quinta-feira, outubro 04, 2012

CBHSF participará do Comitê Gestor de Revitalização do Velho Chico

A próxima plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, marcada para novembro em Penedo/AL, vai contar com uma oficina promovida pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de institucionalizar a participação do CBHSF na formação do Comitê Gestor do Rio São Francisco. O acordo foi feito durante visita do presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, à Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA- SRHU no dia 25 de setembro, em Brasília.

A oficina será realizada durante todo o dia 27 de novembro, véspera da plenária, a partir das 9 horas, na Casa do Aposentado, em Penedo. A condução dos trabalhos ficará a cargo do Departamento de Revitalização de Bacias da SRHU, que coordena as ações relacionadas com o Comitê Gestor, como explicou o diretor do Departamento, Renato Ferreira, presente à reunião.

Durante o encontro, Ferreira posicionou-se plenamente favorável à participação do CBHSF no Comitê Gestor, observando que a temática da oficina é a própria revitalização do São Francisco. “Estamos em um novo momento desse processo. Em 2014 completamos 10 anos de revitalização. É a hora de avaliarmos o que foi feito até aqui e ver o que é possível fazer nos próximos 10 anos”, pontuou.

-Chegou o momento de começarmos a construir a segunda etapa da revitalização do São Francisco – disse ainda – e com certeza faremos isso dentro de uma visão cada vez mais ambiental.

Por sua vez, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, observou que a oficina permitirá ao Comitê do São Francisco conceituar melhor o que é revitalização. “Procuraremos estabelecer a sinergia com todos esses entes participantes, para gerar melhores resultados em relação às nossas ações no rio. Acredito que o Comitê Gestor será mais um canal para informação da própria sociedade sobre o que está acontecendo no São Francisco”.

Como ficou acertado, o CBHSF participará do Comitê Gestor através de cinco representantes: o presidente do colegiado e os coordenadores das suas quatro Câmaras Consultivas Regionais (Alto, Médio, Baixo e SubMédio São Francisco).

O Conselho Gestor da Revitalização é coordenado pelo DRB e formado por várias entidades parceiras. Destina-se sobretudo ao acompanhamento e construção de uma política que leve à melhoria da qualidade da água do rio São Francisco, gerando melhores condições de vida e trabalho para os diversos grupos sociais localizados à sua margem ou em seu entorno.

Além do presidente Anivaldo Miranda, participou ainda da reunião em Brasília o secretário do CBHSF José Maciel Oliveira. Da parte do Departamento de Revitalização de Bacias estiveram presentes a consultora técnica Adalcira Bezerra, e as analistas ambientais Larissa Rosa e Isis Freitas.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: CBHSF  (cbhsaofrancisco.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário