02 setembro 2025

Há exatos 4 anos, Bolsonaro sancionou lei que hoje o incrimina


Presidente vetou trechos da lei aprovado no Congresso, mas manteve artigos pelos quais é réu — Foto: Pablo Jacob

2 de setembro marca ironia histórica: Bolsonaro sancionou lei que hoje o incrimina

Por Nelson Lima Neto - O Globo/RJ

Veja esta, digamos, coincidência. Jair Bolsonaro, ainda durante seu mandato como presidente da República, publicou na edição de 2 de setembro de 2021 do Diário Oficial os novos dispositivos que reformularam a antiga Lei de Segurança Nacional. Quatro anos depois, o militar da reserva é acusado de praticar justamente os crimes previstos na norma que ele próprio aprovou.

O ex-presidente começará a ser julgado, nesta terça-feira, por diferentes delitos, entre eles as tentativas de "abolição violenta do Estado Democrático de Direito" e de "golpe de Estado".

Pelas regras sancionadas por Bolsonaro, o primeiro ocorre quando alguém busca, "com emprego de violência ou grave ameaça", extinguir a democracia, "impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais".

Já o segundo tipo penal se configura quando uma pessoa procura "depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". As penas mínimas, em ambos os casos, são de quatro anos de prisão.

Por Nelson Lima Neto - O Globo/RJ

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é comemorado o Dia do Professor.

Camilo Santana comemorou a aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19, do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com validade em todo o território nacional.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas redes sociais.

O projeto de lei aguarda sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo Santana.

Vantagens

Sargento da PM, sobrinho dele e outro homem morrem em tiroteio após discussão dentro de casa na Zona Oeste do Recife.


Tiroteio no Engenho do Meio, no Recife, deixa três mortos e um ferido — Foto: Reprodução/TV Globo

Caso aconteceu no Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife. Filho do militar também foi atingido, mas sobreviveu.

Por Lílian Oliveira, TV Globo, g1 PE

Um sargento reformado da Polícia Militar, o sobrinho dele e outro homem morreram durante um tiroteio no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife. O filho do policial também foi atingido e precisou ser levado para o Hospital da Restauração, na área central da cidade.

O caso foi registrado pela Polícia Civil na madrugada desta segunda-feira (1º), como tentativa de homicídio e triplo homicídio. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil por meio do Departamento De Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

Segundo a corporação, a troca de tiros começou por causa de uma briga dentro de casa, na Travessa Valdemar Falcão. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Informações extraoficiais dão conta de que um dos homens mortos, de 39 anos, brigou com o filho do sargento, que tem 33 anos. O militar tinha 60 anos.

Petrolândia: Policlínica informa que o Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nas quartas e sextas-feiras; agende já


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende semanalmente nas quartas-feiras (a partir das 14h00), e nas sextas-feiras (a partir das 08h00 .

Informações e agendamentos pelo número 9.9618-8877

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

'Trump dos trópicos', 'plano sinistro', e 'trompetista pronto': o 1º dia do julgamento de Bolsonaro na imprensa internacional

 


Imprensa mundial deu destaque ao início do julgamento do ex-presidente brasileiro, julgado por golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal a partir desta terça (2).

Por Redação g1

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (2) está repercutindo na imprensa internacional. Chamada de "plano sinistro", a tentativa de golpe de Estado por Bolsonaro e seus aliados após a derrota eleitoral de 2022 será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, será julgado junto a outros sete réus, apontados como os principais integrantes da suposta organização que tentou aplicar o golpe. A sentença deve sair até o dia 12 de setembro.

A imprensa internacional tem feito um retrospecto da situação de Bolsonaro e relembrou a tentativa de interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no processo. Além disso, as atuações do ministro Alexandre de Moraes e do próprio STF também foram questionadas.

* O New York Times descreveu a forma como Bolsonaro arquitetou em nove semanas, entre a derrota nas eleições e o 8 de janeiro, um "plano sinistro" de golpe de Estado, e que "há um vasto conjunto de provas" contra o ex-presidente.

* O The Guardian entrevistou o trompetista que viralizou ao tocar uma "marcha fúnebre" e o hino antifascista "Bella Ciao" após Bolsonaro se tornar réu por golpe de Estado.

* O Washington Post disse que, com o julgamento, o Brasil enfrenta Trump e seu passado autoritário.
A Economist chamou Bolsonaro de "Trump dos trópicos".

* A BBC disse que o julgamento de Bolsonaro entrou na fase final, e que "a causa do ex-presidente foi abraçada" por Trump.

Confira mais detalhes abaixo.

Criminosos armados invadem a casa da mãe do prefeito de Pão de Açúcar (AL) e faz reféns durante o assalto


Prefeito de Pão de Açúcar — Foto: Reprodução/Instagram

A casa da mãe do prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, primo do governador Paulo Dantas, foi assaltada na tarde desta segunda-feira (1º). Além de levar joias e dinheiros, os criminosos também fizeram reféns durante o assalto.

A casa, que fica no Centro da cidade, foi invadida por volta das 14h. O irmão do prefeito, Antônio Dantas, que também é Secretário de Infraestrutura e Transporte, estava no local e foi amarrado e trancado em um dos cômodos. As funcionárias da casa também foram amarradas.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que tomou ciência do ocorrido e que buscas estão sendo feitas na tentativa de localizar os suspeitos (confira a nota na íntegra).

Segundo testemunhas, os bandidos levaram todo o dinheiro e joias que estavam guardados dentro de um cofre. O carro da mãe do prefeito também foi roubado.

Nota da SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que, desde as primeiras horas em que tomou conhecimento do fato envolvendo familiares do prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, foi desencadeado o Plano de Defesa com o objetivo de identificar e capturar os responsáveis.

As Polícias Militar e Civil estão empenhadas na realização de diligências contínuas, mobilizando suas equipes de inteligência e operações especializadas para localizar os suspeitos e garantir a devida responsabilização criminal.

Por g1 Alagoas

Vigilante é morto ao reagir a assalto no primeiro dia de trabalho em laboratório no interior do Ceará


Vigilante é morto a tiro ao reagir a assalto no primeiro dia de trabalho em laboratório em Sobral. — Foto: Reprodução

Um vigilante foi morto com um tiro na cabeça ao reagir a um assalto no primeiro dia de trabalho em um laboratório clínico na Rua Boulevard João Barbosa, no Centro de Sobral, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira (1º).

Segundo testemunhas, um casal invadiu o estabelecimento e anunciou o assalto. João Victor Santos do Nascimento tentou conter a dupla, momento que ele foi atingido pelo disparo e morreu no local. Os suspeitos fugiram em seguida.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Centro Laboratorial Alves Aquino LTDA (Laboratório Larbos) lamentou a morte do vigilante terceirizado, que atuava na portaria e estava em seu primeiro dia na unidade, substituindo outro vigilante que entrou de férias.

"Destacamos que o episódio foi um ato criminoso externo e alheio à atuação do Laboratório Larbos. Mesmo assim, todas as medidas cabíveis foram imediatamente adotadas. Acionamos prontamente os órgãos de segurança pública e estamos colaborando de forma integral com as investigações, fornecendo todos os dados e registros necessários para auxiliar na elucidação dos fatos", disse o laboratório.

Ainda conforme o estabelecimento, a empresa de segurança, responsável pelo profissional, está prestando todo o suporte necessário à família, assim como a entidade.

"Estamos em comunicação direta com a empresa de segurança para garantir que todas as providências necessárias sejam devidamente adotadas", falou a empresa.

Por Redação g1 CE

Sargento do Exército é condenado por estuprar colega de farda após arrombar alojamento feminino de quartel no Recife


Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) Recife fica no bairro de Casa Forte, na Zona Norte da cidade — Foto: Reprodução/Google Street View

A Justiça Militar condenou um segundo-sargento do Exército por estuprar uma colega de farda após arrombar o alojamento feminino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu durante uma cerimônia na unidade, em maio de 2023.

O g1 apurou que o militar foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável e dano simples, por causa do arrombamento. A sentença também determinou a exclusão do sargento das Forças Armadas, já que a pena arbitrada ultrapassou o prazo de dois anos de reclusão.

O processo tramita em segredo de Justiça. O g1 teve acesso às informações da sentença, publicada no dia 21 de maio pela juíza federal Maria do Socorro Legal, da 7ª Circunscrição Judiciária Militar.

A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília. O g1 tenta contato com a defesa de Haroldo Alexandre Thomassen.

O caso ocorreu na noite de 26 de maio de 2023, durante um evento de Escolha das Armas, Quadros e Serviços, ocasião em que os alunos concluintes do curso básico de formação de oficiais escolhem a área de atuação que desejam seguir na carreira militar.

Após a solenidade, foi realizada uma festa no local. De acordo com a denúncia do Ministério Público Militar (MPM), o sargento estava trabalhando na noite da festa e também consumiu bebida alcoólica, o que é proibido para os militares a serviço em eventos festivos.

