terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Petrolândia: Roque de seu Dedinha, irmão de Jojó, falece em Belo Jardim

Acervo da família

Faleceu nesta terça-feira (05), na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, Roque Alexandre Costa da Silva, mais conhecido como Roque de seu Dedinha. Ele foi encontrado caído em sua residência, já sem vida, por volta das 19 horas de hoje.

Roque é irmão de Joãozinho (Jojó) que  morreu no dia 23 de novembro do ano passado, vítima de infarto. O corpo de Roque Alexandre, que tinha 45 anos, foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. De acordo com informações da família, passada a nossa reportagem, Roque deverá ser sepultado na tarde desta quarta-feira no cemitério São Francisco de Petrolândia.

Roque deixa esposa e dois filhos.

Nossos pêsames aos familiares enlutados

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo da família

Presidente interino da CBF, Marcus Vicente deixa o cargo

Marco Polo Del Nero anunciou seu licenciamento do cargo no dia 3 de dezembro de 2015 e nomeou Marcus Vicente para assumir a direção da entidade

O presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marcus Antônio Vicente, não está mais no comando da entidade. Ele estava no cargo desde o dia 3 de dezembro do ano passado, após pedido de licenciamento do presidente Marco Polo Del Nero.

Em vídeo divulgado no site da CBF, Vicente diz que cumpriu sua missão na entidade e que voltará à Câmara dos Deputados, onde tem mandato pelo PP do Espírito Santo.

“Venho a público hoje dar uma satisfação. Eu cumpri a minha missão como interino da CBF. Estava combinado com o presidente licenciado Marco Polo Del Nero que eu ficaria até hoje, dia 5 de janeiro”, explicou.

Arquivo pessoal de Gabriel Garcia Márquez vai ser disponibilizado ao público


A Universidade do Texas, em Austin, vai começar em junho a digitalizar o arquivo pessoal completo do escritor colombiano e Prêmio Nobel da Literatura, Gabriel Garcia Márquez, para o tornar público, informou a instituição nesta terça-feira (5).

O projeto de digitalização, um projeto que vai levar 18 meses, chama-se “Compartilhar Gabo [diminutivo do nome do autor] com o mundo” e foi viabilizado por um donativo da organização sem fins lucrativos Conselho em Recursos Livreiros e de Informação, sediada em Washington.

Pretende-se assim que, no final de 2018, o legado de García Márquez esteja acessível a todos. São 24 mil páginas em documentos (manuscritos, fotografias, guiões, cadernos e cartas) que se encontram guardadas em 78 caixotes no Centro Harry Ransom, em Austin.

Raul Jungmann entra com ação para anular MP sobre acordos de leniência

Jungmann pede a anulação da MP e argumenta que a finalidade do texto é permitir que as empresas envolvidas na Operação Lava Jato continuem a contratar obras e serviços com o governo federal e suas estatais

O vice-líder da minoria na Câmara dos Deputados, Raul Jungmann (PPS-PE), entrou hoje (5) com uma ação direta de inconstitucionalidade junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para questionar a edição da Medida Provisória (MP) 703/2015, que trata das regras para acordos de leniência entre o governo e empresas acusadas de corrupção.

Publicada no dia 21 de dezembro do ano passado no Diário Oficial da União, a MP permite a participação do Ministério Público em acordos de leniência firmados com empresas privadas acusadas de corrupção e dá a elas o direito de continuar participando de contratos com a administração pública caso cumpram penalidades e demais condições legais.

Prefeito exonera todo o secretariado e mais de 820 comissionados em PE

O prefeito da cidade do Cabo não foi localizado para comentar quais exatamente foram os motivos para o corte. Nos bastidores, a informação é de que a medida foi a última de uma série, com o objetivo de otimizar a administração, que segue com dificuldades para fechar as contas (Foto: JC Imagem)

Os 25 secretários, entre municipais e executivos, e as cerca de 820 pessoas que ocupavam cargos comissionados na cidade do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife(RMR) foram exonerados nesta terça(05) pelo prefeito, Vado da Farmácia(PTB). Embora a prefeitura não tenha se pronunciado oficialmente, nos bastidores a informação é de que a medida extrema foi até agora a última de uma série que tem o objetivo de otimizar a administração que segue com dificuldades para fechar as contas. O comunicado da exoneração foi feito no Centro de Administração municipal (CAM) às 11h, com a presença de parte do secretariado, que continuou trabalhando durante o dia de ontem.

Parte deles deverá ser chamada amanhã para a nova composição da administração. “A expectativa é é essa, pois fomos exonerados sem nada ser explicado, mas nem se a reunião, ou se ocorrerá uma mesmo, eu posso te confirmar”, asseverou um secretário que preferiu não se identificar. Mesmo com toda incerteza, os únicos que seguiriam mais “garantidos” são os que ocupam as pastas mais importantes, como da Defesa Social, Educação, Saúde e Fazenda, mas mesmo esses não tiveram a certeza de que serão chamados de volta.

Petrolândia: Postos de Saúde do município deixam de ter expediente diário


PSF Antônio Firmino da Silva (Fotos: Lúcia Xavier)

Em pleno verão de temperaturas elevadíssimas, temporada favorável à proliferação de dengue, chicungunha, zica, entre outros males e mal estares, a Prefeitura de Petrolândia inicia 2016 com uma medida drástica na Saúde. Com repasses do Governo Federal em atraso e arrocho na economia, os Postos de Saúde da Família (PSFs) deixaram de abrir as portas de segunda a sexta-feira, nos dois horários, como a comunidade já se havia habituado a ver.

Os PSFs contavam com médico, enfermeiro e dentista. Nas entrelinhas das informações divulgadas à comunidade, percebe-se não há mais médico nem dentista contratado e o número de enfermeiras agora é de apenas três, que vão trabalhar em rodízio para atender todos os postos do município.

Os serviços nos PSFs, enquanto durar a contingência, resumem-se a acompanhamento de pré-natal, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, atualização de cartão HiperDia (Hipertensão/Diabetes) e entrega de medicação.

Confira abaixo o cronograma de atendimento dos PSFs de Petrolândia na primeira quinzena de janeiro/2016.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Ouça o programa Acordando com as Notícias com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar

Líder de audiência o programa Acordando com as Notícias apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, esportes, política, polícia, economia, cultura, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Garanhuns: MPPE obtém liminar determinando ao prefeito enviar projeto de lei para criação do segundo Conselho Tutelar


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve na Justiça a concessão de medida liminar determinando ao município de Garanhuns, através do prefeito Izaías Régis, que envie, dentro do prazo de dez dias, projeto de lei para a criação de uma segunda unidade do Conselho Tutelar. O prefeito deverá ainda convocar a Câmara de Vereadores, em regime de urgência, para apreciar e votar o referido projeto de lei.

De acordo como promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, a criação da segunda unidade do Conselho Tutelar é uma reivindicação antiga, que vem sendo debatida em fóruns e conferências municipais desde o ano de 2009. O próprio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) se posicionou favoravelmente à criação do segundo Conselho Tutelar, por meio de duas Resoluções expedidas em 2015. De acordo com o Comdica, a equipe da nova unidade deve ser composta pelos candidatos classificados entre o sexto e o décimo lugares da eleição realizada no mês de outubro de 2015.

Lugano rescinde com Cerro Porteño e jogará pelo São Paulo em 2016

Pelo São Paulo Lugano foi campeão da Libertadores e do Mundial em 2005 e campeão brasileiro em 2006

O zagueiro uruguaio Diego Lugano rescindiu seu contrato com o Cerro Porteño nesta terça (5), após reunião com seu representante, Diego Seoane, e o presidente do clube paraguaio Juan José Zapag,.
Após longo período de negociação, o jogador chegou a um acordo com a diretoria do clube e tem o caminho livre para assinar com o São Paulo, que já tinha acordo com o jogador.

Diego Lugano é ídolo da torcida são-paulina, que pedia insistentemente à diretoria sua volta. Após a aposentadoria de Rogério Ceni, o São Paulo buscava nomes que pudessem assumir o papel de liderança do goleiro. Lugano é esse nome.

Pelo São Paulo, o zagueiro foi campeão da Libertadores e do Mundial em 2005, e campeão brasileiro em 2006.

Brasil tem 3.174 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika

Brasil começa 2016 com 3.174 casos suspeitos de microcefalia

O número de casos de microcefalia no Brasil continua crescendo. Primeiro boletim de 2016 divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil acumula 3.174 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika. Estão na conta todos os casos registrados em 2015 e nos dois primeiros dias de 2016. Eles estão distribuídos por 684 municípios de 21 unidades da federação. Além disso, há 38 possíveis mortes ligadas à doença que estão sob investigação. Só no Rio de Janeiro, de acordo com este último boletim do Ministério da Saúde, foram registrados 118 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus.

No boletim anterior, liberado na terça-feira da semana passada, eram 2.975 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus zika, distribuídos por 656 municípios de 20 unidades da federação. A novidade agora é o Amazonas, que registrou seu primeiro caso. Além disso, havia 40 possíveis mortes ligadas à doença que estão sob investigação. Em 2014, em todo o Brasil, foram registrados 147 casos suspeitos de microcefalia.

Governo divulga calendário de pagamento do IPVA 2016 em PE

Vencimento da 1ª parcela para placas terminadas em 1 e 2 é dia 8 de março.
Recolhimento pode ser feito em três vezes ou em parcela única.

O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado. O recolhimento pode ser feito em três parcelas ou de forma única, sendo a última com desconto de 5% do valor. O Documento de Arrecadação Estadual (DAE), será encaminhado para a residência do contribuinte para evitar que o pagamento aconteça duas vezes.

De acordo com o calendário, os veículos com placas terminadas em 1 e 2, o vencimento da primeira parcela (ou cota única para os que preferirem pagar de uma só vez), é no dia 8 de março, sendo a segunda parcela para o dia 5 de abril e a terceira para o dia 5 de maio.

Os automóveis com placas terminadas em 3 e 4 terão o dia 11 de março como prazo final para pagamento da conta única ou da primeira parcela, seguido pelas datas 8 de abril e 10 de maio para quitação das demais.

Ator Antônio Pompêo é encontrado morto em casa aos 62 anos

Antônio Pompêo ficou conhecido por ter atuado em novelas, como "O Rei do Gado" e "Mulheres de Areia", e em filmes, como "Xica da Silva"

Conhecido por ter atuado em novelas, como "O Rei do Gado" e "Mulheres de Areia", e em filmes, como "Xica da Silva", o ator Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 5.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o rabecão da corporação foi acionado por volta das 16h45 pela Polícia Militar. A princípio, o ator estaria morto há mais de dois dias, mas essa informação será confirmada após perícia no Instituto Médico Legal, para onde o corpo foi encaminhado.

Foi Aldineia Silva, amiga e vizinha do ator, quem estranhou o sumiço repentino de Pompêo e acionou a Polícia Militar. Ao EGO, ela conta que o amigo não retornou suas ligações e que, ao chegar na casa dele, encontrou a janela aberta e sentiu um odor muito forte.

Participantes do Enem não terão acesso à correção da redação no dia 8, diz Inep


Decisão judicial que garante a divulgação do espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) junto com as notas das provas ainda não valerá para a edição de 2015, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Isso porque o processo não foi concluído e ainda cabe recurso. As notas do exame, feito em outubro do ano passado, serão divulgadas na sexta-feira (8) e de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o espelho somente será disponibilizado posteriormente.

A decisão do tribunal foi divulgada no dia 3 de dezembro do ano passado. O órgão acolheu recurso do Ministério Público Federal (MPF) e julgou que Inep deve disponibilizar o acesso ao espelho de redação do Enem junto com a divulgação da nota individual de cada candidato. Noficado, o Inep tem até 15 de fevereiro deste ano para se manifestar, prazo que já extrapola a data da divulgação da nota das provas e, portanto, não obriga a entrega do espelho da redação ao estudante. O Inep diz que já recorreu da decisão.

Jatobá: Bloco Itaelétrico informa vendas de abadás a partir desta quarta-feira (06)


A organização informa que chegaram os abadás do Bloco Itaelétrico Indoor, para o Carnaval 2016 em Jatobá. A partir desta quarta-feira (06), estará à venda o 1º lote, no valor de R$ 50,00 até 20/01. No dia 21/01 começa o 2º lote, com vendas até o dia 05/02, a R$ 60,00. No dia do evento, o abadá custará R$ 70,00 e o número é limitado.

Pontos de venda a partir de 06/01:
Jatobá: Isabel, na Lanchonete Oxi Biu (87) 98122-2078
Itaparica (Jatobá):Whitney Pereira (87) 98140-2719
Paulo Afonso: Maciel CDs (75) 9127-1003
Petrolândia: Farmácia Trindade (87) 3851-1260
Moxotó (Jatobá): Elys Ramalho (87) 98104-7151
Barragem Leste: Mary Fah (75) 9179-9581

No próximo dia 16, sábado, a partir das 16h00, haverá adesivação, vendas e prévia do evento em Jatobá, na Lanchonete Oxi Biu, com Paredão KL Som Equipadora. Promoção de cerveja de latinha: 4 unidades por R$ 10,00.

Com informações: Whitney Pereira

Vazão de barragens do Rio São Francisco sofre nova redução a partir de quinta-feira (07)

Barragem de Sobradinho (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Na expectativa reduzir o consumo, aumentar o volume dos reservatórios e assegurar o fornecimento de energia mais tarde, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco decidiu que, a partir de quinta-feira (7), terá início uma fase de testes para ver se é possível reduzir a vazão da represa de Sobradinho para 800 metros cúbicos por segundo (m³/seg) de água. Hoje a vazão está em 970 m³/seg.

Na primeira semana, a vazão será reduzida a 850m³/seg. Não havendo problema, a partir do dia 14, a barragem passará a trabalhar com a vazão pretendida. Foi autorizada também a redução da vazão da barragem de Três Marias, dos atuais 350m³/seg para 300m³/seg, a partir de amanhã.

As barragens do Rio São Francisco começaram ano de 2016 apresentando números preocupantes para as autoridades que cuidam do setor elétrico. A começar pela maior delas: a barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), onde encontra-se o terceiro maior lago artificial do mundo. O reservatório tem 2,11% de seu volume útil.

Artesã petrolandense Ilga Carvalho estará presente na Fenahall que começa nesta sexta-feira (08) no Classic Hall, em Olinda

Petrolândia presente: A artesã Ilga Carvalho estará em Olinda a partir desta sexta-feira(08) participando da Fenahall 2016 - feira de artesanato representando Petrolândia com os seus famosos sabonetes artesanais

A partir desta sexta-feira (8) até o próximo dia 17, o Classic Hall, em Olinda, recebe a Fenahall 2016, feira de artesanato que espera reunir mais de 100 mil pessoas e movimentar mais de R$ 2 milhões.

O evento, que conta com mais de 220 estandes de trabalhos de decoração, roupas, brinquedos e acessórios de vários estados do Brasil e de diversos países como China, índia, Peru, Turquia, Grécia e Argentina, irá funcionar todos os dias da semana, das 16h às 22h, e aos finais de semana, das 14h às 22h.

A artesã petrolandense Ilga Carvalho exporá no estandes 125 seus famosos sabonetes artesanais, com perfumes e formatos de frutas.

Além da movimentalção finaceira, gerada pelos negócios fechados na feira, a organização do evento espera criar mais de mil oportunidades de empregos diretos e indiretos.

Com decoração assinada por Robson Chagas, a feira também conta com praça de alimentação, espaço kids, shows e apresentações culturais itinerantes, que circularão pelo ambiente da Fenahall.

Petrolândia: MedClinic divulga calendário de atendimentos desta semana

A Medclinic/Endocardio fica localizada na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, 292 na orla de Petrolandia. (Foto: Assis Ramalho)


A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa os dias e horários de atendimento do seu quadro de especialistas médicos nesta semana.

Sexta-feira (08), a partir das 08h da manhã
Drª Lígia Carvalho - Pediatra
Dr. Vitor Shirata - Neurologista

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879.

O médico Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz também avisa que iniciou atendimentos para os usuários do plano de saúde Fachesf. Além de consultas, também serão realizados exames complementares como Eletrocardiograma, Ecocardiograma Com Doppler Colorido, Teste Ergométrico, MAPA e Holter 24h.

webradiopetrolandia.com.br

Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo de Pernambuco garante concursos públicos para as polícias Civil e Militar

De acordo com a SAD, concursos na área de defesa social terão 100 vagas para delegados, 500 para agentes, 50 para escrivães, 316 cargos destinados à Polícia Científica e 1,5 mil oportunidades para soldados da Polícia Militar

De olho na estabilidade da carreira e nos salários atrativos, principais argumentos para ingressar no funcionalismo público, milhares de concurseiros pernambucanos estão aguardando com ansiedade o anúncio oficial de dois certames: das polícias Civil e Militar. A questão é que, até o momento, embora 2016 tenha apenas começado, nenhum sinal oficial do lançamento dos editais foi dado pelo governo do estado.

Hoje, no entanto, o executivo estadual, através da Secretaria de Administração (SAD), garantiu que os dois concursos públicos serão realizados ainda este ano, mas não informou sobre a previsão de lançamento dos editais. As seleções podem até sair do papel e serem realizadas, mas os futuros e possíveis aprovados terão, antes mesmo das inscrições serem abertas, de torcer para que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do estado permita as nomeações.

De acordo com a SAD, o governo do estado pretende realizar dois concursos na área de defesa social, sendo 100 vagas para delegados, 500 para agentes, 50 para escrivães e 316 cargos destinados à Polícia Científica, todos vinculados à Polícia Civil, e 1,5 mil oportunidades para soldados da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE). Atualmente, está publicado um edital na área de educação, com a oferta de 3 mil vagas para professores.

Macunaíma, de Mário de Andrade, entra em domínio público


Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Macunaíma, de Mário de Andrade, entrou em domínio público este ano. Isso acontece porque o primeiro dia do ano é "tradicionalmente" o Dia do Domínio Público e as obras podem ser usadas livremente por qualquer pessoa, sem restrições ou necessidade de pagamento ou autorização. Isso significa que a obra poderá ser copiada, xerocopiada, reproduzida e adaptada livremente, assim como todas as outras obras do autor modernista.

As regras de domínio público variam conforme o país. No Brasil, de acordo com a legislação, as obras ficam livres de direitos autorais no primeiro dia do ano seguinte em que se completam 70 anos da morte do autor. Logo, todas as obras de Mário de Andrade entram em domínio público neste ano.

Mário de Andrade

O escritor brasileiro morreu em fevereiro de 1945. Ele foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo e figura-chave do movimento modernista que culminou na Semana de Arte Moderna de 1922. O escritor foi um dos integrantes do “Grupo dos Cinco”, que deu início ao modernismo no Brasil, formado também por Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Menotti Del Picchia.

Petrolândia: Dijânio Fretes tem viagem para Recife na noite desta terça (05), com retorno na quinta-feira (07)


Petrolândia tem DIJÂNIO FRETES, para você que deseja viajar neste início de ano. Dijânio avisa que estará saindo para Recife na noite desta terça-feira (05) com retorno na quinta-feira (07).

Interessados devem ligar para  (87) 9-9616-2160

Redação do Blog de Assis Ramalho

Fernando Bezerra Coelho faz visita ao prefeito Geraldo Júlio


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez nesta terça-feira (05/01) uma visita de cortesia ao prefeito do Recife Geraldo Júlio. O encontro aconteceu no Palácio Antônio Farias no início da tarde, e além dos votos de um bom 2016, Fernando Bezerra colocou o gabinete à disposição da prefeitura para o apoio necessário em Brasília. "O ano que terminou foi bastante difícil para todos os gestores, mas Geraldo conseguiu manter o ritmo de trabalho com obras e projetos importantes, que repercutiram positivamente na vida dos recifenses", declarou o senador. 

Eles conversaram também sobre o quadro político nacional, que deve ter definições a partir de fevereiro com o retorno das atividades parlamentares. Fernando Bezerra acredita que a executiva nacional do PSB deve se reunir no mês que vem para definir a posição da legenda em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Homem não aceita final de relação e mata ex-companheira no Sertão de PE


Uma mulher, de 20 anos de idade, foi assassinada na noite desta segunda-feira (4) na rodoviária da cidade de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano. Ela é mais uma vítima de feminicídio, em que o companheiro não aceitou o final do relacionamento.

A mulher estava na rodoviária e aguardava um ônibus para Recife quando seu ex-marido chegou em uma motocicleta e pediu para conversar mais afastado das pessoas que estavam no local. Ela foi alvo de vários tiros disparados pelo ex-companheiro.

Acidente mata cinco pessoas da mesma família, diz PRE-PR

Veículos ficaram destruídos após a batida; colisão envolveu uma caminhonete e um caminhão, em Umuarama, no PR (Foto: Divulgação/PRE)

Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente entre uma caminhonete e um caminhão durante a madrugada desta terça-feira (5) em Umuarama, no noroeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor da caminhonete tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido na PR-323 e bateu de frente com o caminhão.

Todas as vítimas que morreram estavam na caminhonete e eram de Toledo, no oeste do Paraná. Uma delas chegou a ser encaminhada para o hospital, mas não resistiu e morreu pouco tempo depois. O grupo era da mesma família e viajava para Goiás para passar férias, ainda de acordo com a PRE.

Comitê da Fifa recomenda suspensão de Jérôme Valcke por 9 anos


O presidente da câmara de investigação do Comitê de Ética da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Cornel Borbély, recomendou hoje (5), em seu parecer final, que o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke (foto), afastado do cargo desde setembro de 2015, seja suspenso de atividades ligadas ao futebol por nove anos.

O parecer foi entregue à câmara decisória do Comitê de Ética da Fifa, presidida por Hans-Joachim Eckert.

Borbély também pediu a renovação da suspensão de Valcke por mais 45 dias de todas as atividades relacionadas ao futebol.

Recomendou que o dirigente da Fifa seja punido com uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 400 mil) por violações do Código de Ética da Fifa, como conflitos de interesse e a oferta e o recebimento de presentes e outros benefícios.

Petrolândia: Grupo Sanfrancisco oferece aos clientes download gratuito de aplicativo para smartphone


O Grupo Sanfrancisco é uma das empresas pioneiras no Sertão Pernambucano a utilizar a tecnologia mobile para se conectar com seus clientes. Com forte presença em nossa região, apresenta uma novidade agora, literalmente, nas mãos do seus consumidores.

O projeto busca alcançar o público que deseja as facilidades que a mobilidade oferece de uma forma inovadora e prática. As notificações poderão ser recebidas em tempo real e os consumidores poderão usufruir de uma playlist exclusiva.

O aplicativo é gratuito e, no momento, está disponível apenas para Android. O funcionamento é bastante simples: os consumidores fazem o download do aplicativo e estará pronto para receber as novidades em primeira mão e ouvir músicas especiais, mesmo que esteja manuseando outras funções em seu celular.

Atenção, consumidores! Vamos ficar antenados nas promoções do Grupo Sanfrancisco!

O aplicativo está disponível para download no Google Play Store, no endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gruposanfrancisco&hl=pt_BR

Rayane Almeida/Grupo Sanfrancisco

Concessionária que administra o Maracanã demite 75% de seus funcionários

Arena Maracanã (Foto: Daniel Basil-Faquini/ Portal da Copa)

O Consórcio Maracanã, que administra o complexo esportivo do Maracanã, demitiu nessa segunda-feira (4) 75% de seus funcionários. De acordo com a concessionária, o objetivo das demissões é se adaptar à cessão da arena para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano. No complexo, serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento, além de jogos de futebol e vôlei.

Segundo o Consórcio Maracanã, cujo principal sócio é a Odebrecht, as instalações serão cedidas ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 por até nove meses. A concessionária afirma, em nota divulgada à imprensa, que seus serviços de manutenção e a visita de turistas ao estádio estão mantidas, através de funcionários terceirizados.

Governo aposta na construção civil e fala em 'novo PAC' para recuperar imagem

Foto: Assis Ramalho

Para tentar reverter o pessimismo apontado pelos indicadores econômicos, a presidente Dilma Rousseff planeja apresentar ainda neste mês medidas e propostas que ajudem a retomar o crescimento e animar a economia, mas sem abandonar o ajuste fiscal que desde o início do segundo mandato tenta implementar. O plano já é tratado no Palácio do Planalto como uma espécie de "novo PAC" e tem como prioridade estimular o setor de construção civil.

A expressão refere-se ao Programa de Aceleração do Crescimento, criado em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para estimular a economia e posteriormente usado para ajudar a eleger a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à Presidência da República.

Para o Planalto, a escolha pela construção civil se deve à capacidade do setor de, uma vez estimulado, reagir mais rapidamente e, com isso, criar empregos. Fora isso, o setor também foi o que mais eliminou postos de trabalho em 2015, com cerca de 500 mil demissões - o pior resultado da história. Dentre as principais demandas das empresas para voltar a crescer estão a retomada de projetos como a terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida e a quitação de obras já executadas.

Conmebol divulga tabela da Taça Libertadores: brasileiros estreiam fora

Cinco brasileiros disputam o torneio sul-americano; São Paulo joga primeira fase

A Conmebol divulgou na manhã desta terça-feira a tabela detalhada até a fase de grupos da Taça Libertadores da América de 2016. Os cinco clubes brasileiros na disputa (Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) estreiam fora de casa, sendo que o Tricolor ainda participa da primeira fase eliminatória.

O São Paulo disputará o mata-mata contra o Cesar Vallejo, do Peru. O time paulista faz o jogo de ida no dia 3 de fevereiro (uma quarta-feira) e define o duelo no dia 10, muito provavelmente no Pacaembu (o Morumbi vai estar em reforma). Se avançar, passará a integrar o Grupo 1, e a estreia seria como mandante, diante do The Strongest, da Bolívia.

O próximo brasileiro a entrar em campo é o Palmeiras, no Grupo 2: vai debutar em 16 de fevereiro, uma terça-feira, contra River Plate do Uruguai ou Universidad de Chile (que duelam na primeira fase), fora de casa.

Petrolândia: Pediatra Dra. Patrícia Lima Carvalho e Nutricionista Dra. Sayonara Cavalcante Nunes atendem no Ideal Diagnóstico nesta quarta-feira (06)


A administração do Laboratório Ideal Diagnóstico, localizado na Av. Prefeito José Gomes Avelar, 404, em Petrolândia, informa que a nutricionista Dra.Sayonara Cavalcante Nunes atenderá nesta quarta-feira (06), a partir das 8 horas da manhã, e a pediatra Dra. Patrícia Lima Carvalho, a partir das 14 horas.

Marcação de consultas pelo telefone (87) 3851-2844.

Informações e fotos: Laboratório Ideal Diagnóstico

Rio São Francisco recebe 300 mil alevinos de espécies nativas durante festa de Bom Jesus dos Navegantes, em SE

Foto: Codevasf/Divulgação

As águas do Velho Chico voltaram a ser repovoadas pela Codevasf com alevinos de espécies nativas no trecho sergipano do rio São Francisco. O primeiro peixamento realizado pela Companhia, em 2016, ocorreu durante a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, no último domingo (03), em Neópolis.

