segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Petrolândia: O parquinho está montado e Avenida dos Três Poderes vira País das Maravilhas


Finalmente, é início da Primavera, melhor época do ano em Petrolândia. No final de setembro, todos os problemas deixam de existir e a cidade se transforma num cenário de contos de fadas, na capital do País das Maravilhas, aromatizado pelo perfume de banheiro a céu aberto. Metade do centro da cidade é privatizado e a outra metade é terra de ninguém. Na Avenida dos Três Poderes, feito Alices, faixas de rolamento e vagas de estacionamento, insultuosamente reclamadas e ditas insuficientes durante todo o resto do ano, deixam de existir e ninguém reclama. O trânsito de carros, motos, bicicletas, carroças, animais e pessoas, complicado no dia a dia, flui por uma faixa de cerca de 3 metros de largura e, felizmente, ninguém é atropelado.

No canteiro central, as árvores que esfregam os dedos (os galhos) na cara de quem não vale nada porque anda a pé, dividem espaço o apertado espaço com barracas, brinquedos e bilheterias. Cadeirantes, que já não têm espaço nem respeito no dia a dia, se querem atravessar a avenida têm que colocar a cadeira de rodas na cabeça ou debaixo do braço, num arremedo de "levante-te e anda" ou o clássico "te vira", promovido por quem deveria resguardar-lhes os direitos.

Mas, algumas coisas não mudam. Os locais de estacionamento proibido continuam a ter veículos estacionados, além de barracas e brinquedos. Calçadas e vagas reservadas desaparecem, totalmente ocupadas. A faixa de pedestres, sem guia rebaixada para não virar retorno, se torna oficialmente local de estacionamento, afinal, quem precisa de faixa de pedestres se é impossível atravessar a avenida de um lado a outro. Sem calçadas e sem canteiros, anda-se pelo meio da avenida, compartilhando o espaço restrito com carros, motos, bicicletas, carroças e animais, num encantamento que nos leva à Índia. 

À noite, o trânsito no centro é bloqueado e o espaço é completamente privatizado. A hipnose causada pelo brilho piscante das luzes coloridas, pela magia lúdica dos brinquedos, torna todos felizes para sempre, enquanto houver dinheiro para pagar o ingresso. O dono da festa, São Francisco de Assis, trabalha muito nesses dias. Milagrosamente, dezenas de metros de cabos elétricos serpenteiam pelo chão e ninguém jamais foi eletrocutado.

É final de setembro, é primavera, é festa do Padroeiro, e tudo que é proibido, ilegal ou reprimido durante o restante do ano, é permitido agora, quando a privatização da cidade é institucionalizada. Só ambulantes e feirantes, obrigados a cumprir regras e desocupar espaços mínimos no cotidiano podem se perguntar: por que se pode fazer isso agora e depois não?

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Jatobá e região: Edísio Bezerra reúne amigos para confraternização no campo da Vila dos Pescadores


Uma amizade de longos anos sendo colocada em dia e muitas histórias sendo contadas. Esta foi a tônica de mais um encontro dos Amigos de Edísio Bezerra, que aconteceu, neste domingo (22/09/2019), no espaço do campo da Vila dos Pescadores, na cidade de Petrolândia.

O encontro que contou com amigos de Petrolândia, Jatobá, Paulo Afonso, Floresta, entre outros municípios, teve início logo cedo com a famosa pelada de futebol. Logo após, o que predominou foi muita batucada, bebida e descontraídos papos de recordações dos bons e velhos tempos de ouro do futebol da região.

Agradecimentos de Edísio Bezerra

''Quero agradecer aos amigos que compareceram ao encontro, foi muito bom rever velhos companheiros de velhas jornadas. Encontro como esses - com certeza -  não tem preço!

Agora, é esperar o próximo! Se Deus quiser!

Edísio Bezerra

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Associação Café com Arte é contemplada com doação de equipamentos pela Codevasf, com emenda parlamentar de Fernando Filho

Superintendente Regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte (Fotos: Café com Arte)

A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia-Café com Arte, acaba de receber novas máquinas e equipamentos, entregues pela Codevasf. A entidade foi beneficiada com emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho (DEM) que possibilitou a aquisição de máquinas que vão impulsionar a produção de peças em couro do peixe tilápia. A presidente da Café com Arte, Fátima Belém assinou o termo de doação dos equipamentos na quarta-feira passada (18), na sede da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina. O equipamento foi entregue em Petrolândia na tarde de sexta-feira (20). A operação de carga e descarga envolveu até um munck, devido ao elevado peso de um dos equipamentos.

