quinta-feira, outubro 04, 2012

Petrolândia: Curso de informática no Sindicato de Trabalhadores Rurais


O PRONIN-Projeto Nacional de Informática, oferece curso de informática (níveis básico e avançado), com certificado reconhecido pelo MEC. O curso tem duração de 6 meses e a mensalidade é de R$ 20,00 (vinte reais).

As aulas são ministradas na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Petrolândia, localizada na rua Dantas Barreto, no centro da cidade.

Contato: (087) 9925-2886 e 9611-6065

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Lúcia Xavier 

Deu no Blog do Banana: Nota de Esclarecimento sobre pesquisa em Petrolândia


Foto: Reprodução Facebook/Cícero Moura
Reproduzimos abaixo, na íntegra, postagem do Blog do Banana, publicada nesta quinta-feira (04, sobre a divulgação de pesquisa na cidade de Petrolândia, em que o candidato Cícero Moura teria supostamente 53,07% de intenções de votos, enquanto Lourival Simões estaria em segundo lugar com 41,35%. Veja a nota:

Petrolândia vai ganhar reforço policial nas eleições de domingo




Os policiais militares de Pernambuco começaram, nesta quinta-feira (4), a preparação para cuidar da segurança das urnas e dos eleitores do estado. Quase 400 homens saíram do Recife em direção ao Sertão.

Desde o início da manhã, os policiais se mobilizaram no Estádio da Ilha do Retiro.
393 policiais militares da Região Metropolitana do Recife foram mandados para nove cidades do Sertão: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Arcoverde, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Belém do São Francisco e Petrolândia. Outros 800 policiais militares vão viajar, na sexta-feira (5), para fazer o mesmo trabalho, nas eleições, mas no Agreste.

Antes da viagem, os policiais tiveram as ultimas instruções do diretor de operações da corpoação, Paulo Cabral. "Esse pessoal está saindo hoje e vai começar a trabalhar amanhã na guarda das urnas, como também na escolta de urnas. Os locais de votação terão policiamente ostensivo", comento Cabral.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: G1PE

Petrolândia: Nota enviada ao Blog de Assis Ramalho


''A assessoria de Cícero Moura e Domingos Sávio convida e autoriza o Blog de Assis Ramalho a fazer total cobertura de evento que será realizado nesta quinta-feira(04) com concentração as 18 hs na Av. Auspício Valgueiro de Barros, em frente ao Comitê saindo em arrastão por ruas e avenidas da cidade, finalizando com grande comício na Praça próximo ao Comercial Lili Magazine''.

Livro "Opará - Guardiões do Velho Chico"

Foto: reprodução Issuu
Opará - Guardiões do São Francisco é o nome do livro publicado em comemoração aos 10 anos de atividade do CBHSF, em 2011. Além de belíssimas imagens do rio São Francisco, suas gentes e suas paisagens, o livro contém informações importantes acerca do rio da Integração Nacional, que neste 4 de outubro completa 511 anos de descobrimento.

Opará, em tupi-guarani, significa rio do tamanho do mar ou rio-mar, nome pelo qual o rio era conhecido entre os índios.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

Criado por decreto presidencial em 5 de junho de 2001, o comitê tem 62 membros titulares e expressa, na sua composição tripartite, os interesses dos principais atores envolvidos na gestão dos recursos hídricos da bacia. Em termos numéricos, os usuários somam 38,7% do total de membros, o poder público (federal, estadual e municipal) representa 32,2%, a sociedade civil detém 25,8% e as comunidades tradicionais 3,3%.

Para ler  a obra Opará - Guardiões do Velho Chico, clique em "EXPAND" na imagem abaixo.


Livro disponível no Issuu.com Perfil de Felipe Martins
http://issuu.com/felipepmartins/docs/10_anos_cbhsf/71

Para ver esta e outras publicações do CBHSF, clique no atalho abaixo:
Clique>http://cbhsaofrancisco.org.br/sala-de-imprensa/publicacoes/cbhsf-10-anos

CBHSF participará do Comitê Gestor de Revitalização do Velho Chico

A próxima plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, marcada para novembro em Penedo/AL, vai contar com uma oficina promovida pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de institucionalizar a participação do CBHSF na formação do Comitê Gestor do Rio São Francisco. O acordo foi feito durante visita do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, à Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA- SRHU no dia 25 de setembro, em Brasília.

A oficina será realizada durante todo o dia 27 de novembro, véspera da plenária, a partir das 9 horas, na Casa do Aposentado, em Penedo. A condução dos trabalhos ficará a cargo do Departamento de Revitalização de Bacias da SRHU, que coordena as ações relacionadas com o Comitê Gestor, como explicou o diretor do Departamento, Renato Ferreira, presente à reunião.

