terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Tacaratu recebe a Paróquia de Petrolândia na 6ª noite de Novena da Padroeira




Na Festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira de Tacaratu, a Paróquia de Petrolândia conduziu, nessa segunda-feira (29), a Novena em sua sexta noite, presidida pelo Padre Luiz Augusto dos Santos, pároco de Petrolândia. 

Em devoção a Nossa Senhora da Saúde, os fiéis lotaram a Igreja Matriz (Santuário), localizado no centro da cidade de Tacaratu, na noite em que foi abordado o subtema "Comprometidos como Família".  

O Coral Vozes do São Francisco, da Paróquia de São Francisco de Assis, acompanhou os serviços litúrgicos.  


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos: Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Saúde - Tacaratu


Petrolândia: Mergulhadores inovam em manifestação de apoio a Bolsonaro, durante visita do Adventure Divers ao Lago de Itaparica

 

Na sexta-feira passada (26), o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, rejeitou um pedido do Ministério Público para retirar outdoors de apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), instalados em em Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida, no interior da Bahia. O MP apontou suposta propaganda eleitoral antecipada nas peças em que aparece a foto do parlamentar ao lado do texto "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética". Na decisão que liberou os outdoors, Fux citou trecho da lei eleitoral que considera não haver propaganda na menção à pretensa candidatura ou na exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos. A campanha, com propaganda eleitoral, só é permitida após 16 de agosto.

Em Petrolândia, no interior de Pernambuco, onde Bolsonaro também possui muitos admiradores e o outdoor já está nos planos, no sábado passado (27) um grupo formado por mergulhadores do Recife e da própria cidade inovou na manifestação de apoio ao parlamentar. Uma faixa com mensagem de incentivo ao pré-candidato foi exibida, dentro e fora d'água, em fotos no Lago de Itaparica.  

A ação fez parte das atividades da equipe de mergulhadores Adventure Divers, do Recife, em mais uma visita de turismo e lazer à cidade, desta vez acompanhados pelas famílias. O mergulhador de resgate e empresário Samyr Oliveira (87 , do Bar e Balneário Roça de Samyr, ponto de apoio do grupo em Petrolândia. O jovem petrolandense Fagner Barros, também mergulhador, participou dos passeios e fez o registro em fotos. Além dele, a equipe ainda contou com o ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ítalo Leite.

No roteiro do Adventure Divers teve passeio de barco no Lago de Itaparica, com mergulhos nas ruínas submersas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e da Charqueada, em Petrolândia, e almoço na Ilha de Rarrá, em Glória. O programa ainda incluiu visita à pizzaria D'Mamma, da empreendedora Mônica.   



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Fagner Barros e Adventure Divers


Sem Rodrigo Faro, produção da Record entrega casa de pernambucana que salvou livros de enchente

Imóvel foi alvo de reclamações de parentes e amigos e entrega foi atrasada

Na tarde da última sexta-feira (26), a casa da menina Rivânia, prometida pelo programa Hora do Faro, da Record TV, foi finalmente entregue. O momento foi registrado pela produção do dominical e contou com a presença da avó da criança, dona Maria Ivone e do avô Eraldo. A história ganhou repercussão nacional através de matéria da repórter especial do Diario, Silvia Bessa, quando em maio do ano passado 29 municípios da Mata Sul de Pernambuco foram afetados pela enchente do Rio Una, deixando cerca de 55 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Mesmo sem moradia, Rivânia conseguiu salvar os objetos que considerava mais importantes: alguns livros e seu material escolar. Desde que participou do programa exibido em rede nacional, a espera pela entrega da nova residência despertou o interesse dos vizinhos de Rivânia e gerou controvérsia nas redes sociais. O motivo foi a longa espera para a casa ficar pronta e o material de baixo custo utilizado na sua construção. A família da garota também afirmava que o imóvel não condizia com o que foi prometido pela emissora. De lá para cá, o espaço não ganhou novos cômodos, mas agora apresenta muros, um terraço e um novo telhado mais seguro do que o anterior.


Ministro do STJ nega pedido para evitar que Lula seja preso


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins rejeitou um pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para que a Corte impeça a prisão do ex-presidente. A informação foi divulgada pela assessoria do tribunal.