Iniciado em 2017, o processo para aquisição das máquinas começou com o encaminhamento da demanda à Codevasf, na gestão da então presidente do órgão, Kênia Marcelino. Desde então, a Café com Arte recebeu várias visitas de técnicos da Codevasf, que deram encaminhamento à proposta, mas o impulso maior foi a reunião do grupo de associados com o então ministro das Minas e Energia e deputado federal licenciado, Fernando Filho, realizada na sede da associação no final de julho de 2018. Na ocasião, Fernando Filho recebeu a demanda da Café com Arte e se comprometeu a dar encaminhamento ao projeto. Com emenda parlamentar destinada à Codevasf, os equipamentos puderam ser adquiridos e doados à Café com Arte.

Os equipamentos - 5 máquinas para costura em costura de couro, 1 máquina balancim, 1 compressor e equipamentos de informática - destinam-se à ampliação e modernização da produção de peças em couro do peixe tilápia, cujo artesanato já é comercializado pela Café com Arte há alguns anos, de forma pioneira em Pernambuco.

"Esse maquinário vai ajudar a gerar mais emprego e renda para Petrolândia", afirma Fátima Belém. "O projeto da Café com Arte é valorizar as peles (do peixe tilápia) e as máquinas chegaram na hora certa, pois um dos nossos projetos está sendo abraçado pelo Senai e pelo município de Petrolândia. Com a capacitação de pessoas e esses novos equipamentos, poderemos gerar emprego e renda na região, principalmente para mulheres, que são o público-alvo da Café com Arte, mas não somente mulheres, desde que sejam pessoas capacitadas (com cursos de qualificação).

"Agradeço, primeiramente, a Deus por me dar coragem para ir aos políticos e instituições para pedir. São eles que, de fato, têm as emendas para nos ajudar. Além de Fernandinho (Fernando Filho), agradeço a toda a equipe da Codevasf, de Petrolina e de Itaparica (escritório em Jatobá), que nos ajudou. A Joelde, lá em Brasília, pela força. Em Petrolina, toda a turma da Codevasf abraçou esse projeto como se fosse pra eles. (Na quarta,) a alegria do pessoal era grande, todos saindo da sala pra nos parabenizar. Foi emocionante", declara Fátima. "Agradeço também a Fernandinho, que nos destinou essa emenda, à prefeita Jane por ter possibilitado o transporte de Petrolina até Petrolândia, e ao empresário Armando Rodrigues, que nos emprestou um equipamento (patinha) para a gente conseguir transportar o balancim para dentro da sede. Agradeço a todos que acreditaram e colaboraram para que isso pudesse acontecer", diz a presidente da associação.

"Fernando Filho estará em Petrolândia, em breve, para inaugurar as máquinas que vão beneficiar a Café com Arte", anuncia Fátima.

As boas notícias continuam a chegar. Um novo projeto do "Tilápia transformando vidas", da Café com Arte, foi habilitado no Edital Funcultura Geral, da Fundarpe/Secult-PE. Além disso, outro projeto, para realização de uma feira de artesanato em Petrolândia, também foi habilitado, através de uma associação de Camaragibe. Se tudo correr bem, após a apreciação dos projetos pela comissão, novos recursos irão fortalecer o projeto do couro de tilápia e a valorização de Petrolândia como centro produtor de artesanato. "Quando a gente batalha, trabalha e tem resultados para mostrar, os recursos vêm, mas tem que ir atrás", ressalta Fátima.


Assinatura do termo de doação dos equipamentos

Assinatura do termo de recebimento dos equipamentos 
 Entrega do material na sede da Café com Arte, no centro de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Associação Café com Arte

Tacaratu comemora o 2º lugar conquistado pelo ID CRAS


Nesses momentos nebulosos em que a Política Pública de Assistência Social em nível nacional sofre as maiores descontinuidades, em decorrência dos cortes orçamentários e, consequentemente os financeiros. Mesmo assim há que se comemorar, e com muita ênfase e empenho, pela conquista, de certa forma esperada, uma vez que essa Política Pública no Município de Tacaratu, é tratada com muita responsabilidade, exatamente porque mantém-se firme no propósito universalizador, para alcance de todas as famílias no território municipal.

O Monitoramento do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, equivale aos exercícios 2014 a 2018, cujo Ranking Municipal – ID CRAS Sintético, neste último exercício, aponta Tacaratu no 2º lugar. Tacaratu saiu de 2,67 no exercício de 2015, para 4,67 em 2018, no Ranking dos Municípios de Pernambuco, avançando da 21ª Posição em 2015, para o 2º Lugar em 2018. 

É gratificante, não há dúvida. Daí contar com o agradecimento do Prefeito José Gerson da Silva, bem como do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a todos os profissionais que, direta ou indiretamente, de alguma forma contribuíram para a conquista desse índice, especialmente a equipe de recursos humanos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que ora demonstra maior entendimento e compreensão profissional.

Ver fotos abaixo

Petrolândia: Comunidade Bom Pastor da Quadra 01 celebra encerramento do mês da Bíblia



O mês de setembro, reconhecido pela Igreja no Brasil como o mês da Bíblia, está terminando. E para marcar o seu encerramento, a Comunidade Bom Pastor, na Quadra 01 de Petrolândia, se reuniu na manhã deste domingo(22/09/2019. Na Celebração foi refletida a importância da Palavra de Deus, que ressoa em nossos ouvidos e deve principalmente tocar nossos corações, frisando que ela é como uma semente lançada na terra para que floresça e dê frutos.

Os católicos da comunidade Bom Pastor fizeram uma pequena procissão com saída de frente do terminal da rodoviária, por volta das 6 horas da manhã, até o ginásio de Esportes. Após a partilha, os fiéis se concentraram no salão de sua sede, na Quadra 01, onde aconteceu a celebração final. 
Ver fotos abaixo

Classificados Petrolândia: Vende-se uma casa com 5 quartos no centro da cidade


Vende-se casa no centro de Petrolândia, próximo ao Restaurante Ket's. O imóvel é constituído por 5 quartos, 3 banheiros, quintal, cozinha, área de serviço e garagem. Preço a combinar.

Mais informações com o proprietário pelo número (81) 99603-6376.







Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do proprietário do imóvel

Bandidos roubam malote com aproximadamente 50 mil reais de funcionários da Rede Sanfrancisco, no centro de Paulo Afonso


Na manhã de hoje (23), bandidos armados realizaram mais um ousado assalto em Paulo Afonso.
Por volta das 9 horas da manhã, dois elementos em uma moto twister de cor vermelha, renderam os funcionários da Rede São Francisco (Posto Sanfrancisco e Atacadão Sanfrancisco) e roubaram um malote contendo aproximadamente 50 mil reais.

O assalto aconteceu em frente à agência do Banco do Bradesco em Paulo Afonso, localizado na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade.

A polícia neste momento realiza diligências a procura dos suspeitos.

Por Portal Chico Sabe Tudo

Petrolândia: Aniversariante do dia, garotinho Gabriel completa 3 anos e recebe mensagem de parabéns dos pais Daniel e Ruanna


Nesta segunda-feira, 23 de setembro de 2019, o garotinho Gabriel completa 3 anos de vida. Na oportunidade, os pais Daniel e Ruanna felicitam o filho desejando muita saúde e felicidade.

Nem conseguimos acreditar que hoje você comemora o seu aniversário de três aninhos! Veja só como você cresceu em tão pouco tempo... Feliz aniversário, que você seja muito feliz no decorrer dos anos em sua vida, nosso pequeno príncipe!

Daniel e Ruanna
Quadra 01 - Petrolândia

Floresta/Sertão de Itaparica: Provável candidato a federal em 2022, Mychel Ferraz comemora implantação de abatedouro frigorífico regional de caprinos e ovinos



O Sertão de Itaparica tem um representante em Brasília, inteiramente comprometido com o desenvolvimento da região. Desde a gestão federal passada atuando no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, Mychel Ferraz tem se empenhado em anunciar projetos em benefício do Sertão. Esta semana, o engenheiro agrônomo destacou a satisfação de presenciar a assinatura do Contrato e Ordem de Serviço emitidos pela Codevasf para elaboração do Projeto Executivo da implantação do abatedouro frigorífico certificado de caprinos e ovinos em Floresta, município integrante da Rota do Cordeiro, no interior de Pernambuco.

"Muito feliz e realizado em poder contribuir efetivamente para desenvolvimento econômico e social da minha terra, Floresta/PE, e Região do Sertão de Itaparica. Esse é o sentimento ao testemunhar a assinatura do Contrato e da Ordem de Serviço emitidos pela Codevasf para elaboração do Projeto Executivo da implantação do abatedouro frigorífico certificado de caprinos e ovinos em Floresta/PE. O empreendimento, grande anseio dos criadores, atenderá a Região do Sertão de Itaparica, sendo investido R$ 3 milhões provenientes do MAPA e do MDR, e, execução pela Codevasf, contando com participação efetiva das demais instituições que integram o Comitê Gestor do Polo da Rota do Cordeiro de Itaparica (PE)", declarou Ferraz, defensor do projeto em Brasília. A assinatura aconteceu no último dia 13, em Floresta, durante reunião do Comitê Gestor do Polo da Rota do Cordeiro de Itaparica.

De acordo com Ferraz, a instalação do abatedouro e frigorífico é uma ação de estruturação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura viabilizará o fortalecimento e concretização dessa vocação e importante atividade econômica local. "Agradecemos a todos que contribuíram para que esse sonho se torne realidade, especialmente aos produtores e criadores rurais que nunca desistiram e sempre acreditaram em nosso compromisso e incansável luta junto ao MAPA e demais instituições promotoras do desenvolvimento regional", concluiu.

Pré-candidato a deputado federal - Em 2018, chegou a ser anunciada a pré-candidatura de Mychel a deputado estadual, após sua filiação ao PP, mas o projeto não foi concretizado. Em 2022, tudo indica que Mychel poderá ser pré-candidato, provavelmente a deputado federal, para - com mandato concedido pela população - buscar inovações, melhorias e recursos para a região. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações da assessoria de imprensa de Mychel Ferraz

MEC quer professor sem concurso em universidade federal


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vai estimular as universidades federais a contratarem professores e técnicos pelo regime CLT (de carteira assinada), destaca o jornal O Estado de S. Paulo. Hoje, eles passam por concurso público e têm direito à estabilidade. A contratação via CLT será exigência para a entrada das universidades no Future-se, novo programa do MEC que vai captar recursos junto à iniciativa privada. Segundo a pasta, boa parte dos novos investimentos no ensino superior federal será pelo programa.

No Future-se, cuja adesão das universidades é facultativa, contratos de novos docentes e técnicos serão intermediados por Organizações Sociais (OSs), entidades privadas que prestam serviços públicos e não precisam seguir a Lei de Licitações e Concursos. Embora Weintraub afirme que os funcionários seguiriam com estabilidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu, em 2018, que empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista regidos pela CLT não fazem jus à estabilidade prevista na Constituição. No novo modelo das federais, ainda não detalhado, a ideia é o servidor ter a permanência atrelada ao desempenho.

Um dos ministros mais próximos ao presidente Jair Bolsonaro, Weintraub argumenta que é preciso cortar o gasto na folha de pagamento, que chama de "bomba-relógio". Estudos do MEC mostram que 85% da verba nas federais é gasta com pessoal.

O MEC anunciou que conseguiu R$ 600 milhões para descongelar 3.182 bolsas de pós-graduação. De onde vem o dinheiro?
O que acontece é que o teto (federal de gastos) estrangulou a gente. O pessoal aprovou esse teto pensando que ia passar a (reforma da) Previdência e diminuir despesas. Só que não passou no governo (Michel) Temer. Agora, a gente passou a Previdência (na Câmara) e vai diminuir despesa. Mas a gente vai ser estrangulado no ano que vem. A forma de conseguir mais espaço no orçamento é achando nas despesas obrigatórias coisas não tão obrigatórias assim.

Como o governo conseguiu abrir espaço no teto (de gastos)?
Quem mostrará de onde saiu é o Ministério da Economia. Conseguimos trabalhar de forma mais assertiva e eficiente.

O recurso para bolsas da Capes (órgão de fomento à pesquisa do MEC) atende à demanda?
A demanda é infinita. Todo mundo quer uma bolsinha. No Brasil, todo mundo acha que o dinheiro cai do céu. Na verdade, vem do pagador de imposto. O Brasil quebrou e agora temos que respeitar o limite orçamentário.

O sr. pretende abrir espaço para aumentar os recursos para outras áreas do MEC?
Vou encontrar mais (espaço). Temos dito que é contingenciamento. E disseram: "é corte, vai parar tudo!". Mentira.

Sua declaração ao Estado de que havia "balbúrdia" nas universidades causou desconforto.
É para causar. É dinheiro do pagador de imposto, que poderíamos fazer creches. Disse que íamos contingenciar e que, se tudo desse certo, a partir de setembro começava a descontingenciar. É o que está acontecendo.

O sr. disse que universidade com "balbúrdia" não teria verba.
As universidades são caras e têm muito desperdício com coisas que não têm nada a ver com produção científica e educação. Têm a ver com politicagem, ideologização e balbúrdia. Vamos dar uma volta em alguns câmpus por aí? Tem cracolândia. Estamos em situação fiscal difícil e onde tiver balbúrdia vamos pra cima.

