domingo, 12 de setembro de 2021

Tacaratu-PE: Cauan Barros, jogador vascaíno de origem indígena, foi tema de reportagem do 'Esporte Espetacular neste domingo'; assista



Cauan Barros, destaque na base do Vasco, da aldeia de Tacaratu - Pernambuco

Se no Rio de Janeiro Cauan Barros, jogador da equipe sub-20 do Vasco, ainda é desconhecido, no interior de Pernambuco, à beira do Rio São Francisco a situação é bem diferente. Indígena da etnia dos Pankararus, localizado entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia -, o jovem virou atração em sua tribo após assinar o primeiro contrato profissional com o clube carioca e gerou uma verdadeira revolução nos costumes de assistir futebol entre os familiares e amigos.

"O meu pai começou a chorar. Ligou para a minha mãe, que estava no mercado com as irmãs. Quando soube da notícia começou a gritar e chorar. Acho que a ficha ainda não caiu para a minha família. Minha mãe mesmo já falou."

São cerca de 7 mil Pankararus cadastrados no Governo Federal. Muitos ainda vivem no local de origem e em casinhas simples de barro, mas, por influência do jogador, estão em alta na aldeia antenas de televisão.

Cauan Barros, destaque na base do Vasco, na aldeia em Pernambuco

- Eu assistindo ao jogo com minha família fui às lagrimas. Todo mundo falando que eu podia chorar. Porque era meu filho que estava fazendo gol – lembrou seu Clecio Monteiro, quando viu o gol de Barros em clássico contra o Flamengo pelo sub-17.

Clecio foi o grande incentivador para que o filho chegasse a um grande clube. Ao perceber que já se destacava entre os meninos mais velhos da tribo, ele o levou para fazer testes em alguns times. Cauan chamou atenção do Vasco aos 15 anos, quando já atuava pelo Primavera do interior de São Paulo. Desde então em São Januário, ele, hoje com 17, já é uma promessa e o grande orgulho da família.

- Por ele ter aberto mão da infância, adolescência, por querer vencer, realizar um sonho de querer dar uma vida melhor não só para ele, mas para toda família. Isso é muito emocionante.

O futebol que fez o filho sonhar e partir da aldeia, agora vai uni-lo aos pais novamente. Barros, que mora no alojamento de São Januário, em breve estará ao lado de Clecio, Luciana (mãe) e Cauana (irmão) - que estão de mudança para o Rio de Janeiro.Clique no link abaixo e assista

TACARATU: Destaque do sub-20, indígena transforma tribo no interior de Pernambuco em verdadeiro reduto do Vasco


NOTÍCIA RELACIONADA
Jogador indígena de Tacaratu, revelado na escolinha "Bom de Bola" de Itaparica, é contratado pelo Vasco e será destaque neste domingo (12) no Esporte Espetacular da Globo

Clube de Regatas Vasco da Gama contratou, para sua seleção juvenil, o indígena Cauan Lucas, da etnia Pankararu, do estado de Pernambuco, da Terra Indígena de mesmo nome, localizada entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia. Jogando na posição de meio-campo, o jovem de 17 anos trouxe alegria e esperança para sua comunidade. Sua história será contada neste domingo (12/09/2021) por meio de reportagem no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) trabalha para a promoção do diálogo e autonomia dos povos indígenas, e parabeniza o jovem, que é um exemplo de que os indígenas são os protagonistas de sua própria história.

História

Quando Cauan ainda era uma criança, Clécio, seu pai, o levou para a escolinha "Bom de Bola", em Itaparica - Jatobá (PE), onde atuou na categoria sub-10 aos 7 anos. Após, o menino chegou a passar em testes nos clubes Bahia e Vitória, mas não foi integrado por não ter idade. Aos 13 anos, teve a oportunidade de ir para o Athletico-PR, porém acabou recebendo uma proposta do Primavera, do interior de São Paulo, que incluía um emprego de porteiro para seu pai.

Finalmente, quando jogava na categoria sub-15, um “olheiro” do Vasco o viu treinando e lhe fez o convite. "O vice-presidente do Primavera me ligou dizendo que eu teria que ir ao Rio de Janeiro porque o Vasco queria renovar e eu, automaticamente, disse que sim. Foi uma felicidade imensa. Uma emoção muito boa para nós da aldeia, para a minha família, os amigos dele. Então eu fui e, quando assinou o contrato, foi uma alegria imensa. A aldeia se abraçou toda lá, ficou muito feliz, todo mundo dando os parabéns. Foi uma felicidade enorme, nem sei nem como explicar", declarou Clécio, em uma entrevista.

O pai de Barros lembrou da dificuldade que é sair de casa tão jovem para tentar o sonho de se tornar um jogador de futebol profissional: "Deus abençoou o trabalho dele e fez as coisas fluírem. Não é fácil uma criança ficar desde os 15 aos 17 anos no Rio de Janeiro sozinho e conseguir o que conseguiu, mas foi muito gratificante para nós", disse Clécio ao falar do filho, que atualmente mora no alojamento do Vasco em São Januário para jovens da base.

Paulinho também tem origem indígena, ele é da tribo Xucuru, em Pesqueira, no interior de Pernambuco


Uma das grandes inspirações de Barros como jogador é Paulinho, ex-Corinthians, seleção brasileira e que atualmente defende o Guangzhou Evergrande, da China. Assim como o vascaíno, o volante também tem origem indígena, só que da tribo Xucuru, em Pesqueira (PE). Outro atleta que Cauan é fã é o astro português Cristiano Ronaldo, da Juventus (ITA). "Ele se inspira muito no Cristiano Ronaldo. Ele começou como atacante, aí fazia a batida do Cristiano, a comemoração dos gols... Gosta também do Paulinho, sempre o acompanhou", destacou Clécio.

Pankararu

Os Pankararu tiveram sua terra homologada na década de 1990 e têm no ritual religioso "Toré" sua marca de identidade e resistência cultural. A principal atividade econômica da etnia é a agricultura do feijão, milho e mandioca, assim como o artesanato e a venda de pinha, produto típico da região.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação/Funai
Categoria Cultura, Artes, História e Esportes

Petrolândia inicia vacinação de adolescentes a partir de 16 anos nesta segunda (13/09/2021) no Ginásio de Esportes

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Cuida! Avisa pra galera que a idade BAIXOU!

16 ANOS DE IDADE OU MAIS (GERAL)

1ª Dose | Zona Urbana 
Data: 13/09
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Ginásio de Esportes
Doses: 550

12 A 17 ANOS (COM COMORBIDADES)

1ª Dose | Zona Urbana 
Data: 13/09
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Ginásio de Esportes
Doses: 66

Atenção! Apresentar laudo médico original, comorbidades.

Divulgaçã/Ass/Secretaria de Saúde de Petrolândia
 

Petrolândia: UMA SEMANA PARA RECORDAR! Morte do cantor Cid, uma das mais belas vozes já ouvidas em nossa região, completa 11 anos no próximo domingo (19/09/2021)

Cid morreu em 2010, às vésperas da Festa do Padroeiro da cidade de Petrolândia, São Francisco de Assis (Foto: Assis Ramalho)


No próximo domingo (19/09/2021), a cidade de Petrolândia, com certeza, amanhecerá com um quê de tristeza e nostalgia. Serão completados onze anos que perdemos uma das mais belas vozes já ouvidas em nossa região: a voz de Cid.

Em 2010, às vésperas da Festa do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis, Cid faleceu prematuramente, consternando toda a cidade e região, levando multidão a acompanhar seu velório e cortejo fúnebre.

Cid formava dupla com Jean


Cid formava dupla com Jean. Familiares, amigos e fãs poderão prestar suas homenagens ao cantor, visitando o belo jazigo construído em memória do inesquecível talento de Cid, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

Sua voz marcante é uma luz que não se apaga.e não se apagará - confira vídeo abaixo




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Túmulo produzido pelo pedreiro André Luiz
Vídeo: Roberto e Meirinho

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana (de 13 a 17 de setembro/2021); Agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta semana, de 13 a 17 de setembro de 2021: VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

jovem é assassinado em Paulo Afonso (BA) na tarde deste domingo (12)




Jovem identificado como Maicon Douglas foi morto na tarde deste domingo, 12 de setembro, em Paulo Afonso, Bahia.

O homicídio aconteceu na Avenida Ulisses Guimarães, próximo à rodovia BA-210, acesso ao Parque Aquático e Prainha do Candeeiro.

Uma equipe do SAMU foi acionada para atender a ocorrência, porém já encontrou a vítima sem vida.

A Polícia Militar realizou rondas pela região, mas o autor do crime não foi encontrado até o fechamento da matéria. A Polícia Civil investigará o caso.



Por Redação (pa4.com.br)

Petrolândia: Calendário para marcações de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 13 a 17/09

   

Calendário Semanal de Marcações de Consultas e Exames na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja Minas/D'Leles, no centro de Petrolândia.





Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia/Secretaria de Saúde

Funcionária da prefeitura de Glória (BA) morre vítima de acidente de trânsito

O acidente fatal aconteceu dentro do povoado Quixaba, área rural do município de Glória, Bahia. Cleide Barbosa, de 41 anos, morreu imediatamente após ser atropelada por um veículo ainda não identificado.

O acidente que aconteceu na tarde deste domingo, 12 de setembro, deixou a pacata comunidade em choque. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas.

Cleide era funcionária da prefeitura municipal de Glória lotada no Posto Médico Augusto José da Silva.

Até o final da tarde, o corpo de Cleide ainda estava no local. Uma equipe do IML de Paulo Afonso fará a remoção para o exame de necropsia.

Nas redes sociais, amigos lamentaram a fatalidade: “Amiga Cleide Barbosa só de pensar que eu vou chegar no posto e não vou poder ver mas este sorriso lindo sua alegria suas brincadeiras, amiga isso me parte o coração. Que Deus te guarde ao ladinho Dele e conforte seus familiares amiga”, escreveu Elizabete Alves.

Por Redação (pa4.com.br)

Petrolândia: Domingo é dia de Baião de 2 no Bar e Restaurante Maria Fumaça; Cantor Rahmon Lima anima a noite a partir das 19h


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, do empreendedor Pedrinho, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, está aberto neste domingo, das 11h30 às 23h30 para servir as delícias do seu variado cardápio, em um ambiente de descontração e lazer para você, sua família, sua turma de amigos.HOJÉ TEM O DELICIOSO BAIÃO DE 2.

A partir das 19 horas, a animação ficará por conta do Cantor Rahmon Lima.

Aproveite!



Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Jogador indígena de Tacaratu, revelado na escolinha "Bom de Bola" de Itaparica, é contratado pelo Vasco e será destaque neste domingo (12) no Esporte Espetacular da Globo


Clube de Regatas Vasco da Gama contratou, para sua seleção juvenil, o indígena Cauan Lucas, da etnia Pankararu, do estado de Pernambuco, da Terra Indígena de mesmo nome, localizada entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia. Jogando na posição de meio-campo, o jovem de 17 anos trouxe alegria e esperança para sua comunidade. Sua história será contada neste domingo (12/09/2021) por meio de reportagem no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) trabalha para a promoção do diálogo e autonomia dos povos indígenas, e parabeniza o jovem, que é um exemplo de que os indígenas são os protagonistas de sua própria história.

História

Quando Cauan ainda era uma criança, Clécio, seu pai, o levou para a escolinha "Bom de Bola", em Itaparica - Jatobá (PE), onde atuou na categoria sub-10 aos 7 anos. Após, o menino chegou a passar em testes nos clubes Bahia e Vitória, mas não foi integrado por não ter idade. Aos 13 anos, teve a oportunidade de ir para o Athletico-PR, porém acabou recebendo uma proposta do Primavera, do interior de São Paulo, que incluía um emprego de porteiro para seu pai.