Foram lançados 300 mil juvenis da espécie curimatã pacu. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), localizado em Neópolis. Em 2015, o Centro de Betume produziu 1,5 milhão de alevinos para recomposição da fauna do São Francisco. De acordo com o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, o engenheiro de pesca Iru Guimarães, a ação possui uma importância ambiental e econômica para a região.

Pelaggio ensina a fazer Torta de Brigadeiro com biscoito de leite

Informe publicitário
Saborosa, a sobremesa rende 14 porções e é servida gelada

A Pelaggio, marca da M.Dias Branco, ensina apetitosa sobremesa ideal para servir em festas e em comemorações especiais: Torta de Brigadeiro com Biscoito. A versão do prato fica ainda mais saborosa com as Rosquinhas de Leite Pelaggio.

A torta leva ingredientes que podem ser comprados em qualquer supermercado, como chocolate em pó, margarina, leite, leite condensando, açúcar, ovos e café. Dentro de uma travessa, as camadas da torta são intercaladas com biscoito umedecido no leite, creme e brigadeiro. Basta colocar na geladeira e servir gelada.

Além de ser fácil de preparar, a receita rende 14 porções. O tempo de preparo é de aproximadamente 4 horas, por causa do tempo de resfriamento. Faça cedinho e sirva como sobremesa depois do almoço ou do jantar.

Nova redução da vazão de reservatórios do São Francisco será decidida hoje

Barragem de Sobradinho (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma reunião hoje (5) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) vai definir se será implementada mais uma redução da vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL), no Rio São Francisco. A ANA já autorizou a redução da descarga mínima dos dois reservatórios, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s, em uma resolução publicada no fim de dezembro. No entanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pediu que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que opera as usinas, elabore um plano de contingência antes de colocar em prática a medida.

No encontro de hoje, o plano será apresentado para que seja definida a nova redução da vazão, que deverá ser implementada em etapas. Participarão do encontro representantes da ANA, do Ibama, da Chesf e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de prefeituras dos municípios afetados e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Orçamento de 2016 prevê R$ 1 bilhão para reajuste do Bolsa Família, diz MDS


O orçamento do governo federal para 2016 prevê reajuste no programa Bolsa Família, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O aumento previsto de gastos para o programa é R$ 1 bilhão, informou nesta segunda-feira (4) o ministério. No entanto, ainda não há definição de quanto nem quando será o reajuste.

O reajuste do Bolsa Família entrou em discussão nos noticiários após, no último dia 31 de dezembro, a presidenta Dilma Rousseff vetar um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, que previa o reajuste para os beneficiários do programa.

De acordo com a proposta aprovada pelo Congresso Nacional, a correção do benefício para todas as famílias seria medida de acordo com o índice da inflação, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O MDS informou que o veto da presidenta ao trecho da LDO ocorreu em função da vinculação do reajuste do Bolsa Família à inflação. A LDO contém parâmetros e estimativas que orientam a elaboração do Orçamento deste ano.

Governo do estado de PE libera R$ 10 milhões pra projetos no interior

De acordo com o Secretário de Planejamento Danilo Cabral (foto) a previsão é de que a primeira parcela desse montante chegue aos cofres municipais a partir do dia 15 de fevereiro. - foto: Lúcia Xavier

Em meio às projeções pessimistas para 2016, prefeituras pernambucanas terão um reforço no caixa para financiar projetos de engenharia (etapa inicial e indispensável para a execução de qualquer obra). Ontem, o governo do estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, divulgou as 37 propostas contempladas pelo Escritório de Projetos. Ao todo, foram liberados R$ 10 milhões, e a previsão é de que a primeira parcela desse montante chegue aos cofres municipais a partir do dia 15 de fevereiro.

Das 37 propostas, 26 são de cidades que se candidataram isoladamente e 11 são provenientes de consórcios municipais. “Quando analisamos o número de consórcios e municípios isolados, temos mais de 100 cidades contempladas pelos projetos apresentados”, frisou o secretário de Planejamento, Danilo Cabral (PSB).

A maior parte das propostas selecionadas são voltadas para as áreas ambiental e de urbanização. O direcionamento prioritário para os dois setores é avaliado de maneira positiva pelo secretário. Ele lembrou que questões relacionadas à gestão de resíduos são uma das principais preocupações dos municípios. “Há determinações com relação ao assunto, a exemplo da criação de aterros e centrais de triagem. O Ministério Público já havia feito essa cobrança e houve uma flexibilização nos prazos. Então, dentro desse contexto, induzimos os municípios a apresentar projetos nessas áreas”, comentou.

Organizador de vaquejada de Jataúba se compromete com MPPE a seguir boas práticas pelos direitos dos animais


O organizador da 14ª Vaquejada do Kibebi Park Show, José Bianildo de Freitas Neto, firmou Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias ao bem-estar e à proteção dos animais durante a festividade, que acontecerá na cidade de Jataúba, entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2016.