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelos processos da Lava Jato em segunda instância, condenou Lula a 12 anos e 1 mês em regime inicialmente fechado.

Os desembargadores decidiram, ainda, que a pena deverá ser cumprida quando não houver mais possibilidade de recurso na Corte.

A defesa de Lula recorreu ao STJ argumentando que a medida fere a Constituição na parte que diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".


Acilino Ribeiro: “Vamos transformar o PSB no maior partido de massa desse País”


Em debate com filiados, representante nacional do MPS fala sobre papel da militância no fortalecimento partidário (Foto: Roberto Pereira Júnior)

Na noite desta segunda-feira (29), o Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco promoveu seu primeiro debate deste ano, na sede da legenda. O convidado para o encontro, que reuniu representantes de diversos segmentos, foi o Coordenador de Relações Internacionais, Cooperação Paradiplomática e Políticas Estratégias do MPS, Acilino Ribeiro. Na ocasião, Ribeiro falou sobre a importância do ativismo partidário e da formação política para o fortalecimento do PSB.

Acilino, que é candidato a secretário nacional do Movimento Popular Socialista, fez um relato sobre sua história política e a importância que a formação política teve para sua trajetória. O representante do MPS também destacou que esse será seu foco como secretário nacional do segmento, caso seja escolhido durante o congresso nacional, que será realizado em março.


OMS alerta sobre resistência generalizada a antibióticos


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou ontem (29) sobre a resistência generalizada aos antibióticos que são usados para combater bactérias que causam várias infeções. Os mais frequentes microrganismos causadores de doenças são a Escherichia coli, que provoca infeções do trato urinário, e as bactérias Klebsiella pneumoniae, a Staphylococcus aureus e a Streptococcus pneumoniae, que causam a pneumonia, seguidas pela salmonella. A informação é da ONU News.

A OMS lançou no início desta semana o Sistema Mundial de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos, visando "padronizar a coleta de dados dos países para dar uma imagem mais completa dos padrões e tendências" referentes ao assunto.

Segundo a agência da ONU, o sistema não inclui dados sobre a resistência da bactéria que provoca a tuberculose, a Mycobacterium tuberculosis, porque o relatório global sobre a doença já inclui essas atualizações desde 1994.


"Ajuste fiscal existe apenas na retórica do Governo Paulo Câmara", afirma bancada de Oposição, em nota

Bancada de Oposição na Alepe

Os números do balanço orçamentário do Estado de Pernambuco, publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial, confirma o que estamos destacando há três anos: o ajuste fiscal do Estado existe apenas na retórica do PSB e do Governo Paulo Câmara. Pagar salários em dia não é virtude, é obrigação, cumprida por mais de 20 unidades da federação.

Com os restos a pagar de R$ 1,299 bilhão (diferença entre as despesas liquidadas e não pagas no exercício), o Governo Paulo Câmara encerra o terceiro ano consecutivo rolando R$ 1 bilhão em dívidas com fornecedores para o ano seguinte. Isso, segundo os números oficiais da própria Secretaria da Fazenda.


Nova Zelândia recebe mais alunos do Programa Ganhe o Mundo


Governador em exercício, Raul Henry, acompanhou, na manhã desta terça, o embarque dos novos 24 alunos da Rede Estadual de Ensino beneficiados (Foto: Secretaria de Educação de Pernambuco)

A oportunidade de aprender uma nova língua vivenciando as experiências únicas que um intercâmbio internacional pode proporcionar está prestes a acontecer para mais 24 jovens estudantes da Rede Estadual que embarcaram, na manhã desta terça-feira (30.01), para a Nova Zelândia. Através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), os alunos terão a chance de estudar por um semestre letivo no país da Oceania, onde poderão, além de aprender um novo idioma, explorar novos costumes e enriquecer o seu repertório cultural. O governador em exercício, Raul Henry, acompanhou o embarque dos intercambistas, que integram um grupo de 120 pernambucanos que terão o mesmo destino, em 2018.

"Esse programa tem um efeito impressionante. Primeiro, ele reconhece o mérito, ele cria uma situação de exemplaridade para que outras crianças, outros jovens, também invistam no estudo, no esforço de terem uma vida estudantil de sucesso. Segundo, ele realmente abre a cabeça desses meninos para o mundo e traz de volta uma experiência que vai ser incorporada ao conjunto da escola, das suas famílias e das suas comunidades. É realmente um programa muito inspirado, foi uma grande iniciativa do Governo de Pernambuco", ressaltou Raul Henry.


Kaio Maniçoba comemora benefício no ICMS para Sertão do Araripe


O deputado federal licenciado e secretário de Habitação, Kaio Maniçoba (MDB), comemora mais uma boa notícia para o Sertão. A data de vencimento do ICMS sobre estoque será estendida, permitindo que o imposto seja dividido em 12 meses. Será a primeira vez que o ICMS sobre o estoque será parcelado em 12 vezes em Pernambuco. "A ação é importante para recuperação o Polo do Araripe, atingido pela crise", explicou Kaio Maniçoba.

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou decreto autorizando a iniciativa e, nesta quarta-feira (31), o governador em exercício, Raul Henry (MDB), oficializa a ação, às 16h, no Sindugesso, em Araripina. Estarão reunidos representantes do setor desde mineradores, até calcinadores e plaqueiros.

Assessoria deputado federal Kaio Maniçoba


Humberto alerta para déficit nas contas públicas e critica política econômica de Temer

Foto: Arquivo Ascom Humberto Costa

O governo de Michel Temer (PMDB) está quebrando o País. A avaliação é do líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT). O senador desataca o déficit primário do Brasil, no ano passado. Segundo dados do Tesouro Nacional, o governo fechou 2017 com um rombo de 124,401 bilhões de reais, valor que equivale a equivalente a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para Humberto, o déficit é resultado da política econômica do governo. Segundo, ele, o modelo adotado por Temer fracassou e tem levado o Brasil a um buraco do qual não consegue sair. O rombo de 2017 foi o segundo pior resultado da história.


Petrolândia: Vereador Joilton e ex-vereador Rogério reúnem-se com Rodrigo Novaes

Foto: Divulgação/Assessoria Rodrigo Novaes

Nesta terça-feira (30), o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) recebeu amigos petrolandenses. O vereador Joilton Pereira (PTB) e o ex-vereador Rogério Novaes, primo do parlamentar, trataram de vários assuntos de interesse do município, com ênfase para problemas nos Perímetros de Irrigação de Itaparica. 

Blog de Assis Ramalho


Recife recebe neste final de semana carreta tecnológica para conscientizar a população sobre o Aedes Aegypti

Com enfoque em promover o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, carreta do Ministério da Saúde aposta em tecnologia e interatividade (Foto: Hélio Montferre)

No próximo final de semana, dos dias 2 (sexta) a 4 (domingo) de fevereiro, o Parque Treze de Maio em Recife receberá uma novidade tecnológica com viés educativo: o Caminhão do Mosquito do Ministério da Saúde. O projeto procura orientar a população nordestina sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya através de softwares gratuitos que prometem despertar a conscientização da população. A capital será a última parada da Carreta do Mosquito no circuito Nordeste, que já passou por Salvador e Aracaju.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2/3 dos criadouros do mosquito estão em domicílios. Com números como estes, a região Nordeste foi classificada no último ano de pesquisa publicada com quase 20% dos seus municípios em estado de risco. Mais 43% estão em alerta, e apenas 36% em situação satisfatória.


Prefeito de Tacaratu José Gerson, deputado Augusto Coutinho e Superintendente do INCRA visitam agrovilas e assentamentos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Tacaratu

Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito de Tacaratu José Gerson (PSB), o deputado federal Augusto Coutinho (SD), do Superintendente Regional do INCRA Bruno Medrado, de Demir, liderança das agrovilas e grande comitiva, estiveram visitando as agrovilas e assentamentos do município, localizado no Sertão de Pernambuco.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Tacaratu, o objetivo das visitas foi realizar parcerias para a implantação de projetos que enfatizem a mobilidade e desenvolvimento da zona rural.