Finalmente, quando jogava na categoria sub-15, um “olheiro” do Vasco o viu treinando e lhe fez o convite. "O vice-presidente do Primavera me ligou dizendo que eu teria que ir ao Rio de Janeiro porque o Vasco queria renovar e eu, automaticamente, disse que sim. Foi uma felicidade imensa. Uma emoção muito boa para nós da aldeia, para a minha família, os amigos dele. Então eu fui e, quando assinou o contrato, foi uma alegria imensa. A aldeia se abraçou toda lá, ficou muito feliz, todo mundo dando os parabéns. Foi uma felicidade enorme, nem sei nem como explicar", declarou Clécio, em uma entrevista.

O pai de Barros lembrou da dificuldade que é sair de casa tão jovem para tentar o sonho de se tornar um jogador de futebol profissional: "Deus abençoou o trabalho dele e fez as coisas fluírem. Não é fácil uma criança ficar desde os 15 aos 17 anos no Rio de Janeiro sozinho e conseguir o que conseguiu, mas foi muito gratificante para nós", disse Clécio ao falar do filho, que atualmente mora no alojamento do Vasco em São Januário para jovens da base.

Paulinho também tem origem indígena, ele é da tribo Xucuru, em Pesqueira, no interior de Pernambuco

Uma das grandes inspirações de Barros como jogador é Paulinho, ex-Corinthians, seleção brasileira e que atualmente defende o Guangzhou Evergrande, da China. Assim como o vascaíno, o volante também tem origem indígena, só que da tribo Xucuru, em Pesqueira (PE). Outro atleta que Cauan é fã é o astro português Cristiano Ronaldo, da Juventus (ITA). "Ele se inspira muito no Cristiano Ronaldo. Ele começou como atacante, aí fazia a batida do Cristiano, a comemoração dos gols... Gosta também do Paulinho, sempre o acompanhou", destacou Clécio.

Pankararu

Os Pankararu tiveram sua terra homologada na década de 1990 e têm no ritual religioso "Toré" sua marca de identidade e resistência cultural. A principal atividade econômica da etnia é a agricultura do feijão, milho e mandioca, assim como o artesanato e a venda de pinha, produto típico da região.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação/Funai
Categoria Cultura, Artes, História e Esportes

Petrolândia: Amigos ainda repercutem e lamentam nas redes sociais morte de Fátima Pariconha ''Fafá''


A semana foi de muita tristeza para os petrolandenses. Aos 64 anos, morreu na quinta-feira (09) Maria de Fátima Silva, popularmente conhecida por Fátima de Pariconha.

A morte de 'Fafá Pariconha', como também era chamada, ainda repercute em meio aos seus conterrâneos. Amigos usaram suas redes sociais para postar fotos relativas a algum momento do passado ao lado daquela que foi uma das pessoas mais extrovertida e alegre de toda a história de Petrolândia.

Com certeza, todos sentirão muito a sua falta. Fafá, foi uma grande mulher, amiga, filha e irmã exemplar, cuja alegria e determinação de vida, contagiava a todos que com ela convivia.

Veja abaixo algumas das publicações

Miss Universo Pernambuco 2021 acontece no dia 1º de outubro


Candidatas Miss Universo Pernambuco – Créditos: Divulgação

Evento deste ano traz 11 candidatas, uma delas vai representar o Estado na etapa nacional, que acontece em novembro. Após ser adiado em 2020, devido a pandemia do Covid-19, o concurso de beleza Miss Universo Pernambuco está de volta. A representante do Estado no Miss Universo Brasil será revelada no dia 1º de outubro, em um evento realizado no Hotel Bristol Recife Hotel & Convention, em Boa Viagem, a partir das 20h. O evento será aberto ao público mediante a compra de ingresso limitados no valor de R$ 50.