O organizador do evento, que comunicou sobre a realização da vaquejada com antecedência ao Ministério Público, se comprometeu ainda a seguir as boas práticas defendidas pela Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) e recomendadas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) em orientação publicada no Diário Oficial de 31 de julho de 2015.

Vereador de Triunfo(PE) é assassinado com cinco tiros na PE-320

Lucimar Feitosa Ventura (PSB) tinha 42 anos e trafegava na PE-320. Polícia Civil acredita que parlamentar foi vítima de uma emboscada.

Um vereador foi morto a tiros em Triunfo, Sertão de Pernambuco, na noite da segunda-feira (4). Segundo informações da Polícia Civil, testemunhas disseram que Lucimar Feitosa Ventura (PSB) - de 42 anos - seguia em uma moto próximo ao portal da cidade, em um trecho da PE-320, quando foi atingido por tiros. O parlamentar era ex-policial militar.

De acordo com informações da polícia, o vereador estava saindo da residência dele em um sítio, indo em direção à cidade, quando os criminosos o surpreenderam. O parlamentar chegou a ser socorrido para um hospital do município, mas provavelmente já chegou sem vida à unidade. A Polícia Civil acredita que o vereador foi vítima de uma emboscada.

Resolução determina fim dos autos de resistência em registros policiais


Uma resolução conjunta do Conselho Superior de Polícia, órgão da Polícia Federal, e do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil publicada ontem (4) no Diário Oficial da União aboliu o uso dos termos "auto de resistência" e "resistência seguida de morte" nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais em todo o território nacional.

A medida, aprovada em 13 de outubro de 2015, mas com vigência somente a partir da publicação no DOU, promove a uniformização dos procedimentos internos das polícias judiciárias federal e civis dos estados nos casos de lesão corporal ou morte decorrentes de resistência a ações policiais.

De acordo com a norma, um inquérito policial com tramitação prioritária deverá ser aberto sempre que o uso da força por um agente de Estado resultar em lesão corporal ou morte. O processo deve ser enviado ao Ministério Público independentemente de outros procedimentos correcionais internos das polícias.

Petrolândia: Esteticista Jarvilania Soares atende às quartas e sextas na Petroclínica


A Petroclínica, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 09 de Petrolândia, informa que a esteticista Jarvilania Soares está atendendo às quartas e sextas-feiras, nos seguintes horários: na quarta das 14 às 20h00 e na sexta a partir das 14h00. 

As principais funções do esteticista são disfarçar pequenos problemas estéticos, empregar as técnicas e tecnologias disponíveis para melhorar a aparência do cliente, melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, realizar todo tipo de tratamentos de rosto e de corpo, incluindo massagens, drenagem linfática etc. 

Mais informações e agendamentos, ligue 87 99805-0774 ou 87 3851-2333

A Petroclinica informa também que a Dra joane Barboza estará realizando preventivo nesta quarta-feira (06), a partir das 18h00, com entrega do resultado em apenas 8 dias.


Claudijane Souza/Petroclínica

Diretoria do CBHSF realiza primeira reunião do ano no final deste mês


​A primeira reunião do ano de 2016 da Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, no escritório do Comitê, em Maceió (AL). A decisão sobre a reunião foi aprovada durante a última plenária do CBHSF, realizada no início de dezembro, em Salvador (BA).

​A pauta do encontro ainda está sendo construída. Já se sabe, porém, que os membros da Direc deverão discutir o calendário de atividades para o ano de 2016, com a escolha de datas de cada um dos eventos.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Vereador é morto durante tentativa de assalto no Ceará


O vereador de Itarema (204 Km de Fortaleza)José Marcondes Rodrigues, 44, foi morto a tiros na tarde desta segunda segunda-feira, (04/01). Segundo a Polícia, a linha de investigação mais forte é que o assassinato tenha ocorrido durante uma tentativa de assalto. Ele estava em uma barraca, na Praia de Almofala, quando foi abordado pelos criminosos. Marcondes foi eleito por média em 2012 com uma votação de 890 votos válidos, com uma porcentagem de (3,91%).

O tenente-coronel Ricardo Moura, comandante do policiamento da área, disse que várias patrulhas da PM estão iniciando as diligências a procura dos suspeitos. "Ainda não podemos afirmar nada com certeza, mas a hipótese mais forte é que o crime tenha sido um latrocínio. As primeiras informações dão conta que ele teria tentado reagir", afirmou o oficial. Marcondes Rodrigues era vereador pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Além disto, era empresário na Cidade.

Diário do Nordeste

Confira resultado das loterias da Caixa de segunda-feira (04) ; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na segunda (04), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.