Após cumprir agenda em Tacaratu, Augusto Coutinho e comitiva dirigiram-se à vizinha cidade de Petrolândia, onde reuniu-se tem compromissos marcados durante esta tarde.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Tacaratu: Leitor reclama de área VIP em frente ao palco nas festas da padroeira


Gostaria de protestar contra a área VIP criada desde o ano passado, na frente do palco das festividades da padroeira de Tacaratu. Nesta edição alguns poucos afortunados que desfrutam do privilégio de fechar uma área que deveria ser destinada à proteção dos artistas, e por isto, de uso exclusivo dos seguranças. Os afortunados vindos de cidades vizinhas desfrutam deste espaço de uso público como particular (inclusive com o uso de pulseiras para restringir o acesso público), sem pagar nenhum centavo, curtindo o show “no sossego”. Nada contra quem frequenta os camarotes. Mas existe um diferencial nisso aí, que todos devem concordar. Deveria ser melhor tratado aquele fã que se esforça para ver o show de seu artista. A segregação, aqui em Tacaratu já acabou há décadas.
Deixo aqui a minha crítica e espero que está pratica não aconteça este ano, pois, todos os que vêm participar desta festa têm a mesma importância.

Carlos Thomas

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de quarta a sexta-feira


Quarta-feira(31: Nutricionista, Colposcopia, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (01): Neurologista (Dr. Luiz Cláudio), Cirurgião Geral (Dr. Eduardo), Nutricionista, Canal Dentário, Raio X
Sexta-feira (02): Urologista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Criminosos disfarçados de policiais civis roubam cerca de R$ 300 mil de comerciante em Caruaru, PE


Três criminosos roubaram na noite da ontem (29) cerca de R$ 300 mil de um comerciante no bairro Caiucá, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com o Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), a vítima informou que os bandidos estavam disfarçados de policiais civis.

Ainda segundo o Biesp, o trio chegou na casa do comerciante afirmando que estava lá para cumprir um mandado de prisão. Ao abrir a porta, a vítima foi abordada pelos assaltantes, que estavam armados, conforme informou o Batalhão.

Os criminosos fugiram levando o dinheiro, ninguém foi preso. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

Por G1 PE


Secretário da Prefeitura de Inajá, PE, é preso por suspeita de furto de energia



O secretário de Recursos Hídricos de Inajá, no Sertão de Pernambuco, foi preso na noite da segunda-feira (29) por suspeita de furto de energia. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi constatado em uma das propriedades de Anselmo Guimarães de Sá.

Ao G1, o advogado de Anselmo informou que, por enquanto, não irá se pronunciar. A assessoria da Prefeitura de Inajá disse por telefone que não estava sabendo do caso, mas que irá apurar.

O secretário foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Floresta e deverá ser apresentado na tarde desta terça (30) em audiência de custódia, que será realizada em Petrolândia.

Por e-mail, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou ao G1 que protocolou "a notícia-crime junto à Secretaria de Defesa Social (SDS) após verificar indícios de irregularidades no medidor de energia".


Petrolândia: Filhos de Ruy Sá relembram o pai em entrevista a Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia

Biana e Rony, filhos do eterno Ruy Sá

Na manhã desta terça-feira (30) tivemos a honra de receber no Blog de Assis Ramalho e na Web Rádio Petrolândia, para um gostoso bate-papo, dois jovens irmãos Rony e Biana, que residem em São Paulo e estão em visita à cidade de Petrolândia, para onde vieram conhecer os parentes de seu pai, o inesquecível cantor petrolandense Ruy Sá. A descontraída entrevista aconteceu durante o programa "Acordando com as Notícias", apresentado por Assis Ramalho e transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Com grande sensibilidade artística e talento, Ruy Sá compôs e cantou "Recordações", a música que se tornou o hino dos petrolandenses à sua velha cidade, jamais esquecida, como jamais esquecido também será Ruy Sá, que não aceitou ver as águas do Velho Chico cobrirem a sua amada cidade e mudou-se para São Paulo, na década de 80. Lá, morou por mais de vinte anos, constituiu família e faleceu, no dia 5 de junho de 2014, vítima de infarto.