Candidatas Miss Universo Pernambuco – Créditos: Divulgação

Evento deste ano traz 11 candidatas, uma delas vai representar o Estado na etapa nacional, que acontece em novembro. Após ser adiado em 2020, devido a pandemia do Covid-19, o concurso de beleza Miss Universo Pernambuco está de volta. A representante do Estado no Miss Universo Brasil será revelada no dia 1º de outubro, em um evento realizado no Hotel Bristol Recife Hotel & Convention, em Boa Viagem, a partir das 20h. O evento será aberto ao público mediante a compra de ingresso limitados no valor de R$ 50.

Candidatas Miss Universo Pernambuco – Créditos: Divulgação

Após 33 anos de legado do produtor Miguel Braga, falecido em maio deste ano, o evento tem como coordenador estadual Romildo Alves, que já atuava como diretor artístico do concurso. De acordo com ele, o papel da miss é saber representar e mostrar para o mundo a cultura, história e cidades turísticas do seu estado, além de trazer visibilidade para ações sociais. “Um evento dessa natureza também é uma grande vitrine e porta de entrada para o mundo da moda e publicidade. A grande maioria das vencedoras fecham trabalhos como modelo, apresentadora e assinam contratos com marcas nacionais e até internacionais”, conta Alves.

Da Coluna do João Alberto
Diário de Pernambuco

Bolsonaro: Vivemos ainda momentos conturbados, mas as coisas começam a se ajustar



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, neste sábado (11), que o Brasil ainda vive momentos conturbados, mas que já começam a se ajustar. A declaração foi dada durante a visita na 44ª edição da Expointer, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul.

Durante a passagem pelo evento, Bolsonaro encontrou apoiadores e tirou fotos, mas evitou contato com a imprensa no local.

Após a visita à feira, o presidente almoçou com lideranças do agronegócio, momento em que recebeu a Medalha de Mérito Farroupilha.

Essa foi a primeira viagem de Bolsonaro depois dos atos de 7 de Setembro, seguida de declaração em que voltou atrás nos ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

David Luiz assina com Flamengo e é anunciado como terceiro reforço da era Renato Gaúcho

Marcos Braz, Júlio Taran, David Luiz, Bertolucci e Bruno Spindel - Flamengo — Foto: Arquivo pessoal

Depois de longo namoro e muitos pedidos da torcida, David Luiz é oficialmente jogador do Flamengo. Neste sábado, em um hotel em São Paulo, o Rubro-Negro fechou a contratação do zagueiro de 34 anos. Após 14 anos de Europa e 23 títulos conquistados, ele assinou contrato válido até o fim de 2022. O anúncio foi feito às 16h51 deste sábado.

- Cheguei! Vamos viver esse sonho em busca de títulos. Afinal, isso que vocês merecem. Nos vemos em breve. Saudações rubro-negras. - afirmou David Luiz.

David Luiz é o terceiro reforço desde a chegada de Renato Gaúcho e vai vestir a camisa 23. Antes dele vieram o meio-campista Andreas Pereira e o atacante Kenedy, que também estavam na Premier League. A tendência é de que a apresentação seja na segunda-feira.

Por Fred Huber e Gabriela Moreira — Rio de Janeiro

Pastor do Acelera pra Cristo diz que Bolsonaro traiu o povo e o chama de “frouxo”



O empresário e pastor Jackson Vilar, um dos organizadores da motociata Acelera para Cristo em São Paulo, afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) traiu “os motociclistas e os caminheiros” e chamou o chefe do Executivo de “frouxo”, de “covarde” e de “louco”.

“Jogou sua liberdade fora para defender o país, um presidente ao qual traiu a classe do Zé Trovão, os caminhoneiros, grava um vídeo mandando recuar”, diz Vilar. “Agora te digo: eu não acredito em Bolsonaro mais. Pode me chamar de traidor, do que quiser, canalha”, continuou.