Durante o encontro, Ferreira posicionou-se plenamente favorável à participação do CBHSF no Comitê Gestor, observando que a temática da oficina é a própria revitalização do São Francisco. “Estamos em um novo momento desse processo. Em 2014 completamos 10 anos de revitalização. É a hora de avaliarmos o que foi feito até aqui e ver o que é possível fazer nos próximos 10 anos”, pontuou.

-Chegou o momento de começarmos a construir a segunda etapa da revitalização do São Francisco – disse ainda – e com certeza faremos isso dentro de uma visão cada vez mais ambiental.

Por sua vez, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, observou que a oficina permitirá ao Comitê do São Francisco conceituar melhor o que é revitalização. “Procuraremos estabelecer a sinergia com todos esses entes participantes, para gerar melhores resultados em relação às nossas ações no rio. Acredito que o Comitê Gestor será mais um canal para informação da própria sociedade sobre o que está acontecendo no São Francisco”.

Como ficou acertado, o CBHSF participará do Comitê Gestor através de cinco representantes: o presidente do colegiado e os coordenadores das suas quatro Câmaras Consultivas Regionais (Alto, Médio, Baixo e SubMédio São Francisco).

O Conselho Gestor da Revitalização é coordenado pelo DRB e formado por várias entidades parceiras. Destina-se sobretudo ao acompanhamento e construção de uma política que leve à melhoria da qualidade da água do rio São Francisco, gerando melhores condições de vida e trabalho para os diversos grupos sociais localizados à sua margem ou em seu entorno.

Além do presidente Anivaldo Miranda, participou ainda da reunião em Brasília o secretário do CBHSF José Maciel Oliveira. Da parte do Departamento de Revitalização de Bacias estiveram presentes a consultora técnica Adalcira Bezerra, e as analistas ambientais Larissa Rosa e Isis Freitas.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: CBHSF  (cbhsaofrancisco.org.br)

4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, Padroeiro de Petrolândia

Fotos: Lúcia Xavier (arquivo)
Neste 4 de outubro, dia em que é comemorado São Francisco de Assis, reproduzimos a biografia mais resumida que encontramos do Padroeiro de Petrolândia, de quem o rio São Francisco, que atravessa nossa cidade, recebeu o nome, após ter sido descoberto por Américo Vespúcio em 4 de outubro de 1501. No entanto, recomendamos a leitura do artigo dedicado a Francisco de Assis na Wikipedia,   trabalho minucioso e esclarecedor.

Nas fotos acima, o monumento ao padroeiro da cidade, localizado no Mirante da Serrota, local de onde é possível ver toda a cidade de Petrolândia. A visitação dos fiéis à imagem de São Francisco de Assis costuma ocorrer intensamente na Sexta-Feira Santa.

São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis (Itália) em 05 de julho de 1182. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que seu pai batizou o filho de Francisco.

Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.

Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.

Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente conseqüência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.

Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.
Hábito de São Francisco (reprodução Wikipedia)

Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha. Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou.

Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.

Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas (feridas) de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte, ocorrida em 3 de outubro de 1226.

São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório IX em 1228, menos de dois após sua morte.

Francisco pediu para ser sepultado nu e seu hábito de frade, todo remendado de trapos, está preservado na Basílica de Assis.

Para ler o artigo sobre a vida de São Francisco de Assis na wikipédia, clique no atalho abaixo:
Clique>http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: O pensador e Wikipedia

Tribunal de Justiça abre inscrições para Semana Nacional de Conciliação

Os cidadãos com causas judiciais interessados em participar da VII Semana Nacional de Conciliação têm até o dia 15 de outubro para inscrever seu processo na pauta do mutirão. Em Pernambuco, o pedido de solicitação pode ser feito através do site do Tribunal de Justiça (TJPE) e também na Vara ou Juizado onde o processo tramita. Caso seja aprovado, os requisitantes receberão uma intimação.

A iniciativa foi articulada pelo Conselho Nacional de Justiça e tem por objetivo incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual para aumentar a celeridade e reduzir o acúmulo de processos nas varas. As unidades judiciárias que aderirem ao mutirão vão selecionar os processos com possibilidade de acordo e intimar as partes para as audiências.

Os encontros para conciliação serão realizadas entre os dias 7 e 14 de novembro. No dia 30 de outubro, serão divulgadas as unidades que participarão do mutirão e as datas das audiências.

Mais informações no site do TJPE

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Diário de Pernambuco