História do pai, vida em São Paulo, visita a parentes em Petrolândia, entre outros assuntos. Assista à entrevista no vídeo abaixo.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho


Prefeitura de Petrolândia divulga cursos EAD Pronatec Voluntário 2018 com pré-matrículos abertas

Cursos são gratuitos e feitos pela internet

A Prefeitura Municipal de Petrolândia divulgou a lista de cursos disponíveis do PRONATEC Voluntário 2018, na modalidade Ensino a Distância, com inscrições de pré-matrículas já abertas.

Podem se candidatar aos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Os interessados devem se inscrever no Banco de Projetos (Prefeitura), com Sandro Alberto, ou na Sala do Empreendedor (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), com Silvânia França e Patrícia Campos.

Pré-matrículas acontecem até o dia 16 de março de 2018. "É importante NÃO deixar as inscrições para a última hora. O sistema trava muito nas últimas semanas devido à sobrecarga de acessos", recomenda Sandro Alberto, do Banco de Projetos da Prefeitura local.

Abaixo a relação completa dos cursos, em ordem alfabética:


Tabira e Afogados da Ingazeira precisam controlar superpopulação animal urbana

No prazo de 90 dias, os prefeitos deverão assegurar a implantação de procedimentos de castração para cães e gatos, mediante convênio com instituições de ensino, entidades assistenciais ou profissionais de Medicina Veterinária que atuem nos municípios (Foto ilustrativa)

Em razão da necessidade de disciplinar a proteção ambiental e o controle da superpopulação de animais nas ruas de Tabira e Afogados da Ingazeira, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos Sebastião Dias e José Patriota, respectivamente, uma série de medidas para promover ações de controle sanitário e de saúde.

Segundo a promotora de Justiça Manoela Poliana Eleutério de Souza, a grande quantidade de animais domésticos abandonados nas vias públicas pode levar a vários problemas sanitários, dentre eles a transmissão de zoonoses como raiva, leptospirose e leishmaniose. Além disso, os animais podem causar danos ambientais devido à dispersão de lixo nas áreas urbanas, acúmulo de dejetos e ainda provocar acidentes de trânsito, alguns deles possivelmente fatais para os seres humanos, no caso de colisões com animais de grande porte, a exemplo de cavalos.


Vigilância Sanitária de Petrolina interdita consultórios odontológicos


Duas clínicas odontológicas, localizadas no Centro de Petrolina, foram interditadas durante uma ação de fiscalização da Agência Municipal de Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), nesta segunda-feira (29). Os estabelecimentos não possuíam licença sanitária, além de irregularidades junto ao Conselho.

"Essa ação conjunta entre os órgãos é muito importante para o fortalecimento de vínculos, além de servir de exemplo para as demais clínicas que exercem atividades odontológicas. Essas fiscalizações visam à melhoria nos serviços e na saúde bucal da população. É válido ressaltar que realizamos diariamente essas inspeções, tanto em consultórios odontológicos, quanto em todos os outros segmentos de responsabilidade da Agência”, ressaltou o inspetor sanitário, Heberton Novaes.


Petrolândia: Moradora da Quadra 7 reclama de demora na retirada de entulhos


Olá, Assis Ramalho! Sou Daniela e moro na cidade de Petrolândia. Venho hoje expor minha tristeza e indignação com a administração da nossa cidade, vejo que Petrolândia a cada dia estar sem rumo. Não por a prefeita. Mas por os funcionários a quem ela deu cargos de confiança e credibilidade de desempenhar um bom trabalho. Estou com entulhos na minha porta há mais de uma semana, já procurei secretário, já liguei no setor de urbanismo da cidade, já fui pessoalmente lá,  e o que tenho em resposta e que vão fazer a coleta. E isso já vão se passando 8 dias. Gostaria que você postasse isso no seu blog. Minha tristeza, minha indignação com a administração.

Daniela

Obs.: O problema é na rua vereador João Gomes Sobrinho.

Blog de Assis Ramalho


Revisar prisão após 2ª instância por Lula seria apequenar STF, diz Cármen Lúcia

Na semana passada, desembargadores do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) recusaram os recursos de Lula (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse que a Corte utilizar o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para revisar a decisão sobre prisão após segunda instância teria como consequência "apequenar" o Tribunal. As declarações foram dadas em um jantar promovido pelo portal Poder360 com empresários e jornalistas na noite de segunda-feira, 29.

"Não sei por que um caso específico geraria uma pauta diferente. (Analisar o tema por Lula) Seria apequenar muito o Supremo. Não conversei sobre isso com ninguém", afirmou Cármen Lúcia.

Na semana passada, desembargadores do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) recusaram os recursos de Lula, de sua condenação na primeira instância a 9 anos e seis meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Por unanimidade, os três desembargadores confirmaram a condenação e aumentaram a pena para 12 anos e um mês.


Serviço de telefonia móvel é campeão em reclamação no setor de telecomunicações


Antônio Pereira de Souza, de 63 anos, é um senhor simples que hoje vive no município de Jequitaí, no norte de Minas Gerais. Por lá, Nozão, como é mais conhecido pelos colegas, trabalha em um projeto de construção da barragem no rio local e faz o reconhecimento da flora e de plantas nativas. Mesmo não sendo muito ligado em tecnologia, Antônio usa o telefone celular para fazer e receber algumas ligações. Mas, nos últimos meses, vem reclamando do serviço prestado pela operadora, pois o município ficou sem o sinal da companhia por alguns meses.

Ele conta que ficou incomunicável e, por mais ou menos dois meses, não conseguia entrar em contato com o escritório na capital do estado, em Belo Horizonte. “Eu só recarregava, recarregava o celular e não conseguia falar com ninguém. Aí quando voltou o sinal, eu fui olhar os créditos, achando que tinha muito pelos abastecimentos que fiz, não tinha nada”, reclama. A solução encontrada por ele foi acionar um advogado imediatamente e entrar com um processo na justiça.


Inscrições para seleção de estagiários do Sesc no Sertão termina quarta-feira (31)

Há vagas para Araripina, Petrolina e Bodocó

O Sesc Pernambuco inscreve até quarta-feira (31/1) para o seu processo seletivo de estágio. A instituição oferece, ao todo, 127 vagas para estudantes de nível superior e uma para nível técnico em Informática, além de cadastro de reserva. As oportunidades são distribuídas pela capital, Grande Recife e nas cidades do Agreste e Sertão do estado. No Sertão há 23 vagas divididas para Petrolina, Bodocó e Araripina. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente pela internet, no site www.sescpe.org.br, onde é possível consultar o regulamento completo.

Para Petrolina há oportunidades para estudantes de Pedagogia, Química, Artes Visuais, Nutrição, Educação Física e Ciências Biológicas. Em Araripina as vagas são para estudantes de Pedagogia e Letras, e Bodocó conta com vagas para estudantes de Letras. Os estagiários de nível superior receberão uma bolsa de formação no valor de R$ 656 e auxílio transporte de R$ 140. Já para os de nível técnico, o valor da remuneração é de R$ 430 mais o auxílio transporte de R$ 140. Os interessados devem ter disponibilidade para estagiar 20 horas semanais, compatibilizando as aulas e as atividades do Sesc.


Vamos batalhar dia e noite pelo voto no Congresso, diz Temer sobre Previdência


Na mesma semana em que a Previdência Social brasileira completou 95 anos, o governo Federal divulgou dados nada animadores do setor em 2017. Segundo a Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda, o déficit ultrapassou R$ 268 bilhões.

Dentro desse contexto, o presidente Michel Temer falou sobre o assunto em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial. Na ocasião, Temer afirmou que o governo está empenhado e que a população começa a entender a necessidade de se reformar a Previdência.

“Cada vez mais o povo brasileiro percebe que o sistema atual é injusto e insustentável. Portanto, nós vamos batalhar dia e noite pelo voto no Congresso Nacional, para aprovar a proposta que ali está”, afirmou o presidente.


Fiesp e Senai-SP renovam acordo para reabilitação profissional com INSS

Paulo Skaf e Francisco Lopes na cerimônia de assinatura do aditivo (Foto: Ayrton Vignola/Fiesp)

O presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, assinou nesta segunda-feira (29 de janeiro) termo aditivo para renovar o acordo de cooperação em reabilitação profissional firmado com o INSS em outubro de 2017. Pelo INSS firmou seu presidente, Francisco Paulo Soares Lopes, que defendeu a ampliação da parceria. A cerimônia foi realizada no prédio da Fiesp e do Senai-SP.

"Essa renovação é para que este ano ampliemos para mais de 2.000 pessoas recapacitadas e no ano seguinte de forma exponencial para o Brasil", disse Lopes. "Precisamos acabar rápido com a fila de espera de pessoas para voltar ao mercado de trabalho."


Ser empresário é arriscar para realizar - Artigo de Renata Tolloti


*Por Renata Tolloti

Investir em uma formação adequada, e estar encantado com a possibilidade de mudar a sua vida e a de outras pessoas, pode não ser tudo o que você necessita para despertar os sentidos que faltam para uma carreira de sucesso. É claro que ninguém nasce conhecendo todas fórmulas para alcançar seus objetivos, mas é importante conhecer cada vez mais técnicas e construir a carreira dos sonhos.

Esperar o momento ou as condições certas para contratar alguma agência de publicidade ou profissional de marketing para lançar a sua carreira na internet, alguém que venda o seu processo de coaching pode ser mais perigoso do que arriscar colocar o seu trabalho em prática, pois é capaz de atrasar toda a sua trilha até o sucesso.


Prefeito de Afogados da Ingazeira debate com UFPE ampliação do projeto “UFPE no meu quintal”


Foto: Divulgação/Prefeitura de Afogados da Ingazeira

Na manhã dessa segunda (29), o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota, recebeu em seu gabinete a vice-reitora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora Florisbela Campos, e demais pró-reitores da universidade.

Na pauta a ampliação de um importante projeto de extensão universitária, “UFPE no meu quintal”, que no Pajeú já chegou aos municípios de Tabira e Iguaracy. O projeto tem por objetivo levar estudantes de vários cursos da universidade para colocar os seus conhecimentos, gratuitamente, a serviço dos municípios de Pernambuco.


Priscila Krause comemora possibilidade de estudantes das Autarquias Municipais de PE financiarem curso via FIES

Foto: Mariana Carvalho

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) comemorou, por meio de suas redes sociais, a iniciativa do Ministério da Educação de oportunizar aos mais de 19 mil alunos das autarquias municipais de ensino pernambucanas a possibilidade de aderirem ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Como representante da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Priscila atuou nos últimos meses em defesa da iniciativa, apresentando e reforçando o pleito junto ao governo federal. A decisão foi anunciada pelo ministro Mendonça Filho, em Caruaru, na última sexta-feira (27). A iniciativa que beneficiou todas as autarquias municipais do País partiu de solicitação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) ao Ministério da Educação, por meio de sua presidente, Suianne Melo.

“A decisão do Ministério é uma vitória relevante para milhares de estudantes pernambucanos que fazem seus cursos superiores nas autarquias e que vai refletir diretamente no reforço do desenvolvimento do interior do estado, já que as autarquias ficam espalhadas em todo o território. É um setor educacional muito relevante, que tem merecido um olhar singular por parte do nosso mandato”, explicou. Pernambuco é um dos estados brasileiros com maior quantidade de autarquias municipais de ensino, sediando 13 unidades, entre elas a Aesga, a Autarquia Educacional de Serra Talhada (Aeset) e a Faculdade do Sertão do Pajeú (Fasp), situada em Afogados da Ingazeira.


Aposentadoria por tempo de contribuição será automática


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciará a concessão automática de aposentadorias por tempo de contribuição a partir da segunda quinzena de fevereiro, afirmou ontem o presidente do órgão, Francisco Paulo Soares Lopes.

Inicialmente, a possibilidade de aceitar o benefício será oferecida a 5.000 segurados que têm registrado no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) tempo de contribuição ao INSS igual ou superior ao mínimo exigido, de 35 anos, para os homens, e 30 anos, para as mulheres.Lopes disse ainda que o INSS irá ampliar a automatização das concessões de aposentadorias por idade, chegando a cerca de 195 mil."Duzentas mil pessoas [no total] estão aptas a receber esses benefícios e vamos começar uma campanha de divulgação após o Carnaval", contou o presidente.

Agora SP