Ainda segundo as investigações, a vítima, também uma sargento do Exército, tinha ingerido bebida alcoólica e pediu para uma colega acompanhá-la até o alojamento feminino, trancando a porta e dormindo logo em seguida.

Conforme os autos, a mulher disse que acordou horas depois com o homem deitado em cima dela e correu gritando por ajuda. De acordo com as investigações, a perícia constatou que a porta do alojamento tinha sido arrombada.

Como a vítima se encontrava em estado alterado por ter ingerido bebida alcoólica, os magistrados entenderam que o caso deve ser enquadrado como estupro de vulnerável, previsto no Artigo 232 do Código Penal Militar.

O g1 entrou em contato com o Comando Militar do Nordeste (CMNE), mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Por g1 Pernambuco

Petrolândia: Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende na Petroclínica todas as quintas e sextas-feiras; Agende já sua consulta

  

A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que a Cirurgiã-Dentista Dra. Jacilene Cavalcante atende todas as quintas (à tarde) e sextas-feiras (Manhã e tarde).

Informações e agendamentos pelo (87) 9.9634-2910 ( Dra Jacilene), ou (87) 9.9805 0774 (Atendente da Petroclínica).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Petrolândia: Exposição itinerante "Patrimônios de Pernambuco" promovida pela Fundarpe pode ser conferida até o dia 12 de setembro; faça uma Visita

 

Exposição é interativa, com audiovisual e peças lúdicas na Biblioteca Pública Municipal de Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier Ramalho)


Aberta no dia 26 de agosto de 2025, na Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes, em Petrolândia, ainda na programação da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes. A 2ª edição da exposição Patrimônios de Pernambuco, projeto promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult), permanecerá em visitação até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
 
A Exposição é composta por painéis com textos, imagens e vídeos referentes às categorias de Patrimônio Cultural de Pernambuco: Material, Imaterial, Vivo e Ferroviário. A interatividade na exposição é garantida pelos quebra-cabeças do Patrimônio Cultural, pelo vocabulário da preservação, pelos QR-Codes que direcionam o visitante a mais informações e pelo painel interativo onde os visitantes poderão compartilhar suas impressões e suas outras referências culturais. A mostra conta com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras, braille e audiodescrição dos conteúdos e legenda nos vídeos.

A exposição foi construída a partir da publicação digital da cartilha “Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais”, em comemoração aos 50 anos da Fundarpe, com lançamento no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2023. A mostra é composta por painéis com textos e imagens, vídeos e quebra-cabeças dos Patrimônios de Pernambuco, que geram interatividade com os visitantes. O espaço tem caráter educativo e visa difundir a diversidade dos bens culturais reconhecidos, além de estimular ações de preservação e salvaguarda de outros bens ainda não identificados.

Trama golpista: Julgamento de Bolsonaro e outros 7 começa nesta terça (2); veja o que está previsto para a sessão

Julgamento da denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe (Rosinei Coutinho/STF)

Ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-auxiliares são réus por tentativa de golpe de Estado.

Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-auxiliares, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe de Estado em entre o fim de 2022 e o início de 2023.

Esse é o núcleo crucial da trama golpista. Tem esse nome por, na visão da Procuradoria-Geral da República (PGR), incluir os réus que foram decisivos na ação.

Segundo a denúncia da PGR, Bolsonaro foi o líder da organização criminosa que tentou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele também seria, nas palavras da PGR, o maior beneficiado em caso de golpe bem sucedido.

Bolsonaro também é acusado do outros quatro crimes no processo. Somados, podem dar pena de 43 anos de cadeia.

Como será a sessão desta terça

Relembre âncoras do Jornal Nacional; programa faz 56 anos e William Bonner anunciou despedida - César Tralli assumirá o posto ao lado de Renata Vasconcellos.


Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

William Bonner, que ficará no comando do programa até 3 de novembro, quando César Tralli assumirá o posto de âncora ao lado de Renata Vasconcellos.

Por Redação g1

Principal telejornal do Brasil, o Jornal Nacional completou 56 anos nesta segunda-feira (1º) e anunciou novidades na TV Globo. Dentre elas, está a despedida de William Bonner, que ficará no comando do programa até 3 de novembro, quando César Tralli assumirá o posto de âncora ao lado de Renata Vasconcellos.

Relembre a seguir todos os âncoras titulares que o Jornal Nacional teve até agora.

Hilton Gomes