Conseguiu administrar a falta de recursos em universidades?
Me diz um caso? Não faltou (verba). Todo dia busco solução na crise dessa dimensão.

E o que vai priorizar em 2020?
Dificilmente terá contingenciamento. Eles poderão estimar. Mas presta atenção porque a folha de pagamento de todas as universidades cresce 8% ao ano, acima da inflação. Uma bomba-relógio. O Future-se é um caminho. Hoje, no governo federal, tem 600 mil funcionários públicos na ativa, e, desses, 300 mil no MEC. Dos 300 mil, 100 mil foram nos últimos anos do PT.

Como será resolvido o problema da folha de pagamento?
O Future-se tem várias características. Uma delas é o modelo da Ebserh (empresa pública vinculada ao MEC que gere hospitais universitários federais), que são novas contratações via CLT. Com isso, pode preservar contratos atuais e ir gradualmente trocando, o que se tem na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O sr. falou em ir "gradualmente trocando" as contratações atuais pelo regime CLT...
É como a Ebserh... Quem é concursado, e eu sou (é professor da Universidade Federal de São Paulo), já passei na estabilidade, sou funcionário público concursado pelo resto da vida. Somos contra ruptura, a favor de respeitar leis e contratos. Vamos conduzir tudo dentro da lei, dos contratos, respeitando a Constituição.

Mas a ideia seria fazer transição aos poucos ao regime CLT?
As novas vagas (seriam) CLT, como é na Ebserh. A pessoa vai ter estabilidade, vai ter tudo. O objetivo não é ser uma universidade privada, é pública. Na Ebserh, você não tem uma rotatividade tão grande.

Então, com o tempo, as vagas por CLT seriam priorizadas?
Não seriam priorizadas, seriam a norma. As faculdades e universidades que aderirem ao Future-se vão ter de passar a contratar via CLT e não mais via concurso público, um funcionário público com regime jurídico único.

O MEC vai tirar dinheiro das universidades?
Não vou tirar. A gente vai manter o que está mandando, como estamos fazendo para o ano que vem. E aí vou trabalhar para conseguir mais recursos para viabilizar outras coisas, outras áreas, projetos novos. Dá para fazer muita coisa com pouco dinheiro.

O governo vai mudar a forma de distribuir recursos às universidades (em agosto, o MEC disse que estuda indicadores como governança e empregabilidade para dar verba às federais)?
Pela primeira vez buscamos eficiência. Antigamente, falava: "tem de mandar mais recursos para educação". Hoje não. O objetivo é melhorar indicadores de educação. O que aconteceu com as universidades? Mandou-se rios de dinheiro, bilhões e bilhões, e não melhoramos os índices. As nossas universidades não estão bem ranqueadas.

Por: Agência Estado


Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada; confira resultados deste domingo (22/09)

 

segundo tempo camisa amarela3x1camisa verde gol camisa amarela 2 almir tales

Neste domingo, 22 de setembro de 2019, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá, realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados;

1º Pelada (das 7 às 8 da manhã)
Camisa verde 1 x 1 Camisa amarela

Gol do camisa verde: Flávio
Gol do camisa amarela: Aragão

2ª Pelada (das 8 às 9 da manhã)

Energia limpa e economia atraem pernambucanos para financiamentos a sistemas de geração



A geração de energia limpa e as possibilidades de economia que ela oferece têm atraído cada vez mais interesse. A prova disso é que o Banco do Nordeste já investiu R$ 43 milhões na implantação de sistemas voltados para o uso residencial de energia solar apenas em 2019. As operações são realizadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, por meio da linha FNE Sol Pessoa Física.

Em Pernambuco, foram contratados R$ 2,87 milhões no ano. O superintendente estadual do BNB no estado, Ernesto Lima, destaca o grande potencial de crescimento do mercado na Região: "Pernambuco tem tudo para crescer nesse setor, tanto pela alta incidência solar quanto pelo nível de conscientização ambiental de sua população".



Um dos clientes atendidos no Estado é Luiz Claudio de Brito, que já implantou um sistema de geração de energia solar em sua residência, em Recife, e zerou a conta de energia.

Petrolândia goleia Cabrobó em casa e chega à vice-liderança do Pernambucano adulto de Futsal



Pela abertura do returno do Grupo A do Campeonato Pernambucano adulto, o Esporte Clube Petrolândia fez prevalecer o mando de quadra diante do AACF-Cabrobó, aplicando uma goleada pelo placar de 6×1, na noite do último sábado, 21 de setembro, no Ginásio Municipal de Petrolândia. No primeiro turno, o Cabrobó goleou o Petrolândia por 3×0, no Ginásio Municipal da cidade de Cabrobó, no Sertão do Estado.

Com o triunfo, o Petrolândia ultrapassou o adversário na tábua de classificação e assumiu a vice-liderança da chave, com sete pontos (duas vitórias, um empate e uma derrota). Já o Cabrobó continua com seis pontos, caindo da 1ª para a 3ª colocação (duas vitórias e duas derrotas).

Na próxima rodada, a 5ª e penúltima da fase de grupos, o Esporte Clube Petrolândia visita o Garapa Esporte Clube, no dia 26 de setembro, no Ginásio Municipal Osvaldo Flamengo, às 20h30. O Cabrobó joga fora de casa, contra o FACESP/Petrolinense, no dia 28 de setembro, no Ginásio Osvaldo Flamengo, às 20h.

No primeiro turno, o AACF/Cabrobó perdeu para o Petrolinense pelo placar de 2×1, em casa, no Ginásio Municipal de Cabrobó. Já o Petrolândia ficou no empate em 2×2 com o Garapa, em casa, no Ginásio Municipal de Petrolândia.

Leia também:

>>Estreante Petrolândia se destaca, Caruaru faz seu dever e Óleo vence fora no PE adulto

>>PE adulto: novos líderes, Cabrobó e Tamandaré tiram invencibilidade do Petrolândia e do Jaboatão; Afogadense desencanta

>>Petrolândia: De virada, time do Petrolândia Futsal estréia no Campeonato Pernambucano com vitória em Petrolina; Membros da Comissão Técnica são entrevistados na Web Rádio Petrolândia (assista)

Por Daniel Lima
Portal Fora de Campo

Petrolândia: Polícia Militar recupera moto roubada em posse de menor, na madrugada desta segunda (23/09)



De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa terça-feira, 23/09/2019, por volta das 00H30min, a vítima J.F..da Silva ligou para a central da 4ª CIPM, informando que teve sua motocicleta Honda CG Fan 150, cor cinza, placa KHZ 6223, furtada na Av. dos Três Poderes, no centro de Petrolândia.

 A central enviou a CGT-4011 ao local, onde a vítima disse que um vigilante da rua flagrou o furto, e relatou características do suspeito. A GT saiu em incursões até avistar a moto em frente a uma Borracharia às margens da BR-316.

 A GT aproximou-se da moto, avistou o suspeito urinando por trás de uma placa a uns vinte metros da moto, o abordou, o revistou, ouviu de um borracheiro que o suspeito chegou arrastando a moto, pedindo-lhe para fazer uma ligação direta, deu-lhe voz de prisão e o algemou. Em seguida a GT informou à vítima sobre a recuperação da moto, foi com o menor até sua residência, onde confirmou por documentos que ele é menor de idade, conduziu a moto para ficar apreendida na DPOL local e conduziu os envolvidos para a DPOL de Floresta.

Câmara promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro



A Câmara dos Deputados promove esta semana a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Criado em 2004, o programa simula o dia a dia da atividade parlamentar, na qual estudantes do ensino médio participam de debates e votações como se fossem deputados federais.

A edição deste ano reúne 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

A iniciativa tem por objetivo informar sobre o processo legislativo, participação e cidadania. Na seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país.

Receita Federal e Secretaria da Fazenda do Estado deflagram nesta segunda-feira ação de fiscalização no Bairro de São José

Operação Mascates fecha o cerco contra mercadorias comercializadas irregularmente na região central do Recife. 

A Receita Federal e Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz/PE) seguem intensificando as ações de combate à sonegação, ao contrabando e ao descaminho de mercadorias e deflagram na manhã desta segunda-feira (23/09), conjuntamente, a Operação Mascates. Segundo os coordenadores da operação, a abordagem ocorrerá em mais de 100 estabelecimentos-alvos no Centro Comercial do Bairro de São José, com focos diferenciados. Por parte da Receita Federal, o foco principal da ação será nas mercadorias contrabandeadas e falsificadas, e, por parte da Sefaz/PE, as mercadorias sem nota fiscal e depósitos clandestinos, a ação, sem data definida para a conclusão, conta ainda com a parceria do Procon-PE, IPEM-PE, Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária-DECCOT e Polícia Militar (PMPE).

Segundo o auditor-fiscal da Receita Federal, Gustavo Medeiros, “a importação de produtos contrabandeados e contrafeitos afeta a economia do país, lesa as empresas, que investem milhões no desenvolvimento de produtos, e iludem os consumidores”. Entre os danos estão a concorrência desleal, perda de arrecadação, redução nos investimentos e desemprego. Além disso, estes produtos não observam os parâmetros estabelecidos pela legislação, conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), afrontando o código de defesa do consumidor e colocando em risco a saúde e a segurança dos consumidores.

Agrinordeste apresenta o melhor da gastronomia nacional


Maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, o Agrinordeste projeta Pernambuco no roteiro gastronômico nacional, com a realização de três eventos de peso - Sabor do Campo, Show de Lácteos e o inédito Show de Churrasco, de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções.

Em sua 8ª edição, o Sabor do Campo vem repaginado, mais diversificado e com praça de alimentação ampliada. A programação conta com aulas-show, estandes gastronômicos e concursos com premiações, além da presença de 32 renomados chefs.

Entre eles está Roberto Raviolli, ícone da cozinha italiana que se destaca pela comida rica e criativa, em São Paulo. A curitibana Manu Buffara, também é um dos nomes relevantes. Ela ministra palestra sobre sua trajetória profissional, intitulada “Inspirações e lições apreendidas de uma jovem cozinheira”, na quarta-feira (25), às 16h30.

Família do ex-governador Marco Maciel, que estadualizou o Colégio Municipal de Petrolândia, rompe silêncio e fala da doença de Alzheimer

Início de uma nova era no ensino de Petrolândia: Foi no governo do prefeito José Dantas de Lima, hoje vereador por Jatobá, que o então governador Marcos Maciel, em 1979, esteve em Petrolândia para anunciar a estadualização do Ginásio Municipal de Petrolândia 



Desde o ano de 2001 quando foi diagnosticado com Alzheimer, Marco Maciel, 79 anos, que já foi deputado estadual e federal (Presidente da Câmara de 1977 a 1979), governador de Pernambuco, Ministro da Educação (1986), senador e vice-presidente da República (de 1995 a 2002), atualmente se encontra em estado avançada da doença sem andar e falar e dependendo dos cuidados de sua esposa, a aposentada Ana Maria Maciel, 78 anos, no qual soma 52 anos de matrimônio. Ela agora se dedica aos cuidados do companheiro assumindo todas as responsabilidades da casa com muito amor e paciência.

Escola de Petrolândia foi estadualizada no governo Marcos Maciel no final da década de 70.

Em julho deste ano de 2019, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, situada em Petrolândia, celebrou seu 61º aniversário. A instituição de ensino foi criada em 27 de julho de 1957, com o nome de Ginásio Municipal de Petrolândia, na sede do município. Posteriormente, tornou-se a estadual Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, com educação em horário integral, se transformou na EREM de Jatobá.

Foi no governo do prefeito José Dantas de Lima, hoje vereador por Jatobá, que que o então governador Marcos Maciel, em 1979, estadualizou Ginásio Municipal de Petrolândia. 

Notícia relacionada
>> Petrolândia: Ginásio Municipal, Escola de Jatobá, EREM de Jatobá - 60 anos de história na educação do município

Veja os detalhes da doença que atingiu o ex-governador que estadualizou o Colégio Municipal de Petrolândia

Mulher é morta, tem corpo carbonizado e polícia prende companheiro por feminicídio na região central do Recife

Samara da Costa Mendes, de 18 anos, foi morta e teve corpo carbonizado dentro de casa, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um homem foi preso em flagrante por matar a companheira e atear fogo na casa em que ela estava, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife. A vítima, Samara da Costa Mendes, tinha 18 anos e foi encontrada carbonizada dentro da residência. O caso, registrado pela Polícia Civil como feminicídio, ocorreu no domingo (22).

O homem foi identificado como Kaleu Cristian Silva Regueira Costa, de 24 anos. Nesta segunda (23), integrantes da família da jovem, que preferiram não se identificar, relataram que Kaleu teria agredido e assassinado a companheira antes de atear fogo à residência em que eles moravam. Uma perícia realizada pela Polícia Científica confirmou ferimentos por arma branca.


"Ele bateu nela, a esfaqueou e depois queimou ela. Como se fosse vingança. Foi como um filme de terror", disse o parente da vítima.

Testemunhas afirmaram, ainda, que o suspeito tentou fugir pelo telhado da residência. O buraco por onde ele caiu ainda podia ser visto na manhã desta segunda-feira.

“Ele saiu pulando. Ficou jogando pedra na população. A briga [do casal] começou porque ela descobriu uma traição e que ele estava usando drogas de todos os tipos”, declarou o parente.

A família contou, ainda, que moradores da comunidade tentaram agredir o homem. “A sorte dele é que a polícia chegou a tempo, porque se fosse a população, ele não estaria contando história”, declarou o parente.

Uma prima da vítima relatou que o relacionamento dos dois era conturbado, com acusações mútuas. Ele e a vítima estava juntos há mais de dois anos, segundo ela.

“Era briga todos os dias, um dizendo que o outro traiu. Ela ficou grávida deles e, quatro meses atrás, ele bateu nela e ela perdeu o bebê. Agora, estava com suspeita de gravidez de novo. Ela era uma menina muito alegre, que gostava de ajudar quem precisasse. Infelizmente, morreu assim”, afirmou a mulher.

O corpo de Samara da Costa Mendes, de 18 anos, foi encontrado dentro da casa. A perícia realizada pela Polícia Científica descartou a possibilidade de gravidez.

O homem foi encaminhado por policiais militares para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, onde foi autuado em flagrante. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Homicídios em Pernambuco

Em agosto de 2019, foram registrados 275 homicídios, em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Defesa Social. Ao todo, de acordo com o governo, houve 2.276 crimes violentos letais intencionais (CVLI) no ano. A redução é de 21,8% no número de assassinatos ao se comparar os oito primeiros meses deste ano com os de 2018 - eram 2.913 ocorrências do tipo.

Por G1 PE

PF deflagra operação para coibir fraudes na concessão de aposentadoria


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (23) uma operação para colher provas da participação de advogados, contadores e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na prática de fraudes contra o Sistema Previdenciário. As fraudes possibilitaram que pessoas que não tinham tempo de contribuição suficiente recebessem a aposentadoria sem ter direito, depois de informarem vínculos de trabalho inexistentes.

“O prejuízo real causado pelas fraudes é da ordem de 55 milhões de reais, sendo que a estimativa de economia com a desarticulação do esquema criminoso, caso as fraudes não tivessem sido descobertas e as aposentadorias continuassem sendo pagas, é de 347 milhões de reais”, diz a PF.

Segundo as investigações, o esquema consistia no cômputo extemporâneo de tempo de contribuição fictício para aposentadorias, o que era feito por meio da transmissão de Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPs) por meio de empresas inativas. “As GFIPs são utilizadas pelas empresas para o recolhimento do FGTS e para disponibilizar à Previdência Social informações relativas aos segurados, inclusive para comprovar o tempo de contribuição dos funcionários”, explicou a PF.

Depois de averiguar centenas de benefícios concedidos, a PF constatou que todos os requerimentos de benefícios que tinham indício de fraude estavam concentrados em um grupo de seis servidores. Segundo a PF, eles aprovaram as aposentadorias sem observar os requisitos previstos na legislação, como o período de carência e conferência dos documentos.

De acordo com a PF, os responsáveis pela inserção dos dados falsos nos sistemas do INSS e pela transmissão das GFIPs eram dois escritórios de contabilidade. Também foram identificaos cinco advogados responsáveis pela captação de clientes e pela formalização dos requerimentos junto ao INSS.

“Todos os benefícios suspeitos serão revisados administrativamente pelo INSS e poderão ter seus pagamentos suspensos. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato e inserção de dados falsos em sistemas de informação, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.

As investigações foram realizadas em conjunto pela Polícia Federal e pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia, que compõem a Força Tarefa Previdenciária, com apoio do INSS.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Dr Marcos Bispo (Gastroenterologista) é conveniado ao ALFA SAÚDE; adquira seu cartão de desconto


E o ALFA SAÚDE não para de conveniar com mais profissionais para você! Hoje apresentamos DR.MARCOS BISPO, nosso GASTROENTEROLOGISTA, realizando Consultas e exames de ENDOSCOPIA DIGESTIVA, médico experiente e muito qualificado para atender a você e sua família! Adquira já o seu cartão de desconto ALFA SAÚDE!

87 999652169

#EosConvêniosSóAumentam#

#MaisDe60profissionaisJáCredenciados#

Adquira já o seu cartão de desconto!Informações pelo fone 87 999652169

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE



Veja abaixo lista com mais de 40 profissionais credenciados, procedimentos e farmácias conveniadas









Da Redação do Blog de Assis Ramalho