido e do vencedor do Jogo 4, entre Monarcas, do México, e The Strongest, da Bolívia. A decisão entre Timão e Colorado será conhecida na última rodada do Brasileirão, no próximo fim de semana.

Prefeituras do Ceará deixam de pagar 13º salário dos servidores


A dificuldade dos municípios de equilibrarem as contas públicas durante o ano está refletindo diretamente no pagamento do 13º salário dos servidores municipais. O prazo para o adiantamento da primeira parcela, previsto em Lei, venceu no último dia 30 de novembro e muitos servidores ainda não receberam.

Prefeitos alegam diminuição dos repasses públicos, mesmo assim, há cidades que conseguiram cumprir com o programado. Só até as 11h de ontem, o Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT) recebeu denúncias contra seis municípios, por conta desses atrasos.

Na cidade de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, a briga de sete categorias do serviço público com a Prefeitura vinha por conta do atraso no salário que deveria ter vindo no mês de outubro. De acordo com uma das dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos do município, Nadir Galdino Barbosa, após greve e pressão por parte dos funcionários, a prefeitura realizou o pagamento de um mês, permanecendo um mês de atraso.

Quanto ao adiantamento do 13º ela alegou que, desde o ano passado, a primeira parcela não é paga com antecedência e que o município só realizará o pagamento total até o próximo dia 20 de dezembro.

Situação parecida é vivida em cidades da região do Cariri. Em Barro o pagamento do 13° salário só deverá ser feito no dia 20 deste mês, prazo limite imposto pela legislação. O recurso a ser utilizado para que o município quite o pagamento do benefício aos servidores deverá ser o recurso adicional repassado pela União aos municípios no fim de cada ano. "Até o dia 20 o benefício já estará depositado nas contas dos funcionários públicos do município", informou o prefeito de Barro, Francisco Luiz Tavares de Araújo, o popular Neneca Tavares.

Petrolândia: Posto DR, o posto de seu Amadeu, onde você encontra combustíveis e serviços de qualidade

 

O tradicional posto de seu Amadeu (Posto Avenida), recebeu a bandeira da SP Distribuidora e o nome DR Combustíveis. As instalações foram reformadas e os tanques trocados por novos, com a finalidade de prestar os melhores serviços e oferecer combustíveis de excelente qualidade.

No Posto DR o cliente vai encontrar também, para seu completo conforto e comodidade, os serviços do Lava Jato Atual e do Restaurante e Churrascaria 4 Corações.

O Posto DR, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, está localizado na Av. Djalma Wanderley, 707, em Petrolândia, e a organização é de seu Amadeu e família.

Para ver mais fotos>Posto Avenida - DR Combustíveis


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: DR Combustíveis
Fotos: Assis Ramalho

Congresso promulga PEC que aumenta recursos para os municípios‏


O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a promulgação da Emenda Constitucional nº 84, de 2014, que altera o art. 159 da Constituição para aumentar a entrega de recursos da União ao Fundo de Participação dos Municípios, vai interromper as dificuldades financeiras atuais da maioria dos 5.570 municípios.

Renan destacou que em alguns casos mais extremos, o aumento de 1% nos repasses pela União se constitui na única chance de manutenção pelos municípios de serviços públicos essenciais, como por exemplo, os de saúde e de educação. “Esse aporte de recursos irá sem dúvida alguma atenuar a injusta distribuição do bolo tributário, que beneficia a União, em detrimento dos Estados e dos Municípios”, ressaltou o presidente do Senado.

Segundo Renan Calheiros, a emenda é mais um passo que o Congresso Nacional está dando para um novo Pacto Federativo. “Com este propósito, de aumentar a capacidade de investimentos de Estados e Municípios, já aprovamos aqui no Senado Federal a nova partilha dos impostos sobre o comércio eletrônico, em tramitação na Câmara dos Deputados e, mais recentemente, após muitas negociações e reuniões com governadores, prefeitos e a área econômica do governo, a troca do indexador das dívidas, já sancionado”, disse Renan.

Promover uma maior distribuição de renda é dever de todos nós e um desafio para toda a nação brasileira, segundo o senador. “Não se trata de um processo simples e sem polêmicas. E por isso mesmo gera sempre uma série de tensões que repercutem em questões nacionais de grande relevância”, observou Renan Calheiros.

Mudança no posto fiscal em Delmiro Gouveia causa revolta e congestionamento

 

Caminhoneiros de todo o país que trafegam na BR-423 estão revoltados com as condições precárias oferecidas pelo Posto Fiscal em Delmiro Gouveia. Os motoristas alegam que os caminhões ficam à margem da rodovia por falta de local adequado sendo assim, atuado pela fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A reportagem do portal Radar 89 com exclusividade esteve no local e conversou com alguns caminhoneiros, de acordo com o seu Odilon a nota fiscal é expedida em um prazo mínimo de três horas e durante o período os motoristas ficam impedidos de se alimentar por não existir qualquer lanchonete e até mesmo de satisfazerem as suas necessidades fisiológicas por falta de sanitários.

Os motoristas também demonstram insatisfação com a falta de um pátio que comporte os caminhões, pois segundo eles são obrigados a estacionar na própria rodovia.

Com isso alguns indivíduos, aproveitando-se da ausência de estrutura do posto, estão furtando pertences dos caminhoneiros que deixam os seus veículos no acostamento da BR.