segunda-feira, setembro 23, 2019

Petrolândia: Associação Café com Arte é contemplada com doação de equipamentos pela Codevasf, com emenda parlamentar de Fernando Filho

Superintendente Regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e Fátima Belém, presidente da Associação Café com Arte (Fotos: Café com Arte)

A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia-Café com Arte, acaba de receber novas máquinas e equipamentos, entregues pela Codevasf. A entidade foi beneficiada com emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho (DEM) que possibilitou a aquisição de máquinas que vão impulsionar a produção de peças em couro do peixe tilápia. A presidente da Café com Arte, Fátima Belém assinou o termo de doação dos equipamentos na quarta-feira passada (18), na sede da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina. O equipamento foi entregue em Petrolândia na tarde de sexta-feira (20). A operação de carga e descarga envolveu até um munck, devido ao elevado peso de um dos equipamentos.

Iniciado em 2017, o processo para aquisição das máquinas começou com o encaminhamento da demanda à Codevasf, na gestão da então presidente do órgão, Kênia Marcelino. Desde então, a Café com Arte recebeu várias visitas de técnicos da Codevasf, que deram encaminhamento à proposta, mas o impulso maior foi a reunião do grupo de associados com o então ministro das Minas e Energia e deputado federal licenciado, Fernando Filho, realizada na sede da associação no final de julho de 2018. Na ocasião, Fernando Filho recebeu a demanda da Café com Arte e se comprometeu a dar encaminhamento ao projeto. Com emenda parlamentar destinada à Codevasf, os equipamentos puderam ser adquiridos e doados à Café com Arte.

Os equipamentos - 5 máquinas para costura em costura de couro, 1 máquina balancim, 1 compressor e equipamentos de informática - destinam-se à ampliação e modernização da produção de peças em couro do peixe tilápia, cujo artesanato já é comercializado pela Café com Arte há alguns anos, de forma pioneira em Pernambuco.

"Esse maquinário vai ajudar a gerar mais emprego e renda para Petrolândia", afirma Fátima Belém. "O projeto da Café com Arte é valorizar as peles (do peixe tilápia) e as máquinas chegaram na hora certa, pois um dos nossos projetos está sendo abraçado pelo Senai e pelo município de Petrolândia. Com a capacitação de pessoas e esses novos equipamentos, poderemos gerar emprego e renda na região, principalmente para mulheres, que são o público-alvo da Café com Arte, mas não somente mulheres, desde que sejam pessoas capacitadas (com cursos de qualificação).

"Agradeço, primeiramente, a Deus por me dar coragem para ir aos políticos e instituições para pedir. São eles que, de fato, têm as emendas para nos ajudar. Além de Fernandinho (Fernando Filho), agradeço a toda a equipe da Codevasf, de Petrolina e de Itaparica (escritório em Jatobá), que nos ajudou. A Joelde, lá em Brasília, pela força. Em Petrolina, toda a turma da Codevasf abraçou esse projeto como se fosse pra eles. (Na quarta,) a alegria do pessoal era grande, todos saindo da sala pra nos parabenizar. Foi emocionante", declara Fátima. "Agradeço também a Fernandinho, que nos destinou essa emenda, à prefeita Jane por ter possibilitado o transporte de Petrolina até Petrolândia, e ao empresário Armando Rodrigues, que nos emprestou um equipamento (patinha) para a gente conseguir transportar o balancim para dentro da sede. Agradeço a todos que acreditaram e colaboraram para que isso pudesse acontecer", diz a presidente da associação.

"Fernando Filho estará em Petrolândia, em breve, para inaugurar as máquinas que vão beneficiar a Café com Arte", anuncia Fátima.

As boas notícias continuam a chegar. Um novo projeto do "Tilápia transformando vidas", da Café com Arte, foi habilitado no Edital Funcultura Geral, da Fundarpe/Secult-PE. Além disso, outro projeto, para realização de uma feira de artesanato em Petrolândia, também foi habilitado, através de uma associação de Camaragibe. Se tudo correr bem, após a apreciação dos projetos pela comissão, novos recursos irão fortalecer o projeto do couro de tilápia e a valorização de Petrolândia como centro produtor de artesanato. "Quando a gente batalha, trabalha e tem resultados para mostrar, os recursos vêm, mas tem que ir atrás", ressalta Fátima.


Assinatura do termo de doação dos equipamentos

Assinatura do termo de recebimento dos equipamentos 
 Entrega do material na sede da Café com Arte, no centro de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos da Associação Café com Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário